Escala com binding amarelando...
+12
Jãozeiro
CSergio
JAZZigo
Stormbringer
Davi Motta
Marvis
fheliojr
Mauricio Luiz Bertola
Paulo Penna
Rico
vcrz
Alfs
16 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Escala com binding amarelando...
Pessoal alguém sabe se tem como remover aquelas manchas amarelas de escala com binding ?
O negócio é branco e amarela com o tempo ... o que causa isso ? Sudorese ?
Poderiam descrever se existe processo de remoção desse amarelamento é simples e pode ser feito com cuidado ou precisa de profissional...
Obrigado
Alfs- Membro
Re: Escala com binding amarelando...
Isso faz parte.
Não tem o que fazer.
Se quiser que não amarele, mantenha selado, guardado dos raios UV, numa câmara escura, e só toque na luz do luar.
Mas se quiser curtir o instrumento, toque e desencane... Viva e seja feliz.
Se for um fender vai valer 27348x mais por ter o binding amarelado no futuro ano de 2087.
Não tem o que fazer.
Se quiser que não amarele, mantenha selado, guardado dos raios UV, numa câmara escura, e só toque na luz do luar.
Mas se quiser curtir o instrumento, toque e desencane... Viva e seja feliz.
Se for um fender vai valer 27348x mais por ter o binding amarelado no futuro ano de 2087.
vcrz- Membro
A maioria das pessoas deseja que amarele, e o verniz se torne craquelado, creia...
Na verdade, amarela até dentro do case. Meus instrumentos estão mudando, escurecendo e craquelando guardados.
Na verdade, amarela até dentro do case. Meus instrumentos estão mudando, escurecendo e craquelando guardados.
Rico- Eterno Colaborador
amarelo é que é legal
Paulo Penna- Membro
A incidência de luz e o envelhecimento progressivo do material produz tal efeito.Alfs escreveu:
Pessoal alguém sabe se tem como remover aquelas manchas amarelas de escala com binding ?
O negócio é branco e amarela com o tempo ... o que causa isso ? Sudorese ?
Poderiam descrever se existe processo de remoção desse amarelamento é simples e pode ser feito com cuidado ou precisa de profissional...
Obrigado
Não há como "remover".
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Rpz, acho isso um charme, assim como pearloid blocks inlay envelhecidos.
fheliojr- Membro
Sei que a maioria dos amigos indicou que a vibe do envelhecimento natural é legal (e até concordo), mas como você perguntou se "tem algo a se fazer", acredito que um bom luthier deve ter alguma técnica para, senão solucionar, ao menos atenuar. Em último caso, você poderia até levar para refazer o binding (se isso realmente te incomodar).
Edit: retiro o que disse sobre alguma técnica para atenuar ou remover porque o Bertola se pronunciou sobre o tema e ele tem muito mais autoridade do que eu como luthier que é.
Edit: retiro o que disse sobre alguma técnica para atenuar ou remover porque o Bertola se pronunciou sobre o tema e ele tem muito mais autoridade do que eu como luthier que é.
Última edição por Marvis em Dom Dez 20, 2020 4:04 pm, editado 1 vez(es)
Marvis- Membro
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1362778373-binding-filete-creme-abs-1650-x-6-x-1mm-violo-guitarra-_JM
Tem de todo tipo no ML e os preços são acessíveis.
Tem de todo tipo no ML e os preços são acessíveis.
Marvis- Membro
Não é questão de "autoridade" (o que no meu caso é discutível), mas eu sequer aventei a hipótese de trocar o "binding" - até porque seria caro e trabalhoso e o benefício, nenhum.Marvis escreveu:Sei que a maioria dos amigos indicou que a vibe do envelhecimento natural é legal (e até concordo), mas como você perguntou se "tem algo a se fazer", acredito que um bom luthier deve ter alguma técnica para, senão solucionar, ao menos atenuar. Em último caso, você poderia até levar para refazer o binding (se isso realmente te incomodar).
Baixo todo "ferrado" é que é bonito.Rico escreveu:A maioria das pessoas deseja que amarele, e o verniz se torne craquelado, creia...
Teve um usuario uns tempos atras que queria um baixo branco que não amarelasse nunca, nao sei se ele achou o que procurava
Stormbringer- Membro
Davi Motta escreveu:Baixo todo "ferrado" é que é bonito.Rico escreveu:A maioria das pessoas deseja que amarele, e o verniz se torne craquelado, creia...
JAZZigo- FCBR-CT
^ Feião mesmo o contraste entre a parte que sempre teve proteção do cover da ponte e o restante do corpo que recebeu um bronzeado.
E hoje mesmo vi um anúncio de um Fender PB MiM 2001 com o verniz PU detonado em algumas partes. Horrível. Nesse quesito "detonamento" os instrumentos com nitro ficam realmente muito mais bonitos.
E hoje mesmo vi um anúncio de um Fender PB MiM 2001 com o verniz PU detonado em algumas partes. Horrível. Nesse quesito "detonamento" os instrumentos com nitro ficam realmente muito mais bonitos.
Jãozeiro- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não é questão de "autoridade" (o que no meu caso é discutível), mas eu sequer aventei a hipótese de trocar o "binding" - até porque seria caro e trabalhoso e o benefício, nenhum.Marvis escreveu:Sei que a maioria dos amigos indicou que a vibe do envelhecimento natural é legal (e até concordo), mas como você perguntou se "tem algo a se fazer", acredito que um bom luthier deve ter alguma técnica para, senão solucionar, ao menos atenuar. Em último caso, você poderia até levar para refazer o binding (se isso realmente te incomodar).
Bertola, pelo que vi no ML esse material de binding (não sei se é vagabundo) não é tão caro...o que sairia caro seria a mão de obra de fazer a substituição?
Marvis- Membro
CSergio escreveu:Instrumento branco não acho taaão bonito assim, e esse fato de amarelar com os anos é que me afastaria de ter uma guitarra ou baixo na cor branca
* Edit: por acaso navegando pelo TalKBass esbarrei com esse
Pois é...esse tipo de envelhecimento é estranhíssimo, parece até coisa de quem tentou envelhecer artificialmente e não fez bem feito (amarelar umas partes e outras não, sendo que todas estão expostas). Se fosse de ficar assim um instrumento meu, preferia refazer a pintura com alguém competente. Melhor uma pintura nova bem feita reluzindo do que um relic desses.
Editado apenas para tirar a img do quote.
Última edição por Marvis em Qua Dez 23, 2020 4:49 pm, editado 1 vez(es)
Marvis- Membro
Não vejo nada de estranho. O instrumento certamente tinha um cover na ponte, além de ser guardado em algum case que possuia os traços do instrumento. Por isso a diferença entre os tons de branco
patriciofernandes- Membro
Bananoise gosta desta mensagem
[2]patriciofernandes escreveu:Não vejo nada de estranho. O instrumento certamente tinha um cover na ponte, além de ser guardado em algum case que possuia os traços do instrumento. Por isso a diferença entre os tons de branco
Nem estranho, nem feio.
JAZZigo- FCBR-CT
Bananoise gosta desta mensagem
Verdade, tem até a furação do cover da ponte ali...ele causou essa diferença entre a parte mais clara e a amarelada, por isso não é estranho que tenha ficado assim. Sobre ser feio, aí me permitam sustentar minha opinião, pois acho horrível essa diferença de tons no corpo, um "quadrado branco" no meio do restante da pintura. Enfim, aí já é questão de gosto particular.
Marvis- Membro
patriciofernandes escreveu:Não vejo nada de estranho. O instrumento certamente tinha um cover na ponte, além de ser guardado em algum case que possuia os traços do instrumento. Por isso a diferença entre os tons de branco
[3] hahaha
Sou louco pra pintar meu P-master de Olympic whit em nitro por cima do surf green. É color over color que chamam?
Bananoise- Membro
Caro não é, mas é chatinho de fazer e isso incide na mão de obra, e, como eu disse acima, o benefício é nulo...Marvis escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não é questão de "autoridade" (o que no meu caso é discutível), mas eu sequer aventei a hipótese de trocar o "binding" - até porque seria caro e trabalhoso e o benefício, nenhum.Marvis escreveu:Sei que a maioria dos amigos indicou que a vibe do envelhecimento natural é legal (e até concordo), mas como você perguntou se "tem algo a se fazer", acredito que um bom luthier deve ter alguma técnica para, senão solucionar, ao menos atenuar. Em último caso, você poderia até levar para refazer o binding (se isso realmente te incomodar).
Bertola, pelo que vi no ML esse material de binding (não sei se é vagabundo) não é tão caro...o que sairia caro seria a mão de obra de fazer a substituição?
Dúvida: Ouvi falar - Não me lembro aonde - que as atuais pinturas brancas usadas em instrumentos musicais não amarelam com o tempo.
Isso procede?
(Lendo o tópico, aparentemente não).
Isso procede?
não. demora mais tempo que as nitro. mas tem o mesmo fim
patriciofernandes- Membro
Zubrycky escreveu:Dúvida: Ouvi falar - Não me lembro aonde - que as atuais pinturas brancas usadas em instrumentos musicais não amarelam com o tempo.
Isso procede?
O que amarela é o verniz que se dá por cima da tinta. Os de hoje amarelam menos que os de antigamente, mas todos amarelam. A velocidade depende de quanto sol o instrumento toma, se é exposto a fumaça ou algo assim.
allexcosta- Administrador
PU, amplamente usado hoje, é muito mais resistente do que nitro em todos os aspectos, inclusive nisso de desbotar, amarelar. Deve ocorrer sim mas bem mais lento
Marvis- Membro
allexcosta escreveu:Zubrycky escreveu:Dúvida: Ouvi falar - Não me lembro aonde - que as atuais pinturas brancas usadas em instrumentos musicais não amarelam com o tempo.
Isso procede?
O que amarela é o verniz que se dá por cima da tinta. Os de hoje amarelam menos que os de antigamente, mas todos amarelam. A velocidade depende de quanto sol o instrumento toma, se é exposto a fumaça ou algo assim.
patriciofernandes escreveu:não. demora mais tempo que as nitro. mas tem o mesmo fim
Marvis escreveu:PU, amplamente usado hoje, é
muito mais resistente do que nitro em todos os aspectos, inclusive nisso de desbotar, amarelar. Deve ocorrer sim mas bem mais lento
Muito obrigado pela atenção e pelos esclarecimentos! Feliz natal para vocês!