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Rodízio de baixos...

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Mensagem por Juninho Sampaio Dom maio 10, 2020 3:38 pm

Pessoal,

Faz um tempo que não abro um tópico aqui. Seguinte: 
Com o fim das gigs devido ao corona vírus, eu guardei meu baixo principal (Yamaha TRB 6 cordas) e peguei o velho baixo de 4 cordas (Fender PB).

Passei um mês estudando apenas com ele, até por que estava na vibe do motown.

Agora, tem uma semana que peguei o de 5 cordas (Music Man). Rapaz...estou me batendo todo...

Isso acontece com vocês? Chega me bateu uma tristeza.
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Mensagem por lucian.cupin Dom maio 10, 2020 5:14 pm

pra mim acontece de cada vez ficar tocando num tipo de baixo e pensar
"nossa como tinha esquecido que 4 cordas era tao legal, quero tocar só ele, vou vender o de 5 e ser só dos passivo 4 cordas"
ai vou lá pego o 5 cordas e fico
"4 cordas ta com nada, fanned melhor coisa, baixo ativo é vida, vou vender os 4 cordas"
ai pego o fretless
"pra que traste, só preciso disso"
e assim vai
tenho medo de pegar um 6 cordas por isso
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Mensagem por Porrobertus Dom maio 10, 2020 5:38 pm

Todos os meus baixos são passivos e de 4 cordas. O rodízio - que eu aplicava quando tinha onde tocar - se dava conforme o gênero que eu tocava.
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Mensagem por allexcosta Dom maio 10, 2020 5:50 pm

Entre 4 e 5 cordas sempre me adaptei bem rápido. Cresci com 5 cordas, então migrar de 4 pra 5 é mais natural que vice-versa.

Tenho dificuldade de adaptação grande com baixos que têm cordas muito próximas do corpo.

6 cordas eu posso estudar e tocar por semanas que nunca deixo de estranhar. Toda minha memória muscular depende da referência da corda mais aguda, então isso me atrapalha muito.

Se for um 7, 8 ou 10 cordas partindo da G, eu me adapto em minutos.

Fretless sempre foi um desafio pra mim, especialmente com retorno ruim.

Sempre tive o hábito de pegar baixos emprestados com amigos pra fazer uma ou duas gigs (deixando os meus com eles, normalmente) e normalmente me adapto bem rápido, tipo umas duas músicas.
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Mensagem por Convidado Dom maio 10, 2020 6:02 pm

Não digo nem tanto com questão a adaptação técnica, mas quando passo um tempo com o Ibanez e vou pro Fender, fico procurando o timbre de um no outro e vice versa. O seis cordas preciso de um a dois dias para me ambientar um pouco se tiver internado nos quatro cordas. Nesse caso a recíproca não é verdadeira... quatro cordas é só sair tocando... foi feito pra mim hahahaha

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Mensagem por Juninho Sampaio Dom maio 10, 2020 7:08 pm

Esqueci de falar que tocar o 6c não há problema. Mas, o de 5...ta dando nó!
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Mensagem por Bruno da Rosa Dom maio 10, 2020 7:48 pm

Faço rodízio direto com os meus. A única diferença notável entre eles é a escala e nem é tanta assim (34" x 33 1/4") então não chego a me atrapalhar tanto.
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Mensagem por Carlos Diego Qua maio 13, 2020 5:49 pm

Eu tenho um Tagima Fusion 4c e um Cort Action VLX de 6c. O que eu mais me perco é no final do braço, quando troco de baixo, pois o Tagima tem 22 trastes e o Cort 24. Quanto as cordas quando pego o baixo confundo um pouco sim, mas alguns minutos tocando já acostumo, mas os trastes a mais me confundem um pouco.

Agora, tendo os dois, não sei qual eu prefiro .... kkkk Estou com o amigo acima, sempre gosto mais do que estou tocando no momento e quero me livrar do outro, e vice versa! kkk
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Mensagem por Ivanov_br Qua maio 13, 2020 8:39 pm

Não tenho qualquer problema. Ja me acostumei com braços diferentes, pesos diferentes. Mas uma dozinha sempre pede adaptação.
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Mensagem por Convidado Qua maio 13, 2020 9:08 pm

Ivanov_br escreveu:Não tenho qualquer problema. Ja me acostumei com braços diferentes, pesos diferentes. Mas uma dozinha sempre pede adaptação.
Lembrei da ultima vez que levei meu 6 cordas para regular. Cheguei lá e meu luthier (guitarrista kkkk) tava com a C afinada em B facepalm Fiz um acorde e veio aquele som dissonante com um choque terrível de embrulhar o estômago... na hora olhei pra ele que já tava rindo. Disse que não consegue conceber a ideia de uma dó depois da sól ahn

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Mensagem por allexcosta Qua maio 13, 2020 9:15 pm

^ Já fiz isso pra ficar brincando em baixo de 6 cordas.
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Mensagem por Convidado Qua maio 13, 2020 9:30 pm

^
É... é uma alternativa. Talvez até tenha gente que toque assim.

Minha mente assimila de boa... tipo, se eu tiver tocando guitarra e pegar o 6 cordas, não rola conflito algum, é instantâneo. Mas acho o shape fornecido pela C no baixo muito prático. Não vejo porque de voltar 1/2 tom.

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Mensagem por Jãozeiro Qua maio 13, 2020 10:15 pm

Se eu tivesse um 6 cordas eu afinaria a corda C meio tom abaixo pra ficar igual ao violão/guitarra, mas com toda certeza.

Senão quebra eu todo, kkkkkk.
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Mensagem por Breno_Barnabe Qua maio 13, 2020 11:57 pm

Sou adepto do rodízio de baixos.
Cada dia mudo eles de posição nos suportes de parede.
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Mensagem por Davi Motta Qui maio 14, 2020 8:18 am

Henri-Q escreveu:
Ivanov_br escreveu:Não tenho qualquer problema. Ja me acostumei com braços diferentes, pesos diferentes. Mas uma dozinha sempre pede adaptação.
Lembrei da ultima vez que levei meu 6 cordas para regular. Cheguei lá e meu luthier (guitarrista kkkk) tava com a C afinada em B facepalm  Fiz um acorde e veio aquele som dissonante com um choque terrível de embrulhar o estômago... na hora olhei pra ele que já tava rindo. Disse que não consegue conceber a ideia de uma dó depois da sól ahn

O único 6c que tive, um Golden BL1600 No, passei um tempo usando essa afinação da C em B.
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Mensagem por Fernando Zadá Qui maio 14, 2020 10:13 am

Na pratica só estou com meu 30 S Martyn então nem rola rodizio nenhum eu tenho que mudar a chavinha quando pego a guitarra porque ele esta EADGC que acho bem mais lógico pro contrabaixo mas não funciona para a guitarra apesar do Stanley Jordan usar. Minha piração seria mudar a guitarra para EADGCF







Acho que se eu não precisasse dar aulas afinaria assim também..... Rsss
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Mensagem por Jãozeiro Qui maio 14, 2020 10:49 am

Pra quem nasceu com baixo 6c ou então sempre tocou com baixos 4c/5c sem antes saber tocar violão ou guitarra, aí é tranquilo e natural usar o 6c tradicionalmente, afinado todo em quartas, com a 1a corda em C. 

Mas pra quem vem do violão/guitarra, essa C aguda aí quebra todo o raciocínio, hehe. Realmente muito mais produtivo jogar ela meio tom abaixo pra você ficar familiarizado e tocar fluente do que apanhar pra reaprender a fazer escalas e acordes (meio tom pra trás ou pra frente faz muita diferença).
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Mensagem por Fernando Zadá Qui maio 14, 2020 11:02 am

Será?
eu vim da guitarra e violão clássico e quando descobri a C fiquei maravilhado...
Acho muito mais interessante e lógico.
Nunca passou pela minha cabeça afinar um contrabaixo como uma guitarra talvez porque na minha cabeça a semelhança de afinações é mera coincidência.
E olha que sempre fui avesso a afinações diferentes..
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Mensagem por Jãozeiro Qui maio 14, 2020 11:27 am

Fernando Zadá, pelo menos pra mim complica tudo.

