Sonelli Brasa.
+12
Zubrycky
Ivanov_br
Cantão
Ixra
Rico
fheliojr
NeyBass
Paulo Penna
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
Christian
WHead
16 participantes
Página 1 de 1
Sonelli Brasa.
Saudações.
A Sonelli foi fundada em 1953 pelo sr. Affonso e seus filhos Dilmo e Gildo Oppitz, originalmente como uma fábrica de acordeões, em Canela/RS. Chegou a ter 300 funcionários e um pavilhão próprio de 4.000 m², a maior indústria de Canela, na época. No início dos anos 60, com a contratação do engenheiro elétrico Dr. Evaldo Matte, iniciou a fabricação de guitarras, baixos e amplificadores elétricos. Nos anos 70, porém, a empresa voltou-se para a fabricação de móveis e abandonou as linhas de instrumentos. O Brasa, de 1964, é o modelo que, de cara, mais me despertou a curiosidade e a empatia. Dos interruptores que acionam os captadores ao braço sem tensor, tudo me fez pensar sobre como teriam sido aquelas primeiras investidas, as primeiras experiências, sem recursos, sem know-how, só com a vontade e a coragem. Tempos difíceis para todos e, por tudo isso, presto minha sincera homenagem à histórias desses pioneiros. Nunca pus as mãos sobre um desses e ficaria muito agradecido se alguém tivesse alguma experiência sobre esse modelo pra compartilhar. Tenho certeza de que, com o alcance e a diversidade dessa Fórum, logo as histórias aparecerão. Abraço.
A Sonelli foi fundada em 1953 pelo sr. Affonso e seus filhos Dilmo e Gildo Oppitz, originalmente como uma fábrica de acordeões, em Canela/RS. Chegou a ter 300 funcionários e um pavilhão próprio de 4.000 m², a maior indústria de Canela, na época. No início dos anos 60, com a contratação do engenheiro elétrico Dr. Evaldo Matte, iniciou a fabricação de guitarras, baixos e amplificadores elétricos. Nos anos 70, porém, a empresa voltou-se para a fabricação de móveis e abandonou as linhas de instrumentos. O Brasa, de 1964, é o modelo que, de cara, mais me despertou a curiosidade e a empatia. Dos interruptores que acionam os captadores ao braço sem tensor, tudo me fez pensar sobre como teriam sido aquelas primeiras investidas, as primeiras experiências, sem recursos, sem know-how, só com a vontade e a coragem. Tempos difíceis para todos e, por tudo isso, presto minha sincera homenagem à histórias desses pioneiros. Nunca pus as mãos sobre um desses e ficaria muito agradecido se alguém tivesse alguma experiência sobre esse modelo pra compartilhar. Tenho certeza de que, com o alcance e a diversidade dessa Fórum, logo as histórias aparecerão. Abraço.
Re: Sonelli Brasa.
lembro do Arthur maia alando que tinha um baixo com interruptor será se era um destes
Christian- Membro
^ Não foi o Nico falando do Phelpa, primeiro baixo dele?
allexcosta- Administrador
Já contei essa historinha aqui...
Eu estava no bar do saudoso Arthur conversando com ele aqui em Nikity e havia um Sonelli na parede.
Perguntei à ele, espantado e ele me disse que tinha sido o 1º baixo dele. Muito ruim, ação alta e não afinava direito, além, é claro, dos indefectíveis interruptores...
Eu estava no bar do saudoso Arthur conversando com ele aqui em Nikity e havia um Sonelli na parede.
Perguntei à ele, espantado e ele me disse que tinha sido o 1º baixo dele. Muito ruim, ação alta e não afinava direito, além, é claro, dos indefectíveis interruptores...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
^ Ah tá... Então os dois ícones cariocas (o Nico de coração) do nosso instrumento começaram com baixos com interruptores de parede.
allexcosta- Administrador
São tão feios que dá vontade de ter um....
Paulo Penna- Membro
jorge.ibs gosta desta mensagem
allexcosta escreveu:^ Ah tá... Então os dois ícones cariocas (o Nico de coração) do nosso instrumento começaram com baixos com interruptores de parede.
