Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Músicos que "pagam" para tocar.

+23
Vinicius F
Licas
quasenada
Cantão
AndréBurger
Pz123
Willian Casagrande
Dan
Stormbringer
Breno_Barnabe
rafacar
Zubrycky
joabi
bodhan
Claudio Jardim
Fernando Zadá
JAZZigo
NETOULTRA
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
Ivanov_br
johnny.bazookatone
SILVIAO
27 participantes

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. - Página 4 Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Fev 15, 2018 10:12 am

Esses dias uma casa que já toquei varias vezes e já sabia como era o pagamento me chamou pra cobrir uma data lá... ja tava quase fechando, quando o cara me solta a frase "Então.. mas mudei o esquema de pagar a banda... agora a banda ganha X% dos convidados que ela trouxer".
Aí disse pro cara que preferia ficar em casa assistindo Netflix e brincando com a minha cachorra mesmo!
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. - Página 4 Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Stormbringer Qui Fev 15, 2018 10:28 am

^Você fez o certo.

A gente tem dois modos possiveis de ver a música:
-Como arte
-Como profissão

E, obviamente, a congruência entre os dois. Mas quando chega nesse ponto de exploração, só justifica mesmo se você estiver fazendo só autoral e está apostando que o público dessa casa vai virar seu fã e rolar a bola de neve abaixo. Do contrário, melhor ficar em casa.

PS: Sádico e masoquista se completam.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por Willian Casagrande Qui Fev 15, 2018 12:13 pm

Por curiosidade, Breno, quanto é essa porcentagem? Porque geralmente os bares aqui pagam de 70% a 100% da portaria, dependendo do lugar. Se for menos que isso, aí o jeito é mandar se catar...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por Stormbringer Qui Fev 15, 2018 12:17 pm

Willian Casagrande escreveu:Por curiosidade, Breno, quanto é essa porcentagem? Porque geralmente os bares aqui pagam de 70% a 100% da portaria, dependendo do lugar. Se for menos que isso, aí o jeito é mandar se catar...
Acho que você nao percebeu a pegadinha do mallandro.
% do que a banda levar. O que for de portaria é 100% da casa, pelo que ficou subentendido.

Por aqui, é muito normal ser 70% da bilheteria. Mas da bilheteria toda.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por Willian Casagrande Qui Fev 15, 2018 12:21 pm

Ué, mas seria, tipo, X% de 180 pessoas, por exemplo? Então essa porcentagem será calculada em cima da entrada desses 180 pagantes? Ou sobre os 180? Se for, aí não dá pra pagar nem o combustível...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por Stormbringer Qui Fev 15, 2018 12:26 pm

^Entao, normalmente as casas aqui fazem assim
180 pagantes a 10 reais, 1800 temers, 70% = 1260 temers a banda leva pra casa.

O caso do Breno, (atençao para "que a banda trouxer"), 180 pagantes, mas suponhamos que desses apenas 40 foram de ingressos que a banda vendeu. O que a banda é em cima de 40, os outros 140 é 100% da casa.

PS: Alem disso eu acho que jogar responsabilidade de venda de ingressos pra banda é totalmente fora de propósito
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Fev 15, 2018 1:48 pm

Willian Casagrande escreveu:Por curiosidade, Breno, quanto é essa porcentagem? Porque geralmente os bares aqui pagam de 70% a 100% da portaria, dependendo do lugar. Se for menos que isso, aí o jeito é mandar se catar...
Aqui já houveram as mais diversas "propostas".

Esse em específico era tipo, 50% da bilheteria só das pessoas que a manda colocar na lista. Se a pessoa entrar na casa sem estiver com nome na lista da banda, a banda não ganha nada. Super vantajoso né? Very Happy Very Happy
Mas geralmente aqui são lugares que estão mal das pernas, que tentam se recuperar passando a conta pros músicos.

Ja tocamos por 70% ou 80% (se me lembro bem até por 50%) da bilheteria total da casa, sem essa de "lista da banda", aí não vejo problemas.

Última edição por Breno_Barnabe em Qui Fev 15, 2018 2:34 pm, editado 1 vez(es)
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagem por Willian Casagrande Qui Fev 15, 2018 1:54 pm

^ Bom, então sem chance. Muita exploração, tá louco...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por Guga Ramone Sex Fev 16, 2018 12:52 pm

danilocesar escreveu:Numa conversa com uns amigos essa semana lembrei deste tópico:

Um bar aqui de Curitiba tem oferecido palco pra bandas amadoras de graça, mas a banda tem que pagar consumação (algo como 30 reais por pessoa) =)

Fiquei curioso pra saber o nome da casa... heheheh

Lembro que o Hangar tinha um esquema assim, mas eles chamavam de "ensaio ao vivo". Você pagava pra tocar com a banda no palco, enquanto a casa lucrava com a entrada e venda de bebidas.

Dos lugares que tenho tocado com as bandas de cover, é quase sempre cachê fechado. Com as bandas autorais vai desde tocar de graça até porcentagem da portaria (normalmente 70%, dividido entre as bandas que tocam no dia), varia conforme o caso.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagem por Willian Casagrande Sex Fev 16, 2018 2:30 pm

Tem um lugar bem roots aqui em Londrina que oferece o palco livre pra bandas, mas não tem que pagar nada. Só o que consumir. É como um estúdio grátis, porque eu levo minhas próprias latas e fico de boa haha
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por johnny.bazookatone Sex Fev 16, 2018 10:07 pm

Os colegas parecem não ser flexiveis nas negociações.

Quando os caras perguntam se garante publico, ao invés de encerrar as negociações não seria melhor responder algo do tipo: "Não temos como garantir público, mas com base em nossas apresentações anteriores nossa média de publico é de x pessoas".

Quando os caras pedem pra banda vender ingressos, sera que alguma proposta desse tipo não seria interessante: "Não temos como garantir a venda de uma quantidade minima de ingressos, nem temos estrutura para montar um ponto de vendas, mas vamos divulgar o evento nas redes sociais onde as pessoas podem confirmar presença, ou indicar o local de venda de ingressos antecipados se houver".

johnny.bazookatone
Banido

Mensagem por SILVIAO Sáb Fev 17, 2018 12:51 am

Primeira vez que vi uma utilidade para o carnaval.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagem por JAZZigo Sáb Fev 17, 2018 2:28 am

johnny.bazookatone escreveu:Os colegas parecem não ser flexiveis nas negociações.

Quando os caras perguntam se garante publico, ao invés de encerrar as negociações não seria melhor responder algo do tipo: "Não temos como garantir público, mas com base em nossas apresentações anteriores nossa média de publico é de x pessoas".

Quando os caras pedem pra banda vender ingressos, sera que alguma proposta desse tipo não seria interessante: "Não temos como garantir a venda de uma quantidade minima de ingressos, nem temos estrutura para montar um ponto de vendas, mas vamos divulgar o evento nas redes sociais onde as pessoas podem confirmar presença, ou indicar o local de venda de ingressos antecipados se houver".
Músicos que "pagam" para tocar. - Página 4 Grito-munch
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Stormbringer Sáb Fev 17, 2018 10:35 am

johnny.bazookatone escreveu:Os colegas parecem não ser flexiveis nas negociações.

Velho, isso tudo já é feito normalmente, você vive num mundo só seu cara.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por allexcosta Sáb Fev 17, 2018 10:50 am

Johnny, arrumei um lugar pra você tocar com sua banda aqui em Curitiba. Fica baratinho, 10.000 por noite e vocês pagam transporte, alimentação e hospedagem. Ah, e a gente prefere os 10.000 em espécie, mas BTC vale, ok?

Por favor mande MP pra ver as datas. E vamo tentar amarrar isso logo, pois tem banda querendo pagar 12.000, beleza?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Victorpsilva Sáb Fev 17, 2018 10:56 am

Vai andar de skate, doidão.
Victorpsilva
Victorpsilva
Membro

Mensagem por joabi Sáb Fev 17, 2018 2:19 pm

Cara, o bar pedir para a banda vender ingresso ou ficar responsável por trazer público é o mesmo que pedir para a banda ficar responsável por comprar a cerveja que vai ser vendida durante o show.

Tem coisas que são responsabilidade exclusiva da casa. Banda não é promoter, não é ponto de venda, e não tem responsabilidade de bancar seu próprio cachê. Ter um público fiel que segue a banda, fazer divulgação e promoção nos sites e mídias sociais sempre ajuda e todos os músicos fazem isso, mas não por obrigação, e sim em respeito aos próprios fãs e para crescimento da própria banda. Todo mundo divulgando as chances de lotar a casa são maiores, e obviamente, melhor para todo mundo.

Nunhum dono de bar vai até sua casa te ajudar a ensaiar, tirar músicas, comprar cordas, pagar o luthier que cuida dos seus instrumentos, pagar o estúdio de ensaio… então, cada um na sua, fazendo sua parte para o show acontecer. Daqui a pouco vão pedir que a banda contrate os seguraças da noite, manobristas… etc era só o que faltava.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por allexcosta Sáb Fev 17, 2018 2:44 pm

joabi escreveu:Cara, o bar pedir para a banda vender ingresso ou ficar responsável por trazer público é o mesmo que pedir para a banda ficar responsável por comprar a cerveja que vai ser vendida durante o show.

Faz uns 10 ou 15 anos que isso é a realidade, joabi.

Nos EUA tem muito bar que oferece só o espaço pra você tocar uma vez (de graça, é claro) e baseado em quantas pessoas você leva eles te fazem uma proposta, que normalmente é ridícula.