Tríade maior vira aumentada; tríade menor vira acorde invertido; tríade diminuta vira menor e tríade aumentada vira acorde com 6a. 

Estenda isso para tétrades: maj7 vira tríade maior; m7 vira m(maj7); dominante vira maj7 e meio diminuto vira um acorde hiper tenso aqui que eu deveria saber o nome.

Agora para escalas...imagina tocar tudo o que você já sabe, mas que de repente, em uma corda vai ser tudo uma casa pra trás... não é entortar totalmente o raciocínio de quem enxerga uma corda B ali há anos e décadas? Hehe.
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Mensagem por allexcosta Qui maio 14, 2020 11:29 am

Jãozeiro escreveu:Pra quem nasceu com baixo 6c ou então sempre tocou com baixos 4c/5c sem antes saber tocar violão ou guitarra, aí é tranquilo e natural usar o 6c tradicionalmente, afinado todo em quartas, com a 1a corda em C.

Eu estudei violão antes de pegar o baixo, mas acho que sair de 4 pra 5 é muito mais simples que de 4/5 pra 6, até porque nossa referência sempre parte da corda mais aguda.

Apesar de baixo não ter sido meu primeiro instrumento, toda minha memória muscular e cacoete funciona pra uma corda aguda G, então a dozinha atrapalha. Mas talvez atrapalhe mais porque ainda tenho o cacoete de violão também.

Jãozeiro escreveu:Mas pra quem vem do violão/guitarra, essa C aguda aí quebra todo o raciocínio, hehe. Realmente muito mais produtivo jogar ela meio tom abaixo pra você ficar familiarizado e tocar fluente do que apanhar pra reaprender a fazer escalas e acordes (meio tom pra trás ou pra frente faz muita diferença).

Verdade, mas no meu caso a ausência da mizinha também atrapalha. Meu cérebro é programado pra afinação de violão ou de baixo 4/5 cordas.

Acho que um baixo de 7 cordas EBGDAEB funcionaria melhor pra mim que um 6 cordas BGDAEB e, obviamente, que um CGDABE tradicional.

Aliás, eu ficaria tranquilo com qualquer quantidade de cordas, contanto que a primeira fosse E ou G.
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Mensagem por Fernando Zadá Qui maio 14, 2020 11:32 am

No meu caso o lance é que a visualização e raciocinio no meu EADGC atualmente faz muito mais sentido.
Sentiria pena é do meu repertório de chord melody de umas trocentas músicas que iria todo pelo ralo....
Mas te afirmo que hoje se ganhasse na loteria e não precisasse mais dar aulas encarava testar fácil fácil tudo em quartas
Como bem comenta o Tom Quayle no video que postei acima bye bye AC/DC riffs, Stevie Ray Vaughan music mas....
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Mensagem por campos Qui maio 14, 2020 11:36 am

E a adaptação para tocar nos hofner / viola, com aquele braço mínimo e esquisito ???

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Mensagem por Juninho Sampaio Qui maio 14, 2020 12:20 pm

Fernando Zadá escreveu:Será?
eu vim da guitarra e violão clássico e quando descobri a C fiquei maravilhado...
Acho muito mais interessante e lógico.
Nunca passou pela minha cabeça afinar um contrabaixo como uma guitarra talvez porque na minha cabeça a semelhança de afinações é mera coincidência.
E olha que sempre fui avesso a afinações diferentes..

Nem pela minha cabeça. Pra mim baixo é e sempre será afinado em 4a
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Mensagem por Stormbringer Qui maio 14, 2020 2:38 pm

Agora ficando em casa, tenho tocado cada dia em um Laughing

Em periodos normais, eu tenho um baixo afinado meio tom abaixo, pra tocar com a Monday Riders, e os outros em afinação padrao pras demais gigs, ai escolho de acordo com o som que quero praquela determinada banda. Quando tem musica com drop D e afins eu uso um baixo de 5 cordas, por que não curto afinações esquisitas... O "rodízio" que faço é basicamente funcional
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Mensagem por JAZZigo Qui maio 14, 2020 2:48 pm

Juninho Sampaio escreveu:Pessoal,

Faz um tempo que não abro um tópico aqui. Seguinte: 
Com o fim das gigs devido ao corona vírus, eu guardei meu baixo principal (Yamaha TRB 6 cordas) e peguei o velho baixo de 4 cordas (Fender PB).

Passei um mês estudando apenas com ele, até por que estava na vibe do motown.

Agora, tem uma semana que peguei o de 5 cordas (Music Man). Rapaz...estou me batendo todo...

Isso acontece com vocês? Chega me bateu uma tristeza.
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Não me preocupo com isso.  nah

Costumo usar um baixo por mês. Agora, o baixo da vez é o Gibson Midtown Standard Bass e, portanto, depois do final de maio, só devo voltar a tocá-lo em agosto de 2024. Basketball





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Mensagem por Stormbringer Qui maio 14, 2020 3:11 pm

^

KAKAKAKAKAKAKAKAK

Eu ri largado disso!
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Mensagem por Breno_Barnabe Qui maio 14, 2020 3:14 pm

allexcosta escreveu:Eu estudei violão antes de pegar o baixo, mas acho que sair de 4 pra 5 é muito mais simples que de 4/5 pra 6, até porque nossa referência sempre parte da corda mais aguda.
Sei que você vai falar que tá errado e me trucidar, mas quando eu saio de 4c pra 5c, me dá um bug danado. A minha referência parte da mais grave. Nem vou entrar no mérito do pq, mas eu creio que se só tivesse um baixo de 5c, com algum tempo de pratica eu provavelmente me basearia na B.


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Mensagem por Cantão Qui maio 14, 2020 3:18 pm

Breno_Barnabe escreveu:
allexcosta escreveu:Eu estudei violão antes de pegar o baixo, mas acho que sair de 4 pra 5 é muito mais simples que de 4/5 pra 6, até porque nossa referência sempre parte da corda mais aguda.
Sei que você vai falar que tá errado e me trucidar, mas quando eu saio de 4c pra 5c, me dá um bug danado. A minha referência parte da mais grave. Nem vou entrar no mérito do pq, mas eu creio que se só tivesse um baixo de 5c, com algum tempo de pratica eu provavelmente me basearia na B.


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Mensagem por Stormbringer Qui maio 14, 2020 3:34 pm

Breno_Barnabe escreveu:
allexcosta escreveu:Eu estudei violão antes de pegar o baixo, mas acho que sair de 4 pra 5 é muito mais simples que de 4/5 pra 6, até porque nossa referência sempre parte da corda mais aguda.
Sei que você vai falar que tá errado e me trucidar, mas quando eu saio de 4c pra 5c, me dá um bug danado. A minha referência parte da mais grave. Nem vou entrar no mérito do pq, mas eu creio que se só tivesse um baixo de 5c, com algum tempo de pratica eu provavelmente me basearia na B.


Cara, eu comecei com 5 cordas... Quando eu passei a tocar com o de 4, o que eu dava de trave na dominante, affe...minha referencia parte da mais grave tambem
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Mensagem por Juninho Sampaio Qui maio 14, 2020 7:40 pm

^Pow. O inverso pra mim...
Mas, deixa isso pra lá! 

Amanhã pego o 6c pra ver
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Mensagem por allexcosta Qui maio 14, 2020 7:43 pm

Breno_Barnabe escreveu:Sei que você vai falar que tá errado e me trucidar, mas quando eu saio de 4c pra 5c, me dá um bug danado. A minha referência parte da mais grave. Nem vou entrar no mérito do pq, mas eu creio que se só tivesse um baixo de 5c, com algum tempo de pratica eu provavelmente me basearia na B.

Trucidar é um pouco pesado, mas o estudo de instrumentos de corda sempre começa pela corda mais aguda.

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Mensagem por Licas Qui maio 14, 2020 9:01 pm

Pra mim tocar em um 4c ou 5c nao faz diferença nenhuma, embora eu toque 90% do tempo ultimamente no 5c. Agora no 6c a C chega a dar um nó na cabeça haha, nunca tive um 6c, toquei duas ou tres vezes apenas e apanhei. Sobre o rodízio de baixos, eu faço por aqui tb. Toco uma semana direto com um, guardo pego outro e assim vai Smile
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Mensagem por Tarcísio Caetano Qui maio 14, 2020 9:59 pm

Esta foi uma das "pedras no caminho", quando tinha vários baixos. O que me enchia o saco era "ter que usar" todos os baixos em algum momento. Deixá-los parados por muito tempo era um problema para mim, também.
Hoje, tenho 2 baixos só como desejei a partir de uns anos atrás.
Não me preocupo, estou satisfeito, realizado e tudo rola muito suave.
Êita mundão sem porteira!!!

PS: Passei alguns anos desejando ardentemente um baixo de 6 cordas. Tive 2, um deles me deixou muitas saudades, mas vejo agora que foi bom ter ido embora. O SMartyn fanned 6 cordas do Zadá ficou comigo algumas semanas, e pude constatar, sem dúvidas, que a Czinha não faz minha cabeça e muito menos os meus ouvidos. Um 5 cordas cairia muito bem, mas não tenho a mínima intenção de ter um, agora. Talvez nunca venha a ter. E está bom demais.
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Mensagem por Bruno da Rosa Qui maio 14, 2020 10:37 pm

Breno_Barnabe escreveu:
A minha referência parte da mais grave.

Mais um pro grupo, a minha também sempre foi Laughing

Mas bastou o comentário do Allex que ontem mesmo o estudo já foi super direcionado pra corrigir isso.
Esse fórum é incrível. Cada dia é um novo aprendizado. Feliz em participar disso
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Mensagem por Jãozeiro Qui maio 14, 2020 10:43 pm

Bruno da Rosa escreveu:
Breno_Barnabe escreveu:
A minha referência parte da mais grave.

Mais um pro grupo, a minha também sempre foi Laughing

Mas bastou o comentário do Allex que ontem mesmo o estudo já foi super direcionado pra corrigir isso.
Esse fórum é incrível. Cada dia é um novo aprendizado. Feliz em participar disso
Mas por que você deveria corrigir isso, Bruno?
Aliás, o que exatamente você super direcionou para ser corrigido?
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Mensagem por Licas Sex maio 15, 2020 9:29 am

Tarcísio Caetano escreveu:Esta foi uma das "pedras no caminho", quando tinha vários baixos. O que me enchia o saco era "ter que usar" todos os baixos em algum momento. Deixá-los parados por muito tempo era um problema para mim, também.
Hoje, tenho 2 baixos só como desejei a partir de uns anos atrás.
Não me preocupo, estou satisfeito, realizado e tudo rola muito suave.
Êita mundão sem porteira!!!

Isso é o minimalismo na pratica. Eu tenho 3 baixos, e volta e meio fico pensando em ficar só com 2. Daria tranquilamente, mas não me desfaço porque cada um tem um som diferente (JB, PB e Stingray).
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Mensagem por Stormbringer Sex maio 15, 2020 9:49 am

^Cara, eu acho que está certo...

Eu ja li o Rui Lima falando a respeito disso tambem, eu aplaudo e incentivo: se ter muitos baixos te causa angústia, melhor não te-los...

Eu não tenho angústia nesse sentido específico, minha angustia de ter muitos baixos é manter eles em "ordem de marcha", com cordas decentes, reguladinhos, pra quando eu quiser toca-los, eles responderem a altura... Se eu fosse musico profissional eu não sei se seria mais ou menos fácil isso.
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Mensagem por Convidado Sex maio 15, 2020 10:07 am

^

Isso é muito orgânico na nossa vida de baixista. HOJE eu penso assim... preciso de um bom JB no set, porque é som que tem feito minha cabeça, mas não abro mão de ter um baixo com boa ergonomia e tocabilidade, que no meu caso é um Ibanez SR ou algo parecido. Esse é o motivo de eu não meter o pé na jaca e vender tudo e eleger somente um baixo.

Mas sinto que me falta um PB, um Marcus Miller, um Bongo (tampa de privada), um fretless, um viola bass, um baixolão (decente, tipo um Taylor pequenino que testei uma vez), um UBass...

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Mensagem por Fernando Zadá Sex maio 15, 2020 10:35 am

Jãozeiro escreveu:
Bruno da Rosa escreveu:
Breno_Barnabe escreveu:
A minha referência parte da mais grave.

Mais um pro grupo, a minha também sempre foi Laughing

Mas bastou o comentário do Allex que ontem mesmo o estudo já foi super direcionado pra corrigir isso.
Esse fórum é incrível. Cada dia é um novo aprendizado. Feliz em participar disso
Mas por que você deveria corrigir isso, Bruno?
Aliás, o que exatamente você super direcionou para ser corrigido?

eu ia perguntar a mesma coisa.
Minha referencia é mista tanto na guitarra como no contrabaixo mas acho que faz mais sentido organizar do grave para o agudo do que o contrário.

Por que afirma isso tão veementemente Allex?
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Mensagem por Vinicius F Sex maio 15, 2020 11:11 am

Também sou do grupo de que tem como referência a corda mais aguda. Não tive dificuldade nenhuma em migrar de 4 pra 5 qdo precisei. E hj posso alterar entre ambos de boa. Ir pra 6 cordas é mais difícil pra mim, mas mesmo assim, me acostumo rápido.
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Rodízio de baixos... Empty Re: Rodízio de baixos...

Mensagem por Maurício_Expressão Sex maio 15, 2020 11:23 am

Que interessante esse tópico!
Minha referência sempre foi o Mizão... aprendi errado. Por isso, também já dei bola na trave com 5C.
Levo um tempo pra me adaptar. Mas nunca realmente usei 5C por longo tempo. Só em canjas e algumas vezes quando ia jantar em algum lugar com a patroa e o pessoal no palco me reconhecia e pedia para eu subir e tocar uma música e tinha um baixo de 5C.
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Mensagem por Fernando Zadá Sex maio 15, 2020 11:47 am

Eu não concordo que é errado. Acho até que já foi discutido isso aqui mas não lembro qual era o argumento do Allex para afirmar isso de forma tão veemente?
Eu tenho como referencia mais a corda grave num primeiro momento, mas obviamente com o tempo isso se distribui melhor, e tem coisa que confundem mesmo como contas as cordas do agudo para o grave mas a afinação do grave para o agudo..... é uma salada mas por n motivos eu considero , principalmente pro iniciante mais fácil usar a mais grave como referência.
Pro meu ponto de vista começar do agudo seria como pegar um piano e começar da nota mais aguda e ir voltando ou aprender primeiro
do si la sol fa mim re do
Muda muita coisa?
Não mas existem n motivos para achar a grave a melhor referência num primeiro momento e n métodos seguem essa lógica.
Podíamos até abrir um tópico para falar disso e não desvirtuar esse aqui! Rsss
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Mensagem por Jãozeiro Sex maio 15, 2020 11:49 am

Eu só queria entender de onde vocês estão tirando que é errado ter dificuldade de 4c pra 5c e que o certo é ter dificuldade com o 6c porque esse tem uma corda aguda pra baixo.
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Mensagem por allexcosta Sex maio 15, 2020 11:51 am

Jãozeiro escreveu:Eu só queria entender de onde vocês estão tirando que é errado ter dificuldade de 4c pra 5c e que o certo é ter dificuldade com o 6c porque esse tem uma corda aguda pra baixo.

Posso responder por mim.

Se o estudo de um instrumento de corda normalmente se dá a partir das cordas mais agudas, elas se tornam a sua referência e seu guia.

É fácil deduzir que a dificuldade quando você acrescenta uma corda mais aguda é maior que quando você acrescenta uma mais grave.

Se você aprendeu de maneira invertida, o contrário provavelmente acontecerá.
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Mensagem por Jãozeiro Sex maio 15, 2020 11:53 am

Fernando Zadá escreveu:Eu não concordo que é errado. 
[2]

Errado é tocar errado, tocar mal, não saber tocar. Se a pessoa tem a referência tátil e/ou visual na corda aguda ou grave, qual a diferença? Por que um seria melhor do que o outro? Cada um é cada um, com suas próprias facilidades e dificuldades.
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Mensagem por allexcosta Sex maio 15, 2020 11:53 am

Fernando Zadá escreveu:Eu não concordo que é errado. Acho até que já foi discutido isso aqui mas não lembro qual era o argumento do Allex para afirmar isso de forma tão veemente?

Qual o primeiro exercício de corda solta num baixo elétrico, tipo aula #1?

GGGG - DDDD - AAAA - EEEE

ou

EEEE - AAAA - DDDD - GGGG

?
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Mensagem por Jãozeiro Sex maio 15, 2020 11:54 am

allexcosta escreveu:
Jãozeiro escreveu:Eu só queria entender de onde vocês estão tirando que é errado ter dificuldade de 4c pra 5c e que o certo é ter dificuldade com o 6c porque esse tem uma corda aguda pra baixo.

Posso responder por mim.

Se o estudo de um instrumento de corda normalmente se dá a partir das cordas mais agudas, elas se tornam a sua referência e seu guia.

É fácil deduzir que a dificuldade quando você acrescenta uma corda mais aguda é maior que quando você acrescenta uma mais grave.

Se você aprendeu de maneira invertida, o contrário provavelmente acontecerá.
 Sim, Allex, concordo que cada um acaba tendo suas dificuldades e facilidades diferentes.
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Mensagem por Jãozeiro Sex maio 15, 2020 11:54 am

allexcosta escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Eu não concordo que é errado. Acho até que já foi discutido isso aqui mas não lembro qual era o argumento do Allex para afirmar isso de forma tão veemente?

Qual o primeiro exercício de corda solta num baixo elétrico, tipo aula #1?

GGGG - DDDD - AAAA - EEEE

ou

EEEE - AAAA - DDDD - GGGG

?
Ok, mas, a la Bolsonaro, e daí?
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Mensagem por Jãozeiro Sex maio 15, 2020 11:55 am

Qual o primeiro exercício de escala?
Qual a primeira nota do acorde?
Os intervalos musicais são baseados a partir de que nota?
Hehe...
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Mensagem por allexcosta Sex maio 15, 2020 11:55 am

Jãozeiro escreveu:Errado é tocar errado, tocar mal, não saber tocar. Se a pessoa tem a referência tátil e/ou visual na corda aguda ou grave, qual a diferença? Por que um seria melhor do que o outro? Cada um é cada um, com suas próprias facilidades e dificuldades.

Eu não vejo assim...

Pra mim existe certo e errado, e são coisas bem definidas por professores de música e mesmo especialistas em anatomia ao longo de séculos.

Milhares de baixistas excelentes ancoram o polegar, mas pergunte a qualquer especialista em movimento e ele te dirá que é errado.
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