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Mensagem por siodoni Sex Set 24, 2021 1:24 pm

^Famoso mão de alface
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Mensagem por fheliojr Sex Set 24, 2021 11:26 pm

Gabriel_cwb escreveu:^^ Paraná onde?

Paranauê, mah.
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Mensagem por Nilo Giacomelli Qui Set 23, 2021 11:46 pm

fheliojr escreveu:
Nilo Giacomelli escreveu:Eles querem lançar tanto instrumentos genéricos quanto especiais. [...]
Mas eles parece que tem uma fábrica no Paraná e a ideia é fazer uns instrumentos mais autorais e nostálgicos produzidos lá [...] Tão tentando uma parceria com Malagoli, inclusive...

Bem-vindo, Nilo.
Qual é a fonte destas informações?
Paz e harmonia.
Abraços,
Netoultra.

Eles fizeram uma live com um representante da Oderço e eu participei. Não vou lembrar exatamente qual ponto falam isso mas achei o link dela no Facebook. (eu não tenho permissão pra postar links mas é só tirar os espaços que você chega)
https://ww w.face book.c om/watch/live/?ref=wa tch_permalink&v=228018 448748657

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Mensagem por Nilo Giacomelli Ter Set 28, 2021 11:01 am

Gabriel_cwb escreveu:^^ Paraná onde?

Não tenho certeza mas acho que Maringá. Eles comentaram na live.

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Mensagem por CSergio Qua Out 19, 2022 2:04 pm

Tonante deu uma sumida de novo Suspect
Fizeram maior auê no passado.

Cheguei a ver guitarras a venda em loja virtual grande, baixo nem sinal; depois sumiu tudo.
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Mensagem por RLugão Qua Out 26, 2022 2:26 pm

Aproveitando... tem uma loja no centro de Curitiba, chamada casa Sartori, que tem, ou pelo menos tinha em fevereiro, um baixo tonante a venda. Não perguntei o preço pedido, mas, confesso que deu uma vontate....
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Mensagem por Zubrycky Qua Out 26, 2022 3:07 pm

CSergio escreveu:Tonante deu uma sumida de novo Suspect
Fizeram maior auê no passado.

Cheguei a ver guitarras a venda em loja virtual grande, baixo nem sinal; depois sumiu tudo.

Pelo menos a empresa ainda existe. E eles fazem baterias agora!

https://tonantebrasil.com.br/

https://tonantebrasil.com.br/baterias/


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Mensagem por Coder Qua Out 26, 2022 4:25 pm

Credo... Só de ouvir falar dessa marca já me causa calafrios...
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Mensagem por Zubrycky Qui Out 27, 2022 10:08 am

Hei de ter o meu tão sonhado Tonante Finder. 🙏

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Mensagem por joemesquita Qui Out 27, 2022 11:59 am

Acho que todos temos histórias sobre a marca.

Meu primeiro baixo (da vida) eu tive aos 14 anos de idade. Na época decidi comprar um contrabaixo para aprender a tocar, mas se não me falha a memória, um baixo de entrada custava cerca de R$300 na época usado, e eu era mais duro que perfurar o pré sal.

Daí surgiu uma "oportunidade", um amigo estava vendendo um toco de madeira baixo por R$20. De acordo com ele, era um Tonante. Quando fui buscar o baixo, era realmente um corpo no formato similar a um Jazz Bass, com espaço para 1 captador apenas (na verdade era parecido com aqueles captadores do PB51 - vou colocar a foto de exemplo abaixo):

Tonante volta ao mercado - Página 3 Pb5110

O baixo coitado, estava TODO pintado de tinta a óleo azul cobalto. Literalmente TODO: Ferragens, tarraxas, braço, headstock, escala, corpo... Além disso o bixinho não tinha cordas nem captador, nem elétrica.

Na ânsia de aprender o instrumento, comprei pelos R$20, eu mesmo removi toda a tinta a mão, meu irmão me ajudou e nós lixamos o braço e o corpo, ele aplicou massa plástica para tapar os vários defeitos que o corpo tinha, envernizamos o braço, pintamos de preto o corpo, eu fiz um escudo de compensado (aquela madeira fininha marrom) que também pintei de preto, comprei em BH um captador de reposição, um Jack 1/4" e um jogo de cordas Gianinni.

A captação era ligada DIRETO no jack, sem knob. Ele cumpriu a função que teve, que foi me proporcionar o primeiro passo. Não segurava afinação bem, as tarraxas pareciam de violão, enfim.. gastei mais cerca de R$70 para ajeitar ele.

Após uns meses juntando uma graninha que eu pude, comprei então um Washburn XB12 ou algo assim, com um captador P.

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Mensagem por Juninho Sampaio Qui Out 27, 2022 12:36 pm

Coder escreveu:Credo... Só de ouvir falar dessa marca já me causa calafrios...



ahahhahahahahahhaha
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Mensagem por WHead Qui Out 27, 2022 1:55 pm

Colegas, sabem me dizer se a Tonante original tinha baixos de escala curta?

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Mensagem por RLugão Ter Nov 01, 2022 1:52 pm

Coder escreveu:Credo... Só de ouvir falar dessa marca já me causa calafrios...

Hahahahah eu tenho um violão tonante.... Wink
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Mensagem por siodoni Qui Nov 03, 2022 2:15 pm

WHead escreveu:Colegas, sabem me dizer se a Tonante original tinha baixos de escala curta?
Acredito que todos os Tonantes eram escala curta.
Os que já mexi, são de 28"
Nunca vi um Tonante com escala de mais de 30"
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Mensagem por Zubrycky Qua Nov 29, 2023 6:06 pm

Novidades! Tonante Cecille! hyper

https://guitarload.com.br/2023/11/29/tonante-cecille-telecaster/
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Mensagem por Juninho Sampaio Qui Nov 30, 2023 9:16 pm

Muito muito feias!
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Mensagem por DiegoBueno Qui Nov 30, 2023 11:06 pm

Jãozeiro escreveu:Mano, esse comentário, hahaha.

Tonante volta ao mercado - Página 3 Screenshot-20210828-111805-2

Eu conheço esse cara, tocamos juntos numa banda de Black Music 😂
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Mensagem por Jãozeiro Sex Dez 01, 2023 3:41 am

^ Sério, hehe?

Olha, se é bom músico, não sei, mas falou umas boas ali no comentário, hehe.

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Mensagem por WHead Sex Dez 01, 2023 2:06 pm

Reposicionar uma marca nem sempre é mais fácil do que criar uma a partir do zero. Ainda mais uma tão controversa, nos voláteis dias atuais e com tanta gente confundindo marca com produto..

Particularmente penso que (com dinheiro) não deve ser difícil oferecer instrumentos competitivos (dentro da faixa definida, de Michael à Giannini, por exemplo), já que os fornecedores provavelmente serão os mesmos - depende só de experiência técnica e de mercado. Só não sei se a distribuidora Oderço, do ramo de eletrônica e informática, possui essas competências no campo dos instrumentos musicais..

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Mensagem por Jãozeiro Sex Dez 01, 2023 3:00 pm

Bom, muito provavelmente eles produzirão na China e só vão estampar o logo no headstock. Ainda se dessem luz aos instrumentos aqui, seria um diferencial. Mas como produzir aqui sairia caro, ninguém iria comprar. Pois se de graça muita gente não quer Tonante, imagine pagando caro.

Resta seguir o baile. Agora, não vão conseguir bater Tagima Woodstock, SX, Michael, PHX.

A Tonante se apoia numa lembrança afetiva de cunho familiar das pessoas e é só. "Pimeiro instrumento meu foi um Tonante", ou "tem Tonante na família que foi do meu avô", e coisas do tipo. Lembranças afetivas tais que as novas gerações não têm, ou então que terão cada vez menos.

E o termo "Tonante" é tão pejorativo que no fim das contas fala mais alto. Acho que "renasce" morta.
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Mensagem por peter.forc Sex Dez 01, 2023 9:16 pm

Eu também não consegui entender muito bem a estratégia desse pessoal... Ressuscitar uma marca, um nome, apenas faz sentido (para mim) quando havia algum valor agregado ao mesmo lá no passado. Nunca me pareceu isso no caso da Tonante, que por décadas foi sinônimo de baixa qualidade.
Jogada muito arriscada, mesmo.
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Mensagem por Zubrycky Sáb Dez 02, 2023 8:45 am

Os anos passam, mas ainda tenho a impressão de que, se algum dia alguma indústria de instrumentos musicais brasileira finalmente percebesse que o Brasil é um país musical cheio de gente pobre e resolvesse abraçar a realidade (ao invés de fingir que as coisas aqui são diferentes), fazendo instrumentos realmente bons e realmente baratos, essa indústria faria muito dinheiro...
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Mensagem por allexcosta Sáb Dez 02, 2023 10:03 am

Zubrycky escreveu:fazendo instrumentos realmente bons e realmente baratos

É milagre? scratch

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Mensagem por Zubrycky Sáb Dez 02, 2023 10:16 am

allexcosta escreveu:
Zubrycky escreveu:fazendo instrumentos realmente bons e realmente baratos

É milagre? scratch

Não só é possível, como já é feito em outros países. Tecnologia existe para isso.
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Mensagem por allexcosta Sáb Dez 02, 2023 10:27 am

Zubrycky escreveu:Não só é possível, como já é feito em outros países. Tecnologia existe para isso.

Me diga mais...

Que países? Marcas? Valores?

Quais impostos praticados nesses países?

Não sei exatamente o que você considera realmente bons, mas digamos que seja nível PHX, SX, Tagima China, etc... Você acha realmente possível alguém oferecer instrumentos similares a esses num ponto de preço mais barato que o que eles já são vendidos?

Quanto é um baixo PHX? 1000 Reais?

Um SX careca é vendido nos EUA por 200 dólares. Por quanto um baixo desses poderia ser vendido no Brasil? Ou você está dizendo que é possível fazer um baixo brasileiro com qualidade SX e vendê-lo por menos que um SX?

Vai ver existe algum segredo aí e fiquei curioso... Ou quem sabe seria essa tal de "tecnologia"...

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Mensagem por DieMarin Sáb Dez 02, 2023 12:29 pm

Pra mim, o que impede o sonho do "instrumento brasileiro acessível" é a taxação sem fim de impostos que acontece com tudo que é feito aqui!!
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Mensagem por allexcosta Sáb Dez 02, 2023 7:23 pm

allexcosta escreveu:Que países? Marcas? Valores?

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Mensagem por Zubrycky Sáb Dez 02, 2023 8:26 pm

allexcosta escreveu:
allexcosta escreveu:Que países? Marcas? Valores?

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Bom, pra começar, instrumentos bons e baratos já são produzidos (o que mostra que fazer tais instrumentos é algo possível).

Lá fora, para diversificar o portfólio e atender todas as faixas de público (ao invés de atender somente o público abonado), todas (ou a maioria) as grandes marcas de instrumentos musicais (com exceção da Rickenbacker) ou tem uma linha mais barata de instrumentos de entrada ou tem uma segunda marca que oferta uma linha mais barata de instrumentos de entrada ou monta, para baratear os custos e oferecer instrumentos de entrada, uma subsidiária em outro país.

Segundo, com a melhoria do processo de produção em larga escala, hoje esses instrumentos de entrada têm uma qualidade muito melhor do que os de antigamente. Além disso, hoje tem muito Squier e Epiphone por aí que saiu de fábrica com controle de qualidade melhor do que o da Fender e da Gibson, respectivamente.

Recentemente, um grande amigo meu comprou um PB Harley Benton por 100 Euros (com frete incluso!)  e posso dizer que esse instrumento é muito melhor do que aquela porcaria aquele PB  Garcia's novo de 3k que precisou, entre outras coisas, de uma retifica em todos os trastes.

Terceiro, voltando a falar sobre marcas, antigamente nos Estados Unidos havia duas formas de se comprar uma guitarra ou baixo novo. Ou a pessoa ia numa loja de instrumentos musicais, via o catálogo da Gibson/Fender e encomendava uma guitarra por 400 dólares ou ia numa Sears da vida e comprava na hora uma Danelectro por menos de 100 dólares.

Quarto, no Brasil não há nenhum campo de força, nenhum campo gravitacional, nenhuma maldição, nenhuma condição atmosférica e nenhum empecilho técnico (não entro aqui na questão fiscal aqui) que impeça que alguma indústria brasileira consiga fabricar instrumentos musicais elétricos sólidos e baratos em larga escala se (notem aqui a ressalva) ela realmente quisesse fazê-lo.

Ah, o material é caro? Dane-se. Sempre dá pra cortar custos e problemas existem para serem resolvidos. No passado, já citada Danelectro resolveu esse problema apostando em materiais não convencionais e hoje existem instrumentos que são feitos com materiais convencionais e que são bons e baratos.

Enfim, no Brasil, há um enorme público com pouca grana no bolso, que poderia ser atendido com instrumentos baratos e de qualidade e que constitui um grande mercado potencial que as marcas nacionais ignoram de forma solenee estúpida (deixar de atender um mercado é jogar dinheiro fora).

Mas há impostos demais... Dane-se. Leis podem ser mudadas.

Resumidamente, onde há vontade, há um meio. Aonde não há vontade, há desculpas.


Última edição por Zubrycky em Sáb Dez 02, 2023 9:09 pm, editado 2 vez(es)
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Mensagem por bodhan Sáb Dez 02, 2023 8:46 pm

Veja, por exemplo, a indústria automobilística no Brasil que prefere produzir poucos carros e mais caros para um publico menor.
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Mensagem por WHead Sáb Dez 02, 2023 8:46 pm

^Zubrycky, meu amigo, você acha que qualquer empresa privada orienta a sua produção visando atender à demanda ou o lucro?

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Mensagem por vinibassplayer Sáb Dez 02, 2023 9:53 pm

acho q o unico problema no pensamento do amigo Zubrycky é levar em consideração que dificilmente um musico brasielro medio vai admitir que um instrumento nacional barato pode ser considerado bom, mesmo que assim o seja. a gnt ja é acostumado a pensar que quando a esmola é muita, o santo desconfia.

agr, eu nao sei se os instrumentos top de linha daki, como os s martyn por exemplo valem ou nao o q se paga, e nem sei se eles fazem o preço ser relativo à qualidade esperada ou cobram mto mais do q o trabalho justifica, mas tenho certeza q com o valor que um chines gasta pra fazer um tagima(incluindo materiais e custo de fabricacao), dificilmente se faz um baixo de mesma qualidade 100% nacional.

brasileiro é igual a rochelle mãe do chris, "pobre e soberba", e o fender sempre vai ser mais valorizado e procurado do que qualquer super mega s martyn e afins, mesmo que esses ultimos custassem a metade do preço que custam aquele outro.

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Mensagem por Zubrycky Sáb Dez 02, 2023 10:05 pm

vinibassplayer escreveu:acho q o unico problema no pensamento do amigo Zubrycky é levar em consideração que dificilmente um musico brasielro medio vai admitir que um instrumento nacional barato pode ser considerado bom, mesmo que assim o seja. a gnt ja é acostumado a pensar que quando a esmola é muita, o santo desconfia.

.

Estou cônscio disso. De qualquer forma, paradigmas podem ser quebrados, ainda que isso leve tempo (o que normalmente acontece nas quebras de paradigmas).
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Mensagem por Pedro Cavalcanti Sáb Dez 02, 2023 11:34 pm

Para o aprendizado, o ideal é um bom instrumento.
Mas quem quer um instrumento barato, já compra barato porque está aprendendo... e por está aprendendo, não sabe o que é qualidade.
Resultado?! A industria, não procupada com isso, visando apenas o lucro do mercado de entrada, coloca à venda instrumentos baratos e sem qualidade.


Última edição por Pedro Cavalcanti em Sáb Dez 02, 2023 11:50 pm, editado 2 vez(es)
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Mensagem por DieMarin Sáb Dez 02, 2023 11:40 pm

Pedro Cavalcanti escreveu:Para o aprendizado, o ideal é um bom instrumento.
Mas quem quer um barato, já compra barato porque está aprendendo... e por está aprendendo não sabe o que é qualidade.

Depende! As vezes a pessoa compra um instrumento barato, pois é a única opção que ela tem! Que foi o meu caso quando comprei o meu Precision Shelter!
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Mensagem por Pedro Cavalcanti Sáb Dez 02, 2023 11:52 pm

DieMarin escreveu:
Pedro Cavalcanti escreveu:Para o aprendizado, o ideal é um bom instrumento.
Mas quem quer um barato, já compra barato porque está aprendendo... e por está aprendendo não sabe o que é qualidade.

Depende! As vezes a pessoa compra um instrumento barato, pois é a única opção que ela tem! Que foi o meu caso quando comprei o meu Precision Shelter!

Fala do preço... e principalmente da qualidade do Shelter PB.
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Mensagem por Zubrycky Dom Dez 03, 2023 12:15 am

Pedro Cavalcanti escreveu:Para o aprendizado, o ideal é um bom instrumento.
Mas quem quer um instrumento barato, já compra barato porque está aprendendo... e por está aprendendo, não sabe o que é qualidade.
Resultado?! A industria, não procupada com isso, visando apenas o lucro do mercado de entrada, coloca à venda instrumentos baratos e sem qualidade.

Certa vez, Nathan I. Daniel, fundador da Danelectro, disse que a coisa da qual ele mais se orgulhava era "ter sido capaz de fazer instrumentos que um iniciante pudesse comprar e que tivessem qualidade o bastante para não desencorajá-lo a progredir no instrumento."

Como eu disse no tópico sobre a Danelectro, a Tonante deveria ter seguido o mesmo caminho, na minha opinião.
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Mensagem por Jãozeiro Dom Dez 03, 2023 5:01 am

DieMarin escreveu:Pra mim, o que impede o sonho do "instrumento brasileiro acessível" é a taxação sem fim de impostos que acontece com tudo que é feito aqui!!

Uma marca que tem se virado muito bem é a Rozini. Instrumentos Br respeitados com boas madeiras, de nível iniciante a nível avançado. Rive um Rozini Rx210 (se bobear ainda tenho no Brasil) que foi menos de mil reais na época e tinha tampo maciço. É o melhor som de violão do Brasil naquela faixa de preço. 

Porém, porém...sempre há um porém.
O acabamento dos caras é vergonhoso. Isso já tem década. É a principal reclamação dos Rozini. O negócio é feio mesmo. Parece ser a parte mais custosa do processo todo, em relação a tempo e mão de obra . 

Certa vez li numa entrevista, se não me engano um maluco da Tagima dizendo que era muito mais vantajoso fazer a parte de acabamento e pintura na China do que no Brasil porque vem tudo bem feito e fica muito barato.


vinibassplayer escreveu:agr, eu nao sei se os instrumentos top de linha daki, como os s martyn por exemplo valem ou nao o q se paga, e nem sei se eles fazem o preço ser relativo à qualidade esperada ou cobram mto mais do q o trabalho justifica,

Possuo um violão clássico do Samuel Carvalho, luthier de São Paulo, que nos últimos anos tem ficado famoso e vendido instrumento pra artista grande. É um violão que atrai certa curiosidade de quem gosta de violão, e uns 3 ou 4 caras já me pararam no intervalo das gig aqui pra perguntar sobre o violão.
Ficam olhando, pegam pra tocar e ficam admirados. Eu digo que é um violão br handmade, e então pergutam quanto paguei no Brasil. Quando converto pra dólar e falo o valor eles fazem uma cara de surpresa e dizem: "só isso?" 
Aí examinam o violão de novo meio desconfiados e me pedem o contato do luthier brasileiro. Sério, já aconteceu algumas vezes.

Conclusão: no país dos caras o negócio seria muito mais caro.

vinibassplayer escreveu:
brasileiro é igual a rochelle mãe do chris, "pobre e soberba", e o fender sempre vai ser mynais valorizado e procurado do que qualquer super mega s martyn e afins, mesmo que esses ultimos custassem a metade do preço que custam aquele outro.
[/quote]

Acho que nesse caso é mais a questão "luthier versus instrumento de linha". A galera que conhece sabe que o S. Martyn é melhor, mas sabem que financeiramente a compra de uma grife gringa é mais vantajosa (questão financeira).


Última edição por Jãozeiro em Dom Dez 03, 2023 5:17 am, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Jãozeiro Dom Dez 03, 2023 5:05 am

vinibassplayer escreveu:acho q o unico problema no pensamento do amigo Zubrycky é levar em consideração que dificilmente um musico brasielro medio vai admitir que um instrumento nacional barato pode ser considerado bom, mesmo que assim o seja. a gnt ja é acostumado a pensar que quando a esmola é muita, o santo desconfia.

Mas qual seria esse instrumento? Ele teria que aparecer e ser colocado à prova primeiro. 
Existe algum baixo nacional feito em escala que é melhor que um Fender? Não tô dizendo instrumento handmade, feito com carinho e calma, mas sim instrumento feito no corre da fábrica. Existe? 

Tenho uma Telecaster Vintera, a top das México, que tem essas veadage de especificações "period correct" e além disso vem com captadores Custom Shop. Eu não conheço um produto nacional br feito em linha que entregue isso e seja barato.

"Ah, mas se surgir os br vão dizer que é pior". Mas então, a questão é justamente essa: primeiro ele tem que surgir, hehe. 
Aí então poderemos dizer o que o brasileiro irá dizer. Mas primeiro tem que existir a coisa, se não estamos no campo da conjectura e discutindo o que não existe.
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Mensagem por allexcosta Dom Dez 03, 2023 4:14 pm

Zubrycky escreveu:(...)

E, no fim das contas, não tem nada a ver com tecnologia, como suspeitei...

Mas vamos a alguns pontos específicos:

Zubrycky escreveu:Lá fora, para diversificar o portfólio e atender todas as faixas de público (ao invés de atender somente o público abonado), todas (ou a maioria) as grandes marcas de instrumentos musicais (com exceção da Rickenbacker) ou tem uma linha mais barata de instrumentos de entrada ou tem uma segunda marca que oferta uma linha mais barata de instrumentos de entrada ou monta, para baratear os custos e oferecer instrumentos de entrada, uma subsidiária em outro país.

Segundo, com a melhoria do processo de produção em larga escala, hoje esses instrumentos de entrada têm uma qualidade muito melhor do que os de antigamente. Além disso, hoje tem muito Squier e Epiphone por aí que saiu de fábrica com controle de qualidade melhor do que o da Fender e da Gibson, respectivamente.

Okay... Essa é a parte que a gente tá cansado de saber...

Zubrycky escreveu:Recentemente, um grande amigo meu comprou um PB Harley Benton por 100 Euros (com frete incluso!)  e posso dizer que esse instrumento é muito melhor do que aquela porcaria aquele PB  Garcia's novo de 3k que precisou, entre outras coisas, de uma retifica em todos os trastes.

Sim, Harley Benton de 100 Euros, SX de 150 dólares, Squier de 200 e poucos dólares. A gente conhece essa realidade há muitos e muitos anos.

Deles custarem isso lá fora pra chegarem em lojas brasileiras por 600 ou 700 pila há um abismo de impecilhos, como você sabe muito bem.

Zubrycky escreveu:Terceiro, voltando a falar sobre marcas, antigamente nos Estados Unidos havia duas formas de se comprar uma guitarra ou baixo novo. Ou a pessoa ia numa loja de instrumentos musicais, via o catálogo da Gibson/Fender e encomendava uma guitarra por 400 dólares ou ia numa Sears da vida e comprava na hora uma Danelectro por menos de 100 dólares.

Por isso é importante o "antigamente". Os preços não são mais esses e Brasil não é Estados Unidos.

Zubrycky escreveu:Quarto, no Brasil não há nenhum campo de força, nenhum campo gravitacional, nenhuma maldição, nenhuma condição atmosférica e nenhum empecilho técnico (não entro aqui na questão fiscal aqui) que impeça que alguma indústria brasileira consiga fabricar instrumentos musicais elétricos sólidos e baratos em larga escala se (notem aqui a ressalva) ela realmente quisesse fazê-lo.

Há sim... É um campo de força, é gravitacional, é uma maldição também... E é atmosférico e é técnico... É tudo isso justamente porque é fiscal. Não se pode tirar a parte mais importante de uma equação, pois então não teremos equação.

A indústria de instrumentos não pode simplesmente se juntar num ônibus, marcar uma reunião no ministério da fazenda e exgir que as coisas mudem.

Não se dissolve um campo de força chamado "custo Brasil" assim.

Zubrycky escreveu:Ah, o material é caro? Dane-se. Sempre dá pra cortar custos e problemas existem para serem resolvidos. No passado, já citada Danelectro resolveu esse problema apostando em materiais não convencionais e hoje existem instrumentos que são feitos com materiais convencionais e que são bons e baratos.

Até que não. Pelo menos madeira não é caro. Hardware e eletrônica até que é um pouco mais caro. Mas essa discussão não é sobre custo de materiais. Pelo menos não é o mais importante nessa equação.

Zubrycky escreveu:Enfim, no Brasil, há um enorme público com pouca grana no bolso, que poderia ser atendido com instrumentos baratos e de qualidade e que constitui um grande mercado potencial que as marcas nacionais ignoram de forma solenee estúpida (deixar de atender um mercado é jogar dinheiro fora).

As fábricas não ignoram esse mercado, elas simplesmente não conseguem suprí-lo.

O Harley Benton que você citou lá em cima e que foi vendido na Europa foi feito na China. O baixo legalzinho de 1000 Reais vendido no Brasil também é.

É literamente impossível a indústria brasileira produzir um instrumento legalzinho como esse chinês pelos mesmo 1000 Reais. IMPOSSÍVEL.

Zubrycky escreveu:Mas há impostos demais... Dane-se. Leis podem ser mudadas

Opa. Finalmente falamos de impostos... Ideia
Dane-se não. É sobre isso...
Tal mudança tributária no Brasil equivale exatamente a um milagre.

Zubrycky escreveu:Resumidamente, onde há vontade, há um meio. Aonde não há vontade, há desculpas.

Cara... Se enche de vontade, tenta lá e conta pra gente. Ou então conversa com quem teve essa vontade e faz um resumão aqui.

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Mensagem por vinibassplayer Dom Dez 03, 2023 10:04 pm

Zubrycky escreveu:
Pedro Cavalcanti escreveu:Para o aprendizado, o ideal é um bom instrumento.
Mas quem quer um instrumento barato, já compra barato porque está aprendendo... e por está aprendendo, não sabe o que é qualidade.
Resultado?! A industria, não procupada com isso, visando apenas o lucro do mercado de entrada, coloca à venda instrumentos baratos e sem qualidade.

Certa vez, Nathan I. Daniel, fundador da Danelectro, disse que a coisa da qual ele mais se orgulhava era "ter sido capaz de fazer instrumentos que um iniciante pudesse comprar e que tivessem qualidade o bastante para não desencorajá-lo a progredir no instrumento."

Como eu disse no tópico sobre a Danelectro, a Tonante deveria ter seguido o mesmo caminho, na minha opinião.

o problema é q, à época da ditadura, a tonante veio suprir um mercado onde as importacoes foram proibidas ne.. eles contam vantagem dos nomes grandes da mpb terem usado tonante, mas era literalmente o q tinha disponivel na época, e eles só fizeram o nome deles por isso.. a tonante é ruim pq quis ser ruim desde o principio, pq acharam q nunca iriam ter concorrencia.

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Mensagem por WHead Dom Dez 03, 2023 10:48 pm

^Aquela Tonante, como fabricante, não existe mais, né?

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Mensagem por Zubrycky Seg Dez 04, 2023 6:21 am

vinibassplayer escreveu:
Zubrycky escreveu:
Pedro Cavalcanti escreveu:Para o aprendizado, o ideal é um bom instrumento.
Mas quem quer um instrumento barato, já compra barato porque está aprendendo... e por está aprendendo, não sabe o que é qualidade.
Resultado?! A industria, não procupada com isso, visando apenas o lucro do mercado de entrada, coloca à venda instrumentos baratos e sem qualidade.

Certa vez, Nathan I. Daniel, fundador da Danelectro, disse que a coisa da qual ele mais se orgulhava era "ter sido capaz de fazer instrumentos que um iniciante pudesse comprar e que tivessem qualidade o bastante para não desencorajá-lo a progredir no instrumento."

Como eu disse no tópico sobre a Danelectro, a Tonante deveria ter seguido o mesmo caminho, na minha opinião.

o problema é q, à época da ditadura, a tonante veio suprir um mercado onde as importacoes foram proibidas ne.. eles contam vantagem dos nomes grandes da mpb terem usado tonante, mas era literalmente o q tinha disponivel na época, e eles só fizeram o nome deles por isso.. a tonante é ruim pq quis ser ruim desde o principio, pq acharam q nunca iriam ter concorrencia.

O protecionismo a la brasileira é algo concebido com a desculpa de proteger a indústria nacional, que ao invés de se desenvolver e se tornar competitiva, simplesmente se acomoda e faz os piores e mais caros produtos possíveis.
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Mensagem por Jãozeiro Seg Dez 04, 2023 8:13 am

Exatamente. Os 60% de imposto sobre importação, por exemplo, pra proteger a indústria nacional que não existe.
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Mensagem por CSergio Seg Dez 04, 2023 8:38 am

Impostos cobrados, dos quais:
- não temos o devido retorno;
- impostos pagos aos governos para sustentar a máquina deles
- comércio e indústria local dizem que é para combater a sonegação e estão tendo prejuízos de concorrência desleal de fora

Que tal todos esses vagabundos, pensarem um pouco e em vez de aumentar, fazer um esforço para lutar e reduzir impostos, parar de gastar e roubar dinheiro; tornar tudo mais eficiente.
Seria meio caminho andado.
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Mensagem por allexcosta Seg Dez 04, 2023 8:43 am

CSergio escreveu:Que tal todos esses vagabundos, pensarem um pouco e em vez de aumentar, fazer um esforço para lutar e reduzir impostos, parar de gastar e roubar dinheiro; tornar tudo mais eficiente.
Seria meio caminho andado.

Seria milagre...

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Mensagem por DieMarin Ter Dez 05, 2023 10:48 pm

É difícil.


Última edição por DieMarin em Ter Dez 05, 2023 10:49 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por DieMarin Ter Dez 05, 2023 10:48 pm

O dia que os políticos brasileiros pararem de pensar apenas no próprio umbigo, ai as coisas melhoram!
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Mensagem por Nilo Giacomelli Qui Dez 07, 2023 11:00 am

WHead escreveu:^Aquela Tonante, como fabricante, não existe mais, né?

Existem essas séries especiais, que nem essa Cecille que comentaram acima. Mas a ideia é ser que nem a Giannini, que 90% do catálogo é de produtos é fabricado na Ásia e rebatizados com a marca. Apenas um ou outro instrumento "diferente" é fabricado aqui.

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Mensagem por Zubrycky Qua maio 15, 2024 7:58 am

Novidades, pessoal!!!! hyper hyper

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Mensagem por Zubrycky Qua maio 15, 2024 7:58 am

Novidades, pessoal!!!! hyper hyper

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Que tal?

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