Qual a importância da opinião alheia pra você?
+7
vinibassplayer
Zubrycky
Jãozeiro
JAZZigo
WHead
Rico
allexcosta
11 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Qual a importância da opinião alheia pra você?
Falando de música especificamente...
O que leva pessoas a argumentarem ou tentarem "provar" que elas estão corretas?
Quando eu ou outro membro do fórum diz que um ídolo qualquer from hell não é isso tudo, o que motiva seus súditos a postarem dezenas de vídeos de mais do mesmo tentando convencer a outra parte do contrário? Achar que a outra parte não conhece o suficiente sobre o assunto e pode mudar de idéia?
Pergunto porque me coloco numa situação oposta, num tópico onde um Anlei genérico diria "AJ é fraco, toca como principiante, bom é Gene Simmons". E isso não me causaria reação alguma...
Se há uma convicção de cada um de nós de que algo que gostamos é realmente legal e rico artisticamente, que tipo de insegurança leva a essas argumentações?
O que leva pessoas a argumentarem ou tentarem "provar" que elas estão corretas?
Quando eu ou outro membro do fórum diz que um ídolo qualquer from hell não é isso tudo, o que motiva seus súditos a postarem dezenas de vídeos de mais do mesmo tentando convencer a outra parte do contrário? Achar que a outra parte não conhece o suficiente sobre o assunto e pode mudar de idéia?
Pergunto porque me coloco numa situação oposta, num tópico onde um Anlei genérico diria "AJ é fraco, toca como principiante, bom é Gene Simmons". E isso não me causaria reação alguma...
Se há uma convicção de cada um de nós de que algo que gostamos é realmente legal e rico artisticamente, que tipo de insegurança leva a essas argumentações?
allexcosta- Administrador
Re: Qual a importância da opinião alheia pra você?
Aí que tá... A opinião alheia não deveria importar, nem mesmo se fosse algo pessoal.
Esse é o exercício que venho fazendo e tentando aprimorar há anos. Só que não consigo falar sobre isso como algo exclusivo para assuntos de música ou meras preferências pessoais.
Sou gestor, tenho uma equipe muito grande, e afirmo categoricamente que eu sei que trabalho com muitos que não gostam de mim (normal. Até aí nada de mais, né,???), e inclusive fico sabendo de diversos comentários chatos e inverídicos a meu respeito.
Meu exercício consiste em direcionar o meu foco ao trabalho, unicamente e indistintamente, sem me importar com a opinião alheia.
A parada é assim: trabalha bem? É interessado? Cumpre suas rotinas de forma satisfatória? Esses ficam, e eu até consigo promoções as vezes.
Isso é verdade mesmo. Eu acho que é obrigação pensar e agir parecido com isso.
Teve um funcionário que soube que alguns dos comentários dele chegaram aos meus ouvidos e veio tentar apaziguar a situação, provavelmente com medo de ser demitido. Eu respondi a ele que o que ele achava ou deixava de achar de mim, não fazia a menor diferença. Fiz isso rindo, e ri ainda mais da cara confusa dele...
Quanto a música, se a opinião alheia me afetasse, talvez eu nem estivesse nesse fórum, principalmente agora em que tenho (eu posso estar errado) a impressão de que Rockers estão deixando de ser bem vindos aqui, se falarem de suas influências, exaltando-as de alguma forma.
Mas esse assunto é uma via de duas mãos... Tem também os que se sentem melindrados justamente porque sua opinião não faz diferença, o que denota uma certa falta de amadurecimento, ao meu ver...
Esse tópico é bem apropriado, inclusive porque ele tem o potencial de se auto explicar com exemplos futuros.
Mas é claro, isso tudo é só a MINHA opinião...
Esse é o exercício que venho fazendo e tentando aprimorar há anos. Só que não consigo falar sobre isso como algo exclusivo para assuntos de música ou meras preferências pessoais.
Sou gestor, tenho uma equipe muito grande, e afirmo categoricamente que eu sei que trabalho com muitos que não gostam de mim (normal. Até aí nada de mais, né,???), e inclusive fico sabendo de diversos comentários chatos e inverídicos a meu respeito.
Meu exercício consiste em direcionar o meu foco ao trabalho, unicamente e indistintamente, sem me importar com a opinião alheia.
A parada é assim: trabalha bem? É interessado? Cumpre suas rotinas de forma satisfatória? Esses ficam, e eu até consigo promoções as vezes.
Teve um funcionário que soube que alguns dos comentários dele chegaram aos meus ouvidos e veio tentar apaziguar a situação, provavelmente com medo de ser demitido. Eu respondi a ele que o que ele achava ou deixava de achar de mim, não fazia a menor diferença. Fiz isso rindo, e ri ainda mais da cara confusa dele...
Quanto a música, se a opinião alheia me afetasse, talvez eu nem estivesse nesse fórum, principalmente agora em que tenho (eu posso estar errado) a impressão de que Rockers estão deixando de ser bem vindos aqui, se falarem de suas influências, exaltando-as de alguma forma.
Mas esse assunto é uma via de duas mãos... Tem também os que se sentem melindrados justamente porque sua opinião não faz diferença, o que denota uma certa falta de amadurecimento, ao meu ver...
Esse tópico é bem apropriado, inclusive porque ele tem o potencial de se auto explicar com exemplos futuros.
Mas é claro, isso tudo é só a MINHA opinião...
Rico- Eterno Colaborador
Rico escreveu:Sou gestor, tenho uma equipe muito grande, e afirmo categoricamente que eu sei que trabalho com muitos que não gostam de mim (normal. Até aí nada de mais, né,???)
É.
Rico escreveu:e inclusive fico sabendo de diversos comentários chatos e inverídicos a meu respeito.
Também normal.
Rico escreveu:A parada é assim: trabalha bem? É interessado? Cumpre suas rotinas de forma satisfatória? Esses ficam, e eu até consigo promoções as vezes.
Saiba eu isso é o que acontece em qualquer ambiente formado por pessoas maduras e profissionais.
Rico escreveu:Teve um funcionário que soube que alguns dos comentários dele chegaram aos meus ouvidos e veio tentar apaziguar a situação, provavelmente com medo de ser demitido. Eu respondi a ele que o que ele achava ou deixava de achar de mim, não fazia a menor diferença. Fiz isso rindo, e ri ainda mais da cara confusa dele...
Reação padrão de um chefe que não tem 12 anos de idade.
Rico escreveu:Quanto a música, se a opinião alheia me afetasse, talvez eu nem estivesse nesse fórum, principalmente agora em que tenho (eu posso estar errado) a impressão de que Rockers estão deixando de ser bem vindos aqui, se falarem de suas influências, exaltando-as de alguma forma.
Isso me soa um pouco estranho. E falo com um pouco de propriedade, pois essa bandeira foi minha desde o início e nunca mudei o tom. E não há muita gente que me apoia nisso. É uma saga meio solitário, como deveria ser...
Rico escreveu:Mas esse assunto é uma via de duas mãos... Tem também os que se sentem melindrados justamente porque sua opinião não faz diferença, o que denota uma certa falta de amadurecimento, ao meu ver...
Os dois lados denotam falta de amadurecimento.
Rico escreveu:Esse tópico é bem apropriado, inclusive porque ele tem o potencial de se auto explicar com exemplos futuros.
Verdade.
allexcosta escreveu:
Saiba eu isso é o que acontece em qualquer ambiente formado por pessoas maduras e profissionais.
Reação padrão de um chefe que não tem 12 anos de idade.
Afirmo categoricamente que tem muita gente no fórum que vivenciou de alguma forma outra realidade... Perseguições são coisas infelizmente comuns em ambiente de trabalho. A gente sabe disso. Eu fui vítima desse tipo de coisa por uma década, e antes disso também.
Infelizmente, a obviedade de agir corretamente não é padrão não...
Rico escreveu:Quanto a música, se a opinião alheia me afetasse, talvez eu nem estivesse nesse fórum, principalmente agora em que tenho (eu posso estar errado) a impressão de que Rockers estão deixando de ser bem vindos aqui, se falarem de suas influências, exaltando-as de alguma forma
allexcosta escreveu:
Isso me soa um pouco estranho. E falo com um pouco de propriedade, pois essa bandeira foi minha desde o início e nunca mudei o tom. E não há muita gente que me apoia nisso. É uma saga meio solitário, como deveria ser...
Não consegui compreender essa parte...
Assim... Se eu digo que tenho a impressão de que Rockers não são bem vindos ao exaltarem seus ídolos, e vc afirma que essa sempre foi sua bandeira, você confirma que a minha impressão está correta ou minha interpretação de texto me traiu?
Se for o caso, também não vejo problemas com isso.
Última edição por Rico em Dom Dez 01, 2019 2:29 pm, editado 7 vez(es)
Rico- Eterno Colaborador
Difícil arrumar texto no smartphone, viu???
Rico- Eterno Colaborador
Tema interessante.
Tenho pra mim que às vezes existe uma combinação de fatores que levam a essas situações: o envolvimento emocional exagerado (associado, normalmente, à imaturidade), a falta de referência ou universo limitado para comparação (ou inexperiência), além, é claro, de toda a subjetividade da arte. Existe ainda a necessidade humana natural de se sentir parte de um grupo para se sentir seguro, aceito. Admito que já fui bem assim - mas me sinto mais completo quanto mais contato com o diverso eu alcanço. Por isso gosto desse Fórum. Abraço.
Tenho pra mim que às vezes existe uma combinação de fatores que levam a essas situações: o envolvimento emocional exagerado (associado, normalmente, à imaturidade), a falta de referência ou universo limitado para comparação (ou inexperiência), além, é claro, de toda a subjetividade da arte. Existe ainda a necessidade humana natural de se sentir parte de um grupo para se sentir seguro, aceito. Admito que já fui bem assim - mas me sinto mais completo quanto mais contato com o diverso eu alcanço. Por isso gosto desse Fórum. Abraço.
^A subjetividade da arte... Frase mais que perfeita...
Um tema interessante e inconclusivo como muitos aqui, penso. Mas que daria um excelente tópico.
WHead ganharia fácil a eleição pro membro mais gente fina desse fórum. Já eu, por escolha própria, sequer participaria, rsrsrs...
Um tema interessante e inconclusivo como muitos aqui, penso. Mas que daria um excelente tópico.
WHead ganharia fácil a eleição pro membro mais gente fina desse fórum. Já eu, por escolha própria, sequer participaria, rsrsrs...
Rico- Eterno Colaborador
No que diz respeito à música, tô cagando, andando e acho que todos deveriam fazer o mesmo.
O que me incomoda e me torna um mala-sem-alça é quando, sobretudo novatos, chegam cheios de proselitismo, proxilismo e auto-afirmação. Aí é phoda ficar "calado"!
O que me incomoda e me torna um mala-sem-alça é quando, sobretudo novatos, chegam cheios de proselitismo, proxilismo e auto-afirmação. Aí é phoda ficar "calado"!
JAZZigo- FCBR-CT
^Cê tá fazendo campanha???
Rico- Eterno Colaborador
JAZZigo- FCBR-CT
Rico escreveu:Não consegui compreender essa parte...
Assim... Se eu digo que tenho a impressão de que Rockers não são bem vindos ao exaltarem seus ídolos, e vc afirma que essa sempre foi sua bandeira, você confirma que a minha impressão está correta ou minha interpretação de texto me traiu?
Eu quis dizer o seguinte:
Minha ladainha nunca mudou e você já frequenta aqui faz um tempo. O que o teria levado a achar que exaltações roqueiras recentemente passaram a ser mal-vindas?
Pergunto porque o tom geral do fórum em relação a isso continua o mesmo de sempre, inclusive da minha parte.
O FCBR, enquanto fórum e grupo de pessoas, nunca teve uma agenda anti-rock, muito pelo contrário. A esmagadora maioria dos membros aqui se identificam como admiradores desse estilo. Há alguns gatos pingados, como eu e o Juninho que constantemente fazemos um comentário ou outro. E me admira que vocês, enquanto maioria, se deixem sofrer bullying por dois membros isolados.
^Excelente resposta.
Não tenho um porque pronto pra você. Talvez seja o fato de eu tentar mesmo me abstrair desse tipo de coisa, ou achar que esses assuntos eram brincadeira e zoação, simplesmente.
Agora, não ser bem vindo por conta do meu gosto musical, é outra história... Você é o administrador. Eu nunca fiz absolutamente nada por esse fórum.
Valeu.
Não tenho um porque pronto pra você. Talvez seja o fato de eu tentar mesmo me abstrair desse tipo de coisa, ou achar que esses assuntos eram brincadeira e zoação, simplesmente.
Agora, não ser bem vindo por conta do meu gosto musical, é outra história... Você é o administrador. Eu nunca fiz absolutamente nada por esse fórum.
Valeu.
Rico- Eterno Colaborador
Rico escreveu:Sou gestor, tenho uma equipe muito grande, e afirmo categoricamente que eu sei que trabalho com muitos que não gostam de mim (normal. Até aí nada de mais, né,???), e inclusive fico sabendo de diversos comentários chatos e inverídicos a meu respeito.
Uma coisa que presenciei uns anos atrás na última indústria em que traballhei (2016) é que estava ascendendo a líder de equipe uma quantidade considerável de pessoas mais jovens, e eles encontravam dificuldade em lidar com operadores mais velhos.
Os operários "macaco véio" tinham alguma resistência em receber orientações e correções do líder porque era tipo assim: "esse pirralho tá dando ordem em mim e me ensinando como fazer? Trabalho aqui há mais de 20 anos."
Ou seja, tinham uns operários que se achavam fodões porque estavam há mais de décadas na empresa, mas nunca tinham se destacado ou saído muito do lugar. Aí aparece um carinha atualizado, que sabe mais, com ideias de trabalhar com mais eficiencia e economia de recursos (sem falar em operar do jeito certo, e não o jeito "das antigas"), vira líder...e aí já viu. Rolavam esses choques.
Nas reuniões sempre era uma mini treta.
Jãozeiro- Membro
Rico escreveu:Agora, não ser bem vindo por conta do meu gosto musical, é outra história... Você é o administrador. Eu nunca fiz absolutamente nada por esse fórum.
Algumas coisas que precisam ficar claras:
- O Alex que discute ou debate com você no dia a dia é só mais um membro do fórum. O Alex que dá um aviso ou move um tópico faz seu papel como admin porque alguém tem que fazê-lo. E eu poderia até dar esses avisos ou fazer essas coisas através de outro usuário, chamado admin, mas é que nunca foi hábito aqui e seria meio estranho começar com isso.
- A existência de um fórum se dá, única e exclusivamente, pela participação dos seus membros. Não há um membro sequer que participa que "nunca fez absolutamente nada por esse fórum".
Por questões mais que óbvias, a gente não pode fazer uma enquete pra cada decisão que vai tomar, mas um fórum de caráter ativo como o nosso, é de todos os membros. Senão seria só um site onde admins e moderadores viriam diariamente conversar entre si. E isso é um grupo, não um fórum.
Bom, não tenho o menor problema com a opinião alheia, mesmo porque nunca aprendi nada de novo com gente que pensa igual a mim e uma pessoa que pensa diferente de mim é apenas isso, uma pessoa que pensa diferente de mim, não uma espécie de inimigo.
E mais: As pessoas têm o direito de pensar o que bem desejarem.
De minha parte, apenas exponho da forma mais didática possível o meu ponto de vista, fruto de tudo o que vi neste mundo musical desde que comecei a tocar, e não me importo se concordam comigo ou não, mesmo porque não tenho a pretensão de ser o dono da verdade (Deus me livre disso, pois nada cega mais do que a percepção de que se está sempre certo e o restante do mundo, sempre errado).
E mais: As pessoas têm o direito de pensar o que bem desejarem.
De minha parte, apenas exponho da forma mais didática possível o meu ponto de vista, fruto de tudo o que vi neste mundo musical desde que comecei a tocar, e não me importo se concordam comigo ou não, mesmo porque não tenho a pretensão de ser o dono da verdade (Deus me livre disso, pois nada cega mais do que a percepção de que se está sempre certo e o restante do mundo, sempre errado).
nao tenho problema com opiniao alheia e nem fico tentando provar a minha... gosto do q gosto, msm sabendo que pode ser ruim ou mal tocado pra outros.. tem ate coisas que eu sei que ta mal tocando e ainda assim acabo gostando...
sei la, é o tipo de topico que nao me agrega mto pelas discussoes, por isso até me abstenho mtas vezes de entrar nas conversas, mas acompanho-as até certo ponto... qdo começam a ficar batendo na mesma tecla de um lado ou do outro, eu simplesmente esqueço o topico...
sei la, é o tipo de topico que nao me agrega mto pelas discussoes, por isso até me abstenho mtas vezes de entrar nas conversas, mas acompanho-as até certo ponto... qdo começam a ficar batendo na mesma tecla de um lado ou do outro, eu simplesmente esqueço o topico...
vinibassplayer- Membro
Amigos, sei que o tópico é sobre música mas o assunto é correlato e acho que pode contribuir.
Opinião - pura e simples - não é argumento.
Texto inspirado por Walter Carnielli, matemático, professor de lógica na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e autor de “Pensamento crítico - o poder da lógica e da argumentação” (Editora Rideel), livro escrito em parceria com o matemático americano Richard L. Epstein.
Em primeiro lugar é preciso estabelecer: discussão serve para a construção de conhecimento, não para a destruição. Assim, não se trata de "vencer" ou "perder" uma discussão, mas sim de experimentá-la, como uma viagem, das premissas à conclusão - e, quiçá, concluí-la tendo oferecido ou agregado novos entendimentos. Todos temos uma educação argumentativa muito ruim, fruto do ambiente competitivo de nossas sociedades modernas. Some a isso contextos inflamados, opiniões polarizadas, notícias falsas e falta de empatia e chegamos a um retrato bem próximo ao da nossa realidade.
Não é raro confundirmos discussão com briga mas existem técnicas que podem nos indicar os melhores caminhos para essas lidarmos e aprendermos com essas situações.
Partindo do pressuposto de que as premissas argumentativas que são apresentadas são precisas e verdadeiras (algo fundamental para a sustentação do argumento e uma conclusão verdadeira), entender o ponto de vista dos outros é o primeiro passo (Princípio da Acomodação Racional: entender o ponto de vista do outro em sua forma mais forte e persuasiva antes de submeter sua visão à nossa própria avaliação). Ou seja, se quisermos realmente manter uma discussão honesta, devemos primeiro fazer todos os esforços para conhecer e entender as premissas e a conclusão do outro, inclusive ajudando-o a reparar os pontos fracos. Só então, após essa atitude respeitosa, é que devemos (gentilmente, eu sugiro) apontar a ele onde suas premissas são falhas ou duvidosas, e/ou porque tais premissas não apoiam a conclusão.
Mas, e o "direito a ter uma opinião", onde fica?
Aqui aparece a segunda coisa que precisa ser mencionada: todos têm o direito de manter sua opinião, mas opinião - pura e simples - não é argumento. Um bom exemplo é o nosso sistema eleitoral: ninguém precisa argumentar para votar no candidato que preferir, basta manifestar sua opinião nas urnas. Mas quando o candidato quer nos convencer, ou quando queremos convencer os outros sobre nossa posição política, nossa crenças não bastam. São necessários argumentos, factíveis e comprováveis, de preferência. Embora esse exemplo também possa ser adaptado para a escolha de instrumentos, infelizmente, não cabe tão bem quando o assunto é tão subjetivo e humano como as Artes.
Tenho certeza de que tópicos como esse, em que se propõe uma análise daquilo que somos e fazemos - apesar de potencialmente inconclusivos (visto nossas limitações e nossa inconstante constante humana) - sempre trarão novos olhares e um aperfeiçoamento humano a cada um que se interessar. Abraço.
Texto inspirado por Walter Carnielli, matemático, professor de lógica na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e autor de “Pensamento crítico - o poder da lógica e da argumentação” (Editora Rideel), livro escrito em parceria com o matemático americano Richard L. Epstein.
Em primeiro lugar é preciso estabelecer: discussão serve para a construção de conhecimento, não para a destruição. Assim, não se trata de "vencer" ou "perder" uma discussão, mas sim de experimentá-la, como uma viagem, das premissas à conclusão - e, quiçá, concluí-la tendo oferecido ou agregado novos entendimentos. Todos temos uma educação argumentativa muito ruim, fruto do ambiente competitivo de nossas sociedades modernas. Some a isso contextos inflamados, opiniões polarizadas, notícias falsas e falta de empatia e chegamos a um retrato bem próximo ao da nossa realidade.
Não é raro confundirmos discussão com briga mas existem técnicas que podem nos indicar os melhores caminhos para essas lidarmos e aprendermos com essas situações.
Partindo do pressuposto de que as premissas argumentativas que são apresentadas são precisas e verdadeiras (algo fundamental para a sustentação do argumento e uma conclusão verdadeira), entender o ponto de vista dos outros é o primeiro passo (Princípio da Acomodação Racional: entender o ponto de vista do outro em sua forma mais forte e persuasiva antes de submeter sua visão à nossa própria avaliação). Ou seja, se quisermos realmente manter uma discussão honesta, devemos primeiro fazer todos os esforços para conhecer e entender as premissas e a conclusão do outro, inclusive ajudando-o a reparar os pontos fracos. Só então, após essa atitude respeitosa, é que devemos (gentilmente, eu sugiro) apontar a ele onde suas premissas são falhas ou duvidosas, e/ou porque tais premissas não apoiam a conclusão.
Aqui aparece a segunda coisa que precisa ser mencionada: todos têm o direito de manter sua opinião, mas opinião - pura e simples - não é argumento. Um bom exemplo é o nosso sistema eleitoral: ninguém precisa argumentar para votar no candidato que preferir, basta manifestar sua opinião nas urnas. Mas quando o candidato quer nos convencer, ou quando queremos convencer os outros sobre nossa posição política, nossa crenças não bastam. São necessários argumentos, factíveis e comprováveis, de preferência. Embora esse exemplo também possa ser adaptado para a escolha de instrumentos, infelizmente, não cabe tão bem quando o assunto é tão subjetivo e humano como as Artes.
Tenho certeza de que tópicos como esse, em que se propõe uma análise daquilo que somos e fazemos - apesar de potencialmente inconclusivos (visto nossas limitações e nossa inconstante constante humana) - sempre trarão novos olhares e um aperfeiçoamento humano a cada um que se interessar. Abraço.
WHead escreveu:Todos temos uma educação argumentativa muito ruim
Prefiro pensar que não faço parte desse "todos".
Mesmo sem uma educação formal em filosofia ou lógica ou sem ter participado de grupos de debate, faço um esforço diário e auto-didata para entender argumentos e contra-argumentos pelo que eles são.
Duvido muito que alguém de fato não se importe com a opinião alheia. A questão é como você(nós) lida(mos) com isso.
Um fórum com todas as opiniões convergindo para a mesma direção perde automaticamente sua utilidade. Como foi dito acima pelo Zubrycky, nos enriquecemos nas diferenças. Tenho um exemplo recente disso onde fui altamente leviano no meu julgamento em relação as pessoas que curtem baixos antigos e sem muitos recursos. O mesmo Zubrycky teve a paciência de argumentar comigo e elucidou de maneira maestral que não é bem como eu pensava. Já no caso da apreciação incondicional aos grandes nomes do prog ou seja lá o que for, mantenho minhas ressalvas e acho que são bem justificáveis (inclusive, não sou o único).
Acho que o que não se deve é levar nada para o lado pessoal, por mais difícil que isso seja.
É o velho clichê... o que seria do amarelo...
Vida longa
Um fórum com todas as opiniões convergindo para a mesma direção perde automaticamente sua utilidade. Como foi dito acima pelo Zubrycky, nos enriquecemos nas diferenças. Tenho um exemplo recente disso onde fui altamente leviano no meu julgamento em relação as pessoas que curtem baixos antigos e sem muitos recursos. O mesmo Zubrycky teve a paciência de argumentar comigo e elucidou de maneira maestral que não é bem como eu pensava. Já no caso da apreciação incondicional aos grandes nomes do prog ou seja lá o que for, mantenho minhas ressalvas e acho que são bem justificáveis (inclusive, não sou o único).
Acho que o que não se deve é levar nada para o lado pessoal, por mais difícil que isso seja.
É o velho clichê... o que seria do amarelo...
Vida longa
Convidado- Convidado
Isso é que eu chamo de maturidade.Rico escreveu:
Convidado- Convidado
Não só em música, opinião alheia me é útil, pois posso refletir sobre o q faço, nem q seja para reafirmar minhas posturas.
A insistência de algumas pessoas em se achar fontes da razão sobre algo me parece uma inclinação da natureza humana, apenas.
A insistência de algumas pessoas em se achar fontes da razão sobre algo me parece uma inclinação da natureza humana, apenas.
fheliojr- Membro
Já me importei mais mas hoje em dia procuro aprender com elas sem ligar muito.
Geralmente elas me ensinam muito mais sobre quem emite do que sobre mim mesmo.
Geralmente elas me ensinam muito mais sobre quem emite do que sobre mim mesmo.
Fernando Zadá- Moderador
Henri-Q escreveu:Duvido muito que alguém de fato não se importe com a opinião alheia. A questão é como você(nós) lida(mos) com isso.
acho que uma das formas de lidar com isso é nao se importar.. uns lidam argumentando, outros tentando impor, outros simplesmente ignoram e se abstem de comentar..
vinibassplayer- Membro
Pra mim a opinião alheia importa. Mas até certo ponto, e dependendo de como essa opinião é dada.
E importa também pra um monte mais de gente. Fosse o contrário, ninguém se doeria tanto pelo o que o outro diz, como as vezes a gente vê por aqui...
E opinião alheia não é necessariamente algo ruim. E se for uma opinião te elogiando, falando bem de você? Então não importa? Estranho...
Acho um tanto prepotente pensar que o que os outros têm a dizer não interessa, que nenhuma opinião importa e que o meu "eu" resguarda a verdade absoluta. É uma maneira excelente de estacionar em muita coisa na vida. Escutar os outros é importante.
E importa também pra um monte mais de gente. Fosse o contrário, ninguém se doeria tanto pelo o que o outro diz, como as vezes a gente vê por aqui...
E opinião alheia não é necessariamente algo ruim. E se for uma opinião te elogiando, falando bem de você? Então não importa? Estranho...
Acho um tanto prepotente pensar que o que os outros têm a dizer não interessa, que nenhuma opinião importa e que o meu "eu" resguarda a verdade absoluta. É uma maneira excelente de estacionar em muita coisa na vida. Escutar os outros é importante.
Jãozeiro- Membro
WHead escreveu:Amigos, sei que o tópico é sobre música mas o assunto é correlato e acho que pode contribuir.
Eu concordo 100% com essa forma de analisar essas situações.
Existe a mera opinião e existe o entendimento fundamentado. Quando alguém exprime a opinião pura e simples, penso que vai de cada um quantificar a devida importância que se deva dar em relação a ela, de modo que simplesmente ignorá-la não se revela como um lado negativo ou prepotência do indivíduo. Entretanto, quando alguém apresenta um entendimento fundamentado sobre algum assunto, ou seja, um argumento propriamente dito, acho que cabe ao ser humano fazer uma análise sobre isso, e ignorar o argumento ou desmerecê-lo sem se apresentar uma fundamentação é como justificar o sim pelo sim ou o não pelo não, e isso não é fundamento para qualquer pensamento crítico. Isso é basilar de qualquer atividade hermenêutica, mas incrivelmente as vezes (muitas vezes) as pessoas simplesmente esquecem que possuem capacidade cognitiva e tentam impor opiniões sem fundamento sobre argumentos, ou ignorar argumentos por terem opiniões pré-concebidas baseadas em NADA ou baseadas justamente naquilo que o argumento contrário critica. É nesses casos que as opiniões importam tanto.
Última edição por Renato Aversari em Ter Dez 03, 2019 1:14 pm, editado 1 vez(es)
Renato Aversari- Membro
É preciso entender que a opinião das pessoas é de fato a opinião das pessoas. Obvio né? Rrsrs...
Li muito sobre RBX 375 aqui no Fórum. Sempre comentários muito positivos – Minha experiência com o baixo não foi boa.
Li muito sobre como os Bartolinis MK1 são ruins – Minha experiência com os caps é excelente.
Li que uma boa vantagem dos Fender é que te entregam um som pronto – De fato, concordo com isso.
Teria vários outros exemplos.
Li muito sobre RBX 375 aqui no Fórum. Sempre comentários muito positivos – Minha experiência com o baixo não foi boa.
Li muito sobre como os Bartolinis MK1 são ruins – Minha experiência com os caps é excelente.
Li que uma boa vantagem dos Fender é que te entregam um som pronto – De fato, concordo com isso.
Teria vários outros exemplos.
Convidado- Convidado
Só complementando minha linha de raciocínio, quando disse "ou baseadas justamente naquilo que o argumento contrário critica", trazendo para o lado prático, é algo do tipo:
Um sujeito diz, baseado na sua experiência, que tarraxas hipshot são as mais leves, sendo assim as melhores para combater o Neck Dive do instrumento.
Um segundo sujeito diz que não, que as tarraxas gotoh res-o-lite de fibra de carbono são mais leves que as hipshot, e, portanto, mais efetivas contra o Neck Dive.
O primeiro sujeito volta a dizer que as hipshot são as melhores para combater o Neck Dive, ignorando o argumento do segundo sujeito com base no fundamento criticado sem apresentar uma linha de sustentação para o seu fundamento.
Pior que isso é só quando a pessoa já emite primariamente a opinião pura e simples (sem sequer ter um fundamento, ainda que o fundamento esteja errado)
Um sujeito diz, baseado na sua experiência, que tarraxas hipshot são as mais leves, sendo assim as melhores para combater o Neck Dive do instrumento.
Um segundo sujeito diz que não, que as tarraxas gotoh res-o-lite de fibra de carbono são mais leves que as hipshot, e, portanto, mais efetivas contra o Neck Dive.
O primeiro sujeito volta a dizer que as hipshot são as melhores para combater o Neck Dive, ignorando o argumento do segundo sujeito com base no fundamento criticado sem apresentar uma linha de sustentação para o seu fundamento.
Pior que isso é só quando a pessoa já emite primariamente a opinião pura e simples (sem sequer ter um fundamento, ainda que o fundamento esteja errado)
Renato Aversari- Membro
A opinião alheia serve pra que eu conheça o outro. Mostra um outro ponto de vista que pode ou não dizer-me algo importante a julgar, a peneira dos meus próprios conceitos.
Edão- Membro