tensor
+6
Pedroswaldo
Dan
Mauricio Luiz Bertola
LeonardoSalles
Glauco
fricardoc
10 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
tensor
Para que que serve o tensor, e é possível fazer um braço de baixo sem tensor?
fricardoc- Membro
Coyote Bass gosta desta mensagem
Re: tensor
É possivel..mas não recomendado.
o Tensor confere rigidez e resistência ao braço do instrumento, e como a madeira costuma mexer bastante, com variações como temperatura e calibre de cordas , o tensor consegue compensar isso, ajustando-se ele, deixando sempre o braço numa condição legal para uso. basicamente é isso.
o Tensor confere rigidez e resistência ao braço do instrumento, e como a madeira costuma mexer bastante, com variações como temperatura e calibre de cordas , o tensor consegue compensar isso, ajustando-se ele, deixando sempre o braço numa condição legal para uso. basicamente é isso.
Glauco- Membro
muito obrigado pela dica Glauco vou pensar no assunto
fricardoc- Membro
vc quer construir um braço? use tensor, pois se não...tenho certeza q ele vai empenar bastante e ai já era. Existem tensores a venda em lojas e q não sao caros...De repente pinta um luthier aqui q te explique com maior conhecimento em construções.
Glauco- Membro
e você sabe alguma loja online onde eu possa comprar um?
fricardoc- Membro
Eu conheço essa...procure no site q vc deve achar ok
http://www.musical-express.com.br/br/
ou então tente o
http://www.musical-express.com.br/br/
ou então tente o
Glauco- Membro
É bem por ai como o Glauco falou. O tensor serve para deixar o braço reto, e evitar possíveis empenamentos; Note que braço empenado é diferente de braço côncavo. O braço côncavo é quando está em formato de "U", e o tensor tem ação sobre ele para voltar à retidão, já o braço empenado é quando o tensor não tem mais poder sobre esta concavidade, e ai é necessário um nivelamento de escala, ou retirar a escala e nivelar o próprio braço.
Como é muito difícil achar um tensor para vender em lojas e afins, tomo a liberdade de apresentar-lhe um dos contatos que tenho que fornece este tipo de equipamento para vários luthiers brasileiros: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=2949195482600803192
Abraços e até mais!
Como é muito difícil achar um tensor para vender em lojas e afins, tomo a liberdade de apresentar-lhe um dos contatos que tenho que fornece este tipo de equipamento para vários luthiers brasileiros: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=2949195482600803192
Abraços e até mais!
Tensor é o dispositivo fundamental para a manutenção da estabilidade e tocabilidade do instrumento. Sem ele, a tensão das cordas e sua vibração em pouco tem empenaría totalmente o braço, tornado-o inútil.fricardoc escreveu:Para que que serve o tensor, e é possível fazer um braço de baixo sem tensor?
LeonardoSalles , empeno, desde que dentro de determinado patamar, pode sim ser corrigido com o tensor, o que não pode é torção.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Quer fazer um sem tensor, prepara aquela nota para gastar num pedaço considerável de fibra de carbono moldada.
Dan- Membro
Para uma explicacao detalhada do que e o tensor, clique no link:
http://bass.forumeiros.com/luthieria-f5/regulagem-basica-t2593-50.htm#76562
A propósito, esse tópico todo é fundamental, muitas informações indispensáveis.
Bem vindo
http://bass.forumeiros.com/luthieria-f5/regulagem-basica-t2593-50.htm#76562
A propósito, esse tópico todo é fundamental, muitas informações indispensáveis.
Bem vindo
Fricardoc, Pelo que observei nos seus posts você esta querendo construir seu próprio baixo. Muito legal essa atitude, mas tem algumas coisas que eu acredito que voce deve pedir uma consultoria de um profissional. No caso do braço, ele é o componente mais difícil de se fazer, requer uma técnica especial. Alguns integrantes do fórum já fizeram seus baixo e ou importaram ou pediram para um luthier fazerem essa parte.
Recomendo que você consulte um luthier em sua região para que ele possa te orientar da melhor forma possível.
Recomendo que você consulte um luthier em sua região para que ele possa te orientar da melhor forma possível.
Concordo plenamente....CG escreveu:Fricardoc, Pelo que observei nos seus posts você esta querendo construir seu próprio baixo. Muito legal essa atitude, mas tem algumas coisas que eu acredito que voce deve pedir uma consultoria de um profissional. No caso do braço, ele é o componente mais difícil de se fazer, requer uma técnica especial. Alguns integrantes do fórum já fizeram seus baixo e ou importaram ou pediram para um luthier fazerem essa parte.
O ideal mesmo, em se tratando de um projeto, seria mesmo comprar um braço pronto. Não há demérito nenhum nisso..........
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Concordo plenamente....CG escreveu:Fricardoc, Pelo que observei nos seus posts você esta querendo construir seu próprio baixo. Muito legal essa atitude, mas tem algumas coisas que eu acredito que voce deve pedir uma consultoria de um profissional. No caso do braço, ele é o componente mais difícil de se fazer, requer uma técnica especial. Alguns integrantes do fórum já fizeram seus baixo e ou importaram ou pediram para um luthier fazerem essa parte.
O ideal mesmo, em se tratando de um projeto, seria mesmo comprar um braço pronto. Não há demérito nenhum nisso..........
Concordo, ainda mais se for de projetos conhecidos, como jazz bass e afins...
Abraços e até mais!
valew galera , mas eu vou tentar, vai ser muito bom terminar de construir esse baixo ele está ficando ótimo , e se não ficar bom pelo menos eu tentei, até o programa de traste que o leonardo passou para mim ajudou muito, agora só falta colcar o tensor no braço, na minha opnião não vai ser muito dificil, vai ser só mais um obstáculo, valew a todos.
se alguém souber de outro site que venda o tensor eu voun agradecer muito.
fricardoc- Membro
fricardoc escreveu:valew galera , mas eu vou tentar, vai ser muito bom terminar de construir esse baixo ele está ficando ótimo , e se não ficar bom pelo menos eu tentei, até o programa de traste que o leonardo passou para mim ajudou muito, agora só falta colcar o tensor no braço, na minha opnião não vai ser muito dificil, vai ser só mais um obstáculo, valew a todos.
Pode ir que é de confiança: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=2949195482600803192
Este fornecedor tem tudo que você precisa.
Abraços e até mais!
leonardo eu já add ele, o tensor dele custa R$ 38,00 e eu já encontrei por R$ 18,00, mas mesmo assim muito obrigado
fricardoc- Membro
aproveitando o topico. comprei um baixo e veio desmontado . por falta de luthier acabei colocando o braço em casa mesmo, o detalhe é que o vendedor havia me avisado que folgou um pouco o tensor ara não empenar o braço, depois que coloquei as codas eu apertei um pouco, mais ou menos 1/4 de volta o tensor, não notei nada de difrente no braço, mas fiquei com medo de ter apertado demais, será q devo levar a um luthier ou deixar assim mesmo?
toni.santos.90475- Membro
Bom, não sou o melhor para dar conselhos, e sequer sou luthier. Recomendo que não faça o que eu sempre fiz... mas eu nunca tive medo do tensor.. hahahaha, se você for se arriscar, faça devagar e siga os conselhos deste tópico > https://www.contrabaixobr.com/t2593-regulagem-basica . Nele tem o essencial para saber se o que vc está fazendo está correto!
arturbmallmann- Membro
ja arrisquei e ate agora não deu problema, acredito que nem vai dar, pois plhando o braço esta reto e o antigo dono meinformou depois que tinha folgado apenas 1/4 de volta tbm pra poder mandar desmontado. valeu galera!
toni.santos.90475- Membro