E a gurizada de hoje reclamando de SX, Tagima...
NeyBass- Membro
Baixo sem tensor é de lascar, viu?!...
fheliojr- Membro
Rico- Eterno Colaborador
Franzico73 gosta desta mensagem
O sr. Romeu Begher tinha um ateliê em São Paulo até alguns anos atrás. Mas os Oppitz.. Não encontro muita coisa.. Essa guitarra com interruptores é a Begher BR6, originalmente lançada nos anos 60..Rico escreveu:Muito parecido com os instrumentos Begher.
Observação: o Rodrigo, do Los Hermanos, usa um Sonelli modificado, de vez em quando..
WHead escreveu:O sr. Romeu Begher tinha um ateliê em São Paulo até alguns anos atrás. Mas os Oppitz.. Não encontro muita coisa.. Essa guitarra com interruptores é a Begher BR6, originalmente lançada nos anos 60..Rico escreveu:Muito parecido com os instrumentos Begher.
Observação: o Rodrigo, do Los Hermanos, usa um Sonelli modificado, de vez em quando..
Não é modificado não. É um Violitarra Hispânica.
Tenho um igualzinho, de 1968, que comprei com um senhor, único proprietário dele há 52 anos
Realmente, não tem tensor - não sei se instrumentos nacionais dessa época tinham, tenho um Snake, de 69, tbm não tem tensor -, mas pelo este que peguei não há empeno. A afinação não é 100% por conta da ponte, que não tem saddles (tem 1 único que sustenta as 4 cordas, com regulagem de altura e oitavas - mas repito, não tem como regular corda por corda - limitações da época, creio)
Vou reformá-lo.
Posso dizer que é um instrumento maravilhoso pela história que carrega e pela sonoridade que oferece.
E claro, ter como referência baixos atuais para opinar sobre estes de 50 anos, nacionais, é sacanagem.
Assim que possível, coloco mais infos e vídeos aqui.
Cara , que bacana...valeu por compartilhar lxra , quando puder poste mais informações... abraço.
Cantão- Moderador
Ixra escreveu:
Não é modificado não. É um Violitarra Hispânica.
Tenho um igualzinho, de 1968, que comprei com um senhor, único proprietário dele há 52 anos
Assim que possível, coloco mais infos e vídeos aqui.
Ixra, não sabia que se tratava de uma Violitarra Hispânica.. Muito interessante!
Parabéns pelo instrumento!
Se você quiser abra um tópico para acompanharmos a sua reforma e suas impressões - eu adoraria!
Abraço.
Aqui no RS é fácil esbarram com um Sonelli. Mas só vi baixo uma vez, na parede de um bar que toquei em Cruz Alta.
Confesso que achei a guitarra tosca demais. Mas quem busca tal sonoridade pode ficar feliz.
Confesso que achei a guitarra tosca demais. Mas quem busca tal sonoridade pode ficar feliz.
GAS também, mas dificilmente pagaria o que estão pedindo hoje em dia por um exemplar desses.
Bruno da Rosa- Membro
Sonelli Brasa
Eu tenho um que me parece ser 1968 o ano. Gosto do timbre e o uso até hoje. Esta comigo desde 1999 e pertenceu ao baixista da legendária banda Curitibana Blindagem, meu amigo Paulo Juck.
Na foto estou com ele em show e no video de um de meus trabalho com a banda Septon Classics gravei esse clipe com ele também.
Na foto estou com ele em show e no video de um de meus trabalho com a banda Septon Classics gravei esse clipe com ele também.
Franzico73- Membro
Paulo Penna escreveu:São tão feios que dá vontade de ter um....
É verdade! Pegando o gancho: em fevereiro estive em Curitiba e passei numa loja de instrumentos alí no centro (agora confesso que me fugiu o nome dela), perto da rua Dr. Muricy, uma loja no estilo da Casa Góes aqui de Niterói... cheia de instrumento encalhado e velharias... estava olhando a loja quando de repente avisto um clássico Tonante... cara... deu até comichão pra trazer...
Graças a Deus não tinha espaço no carro!
RLugão- Membro
Graças a Deus, só vi isso em 2020.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos