Neck Dive - "Ter ou não ter", eis a questão
+19
manorawe
WHead
patriciofernandes
brunoaguiarbass
Renato Aversari
vcrz
Gabriel_cwb
HenriqueBessa
Maurício_Expressão
CSergio
Zubrycky
Fernando Zadá
allexcosta
vinibassplayer
JAZZigo
Mauricio Luiz Bertola
Juninho Sampaio
Ivanov_br
Cid
23 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Neck Dive - "Ter ou não ter", eis a questão
Juninho Sampaio escreveu:brunoaguiarbass escreveu:Solução que encontrei para resolver de vez o neck dive do meu Squier Jaguar SS
Sei que logo depois que eu postar, Zadá vem falar algo...pq existe uma certa perseguição, mas eu não consigo achar uma palavra diferente dessa que eu vou dizer, para descrever essa gambiarra que você fez.
HORRÍVEL!
Desculpe!
Sou obrigado a concordar e tem solução bacana que é usar uma correi estilo cinto.
Eu uso até no Blaze que tem zero neckdive
brunoaguiarbass gosta desta mensagem
^Eu acho que correia estilo cinto, com todo respeito, é muito feio também..
Juninho Sampaio escreveu:Sei que logo depois que eu postar, Zadá vem falar algo...
patriciofernandes gosta desta mensagem
Fernando Zadá escreveu:Juninho Sampaio escreveu:brunoaguiarbass escreveu:Solução que encontrei para resolver de vez o neck dive do meu Squier Jaguar SS
Sei que logo depois que eu postar, Zadá vem falar algo...pq existe uma certa perseguição, mas eu não consigo achar uma palavra diferente dessa que eu vou dizer, para descrever essa gambiarra que você fez.
HORRÍVEL!
Desculpe!
Sou obrigado a concordar e tem solução bacana que é usar uma correi estilo cinto.
Eu uso até no Blaze que tem zero neckdive
Quando usava, fazia dessa forma. Mas costumo usar 2 baixos com afinações diferentes, ou as vezes um fretless e outro normal, dai p tirar o recurso a tempo não era muito viável.
brunoaguiarbass- Membro
Tenho um JB com 4.7kg, o que é relativamente pesado (pra quem tem uma coluna como a minha). Mas por ser extremamente equilibrado, não sinto esse peso todo. eu cansava mais e sentia mais dores quando tinha um Yamaha A2 (aqueles que tem 3kg) porque tinha um neckdive absurdo
patriciofernandes- Membro
WHead escreveu:^Eu acho que correia estilo cinto, com todo respeito, é muito feio também..
Sem problemas. Na maioria das vezes uso camiseta preta e a correia é preta e nem fica tão visível assim na minha opinião.
E eu que trabalho com isso tenho que privilegiar o conforto e ergonomia e não aspectos puramente estético.
brunoaguiarbass escreveu:
Quando usava, fazia dessa forma. Mas costumo usar 2 baixos com afinações diferentes, ou as vezes um fretless e outro normal, dai p tirar o recurso a tempo não era muito viável.
Eu levo dois segundos para tirar.
Vê se dá para reparar ai embaixo
Aqui explico como uso
WHead gosta desta mensagem
patriciofernandes escreveu:Tenho um JB com 4.7kg, o que é relativamente pesado (pra quem tem uma coluna como a minha). Mas por ser extremamente equilibrado, não sinto esse peso todo. eu cansava mais e sentia mais dores quando tinha um Yamaha A2 (aqueles que tem 3kg) porque tinha um neckdive absurdo
Peso maior (que não seja absurdo) é preferível a neck-dive por longa margem.
Falo isso há décadas, apesar da legião de pessoas que discorda. O Bertola, por exemplo, discorda... Já conversei sobre isso com ele pessoalmente e ele disse que não se incomoda muito com neck-dive,, mas que o baixo precisa ser leve.
Não há nada mais broxante num baixo que neck-dive.
patriciofernandes, Sandro Levi e brunoaguiarbass gostam desta mensagem
Essa dica da correia que o Zadá mostrou ai, é massa! Mas, eu não tenho muito problema com isso.
Quando ao som classudo! É demais...adoro
Quando ao som classudo! É demais...adoro
Juninho Sampaio- FCBR-CT
A ideia de ter de "vestir" o instrumento não me agrada. Nem da correia de 3-pontos eu gosto.brunoaguiarbass escreveu:Quando usava, fazia dessa forma. Mas costumo usar 2 baixos com afinações diferentes, ou as vezes um fretless e outro normal, dai p tirar o recurso a tempo não era muito viável.
Acontece comigo também! Um instrumento pesado mas bem equilibrado me cansa menos que um baixo mais leve com neck dive. O Edwards modelo Les Paul, com mais de 5 kg e sem neck dive, depois de 2 horas tocando, faz minha lombar começar a reclamar, enquanto bastam 45 minutos para o trapézio/ombro começar a doer com Gibson SG de 4,3 kg e muito neck dive.patriciofernandes escreveu:Tenho um JB com 4.7kg, o que é relativamente pesado (pra quem tem uma coluna como a minha). Mas por ser extremamente equilibrado, não sinto esse peso todo. eu cansava mais e sentia mais dores quando tinha um Yamaha A2 (aqueles que tem 3kg) porque tinha um neckdive absurdo
JAZZigo- FCBR-CT
Fernando Zadá escreveu:WHead escreveu:^Eu acho que correia estilo cinto, com todo respeito, é muito feio também..
Sem problemas. Na maioria das vezes uso camiseta preta e a correia é preta e nem fica tão visível assim na minha opinião.
E eu que trabalho com isso tenho que privilegiar o conforto e ergonomia e não aspectos puramente estético.
Entendo, Zadá. É que particularmente eu achei as duas soluções funcionais e inusitadas mas ambas me causaram estranheza. Um empate técnico, eu diria.
É claro que um profissional, que passa (ou pretende passar) horas com seu instrumento, ou alguém cuja saúde demande atenção, ou ainda qualquer um que desejar, deve procurar mesmo um modo de sanar um eventual desequilíbrio do seu instrumento - e essas duas soluções parecem funcionar. Abraço.
Tive até pouco tempo um TJB4, muito bem construído, timbre legal, mas o braço pesava muuuuito e o neck dive era absurdo. Não recomendo para iniciante/intermediário.
rafabarreto90- Membro
manorawe gosta desta mensagem
rafabarreto90 escreveu:Tive até pouco tempo um TJB4, muito bem construído, timbre legal, mas o braço pesava muuuuito e o neck dive era absurdo. Não recomendo para iniciante/intermediário.
A gente que toca desde a pré-história pode então?
Sandro Levi gosta desta mensagem
Tenho um Warwick Corvette proline de 6 cordas que tem um neck dive terrível, se soltar cai na altura da cintura. Ao vivo prefiro usar o Ibanez SR, perfeitamente balanceado
Frakk- Membro
Zubrycky escreveu:Independentemente do instrumento, eis aqui um modo de se resolver o problema do neck drive de forma grátis, permanente e sem a necessidade de qualquer modificação.
Recentemente adquiri um Hofner que assim como a maioria dos acústicos/semi-acústicos, possui um neckdive absurdo.
Esse vídeo foi a salvação heheheh
bilabizu123- Membro
WHead escreveu:^Eu acho que correia estilo cinto, com todo respeito, é muito feio também..
Fernando Zadá escreveu:WHead escreveu:^Eu acho que correia estilo cinto, com todo respeito, é muito feio também..
Correia cinto, seria esse esquema de passar a correia por trás do cinto?
Não achei nada demais no esquema, eu usaria tranquilo esse artifício.
CSergio- Membro
Dúvidas:
- quem toca de sunga (lembram do tópico?), faz como?
- quem toca pelado, como Flea, faz como?
- quem toca de sunga (lembram do tópico?), faz como?
- quem toca pelado, como Flea, faz como?
CSergio- Membro
Fernando Zadá escreveu:
Aqui explico como uso
Desconsiderem a pergunta da correia cinto, saquei
CSergio- Membro
Caríssimos, na condição de baixista herege que sou, recentemente comprei uma guitarra modelo SG da Sx, e ela apresenta neck dive (se a Gibson que custa 1,700.00 bidens pode ter neck dive, então a Sx tá perdoada).
Como de início eu só ia tocar com ela sentado, tudo perfeito. Mas vou tocar com ela em pé também, então preciso resolver isso.
O pino da correia da danada fica ali na traseira do corpo, à direita:
Penso em reposicioná-lo lá na ponta do horn, igual a SG do Tony From Hell Iommi, parceiro do tio Geezer Butler:
Nas Gibson o furo é sempre nesse ângulo acompanhando a curvatura do horn:
Mas em algumas Epiphone Tony Iommi percebi que colocam num ângulo diferente:
Como devo agir? Os senhores têm alguma observação sobre essa diferença?
Eu ia fazer sozinho pois é algo simples, e furando no ângulo do horn, que fica mais harmonioso. Mas vi que ali é estreito e não tem margem pra erro, então levarei para um furador mais hábil fazer o serviço.
Como de início eu só ia tocar com ela sentado, tudo perfeito. Mas vou tocar com ela em pé também, então preciso resolver isso.
O pino da correia da danada fica ali na traseira do corpo, à direita:
Penso em reposicioná-lo lá na ponta do horn, igual a SG do Tony From Hell Iommi, parceiro do tio Geezer Butler:
Nas Gibson o furo é sempre nesse ângulo acompanhando a curvatura do horn:
Mas em algumas Epiphone Tony Iommi percebi que colocam num ângulo diferente:
Como devo agir? Os senhores têm alguma observação sobre essa diferença?
Eu ia fazer sozinho pois é algo simples, e furando no ângulo do horn, que fica mais harmonioso. Mas vi que ali é estreito e não tem margem pra erro, então levarei para um furador mais hábil fazer o serviço.
Última edição por Jãozeiro em Sáb maio 07, 2022 6:47 pm, editado 1 vez(es)
Jãozeiro- Membro
A propósito, esse rapaz tentou o mesmo com seu baixo SG. Mesmo sendo short scale não resolveu o problema. (amenizou, mas ainda sim ficou um bom neck dive).
Mas na guitarra resolve tranquilo. São mais de 13 centímetros a menos de madeira de braço/escala.
Mas na guitarra resolve tranquilo. São mais de 13 centímetros a menos de madeira de braço/escala.
Jãozeiro- Membro
Ah, também posso mover o pino para um dos parafusos do neck plate pra testar. Caso resolva, evitaria de fazer uma nova furação. Mas de qualquer forma vou precisar de um parafuso um pouco mais comprido
Jãozeiro- Membro
Era uma vez neck dive, meus nobres! Reposicionei a roldana da correia para um dos parafusos do neck plate e problema resolvido!
Essa é a roldana em seu novo parafuso. Precisei de um com 10mm a mais de comprimento. Os do neck plate tem 40mm, e como a roldana têm quase 10mm de comprimento, é necessário substituir por um parafuso que compense essa medida (40mm + 10mm, logo, parafuso 50mm). Ah, com a furadeira precisou dar uma alargadinha no buraco da roldana pra poder passar o parafuso, que tem 5mm de largura (a mesma largura do original do neck plate):
Ficou assim:
Ali à direita dá pra ver onde ficava originalmente:
Jão tirando onda com zero neck dive, me empolguei na foto. Sem precisar furar o instrumento, sem precisar colocar tarraxas Ultralite, adicionar pesos no corpo ou fazer malabarismos com correias. Só alegria!:
Essa é a roldana em seu novo parafuso. Precisei de um com 10mm a mais de comprimento. Os do neck plate tem 40mm, e como a roldana têm quase 10mm de comprimento, é necessário substituir por um parafuso que compense essa medida (40mm + 10mm, logo, parafuso 50mm). Ah, com a furadeira precisou dar uma alargadinha no buraco da roldana pra poder passar o parafuso, que tem 5mm de largura (a mesma largura do original do neck plate):
Ficou assim:
Ali à direita dá pra ver onde ficava originalmente:
Jão tirando onda com zero neck dive, me empolguei na foto. Sem precisar furar o instrumento, sem precisar colocar tarraxas Ultralite, adicionar pesos no corpo ou fazer malabarismos com correias. Só alegria!:
Jãozeiro- Membro
WHead, deathenrique e CSergio gostam desta mensagem
É o tal do neck dive que chama?
Foto antiga, mostrando onde fica a roldana.
Eu faria a mesma coisa; quer dizer, ano passado fiz isso numa guitarra SG que ganhei (Thomaz ou Memphis, nunca descobrimos o que ela é).
Pesquisei como são essas SG originalmente e descobri que a roldana é junto no neck plate achei a melhor solução em termos de visual.
Foto antiga, mostrando onde fica a roldana.
Jãozeiro escreveu:Era uma vez neck dive, meus nobres! Reposicionei a roldana da correia para um dos parafusos do neck plate e problema resolvido!
Eu faria a mesma coisa; quer dizer, ano passado fiz isso numa guitarra SG que ganhei (Thomaz ou Memphis, nunca descobrimos o que ela é).
Pesquisei como são essas SG originalmente e descobri que a roldana é junto no neck plate achei a melhor solução em termos de visual.
CSergio- Membro
WHead gosta desta mensagem
Pois é, jovem Sérgio. A do Epiphone EB3 já fica ali no tróculo, mas não dá conta de contrabalancear por conta da escala de 34" mais o headstock.
Um negócio que pode dar um resultado é realocar a outra roldana em que vai a correia (aquela na lateral do corpo, na extrema direita). Fazer um furo umas 2" acima do local original e colocá-la lá. Vai ajudar no equilíbrio. Além disso, tarraxas Ultralite e mais uma correia larga com a parte interna mais áspera, tipo camurça, pô, acho que já melhora bem!
Um negócio que pode dar um resultado é realocar a outra roldana em que vai a correia (aquela na lateral do corpo, na extrema direita). Fazer um furo umas 2" acima do local original e colocá-la lá. Vai ajudar no equilíbrio. Além disso, tarraxas Ultralite e mais uma correia larga com a parte interna mais áspera, tipo camurça, pô, acho que já melhora bem!
Jãozeiro- Membro
CSergio gosta desta mensagem
Como dizem por aqui: "vô nada!" ehehehe vai ficar originalzim nesse quesito roldanas.
Óia os danados juntos; a SG mandei repintar de camaleão (ficou variando entre verde, roxo, rosa).
Última edição por CSergio em Sáb maio 21, 2022 2:43 pm, editado 2 vez(es)
CSergio- Membro
Ficou bonitona! E o EB3 nem se fala. O corpo Sg é muito da hora.
Jãozeiro- Membro
E não é?
E olha.... eu meio que torcia o olho para esse visual de baixo SG, mas depois de ter um, passei a gostar, ainda mais o captador humbucker do braço eheh.
Mandei repintar de camaleão, ficou variando entre verde, roxo, rosa (comprei a tinta no MercadoLivre como sendo azul, roxo, rosa, não sei porque o resultado final saiu verde, mas enfim, ficou legal de qualquer forma).
Um luthier fez a pintura, outro a elétrica... pra não dizer que fiz não nada, eu blindei rsrs
E olha.... eu meio que torcia o olho para esse visual de baixo SG, mas depois de ter um, passei a gostar, ainda mais o captador humbucker do braço eheh.
Mandei repintar de camaleão, ficou variando entre verde, roxo, rosa (comprei a tinta no MercadoLivre como sendo azul, roxo, rosa, não sei porque o resultado final saiu verde, mas enfim, ficou legal de qualquer forma).
Um luthier fez a pintura, outro a elétrica... pra não dizer que fiz não nada, eu blindei rsrs
- Spoiler:
Ainda no luthier, antes do lixamento, polimento, etc.
E como era antes, e o tanto de furo de roldana.
Quando levei pro luthier da elétrica desmontar, a gente viu as loucuras que fizeram nela; tipo prego segurando captador, pedaço de capa de celular servindo de almofada pra captador ehehe
Até pensei em manter esse vermelho cherry das SG, mas decidi algo mais arrojado
A última foi retirada do Instagram do luthier que refez a elétrica.
CSergio- Membro
https://www.youtube.com/clip/Ugkxo05nhsn5xfQlS43X0ULY6zKZMcZ6it-G
Neck dive?
De resolver, até resolve
Neck dive?
De resolver, até resolve
CSergio- Membro
Página 2 de 2 • 1, 2