Melhor baixista de todos os tempos
+44
RobertoGrecoJr
CG
Rico
Edu Fettermann
lucian.cupin
Jander
Gabriel Mazzini
CSergio
Edão
Cantão
deixados
Vegeance
Dpaulo
fheliojr
siodoni
Uchoa
Paulo Penna
RBORCARI
BLZENI
Rui Lima
AndréBurger
afonsodecampos
Stormbringer
Tarcísio Caetano
rafammbass
Juninho Sampaio
Pz123
HenriqueBessa
Danilo W. Moreira
NESCAU
Breno_Barnabe
joabi
JAZZigo
bodhan
Zubrycky
Jãozeiro
Igor Canavarro
Fernando Zadá
vinibassplayer
Bananoise
Mulambo
WHead
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
48 participantes
:: Fórum Técnico :: Baixistas
Página 3 de 5
Página 3 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Qual o melhor baixista de todos os tempos na sua opinião?
Re: Melhor baixista de todos os tempos
fheliojr escreveu:James Jamerson, por seu extremo valor histórico no desenvolvimento da linguagem do baixo elétrico.
O Lemmy é o mais sexy.
Falaria o mesmo se eu tivesse um lado feminino. KKKKKKKKKKK
Igor Canavarro- Membro
No meu gosto é o Nico, imbatível.
Mas o Jaco teve uma força gravitacional e uma influência sobre os outros baixistas que acho que nenhum outro superou.
Mas o Jaco teve uma força gravitacional e uma influência sobre os outros baixistas que acho que nenhum outro superou.
Dpaulo- Membro
JAZZigo escreveu:joabi escreveu:Cadê o Baixistão?
esse cara faz parte aqui do fórum?
vi o começo do vídeo e nem terminei e ele removeu
=/
hahaha
Bananoise- Membro
ˆ
O vídeo estava disponível até ontem... enfim, eis o link do canal:
https://www.youtube.com/channel/UCHTjFvtKDeNAoSaq93BiQ1Q
JAZZigo- FCBR-CT
, só trabalhamos com fotosFernando Zadá escreveu:Stormbringer escreveu:
Voce tá com inveja de não poder usar um shortinho desses
Quem disse que não posso????
Voce imaginou o Zadá com o shortinho?Breno_Barnabe escreveu:
O problema desse tipo de postagem é que você imagina a cena e depois não consegue "desimaginar".
Não apenas sou roqueiro das antigas, como comecei a tocar depois de crise da meia idade, como brincam meus amigos kakakakallexcosta escreveu: Perceba que a turma que é roqueira das antigas e convictos das suas preferências não se incomoda muito.
Isso, pra bem ou pra mal, ajuda a separar o que é a)"eu gosto de ouvir e acho genial" do que é b)"tecnicamente apurado e de grande esmero técnico".
e no pacote b) tem muitas coisas que eu gosto, e tem coisas que eu acho chato com todas as forças, e falar isso enfurece os "elitistas" do baixo: tipo qualquer coisa que o Jaco já fez me faz sentir estar vendo "A Roupa Nova do Rei".
Stormbringer- Membro
Bananoise escreveu:esse cara faz parte aqui do fórum?
Mais ou menos...
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:Bananoise escreveu:esse cara faz parte aqui do fórum?
Mais ou menos...
Então o JAZZigo deu uma aloprada né?
shuauhsauhsuhaushau
Bananoise- Membro
JAZZigo escreveu:ˆ
Eu já tinha visto uns vídeos dele faz muito tempo kkkkk
Já vi daquele Renato também e vi que ele participa do fórum hehe
Bananoise- Membro
O melhor baixista entendo como o mais técnico, na minha opinião é o Victor Wooten.
Vegeance- Membro
Geddy Lee, no doubt.
Se bem que ele toca como toca graças ao Neil Peart.
Se bem que ele toca como toca graças ao Neil Peart.
deixados- Membro
Jamerson...
Cantão- Moderador
deixados escreveu:Geddy Lee, no doubt.
A parte do "sem dúvida" é a melhor.
Israel "Cachao" Lopez, sin duda!
bodhan- Membro
Abraham Laboriel
Edão- Membro
allexcosta escreveu:deixados escreveu:Geddy Lee, no doubt.
A parte do "sem dúvida" é a melhor.
Ia votar no Júnior Groovador, mas fiquei na dúvida, aí vi que o Gary entrou nas suas opções e acabei indo nele.
deixados- Membro
Dessas listas de "o melhor", "o maior", "de todos os tempos", já desisti faz tempos; cada época teve seus feras, fica difícil pinçar um/uns, como os melhores.
Mas curto alguns tipo Pino Palladino, Tony Levin, Nathan East, James Jamerson, Carol Kaye, entre outros.
Mas curto alguns tipo Pino Palladino, Tony Levin, Nathan East, James Jamerson, Carol Kaye, entre outros.
CSergio- Membro
O que para vocês determina um "o melhor baixista"?
deixados- Membro
^O espectro varia de
"ele faz coisas que adoro" até "ele é capaz de fazer uma turnê com a Celine Dion sem ensaio"... depende da relação de cada um com a música kakakkaka
"ele faz coisas que adoro" até "ele é capaz de fazer uma turnê com a Celine Dion sem ensaio"... depende da relação de cada um com a música kakakkaka
Stormbringer- Membro
Stormbringer escreveu:^O espectro varia de
UHSUASHUSHUAHSuah boa
Bananoise- Membro
o tecladista do Doors...
Gabriel Mazzini- Membro
Obs: apenas a mão esquerda (ou os pedais?) kakakakGabriel Mazzini escreveu:o tecladista do Doors...
Stormbringer- Membro
Gabriel Mazzini- Membro
https://www.loudersound.com/features/robert-trujillo-why-lemmy-is-one-of-the-true-greats
Gabriel Mazzini escreveu:o tecladista do Doors...
https://www.contrabaixobr.com/t41237-a-historia-secreta-dos-baixistas-do-the-doors
Stormbringer escreveu:^O espectro varia de
Desempatei pro JJ, por ser na minha opinião o mais importante da lista, "melhor" ai já não sei.
Jander- Membro
Chega a me surpreender essa enquete, sendo amplamente conhecido e indiscutível o fato que Lemmy foi o melhor.
Jãozeiro- Membro
que absurdo uma pergunta dessa
obvio que o Thundercat
obvio que o Thundercat
lucian.cupin- Membro
Votei no Jaco pelo ícone que ele é até hoje. Mas meu favorito é o Sting.
Só leio verdades.Jãozeiro escreveu:Chega a me surpreender essa enquete, sendo amplamente conhecido e indiscutível o fato que Lemmy foi o melhor.
Breno_Barnabe- Membro
Zubrycky gosta desta mensagem
Não dá pra votar. Pra mim, tem vários melhores na lista...
Rico- Eterno Colaborador
Os 50 melhores baixistas da história segundo a Rolling Stone
https://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2020/07/06/melhores-baixistas-rolling-stone/
Ou
https://www.rollingstone.com/music/music-lists/50-greatest-bassists-of-all-time-1003022/thundercat-5-1003084/
https://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2020/07/06/melhores-baixistas-rolling-stone/
Ou
https://www.rollingstone.com/music/music-lists/50-greatest-bassists-of-all-time-1003022/thundercat-5-1003084/
deixados- Membro
deixados escreveu:Os 50 melhores baixistas da história segundo a Rolling Stone
Palhaçada essa lista.
Levantando uma questão que já foi debatida aqui e, aproveitando que estou com o documentário dele fresco na cabeça, Lemmy, se vivo fosse, ao tomar conhecimento desse resultado, nos insultaria e diria que somos loucos por cogitar colocá-lo no topo.
But...the zoeira never ends (E não me xinguem pois sei que ele foi relevante sim para o instrumento e muito importante no cenário Rock n Roll)
But...the zoeira never ends (E não me xinguem pois sei que ele foi relevante sim para o instrumento e muito importante no cenário Rock n Roll)
RobertoGrecoJr- Membro
^
Não vejo muita graça no LK, mas tem muito baixista ruim (tecnicamente) bom (musicalmente). Exemplos não faltam...
Canisso (hahahahaha) Esse é ruim bagaramba
Jason Newsted (um dos meus favoritos entre os ruins)
Mike Inez e Mike Star
Chris Novoselic
Mike Dirnt
Duff McKagan
Não defenderia nenhum desses em uma discussão meramente técnica, mas como música vai além da técnica, todos os casos acima (até o Canisso rsrsrs) são baixistas que tocam para a música, independente da técncia (ou falta de).
Enfim...
Não vejo muita graça no LK, mas tem muito baixista ruim (tecnicamente) bom (musicalmente). Exemplos não faltam...
Canisso (hahahahaha) Esse é ruim bagaramba
Jason Newsted (um dos meus favoritos entre os ruins)
Mike Inez e Mike Star
Chris Novoselic
Mike Dirnt
Duff McKagan
Não defenderia nenhum desses em uma discussão meramente técnica, mas como música vai além da técnica, todos os casos acima (até o Canisso rsrsrs) são baixistas que tocam para a música, independente da técncia (ou falta de).
Enfim...
Convidado- Convidado
Newsted foi sabotado no Metallica, o trabalho dele no Flotsam & Jetsam e muito interessante... Ouça a doomsday for the deceiver.
CG- Moderador
Como qualquer outra...allexcosta escreveu:deixados escreveu:Os 50 melhores baixistas da história segundo a Rolling Stone
Palhaçada essa lista.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
fheliojr e Zubrycky gostam desta mensagem
Não tenho dúvida disso. Para mim, ele é o baixista do Metallica, até porque não tenho estômago para o trabalho dos caras depois da saída dele. Tenho um ranço eterno do Trujillo, que é bem melhor que Newsted, aliás.CG escreveu:Newsted foi sabotado no Metallica, o trabalho dele no Flotsam & Jetsam e muito interessante... Ouça a doomsday for the deceiver.
Convidado- Convidado
Pra vc ver né Henri-Q...Henri-Q escreveu:Não tenho dúvida disso. Para mim, ele é o baixista do Metallica, até porque não tenho estômago para o trabalho dos caras depois da saída dele. Tenho um ranço eterno do Trujillo, que é bem melhor que Newsted, aliás.CG escreveu:Newsted foi sabotado no Metallica, o trabalho dele no Flotsam & Jetsam e muito interessante... Ouça a doomsday for the deceiver.
O Trujillo é "melhor" que o Newsted, mas para a banda, para a música que ela faz, o "pior" é o "melhor"....
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Como qualquer outra...allexcosta escreveu:deixados escreveu:Os 50 melhores baixistas da história segundo a Rolling Stone
Palhaçada essa lista.
Bom, sendo justo, qualquer lista desse tipo feita por qualquer um de nós estará sujeita à críticas. Não dá para agradar a todos.
C'est la vie.
deixados escreveu:Os 50 melhores baixistas da história segundo a Rolling Stone
Ou
Gostei da lista. A ordem é discutível, como sempre, mas os textos informativos - na versão original em inglês - sobre cada baixista são bastante interessantes e, para o leitor casual que se deparar com essa lista, são uma boa introdução ao trabalho de cada um deles.
Qualquer lista que não apareça Steve Harris não merece a minha consideração...
CG- Moderador
(2)...CG escreveu:Qualquer lista que não apareça Steve Harris não merece a minha consideração...
Cantão- Moderador
RobertoGrecoJr escreveu:E não me xinguem pois sei que ele foi relevante sim para o instrumento e muito importante no cenário Rock n Roll
Para o instrumento Lemmy foi simplesmente um ninguém, com todo respeito a ele. Sem paixões e emoções, por favor, é só a verdade. O baixo foi e é a mesma coisa, com ou sem Lemmy.
Em relação ao Rock 'n' Roll você tem total razão. Lemmy é uma lenda, uma das figuras mais respeitadas de todos os tempos do rock.
Jãozeiro- Membro
Jãozeiro escreveu:RobertoGrecoJr escreveu:E não me xinguem pois sei que ele foi relevante sim para o instrumento e muito importante no cenário Rock n Roll
Para o instrumento Lemmy foi simplesmente um ninguém, com todo respeito a ele. Sem paixões e emoções, por favor, é só a verdade. O baixo foi e é a mesma coisa, com ou sem Lemmy.
Verdade. Poucos baixistas criam um modo diferente de tocar o baixo e definitivamente Lemmy não foi um desses baixistas. Ele não foi um músico com um estilo e sonoridade próprios, nem tampouco inspirou outros baixistas a tocarem com distorção e a usarem acordes. Além disso, a sonoridade do Motörhead não influenciou em nada nenhum outro grupo que veio depois e a contribuição dele nos tempos do Hawwind são totalmente irrelevantes.
Um completo ninguém para o instrumento, sem sombra de dúvida.
A propósito... https://www.loudersound.com/features/robert-trujillo-why-lemmy-is-one-of-the-true-greats
Não sei destacar múltiplos comentários (Burro mesmo) mas, em resposta aos amigos acima, Joaozeiro e Zubrycky, quando eu disse que ele foi importante para o instrumento, digo no sentido de divulgação.
Porque, na maioria das vezes, os heróis da molecada são os guitarristas e vocalistas. E ele foi um herói baixista. De certa forma pode ter influenciado a iniciar no instrumento, mesmo que para tentar ser o Lemmy.
Sobre técnica, timbre e equips, realmente, foi bem irrelevante mesmo. (Só o Rick dele, de madeira que é lindo, apesar de eu não curtir Ricks)
Porque, na maioria das vezes, os heróis da molecada são os guitarristas e vocalistas. E ele foi um herói baixista. De certa forma pode ter influenciado a iniciar no instrumento, mesmo que para tentar ser o Lemmy.
Sobre técnica, timbre e equips, realmente, foi bem irrelevante mesmo. (Só o Rick dele, de madeira que é lindo, apesar de eu não curtir Ricks)
RobertoGrecoJr- Membro
CG escreveu:Qualquer lista que não apareça Steve Harris não merece a minha consideração...
Você acha mesmo que ele pode ser condiserado um dos melhores baixistas de todos os tempos?
RobertoGrecoJr escreveu:Porque, na maioria das vezes, os heróis da molecada são os guitarristas e vocalistas.
Acho que só no meio do rock, não?
Quando eu era moleque eu escutava Earth Wind and Fire, Chic, David Sanborn e tantos outros artistas. Os baixistas sempre tinham mais destaque que os guitarristas. Até com artistas nacionais como Elis Regina ou João Bosco, o baixo era sempre muito importante.
Só no universo do rock o baixo tem menos importância.
Com certeza allexcosta.
Digo isso no mundo do Rock, pois é onde eu tenho mais propriedade para opinar, uma vez que é o nicho que mais conheço e vivo.
Sabemos, porém, que a cultura musical global tende mais ao Pop e ao Rock, de certa forma.
Muito menos pessoas são privilegiadas a ter acesso às bandas que você citou de forma natural. Por questões da época, influência familiar, região, etc.
Sendo assim, me sinto confortável em dizer que o Motorhead, queira ou não, tem muito mais apelo popular, ENTRE A GAROTADA ATUAL, do que Earth Wind and Fire e David Sanborn e, de certa forma, maior alcance também. E isso levando-se em consideração ainda que não é uma banda tão digerível para a maioria das pessoas.
Digo isso no mundo do Rock, pois é onde eu tenho mais propriedade para opinar, uma vez que é o nicho que mais conheço e vivo.
Sabemos, porém, que a cultura musical global tende mais ao Pop e ao Rock, de certa forma.
Muito menos pessoas são privilegiadas a ter acesso às bandas que você citou de forma natural. Por questões da época, influência familiar, região, etc.
Sendo assim, me sinto confortável em dizer que o Motorhead, queira ou não, tem muito mais apelo popular, ENTRE A GAROTADA ATUAL, do que Earth Wind and Fire e David Sanborn e, de certa forma, maior alcance também. E isso levando-se em consideração ainda que não é uma banda tão digerível para a maioria das pessoas.
Última edição por RobertoGrecoJr em Qua Jul 08, 2020 11:03 am, editado 1 vez(es)
RobertoGrecoJr- Membro
Página 3 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5