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Mogno ou Cedro Rosa

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Mensagem por Felipe Costa Seg Abr 05, 2010 12:29 am

Mogno ou Cedro Rosa quanto a sonoridade qual destes seria a melhor opção? Eu quero fazer um baixo mas estou na dúvida, Achei o jatobá uma madeira linda, mas sou muito exigente quanto a sonoridade... Sei que as madeiras influenciam mais nos instrumentos acústicos... Também sei que outros quesitos além de madeiras influenciam. Mas na parte que toca as madeiras qual delas é a melhor opção?

Algum luthier já trabalhou com peroba porque é extremamente dura pode ser útil para o corpo ou escala? Ou não presta?

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Mensagem por guerra_luthier Seg Abr 05, 2010 10:44 am

A peroba pode ser utilizada para corpo porém eu acho ela muito oleosa o que atrapalha na pintura fóra que ela tem um odor muito forte.

Entre o cedro rosa e o mogno, eu fico com o mogno pois ele proporciona um timbre mais clássico para nossos ouvidos.

Mas como você mesmo citou, a madeira não é um fator determinante no som do instrumento. Atualmente, raramente faço instrumentos que não sejam de cedro.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Abr 05, 2010 10:53 am

Peroba eu já utilizei para fazer um braço. Para corpo...Não sei...
Geralmente eu utilizo o cedro-rosa para os corpos que faço, e a timbragem é mais próxima do padrão Fender (mas com mais médio-graves). Já o mogno timbra bem grave mesmo, e às vezes é necessário reduzir um pouco a espessura do corpo de 45mm para 41/2mm. Fiz um PJ com corpo de mogno e o resultado foi muito legal (gravão!!).
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Mensagem por Eduardo Chaves Seg Abr 05, 2010 10:58 am

Eu gosto de mogno em instrumentos... Ja até bateu essa duvida de Cedro ou mogno... Mas um luthier daqui me falou que o Mogno é mais pesado (peso mesmo) então em determinados modelos de instrumento, como o JB, o som fica bom, mas o peso do instrumento é sofrível, uma cruz literalmente. Então ele tem feito muitos instrumentos em cedro.

Meu baixo é em mogno e tem um grave sinistro!
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Mensagem por allexcosta Seg Abr 05, 2010 11:05 am

Eu prefiro corpos de maneiras menos densas, como alder, swamp ash ou soft-maple. Um baixo de tamanho normal feito de mogno ninguém merece... Pode até ter um sonzão, mas no final da gig a coluna pede socorro.

Ao Felipe, estime o peso final do instrumento antes de mandar fazer, pois se sair muito pesado, você vai querer se desfazer dele BEM rápido. Eu não usaria hoje um baixo que pesa mais de 4 kilos.

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Mensagem por Felipe Costa Seg Abr 05, 2010 8:46 pm

Muito obrigado pela atenção que deram a mim analisei todas as respostas, foi de grande valor para mim. Foi boa a dica dos 4 kilos muito interessante. Creio que vou optar pelo mógno mas com um corpo não muito grande que não passe dos 4 kilos. Eu tenho um baixo pesadão que está me matando com certeza é de mógno vou ver se o lute reduz o peso, posso até aproveitar este corpo que tem quase 25 anos...

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Mensagem por Údi Qui Abr 08, 2010 11:10 am

Do tempo que eu dava meus pulos com construção de instrumentos, nada profissional, só pelo aprendizado, uma vez fiz um corpo de uma flyin' V de peroba... até que ficou legal de som, mas ô madeira difícil de trabalhar... Dava vontade de abandonar tudo e assar uma costela com a peça... hehe O som dela era mais profundo, gravão, um sustain bem legal.
Quanto ao peso, a guitarra fechou 3.9Kg, ao meu ver, impossível de usar... Não sou muito fã de guitarras ou contrabaixos com mais de 2kg ou 2.5 kg.
Outra vez fiz apenas o corpo de um contrabaixo com cedro rosa, coisa linda a madeira, fácil de lidar e leve pra usar depois. Gostei tanto do resultado, veios da madeira depois de acabados e tudo mais, que quando terminei, convenci o meu amigo, dono do contrabaixo, à não pintar, deixar só na seladora + verniz mesmo. Questão de som, sei lá se o captador dele influiu demais ou não, mas achei o som final muito "médio", embora agradável. Lembrando que nunca fui luthier, não me considero assim, e respeito demais quem o é, só estou postando aqui as minhas impressões.

abraço

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Mensagem por Amagomes Qui Abr 08, 2010 11:24 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Peroba eu já utilizei para fazer um braço. Para corpo...Não sei...
Geralmente eu utilizo o cedro-rosa para os corpos que faço, e a timbragem é mais próxima do padrão Fender (mas com mais médio-graves). Já o mogno timbra bem grave mesmo, e às vezes é necessário reduzir um pouco a espessura do corpo de 45mm para 41/2mm. Fiz um PJ com corpo de mogno e o resultado foi muito legal (gravão!!).


É verdade, o meu JB é em mogno ( esse , no avatar), o que ajudou a compensar um pouco os médio-agudos acentuados da captação Vintage Jazz ,da Cabrera.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 08, 2010 11:33 am

É por isso que prefiro o cedro para baixos tipo Jazz Bass, e mogno (com corpo com um pouco menos de espessura) para os Precisions (se bem que o cedro também é ótimo). Mas também uso, com excelentes resultados, o freijó, o marupá e a caixeta (essa, muito leve).
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Mensagem por allexcosta Qui Abr 08, 2010 11:37 am

Údi escreveu:Não sou muito fã de guitarras ou contrabaixos com mais de 2kg ou 2.5 kg.

Desculpa colega mas você se atrapalhou em algum lugar nessa sua matemática aí. Em 23 anos de música eu nunca vi um instrumento elétrico com esse peso. Nem o Dingwall do Zadá que é o baixo mais leve que já tive nas minhas mãos pesa isso. Na verdade ele tá mais pra algo entre 3.5 e 3.8 kilos. Um Fender Jazz Bass normal pesa 4.5, um Warwick Thumb pesa até 6 kilos.

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Mensagem por Údi Qui Abr 08, 2010 11:43 am

Então Allex, sou baixista a pouco tempo, tenho consciência do peso de um Jazz Bass, só que não gosto disso... realmente não gosto de instrumento pesado.
Uso um Shelter Onix, pra quem é músico de verdade, assim como voce e muitos outros por aqui, nem é um baixo lá essas coisas de bom...
Mas te digo que ele não deve chegar a 3Kg... pode ser que eu esteja muito enganado, não estou com ele aqui comigo, senão eu pesava ele... Quando estiver com ele, eu peso e coloco aqui, mas juro que passa a impressão de ser mais leve do que minha guitarra, que tem 2,8kg...

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Mensagem por Eduardo Chaves Qui Abr 08, 2010 11:45 am

Guitarras pode até ser que pese por ai, allex... Mas baixos... no minimo 3,5kg
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Mensagem por allexcosta Qui Abr 08, 2010 11:52 am

Údi escreveu:Uso um Shelter Onix, pra quem é músico de verdade, assim como voce e muitos outros por aqui, nem é um baixo lá essas coisas de bom...
Mas te digo que ele não deve chegar a 3Kg... pode ser que eu esteja muito enganado, não estou com ele aqui comigo, senão eu pesava ele... Quando estiver com ele, eu peso e coloco aqui, mas juro que passa a impressão de ser mais leve do que minha guitarra, que tem 2,8kg...

Um baixo maciço de menos de 3 kilos? Eu só acredito vendo na minha frente.

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Mensagem por Vlad Qui Abr 08, 2010 1:40 pm

Tobias Growler 4c, foi o mais leve q toquei... 3kg (3,1 pra ser preciso rs)...
A Tagima usava uma madeira bem leve nos Jazz Bass , Marupá (tb conhecida como cacheta)... um bass com corpo pequeno de uma madeira tipo essa pode de repente ficar com menos de 3kg...
mas um corpo bem pequeno... q se for JB acho q já passa, ainda mais se usar marfim no braço...
mas essa marupá tb ñ é uma madeira legal ñ... os Tagimas de cedro soavam melhor...


Última edição por Vlad em Qui Abr 08, 2010 1:48 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Vlad Qui Abr 08, 2010 1:46 pm

Mas voltando ao ínicio da discussão... entre Cedro e Mogno, tb acho q Mogno timbra melhor... é pesada, mas ñ mt mais q o Cedro. Já tive um Jazz Bass em Mogno e sobrevivi... rsrs, acho q dá pra escolher.

Alder ou Ash são bacanas e mais leves... mas se for fazer um bass com luthier, essa escolha pode deixar a compra um pquinho mais cara dq usar madeira nacional... mas ñ custa nada checar...

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Mensagem por Amagomes Sex Abr 09, 2010 2:14 am

allexcosta escreveu:
Údi escreveu:Uso um Shelter Onix, pra quem é músico de verdade, assim como voce e muitos outros por aqui, nem é um baixo lá essas coisas de bom...
Mas te digo que ele não deve chegar a 3Kg... pode ser que eu esteja muito enganado, não estou com ele aqui comigo, senão eu pesava ele... Quando estiver com ele, eu peso e coloco aqui, mas juro que passa a impressão de ser mais leve do que minha guitarra, que tem 2,8kg...

Um baixo maciço de menos de 3 kilos? Eu só acredito vendo na minha frente.



Acho que este baixo é de compensado. Mesmo assim,pode ser que não chegue a 4 mas ,menos de 3 é meio difícil mesmo.
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Mensagem por allexcosta Sex Abr 09, 2010 2:18 am

Vlad escreveu:Tobias Growler 4c, foi o mais leve q toquei... 3kg (3,1 pra ser preciso rs)...

Eu tenho dificuldade de acreditar, sinceramente... A não ser que seja feito de Paulownia ou Balsa, mas mesmo assim...

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Mensagem por Vlad Sex Abr 09, 2010 12:27 pm

^^ cara... posso estar enganado, mas se for mais q isso, é mt pouco... Esse baixo é leve de ñ se acreditar, agora ñ sei se pode haver variação de peso a depender da leva de baixos q saiu, diferença de madeiras e tal...

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Abr 09, 2010 4:10 pm

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Não é de compensado não, posto que esse material é (geralmente) MAIS PESADO que madeira.
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Mensagem por bruno the manager Sex Abr 09, 2010 4:41 pm

e o jatobá? alguém conhece as características dessa madera em relação a construção de instrumentos? parece q a Ibanez lançou um baixo em com essa madeira, e fiquei curioso em relação a sonoridade, alguem poderia elucidar essa questão?

http://www.ibanez.com/BassGuitars/model-SR2010ASC
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Abr 09, 2010 4:52 pm

Jatobá só serve para partes do corpo, como tampos e longarinas do braço.
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Mensagem por bruno the manager Sex Abr 09, 2010 4:59 pm

por conta da dureza ou estética?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Abr 09, 2010 5:01 pm

Da dureza, pois ela não é lá muito figurada não.
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.wmrepresentacoes.com.br/produtos/jatoba_vermelho.jpg&imgrefurl=http://www.wmrepresentacoes.com.br/%3Fpag%3Ddet_produto%26id%3D29&usg=__Y3I01B_5oxajmZQWpHf7Med1CbM=&h=310&w=470&sz=59&hl=pt-BR&start=10&sig2=_a0vrhchInyaQpFp3HUCFQ&um=1&itbs=1&tbnid=AhXCgZOkRq0UnM:&tbnh=85&tbnw=129&prev=/images%3Fq%3Djatoba%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26tbs%3Disch:1&ei=iYe_S_6XEdXtngfev-2MCQ
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Mensagem por bruno the manager Sex Abr 09, 2010 5:06 pm

ah, compreendido, valeu pelas explicações! Mogno ou Cedro Rosa 356740
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Mensagem por Amagomes Sáb Abr 10, 2010 11:01 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Amagomes
Não é de compensado não, posto que esse material é (geralmente) MAIS PESADO que madeira.


Que interesante, vivendo e aprendendo...hehe. Obrigado pelo esclarecimento.
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Mensagem por EduardoJb Sex Jul 19, 2013 10:59 pm

bom sei q esse topico e antigo... mas ja que cedro rosa e uma boa opção para construção de corpo (jazz bass) qual seria uam boa opão de madeira para se construir un braço(jazz bass)?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jul 19, 2013 11:03 pm

EduardoJb escreveu:bom sei q esse topico e antigo... mas ja que cedro rosa e uma boa opção para construção de corpo (jazz bass) qual seria uam boa opão de madeira para se construir un braço(jazz bass)?
Pau-marfim, peroba clara e tauarí branco.
Para a escala, essas mesmas madeiras (em caso de escala clara), ou ipê, braúna, pau-ferro, sucupira, muiracatiara e jacarandá (em caso de escala escura).
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Mensagem por EduardoJb Sex Jul 19, 2013 11:08 pm

entendi, no caso seria um braço jazz bass modelo 75 mesmo com escala clara e marcaçôes quadradas na cor preta!

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Mensagem por EduardoJb Dom Jul 21, 2013 10:20 am

Mas o bertola um jazz bass feito com corpo em cedro rosa e braço em pau-marfin com escala clara feita do mesmo pau-marfin com captação fender 70s soaria como? perto de um fender mesmo? ou e loteria?

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Mensagem por bassfuria Dom Jul 21, 2013 10:33 am

EduardoJb escreveu:Mas o bertola um jazz bass feito com corpo em cedro rosa e braço em pau-marfin com escala clara feita do mesmo pau-marfin com captação fender 70s soaria como? perto de um fender mesmo? ou e loteria?

Eu posso parecer "pré-histórico" ou "conservador" de mais...

Corpo "Ash ou Alder", braço em "Maple" e escala em "Maple, Rosewood ou Jacarandá"... Porque mudar o que há décadas dá certo...?!?

Ash + Maple + Maple = Jazz Bass '70 Style

Alder + Maple + Rosewood ou Jacarandá = Jazz Bass '60 Style.

Bem resumido é claro, essas são fórmulas de sucesso...

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Mensagem por allexcosta Dom Jul 21, 2013 10:38 am

EduardoJb escreveu:entendi

EduardoJb escreveu:Mas

Por favor, leia:

https://www.contrabaixobr.com/t17029-o-uso-do-botao-edit

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Mensagem por EduardoJb Dom Jul 21, 2013 2:28 pm

Vou seguir sua fórmula de sucesso bassfuria, valeu!

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jul 21, 2013 10:23 pm

EduardoJb escreveu:Mas o bertola um jazz bass feito com corpo em cedro rosa e braço em pau-marfin com escala clara feita do mesmo pau-marfin com captação fender 70s soaria como? perto de um fender mesmo? ou e loteria?

Cara, luthiería não é como informática, no qual vc instala um software em seu PC e sabe no que vai dar....
Ademais, construo instrumentos à anos e NUNCA ví (ouví) um JB com as madeiras que citei acima, se corretamente construído, com madeiras e componentes de qualidade, soar mal. Ademais... O som vem de vc, do seu amp e do seu baixo (exatamente nessa ordem)
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Mensagem por allexcosta Seg Jul 22, 2013 8:29 am

EduardoJb escreveu:Mas o bertola um jazz bass feito com corpo em cedro rosa e braço em pau-marfin com escala clara feita do mesmo pau-marfin com captação fender 70s soaria como? perto de um fender mesmo? ou e loteria?

Afro, permita-me uma perguntinha básica: Você é um Fender fanboy?

Se for, foque na compra de um Fender original. Essa agonia de procurar aqui e ali por algo similar NUNCA vai acalmar seu coração. Fender fanboys precisam ver o logo escrito no headstock. É como uma droga de alto poder psicoativo. É mais forte que você.


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Mensagem por gpraxedes Seg Jul 22, 2013 11:16 am

^ Ri Muito 

Allex, acho que você nunca viu, mas eu tive um baixo daqueles chineses, que era muito, mas muito leve e lindíssimo, a pintura é um espetáculo, um azul translucido com uns rajados lindo, quando precisei fazer um reparo na elétrica, percebi que sua madeira esfarelava, acho que era de aglomerado facepalm , mas era muito leve mesmo, kkk. Não tinha um som ruim, não era nada surpreendente e tal mas dava para fazer um groove, rs.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jul 22, 2013 4:43 pm

allexcosta escreveu:
EduardoJb escreveu:Mas o bertola um jazz bass feito com corpo em cedro rosa e braço em pau-marfin com escala clara feita do mesmo pau-marfin com captação fender 70s soaria como? perto de um fender mesmo? ou e loteria?

Afro, permita-me uma perguntinha básica: Você é um Fender fanboy?

Se for, foque na compra de um Fender original. Essa agonia de procurar aqui e ali por algo similar NUNCA vai acalmar seu coração. Fender fanboys precisam ver o logo escrito no headstock. É como uma droga de alto poder psicoativo. É mais forte que você.


Kkkkk.....
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Mensagem por EduardoJb Seg Jul 22, 2013 6:02 pm

kkkkkkkkkkkk eu sempre gostei do modelo jazz bass o primeiro que toquei foi um giannini anos 90 bem maltratado, era de um primo so depois fui saber dos poderosos fenders. mas curto o som dos caps 70s claro que olhar pro headstock do seu bass e ver escrito la fender e maravilhoso hehehe mas necessidade mesmo como uma droga de alto poder psicoativo creio que nao.

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Mensagem por allexcosta Seg Jul 22, 2013 6:52 pm

EduardoJb escreveu:mas necessidade mesmo como uma droga de alto poder psicoativo creio que nao.

Eu acho que tem...

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Mensagem por Rotiv Seg Jul 22, 2013 7:22 pm

Eu sou um Fender Fanboy! Apesar de ser um som maravilhoso que me cativou... Mas concordo que ver a logo Fender no headstock faz uma diferença danada! Sonho com um Fender!

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Mensagem por MamedeARTE Sáb Ago 17, 2013 10:33 am

Rotiv escreveu:Eu sou um Fender Fanboy! Apesar de ser um som maravilhoso que me cativou... Mas concordo que ver a logo Fender no headstock faz uma diferença danada! Sonho com um Fender!
Nunca fui Fender Funboy, mas tive alguns Fenders e posso dizer que esse "efeito Headstok Fender" passou rápido... pois o lance é o som da criança... Vc vai ter que comprar um pra ser "curado"...rsrsrs
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Mensagem por 109eh Seg Dez 01, 2014 5:17 pm

Tenho a noção de que este post é velho, mas não quero criar outro para uma pergunta que está ligada ao tema desse post.
Bem: as vezes vejo escrito apenas cedro e outras “cedro rosa” e certa vez ouvi um luthier explicando que existem dois tipos de cedro, um mais escuro mais propicio para o grave e médio grave e o chamado cedro rosa, essa informação é correta? Em caso positivo, existe alguma dica de como diferenciá-las?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Dez 01, 2014 7:37 pm

^Sim, é correta, e é o cedro adequado para corpos de guitarra. Já o cedrinho não presta e o cedro-arana não é muito bom para esse míster.
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Mensagem por joseluiz.avilajr Ter Dez 02, 2014 10:26 am

existem muitas espécies de cedro. algumas a maderia é extremamente parecida, que é o caso do do cedro rosa, que o nome cientifico é "cedrella spp". essse spp quer dizer espécies. ou seja tem mais de uma especie que é aplicado o nome de cedro rosa.

existem várias madeiras com o mesmo caso. maple, ash, jacarandá. existem  mais de uma espécie e tem o mesmo nome. como saber o que é realmente? no brasil é bem complicado e tem que pesquisar muito. pra isso existe o mr GOOGLE.
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Mensagem por 109eh Ter Dez 02, 2014 10:34 am

Pois é. Eu consegui achar cedro em uma madeireira da minha cidade. Mas eles só conhecem a madeira como cedro. "E agora, José?"

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Mensagem por allexcosta Ter Dez 02, 2014 10:46 am

109eh escreveu:Pois é. Eu consegui achar cedro em uma madeireira da minha cidade. Mas eles só conhecem a madeira como cedro. "E agora, José?"

É o tipo de assunto que cada um tem sua opinião. Aqui vai a minha:

Caso seja pra corpo, não se preocupe muito com isso. Procure uma peça que tenha o peso desejado, dureza suficiente para suportar os parafusos, estética que te agrade (caso seja um baixo com acabamento natural) e que esteja seca...

Mais do que isso é entrar naquele mérito de que madeira tal dá som tal e coisas assim... No máximo, leve em consideração o conceito (por sinal controverso), de que uma peça mais dura e pesada oferecerá um timbre mais brilhante e terá mais ataque, o oposto acontecendo para uma peça leve e mais porosa.

Para o braço, aí sim, tenha certeza de que está comprando uma peça da madeira correta que seja "instrument grade". Tem muito maple Asiático por aí que não suporta a tensão de cordas de baixo. Todo cuidado é pouco.
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Mensagem por joseluiz.avilajr Ter Dez 02, 2014 11:05 am

allexcosta escreveu:
109eh escreveu:Pois é. Eu consegui achar cedro em uma madeireira da minha cidade. Mas eles só conhecem a madeira como cedro. "E agora, José?"

É o tipo de assunto que cada um tem sua opinião. Aqui vai a minha:

Caso seja pra corpo, não se preocupe muito com isso. Procure uma peça que tenha o peso desejado, dureza suficiente para suportar os parafusos, estética que te agrade (caso seja um baixo com acabamento natural) e que esteja seca...

Mais do que isso é entrar naquele mérito de que madeira tal dá som tal e coisas assim... No máximo, leve em consideração o conceito (por sinal controverso), de que uma peça mais dura e pesada oferecerá um timbre mais brilhante e terá mais ataque, o oposto acontecendo para uma peça leve e mais porosa.

Para o braço, aí sim, tenha certeza de que está comprando uma peça da madeira correta que seja "instrument grade". Tem muito maple Asiático por aí que não suporta a tensão de cordas de baixo. Todo cuidado é pouco.


concordo.

isso de que até a bateria do pedal (eric jhonson) muda o timbre do instrumento é complicado e RELATIVO DEMAIS.
eu ja vi intrumento de pinus soar muito bem.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Dez 02, 2014 12:55 pm

joseluiz.avilajr escreveu:
allexcosta escreveu:
109eh escreveu:Pois é. Eu consegui achar cedro em uma madeireira da minha cidade. Mas eles só conhecem a madeira como cedro. "E agora, José?"

É o tipo de assunto que cada um tem sua opinião. Aqui vai a minha:

Caso seja pra corpo, não se preocupe muito com isso. Procure uma peça que tenha o peso desejado, dureza suficiente para suportar os parafusos, estética que te agrade (caso seja um baixo com acabamento natural) e que esteja seca...

Mais do que isso é entrar naquele mérito de que madeira tal dá som tal e coisas assim... No máximo, leve em consideração o conceito (por sinal controverso), de que uma peça mais dura e pesada oferecerá um timbre mais brilhante e terá mais ataque, o oposto acontecendo para uma peça leve e mais porosa.

Para o braço, aí sim, tenha certeza de que está comprando uma peça da madeira correta que seja "instrument grade". Tem muito maple Asiático por aí que não suporta a tensão de cordas de baixo. Todo cuidado é pouco.


concordo.

isso de que até a bateria do pedal (eric jhonson) muda o timbre do instrumento é complicado e RELATIVO DEMAIS.
eu ja vi intrumento de pinus soar muito bem.


3
Só acho difícil achar uma peça de cedro para usar em braço (de baixo), a densidade do mesmo é quase metade da do pau-marfim. Talvez com longarinas de reforço de roxinho e escala de ipê ou pau-ferro, funcione bem
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Mensagem por allexcosta Ter Dez 02, 2014 12:58 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Só acho difícil achar uma peça de cedro para usar em braço (de baixo), a densidade do mesmo é quase metade da do pau-marfim. Talvez com longarinas de reforço de roxinho e escala de ipê ou pau-ferro, funcione bem

Não mencionei braço nesse sentido, estava só querendo complementar a informação.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Dez 02, 2014 2:21 pm

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Só acho difícil achar uma peça de cedro para usar em braço (de baixo), a densidade do mesmo é quase metade da do pau-marfim. Talvez com longarinas de reforço de roxinho e escala de ipê ou pau-ferro, funcione bem

Não mencionei braço nesse sentido, estava só querendo complementar a informação.
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Mensagem por 109eh Sex Dez 05, 2014 8:22 am

Obrigado pessoal. Pretendo usar:
cedro -> corpo e braço de uma guitarra. Já vi em alguns lugares dizendo que dá p/ braço de guitarra.
Andiroba -> braço de um baixo!
Queria fazer um fender com 24 trastes, mas to vendo algumas fotos e acho o braço muito grande, em especial com aquele headstock enorme da fender. No fender com 24 trastes o pino nem fica na linha do 12º traste.
Ninguém arranja um gabarito não? PFV

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