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Mensagem por Edão Sex Out 19, 2012 1:44 pm

^ Leva num bom luthier...

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Mensagem por allexcosta Sex Out 19, 2012 1:46 pm

Victor matheus wooten escreveu:^ Ai que a coisa complica =[
E se por um acaso se eu quiser saber? rsrs

Você arranca o acabamento do seu baixo, testa os níveis de umidade da madeira, procura por nós e imperfeições, observa os veios de corte e faz alguns testes de resistência mecânica, dureza, etc...

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Out 19, 2012 1:50 pm

allexcosta escreveu:
Victor matheus wooten escreveu:^ Ai que a coisa complica =[
E se por um acaso se eu quiser saber? rsrs

Você arranca o acabamento do seu baixo, testa os níveis de umidade da madeira, procura por nós e imperfeições, observa os veios de corte e faz alguns testes de resistência mecânica, dureza, etc...
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Mensagem por Edão Sex Out 19, 2012 1:53 pm

Vixi, tão simples hein Allex?!?

Aproveitando, Allex qual a relação dos nós da madeira com o resultado final do corpo de um contrabaixo?


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Mensagem por allexcosta Sex Out 19, 2012 2:09 pm

Edão escreveu:Aproveitando, Allex qual a relação dos nós da madeira com o resultado final do corpo de um contrabaixo?

Na minha filosofia é só estética.

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Mensagem por Colono Sex Out 19, 2012 3:10 pm

Obg por todas as dicas pessoal!

vou fazer o braço em marfim com longarinas em roxinho
e se POR MUUUUUUUITO ACAAASOOOOO eu encontrar Jacarandá barato e do tamanho suficiente pra fazer um braço eu compro na hora

a escala vai ser em pau marfim e o corpo em cedro (ou vinhático) com top em marfim (ou tauarí branco)

Obg pelas opiniões!!!
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Mensagem por fheliojr Sáb Out 20, 2012 3:16 pm

soh por curiosidade, pessoal, uma boa alternativa à construcao de bracos com longarinas seria a colocacao de hastes de fibra de carbono dentro deles, neh (tipo um tensor)? Question

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Out 20, 2012 9:53 pm

^ Sim... O problema é arranjar esse material......
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Mensagem por fheliojr Sáb Out 20, 2012 11:50 pm

^hehehehe era soh uma duvida teorica, mesmo Razz
valeu, bertola!!

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Mensagem por Colono Dom Out 21, 2012 4:06 pm

mas pelo q eu entendi do uso dessa fibra, não é exatamente dentro da longarina e sim dois sulcos, um de cada lado do tensor e a escala vai colada encima, certo?
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Mensagem por allexcosta Dom Out 21, 2012 4:09 pm

Colono escreveu:mas pelo q eu entendi do uso dessa fibra, não é exatamente dentro da longarina e sim dois sulcos, um de cada lado do tensor e a escala vai colada encima, certo?

Há mais de uma maneira, mas isso que você descreve é o mais comum disparado.

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Mensagem por guicastrol Dom Nov 18, 2012 12:54 pm

A madeira é o elemento mais importante do baixo na minha opinião. Acho que os cinco anos que passei na Engenharia Florestal vão me ajudar um pouco aqui rs.
Tudo começa no crescimento da árvore. As árvores se desenvolvem de maneira diferente se estão isoladas (forma específica) ou dentro de uma floresta (forma florestal). É simples: se a árvore tem muito espaço, ela investe mais nutrientes para crescer mais horizontalmente, expandindo a copa para receber mais radiação. Portanto ela terá mais galhos e possivelmente um tronco mais retorcido (orientação grã). Consequências para o instrumento: pontos de menor resistência na madeira e um instrumento que terá que passar por revisões constantes por apresentar uma madeira naturalmente instável. Na forma florestal, têm-se um tronco mais retilíneo e com menos galhos, proporcionando uma madeira mais estável e limpa.
Além disso, existem espécies que crescem mais rápido e portanto têm madeiras mais leves (e geralmente mais clara: observe a madeira de pinus e eucalipto, por exemplo) e outras com crescimento mais lento (como jacarandá, mogno, ébano, etc) e estas em geral são mais densas e escuras que as outras. Para nós isso tem grande importância no TIMBRE e no SUSTAIN do instrumento. No timbre porque uma madeira menos densa vai soar mais grave e no sustain porque uma madeira menos densa possui menos energia e menos capacidade de reverberar por mais tempo. o som seria tipo "boof" na madeira menos densa e "duuuuuuuuuuuu(....)" na madeira mais densa. Por isto que existem madeiras que são aplicadas em instrumentos e outras não.

Aí tem a serraria...não entendo bem dessa parte, mas como citaram os colegas o tipo de corte (radial ou tangencial) também define a qualidade da madeira.

A secagem é o ponto mais problemático do processo, vou explicar porquê.
Secar madeira não é igual fazer arroz que você pode fazer no fogão de lenha, no forno ou no microondas que no final o produto é o mesmo. O fator tempo é crucial nesse negócio para a madeira. Existem métodos industriais de secagem que são incríveis; microondas do tamanho de um contêiner, estufas de tudo quanto é jeito...isso pode funcionar pra construção civil e o que for, mas para instrumento musical não é o ideal. No final das contas a madeira ou não está com teor de umidade adequado para luthieria ou está danificada.
Todavia, certamente os instrumentos que compramos por aí são feitos dessa forma, infelizmente. Eles devem deixar a madeira secando ao ao livre por uns 5 anos apenas (sendo otimista)
Quando a madeira seca rápido demais, não dá tempo da suas fibras se reorganizarem naturalmente e então ou ela racha ou cisalha em diversas micro fissuras. Daí novamente vem o instrumento que o luthier tem que literalmente travar uma batalha pra regular. A madeira é pouco estável e está com alto teor de umidade. Se chove, se faz sol, se faz frio...ela sempre vai responder mais facilmente que uma madeira que foi bem seca.

O ideal é que o tempo de secagem seja o maior possível. Por isto os luthiers estão sempre de olho em madeira de demolição. São peças que já estão estáveis, secaram por mais de 50 anos! Atualmente as espécies mais utilizadas para fabricação de instrumentos são imunes de corte no Brasil, salvo em planos de Manejo Florestal Sustentável. Por isto elas são tão caras. Além disso, acho que ninguém quer comprar madeira verde pra esperar tanto tempo...esse é um problema que tem no Brasil, a falta de pensamento a longo prazo. Na Finlândia por exemplo é comum a atividade florestal, é negócio de família mesmo, você colhe uma árvore gigante que seu avô plantou e está plantando centenas de outras que seu neto irá colher. Mas vai tentar colocar isso na cabeça das pessoas...

Abraço!
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Mensagem por allexcosta Dom Nov 18, 2012 1:11 pm

guicastrol escreveu:Secar madeira não é igual fazer arroz que você pode fazer no fogão de lenha, no forno ou no microondas que no final o produto é o mesmo.

Já comeu arroz de microondas?

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Mensagem por guicastrol Dom Nov 18, 2012 1:12 pm

não, deve ser uma bosta. AHAHAHAHAHAH
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Mensagem por Colono Qua Nov 21, 2012 1:30 pm

rapaiz.. pq ngm usa pinus pra top? já vi uns de colocar swamp ash no chinelo (pelo menos em aparência)...

eucalipto msmo, se encontra em cada esquina, bem barato e as vezes tm cada peça legal...
conheci esses tempos a tal de "muiracatiara". Mto bonita!!
Além das q eu já conhecia e sempre achei curioso o fato de ngm utilizar por algum motivo que desconheço, tipo cabreúva, tauarí, ipê, jatobá, maçaranduba...

mas em especial o pinus. Madeira barata e visualmente interessante.. pq será q não é utilizada na luthieria nacional? Alguém sabe?
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Mensagem por guicastrol Qua Nov 21, 2012 1:48 pm

velho, essas madeiras não são as mais adequadas pra esse propósito, caso contrário já estariam sendo usadas à séculos...atualmente tem um pessoal da UFPR fazendo pesquisas com instrumentos acústicos feitos de eucalipto, mas não vi o resultado deles. Pinus é muito macia e leve, imagino que num deve funcionar muito bem tb nao.
o aspecto visual da peça é um detalhe, as propriedades sonoras da madeira é que mandam!
alguém topar fazer um corpo de eucalipto pra testar?
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Mensagem por galegonobaixo Qua Nov 21, 2012 2:20 pm

Colono escreveu:rapaiz.. pq ngm usa pinus pra top? já vi uns de colocar swamp ash no chinelo (pelo menos em aparência)...

eucalipto msmo, se encontra em cada esquina, bem barato e as vezes tm cada peça legal...
conheci esses tempos a tal de "muiracatiara". Mto bonita!!
Além das q eu já conhecia e sempre achei curioso o fato de ngm utilizar por algum motivo que desconheço, tipo cabreúva, tauarí, ipê, jatobá, maçaranduba...

mas em especial o pinus. Madeira barata e visualmente interessante.. pq será q não é utilizada na luthieria nacional? Alguém sabe?

guicastrol escreveu:velho, essas madeiras não são as mais adequadas pra esse propósito, caso contrário já estariam sendo usadas à séculos...atualmente tem um pessoal da UFPR fazendo pesquisas com instrumentos acústicos feitos de eucalipto, mas não vi o resultado deles. Pinus é muito macia e leve, imagino que num deve funcionar muito bem tb nao.
o aspecto visual da peça é um detalhe, as propriedades sonoras da madeira é que mandam!
alguém topar fazer um corpo de eucalipto pra testar?


Desculpa aê, mas, essas madeiras são bastante utilizadas no Brasil, e são madeiras excelentes para luthieria
Cabreúva é bem dura e vejo bastante para longarinas, quem usava bastante era o Tiguez, e quem usa bastante hoje em dia é o Josino Saraiva e o Paulo Lima.
Tauari vejo bastante em corpo e braços, o próprio Ronyldo aqui do fórum recomenda essa madeira!
Ipê, Jatobá e Maçaranduba são bem utilizadas em longarinas pois são duras e pesadas...

Em relação ao pinho especificamento o pinus , aqueles de porta, eles não utilizados pois tem muita resina, tenta cortar um pedaço dessa madeira o serrota gruda e "apita" até...
Mas não vejo um motivo para não ser utilizada por motivos estéticos.
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Mensagem por guicastrol Qua Nov 21, 2012 2:53 pm

brother eu falei especificamente de pinus e eucalipto. até onde eu sei elas realmente não são utilizadas.
abraço!
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Mensagem por allexcosta Qua Nov 21, 2012 3:36 pm

As primeiras Telecasters feitas pela Fender eram de pinus.

É uma madeira amplamente utilizada para corpos.


Última edição por allexcosta em Qua Nov 21, 2012 3:40 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Ortografia)

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Mensagem por guicastrol Qua Nov 21, 2012 3:38 pm

legal allex, não sabia!
mas porque esses instrumentos não são tão populares?
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Mensagem por galegonobaixo Qua Nov 21, 2012 3:39 pm

allexcosta escreveu:As primeiras Telecasters feitas pela Fender eram de pinus.

É uma madeira amplamente utilizada para corpos.

O Fender achava meio feio e e pintava elas de preto.
São caríssimas as originais...
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Mensagem por allexcosta Qua Nov 21, 2012 3:43 pm

guicastrol escreveu:legal allex, não sabia!
mas porque esses instrumentos não são tão populares?

Não se usa muito porque é muito mole e marca com facilidade. Leo Fender migrou para ash e alder porque também eram extremamente baratas na época e mais duras.

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Mensagem por guicastrol Qua Nov 21, 2012 3:58 pm

Eh foi o que imaginei...

achei esse site que fala de algumas madeiras top no brasil:

http://www.mpinstrumentos.com.br/madeiras.htm

abraço
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Mensagem por allexcosta Qua Nov 21, 2012 4:02 pm

^ Estranho. Sempre ouvi falar que Jatobá era mais densa que Pau-ferro.

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Mensagem por guicastrol Qua Nov 21, 2012 4:31 pm

num é não sô...pau-ferro é a mais densa da américa, chega a 1,4kg/m³.

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Mensagem por guicastrol Qua Nov 21, 2012 4:33 pm

quem quiser saber sobre as espécies o livro é esse aqui:

Lorenzi, Harri: Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil.

é a bíblia da dendrologia.
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Mensagem por allexcosta Qua Nov 21, 2012 4:35 pm

Já que estamos aqui, alguém sabe dizer porque alguns pedaços de marfim torcem com facilidade e outros ficam retos igual uma flecha?

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Mensagem por guicastrol Qua Nov 21, 2012 4:40 pm

hipóteses...
ou porque a peça era do lenho de tração da árvore, ou porque o corte da peça não foi bem feito, ou porque não foi bem seca. ou porque não é marfim hehe
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Mensagem por guicastrol Qua Nov 21, 2012 4:51 pm

essas imagens ilustram o que é o lenho de reação

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Mensagem por galegonobaixo Qua Nov 21, 2012 6:57 pm

guicastrol escreveu:essas imagens ilustram o que é o lenho de reação

Essas imagens não me ajudaram...Teria como explicar? Razz


Alex, sobre o marfim,
É uma madeira muito fibrosa, pode ser que quem fez o braço ou o corte da madeira não cortou com as fibras pro lado certo...
E ainda mais que tem grã cruzada, as vezes quando se corta o marfim, tem que cortar uma peça para um lado e outra para o outro...é difícil de explicar...só sentindo mesmo...
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Mensagem por Colono Qua Nov 21, 2012 7:09 pm

quer dizer q mesmo com aquelas camadas de verniz que deixam o baixo "vitrificado" o pinus, q visualmente dá um show no Ash, usado somente para top marcaria fácil e ainda seria difícil de trabalhar ??????
po.. =/

outra madeira que pouco se fala é marupá.. se não me engano a tagima usou ou usa... é mais leve que o cedro e tmb usada pra top...
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Mensagem por emachado Qua Nov 21, 2012 9:10 pm

Tem um camarada aqui perto vendendo dormentes de estrada de ferro de pau-ferro a 100 dilmas. Estou tentado a pegar um, mas não sei se o tratamento que eles recebem prejudicam o uso em escalas e luteria em geral, pois são tratados em autoclave com produtos químicos (são cozidos).
Alguém sabe me dizer se podem ser usados em instrumentos?
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Mensagem por galegonobaixo Qua Nov 21, 2012 9:15 pm

Esses dormentes tem que ser muito antigos, creio que ele consiga algum sem esse tratamento...

Se forem novos, esse processo é muito caro, é bom abirir o olho, esse processo ,na teoria, deve ser o mesmo do"roasted wood" que a Music Man e o Suhr estão utilizando, "é a moda do momento" ...
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Mensagem por emachado Qua Nov 21, 2012 9:17 pm

Eles são muito antigos mesmo, coisa de 40 anos.
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Mensagem por Bruno Adamo Qui Nov 22, 2012 11:16 am

Pessoal a madeira Merbau, que vem nos baixos ESP - LTD D, alguém conhece? Sabe a que se assemelha, se mogno, ash, basswood...?

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Mensagem por allexcosta Qui Nov 22, 2012 11:54 am

Bruno Adamo escreveu:Pessoal a madeira Merbau, que vem nos baixos ESP - LTD D, alguém conhece? Sabe a que se assemelha, se mogno, ash, basswood...?

Pelos dados não tem nada a ver com essas madeiras.

Mais pra wenge, pau d'arco ou braúna.

http://www.wood-database.com/lumber-identification/hardwoods/merbau/

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Mensagem por galegonobaixo Qui Nov 22, 2012 12:23 pm

Allex, este site que você postou é bem legal, mas tem umas coisas meios estranhas em relção à árvores brasileiras, por exemplo, eles idicam que Ipê é brazilian walnut, quando de fato é a Imbúia, que por sua vez eles nem tem catalogado...

De onde eles retiram aquelas informações?
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Mensagem por guicastrol Qui Nov 22, 2012 1:01 pm

galegonobaixo escreveu:
guicastrol escreveu:essas imagens ilustram o que é o lenho de reação
Essas imagens não me ajudaram...Teria como explicar? Razz

então, esse lenho de reação é formado quando a árvore cresce em locais declivosos. ela forma um lenho pra tracionar (no caso das lenhosas) ou para comprimir (no caso das coníferas), desta forma compensa o peso da copa e conseguir crescer verticalmente. caso contrário, se a árvore crescesse perpendicularmente ao solo, ela tombaria facilmente.

esses cortes transversais mostram a madeira que é formada nesses locais, dá pra vc perceber que não é uma estrutura comum.

abraço



Última edição por guicastrol em Qui Nov 22, 2012 1:29 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por guicastrol Qui Nov 22, 2012 1:04 pm

galegonobaixo escreveu:Esses dormentes tem que ser muito antigos, creio que ele consiga algum sem esse tratamento...

Se forem novos, esse processo é muito caro, é bom abirir o olho, esse processo ,na teoria, deve ser o mesmo do"roasted wood" que a Music Man e o Suhr estão utilizando, "é a moda do momento" ...

que processo é esse??
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Mensagem por galegonobaixo Qui Nov 22, 2012 1:10 pm

^É um proceso onde a madeira é "cozida" em um ambiente livre de oxigênio, assim todas as seivas, resinas e açúcares, se critalizam, deixando a madeira com melhor resposta a vibrações e muito mais estável.

Teoricamente "simula" o envelhecimento da madeira centenária...

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Mensagem por Colono Qui Nov 22, 2012 1:14 pm

^
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f***!!
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Mensagem por Bruno Adamo Qui Nov 22, 2012 2:49 pm

Não consegui ter a noção de diferenciar wenge, pau d'arco, braúna, Merbau... lendo sobre o Merbau no site parece que é comum para pisos e móveis, em relação a instrumentos musicais então seria pouco usada?
Apenas para sanar uma dúvida rápida também que independente da construção quais dos baixos abaixo seria mais versártil:


Ash body with spalted maple top
Bolt-on maple-walnut neck
35" scale
Rosewood fingerboard
Standard 54mm nut
24 XJ frets
Abalone dot inlays
Black nickel hardware
ESP-LTD tuners
ESP DB-6 bridge
ESP SB-6 pickup set
Volume and balance controls
ESP ABQ3 3-band active EQ


Neck-thru-body
34" scale
Merbau body
5-piece mahogany/maple neck
Rosewood fingerboard
54mm standard nut
Thin "U" neck contour
24 XJ frets
Black nickel hardware
Grover tuners
ESP DB-6 bridge string-thru-body
ESP SB-6 (bridge & neck) pickups
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Mensagem por allexcosta Qui Nov 22, 2012 2:51 pm

Olhando pelos números eu diria que o Merbau daria um corpo bem pesado.

Ser versátil ou não pouco tem a ver com a madeira do corpo.

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Mensagem por Bruno Adamo Qui Nov 22, 2012 6:04 pm

Segundo o site zzsounds o peso para envio do baixo em ASH é de 8,62Kg e do Merbau é 7,71kg...

Em relação a ser versátil ou não, pelo que ouvi nos exemplos no Youtube me parecem baixos mais voltados para Heavy Metal, som bem grave e definido, acredito que seja ideal para esse estilo, para outros como jazz, forró, samba...creio não ser a melhor opção...

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Mensagem por deixados Sex Dez 11, 2020 12:14 am

Acho que vale desenterrar o tópico eheheh...

Colegas, que madeira é essa do top:
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Mensagem por JAZZigo Sex Dez 11, 2020 7:06 am

^
Chuto que seja black korina.
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Mensagem por Rico Sex Dez 11, 2020 8:27 am

deixados escreveu:Acho que vale desenterrar o tópico eheheh...

Colegas, que madeira é essa do top

Que design bacana!!! Dá gosto de ver um instrumento com personalidade, e não mais uma inspiração direta de Strato ou Les Paul...

Não fosse pela escala, diria que foi feita pelo Gravina.
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Mensagem por deixados Sex Dez 11, 2020 11:21 am

JAZZigo escreveu:^
Chuto que seja black korina.

Parece um pouco também com Imbuia, não?
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Mensagem por deixados Sex Dez 11, 2020 11:24 am

Rico escreveu:
deixados escreveu:Acho que vale desenterrar o tópico eheheh...

Colegas, que madeira é essa do top

Que design bacana!!! Dá gosto de ver um instrumento com personalidade, e não mais uma inspiração direta de Strato ou Les Paul...

Não fosse pela escala, diria que foi feita pelo Gravina.

Cara, na minha opinião, esse instrumento (ou outro qualquer) ficaria melhor com uma escala escura, para dar uma contrastada e realçar o top/corpo.
De qualquer forma tem sim muita personalidade.
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Mensagem por JAZZigo Sex Dez 11, 2020 1:49 pm

deixados escreveu:
JAZZigo escreveu:^
Chuto que seja black korina.

Parece um pouco também com Imbuia, não?
Pode ser também, sobretudo se aquela guitarra for brasieira.

Tenho alguns baixos com top em black korina (madeira de origem africana). Este é um:

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