Ah, e músico que fala "porque nos EUA é assim e blah blah blah", é porque nunca morou lá e não sabe do que tá falando.

É muitooooooo mais fácil ser músico no Brasil. A não ser que estejamos falando de contrato com gravadora e coisas assim. Aí realmente a estrutura deles é superior.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por joabi Sáb Fev 17, 2018 5:47 pm

Alex, eu sei. Aqui na região também sempre foi assim, mas não acho que deveria ser dessa forma. Opinião pessoal, só isso.

Acho que a banda, sempre que possível, deve buscar um valor fechado. Se der muita gente a casa ganha e te chama novamente, e no dia que chover e não aparecer quase ninguém, ninguém trabalha de graça. Negociar cachê é uma arte. Admiro muito que consegue fazer isso bem, pois é difícil chegar num ponto de equilibrio, que mantenha a agenda lotada e todo mundo satisfeito, inclusive os contratantes.

Tive uma banda que teve muito êxito trabalhando somente dessa forma. Em 13 anos nunca fizemos um show por portaria. Agenda lotada toda semana (3 ou 4 shows), cachê muito bom, público satisfeito. Tudo bem que a gente era muito cuidadoso com tudo, então a banda meio que se vendia sozinha, mas foi uma época boa. O investimento inicial no meu estúdio foi feito graças ao trabalho daquela época.

Em contrapartida toquei em outro projeto (anteriormente) que aceitava tocar por portaria. Só tomamos na cabeça. Muito!
Hoje, quando um contratante oferece portaria, simplesmente quer dizer que você não vai ganhar o que é devido (e na maioria das vezes nem a casa, porque geralmente não dá ninguém…). Como eu disse, é só minha opinião e experiência pessoal. Cada um tem sua realidade.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por allexcosta Sáb Fev 17, 2018 6:08 pm

joabi escreveu:Alex, eu sei. Aqui na região também sempre foi assim, mas não acho que deveria ser dessa forma. Opinião pessoal, só isso.

Quando eu conheci essa realidade eu já tava cansado de tocar. E confesso que estranhei um pouco. Barzinho nunca foi minha praia. Sempre toquei com cachê acertado, hotel, transporte, diária de alimentação, etc...

joabi escreveu:Acho que a banda, sempre que possível, deve buscar um valor fechado. Se der muita gente a casa ganha e te chama novamente, e no dia que chover e não aparecer quase ninguém, ninguém trabalha de graça. Negociar cachê é uma arte. Admiro muito que consegue fazer isso bem, pois é difícil chegar num ponto de equilibrio, que mantenha a agenda lotada e todo mundo satisfeito, inclusive os contratantes.

A questão é que a realidade de banda pequena mudou. Hoje os donos de casas não têm mais aquele espírito de apostar e colocam o ônus na banda. Foi inteligente da parte deles. E até entendo. Quando o cara fecha com a banda e não dá ninguém o prejuízo é grande.

joabi escreveu:Tive uma banda que teve muito êxito trabalhando somente dessa forma. Em 13 anos nunca fizemos um show por portaria. Agenda lotada toda semana (3 ou 4 shows), cachê muito bom, público satisfeito. Tudo bem que a gente era muito cuidadoso com tudo, então a banda meio que se vendia sozinha, mas foi uma época boa. O investimento inicial no meu estúdio foi feito graças ao trabalho daquela época.

Em contrapartida toquei em outro projeto (anteriormente) que aceitava tocar por portaria. Só tomamos na cabeça. Muito!
Hoje, quando um contratante oferece portaria, simplesmente quer dizer que você não vai ganhar o que é devido (e na maioria das vezes nem a casa, porque geralmente não dá ninguém…). Como eu disse, é só minha opinião e experiência pessoal. Cada um tem sua realidade.

Vai muito da banda e da época. Banda de axé conhecida nos anos 90 cobrava 75.000 Reais com todas as despesas incluídas. Todo o equipamento de primeira e palco tipo Rock in Rio.

Fiz política no Mato Grosso do Sul da gente cobrar 200.000 dólares por mês. Levamos trio, equipe técnica, roadie, técnico de som, de luz, dançarinas, o que você imaginar. Também eram 30 a 35 shows por mês, com distância de 400 a 600km. Tinha manutenção do trio e tudo isso. Chegamos a tocar pra umas 600.000 pessoas em Campo Grande. Era praticamente a cidade toda.

Só que os tempos mudaram. Showmício hoje é proibido, dinheiro tá mais difícil, etc, etc...

A banda de pagode que a gente tinha em Boston era entre 2500 a 3000 por show e a gente tocava umas 3x na semana. Toquei em vários palcos grandes, no Brazilian Day em Newark, Boston, Miami. Hoje em dia por lá em casa brasileira é um cantor e um pen drive.

Tudo diminuiu. A gente tinha van de 17 lugares mais um trailer de 16 pés. PA EAW com subs, tops, retornos, mesa de 24 canais, tudo isso a gente levava.

Quando dirigi pro Calypso o produtor deles me disse que preferia fechar 50% da bilheteria e que tava levando R$1.500.000 pra casa por show. Lá pelos idos de 2003 eles só tocavam em estádio pra mais de 50.000 pessoas.

Enfim, as coisas mudam.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por joabi Sáb Fev 17, 2018 6:14 pm

Pois é, concordo. Mas tem coisa que é difícil aceitar, sei lá. Deve existir um acordo mínimo, pelo menos.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por allexcosta Sáb Fev 17, 2018 6:27 pm

joabi escreveu:Pois é, concordo. Mas tem coisa que é difícil aceitar, sei lá. Deve existir um acordo mínimo, pelo menos.

Você não tem uma lei que previna a exploração, não tem um sindicato atuante, não tem fiscalização de órgão competente, etc, etc... Vira velho oeste mesmo. O ser humano sempre vai puxar pro lado dele. O Brasileiro então, já nasceu com a lei de Gérson no DNA. E se for Millennial, nasceu com o "eu eu eu eu eu" tatuado na testa.

É o que é.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Maurício_Expressão Dom Fev 18, 2018 11:20 am

joabi escreveu:
Maurício_Expressão escreveu:
Perguntei e as pessoas que chegam na casa no dia do show, pagam para entrar? Resposta: Sim. Pagam R$ 20 pela entrada na bilheteria e o dinheiro é para a casa.

Deveria ter respondido que, para essas pessoas que chegam na hora, os donos da casa é que deveriam tocar, já que o cachê é deles... tongue

Devia ter pensado nisso na época... Hehehehe!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por Breno_Barnabe Dom Fev 18, 2018 4:52 pm

Não rola, pois se eu falo um negócio desse o cara já sub-entende que vou trazer X pessoas. Se o cara vem com essa proposta, eu já saco que o bar é miado.
Também depende de localização, preço, etc.

Aqui já falei um pouco sobre isso:
https://www.contrabaixobr.com/t35960-levar-publico-responsabilidade-das-bandas-ou-dos-bares

Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagem por SILVIAO Dom Fev 18, 2018 5:04 pm

Lembro deste tópico Breno ,o motivo deste tópico é que até mesmo músicos consagrados como  Bonna que são de outra área e "nível " estejam passando o mesmo.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagem por JAZZigo Dom Fev 18, 2018 6:09 pm

allexcosta escreveu:Você não tem uma lei que previna a exploração, não tem um sindicato atuante, não tem fiscalização de órgão competente, etc, etc...
Art. 1º Fica criada a Ordem dos Músicos do Brasil com a finalidade de exercer, em todo o país, a seleção, a disciplina, a defesa da classe e a fiscalização do exercício da profissão do músico, mantidas as atribuições específicas do Sindicato respectivo.
Lei Nº 3.857, de 22/12/1960
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Marlim Dom Fev 18, 2018 11:17 pm

Curiosamente ( ou não ) esse mês tive o desgoto de trocar emails com uma produtora de renome na cena Heavy Metal Brasileira

O caso é que estão trazendo para uma tour sul americana um nome emergente ( banda nova ,mas formada por musicos já conhecidos ) do tipo de heavy metal mais conhecido como "Prog Metal "

Como eu toco em uma banda autoral - com o primeiro album lançado e etc - estavamos tentando junto a esta produtora a oportunidade de fazer a abertura do evento , nesse caso em especifico sabiamos que não iriamos ganhar nada em termos de cachê mas haveria um retorno real em visibilidade pois poderiamos tocar nossas musicas para um publico que já é admirador do tipo de som que fazemos e poderiamos levar material de mercahndising da banda para ser vendido ( nesse caso lucariamos com 100% das vendas ) , ou seja não parecia ser um mal negócio e eu até julguei ser um bom "investimento" pois alcançar publico que provavelmente não sairia de casa para nos ver em uma primeira instancia seria uma boa para podermos em seguida arriscarmos shows 100% nossos ...é uma tática velha no meio do heavy metal ( não sei se funciona e é usada em outros estilos)

Qual não foi o meu desgosto quando a produtora mandou em resposta ao nosso contato um email dizendo que teriamos que pagar absurdos 6000 reais se quisessemos tocar

Tipo , não é qualquer coisa são 6 mil pratas....claro que nem cogitamos um absurdo desses e provavelmente o show não terá banda de abertura

Perde a casa, perde o publico , perdem as bandas do estilo aqui na cidade, Só quem não perde é a produtora de fora que está trazendo a banda ( nao é um produtor de BH )

Agora vcs imaginam que o show é em uma casa grande pra 5000 pessoas e certeza de estar cheia. Pois não é , é show pra no máximo 1000 ( se tanto já que o prog metal é um estilo bem de nicho )

Tenho quase certeza que o cachê da banda não deve passar dos 10 ou 12 mil reais e os caras querendo que a gente pague 6 mil pra tocar

Bom , o que nos resta muitas vezes é anotar o nome da pessoa que fez a proposta absurda e se o futuro nos sorrir quem sabe um dia a gente possa cobrar das bandas dela pra abrir pra gente

Enfim desculpem pelo textão , mas é algo que está fresco no momento , e claro , não citei o nome da produtora de shows ou da banda que está vindo para não correr o risco de nos queimarmos pois sei que os musicos que estão vindo pra essa tour no BR não tem nada que ver com tal situação e prefiro proteger minha banda de possiveis perseguições ( seja isso paranoia minha ou não ) mas se algum moderador quiser , tenho como provar o que eu relatei pois o email esta salvo aqui ainda.

Triste , mas não é isso que vai nos fazer deixar de tocar
Marlim
Marlim
Membro

Mensagem por allexcosta Dom Fev 18, 2018 11:23 pm

JAZZigo escreveu:
allexcosta escreveu:Você não tem uma lei que previna a exploração, não tem um sindicato atuante, não tem fiscalização de órgão competente, etc, etc...
Art. 1º Fica criada a Ordem dos Músicos do Brasil com a finalidade de exercer, em todo o país, a seleção, a disciplina, a defesa da classe e a fiscalização do exercício da profissão do músico, mantidas as atribuições específicas do Sindicato respectivo.
Lei Nº 3.857, de 22/12/1960

A lei é genérica e o tal sindicato nunca foi atuante.

Assino embaixo do que escrevi.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por JAZZigo Dom Fev 18, 2018 11:41 pm

^
Repetindo:
JAZZigo escreveu:Somos artistas que carregam a pecha da incompetência profissional, da completa ausência de mobilização ou de organização corporativa. Tínhamos uma OMB e, em vez de consertá-la, optamos por aniquilá-la. C'est là vie.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Stormbringer Seg Fev 19, 2018 7:43 am

Marlim escreveu:...
Que história Épica, digna dos filhos de Apollo Rolling Eyes

Chutes velados a parte, fiquei curioso de saber hahahah, porque o Pain of Salvation já foi.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por Marlim Seg Fev 19, 2018 10:24 am

Stormbringer escreveu:
Marlim escreveu:...
Que história Épica, digna dos filhos de Apollo Rolling Eyes

Chutes velados a parte, fiquei curioso de saber hahahah, porque o Pain of Salvation já foi.

Mandou bem no alvo

Curiosamente o Pain of Salvation adiou sua vinda ao  país devido a um problema de saúde com o vocalista e principal compositor da banda ... virão em abril em data proxima  da outra banda
Marlim
Marlim
Membro

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Fev 19, 2018 12:51 pm

É... Marlim, pagar 6 contos para tocar é complicado!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por Guga Ramone Seg Fev 19, 2018 12:55 pm

Marlim escreveu:ou seja não parecia ser um mal negócio e eu até julguei ser um bom "investimento" pois alcançar publico que provavelmente não sairia de casa para nos ver em uma primeira instancia seria uma boa para podermos em seguida arriscarmos shows 100% nossos ...é uma tática velha no meio do heavy metal ( não sei se funciona e é usada em outros estilos)

Já abri shows de bandas "grandes" (Ratos de Porão, GBH, No Fun at All, H2O, Strung Out, Paul Di'Anno) e raramente vale a pena. A galera que vai nesse tipo de evento tá lá pra ver a banda principal e normalmente a banda de abertura toca pra meia dúzia de gato pingado. Em alguns casos é divertido pois você tem todo o backline à disposição, cerveja, água e contato direto com os artistas. Mas também já teve caso da produtora tratar nossa banda feito lixo. Na maioria das vezes, os eventos que nós mesmo organizamos, puramente underground, trouxeram mais retorno para nós.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagem por Willian Casagrande Seg Fev 19, 2018 1:16 pm

joabi escreveu:
Acho que a banda, sempre que possível, deve buscar um valor fechado. Se der muita gente a casa ganha e te chama novamente, e no dia que chover e não aparecer quase ninguém, ninguém trabalha de graça. Negociar cachê é uma arte. Admiro muito que consegue fazer isso bem, pois é difícil chegar num ponto de equilibrio, que mantenha a agenda lotada e todo mundo satisfeito, inclusive os contratantes.

Tive uma banda que teve muito êxito trabalhando somente dessa forma. Em 13 anos nunca fizemos um show por portaria. Agenda lotada toda semana (3 ou 4 shows), cachê muito bom, público satisfeito. Tudo bem que a gente era muito cuidadoso com tudo, então a banda meio que se vendia sozinha, mas foi uma época boa. O investimento inicial no meu estúdio foi feito graças ao trabalho daquela época.

Eu concordo integralmente contigo, joabi. Complicado é que, hoje, em se tratando de casa de show, é muito difícil de fechar cache assim. E devo ter tocado meia dúzia de vezes na vida com cachê fechado, porque bar (que é o que mais faço) é sempre portaria. Músicos profissionais que tocam comigo ou amigos músicos sempre tomam na cabeça com isso também. É portaria numa noite de quarta e dá 40, 50 negos pra uma banda de 4 pessoas. Aí é trabalhar por troco...
No fim do ano passado eu tive que recusar uma oferta pra tocar em Maringá, 100 km daqui, porque o cara não quis pagar 100 reais a mais - propus um tanto, ele jogou 100 a menos só de pirraça, sei lá. Negamos mesmo, achei o cúmulo o "pão-durismo" do cara em propor que colocássemos 3 carros no rolê, andando 200 km, voltando de madrugada, com pedágio e tudo, pra ganhar merreca...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Fev 19, 2018 1:23 pm

Guga Ramone escreveu:Já abri shows de bandas "grandes" (Ratos de Porão, GBH, No Fun at All, H2O, Strung Out, Paul Di'Anno) e raramente vale a pena. A galera que vai nesse tipo de evento tá lá pra ver a banda principal e normalmente a banda de abertura toca pra meia dúzia de gato pingado. Em alguns casos é divertido pois você tem todo o backline à disposição, cerveja, água e contato direto com os artistas. Mas também já teve caso da produtora tratar nossa banda feito lixo. Na maioria das vezes, os eventos que nós mesmo organizamos, puramente underground, trouxeram mais retorno para nós.

Minha experiência é diferente.

Com a Funk Machine abrimos pra Charlie Brown, Flávio Venturini, Fernanda Abreu e alguns outros, assim como fechamos pro Ed Motta.

Em todas as ocasiões as pessoas ficaram impressionadas com a nossa banda e falaram muito bem. Fora ter rendido espaço nos meios de comunicação com as chamadas.

O único problema que houve foi a produtora do Venturini que insinuou que nosso batera tinha "guardado" o pedal de bateria deles entre nossas coisas. Depois acharam o pedal embaixo do praticável. Ela pediu desculpas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Willian Casagrande Seg Fev 19, 2018 1:23 pm

Fiquei chocado com seu relato, Marlim. 6 mil reais, bicho. Esse pessoal é bem retardado das ideias, só pode...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por Marlim Seg Fev 19, 2018 2:03 pm

Willian Casagrande escreveu:Fiquei chocado com seu relato, Marlim. 6 mil reais, bicho. Esse pessoal é bem retardado das ideias, só pode...

Imagina quando eu li o email da produtora de eventos, eu não conseguia acreditar no valor em especialpq é surreal demais , não digo que se pedissem 1000 reais eles estariam corretos , mas 6 mil...putz

Em dezembro fizemos uma abertura para outra banda nas mesmas condições, e embora tenhamos sim tocado pra pouco publico , o retorno foi interessante tanto em divugação e aparecer em espaços que normalmente não teríamos como retorno do publico que mesmo sendo pouco fez um boca a boca divulgando bem a banda vou colar abaixo o textp do emais que recemos para vcs verem como a coisa beira o escandalo ...no lugar dos nomes da minha banda e da banda de fora colocarei (...) ok? Segue abaixo cópia do email:

Olá,

Tudo bem?

Recebi seu interesse em abrir o show de (...) em Belo Horizonte, com sua banda (...).

Informo que é cobrado o valor de R$ 6.000 (seis mil reais) e além disso, precisamos da aprovação da banda (...).

Caso tenham interesse, retorne esse e-mail com o link da música que gostaria de enviar para aprovação e dados para preparação do contrato (nome completo do representante da banda, CPF, endereço, telefone para contato), em caso de aceite.

Atenciosamente,

e foi assim que não daremos esse show Smile
Marlim
Marlim
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Seg Fev 19, 2018 2:59 pm

JAZZigo escreveu:^
Repetindo:
JAZZigo escreveu:Somos artistas que carregam a pecha da incompetência profissional, da completa ausência de mobilização ou de organização corporativa. Tínhamos uma OMB e, em vez de consertá-la, optamos por aniquilá-la. C'est là vie.

É praticamente uma afirmação ingênua demais essa sua. É como achar que nosso sistema politico tem conserto.....
Aqui-lo ali estava tão impregnado de corrupção e esquemas que é melhor derrubar e recomeçar do zero mesmo.... ou ficar sem se for pra colocar outra coisa semelhante no lugar.
E de certa forma ela ainda existe só não tem mais importância que tinha porque o Sesc deixou de exigir a carteira em dia...

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Stormbringer Seg Fev 19, 2018 3:37 pm

allexcosta escreveu:
...Com a Funk Machine abrimos pra Charlie Brown, Flávio Venturini, Fernanda Abreu e alguns outros, assim como fechamos pro Ed Motta...
O lance é que em show de rock quando a "banda da noite" é muito famosa e a banda de abertura é desconhecida, o povo costuma chegar depois que a banda de abertura termina de tocar :/

Alias, não só com as bandas desconhecidas. Em dezembro fui ver o Deep Purple, e as bandas de abertura eram Tesla e Cheap Trick. Tesla tocou praticamente pra mim e pra minha esposa(Ri Muito), Cheap Trick ja tinha uma galerinha, só lotou mesmo antes de começar a banda principal.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por Guga Ramone Seg Fev 19, 2018 5:00 pm

^ Exato. Público de rock e metal é fechado pra caramba.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagem por Willian Casagrande Seg Fev 19, 2018 5:22 pm

Sim, é mesmo. fui no The Who em setembro e, na primeira banda, a Alter Bridge, tinh bem pouca gente. Na hora do The Cult tava mais ou menos, já devia ter umas 10 mil, mas na hora do Who lotou instantaneamente. Parecia que o povo estava esperando acabar as duas bandas pra entrar...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por JAZZigo Seg Fev 19, 2018 5:42 pm

Fernando Zadá escreveu:
JAZZigo escreveu:^
Repetindo:

É praticamente uma afirmação ingênua demais essa sua. É como achar que nosso sistema politico tem conserto.....
Aqui-lo ali estava tão impregnado de corrupção e esquemas que é melhor derrubar e recomeçar do zero mesmo.... ou ficar sem se for pra colocar outra coisa semelhante no lugar.
E de certa forma ela ainda existe só não tem mais importância que tinha porque o Sesc deixou de exigir a carteira em dia...
Muito bom, Zadá! Viva o "velho oeste"! cheers
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Seg Fev 19, 2018 6:27 pm

Guga Ramone escreveu:^ Exato. Público de rock e metal é fechado pra caramba.

Músicos que "pagam" para tocar. - Página 4 Nicholas-cage-you-dont-say
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Fernando Zadá Seg Fev 19, 2018 7:00 pm

JAZZigo escreveu:
Muito bom, Zadá! Viva o "velho oeste"! cheers

Sempre foi velho oeste só que tinha alguém pra ameaçar os músicos ou as casas se o dito cujo não tivesse a carteira da ordem.
A ordem desviava impostos de shows grandes e internacionais e só funcionava de verdade pra carnaval e reveilon pelo que me consta.
Quem ainda existe e deveria colocar realmente ordem na casa é o Sindicato mas é outra bagunça bizarra.
Tenho amigos que falam que o sindicato esta trabalhando mas só vendo com meus próprios olhos.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Marlim Seg Fev 19, 2018 7:15 pm

Acho que culturalmente varios nichos do publico Brasileiro é fechado , vejo isso no metal , mas vejo isso no jazz e na mpb tbem onde apenas os standards tem espaço garantido

Talvez seja mais notorio o publico do rock e metal ter essa postura por ele ser em média um pouco mais jovem

Como o Prog Metal deriva da mistura do Heavy Metal com o Progressivo eu sinto um publico mais cabeça aberta  ( não é só a turma que escuta Dream theater e Symphony X ) e disposto a experimentalismos e quebras de dogmas do metal que muitos outros sub generos não se arriscam tanto a realizar

No show que tocamos como banda de abertura em dezembro ultimo apesar do diminuto publico , fomos muito bem recebidos e a repercurssão pós show foi muito interessante ( a ponto das pessoas agora lembrarem e  pedirem nossa banda em eventos do tipo )

MAs já vi o mesmo acontecer em outros estilos de musica , e eu particularmente conheço muita gente que é fã de mpb, bossa , jazz  , reggae e outros estilos que ainda fica preso nos papas do estilo e se recusa a ouvir ou melhor , tem preguiça de procurar novidades

Com o envelhecimento do publico tradicional do Heavy Metal ( que está a algum tempo virando musica de tiozão ) creio que essa impressão negativa vai se dissipar um pouco ( mas ainda vao ter  Deep Purple, Led , Black Sabbath , Iron MAiden e afins como papas intocaveis do estilo )

Edit : desculpem desvirtuar o assunto inicial , minha frustração/raiva com o pedido de 6 mil reais para abrir um show ficou bem esclarecido eu imagino

Mas claro , essa é a realidade que eu vivo , sei que num geral bem abrangente o povo tem cabeça fechada mesmo
Marlim
Marlim
Membro

Mensagem por Stormbringer Seg Fev 19, 2018 9:03 pm

offtopic: ouvi dizer que o Allex adora um rock progressivo

notme
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por Zubrycky Qua Fev 21, 2018 3:52 pm

É sempre bom ver as discussões geradas por um tópico.

Contribuindo com ele, bom, de certa forma já paguei para tocar no passado... E, na época e nas circunstâncias nas quais elas aconteceram, tais experiências não foram de todo más, devo confessar.

Não cheguei a tirar dinheiro do bolso diretamente, mas nos anos 90, por duas vezes, inscrevi a minha primeira banda no Aero Rock, um festival de domingo à tarde (Se a memória não me falha) organizado pelo Aeroanta, famosa casa de shows que existia em São Paulo naquela época (Ouvi falar que ela reabriu recentemente mas não tenho certeza).

O festival funcionava assim: Você se inscrevia e, depois de fechar a data do show (Que sempre era pelo menos um mês mais para frente), a banda tinha que vender um talãozinho de ingressos até x dias antes do festival (Não me lembro quantos ingressos eram e nem quanto eles custavam). A renda era toda para o Aeroanta (É claro  Slap ) e no domingo do festival você tocava, contando com a estrutura e o apoio da casa, com outras 3 bandas (Por uma grana a mais, você poderia ter o show filmado, coisa que fizemos na segunda vez que tocamos lá. Ainda bem que fizemos isso porque as únicas filmagens que tenho daquela banda vieram daquela apresentação...)

Nas duas vezes em que participamos do Aero Rock, não tivemos que pagar nada porque o pessoal do bairro comprou todos os ingressos.

Vendo em retrospecto, pagamento da filmagem à parte, ter vendido aqueles ingressos foi uma exploração, sem sombra de dúvida. Mas, por outro lado, foram as minhas primeiras experiências com uma casa de maior porte (Foi emocionante estar no mesmo palco aonde vi outros artistas se apresentando) e. modéstia à parte, os dois shows que fizemos lá foram muito bons.

Depois daquilo, por uma questão de princípios, jurei nunca mais fazer esse tipo de coisa. Essa promessa só foi quebrada uma única vez em 2006 (acho) quando passei numa casa na Rua Augusta para perguntar para quem eu deveria entregar o material da minha banda para tocar lá no futuro. Conversando com a responsável, soube da existência de um festival lá, também nas tardes de domingo, com o mesmo esquema do finado Aero Rock. A princípio, pensei em declinar da ideia, mas depois fiz os cálculos, conversei com os demais membros da banda, que acabaram topando o esquema.

Para ser honesto com vocês, naquele momento, mesmo a contragosto, aquilo foi algo bom porque 1) Não tínhamos aonde tocar e estávamos realmente muito de saco cheio de só ficar ensaiando e 2) o valor dos ingressos, dividindo por 5 pessoas, era tão baixo que nenhum de nós teria que decretar a falência se não nada fosse vendido (Dava uns 20 reais pra cada, acho, coisa do gênero... Que eu me lembre todos venderam a sua cota de ingressos), 3) acabamos conhecendo outras bandas e 4) o show foi muito bom.  

Enfim, essas experiências foram, naquele tempo e naquelas circunstâncias, válidas e até divertidas mas não tenciono, de forma alguma, repetí-las... Tanto é assim que, ao longo destes anos todos, já recusei muita proposta desse gênero (A última vez que isso aconteceu foi bem recente, aliás).

Stormbringer escreveu:
O lance é que em show de rock quando a "banda da noite" é muito famosa e a banda de abertura é desconhecida, o povo costuma chegar depois que a banda de abertura termina de tocar :/

Alias, não só com as bandas desconhecidas. Em dezembro fui ver o Deep Purple, e as bandas de abertura eram Tesla e Cheap Trick. Tesla tocou praticamente pra mim e pra minha esposa(Ri Muito), Cheap Trick ja tinha uma galerinha, só lotou mesmo antes de começar a banda principal.

Concordo contigo (Vi essa cena várias e várias vezes ao longo dos anos... Pessoalmente, eu me lembro de não ter prestado a mínima atenção na banda que abriu o último show do Black Sabbath em São Paulo... Aliás, agora de cabeça, confesso que sequer me lembro do nome daquela banda... notme ), se bem que naquele dia em particular o trânsito estava mais infernal do que de costume, o que também explica o baixo público do Tesla. De qualquer forma, adoraria ter visto esse show, principalmente pelo Cheap Trick.

Adoro o Purple, mas, como já os vi ao vivo várias vezes... notme
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por Stormbringer Qua Fev 21, 2018 9:25 pm

Zubrycky escreveu:
Adoro o Purple, mas, como já os vi ao vivo várias vezes... notme
Eu tambem perdi a conta. Mas eu precisava me despedir... confesso que até chorei no show hahahha...
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por Marlim Sex Abr 13, 2018 10:45 pm

Só pra constar , ontem foi anunciada uma banda de abertura pro show que mencionei no topico ( o que tentaram nos cobrar 6 mil pra abrir )

Sinal que tem gente com grana em BH jocolor
Marlim
Marlim
Membro

Mensagem por Stormbringer Sáb Abr 14, 2018 8:41 am

qual vai ser a data do show mesmo?
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo