Sugestões sobre baixos para metal
+14
CSergio
Jãozeiro
SirGalahad
HenriqueBessa
B3ck1m2n
Sapão¹³
Zéff
Dennis Messa
WHead
JAZZigo
jgs
allexcosta
rntbass
macaubamineira
18 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Sugestões sobre baixos para metal
macaubamineira escreveu:
1. Ibanez Gsr 205b
2. Cort Action Bass V Plus
Fecha o olho e escolhe 1 ou 2.
CSergio- Membro
HenriqueBessa gosta desta mensagem
Jãozeiro escreveu:Dennis Messa escreveu:Cara, eu uso 0.40 e toco metal... nunca reclamaram de falta de peso no meu som, muito pelo contrário...
- Dá pra sentir que não é a mesma pressão em .040, leva dois baixos iguais com encordoamentos diferentes e vc vai entender o que estou dizendo.
Cara, eu discordo disso num nível galático, hehe...
Já usei de .040 ao .050 no mesmo baixo e em momento algum essa pressão faltou, nem grave. Mas mudava a forma de tocar. Você "pensa diferente" usando .040 em comparação quando usa .050.
Encordoamento é uma questão puramente tátil do músico, e diz se tal técnica vai precisar de maior ou menor esforço pra fazer "isso" ou aquilo, a adequação pra "essa" ou "aquela" técnica.
.045 ter mais "pressão" do que .040 a ponto de alguém escutar e dizer, "carai, olha a pressão do .045"...aí já é demais pra mim, hehe...
Esse é um dos mitos mais propagados no mundo do baixo.
Perfeito!
No meu caso, depois de tantos anos usando 5 cordas, sempre vejo tendência dos baixos torcerem o braço.
Daí uso 40 60 80 100 130 pra equilibrar a tensão e funciona!
Diferente do que pensam, as cordas 45 e 65 têm uma tensão muito superior às 85 105 130 de um jogo "padrão"...
Dá uma olhadinha no site da rotosound que eles têm os dados das tensões de cada corda, por exemplo... mas no "dedo" mesmo dá pra sentir essa diferença de tensão...
rntbass- Membro
Pela minha experiência, dá pra notar sim essa diferença de "peso" com calibres maiores, mas nada exagerado. Essa pequena diferença pode ser corrigida tranquilamente com equalização. A maior vantagem que eu acho de usar calibre maiores é pra hora de usar uma afinação mais baixa as cordas não ficarem muito moles, mas fora isso acho que é mais gosto pessoal mesmo.rntbass escreveu:Jãozeiro escreveu:Dennis Messa escreveu:Cara, eu uso 0.40 e toco metal... nunca reclamaram de falta de peso no meu som, muito pelo contrário...
- Dá pra sentir que não é a mesma pressão em .040, leva dois baixos iguais com encordoamentos diferentes e vc vai entender o que estou dizendo.
Já usei de .040 ao .050 no mesmo baixo e em momento algum essa pressão faltou, nem grave. Mas mudava a forma de tocar. Você "pensa diferente" usando .040 em comparação quando usa .050.
Encordoamento é uma questão puramente tátil do músico, e diz se tal técnica vai precisar de maior ou menor esforço pra fazer "isso" ou aquilo, a adequação pra "essa" ou "aquela" técnica.
.045 ter mais "pressão" do que .040 a ponto de alguém escutar e dizer, "carai, olha a pressão do .045"...aí já é demais pra mim, hehe...
Esse é um dos mitos mais propagados no mundo do baixo.
Perfeito!
No meu caso, depois de tantos anos usando 5 cordas, sempre vejo tendência dos baixos torcerem o braço.
Daí uso 40 60 80 100 130 pra equilibrar a tensão e funciona!
Diferente do que pensam, as cordas 45 e 65 têm uma tensão muito superior às 85 105 130 de um jogo "padrão"...
Dá uma olhadinha no site da rotosound que eles têm os dados das tensões de cada corda, por exemplo... mas no "dedo" mesmo dá pra sentir essa diferença de tensão...
B3ck1m2n- Membro
Já experimentei baixos de 0.35, 0.40 e 0.45 num mesmo ensaio e sei perfeitamente que o meu som muda. Inclusive os outros músicos percebem. Nas gravações isso é escancarado! Assim como sei que o riff fica muito mais pesado usando somente a corda E quando pode ser comparado com as cordas E e A alternadas.
Fosse o que vc diz, os baixistas de metal utilizariam cordas super leves para ganhar mais velocidade.
Enfim, né... não tô aqui pra mudar sua opinião, principalmente quando vem dizer que minha experiência tácita é mito.
Dennis Messa- Membro
SirGalahad escreveu:Já que você trouxe o assunto à tona, concordo plenamente, e olha que eu toco metal!
Se as mensagens desse tópico fossem levadas à sério pelo macaubamineira, provavelmente ele compraria uma guitarra. Escala curta, encordoamento leve e ainda poderia se ouvir.
Dennis Messa- Membro
Dennis Messa escreveu:Se as mensagens desse tópico fossem levadas à sério pelo macaubamineira, provavelmente ele compraria uma guitarra. Escala curta, encordoamento leve e ainda poderia se ouvir.
É que ele consegue "ler a sala".
voltando pro que interessa, ja que o autor do topico é de brasilia:
eu tropecei nisso aqui por conta de um anuncio do facebook
https://www.instagram.com/baixo.groove/
eu particularmente gostei bastante desse aqui (condor AG5000)
https://www.instagram.com/p/DAbGIsJOOgE/?img_index=1
esse aqui também agradou (cort c5h)
https://www.instagram.com/p/DAtY49rORbG/?img_index=1
eu tropecei nisso aqui por conta de um anuncio do facebook
https://www.instagram.com/baixo.groove/
eu particularmente gostei bastante desse aqui (condor AG5000)
https://www.instagram.com/p/DAbGIsJOOgE/?img_index=1
esse aqui também agradou (cort c5h)
https://www.instagram.com/p/DAtY49rORbG/?img_index=1
Dennis Messa escreveu:Cara, eu discordo disso num nível galático, hehe...
Já experimentei baixos de 0.35, 0.40 e 0.45 num mesmo ensaio e sei perfeitamente que o meu som muda. Inclusive os outros músicos percebem. Nas gravações isso é escancarado!
Então se eu gravar 20 músicas aqui você me diz qual eu tô usando. 040 e qual tô usando .045? Você acerta os 20 takes em segundos e a galera da sua banda também vai perceber pra caramba de forma escancarada qual é qual?
Cara, pra com isso, as coisas têm limite...
Dennis Messa escreveu:
Assim como sei que o riff fica muito mais pesado usando somente a corda E quando pode ser comparado com as cordas E e A alternadas.
O problema são esses adjetivos hiperbólicos.
"Fica muito mais pesado";
"Tem muito mais pressão"
"Na gravação isso é escancarado".
Você acha mesmo que 0.005 de diferença na corda vai fazer seu som ficar hiper, mega pesado, que todo mundo vai perceber escancaradamente a destruição que 0.005 polegadas de corda vai fazer na gravação?
Não tô te tirando, mas é o tipo de coisa que soa completamente absurda. Antes fosse nos anos 2000 em que esses mitos eram amplamente propagados em fóruns pelo mundo, mas em 2024, puts...
Jãozeiro- Membro
rafael.buzzi.andrade gosta desta mensagem
Não sei qual a necessidade que você tem de vir aqui desqualificar a minha opinião só pra discordar! E não é a primeira vez!
Sério, depois dessa, na boa: engole minha opinão. Só engole.
Então eu preciso participar de seus testes para comprovar a minha percepção a você? O seu ponto de vista vale, mas o meu precisa ser aferido? Fale mais sobre isso...Então se eu gravar 20 músicas aqui você me diz qual eu tô usando. 040 e qual tô usando .045? Você acerta os 20 takes em segundos e a galera da sua banda também vai perceber pra caramba de forma escancarada qual é qual?
"Hiper mega pesado" e "destruição" são palavras suas, mas sim, acho que faz diferença SIM e você deveria ENGOLIR a minha opinião, pois ela é a MINHA! Se você não percebe diferenças o problema é seu!Você acha mesmo que 0.005 de diferença na corda vai fazer seu som ficar hiper, mega pesado, que todo mundo vai perceber escancaradamente a destruição que 0.005 polegadas de corda vai fazer na gravação?
Não, não tá me tirando, só está tentando me desqualificar para argumentar o contrário, sem dizer nada de concreto. Piada né? Tipo: "o cheiro de lavanda é cheiroso sim porque eu gosto e você é que não sabe nada" isso sim é um absurdo!Não tô te tirando, mas é o tipo de coisa que soa completamente absurda. Antes fosse nos anos 2000 em que esses mitos eram amplamente propagados em fóruns pelo mundo, mas em 2024, puts...
Sério, depois dessa, na boa: engole minha opinão. Só engole.
Dennis Messa- Membro
Cara não diria que é uma diferença tão absurda assim a ponto de outras pessoas perceberem, mas pro próprio baixista é perceptível sim. Não é como aquela coisa das madeiras que fica no campo do "ah lá, eu acho que eu ouvi um agudinho a mais, hein?" mas também não é nada pra se dizer que a coisa mudou da água pro vinho. Mas como falei antes, é uma pequena diferença que pode ser corrigida na equalização em quaisquer dos casos. O mais interessante nesse lance da espessura das cordas é o quanto vc se adapta à tocabilidade e essa vantagem de ter uma melhor tensão pra quem usa Drop D ou afinações mais baixas.Jãozeiro escreveu:Dennis Messa escreveu:Cara, eu discordo disso num nível galático, hehe...
Já experimentei baixos de 0.35, 0.40 e 0.45 num mesmo ensaio e sei perfeitamente que o meu som muda. Inclusive os outros músicos percebem. Nas gravações isso é escancarado!
Então se eu gravar 20 músicas aqui você me diz qual eu tô usando. 040 e qual tô usando .045? Você acerta os 20 takes em segundos e a galera da sua banda também vai perceber pra caramba de forma escancarada qual é qual?
Cara, pra com isso, as coisas têm limite...Dennis Messa escreveu:
Assim como sei que o riff fica muito mais pesado usando somente a corda E quando pode ser comparado com as cordas E e A alternadas.
O problema são esses adjetivos hiperbólicos.
"Fica muito mais pesado";
"Tem muito mais pressão"
"Na gravação isso é escancarado".
Você acha mesmo que 0.005 de diferença na corda vai fazer seu som ficar hiper, mega pesado, que todo mundo vai perceber escancaradamente a destruição que 0.005 polegadas de corda vai fazer na gravação?
Não tô te tirando, mas é o tipo de coisa que soa completamente absurda. Antes fosse nos anos 2000 em que esses mitos eram amplamente propagados em fóruns pelo mundo, mas em 2024, puts...
B3ck1m2n- Membro
É que ele consegue "ler a sala".
Sob o conceito de "lugar de fala", a piada pareceu preconceituosa sim.
Dennis Messa- Membro
Dennis Messa escreveu:Nasci branco, classe média e construí vida acadêmica. Só fui entender (um pouco) o que é sofrer preconceito quando passei a escutar metal.allexcosta escreveu:E dá pra ouvir baixo no metal?
Dennis Messa escreveu:Sob o conceito de "lugar de fala", a piada pareceu preconceituosa sim.
Essa piada sobre o baixo ter pouca importância no metal é tão recorrente que tem uma matéria na Whiplash sobre "A histórica falta de destaque do baixo dentro do heavy metal"
Fonte: https://whiplash.net/materias/news_702/355555-instrumentos.html
Não sei se a whiplash ainda é "true metal", mas é um indicativo e — uma dica — de que a piada não foi preconceituosa. Foi apenas uma piada que é repetida dentro do meio.
"Ah.. não é todo mundo"... ok.. nunca é todo mundo
Talvez não seja nem a maioria.
Mas isso já aconteceu vezes o suficiente para virar piada. Tem até uma piada que ouço bastante sobre um dos albuns do Metallica (ou seria Megadeth? Não lembro. Prefiro outros tipo de metal) que foi produzido pelo guitarrista e que mal se ouve o baixo.
Não to defendendo o tio allex pq foi ele quem polemizou um tópico onde o autor tinha sido bem específico nas necessidades (obedecendo as sugestões da própria moderação). Ele só cometeu o "erro" de dizer que era pra metal.
Mas também achei o uso da palavra "preconceito" fora de proporção.
Depois que eu parei de levar o metal tão a sério e achar graça de algumas coisas, as pessoas magicamente pararam de torcer o nariz toda vez que eu tentava mostrar metal pra elas.
Última edição por rafael.buzzi.andrade em Qui Out 10, 2024 11:08 am, editado 1 vez(es)
Dennis Messa escreveu:É que ele consegue "ler a sala".
Sob o conceito de "lugar de fala", a piada pareceu preconceituosa sim.
Bem, não conheço bem esse conceito. É coisa de hoje em dia e eu sou velho.
Mas, jovem, me permita dizer uma coisa:
Nesse tópico aqui você pareceu estar um pouco paranóico. Digo por causa de frases como "você só quer me desqualificar" ou mesmo "é dono do fórum e não quer que ninguém escreva" ou até "tem gente que vem aqui só pra discordar mesmo, não é possível".
Perceba que essas respostas foram dadas a múltiplos usuários que estão sim emitindo suas opiniões e, com frequência, discordando da sua, como acontece em qualquer ambiente de discussão.
Piadas, meu caro, com frequência são preconceituosas, é da natureza do humor.
Dizendo isso, te convido a ver e participar das discussões de maneira mais relaxada, sem essa idéia de que nós, seus colegas, temos a intenção de discordar de você para te tirar do sério ou algo assim. Quando há discordância, não é com a pessoa, mas com uma idéia. Eu, com imensa frequência, cito algo que alguém escreveu aqui e respondo (discordando ou não) sem sequer prestar atenção em quem seria o autor da mensagem. Isso importa pouco, pois não há nada pessoal em jogo, só defesas de idéias, do que discordâncias fazem parte.
rafael.buzzi.andrade e rntbass gostam desta mensagem
rafael.buzzi.andrade escreveu:(...)
Perfeito, Rafael...
rafael.buzzi.andrade gosta desta mensagem
adorando a extensão "remove html elements" do chrome enquanto aguardo o autor do tópico voltar aqui, vamos ajudar o carinha (eu mesmo falhei um pouco nesse ponto, desculpe)
Se fosse pra vc (ou pro Juninho), Allex, eu sugeriria um "Acarajazz Bass", baixo apropriado para tocar músicasallexcosta escreveu:Sugiro um MetalBass.
Na falta, dá pra ir de RockBass, mas não é o ideal.
B3ck1m2n- Membro
Primeiramente:B3ck1m2n escreveu:"Acarajazz Bass"
Esse trocadalho foi tão horrivel que deu a volta e ficou bom ehehe
Uma pergunta ao autor do tópico:
Quanto estás disposto a investir?
Se essa resposta já se encontra em algum lugar no tópico, peço desculpas a todos.
Se essa resposta já se encontra em algum lugar no tópico, peço desculpas a todos.
pedrohenrique.astronauta- Membro
B3ck1m2n escreveu:Se fosse pra vc (ou pro Juninho), Allex, eu sugeriria um "Acarajazz Bass", baixo apropriado para tocar músicasbaianasbacanas
Sugestão mais que excelente.
A propósito:
Existe um restaurante em Salvador com esse nome, além de, se me recordo bem, uma banda que não é de lá, uma música que não é dessa banda e talvez mais alguma coisa com esse nome "Acarajazz".
Ainda no tema, uns amigos meus tinham uma banda nos anos 90 bem legal que reinterpretava músicas do movimento axé numa roupagem meio world music. O nome da banda era "Dendê Diet".
Caso se sinta inclinado:
rafael.buzzi.andrade e B3ck1m2n gostam desta mensagem
Só não ponha o captador J-Hot da Malagoli nesse Acarajazz aí porque vira coisa de paulista..
Pois é, ainda tem essa... Também precisa saber se o Acarajazz Bass vai ser quente (captação ativa) ou frio (captação passiva)
B3ck1m2n- Membro
B3ck1m2n escreveu:WHead escreveu:Só não ponha o captador J-Hot da Malagoli nesse Acarajazz aí porque vira coisa de paulista..
Pois é, ainda tem essa... Também precisa saber se o Acarajazz Bass vai ser quente (captação ativa) ou frio (captação passiva)
Uma vez eu fui em Salvador, entrei numa loja de instrumentos musicais e me perguntaram se eu queria um baixo com captação quente ou fria.
Fiquei sem entender por um momento até que alguém me explicou que esse era o jeito local de dizer "ativo" ou "passivo".
Lá na Rua Augusta, onde eu moro, passivo e ativo significam outra coisa, mas deixa isso pra lá...
Essa loja de instrumentos em Salvador ficava bem no largo do Pelourinho, pertinho da praia de Itapuã, esquina com Porto Seguro e a uns 5 minutos de caminhada da Chapada Diamantina. Conheço tudo por ali...
É verdade esse bilete.
B3ck1m2n gosta desta mensagem
Hahaha
Lá na Rua Augusta, onde eu moro...
Né nada que essa lenda contrabaixística está do meu ladinho. Haha
agcedraz- Membro
Sugestão de baixo: 5 cordas, escala com raio maior que 10" ou maior, preamp, cordas 045 ou até 050.
Ibanez GSR 205 parece uma boa pedida. Aumenta bem o volume do cubo e bota pra moer.
As opiniões são de que baixos com raio do braço maior que 10", de 14" ou 20", por exemplo, podem facilitar essas técnicas de two hands, bend e etc.
Ibanez GSR 205 parece uma boa pedida. Aumenta bem o volume do cubo e bota pra moer.
As opiniões são de que baixos com raio do braço maior que 10", de 14" ou 20", por exemplo, podem facilitar essas técnicas de two hands, bend e etc.
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão- Membro
WHead e HenriqueBessa gostam desta mensagem
agcedraz escreveu:Né nada que essa lenda contrabaixística está do meu ladinho. Haha
pedrohenrique.astronauta escreveu:
Olá, Pedro, tudo bem ?
Por volta de 3k. Estou analisando os baixos usados que enviaram nas mensagens acima. Eu não sei como avaliar um baixo usado, se precisa trocar alguma coisa em uma primeira análise ou se está com algum defeito interno como tensor emperrado. Fico com um pouco de receio. Por isso enviei as opções de baixos novos que encontrei no mercado livre.
Você teria alguma sugestão ?
macaubamineira- Membro
Página 2 de 2 • 1, 2