Sugestões sobre baixos para metal
+14
CSergio
Jãozeiro
SirGalahad
HenriqueBessa
B3ck1m2n
Sapão¹³
Zéff
Dennis Messa
WHead
JAZZigo
jgs
allexcosta
rntbass
macaubamineira
18 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Sugestões sobre baixos para metal
Sou novo aqui e procuro um baixo para tocar metal.
Toco músicas de metal que têm muitas notas, riffs e frases, e por isso as cordas devem ser próximas ou os trastes devem ter uma distância menor que a de um precision (já tentei tocar com um e achei o braço dele enorme). Eu procuro um baixo leve (tenho problema no ombro), que tenha 5 cordas e muitas casas.
Fiz essa lista exemplificativa das opções que encontrei no mercado livre (O Ibanez custa um pouco a mais que os outros dois):
1) Giannini Gb205a
2) Tagima Xb21 5
3) Ibanez Gsr 205b
Aceito sugestões e críticas.
Abraço
Toco músicas de metal que têm muitas notas, riffs e frases, e por isso as cordas devem ser próximas ou os trastes devem ter uma distância menor que a de um precision (já tentei tocar com um e achei o braço dele enorme). Eu procuro um baixo leve (tenho problema no ombro), que tenha 5 cordas e muitas casas.
Fiz essa lista exemplificativa das opções que encontrei no mercado livre (O Ibanez custa um pouco a mais que os outros dois):
1) Giannini Gb205a
2) Tagima Xb21 5
3) Ibanez Gsr 205b
Abraço
macaubamineira- Membro
Re: Sugestões sobre baixos para metal
macaubamineira escreveu:Sou novo aqui e procuro um baixo para tocar metal.
1) Giannini Gb205a
2) Tagima Xb21 5
3) Ibanez Gsr 205b
Abraço
Opa, minha praia aqui...
Da sua lista, já tive o Ibanez GSR 205b, bom baixo, mas procure um da linha SR usado que te garanto que será bem mais satisfatório.
Se vc vai tocar metal e gosta de cordas baixas e espaçamento pequeno, vá de Ibanez com toda certeza.
Tenho um SR 505 de 1995 que não me desfaço por nada... Época de ouro da Ibanez...
Qualquer SR 5 cordas em bom estado te atenderá com maestria...
Abraço!
rntbass- Membro
Sugiro um MetalBass.
Na falta, dá pra ir de RockBass, mas não é o ideal.
dos 3 citados eu iria no ibanez. inclusive, das 3 marcas citadas é a que mais vejo baixista de banda de metal usando.
mas se possivel, junte mais dinheiro e procure algum ibanez usado com essas características. como já falaram, época de ouro da ibanez. baixos japoneses deles das décadas de 80/90 soam melhor, são mais confortáveis e alguns são espetaculares do ponto de vista estético. na minha opinião, é baixo pro resto da vida.
mas se possivel, junte mais dinheiro e procure algum ibanez usado com essas características. como já falaram, época de ouro da ibanez. baixos japoneses deles das décadas de 80/90 soam melhor, são mais confortáveis e alguns são espetaculares do ponto de vista estético. na minha opinião, é baixo pro resto da vida.
jgs escreveu:dos 3 citados eu iria no ibanez. inclusive, das 3 marcas citadas é a que mais vejo baixista de banda de metal usando.
Não precisa ser necessariamente dos anos 90 (é que essa época me agradam os caps ativos ADX 5 6)...
Qualquer SR estará bem servido...
rntbass- Membro
rntbass escreveu:jgs escreveu:dos 3 citados eu iria no ibanez. inclusive, das 3 marcas citadas é a que mais vejo baixista de banda de metal usando.
Não precisa ser necessariamente dos anos 90 (é que essa época me agradam os caps ativos ADX 5 6)...
é que depois disso a produção mais em massa da ibanez saiu do japão pra outros centros. alguns modelos seguem sendo instrumentos bem honestos, mas claramente a qualidade caiu um pouco. o ponto é que quem tem um ibanez japones dessa época, só se desfaz dele se tá precisando da grana ou se parou de tocar...
rntbass gosta desta mensagem
jgs escreveu:rntbass escreveu:jgs escreveu:dos 3 citados eu iria no ibanez. inclusive, das 3 marcas citadas é a que mais vejo baixista de banda de metal usando.
é que depois disso a produção mais em massa da ibanez saiu do japão pra outros centros. alguns modelos seguem sendo instrumentos bem honestos, mas claramente a qualidade caiu um pouco. o ponto é que quem tem um ibanez japones dessa época, só se desfaz dele se tá precisando da grana ou se parou de tocar...
Olha, vou te falar hein.. testei uns SR 885 japoneses e coreanos da época... mesmo nível...
Me desfiz do 885 coreano em um rolo, hoje tenho um 505 ano 95 coreano... mesmo nível de construção...
Já peguei em alguns 405 coreanos também e 645 japones. É tudo mesmo nível viu...
Também já tive oportunidade de usar uns 505 dos novos Indonesia...
Essa tara em Ibanez japoneses, pra mim já caiu por terra.
Ibanez série SR não erra, independente do lugar onde foi construído...rsrsr
rntbass- Membro
[2]allexcosta escreveu:Sugiro um MetalBass.
JAZZigo- FCBR-CT
Qualquer SR da Ibanez (principalmente dos 80/90, "época de outro", japonês etc) tá muito longe, em termos de preço, dos três instrumentos observados e citados pelo colega macaubamineira, não tá não?
WHead escreveu:Qualquer SR da Ibanez (principalmente dos 80/90, "época de outro", japonês etc) tá muito longe, em termos de preço, dos três instrumentos observados e citados pelo colega macaubamineira, não tá não?
Não tá não cara...
GSR205b tá em média R$2500... Com esse valor acha uns SR usados...
Enfim... a dica está dada: Se ele procura baixo leve, cordas baixas, braço fino, espaçamento pequeno, é Ibanez SR...
rntbass- Membro
Além dos três baixos da lista, encontrei esses:
Cort Action Bass V Plus
Tagima Millenium 5
O Cort está com o preço parecido com o da Ibanez, já o Tagima tem um preço bem mais adequado. No entanto, o pessoal dos comentários estava reclamando da parte elétrica do Millenium 5.
Os baixos que o rntbass citou estão muito fora do orçamento.
Cort Action Bass V Plus
Tagima Millenium 5
O Cort está com o preço parecido com o da Ibanez, já o Tagima tem um preço bem mais adequado. No entanto, o pessoal dos comentários estava reclamando da parte elétrica do Millenium 5.
macaubamineira- Membro
macaubamineira escreveu:Além dos três baixos da lista, encontrei esses:
Cort Action Bass V Plus
Tagima Millenium 5
Citei os que tive experiencia, mas qualquer SR vai te atender.
Tive um Cort B5 também, acho que vai te atender também nos seu requisitos. São braços fininhos como os Ibanez e cordas juntinhas também. Dá uma olhadinha....
Inclusive, muitos baixos Ibanez são fabricados na fábrica da Cort.
rntbass- Membro
macaubamineira gosta desta mensagem
rntbass escreveu:qualquer SR vai te atender
Esses SR são da linha Gio ? Seria a segunda linha da Ibanez ?
macaubamineira- Membro
rntbass- Membro
Bueno.
Em primeiro lugar, tocar metal é uma especificação um tanto genérica, pois há uma infinidade de sub-estilos e é a sonoridade que deveria determinar o que vc precisa.
Pra tocar metal, em geral, pra mim, o mais importante é ter um cap single na ponte e cordas 0.45 (ou + e isso depende da afinação). O resto é opcional.
Sobre o espaçamento dos trastes, vc está falando no tamanho da escala. Nesse caso, não há o que fazer, vc vai precisar de instrumentos de 34". Quanto mais curta a escala, mais fechado é o som e menos vc vai se ouvir numa banda de guitarras distorcidas.
Baixos com espaçamento reduzido entre as cordas prejudicam o pizzicato, mas se vc vai de palheta, procura um Dean de 5 cordas ou um Aria Pró II Magna séries - são todos leves, baratos, se enquadram e concorrem com as marcas que vc descreve. Nesses casos, as cordas são mais próximas que os SR.
Em primeiro lugar, tocar metal é uma especificação um tanto genérica, pois há uma infinidade de sub-estilos e é a sonoridade que deveria determinar o que vc precisa.
Pra tocar metal, em geral, pra mim, o mais importante é ter um cap single na ponte e cordas 0.45 (ou + e isso depende da afinação). O resto é opcional.
Sobre o espaçamento dos trastes, vc está falando no tamanho da escala. Nesse caso, não há o que fazer, vc vai precisar de instrumentos de 34". Quanto mais curta a escala, mais fechado é o som e menos vc vai se ouvir numa banda de guitarras distorcidas.
Baixos com espaçamento reduzido entre as cordas prejudicam o pizzicato, mas se vc vai de palheta, procura um Dean de 5 cordas ou um Aria Pró II Magna séries - são todos leves, baratos, se enquadram e concorrem com as marcas que vc descreve. Nesses casos, as cordas são mais próximas que os SR.
Dennis Messa- Membro
Zubrycky e B3ck1m2n gostam desta mensagem
Faz a compra de um usado, com a economia vc faz upgrades na elétrica. Melhor custo-benefício.
Dennis Messa- Membro
Dennis Messa escreveu:Bueno.
Cara, eu uso 0.40 e toco metal... nunca reclamaram de falta de peso no meu som, muito pelo contrário...
"Cap single na ponte"... dá pra tocar metal com qualquer estilo de baixo.... tem outros fatores aí mais importantes...
"Baixos com espaçamento reduzido entre as cordas prejudicam o pizzicato"... como assim? rsrs é justamente o contrário... experimente tocar em um baixo com 19mm de espaçamento e logo em seguida tocar com um de 16,5mm... vc vai sentir a direfença em conforto e agilidade no mesmo instante...
"Quanto mais curta a escala, mais fechado é o som"... já viu os baixos short scale da S.Martin? não tem nada de som fechado..
rntbass- Membro
Cara, eu uso 0.40 e toco metal... nunca reclamaram de falta de peso no meu som, muito pelo contrário...
- Dá pra sentir que não é a mesma pressão em .040, leva dois baixos iguais com encordoamentos diferentes e vc vai entender o que estou dizendo.
Cap single na ponte"... dá pra tocar metal com qualquer estilo de baixo.... tem outros fatores aí mais importantes...
- o captador na ponte dá definição e precisa ser single pra não embolar com as distorções de guitarra. O que pode ser mais importante que isso?
Baixos com espaçamento reduzido entre as cordas prejudicam o pizzicato"... como assim? rsrs é justamente o contrário... experimente tocar em um baixo com 19mm de espaçamento e logo em seguida tocar com um de 16,5mm... vc vai sentir a direfença em conforto e agilidade no mesmo instante...
- se espaçamento reduzido melhorasse o pizzicato, todos os baixos teriam 16,5 mm.
Quanto mais curta a escala, mais fechado é o som"... já viu os baixos short scale da S.Martin? não tem nada de som fechado..
- E um S.Martin é quanto? Faz parte do universo da pergunta desse tópico? Tem gente que vem aqui só pra discordar mesmo. Não é possível..
Última edição por Dennis Messa em Qua Out 09, 2024 9:18 am, editado 1 vez(es)
Dennis Messa- Membro
Dennis Messa escreveu:Cara, eu uso 0.40 e toco metal... nunca reclamaram de falta de peso no meu som, muito pelo contrário...
- Dá pra sentir que não é a mesma pressão em .040, leva dois baixos iguais com encordoamentos diferentes e vc vai entender o que estou dizendo.Cap single na ponte"... dá pra tocar metal com qualquer estilo de baixo.... tem outros fatores aí mais importantes...
- o captador na ponte dá definição e precisa ser single pra não embolar com as distorções de guitarra. O que pode ser mais importante que isso?Baixos com espaçamento reduzido entre as cordas prejudicam o pizzicato"... como assim? rsrs é justamente o contrário... experimente tocar em um baixo com 19mm de espaçamento e logo em seguida tocar com um de 16,5mm... vc vai sentir a direfença em conforto e agilidade no mesmo instante...
- se espaçamento reduzido melhorasse o pizzicato, todos os baixos teriam 16,5 mm.Quanto mais curta a escala, mais fechado é o som"... já viu os baixos short scale da S.Martin? não tem nada de som fechado..
- é, tem gente que vem aqui só pra discordar mesmo. Não é possível..
"o captador na ponte dá definição e precisa ser single pra não embolar com as distorções de guitarra. O que pode ser mais importante que isso?"
Quer dizer então que não se pode tocar metal com um precision? Ou com um Music Man?
Um precision corta uma mix com maestria, olha Seteve Harris, Billy Sheehan, Geezer Buttler, Frank Bello, aí pra comprovar... Não importa se é circuito ativo ou passivo, ou se é cap ativo ou passivo...
E ah, pode distorcer o baixo também junto com as guitarras viu... maioria (se não 100%) dos baixos de metal têm drive/distorção...
Os fatores mais importantes são: Baixista>baixo bem regulado>cordas novas>bom ampli com boas caixas e/ou equalização eficiente>compresor pra nivelar as coisas...
Não sou o Rei e nem vc é... no final, cada um com seus gostos e preferência e tá tudo certo.
Mas te digo, no metal tem coisas que funcionam e outras não. Assim como no forró tem coisas que funcionam e outras não... e por aí vai... cada estilo tem sua receita de bolo.
Abraço!
rntbass- Membro
Não, não dá pra fazer qualquer metal com um precision, nem com um Music Man.
Steve Harris toca numa banda que nos padrões atuais nem podemos chamar exatamente de metal. Tá mais pra um hard rock. Os outros músicos q vc citou usam captadores na ponte.
Não entendi o lance da distorção e do circuito. Acho que não entramos nesse assunto.
Esses fatores regulagem e cordas novas acho que vale pra qualquer estilo, então, isso não pode ser apontado como algo importante no metal.
Exatamente, isso aqui é um fórum e vc deveria respeitar minha opinião, não rir dela ou usar termos "como assim?", como se eu estivesse falando algum tipo de absurdo.
Eu todo thrash metal há mais de 20 anos e sei por estatística qual equipamento funciona com o estilo.
Steve Harris toca numa banda que nos padrões atuais nem podemos chamar exatamente de metal. Tá mais pra um hard rock. Os outros músicos q vc citou usam captadores na ponte.
Não entendi o lance da distorção e do circuito. Acho que não entramos nesse assunto.
Esses fatores regulagem e cordas novas acho que vale pra qualquer estilo, então, isso não pode ser apontado como algo importante no metal.
Não sou o Rei e nem vc é... no final, cada um com seus gostos e preferência e tá tudo certo.
Exatamente, isso aqui é um fórum e vc deveria respeitar minha opinião, não rir dela ou usar termos "como assim?", como se eu estivesse falando algum tipo de absurdo.
Eu todo thrash metal há mais de 20 anos e sei por estatística qual equipamento funciona com o estilo.
Última edição por Dennis Messa em Qua Out 09, 2024 9:37 am, editado 1 vez(es)
Dennis Messa- Membro
B3ck1m2n gosta desta mensagem
E dá pra ouvir baixo no metal?
allexcosta escreveu:E dá pra ouvir baixo no metal?
Nasci branco, classe média e construí vida acadêmica. Só fui entender (um pouco) o que é sofrer preconceito quando passei a escutar metal.
Dennis Messa- Membro
Dennis Messa escreveu:Nasci branco, classe média e construí vida acadêmica. Só fui entender (um pouco) o que é sofrer preconceito quando passei a escutar metal.
Passa uns tempos nos EUA.
Lá você não é branco e sua vida acadêmica não vale nada.
Recomendo alguma cidadezinha do Texas ou New Hampshire.
allexcosta escreveu:Dennis Messa escreveu:Nasci branco, classe média e construí vida acadêmica. Só fui entender (um pouco) o que é sofrer preconceito quando passei a escutar metal.
Capaz, nem precisa! Basta vir aqui e dizer que toco baixo numa banda de heavy metal.
Dennis Messa- Membro
Zubrycky e B3ck1m2n gostam desta mensagem
Dennis Messa escreveu:allexcosta escreveu:Dennis Messa escreveu:Nasci branco, classe média e construí vida acadêmica. Só fui entender (um pouco) o que é sofrer preconceito quando passei a escutar metal.
Capaz, nem precisa! Basta vir aqui e dizer que toco baixo numa banda de heavy metal.
Mas eu também uai...
rntbass- Membro
Dennis Messa escreveu:Capaz, nem precisa! Basta vir aqui e dizer que toco baixo numa banda de heavy metal.
Preconceitos múltiplos e simultâneos na vida real são muito mais edificadores que um preconceito simples num fórum de internet.
caso vc não seja surdo, sim
Dennis Messa escreveu:Não, não dá pra fazer qualquer metal com um precision, nem com um Music Man.
eu concordo; o cenário ideal seria ter um de cada, isso caso vc toque diversos estilos. mas precision casa bem com a maioria deles, principalmente os mais lentos. mas ao mesmo tempo tem cada vez mais gente do estilo migrando pros musicman quando pode, inclusive o baixista de uma banda de thrash que gosto bastante usava um musicman stingray, outro baixista de uma banda mais moderna que gosto bastante parou de usar um spector euro pra usar um musicman bongo, e por aí vai. ambos os baixistas que eu citei, ao vivo usam só baixo e amp e nada mais.
no que diz respeito ao tópico, a meu ver o fator complicador tá sendo o orçamento... upgrades de elétrica podem sair caros, especialmente se for usar equipamento importado. bem nessas que é uma boa ir em algum cort ou ibanez, ou também aria pro como vc sugeriu, ao menos num primeiro momento, desde que o baixo esteja 100%, seja confortável e tenha um som que vá de acordo com o som que tá na cabeça da pessoa que tá buscando um baixo pra tocar metal. ou esperar mais e ir economizando, caso isso seja possível.
allexcosta escreveu:Dennis Messa escreveu:Capaz, nem precisa! Basta vir aqui e dizer que toco baixo numa banda de heavy metal.
Preconceitos múltiplos e simultâneos na vida real são muito mais edificadores que um preconceito simples num fórum de internet.
Sem dúvidas, Allex. Aqui estou eu pensando o que levou o 'dono' do fórum escrever a piadinha cheia de significados nesse tópico? Sinceramente, às vezes parece que você se incomoda que as pessoas venham aqui escrever.
Dennis Messa- Membro
jgs escreveu:caso vc não seja surdo, sim
Calma, gente. É só uma dúvida que tive porque meu orçamento é finito e queria saber a opinião de vocês e até agora tive bons resultados. Não conhecia os baixos das marcas Aria e Dean, que ainda estou lendo sobre.
As opções, até agora, por ordem de prioridade, são:
1. Ibanez Gsr 205b
2. Cort Action Bass V Plus
3. Aria Pró II Magna séries (usado)
4. Tagima Millenium 5
5. Tagima Xb21 5
6. Giannini Gb205a
Encontrei alguns baixos usados da marca Yamaha, mas eles são de outros estados e não conseguirei avaliar pessoalmente.
Se alguém tiver mais sugestões construtivas, serão todas bem vindas!
1. Ibanez Gsr 205b
4. Tagima Millenium 5
5. Tagima Xb21 5
6. Giannini Gb205a
Encontrei alguns baixos usados da marca Yamaha, mas eles são de outros estados e não conseguirei avaliar pessoalmente.
macaubamineira- Membro
macaubamineira escreveu:Calma, gente. É só uma dúvida que tive porque meu orçamento é finito e queria saber a opinião de vocês e até agora tive bons resultados. Não conhecia os baixos das marcas Aria e Dean, que ainda estou lendo sobre.
1. Ibanez Gsr 205b
4. Tagima Millenium 5
5. Tagima Xb21 5
6. Giannini Gb205a
Mano, depois a gente pensa no seu baixo. O tópico tava ficando divertido...
Zéff- Membro
Fabio Motta, rntbass, WHead e HenriqueBessa gostam desta mensagem
macaubamineira escreveu:Calma, gente. É só uma dúvida que tive porque meu orçamento é finito e queria saber a opinião de vocês e até agora tive bons resultados. Não conhecia os baixos das marcas Aria e Dean, que ainda estou lendo sobre.
1. Ibanez Gsr 205b
4. Tagima Millenium 5
5. Tagima Xb21 5
6. Giannini Gb205a
Chegou a ver esse aqui ó: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4084069612-contra-baixo-ibanez-sr-305-_JM?searchVariation=180104840989#searchVariation%3D180104840989%26position%3D27%26search_layout%3Dgrid%26type%3Ditem%26tracking_id%3D84d1f56e-3671-4295-b062-1b5e9485fd64
Está em brasília...
Yamaha também não erra em suas construções, é uma boa pedida se puder testar.
Novamente, não te indico o GSR205b da Ibanez, são muito de entrada, empenam o braço fácil, madeira do corpo frágil, desasca fácil...
Cort: prefira as séries A5 ou B5 que são melhor construídos.
Aria: não sei opinar, nunca tive.
Tagimas: braços mais parrudos
Gianninis: não sei opinar, nunca tive.
rntbass- Membro
macaubamineira escreveu:Encontrei alguns baixos usados da marca Yamaha, mas eles são de outros estados e não conseguirei avaliar pessoalmente.
yamaha dificilmente tem erro (especialmente pra um primeiro baixo), mas tem muitas opções bem diferentes entre elas. quais exatamente vc encontrou?
inclusive, meu primeiro baixo foi um yamaha bb350.
jgs escreveu:macaubamineira escreveu:Encontrei alguns baixos usados da marca Yamaha, mas eles são de outros estados e não conseguirei avaliar pessoalmente.
yamaha dificilmente tem erro (especialmente pra um primeiro baixo), mas tem muitas opções bem diferentes entre elas. quais exatamente vc encontrou?
inclusive, meu primeiro baixo foi um yamaha bb350.
Tenho extremas saudades do meu RBX375, baita baixo, pra metal então...
Mas depois que conheci os Ibanez SR, gamei...rsrsrs
rntbass- Membro
Não sou do metal, nem dos paranauês aí do rock moderno, mas tive um Ibanez GSR390 durante uma década. É um instrumento de entrada, leve, e não apresentou problema nenhum, nem de construção, nem elétrico - mesmo sob meu uso "inconsequente", digamos assim.
O braço era fino e as cordas, próximas.
As cordas ficavam baixas e não trastejava.
Timbrava bem, direto no amplificador ou passando por pedais, mesmo com captadores originais - que são mais simples.
Quando ele ia parar nas mãos dos jovens, cheios de tapping e outras manobras que eu não sei o nome, ele respondia bem e voltava sempre com elogios e declarações de surpresa.
Daí eu sorria, passava a correia sobre meu ombro e voltava pro meu dum-dum-dum-dom feliz da vida.
Enfim, eu acho que a Ibanez é uma boa fabricante, mesmo no segmento de entrada.
Boa sorte na sua escolha.
O braço era fino e as cordas, próximas.
As cordas ficavam baixas e não trastejava.
Timbrava bem, direto no amplificador ou passando por pedais, mesmo com captadores originais - que são mais simples.
Quando ele ia parar nas mãos dos jovens, cheios de tapping e outras manobras que eu não sei o nome, ele respondia bem e voltava sempre com elogios e declarações de surpresa.
Daí eu sorria, passava a correia sobre meu ombro e voltava pro meu dum-dum-dum-dom feliz da vida.
Enfim, eu acho que a Ibanez é uma boa fabricante, mesmo no segmento de entrada.
Boa sorte na sua escolha.
Você citou que tem um problema no ombro, correto?
Temos um SR 5 cordas da década de 90 na minha igreja, e acho ele meio pesado e desequilibrado, tocar com ele por mais de 30 minutos faz meu ombro pedir arrego.
Minha opinião, não sei se os outros membros passaram por isso.
Quanto a busca pelo baixo que encaixe no estilo que quer, o método infalível é sempre verificar quais são seus baixistas referencias dentro do estilo que busca (metal), verificar os baixos que eles usam, pesquisar por diferentes vídeos de review e plays com esses baixos e ver qual mais te agrada.
Tá caro? Procure alternativas que se assemelham a estes baixos e que caibam no seu bolso, sempre vai encontrar um denominador comum entre o que quer e o que pode pagar.
Você citou que tem um problema no ombro, correto?
Temos um SR 5 cordas da década de 90 na minha igreja, e acho ele meio pesado e desequilibrado, tocar com ele por mais de 30 minutos faz meu ombro pedir arrego.
Minha opinião, não sei se os outros membros passaram por isso.
Quanto a busca pelo baixo que encaixe no estilo que quer, o método infalível é sempre verificar quais são seus baixistas referencias dentro do estilo que busca (metal), verificar os baixos que eles usam, pesquisar por diferentes vídeos de review e plays com esses baixos e ver qual mais te agrada.
Tá caro? Procure alternativas que se assemelham a estes baixos e que caibam no seu bolso, sempre vai encontrar um denominador comum entre o que quer e o que pode pagar.
Sapão¹³- Membro
Dennis Messa escreveu:allexcosta escreveu:Dennis Messa escreveu:Capaz, nem precisa! Basta vir aqui e dizer que toco baixo numa banda de heavy metal.
Sem dúvidas, Allex. Aqui estou eu pensando o que levou o 'dono' do fórum escrever a piadinha cheia de significados nesse tópico? Sinceramente, às vezes parece que você se incomoda que as pessoas venham aqui escrever.
Acertou em cheio! E digo mais: ele é rockfóbico!
B3ck1m2n- Membro
jgs escreveu:allexcosta escreveu:E dá pra ouvir baixo no metal?
caso vc não seja surdo, sim
B3ck1m2n- Membro
"Vareia"... se o baixista for o dono da banda, principal compositor ou letrista... com certeza dá... mas tem outras que o baixo fica audível em certas partes e depois some... depois reaparece... some de novo... e as que vc só ouve uma "massa sonora" grave... rsrsrsrs
Sobre o tópico... os únicos critérios que já me importaram pra um baixo pra tocar metal, foram o visual e o som que consigo tirar dele... e captador Soapbar é quase um padrão
Última edição por HenriqueBessa em Qua Out 09, 2024 1:47 pm, editado 1 vez(es)
Dennis Messa escreveu:Não, não dá pra fazer qualquer metal com um precision, nem com um Music Man.
Esses fatores regulagem e cordas novas acho que vale pra qualquer estilo, então, isso não pode ser apontado como algo importante no metal.Não sou o Rei e nem vc é... no final, cada um com seus gostos e preferência e tá tudo certo.
B3ck1m2n- Membro
HenriqueBessa escreveu:allexcosta escreveu:E dá pra ouvir baixo no metal?
"Vareia"... se o baixista for o dono da banda, principal compositor ou letrista... com certeza dá... mas tem outras que o baixo fica audível em certas partes e depois some... depois reaparece... some de novo... e as que vc só ouve uma "massa sonora" grave... rsrsrsrs
Sobre o tópico... os únicos critérios que já me importaram pra um baixo pra tocar metal, foram o visual e o som que consigo tirar dele... e captador Soapbar é quase um padrão
Sim, eu diria que os baixos ativos com captação Soapbar são os mais utilizados no metal, mas também vê-se muito baixos no modelo Music Man. Os Precision também são utilizados em alguns casos com maestria, mas estes são mais comuns no Rock em geral do que no Metal em si. A questão do baixo ser audível vai muito da função do baixo na banda. Naquelas em que o baixo segue a guitarra base ele acaba se mesclando na massa sonora, mas há os em que o a linha do baixo é mais elaborada e assim se destaca melhor. Também vai muito dos recursos utilizados e do jeito que a música é construída.
B3ck1m2n- Membro
HenriqueBessa gosta desta mensagem
Eu estava pensando exatamente isso enquanto lia o tópico, mas não queria ser deselegante… rs
Já que você trouxe o assunto à tona, concordo plenamente, e olha que eu toco metal! Gosto do gênero, mas só toco baixo em bandas de metal para manter o contato com meus amigos de longa data.
Na prática, ninguém vai se importar com o som do seu baixo. Se o pessoal estiver ouvindo o baixo, é provável que peçam para você diminuir o volume.
Para contribuir com o autor do tópico, entre as opções de modelos, eu recomendaria o Ibanez. Como sugestão adicional, deixo o Yamaha BB passivo. Adoro esse baixo, pois é versátil, tem peso, presença e muito ganho.
SirGalahad- Membro
Dennis Messa escreveu:Sem dúvidas, Allex. Aqui estou eu pensando o que levou o 'dono' do fórum escrever a piadinha cheia de significados nesse tópico? Sinceramente, às vezes parece que você se incomoda que as pessoas venham aqui escrever.
O FCBR não tem dono.
E se tivesse, seria o Cláudio, que tem seu e-mail pessoal atrelado à conta do forumeiros, portanto é a única pessoa com poder real de influenciar a própria existência do fórum, com exceção da plataforma em si.
Sou admin e também sou usuário. E normalmente posto como usuário, a não ser que seja um aviso de regras ou algo na área "fale com...".
E uma piada é só uma piada... Não é algo pra se levar pro coração assim.
Eu realmente não quis ofender você ou qualquer outro colega. É que "baixo pra metal" é um assunto já meio de humor no mundo do contrabaixo, então me permiti entrar no clima do tópico.
Última edição por allexcosta em Qua Out 09, 2024 6:51 pm, editado 1 vez(es)
allexcosta escreveu:Dennis Messa escreveu:Sem dúvidas, Allex. Aqui estou eu pensando o que levou o 'dono' do fórum escrever a piadinha cheia de significados nesse tópico? Sinceramente, às vezes parece que você se incomoda que as pessoas venham aqui escrever.
O FCBR não tem dono.
E se tivesse, seria o Cláudio, que tem seu e-mail pessoal atrelado à conta do forumeiros, portanto é a única pessoa com poder real de influenciar a própria existência do fórum, exceto a própria plataforma.
Sou admin e também sou usuário. E normalmente posto como usuário, a não ser que seja um aviso de regras ou algo na área "fale com...".
E uma piada é só uma piada... Não é algo pra se levar pro coração assim.
Eu realmente não quis ofender você ou qualquer outro colega. É que "baixo pra metal" é um assunto já meio de humor no mundo do contrabaixo, então me permiti entrar no clima do tópico.
Acho que as pessoas não entendem nosso humor sarcástico Alex...rsrsrs
Me identifico muito com suas postagens...
rntbass- Membro
B3ck1m2n escreveu:Acertou em cheio! E digo mais: ele é rockfóbico!
Dennis Messa escreveu:Cara, eu uso 0.40 e toco metal... nunca reclamaram de falta de peso no meu som, muito pelo contrário...
- Dá pra sentir que não é a mesma pressão em .040, leva dois baixos iguais com encordoamentos diferentes e vc vai entender o que estou dizendo.
Cara, eu discordo disso num nível galático, hehe...
Já usei de .040 ao .050 no mesmo baixo e em momento algum essa pressão faltou, nem grave. Mas mudava a forma de tocar. Você "pensa diferente" usando .040 em comparação quando usa .050.
Encordoamento é uma questão puramente tátil do músico, e diz se vai precisar de maior ou menor esforço pra fazer "isso" ou aquilo.
.045 ter mais "pressão" do que .040 a ponto de alguém escutar e dizer, "carai, olha a pressão do .045"...aí já é demais pra mim, hehe...
Esse é um dos mitos mais propagados no mundo do baixo.
Jãozeiro- Membro
rafael.buzzi.andrade, kanaan93 e rntbass gostam desta mensagem
Zéff escreveu:
Mano, depois a gente pensa no seu baixo. O tópico tava ficando divertido...
CSergio- Membro
Página 1 de 2 • 1, 2