Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quem fabrica os baixos Tagima?

+8
RBORCARI
campos
Jãozeiro
Bruno da Rosa
patriciofernandes
fheliojr
HenriqueBessa
allexcosta
12 participantes

Ir para baixo

Quem fabrica os baixos Tagima?  Empty Quem fabrica os baixos Tagima?

Mensagem por allexcosta Seg Out 28, 2019 9:42 am

Parece fato indiscutível que a Tagima tem oferecido baixos asiáticos de qualidade bem razoável por um preço camarada. Só por total curiosidade mesmo, alguém sabe qual empresa os fabrica?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Ir para o topo Ir para baixo

Quem fabrica os baixos Tagima?  Empty Re: Quem fabrica os baixos Tagima?

Mensagem por HenriqueBessa Seg Out 28, 2019 11:09 am

Acho que vi isso em algum vídeo antigo... mas não sei se continua o mesmo, pq acho era logo do início da "era" Zaganin...

Não achei... mas achei essa fábrica, que parece ser muito boa:

http://ssmii.com/index.asp

E tb achei as "tapa olho"... a grande diferença, até onde vi, é a não utilização de CNC (não usam e não tem) e local de trabalho é totalmente inapropriado, sem EPI adequado para qualquer função.

Tb vi que os captadores da linha Brasil são projetados pelo Zaganin, mas são feitos na Coreia. Com exceção dos modelos top, esses são feitos a mão na N.Zaganin.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Mensagem por allexcosta Seg Out 28, 2019 6:30 pm

^ Entendi.

Há várias fábricas OEM de guitarras na China e a presença ou ausência de CNC não quer dizer muito sobre a qualidade dos produtos.

Não sabia que os captadores eram Coreanos. A maior fábrica lá é a Samick, imagino eu. Especialmente desde que a Cor-Tek mudou pra Indonésia.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por fheliojr Seg Out 28, 2019 11:03 pm

HenriqueBessa escreveu:...Com exceção dos modelos top, esses são feitos a mão na N.Zaganin.

Por favor, não me leve a mal, mas isso procede?
Os modelos das linhas Brasil Series e Signature são produzidos em fábrica da própria Tagima em SP (salvo engano, não é nem o Fábio Zaganin o responsável por ela). No instagram desta empresa, há uma foto daquele apresentado chato, (alguma coisa) Mesquita, nesta segurando o baixo signature da Karina. Há vídeos deste local, tb:

Alex, vc já testou os modelos brasileiros novos da TAgima?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Out 28, 2019 11:08 pm

fheliojr escreveu:Alex, vc já testou os modelos brasileiros novos da TAgima?

Nope.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por patriciofernandes Seg Out 28, 2019 11:35 pm

fheliojr escreveu:Alex, vc já testou os modelos brasileiros novos da TAgima?

Não sou o Allex, mas testei um Tagima TJB chinês novo um dia desses:

1. O peso do instrumento que era a grande reclamação dos usuários virou do avesso: se tornou num baixo leve demais e com um neckdive absurdo

2. o acabamento melhorou significativamente, mas não deixa de ser mediano

3. o som parece mais definido, mais orgânico, menos "pobre" de timbre

no mais, é isso que consigo me lembrar
lembrando que só testei apenas um instrumento dos novos... mas já me pareceu bem melhor que os antigos
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagem por HenriqueBessa Ter Out 29, 2019 8:27 am

allexcosta escreveu:^ Entendi.

Há várias fábricas OEM de guitarras na China e a presença ou ausência de CNC não quer dizer muito sobre a qualidade dos produtos.

Sim, com certeza... foi só uma diferença que notei entre as fábricas que vi, as que vi fazendo "réplicas" não usavam CNC. As que tinham produto próprio e tb fazem OEM tem um linha de produção mais organizada, pelo menos no que vi de divulgação.

Deu pra entender, em uma entrevista do Zaganin, que o lance é focar em melhorar a linha Brasil, deixando-a com mais qualidade mas mantendo um preço reduzido em comparação a equivalentes importados.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagem por allexcosta Ter Out 29, 2019 11:13 am

HenriqueBessa escreveu:Deu pra entender, em uma entrevista do Zaganin, que o lance é focar em melhorar a linha Brasil, deixando-a com mais qualidade mas mantendo um preço reduzido em comparação a equivalentes importados.

Será que é possível?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Bruno da Rosa Ter Out 29, 2019 12:36 pm

ˆ Queria acreditar que sim, mas no fundo não acho viável não. Pra se produzir com qualidade no Brasil é impossível o preço ser baixo, basta ver a maioria dos Luthiers que fazem instrumentos de alto nível.
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagem por allexcosta Ter Out 29, 2019 12:46 pm

Bruno da Rosa escreveu:ˆ Queria acreditar que sim, mas no fundo não acho viável não. Pra se produzir com qualidade no Brasil é impossível o preço ser baixo, basta ver a maioria dos Luthiers que fazem instrumentos de alto nível.

Há muitas variáveis.

Uma fábrica de maior porte não terá luthiers fabricando os instrumentos. Terá técnicos responsáveis por etapas e luthiers no controle de qualidade.

Os salários brasileiros, apesar de baixos, são mais altos que os Chineses, além da eficiência ser mais baixa e dos custos inerentes de se produzir no Brasil.

A vontade de aumentar a produção no Brasil é ousada e vai de encontro às tendências de mercado. Mas a Tagima parece ser uma empresa de certo sucesso e não se chega lá à toa.

Essas estratégias de mercado são muito interessantes, ainda mais no mercado de instrumentos musicais brasileiro, que é um pouco caótico.

Fico curioso pelo que o futuro trará pra essa marca.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Jãozeiro Ter Out 29, 2019 12:58 pm

Bruno da Rosa escreveu:Pra se produzir com qualidade no Brasil é impossível o preço ser baixo

Mas na opinião de vocês a qualidade desses instrumentos de entrada peca mais nos materiais ou na construção?

Sei que os dois são importantes, mas veja, pode-se fazer um instrumento com materiais baratos, mas com uma montagem excelente.

Da mesma forma, pode se usar os melhores materiais, mas o instrumento vir com um fretwork zoado, encaixe braço/corpo que necessite de calço ou outro ajuste para ação baixa das cordas, elétrica mal feita, dimensionamento errado que causa neck dive, etc.

Qual a opinião de vocês? Eu acho que os materiais utilizados nos instrumentos de entrada são legais, compatíveis com o preço pedido, mas o que deixa a desejar muitas vezes é a construção.

O Bruno disse que não há como produzir com qualidade no Brasil com um baixo custo, mas partindo desse pressuposto que eu coloquei (que é verdade para mim), de que os materiais são satisfatórios, mas a construção não é 100%, eu pergunto:

O quão mais onerosos ficariam esses instrumentos se recebessem mais atenção à construção, aos detalhes? Quanto mais tempo levaria a produção dos instrumentos se passassem por uma inspeção de qualidade um pouco mais rigorosa antes de serem embalados?
Isso resultaria em quantos instrumentos/mês a menos produzidos pela fábrica?

Seria tão mais caro os instrumentos melhorarem não em materiais, mas em construção?
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagem por Jãozeiro Ter Out 29, 2019 1:02 pm

Vou traduzir com um exemplo, caso tenha focado confuso: eu peguei um violãozinho Tagima num rolo. Todo laminado, mas com um som bem legal, madeira bonita, acabamento nota 10.

Ou seja, materiais super satisfatórios para o preço. Bem legal.
Porém, o violão tem problemas de entonação. Não daria para sair da fábrica com um rastilho feito de forma correta ou então colar o cavalete no lugar certo sem ter de cobrar a mais por isso? É só seguir um gabarito de corte, poxa. Fica mais caro produzir com 2 minutos a mais de atenção?
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagem por HenriqueBessa Ter Out 29, 2019 1:22 pm

allexcosta escreveu:
HenriqueBessa escreveu:Deu pra entender, em uma entrevista do Zaganin, que o lance é focar em melhorar a linha Brasil, deixando-a com mais qualidade mas mantendo um preço reduzido em comparação a equivalentes importados.

Será que é possível?

Aqui a entrevista com o Zaganin... é do ano passado.

Ser possível, eu acho que é... só não deve ser fácil. Creio que é preciso um ótimo gerenciamento de produção e custos. Lembrando sempre que é sobre a linha Brasil, não é sobre instrumentos de entrada, esses são via RPC mesmo. A guitarra Grace 7 custa 10K e a versão mais simples, Grace 70, custa 5K.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagem por campos Ter Out 29, 2019 1:28 pm

Esses novos baixos tagima brasileiros, tipo o precision, não estão à venda em lugar nenhum.
Não existem.

campos
Membro

Mensagem por HenriqueBessa Ter Out 29, 2019 1:36 pm

^Creio que quem pode lhe responder é a própria Tagima.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagem por patriciofernandes Ter Out 29, 2019 1:40 pm

Jãozeiro escreveu:

Mas na opinião de vocês a qualidade desses instrumentos de entrada peca mais nos materiais ou na construção?

Sei que os dois são importantes, mas veja, pode-se fazer um instrumento com materiais baratos, mas com uma montagem excelente.

