slap switch
+4
allexcosta
JAZZigo
DenisLM
Fernando Zadá
8 participantes
Página 1 de 1
slap switch
Alguém pode me explicar qual é o conceito dessa chave?
Veio uma chave dessa no Squier que peguei com o Sá e achei bem interessante o resultado mas queria saber mais sobre ela.
Veio uma chave dessa no Squier que peguei com o Sá e achei bem interessante o resultado mas queria saber mais sobre ela.
Fernando Zadá- Moderador
Re: slap switch
até onde eu sei, normalmente é um ganho em determinada faixa de frequencia propiciando assim a diferença no som...
mas detalhes, só olhando as especificações do seu baixo ou até vendo o circuito...
mas detalhes, só olhando as especificações do seu baixo ou até vendo o circuito...
Suponho que a função seja a mesma da “Slap Switch” dos push/pull-pots de volume dos circuitos onboard Seymour Duncan e da footswitch “Slap Contour” do pedal Seymour Duncan SFX-06 Paranormal Bass Direct Box, que comprimem um pouco o sinal e o reequalizam com um middle contour, atenuando a faixa de freqüências médias. O resultado realmente fica bem adequado ao slap, na minha opinião.Fernando Zadá escreveu:Alguém pode me explicar qual é o conceito dessa chave?
É um corte nos médios...
Projetistas de instrumentos e "não baixistas" em geral acham que se deve tirar médios para um som de slap bom.
Projetistas de instrumentos e "não baixistas" em geral acham que se deve tirar médios para um som de slap bom.
Não só para slap mas achei o som bem interessante com essa chave.
Fernando Zadá- Moderador
Fernando Zadá escreveu:Não só para slap mas achei o som bem interessante com essa chave.
Em geral fica muito bom em casa, mas mata o som do baixo na gig...
Ahh entendi!
Putz vou testar isso no fim de semana vou levar ele pra uma gig pra ver como rola.
Achei um tópico sobre isso na Talk bass e falam a mesma coisa que você disse.
Abraço
Fernando Zadá- Moderador
Então eu uso este circuito e apesar do ter ficado legal, não encantou meus ouvidos, não sei dizer ao certo que eu acho que esta errado, to tendo dificuldade de adaptação, ja que eu utilizava meu baixo passivo e agora para o ativo, estou tento dificuldades com o slap. Dai Zazzigo e Alex, o que mais importante para o som do Slap, ação do instrumento, madeira, um pre-melhor que este da Seymour, a mão do instrumentista?
Essa chave está presente nos pré Cabrera CPT-3 e está no meu baixo DeOliveira Dream. Concordo com o Allex. Estou querendo transofmar o "Push-pull" desse slap switch para "ativo/passivo".allexcosta escreveu:Fernando Zadá escreveu:Não só para slap mas achei o som bem interessante com essa chave.
Problema: em uma posição corta uma certa frequência de médios, com agudos e graves realçados que deixam o slap menos irritante. Porém na outra posição corta justamente os graves e deixa os médios. Resultado: em um frequência você perde grave e na outra médio
lobo bassman escreveu:Dai Zazzigo e Alex, o que mais importante para o som do Slap, ação do instrumento, madeira, um pre-melhor que este da Seymour, a mão do instrumentista?
Mão, corda e posição dos captadores.
Seu Allex,
Não é melhor mover esse tópico para "Pickups e Eletrônica"?
Não é melhor mover esse tópico para "Pickups e Eletrônica"?
allexcosta escreveu:lobo bassman escreveu:Dai Zazzigo e Alex, o que mais importante para o som do Slap, ação do instrumento, madeira, um pre-melhor que este da Seymour, a mão do instrumentista?
Mão, corda e posição dos captadores.
Cordas novas e captadores proximos ou mais afastados?
lobo bassman- Membro
lobo bassman escreveu:Cordas novas e captadores proximos ou mais afastados?
Tudo, inclusive a técnica, depende do som que você quer tirar. O mais fácil é achar algum baixista que tira um som de slap que você gosta e usar algo similar.
Uma chave dessa pode ser útil, mas o fabricante tem que saber escolher bem as frequências para serem cortadas ou realçadas.
AS do Squier confesso que nunca usei muito mas do Afterburn as vezes uso pra variar o timbre, mas nunca pra slap!!Rsss
allexcosta escreveu:
Interessante. Nunca tinha reparado isso. Me chamou muito a atenção sua afirmação. Quais são os fundamentos dessa afirmação? É que eu sempre vi que é unanimidade o pessoal usar e indicar equalização tipo "U", mas eu sempre gostei de equalização tipo "U" invertido ainda mais para slaps, sempre achei que era algo de errado comigo...
subgrave- Membro
subgrave escreveu:Interessante. Nunca tinha reparado isso. Me chamou muito a atenção sua afirmação. Quais são os fundamentos dessa afirmação?
- A própria existência do slap switch, que corta médios.
- O fato de técnicos de som apertarem o mid-contour do 800RB e imediatamente falarem "toca um slap agora".
- Várias entrevistas e reviews de empregados de fábricas de amps e pedais dizendo "aqui atenua os médios, excelente pra slap".
Etc...
E fica melhor aumento médio grave ou agudo ou alguma frequência especifica, fora aquela que ficar melhor aos meus ouvidos.allexcosta escreveu:subgrave escreveu:Interessante. Nunca tinha reparado isso. Me chamou muito a atenção sua afirmação. Quais são os fundamentos dessa afirmação?
- A própria existência do slap switch, que corta médios.
- O fato de técnicos de som apertarem o mid-contour do 800RB e imediatamente falarem "toca um slap agora".
- Várias entrevistas e reviews de empregados de fábricas de amps e pedais dizendo "aqui atenua os médios, excelente pra slap".
Etc...
Abraços
LFBruschi- Membro
O Colela me explicou que alguns circuitos que tem esse corte/realçe de frequências pode ser "escolido" na placa. Aí é pode ficar bacana customizar quais frequências ficam melhores pro som de cada um... De acordo com o gosto do freguês!