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Aumentar sustain (sem pedal) em fretless com flatwounds

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Mensagem por Marvis Qui Dez 28, 2023 5:18 pm

Olá, pessoal! Faz um bom tempo que não posto nada aqui. Estive meio distante, inclusive tenho que fazer um tópico de um baixo que projetei e o luthier Rodrigo Mozan fez o qual acredito que agregará ao fórum (isso foi no final do ano passado). Dito isso, estou há cerca de um ano com esse baixo que mencionei, um fretless com cordas Labella Flatwounds Gold Alloy, captação e circuitos Bartolini (dois candy bars/singles).

Gosto muito do baixo e do som, mas, às vezes, gostaria de um pouco mais de sustain. Já mexi um pouco na regulagem do tensor, mas não noto muita diferença (não deixo as cordas coladas com a escala que é algo que certamente prejudicaria a vibração das cordas e reduziria o sustain). Levantei um pouco mais os captadores também, mas é isso, não noto muita diferença na questão do sustain.

Acredito que essas cordas da La Bella têm uma tensão muito alta, o que pode influenciar também (quem sabe umas low tension flats melhorariam?).

Como não sou exatamente um expert em fretless, quem sabe os colegas de fórum possam ajudar com suas experiências.

(PS: corpo sólido).
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Mensagem por JAZZigo Qui Dez 28, 2023 10:31 pm

Sugiro cordas roundwound em baixos fretless em geral, para um som com mais brilho, definição e sustain. O único fretless que possuo e curto com flatwound é um Precision '54, por razões óbvias. Este conta com um jogo de Thomastik-Infeld JF-344 Jazz Flat Wound, cuja tensão é bastante baixa também, mas soa maravilhosamente amadeirado.

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Mensagem por Zubrycky Qui Dez 28, 2023 11:17 pm

Sugiro afastar os captadores das cordas.

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Mensagem por JAZZigo Sex Dez 29, 2023 8:26 am

Zubrycky escreveu:Sugiro afastar os captadores das cordas.
Experimente, mas, IMHO, afastar os captadores deverá reduzir o ganho e ainda mais o sustain, pois um par de single coil Bartolini pouco afeta a vibração das cordas.

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Mensagem por Marvis Sex Dez 29, 2023 1:29 pm

Sobre os captadores, já mexi e realmente ocorrem só as mudanças já esperadas de volume/ganho e, com eles mais próximos o som da nota demora um pouco mais a ficar inaudível (pelo aumento do ganho), mas essa alteração no sustain é muito pequena.
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Mensagem por Marvis Sex Dez 29, 2023 1:35 pm

JAZZigo escreveu:Sugiro cordas roundwound em baixos fretless em geral, para um som com mais brilho, definição e sustain. O único fretless que possuo e curto com flatwound é um Precision '54, por razões óbvias. Este conta com um jogo de Thomastik-Infeld JF-344 Jazz Flat Wound, cuja tensão é bastante baixa também, mas soa maravilhosamente amadeirado.

Obrigado pelo retorno, JAZZigo, como sempre, com sua ampla experiência em equipamentos. Essa Thomastik seria equivalente àquela La Bella que replica as cordas do James Jamerson? A original vintage 1954?

Você nota uma diferença relevante no sustain entre as flats "comuns" e as de baixa tensão? E as tape/nylon?
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Mensagem por Jãozeiro Sex Dez 29, 2023 2:02 pm

Complicado que uma das principais características das flats é ter pouco sustain. Não sei se tem muito pra onde fugir. Eu tentaria subir a ação, e compensaria com cordas mais leves (e procurar não sentar a mão no ataque com a mão direita).

Inclusive já ouvi dizer que cordas leves têm mais sustain e podem ter até mais peso no som do que cordas mais tensas (pois tem um mito que diz o contrário, que cordas pesadas têm mais sustain, mais som, etc).

Tem também recurso com compressor pra dar sustain no som. Pense com carinho num bom pedal compressor. Pode ser a solução.
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Mensagem por fheliojr Sex Dez 29, 2023 11:16 pm

As Rotosound 77 são flats com som bem "brilhante". Pode valer a pena um teste.

OFF: Seu baixo é um branco, cópia dos Ritter?

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Mensagem por Marvis Sáb Dez 30, 2023 9:01 pm

Jãozeiro escreveu:Complicado que uma das principais características das flats é ter pouco sustain. Não sei se tem muito pra onde fugir. Eu tentaria subir a ação, e compensaria com cordas mais leves (e procurar não sentar a mão no ataque com a mão direita).

Inclusive já ouvi dizer que cordas leves têm mais sustain e podem ter até mais peso no som do que cordas mais tensas (pois tem um mito que diz o contrário, que cordas pesadas têm mais sustain, mais som, etc).

Tem também recurso com compressor pra dar sustain no som. Pense com carinho num bom pedal compressor. Pode ser a solução.

Acho que vou tentar flats de baixa tensão...tem também umas cordas halfwounds que nunca testei e as de nylon.
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Mensagem por Marvis Sáb Dez 30, 2023 9:07 pm

fheliojr escreveu:As Rotosound 77 são flats com som bem "brilhante". Pode valer a pena um teste.

OFF: Seu baixo é um branco, cópia dos Ritter?

Eu tenho umas Rotosound que vieram num baixo que peguei, mas admito que não curto muito o material que eles usam (acho que é liga de monel, algo assim). Não sei se são essas 77. Vou fazer uns testes aqui.

Sim! É um pérola. Não é exatamente uma cópia fiel dos Ritter porque pedi ao Mozan para alterar alguns detalhes que eu não curtia tanto no corpo do Ritter. Vou fazer um tópico sobre esse baixo nos moldes do que fiz sobre a reforma de um baixo Teisco (que também foi pelo Mozan).

Atualmente ele está reformando/fazendo upgrades em um Hofner CT que deixei lá.
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Mensagem por JAZZigo Dom Dez 31, 2023 2:09 am

Marvis escreveu:Essa Thomastik seria equivalente àquela La Bella que replica as cordas do James Jamerson? A original vintage 1954?
Não conheço essas La Bella especificamente, mas acredito que não sejam equivalentes às Thomastik-Infeld Jazz Flat Wound. Estas são a versão das notórias Spirocore (cordas de "rabecão" orquestral) para baixo elétrico, cujos núcleos em aço-carbono super flexível são envoltos em seda de nylon e encapados com wrap de nickel.

James Jamerson é o maior ícone do Fender P-Bass (fretted) com cordas flatwound. Não saquei direito o que isso tem a ver com o seu fretless especificamente.
Marvis escreveu:Você nota uma diferença relevante no sustain entre as flats "comuns" e as de baixa tensão? E as tape/nylon?
Não costumo tocar breves ou semibreves, ou seja, o sustain está longe das minhas preocupações. Ao contrário, quando é preciso, recorro ao mute com a lateral da palma da mão para abafar as cordas e cortar o sustain. Enfim, cada um é cada um...

Curto também as nylon tape wound, cujos feeling (tato) e som são um pouco diferentes da flatwound normais, mas têm também uma vibe deliciosamente vintage. Enfim, insisto, experimente cordas roundwoud no seu fretless e o deixe "chorar" bonito!  Wink

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Mensagem por Zubrycky Dom Dez 31, 2023 8:10 am

Use vibrato.

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Mensagem por Marvis Dom Dez 31, 2023 8:28 am

JAZZigo escreveu:
Marvis escreveu:Essa Thomastik seria equivalente àquela La Bella que replica as cordas do James Jamerson? A original vintage 1954?
Não conheço essas La Bella especificamente, mas acredito que não sejam equivalentes às Thomastik-Infeld Jazz Flat Wound. Estas são a versão das notórias Spirocore (cordas de "rabecão" orquestral) para baixo elétrico, cujos núcleos em aço-carbono super flexível são envoltos em seda de nylon e encapados com wrap de nickel.

James Jamerson é o maior ícone do Fender P-Bass (fretted) com cordas flatwound. Não saquei direito o que isso tem a ver com o seu fretless especificamente.
Marvis escreveu:Você nota uma diferença relevante no sustain entre as flats "comuns" e as de baixa tensão? E as tape/nylon?
Não costumo tocar breves ou semibreves, ou seja, o sustain está longe das minhas preocupações. Ao contrário, quando é preciso, recorro ao mute com a lateral da palma da mão para abafar as cordas e cortar o sustain. Enfim, cada um é cada um...

Curto também as nylon tape wound, cujos feeling (tato) e som são um pouco diferentes da flatwound normais, mas têm também uma vibe deliciosamente vintage. Enfim, insisto, experimente cordas roundwoud no seu fretless e o deixe "chorar" bonito!  Wink

Sobre as TIs e a original vintage 54 da La Bella (simulando as cordas do James), foi porque como você menciou ser um precision 54, associei que essa TI poderia ter algo a ver com essa série da La Bella (apesar de o seu ser um fretless).

Eu ouvi alguns vídeos comparativos da TI Flat Jazz que você falou e achei o som delas bem mais próximo das round do que as la bellas (mesmo as low tension que usaram no vídeo), inclusive achei bem interessante.

Vou testar com rounds e com as TI Flat Jazz (você pediu as suas TI pela strings by mail/outra loja internacional ou alguém que revende por aqui?).
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Mensagem por Zubrycky Dom Dez 31, 2023 8:50 am

Espero que ajude.

https://www.talkbass.com/threads/fretless-basses-and-sustain.98887/

https://www.sweetwater.com/insync/5-tips-for-better-bass-sustain/

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Mensagem por Zubrycky Dom Dez 31, 2023 8:54 am


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Mensagem por allexcosta Dom Dez 31, 2023 10:04 am

Não conheço o luthier em questão ou seu trabalho, mas é importante mencionar que geometria da escala de um fretless é algo bem específico. O caminho das cordas precisa ser lixado com um taco reto e não ela toda feita com um taco raiado.

Às vezes a corda está "choking" por causa desse detalhe.

Outra coisa que pode funcionar são saddles de madeira, especialmente se um segmento da corda descansar sobre um segmento de madeira. É o princípio da ponte do Dominique di Piazza...

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Mensagem por JAZZigo Dom Dez 31, 2023 12:32 pm

Marvis escreveu:Vou testar com rounds e com as TI Flat Jazz (você pediu as suas TI pela strings by mail/outra loja internacional ou alguém que revende por aqui?).
Sim, a Encorda Acessórios Musicais. São revendedores autorizados Thomastik–Infeld no Brasil e sai mais em conta comprar com eles do que importar.

Aumentar sustain (sem pedal) em fretless com flatwounds JF344-frente_site
https://www.encorda.com.br/produto/cordas-thomastik-flat-baixo/

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Mensagem por Marvis Seg Jan 01, 2024 11:52 am

Obrigado, pessoal. Vou fazer alguns testes e depois eu posto aqui como solucionei a questão (vou analisar todos os aspectos apontados).
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Mensagem por fheliojr Sáb Jan 06, 2024 10:07 pm

^ Grave um áudio do sustain dele para a gente.

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