Da mesma forma, pode se usar os melhores materiais, mas o instrumento vir com um fretwork zoado, encaixe braço/corpo que necessite de calço ou outro ajuste para ação baixa das cordas, elétrica mal feita, dimensionamento errado que causa neck dive, etc.

Qual a opinião de vocês? Eu acho que os materiais utilizados nos instrumentos de entrada são legais, compatíveis com o preço pedido, mas o que deixa a desejar muitas vezes é a construção

Olha, é difícil definir. O melhor instrumento em termos de sonoridade que eu já peguei na vida, é de um luthier de uma cidade aqui do interior de Paraíba. Superou todos as dezenas de instrumentos que eu já tive a oportunidade de tocar até hoje, incluindo Fenders, TRB, Ken Smith, Tobias e etc.. As peças eram as melhores disponíveis no mercado mundial em se tratando de peças "não-custom". Porém, o acabamento, apesar de ser melhor que um Tagima, não passava de mediano.
Deixou a desejar em vários pontos, nada que tornasse o instrumento uma desgraça, mas são fatores que influenciam em várias coisas. Ele não tinha o maquinário necessário e as ferramentas pra ir além daquilo, apesar de ser um ótimo instrumento.

Por outro lado, conheço uma luthieria famosa no Brasil (que pra mim não convém citar o nome) que possui hoje um acabamento impecável, mas que a sonoridade não passa de "nhé". E os instrumentos deles são caros para os padrões brasileiros... Acho que nesse caso, sendo a sonoridade um fator muito importante para o instrumento, o instrumento dessa luthieria não vale o preço, visto que você pode conseguir instrumentos muito superiores pelo mesmo valor no mercado.

Eu acho os instrumentos chineses da Tagima "ok" para o preço, mas tem tanta coisa nesses instrumentos que se tivesse tido um pouquiiiinho de cuidado a mais teria deixado o instrumento tão mais bacana, que eu fico puto com a marca. São detalhes que poderiam ser resolvidos com uma supervisão melhor e com um critério melhor do que vem da china. Sei que a intenção é de ser um instrumento barato, mas ser barato não precisa necessariamente ser "descuidado". A marca está em ascensão no mercado, sem dúvida, e isso é uma coisa que poderia ser melhorada, junto com outros fatores que a marca veio melhorando ao longo do tempo.

No mais, ainda tem o preconceito do mercado e da produção brasileira, que eu acho que nunca vai deixar de existir... quando eu chegar no estúdio pra gravar com um Tagima escrito no headstock, mesmo que sejam os tops da linha Brasil, dificilmente vão me levar à sério.. conheço estúdio que nem vai me deixar gravar com um, mesmo sem ter ouvido o instrumento
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagem por campos Ter Out 29, 2019 1:55 pm

HenriqueBessa escreveu:^Creio que quem pode lhe responder é a própria Tagima.

A tagima não responde nada.
Eles são péssimos no trato com o cliente.
Bem triste isso, não precisava ser assim.

campos
Membro

Mensagem por allexcosta Ter Out 29, 2019 1:58 pm

Responder quem fabrica?

Esse pessoal normalmente não responde isso. É meio segredo industrial.

Lembro que durante muitos anos a Fodera desconversava quando alguém perguntava quem fazia os NYC.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Jãozeiro Ter Out 29, 2019 1:59 pm

Então, Patrício, por isso que eu disse que os materiais sao legais, mas falta uma atençãozinha na construção. Nada muito primoroso seria necessário, mas um pouco mais de atenção no básico estrutural.

Vi que você pegou na questão do acabamento, mas eu nem peguei tanto nessa questão quando falei da construção, mas sim rm questões de encaixe perfeito do corpo/braço, entonação, fretwork, elétrica.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagem por HenriqueBessa Ter Out 29, 2019 2:00 pm

campos escreveu:

A tagima não responde nada.
Eles são péssimos no trato com o cliente.
Bem triste isso, não precisava ser assim.

Bem... esse baixo é lançamento do catálogo de 2020, talvez não seja pra estar nas lojas ainda mesmo. O lance é esperar até o fim do ano e início do próximo.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagem por HenriqueBessa Ter Out 29, 2019 2:03 pm

allexcosta escreveu:

Responder quem fabrica?

Lembro que durante muitos anos a Fodera desconversava quando alguém perguntava quem fazia os NYC.

Não Allex, responder sobre quem está vendendo o TPB-4, novo modelo PB da linha Brasil.

