Ajuda na aquisição de baixo de 6 cordas
+5
pedrohenrique.astronauta
NeyBass
fheliojr
patriciofernandes
Guilherme Faria
9 participantes
Página 1 de 1
Ajuda na aquisição de baixo de 6 cordas
Fala pessoal, beleza?
Eu desejo adquirir um novo baixo cujo a sonoridade seja algo mais moderno, tendo em vista que o tipo de som que eu toco é mais atual (faço parte de uma banda-show de minha cidade que toca estilos atuais como sertanejo, pop rock, forró, etc). Preciso de um baixo que seja versátil para me atender nesses estilos que citei e que seja bem confortável, pois os shows costumam ter uma grande duração, rs...
Pretendo gastar até uns R$ 5.500,00. Andei vendo alguns modelos e me chamaram a atenção o Yamaha TRB 1006J e o D'mark Ômega (ambos já consegui encontrar nessa faixa de preço, porém, por morar em cidade pequena e distante das grandes capitais, não tenho condições de testar para ver qual me agrada mais e que se encaixa dentro dos estilos citados).
Alguém pode me dar uma opinião entre esses dois baixos ou então indicar outro?
Desejo que seja 6 cordas, pois me adaptei bastante à pegada e me ajuda muito nos shows a corda C.
Agradeço desde já e peço desculpas aos moderadores caso tenha quebrado alguma regra do fórum, pois sou novato.
Eu desejo adquirir um novo baixo cujo a sonoridade seja algo mais moderno, tendo em vista que o tipo de som que eu toco é mais atual (faço parte de uma banda-show de minha cidade que toca estilos atuais como sertanejo, pop rock, forró, etc). Preciso de um baixo que seja versátil para me atender nesses estilos que citei e que seja bem confortável, pois os shows costumam ter uma grande duração, rs...
Pretendo gastar até uns R$ 5.500,00. Andei vendo alguns modelos e me chamaram a atenção o Yamaha TRB 1006J e o D'mark Ômega (ambos já consegui encontrar nessa faixa de preço, porém, por morar em cidade pequena e distante das grandes capitais, não tenho condições de testar para ver qual me agrada mais e que se encaixa dentro dos estilos citados).
Alguém pode me dar uma opinião entre esses dois baixos ou então indicar outro?
Desejo que seja 6 cordas, pois me adaptei bastante à pegada e me ajuda muito nos shows a corda C.
Agradeço desde já e peço desculpas aos moderadores caso tenha quebrado alguma regra do fórum, pois sou novato.
Guilherme Faria- Membro
Re: Ajuda na aquisição de baixo de 6 cordas
o Yamaha TRB 1006 vai lhe atender perfeitamente. Mas cuidado, pois alguns são bem pesados. Nessa faixa de preço, creio que seja uma das melhores opções dentro do que você relata
patriciofernandes- Membro
Guilherme Faria escreveu:...Preciso de um baixo que seja versátil para me atender nesses estilos que citei e que seja bem confortável, pois os shows costumam ter uma grande duração, rs [...] Pretendo gastar até uns R$ 5.500,00. Andei vendo alguns modelos e me chamaram a atenção o Yamaha TRB 1006J...
Conforto, por envolver ergonomia, é relativo, por isso não há como lhe ajudar muito neste quesito, mas eu optaria (e, se algum dia der certo, adquiri-lo-ei) por aquele Yamaha, q possui um dos meus timbres "modernos" favoritos.
fheliojr- Membro
Rapaz...até semana passada eu tive um TRB1006 e o baixo é uma delicia. Muito leve para um 6c, pesava menos que o fender mexicano 5c que eu tinha. Muito confortável, troquei ele simplesmente por ser 6c, se fosse 5c jamais sairia de casa.
Ele está anunciado para venda com o Rodrigo Baixista no face.
Sem falar que o baixo é muito novo e lindo.
Aqui nos classificados do fórum tem o "TRB" do Bodhan, braço do 1006j, captadors bartoline, o corpo ele mandou fazer, achei que o baixo ficou lindo, porém ele mesmo descreve que ficou pesado, mas esse pesado teria que ser posto na balança, as vezes é pesado para ele e não para vc.
Ele está anunciado para venda com o Rodrigo Baixista no face.
Sem falar que o baixo é muito novo e lindo.
Aqui nos classificados do fórum tem o "TRB" do Bodhan, braço do 1006j, captadors bartoline, o corpo ele mandou fazer, achei que o baixo ficou lindo, porém ele mesmo descreve que ficou pesado, mas esse pesado teria que ser posto na balança, as vezes é pesado para ele e não para vc.
NeyBass- Membro
Opções é o que não faltam. Existem dois que eu toquei e gostei muito. Um é o Ledur Felino e o outro o Wood Scorpion. Ambos são muito bem construídos, bem leves e com muito som. São opções muito boas. Fora que com R$5500 na mão você consegue uma gama muito boa de opções. Dentre os Ibanez tem os BTBs mais caros, os SRs mais caros. São baixos leves e com muito som. Tem os Yamahas TRBs também, mas aí eu garanto apenas o som. Quanto ao peso, aí já é outra história. Dependendo, com esse dinheiro na mão você consegue até chorar um TRB 6II japonês. Basta procurar que você acha. Já ia me esquecendo, se puder, considere algum Warwick Corvette Alemão de seis cordas. Vira e mexe aparece algum em um bom preço. São baixos muito legais. Isso sem falar nos De Oliveira, nos Dmark e nos Mlaghus que aparecem de vez em quando. Se puder testar algum será melhor ainda.
pedrohenrique.astronauta- Membro
O 1006 é excelente, mas tem um largo espaçamento entre cordas em comparação com outros, como o Ibanez.
6 cordas é muito sobre conforto, recomendo tocar, tocar, tocar...
pedrohenrique.astronauta escreveu:...Isso sem falar nos De Oliveira...
O acabamento deles continua terrível?
Ivanov_br escreveu:O 1006 é excelente, mas tem um largo espaçamento entre cordas em comparação com outros, como o Ibanez.
Ué, o espaçamento dele já muito pequeno, 17mm: https://europe.yamaha.com/en/products/musical_instruments/guitars_basses/el_basses/trb/specs.html .
fheliojr- Membro
O espaçamento do 1006 é de 17mm. Acho pouco. Prefiro de 18 pra cima.
O acabamento dos DeOliveira estão em altíssimo nível. Coisa primorosa. Mas já não se compra novos 6 cordas com esse valor proposto pelo amigo. Um Mirage 6 cordas está girando em torno dos 6.500,00. Os Rainbow KF que são a linha signature do Kleytton Farney chegam nesse valor aí tb. No mercado de usados deve-se achar nesse valor de 5.500,00. Mas não vale a pena quando você pode comprar um TRB Japan pelo mesmo preço.
O acabamento dos DeOliveira estão em altíssimo nível. Coisa primorosa. Mas já não se compra novos 6 cordas com esse valor proposto pelo amigo. Um Mirage 6 cordas está girando em torno dos 6.500,00. Os Rainbow KF que são a linha signature do Kleytton Farney chegam nesse valor aí tb. No mercado de usados deve-se achar nesse valor de 5.500,00. Mas não vale a pena quando você pode comprar um TRB Japan pelo mesmo preço.
patriciofernandes escreveu:Nessa faixa de preço, creio que seja uma das melhores opções dentro do que você relata
O fato de ser um baixo made in Indonésia não o prejudica? Perde em muito para os japoneses? Falo isso porque eu já vi uma galera desesperada vendendo TRB's japoneses por preços que beiram aos 6 mil reais. Então, talvez compense juntar um pouco mais de grana ou até arriscar uma proposta, vai que cola, rs.
NeyBass escreveu:Rapaz...até semana passada eu tive um TRB1006 e o baixo é uma delicia. Muito leve para um 6c, pesava menos que o fender mexicano 5c que eu tinha. Muito confortável, troquei ele simplesmente por ser 6c, se fosse 5c jamais sairia de casa.
Sabe por volta de quanto é o peso dele, amigo? Só a título de curiosidade mesmo.
pedrohenrique.astronauta escreveu:Dependendo, com esse dinheiro na mão você consegue até chorar um TRB 6II japonês.
Rapaz, um desse aí é sonho. Sempre gostei muito dos baixos Yamaha TRB. O pessoal fala muito da qualidade e tal, porém, nunca testei um. Outro que tenho muita curiosidade também são esses DeOliveira KF, porém, por morar em cidade pequena, quase não tenho chance de testar esses instrumentos mais top de linha.
patriciofernandes escreveu:O espaçamento do 1006 é de 17mm. Acho pouco. Prefiro de 18 pra cima.
Eu tenho um Ibanez SR506. Sabe me dizer qual é o espaçamento dele? Só para eu ter como comparar mais ou menos.
Posso estar errado, mas pelo comentário do pessoal, creio que a melhor opção em questão de timbre (deixando de lado questões como espaçamento e peso) seja o TRB japonês, não é? Eu tenho preferência por baixos que tenham maior valor de mercado como são os baixos da Yamaha, Ibanez, Warwick. Conversando com um amigo meu que teve um D'mark ômega ele me disse que perdeu muito dinheiro quando resolveu pegar um Jazz Bass Fender, e isso é complicado, pois pretendo ir testando os mais diversos baixos até chegar no "timbre perfeito", rs.
Uma dúvida que tenho... Há muita diferença entre os TRB's da Indonésia/Coreia com os Japoneses? E entre os japoneses com o JP? É que eu acho simplesmente fantástico o timbre do JP (especialmente do JP1).
Guilherme Faria- Membro
Eu não descartaria pensar num Cort A6.
Renato Aversari- Membro
Em minha experiência com os TRB (ja expetimentei todos os modelos) há sim bastante diferença entre os modelos. Mesmo os japoneses são bem diferentes entre si. Mas não quer dizer que um seja "melhor" que o outro. No Youtube você acha alguns reviews e vídeos interessantes sobre todos eles. Mas eu iria nos Japan, sem dúvida.
https://youtu.be/uJQdYlrTKJs
https://youtu.be/ShqA9MqYepA
https://youtu.be/3AQVyseKFhw
https://youtu.be/RLgoQNPJ2xA
https://youtu.be/PagyM1sadhE
https://youtu.be/OAtzIspl5Ls
https://youtu.be/9JDVt8nLDEg
https://youtu.be/ShqA9MqYepA
https://youtu.be/3AQVyseKFhw
https://youtu.be/RLgoQNPJ2xA
https://youtu.be/PagyM1sadhE
https://youtu.be/OAtzIspl5Ls
https://youtu.be/9JDVt8nLDEg
Tenho um BTB1406e...gosto muito do som, não acho ele pesado...para ficar perfeito só falta um tone passivo (talvez um dia eu troque o pré dele mas isso já tem nos mais novos) e o espaçamento entre cordas de 17mm ainda me parece um pouco estreito, mas é uma questão de costume.
Jeff- Membro
Galera, encontrei um TRB 6p por 5 mil. E aí? Bom negócio?
Guilherme Faria- Membro
Guilherme Faria escreveu:Galera, encontrei um TRB 6p por 5 mil. E aí? Bom negócio?
se estiver tudo ok, é um baixão!!!!!!
Tem um BTB Prestige no ML que vale a olhada também.
Pz123- Membro
Guilherme Faria escreveu:Galera, encontrei um TRB 6p por 5 mil. E aí? Bom negócio?
se estiver em bom estado, vai fundo
Pz123 escreveu:Tem um BTB Prestige no ML que vale a olhada também.
Sou mais o TRB. Tem mais testosterona
Eu também prefiro o TRB. Só uma dúvida, o TRB 6p tem knob de médio? Não consegui achar nada falando sobre. Tipo, ele é igual ao TRB 6i só que com piezo? Ou tô errado?
Guilherme Faria- Membro
Guilherme Faria escreveu:Eu também prefiro o TRB. Só uma dúvida, o TRB 6p tem knob de médio? Não consegui achar nada falando sobre. Tipo, ele é igual ao TRB 6i só que com piezo? Ou tô errado?
O 6p não possui knob de médio. É volume, balanço, grave, agudo, e o do piezo. Na minha opinião, isso não desabona o baixo em nada. Torna-se desnecessário uma vez que o som do baixo já é definido e equilibrado.
patriciofernandes escreveu:Guilherme Faria escreveu:Eu também prefiro o TRB. Só uma dúvida, o TRB 6p tem knob de médio? Não consegui achar nada falando sobre. Tipo, ele é igual ao TRB 6i só que com piezo? Ou tô errado?
O 6p não possui knob de médio. É volume, balanço, grave, agudo, e o do piezo. Na minha opinião, isso não desabona o baixo em nada. Torna-se desnecessário uma vez que o som do baixo já é definido e equilibrado.
Vixi, não sabia dessa. Achei que o único modelo sem o médio fosse aquele com captação Precision e Jazz. De qualquer forma eu devo pegar ou o 6p ou o 6ii. Conheço um cara que tá vendendo um 6ii num bom preço também, então, se bobear compensa também! Rs...
Guilherme Faria- Membro
Guilherme Faria escreveu:patriciofernandes escreveu:Guilherme Faria escreveu:Eu também prefiro o TRB. Só uma dúvida, o TRB 6p tem knob de médio? Não consegui achar nada falando sobre. Tipo, ele é igual ao TRB 6i só que com piezo? Ou tô errado?
Vixi, não sabia dessa. Achei que o único modelo sem o médio fosse aquele com captação Precision e Jazz. De qualquer forma eu devo pegar ou o 6p ou o 6ii. Conheço um cara que tá vendendo um 6ii num bom preço também, então, se bobear compensa também! Rs...
com qualquer um dos dois estará bem servido (se estiverem em bom estado)