Calço em braço parafusado
+26
arturbmallmann
JonesGurjones
Mauricio Luiz Bertola
DUDUBASS
fheliojr
renatogaragerock
eduardohique
netobass
Pedroswaldo
Cris Simões
Pedro Jack
Renato
Filippe
Wotan
edu_carvalho
Andrezinho
Maurício_Expressão
LeonardoSalles
Hil
Lapetina
TonyFranco
Thales_Sr
URSOBHZ
Bill wyman
allexcosta
heitor_pg
30 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Calço em braço parafusado
Caros, estou com dúvida quanto a localização de um calço plástico para mudar o ângulo do braço em relação ao corpo. Levando em conta a imagem abaixo, o melhor local é o A (entre parafusos) ou B (o mais próximo do corpo)?
Ps.: se o calço for colocado em B, pode causar um empeno no final do braço quando apertar os parafusos?
Ps.: se o calço for colocado em B, pode causar um empeno no final do braço quando apertar os parafusos?
heitor_pg- Membro
Re: Calço em braço parafusado
B
B, mais próximo ao corpo, o ajuste do tróculo fica melhor, e vc obtem o angulo que deseja. Eu uso como cauço, folhas de madeira retiradas de caixas de fosforos, acho mais adequada que plastico.
Bill wyman- Membro
Heitor, qual o seu intento com isso?
Abraços
Abraços
URSOBHZ- Membro
Heitor, qual o seu intento com isso?
Regular a angulação do braço. Tem instrumentos que não vem de fábrica com o braço na angulação correta, e portanto não pegam regulagem de ação das cordas só usando os carrinhos da ponte.
Tem inclusive alguns modelos da Fender que tem ajuste por parafusos nessa área.
Amigos é o seguinte, ja deu uma regulada basica no tensor do bass, nada profissional, mas ficou com uma ação legal e sem trastejar, mas notei que as cordas ainda estão um pouco altas ainda, nas ultimas casas, também ja abaixei os carrinhos da ponte, sera que colocando um calço no braço ficará legal ? Que material vocês sujerem plastico, tipo cartão telefonico ou mesmo como o colega disse em cima,folhas de cx de fósforo?
Como a grana ta curta e eu moro no interior ta complicado levar o baixo no luthier por enquanto, por isso recorro aos amigos do Forum.
Como a grana ta curta e eu moro no interior ta complicado levar o baixo no luthier por enquanto, por isso recorro aos amigos do Forum.
TonyFranco- Membro
ouvi falar de folha de lixa
não sei se é verdade
não sei se é verdade
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
Lapetina escreveu:ouvi falar de folha de lixa
não sei se é verdade
Já usei com sucesso pedaços de lixa de pano e também fórmica de madeira.
Essa dica da caixa de fósforo achei ótima.. vou adotar!
Hil- Membro
Já vi vários instrumentos asiáticos com este calço de lixa, aliás, todos os instrumentos asiáticos que utilizam-se do calço usam lixa. Aqui eu uso folhas de cedro rosa, porém, já estão na espessura. Esta idéia da caixa de fósforo é ótima. Aconselho esta. Ah, e em relação a pergunta principal, utilize a posição B mesmo.
Abraços e até mais!
Abraços e até mais!
As lixas são mais mais indicadas pois não escorregam, e dão uma melhor ancoragem, além de serem feitas de óxidos, que são bem duras. Realmente o local tem que ser o B.
Já usei até papel-cartão pra isso...
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
Usei como calço um cartão telefônico num shelter que adquiri recentemente, e a ação/tocabilidade do instrumento melhorou consideravelmente.
Mas acredito, pelos comentários dos colegas, que se tivesse colocado um calço de lixa, seria mais apropriado mesmo.
[ ]´s
Mas acredito, pelos comentários dos colegas, que se tivesse colocado um calço de lixa, seria mais apropriado mesmo.
[ ]´s
edu_carvalho- Membro
Mas veja bem galera, o calço é legal, mas se os trastes não estiverem perfeitamente alinhados, não é possível uma ação mais baixa. Se os amigos estiverem afim de uma ação extremamente baixa, além do calço, eu recomendo uma retífica de trastes.
Abraços e até mais!
Abraços e até mais!
Já usei lixa e caixa de fósforos.
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan- Membro
LeonardoSalles escreveu:Mas veja bem galera, o calço é legal, mas se os trastes não estiverem perfeitamente alinhados, não é possível uma ação mais baixa. Se os amigos estiverem afim de uma ação extremamente baixa, além do calço, eu recomendo uma retífica de trastes.
Abraços e até mais!
Bem observado este detalhe, Leonardo.
No caso do shelter em que coloquei o calço, a corda MI começa a trastejar a partir da 15ª casa. Não busquei uma retífica nos trastes por conta de ser uma região do braço que eu praticamente não utilizo. Mas a ação das cordas baixou consideravelmente.
[ ]´s
edu_carvalho- Membro
O luthier q cuida dos meus instrumentos usa folha de lixa ..
Usei um pedaço de garrafa PET e serviu bem.
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato- Membro
Bem pessoal, domingo passado resolvi colocar a mão na massa e mexer na algulação do braço do bass, usei uma folha de cx de fósforo, colocando o calço como mostra a figura la em cima do tópico, na parte ( B ). Resultado, a tocabilidade melhorou muito, ficou mais facil a execução e me parece que quando se bate na corda no slap o som ficou mais metalico, eu gostei. Acho que pra finalizar só vou fazer um pequeno ajuste no tensor pra ficar do geito que eu quero, valeu pelas dicas, abraço a todos ...
TonyFranco- Membro
Renato escreveu:Usei um pedaço de garrafa PET e serviu bem.
Um calço "ecologicamente" correto!!
Pedro Jack- Membro
Hil escreveu:Lapetina escreveu:ouvi falar de folha de lixa
não sei se é verdade
Já usei com sucesso pedaços de lixa de pano e também fórmica de madeira.
Essa dica da caixa de fósforo achei ótima.. vou adotar!
Quantas folhas de caixa vocês usam? Uma sobre a outra? Ou só uma mesmo?
Cris Simões- Membro
Pois então, eu já estou querendo colocar um calço na posição "C" (não tem no desenho, seria oposta a posição B), para mudar a angulação do braço para frente.
A impressão (muito nítida na verdade) é que o braço do meu baixo começa curvando para trás (digo, não começa paralelo ao corpo, mas ligeiramente angulado para trás). Não consigo chegar a uma regulagem boa, porque sempre trasteja nas casas mais agudas ou fica muito alto nas casas intermediárias. Quando regulo o tensor para uma curvatura boa (ligeiramente curvado para frente) só para de trastejar com os carrinhos altos demais (para a minha pegada).
Será que um calço assim resolveria (ou talvez haja um calço lá e seja o caso de retirar).
A impressão (muito nítida na verdade) é que o braço do meu baixo começa curvando para trás (digo, não começa paralelo ao corpo, mas ligeiramente angulado para trás). Não consigo chegar a uma regulagem boa, porque sempre trasteja nas casas mais agudas ou fica muito alto nas casas intermediárias. Quando regulo o tensor para uma curvatura boa (ligeiramente curvado para frente) só para de trastejar com os carrinhos altos demais (para a minha pegada).
Será que um calço assim resolveria (ou talvez haja um calço lá e seja o caso de retirar).
Pedroswaldo escreveu:Pois então, eu já estou querendo colocar um calço na posição "C" (não tem no desenho, seria oposta a posição B), para mudar a angulação do braço para frente.
Leva no luthier, xará. Melhor.
Pedro Jack- Membro
Coloquei uma lâmina de caixa de fósforo na posição "B". Ficou ótimo! Depois foi só regular o tensor, altura dos carrinhos e opitavas...
Meu Squier Vintage Modified TB ficou ótimo...
Meu Squier Vintage Modified TB ficou ótimo...
Cris Simões- Membro
de que tamanho mais ou menos tem que ser esse calço??
netobass- Membro
Mais eu posso usar no caso uns 2 calço de caixa de fósforo? Por que o meu baixo cabe quase um dedo entre as cordas, quando o braço do baixo está quase acabando, ta triste a situação.
eduardohique- Membro
Como está o arqueamento do braço? Tá retinho quando você pressiona na casa 1 e na ultima casa?
Thales_Sr escreveu:Como está o arqueamento do braço? Tá retinho quando você pressiona na casa 1 e na ultima casa?
Fica retinho, mais quando eu solto fica muito distante as cordas, ontem eu abaixei a ponte regulei o tensor no máximo mas mesmo assim as cordas soltas ficaram muito longe...
eduardohique- Membro
Se a situação tá tão crítica, eu recomendo você procurar um profissional...
Quando se pega um resfriado, toma uma canja de galinha e um chá. Quando a coisa vira pneumonia, você corre pro hospital...
Quando se pega um resfriado, toma uma canja de galinha e um chá. Quando a coisa vira pneumonia, você corre pro hospital...
Thales_Sr escreveu:Se a situação tá tão crítica, eu recomendo você procurar um profissional...
Ok, mas eu sou um pouco teimoso ($) sabe , vou ver se eu colocar um calço melhora um pouco
eduardohique- Membro
Alex, eu coloquei um calço no braço mas agora está trastejando nas ultimas cordas, Já regulei a ponte está bem alta mais mesmo assim fica trastejando, acho que eu vou ter que colocar um calço no ponto (A) também, por que ai ele sobe igual, o que você acha?
eduardohique- Membro
Que tal tirar um pouco do calço que você já colocou?
eu coloquei um plastico mais fino do que um cartão de crédito.... Vai ser difícil achar algum objeto mais fino...
eduardohique- Membro
Tá estranho um calço tão fino dar tanta diferença na angulação.. Mas enfim, tenta ver se encontra algo duro, mas fino, pra substituir esse calço. Colocar mais coisa entre o braço e o corpo, pra mim, só serve pra piorar a transferência de vibrações entre braço e corpo, deve ser evitado sempre que possível.
Beleza Obrigado Thales...
eduardohique- Membro
Ressucitando aqui o tópico, mas para uma dúvida um pouco diferente.
Estou com um baixo (danelectro 63) em que a ponte já está no mínimo, mas acho que se a corda estivesse coisa da ordem de 1mm ou menos mais baixa, melhoria a tocabilidade do instrumento.
Assim, pensei que "levantar" o braço com um calço seria mesmo a melhor opção. O ângulo do braço está correto e aparentemente bem regulado. O problema é apenas a distância do último traste em relação às cordas em virtude da própria construção do baixo.
Neste caso eu faço um calço que ocupa toda a junção do braço com o corpo, ou sigo a dica de fazer o calço apenas na extremidade mais próxima ao corpo?
Tentarei explicar por desenhos o que quero (mas não sei se só eu quem entenderá a figura!). Lá vai:
a) Situação atual (ignore os valores dos números):
0000000000000000000000000000000000000000000 corda
1 (espaço)
2 (espaço)
3333333333333333333333333333333333333333333 fim do braço
b) Situação desejada:
1 (espaço)
2222222222222222222222222222222222222222222 fim do braço
3333333333333333333333333333333333333333333 calço
Estou com um baixo (danelectro 63) em que a ponte já está no mínimo, mas acho que se a corda estivesse coisa da ordem de 1mm ou menos mais baixa, melhoria a tocabilidade do instrumento.
Assim, pensei que "levantar" o braço com um calço seria mesmo a melhor opção. O ângulo do braço está correto e aparentemente bem regulado. O problema é apenas a distância do último traste em relação às cordas em virtude da própria construção do baixo.
Neste caso eu faço um calço que ocupa toda a junção do braço com o corpo, ou sigo a dica de fazer o calço apenas na extremidade mais próxima ao corpo?
Tentarei explicar por desenhos o que quero (mas não sei se só eu quem entenderá a figura!). Lá vai:
a) Situação atual (ignore os valores dos números):
1 (espaço)
2 (espaço)
3333333333333333333333333333333333333333333 fim do braço
b) Situação desejada:
1 (espaço)
2222222222222222222222222222222222222222222 fim do braço
3333333333333333333333333333333333333333333 calço
renatogaragerock- Membro
Eu mesmo me respondo. Entendi com esta figura o motivo pelo qual devo colocar o calço apenas próximo ao fim do braço.
Espero que a figura ajude a outros foristas tal como me ajudou.
Espero que a figura ajude a outros foristas tal como me ajudou.
renatogaragerock- Membro
excelente contribuição, renato!
fheliojr- Membro
No caso de baixo você está mexendo no ângulo. No caso de cima, você está mexendo na distância do braço à corda. Portanto a solução é muito menos impactante no segundo caso, que em relação ao primeiro. Mas veja que se o calço for 1 mm que seja maior, o trastejamento será inevitável. A espessura do calço é muito importante.
Bom, a "solução 2", com um cartão bem fino me resolveu o problema. Consigo agora o "ataque metálico" típico de cordas bem baixas, e sem trastejamento nas notas mais graves. Consegui subir um pouquinho as cordas (a sol estava colada na ponte antes do calço) até achar uma posição compatível com meu toque, e assim, o baixo agora está como eu queria.
renatogaragerock- Membro
A utilização do calço como opção pra baixar a ação das cordas, pode danificar o braço do instrumento com o tempo? Supomos o braço devidamente regulado, porém com necessidade de utilização de calço indica que o braço está arqueado? Existe outra forma de resolver este problema?
DUDUBASS- Membro
Não danifica nada..DUDUBASS escreveu:A utilização do calço como opção pra baixar a ação das cordas, pode danificar o braço do instrumento com o tempo? Supomos o braço devidamente regulado, porém com necessidade de utilização de calço indica que o braço está arqueado? Existe outra forma de resolver este problema?
Não há outra forma fácil e objetiva.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Galera, vou por um calço em um baixo meu, vou usar a caixa de fósforo, qual tamanho ideal da "peça"?
Alguém tem a imagem original do criador do tópico? Não aparece aqui pra mim... Obrigado!
Alguém tem a imagem original do criador do tópico? Não aparece aqui pra mim... Obrigado!
Última edição por Sá Reston em Qui Jan 07, 2016 1:08 pm, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
^ Sá, basta cortar a lateral da caixa de fósforos (de folha de madeira) e colar (com cola branca mesmo) perto do fim da cavidade da trócula e depois reaparafusar o braço...
^ É. Mas eu retiro a lixa...
Gente, aproveitando o tópico, levei meu baixo para fazer regulagem/revisão semana passada, pois ele estava regulado para cordas .50, e agora mudei para .40, pois quero mais agilidade e conforto, deixando as cordas bem baixas, e o luthier colocou essa lixa no braço (no ponto B), para deixar reto, pois tinha uma leve curvatura (não causada pelo tensor, e sim pelo braço mesmo).
Meu baixo é um squier modified jazz bass
Minha dúvida é: essa lixa dura "pra sempre"? Ela vai se desgastar ou algo do tipo e ter que trocar de novo? Tem algum "problema" essa lixa no braço? Por agora eu estar usando um encordoamento bem mais leve, tem menos chances de o braço empenar?
Obrigado!
Meu baixo é um squier modified jazz bass
Minha dúvida é: essa lixa dura "pra sempre"? Ela vai se desgastar ou algo do tipo e ter que trocar de novo? Tem algum "problema" essa lixa no braço? Por agora eu estar usando um encordoamento bem mais leve, tem menos chances de o braço empenar?
Obrigado!
JonesGurjones- Membro
^em síntese, jones, este calço (shim) não gera problemas, só soluções.
vc pode relaxar!
vc pode relaxar!
fheliojr- Membro
fheliojr escreveu:^em síntese, jones, este calço (shim) não gera problemas, só soluções.
vc pode relaxar!
obrigado fheliojr!
JonesGurjones- Membro
Página 1 de 2 • 1, 2