A informação da fábrica eu sei que eles não vão dizer.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagem por RBORCARI Ter Out 29, 2019 2:12 pm

Mudando um pouco de assunto, mais não tanto.

o globo rural apresentou uma entrevista com a Rozini, empresa brasileira de violas e violões, não achei a reportagem mais tem um vídeo legal no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=j-GrrhSkmG0
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagem por Bruno da Rosa Ter Out 29, 2019 2:20 pm

São muitos fatores mesmo. Mas se baseando nessa ideia

"deixando-a com mais qualidade mas mantendo um preço reduzido em comparação a equivalentes importados."

O que seria o equivalente importado? Um Fender JB/Precision Standard Mexicano que sabemos que muitas vezes não é nada demais mas está lá beirando os 6k comprado novo na loja ou um Yamaha de 2.5k?

Confesso que não sei muito bem como funciona no ramo dos instrumentos mas em termos gerais o Brasil não é nada protecionista com o Mercado Interno, e por isso é tão complicado produzir coisas boas a um preço acessível. O que tem de empresa de capital externo que paga uma mixaria de imposto -isso quando não é 100% isenta- não cabe no papel.

Mercado é sempre complicado porque envolve muita variável. Por experiência própria, costumo resumir em dois segmentos: 1- produto de baixa qualidade, preço baixo, público geral e 2- produto de alta qualidade, preço elevado, público seleto.

1- Normalmente grandes indústrias, fabricação em larga escala, controle de qualidade irrisório, peças simples.
r$ 1000

2- Fabricação pequena beirando o artesanal, controle de qualidade elevado, peças de alta qualidade.
r$ 5000

Em tese seria fácil encontrar um meio termo e equilibrar os custos chegando num instrumento de construção razoável e preço "ameno". Mas a verdade é: alguém pagaria r$ 2500 num Tagima meio termo? Que fosse bem construído e acabado mas utilizasse hardware chinês? Acho difícil, ainda mais sendo essa a faixa de preço dos Yamaha de entrada. Enfim... Queria muito que o Brasil pudesse ter instrumentos de série de qualidade, mas ainda vejo como um futuro distante.

Não sei se ficou tão claro, to com bastante sono, depois volto com mais calma.
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagem por CSergio Ter Out 29, 2019 4:00 pm

HenriqueBessa escreveu:
allexcosta escreveu:

Responder quem fabrica?

Não Allex, responder sobre quem está vendendo o TPB-4, novo modelo PB da linha Brasil.

A informação da fábrica eu sei que eles não vão dizer.

Nas Americanas tem uma loja parceira que diz vender, mas na foto é outro modelo (TW66); vá saber se é verdade, mas o caminho é procurar essa loja, "Casas Estrela Departamentos".

Não tenho permissão do fórum pra postar links, mas é só pesquisar nas Americanas por "Tagima Tpb" que encontra um único resultado, de quase R$ 3,5k.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagem por HenriqueBessa Ter Out 29, 2019 4:05 pm

Contra Baixo Tagima Precision Tpb

3.500 laranjas... será?
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagem por vinibassplayer Ter Out 29, 2019 4:40 pm

Jãozeiro escreveu:Vou traduzir com um exemplo, caso tenha focado confuso: eu peguei um violãozinho Tagima num rolo. Todo laminado, mas com um som bem legal, madeira bonita, acabamento nota 10.

Porém, o violão tem problemas de entonação. Não daria para sair da fábrica com um rastilho feito de forma correta ou então colar o cavalete no lugar certo sem ter de cobrar a mais por isso? É só seguir um gabarito de corte, poxa. Fica mais caro produzir com 2 minutos a mais de atenção?

as vezes um profissional mais qualificado pra setar os parametros da maquina, pq nao é só botar no gabarito.. o gabarito mto provavelmente eles tem, pq é produção em massa, mas se uma coisinha desregula 1mm sequer, já nao entona msm... entao o custo a mais, imagino eu, seri testar todos os instrumentos pra ver se o setup da maquina ta saindo ok.

agora imagina, os kras vao perder um tanto de corpos laminados pq a CNC saiu 1mm da precisão? melhor jogar a bomba na mao do luthier do cliente né
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagem por vinibassplayer Ter Out 29, 2019 4:41 pm

HenriqueBessa escreveu:Contra Baixo Tagima Precision Tpb

3.500 laranjas... será?

esse aí é o velho woodstock, e nao o PB msm daquelas fotos do topico anterior... isso aí tá 800 pila no ML e subindo
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagem por HenriqueBessa Ter Out 29, 2019 7:22 pm

^Na foto sim... não no nome do produto... veja o post do CSergio. Na verdade é uma suposição de que esse anúncio se refira ao modelo novo e não ao que é mostrado na foto, afinal o preço está pro lado daquele signature dourado da Ana Karina.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagem por Uchoa Ter Out 29, 2019 8:15 pm

affraid affraid affraid
Uchoa
Uchoa
Membro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Mensagem por CSergio Ter Out 29, 2019 10:00 pm

HenriqueBessa escreveu:^Na foto sim... não no nome do produto... veja o post do CSergio. Na verdade é uma suposição de que esse anúncio se refira ao modelo novo e não ao que é mostrado na foto, afinal o preço está pro lado daquele signature dourado da Ana Karina.

Exato; suponho que a foto está errada e o anúncio está ok; mas o certo seria passar a mão no telefone e contatar a loja parceira para confirmar com eles.

Pelo pouco que pesquisei (pois não está na faixa de preço que quero gastar pro meu 1º baixo) esses Tagima made in Brazil estão na casa dos R$ 2,3 ~3,5 mil nas parceiras das Americanas.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagem por Rui Lima Qua Out 30, 2019 10:57 am

Voltando um pouco atrás... A imagem que tenho do Brasil é que ao contrário de Portugal, as autoridades politicas têm uma abordagem proteccionista por forma a desincentivar as importações e evitar uma balança comercial negativa.

Por via dessa politica proteccionista os Brasileiros pagam altíssimas taxas de importação?

Isto que estou falando é correto ou é disparate?

Se for correto, há uma margem de manobra bem grande para aumentar o custo de produção que é contrabalançado pela poupança que é feita por não importar!

Logo visto de longe parece que pode haver algum sucesso no empreendimento.

Não acham?
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagem por allexcosta Qua Out 30, 2019 11:07 am

Rui Lima escreveu:Voltando um pouco atrás... A imagem que tenho do Brasil é que ao contrário de Portugal, as autoridades politicas têm uma abordagem proteccionista  por forma a desincentivar as importações e evitar uma balança comercial negativa.

Por via dessa politica proteccionista os Brasileiros pagam altíssimas taxas de importação?

Isto que estou falando é correto ou é disparate?

Se for correto, há uma margem de manobra bem grande para aumentar o custo de produção que é contrabalançado pela poupança que é feita por não importar!

Logo visto de longe parece que pode haver algum sucesso no empreendimento.

Não acham?

Seu raciocínio é parcialmente correto.

Adicione a ele o jeitinho, que muitas vezes permite que a empresa importe sem pagar tudo que deveria (vide caso Condor) e o custo Brasil, que faz com que um bem que custe 100 dólares para ser produzido em qualquer lugar do mundo tenha custo de produção de 400 dólares aqui. E aí você tem variáveis que tornam o processo caótico.

Em tempo, não estou dizendo que a Tagima utilize de jeitinhos...

Mas alguns preços da Tagima são mais baixos do que eu esperava que fossem, conhecendo um pouco do que conheço da tributação brasileira. Imagino que eles tenham bons negociadores de produção OEM asiática, mantendo uma certa qualidade. Porque assim, os baixos chineses deles são bonzinhos a vida toda, especialmente pelo preço.

Agora falando dos instrumentos MADE IN BRAZIL, sei lá, o preço já é um pouco mais alto e deixa de ser atrativo pra muita gente. Brasileiro vai sempre preferir juntar um dinheiro a mais e pegar as marcas de sonho.

Só que a Tagima tem uma influência grande em SP, com muitos endorsers e tal. E SP sozinha é tipo metade do mercado nacional, o que pode ser suficiente pra sustentar a marca.

Olhando de fora eu acho os caras muito inteligentes.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por campos Qua Out 30, 2019 12:11 pm

A Rozini também tem uns violões Brasil bem bons e a preços razoáveis.
Já toquei em alguns e gostei.

campos
Membro

Mensagem por Jãozeiro Qua Out 30, 2019 1:00 pm

vinibassplayer escreveu:
Jãozeiro escreveu:Vou traduzir com um exemplo, caso tenha focado confuso: eu peguei um violãozinho Tagima num rolo. Todo laminado, mas com um som bem legal, madeira bonita, acabamento nota 10.

as vezes um profissional mais qualificado pra setar os parametros da maquina, pq nao é só botar no gabarito.. o gabarito mto provavelmente eles tem, pq é produção em massa, mas se uma coisinha desregula 1mm sequer, já nao entona msm... entao o custo a mais, imagino eu, seri testar todos os instrumentos pra ver se o setup da maquina ta saindo ok.

agora imagina, os kras vao perder um tanto de corpos laminados pq a CNC saiu 1mm da precisão? melhor jogar a bomba na mao do luthier do cliente né

Tem razão, Vinibassplayer. Faz sentido.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo