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Mensagem por avbass Qui Ago 19, 2010 1:56 pm

Não tenho muito tempo para entrar no forum, mas sempre que posso passo por aqui pois os assuntos tratados sempre me interessam e tem muita gente de opiniões engrandecedoras.
Porém outro dia me deparei com um Tópico sobre lutheria falando das construções nacionais que parecem cópias de Foderas, Fenders e etc.
Muita coisa boa foi falada e de uma maneira geral achei super positivo para os construtores e frequentadores do forúm a maioria das opiniões. Mas esse papo de "desmerecer" um super instrumento de um luthier porque parece com Fender ou Fodera é ridículo.
Em primeiro lugar instrumento é som !!! Tocabilidade !! Design é gosto pessoal. Podem achar bonito ,feio, deselegante e até cópia. Mas pergunto eu : esses baixistas que criticam a falta de "originalidade", são tão originais assim ??? Convoco a colocarem seus vídeos, solos e levadas para ver se são tão criativos e inventivos !!
Se tocam tão diferente do Marcus Miller, Jaco, Wooten e tantos outros mestres do baixo. Fodera, Fender são os mestres da lutheria !! Mais do que natural que influenciem o trabalho de outros luthiers pelo mundo ! Quem é que nunca tirou igual a linha de " The chicken" ou um lick do Mcartney, ou do Geddy Lee, Flea, Steve Harris e etc...
Bola pra frente galera !!
Vamos ser felizes e aproveitar que podemos ter acesso a grandes instrumentos !!
Abraçãoooooo,

André Vasconcellos (avasconcellosbx@gmail.com)
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Mensagem por Claudio Qui Ago 19, 2010 2:06 pm

Nem dá pra pensar nisso... o Jazz Bass e o Precision foram os modelos mais copiados da história... já vi muitos modelos Jazz Bass feitos por Luthiers que não deixam nada a dever pra um Fender... inclusive até melhores!

Acho mais negócio ter uma cópia de Fender do que uma cópia de Tonante!


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Mensagem por Fabio Motta Qui Ago 19, 2010 2:07 pm

André, a minha opinião é a seguinte: Acho que o grande lance é a utilização de má fé na hora de vender esses instrumentos. Concordo com você que tem instrumentos de luthiers que são melhores do que muitos industrializados, mas da mesma maneira que nenhum artista gosta de ter a sua arte copiada, as empresas também devem sentir o mesmo em relação aos seus projetos, não é verdade?
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Mensagem por Fabio Motta Qui Ago 19, 2010 2:12 pm

Acho que posso acabar sendo mal interpretado...mas quis dizer que não vejo problema algum em ter/comprar um instrumento feito por um luthier, que seja feito nos moldes de algum modelo de alguma marca famosa específica, mas só não concordo com o fato de algumas pessoas mal intencionadas colocarem um logo no headstock e vender como original.
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Mensagem por Amagomes Qui Ago 19, 2010 2:12 pm

ClaudioBass escreveu:Nem dá pra pensar nisso... o Jazz Bass e o Precision foram os modelos mais copiados da história... já vi muitos modelos Jazz Bass feitos por Luthiers que não deixam nada a dever pra um Fender... inclusive até melhores!

Acho mais negócio ter uma cópia de Fender do que uma cópia de Tonante!


(2)

Eu ainda acho melhor ter uma cópia de Fender do que certos Fenders...
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Mensagem por Rico Qui Ago 19, 2010 2:28 pm

Eu fico pensando duas coisas... Por um lado, como seria se fosse proibido utilizar os padrões de escala, captação e design de um instrumento famoso, qualquer que fosse ele? Talvez tivéssemos empresas e luthiers ainda mais criativos, produzindo instrumentos com personalidade e design únicos.
Por outro lado, quanto custaria um Fender, um Music Man ou um outro instrumento qualquer, que tivesse sua cara estampada na história da música?
Eu particularmente não tenho absolutamente nada contra cópias (embora ache feio um modelo consagrado copiado com um headstock anômalo, diferente do original), por já ter visto dezenas delas tão boas ou melhores que um original.
E também tem a questão da falta de honestidade de alguns vendedores que vemos com frequência, por exemplo, nos ML's da vida.
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Mensagem por Ivanov_br Qui Ago 19, 2010 2:39 pm

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

A venda de um intrumento baseado em determinado modelo deve ser feita anunciando claramente que se trata de uma cópia. Ponto pacífico.

A questão de copiar a arte é é normal. Isso se repete sempre. Um luthier pode construir um instrumento ipsi-litera a um Fodera ou Music Man, pode ficar melhor ou pior, mas tem duas coisas a serem consideradas:
1) se o cliente deseja um baixo Modelo Fodera Monarch com direito a Borboleta, por que não fazê-lo?
2) Se um luthier tem toda sua linha de instrumentos baseado em modelos pré-estabelecidos, ou senso comum, IMO, creio que ele está limitando sua capacidade criativa, usando apenas a capacidade construtiva. Como em qualquer arte, devemos partir de um ponto inicial, terreno já desbravados por outros. Mas quando começamos a desenvolver nossa prórpria linguagem, seja escrita, musical, ou de luthieria, damos um passo importante na criação de uma identidade própria.

Vejo que empresas como a deOliveira, D'mark, Eliezer Lara (para citar alguns nacionais) ultrapassaram essa linha (as vezes bem complicada de ultrapassar) e definiram uma identidade, uma marca.

Cópias ???? A1

Cópias ???? Top-wave-gd

Acho que estes pontos devem ser levados em consideração. E uma marca como a N.Zaganin, que faz Jazz Basses melhores que muito Fenders por ai, tem sua linha de modelos próprios ou dão seu tempero especial a modelos clássicos, como a série P-Bass.


Cópias ???? Img.asp?file=223_baixo01

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Mensagem por DUDUBASS Qui Ago 19, 2010 2:42 pm

Estamos falando apenas do design e se formos levar em conta, por exemplo, os intrumentos que tem construção e estrutura de outros porém apenas com design diferente... O Léo Fender realmente criou e muita gente copiou a sua criação inclusive ele próprio... hehehhee, pra mim não faz diferença nenhuma a cópia, até porque em algum momento da construção, técnica, hardware, estrutura, materiais, todo mundo sempre vai copiar algo mesmo....
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Mensagem por allexcosta Qui Ago 19, 2010 2:44 pm

avbass escreveu:(...)
Porém outro dia me deparei com um Tópico sobre lutheria falando das construções nacionais que parecem cópias de Foderas, Fenders e etc.
Muita coisa boa foi falada e de uma maneira geral achei super positivo para os construtores e frequentadores do forúm a maioria das opiniões. Mas esse papo de "desmerecer" um super instrumento de um luthier porque parece com Fender ou Fodera é ridículo.
Em primeiro lugar instrumento é som !!! Tocabilidade !! Design é gosto pessoal. Podem achar bonito ,feio, deselegante e até cópia. Mas pergunto eu : esses baixistas que criticam a falta de "originalidade", são tão originais assim ??? Convoco a colocarem seus vídeos, solos e levadas para ver se são tão criativos e inventivos !!
(...)

Olá André,

Primeiramente bem-vindo. Sempre uma honra ter profissionais do seu gabarito por aqui.
Interessante o assunto...
Não tenho nada contra cópias, mas sim contra o uso da palavra "réplica" aleatoriamente. Uma réplica deve regular, soar, afinar e ter um feeling próximo de um original. Tenho dificuldade mesmo é de entender a idéia que muitos tem de que a cópia terá algo parecido com o original além da aparência, e parece que isso é meio que considerado uma verdade nos Mercados Livres da vida...
Se você puder apontar o tópico que motivou seus comentários talvez fique mais fácil pra gente continuar o argumento de maneira lógica.


____________________________
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Mensagem por Dja Qui Ago 19, 2010 2:47 pm

allexcosta escreveu:
avbass escreveu:(...)
Porém outro dia me deparei com um Tópico sobre lutheria falando das construções nacionais que parecem cópias de Foderas, Fenders e etc.
Muita coisa boa foi falada e de uma maneira geral achei super positivo para os construtores e frequentadores do forúm a maioria das opiniões. Mas esse papo de "desmerecer" um super instrumento de um luthier porque parece com Fender ou Fodera é ridículo.
Em primeiro lugar instrumento é som !!! Tocabilidade !! Design é gosto pessoal. Podem achar bonito ,feio, deselegante e até cópia. Mas pergunto eu : esses baixistas que criticam a falta de "originalidade", são tão originais assim ??? Convoco a colocarem seus vídeos, solos e levadas para ver se são tão criativos e inventivos !!
(...)

Olá André,

Primeiramente bem-vindo. Sempre uma honra ter profissionais do seu gabarito por aqui.
Interessante o assunto...
Não tenho nada contra cópias, mas sim contra o uso da palavra "réplica" aleatoriamente. Uma réplica deve regular, soar, afinar e ter um feeling próximo de um original. Tenho dificuldade mesmo é de entender a idéia que muitos tem de que a cópia terá algo parecido com o original além da aparência, e parece que isso é meio que considerado uma verdade nos Mercados Livres da vida...
Se você puder apontar o tópico que motivou seus comentários talvez fique mais fácil pra gente continuar o argumento de maneira lógica.


por isso que falo que kda 1 com seu baixo, ele é unico no som, ñ existe um IGUAL AO SEU, ALEM DO SEU rs

Flw kra e bem Vindo!
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Mensagem por hamilton du baixo Qui Ago 19, 2010 3:32 pm

Tô com Alex desse vez, copia é uma coisa réplica é outra!!!

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Mensagem por GANSO Qui Ago 19, 2010 3:42 pm

Alguém já percebeu como são os modelos (a maioria) de violões? Trumpetes? Harpas? Gaitas? Baterias? Apitos? Sinos?
Por que será que a implicância é só com baixo e guitarra?
Tem coisa que deu certo, só que teve quem fez primeiro.
Como disse o Ivanov_br, Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa... E digo mais: O contrário também é verdade.

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Mensagem por DenisLM Qui Ago 19, 2010 5:22 pm

GANSO escreveu:Alguém já percebeu como são os modelos (a maioria) de violões? Trumpetes? Harpas? Gaitas? Baterias? Apitos? Sinos?
Por que será que a implicância é só com baixo e guitarra?
Tem coisa que deu certo, só que teve quem fez primeiro.
Como disse o Ivanov_br, Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa... E digo mais: O contrário também é verdade.

Shocked

realmente! nunca tinha pesado nisso! Laughing
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Mensagem por dudamir Qui Ago 19, 2010 5:29 pm

GANSO escreveu:Alguém já percebeu como são os modelos (a maioria) de violões? Trumpetes? Harpas? Gaitas? Baterias? Apitos? Sinos?
Por que será que a implicância é só com baixo e guitarra?
Tem coisa que deu certo, só que teve quem fez primeiro.
Como disse o Ivanov_br, Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa... E digo mais: O contrário também é verdade.

Ainda bem que não toco nenhum destes instrumentos, coisa mais sem graça, no GAS!

Mas a verdade é que nossos instrumentos são diferentes e o design do baixo e da eletrônica diferencia sim o som. Por isto, na minha opinião, o esforço de quem quebrou a cabeça elaborar algo diferente deve sim ser recompensado
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Mensagem por hamilton du baixo Qui Ago 19, 2010 5:37 pm

GANSO escreveu:Alguém já percebeu como são os modelos (a maioria) de violões? Trumpetes? Harpas? Gaitas? Baterias? Apitos? Sinos?
Por que será que a implicância é só com baixo e guitarra?
Tem coisa que deu certo, só que teve quem fez primeiro.
Como disse o Ivanov_br, Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa... E digo mais: O contrário também é verdade.

Olha ai mais um motivo para amarmos nosso instrumento!!!

Muito bem DR.Ganso!!!

claps

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Mensagem por Binão Qui Ago 19, 2010 7:31 pm

As "Cópias" não acontecem somente com os instrumentos, mais até mesmo com a própria musica, como definiu o amigo André.
Quem nunca viu determinada sequencia ou melodia copiada a exaustão. As vezes até sem nenhuma modificação (plágio mesmo).

Acho normal cópias. Sem levar em consideração patentes e outras demais, acho que o artista se sente lisonjeado em ter sua criação copiada.
Alguns até definem padrões de mercado.

Um dia alguém inventou uma lamina pra passar na barba. Abriu uma empresa chamada Gilete.
Imagine se mais ninguém nunca pudesse se "inspirar" nesta criação.

O Léo Fender definiu o que hoje conhecemos como baixo elétrico.
Quando ele viu que sua criação já era do mundo. Decidiu como artista, partir
para outros desafios. Resultado. Criou mais um monte de modelos fantásticos.

E assim o barco da vida vai.
Raramente as criações são definitivas. Melhoramentos sempre.

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Mensagem por Gomba Qui Ago 19, 2010 7:42 pm

Amagomes escreveu:
ClaudioBass escreveu:Nem dá pra pensar nisso... o Jazz Bass e o Precision foram os modelos mais copiados da história... já vi muitos modelos Jazz Bass feitos por Luthiers que não deixam nada a dever pra um Fender... inclusive até melhores!

Acho mais negócio ter uma cópia de Fender do que uma cópia de Tonante!


(2)

Eu ainda acho melhor ter uma cópia de Fender do que certos Fenders...

eu tbm.
e se for de Indústria Brasileira, melhor ainda Wink

btw, o mais legal dessa discussão é que quem criou o tópico é ou já foi endorsee da Fodera e hoje tem alguns Eliezer. study
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Mensagem por Dan Qui Ago 19, 2010 7:45 pm

Eu acho que se é pedido, claro que o luthier deve fazer, mas agora lançar uma linha de instrumentos exatamente iguais, eu não gosto dessa ideia. É como eu lançar uma F-40 com o logo da Pagani. (F-40 é uma Ferrari, Pagani é uma fabricante de belos e rápidos automóveis em escala reduzida e com um processo ainda mais artesanal do que o da Ferrari). Acho que devemos sempre buscar criar um novo modelo com uma nova aparência, para, quem sabe, criar um novo padrão em estética de contrabaixos. Acho que os luthiers limitam a própria criatividade deles, eles se reduzem a construtores (pelo menos na parte de design, já o funcionamento é bem diferente), o que com certeza nao são. Na verdade são artistas, e todo artista deve ter direito à sua obra-prima, mas como chegar nela sem tentar? Claro que alguns baixistas são excessivamente conservadores, não gostam de nada novo que venha para o mercado, só tem olhos para JB e PB. A esses que vivam no seu passado, nos seus bons tempos, o futuro nos chama, para novos conceitos de beleza, novas modas e com sorte novos contrabaixos.
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Mensagem por Rafhabass Qui Ago 19, 2010 8:43 pm

O grande problema é ter a cópia no headstock, isso sim é tenso

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Ago 19, 2010 8:55 pm

Os designs do grande Leo Fender ainda não foram de todo superados, e ainda por cima primam pela beleza.... Poucos designers e luthiers conseguiram isso.
Agora, patentes industriais e design, "caducam" com o tempo, tornam-se do "domínio público".....
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Mensagem por José Carlos Qui Ago 19, 2010 9:02 pm

^ A cópia no Headstock? Vc quis dizer a logo?
Isso é algo relativo, na MHO, se o cliente quer um baixo idêntico ao
Music Man feito por luthier, acho válido, se ele quiser adicionar um
adesivo "Ernie Ball Music Man, Stingray, etc." tbm considero bacana,
as vezes a pessoa quer apenas estar tocando, vai ver faz bem para
o "ego" da pessoa..

Ai que mora o problema, onde apoio que os Luthiers NÃO coloquem
logomarcas no Headstock, a pessoa NÃO pode é virar e vender como
se fosse um MM, ou Fender, etc.

A cópia do estilo é interessante, como se pode ver tem muito Zaganin
JB melhor (na opnião de amigos) melhor que os próprios Fender..
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Mensagem por Cantão Qui Ago 19, 2010 11:12 pm

Seja bem vindo , André...leia as regras do Fórum antes de postar e dê um pulo nesse link AQUI, e se apresente pra galéra lhe dar boas vindas ....abraço.
PS : Antes que a galera comente ...sei quem é o André , e sou fã do seu trabalho... up
E vão bora que o tópico está bom de mais... Very Happy

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Mensagem por Rafhabass Sex Ago 20, 2010 2:24 am

José Carlos escreveu:^ A cópia no Headstock? Vc quis dizer a logo?
Isso é algo relativo, na MHO, se o cliente quer um baixo idêntico ao
Music Man feito por luthier, acho válido, se ele quiser adicionar um
adesivo "Ernie Ball Music Man, Stingray, etc." tbm considero bacana,
as vezes a pessoa quer apenas estar tocando, vai ver faz bem para
o "ego" da pessoa..

Ai que mora o problema, onde apoio que os Luthiers NÃO coloquem
logomarcas no Headstock, a pessoa NÃO pode é virar e vender como
se fosse um MM, ou Fender, etc.

A cópia do estilo é interessante, como se pode ver tem muito Zaganin
JB melhor (na opnião de amigos) melhor que os próprios Fender..

Em tese, se o cara quer a logomarca, o Luthier "tem" que por, se não pode perder o trabalho. Mas eu, particularmente, não acho legal. Além de desvalorizar o trabalho que o próprio luthier faz, que mal tem em usar uma marca diferente, muitos baixos de luthier são exepcionais, mesmo! Pra que usar o logo de uma marca gringa só pra inflar o ego?

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Mensagem por Ricardo Sex Ago 20, 2010 7:28 am

Eu não colocaria de maneira alguma a logo de um instrumento de marca em um baixo de luthier ou de outra marca.

Mas minha esposa usa bolsas Gucci, Prada, Hermes, LV... todas compradas em Chinatown. Razz

Vai de cada um, como disseram, no final o que importa é a música.

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Mensagem por JAZZigo Sex Ago 20, 2010 8:11 am

Nada contra, desde que tenham sua própria marca no headstock...

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Mensagem por SILVIAO Sex Ago 20, 2010 8:50 am

GANSO escreveu:Alguém já percebeu como são os modelos (a maioria) de violões? Trumpetes? Harpas? Gaitas? Baterias? Apitos? Sinos?
Por que será que a implicância é só com baixo e guitarra?
Tem coisa que deu certo, só que teve quem fez primeiro.
Como disse o Ivanov_br, Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa... E digo mais: O contrário também é verdade.

Há também um detalhe importante,por exemplo quando é uma cópia cara , todo mundo elogia ,é instrumento de boutique, agora faça uma cópia honesta por um valor baixo , e voce vai ver um monte de gente criticanado, na maior hipocrisia!!
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Mensagem por hamilton du baixo Sex Ago 20, 2010 9:05 am

SILVIAO escreveu:
GANSO escreveu:Alguém já percebeu como são os modelos (a maioria) de violões? Trumpetes? Harpas? Gaitas? Baterias? Apitos? Sinos?
Por que será que a implicância é só com baixo e guitarra?
Tem coisa que deu certo, só que teve quem fez primeiro.
Como disse o Ivanov_br, Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa... E digo mais: O contrário também é verdade.

Há também um detalhe importante,por exemplo quando é uma cópia cara , todo mundo elogia ,é instrumento de boutique, agora faça uma cópia honesta por um valor baixo , e voce vai ver um monte de gente criticanado, na maior hipocrisia!!


Hehehehehehe... è por ai mesmo!!!

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Mensagem por Fabio Motta Sex Ago 20, 2010 9:18 am

O cara que tem um baixo de uma marca inferior ou um bom instrumento feito por luthier e coloca um logo de uma "marca de boutique" no headstock, na minha opinião não tem muita diferença para um cara que compra um carro velho e cola aquele decalque do logo da AUDI.
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Mensagem por Paulo Penna Sex Ago 20, 2010 9:48 am

fazer o mesmo modelo, fazer parecido.... não me preocupa. O problema é fazer falsificações do original e depois ainda enganar os outros!!!!
Toda vez que alguem aqu do forum poe link do ML com baixos chineses falsos eu denuncio!!! Se adianta? não sei.... mas faço minha parte.
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Mensagem por Nando Vasques Sex Ago 20, 2010 10:19 am

Acho q todo Luthier,tem em sua mente o seu design,a sua ideia.Claro q de alguma forma,baseado em outro instrumento,acho q isso deveria ser respeitado e colocado em pratica quando se vai encomendar o instrumento.Por q nao deixar a ideia e anos de pesquisa do Luthier vir a tona e fazer o baixo q ele desenhou?Conheco Luthiers q fazem a copia q vc pedir sem problemas nenhum,e ja vi outros q se recusam,cabe ao cliente procurar o profissional q mais lhe agrada.O mercado cresce muito rapido e novos e talentosos profissionais aparecem todos os dias para satisfazer nossas ideias e vontades.Eu particularmente prefiro ouvir o Luthier e fazer um modelo dele do q tentar copiar um design famoso como Fodera por exemplo.Ate mesmo em respeito a marca e aos anos de pesquisa,os caras nao chegaram onde estao a toa!
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Mensagem por José Carlos Sex Ago 20, 2010 10:24 am

É esse o principal problema! Vender instrumento handmade como original
é osso!

Eu vou a um Luthier que possui uma logo própria, em todos os instrumentos
que ele faz, coloca sua logo mesmo sendo réplica. Acho isso muito interessante,
eu não iria deixar de pedir que a logo do Luthier estivesse no Headstock claro!
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Mensagem por Guilé Sex Ago 20, 2010 10:38 am

José Carlos escreveu:É esse o principal problema! Vender instrumento handmade como original
é osso!

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Cópias ???? Empty Re: Cópias ????

Mensagem por José Carlos Sex Ago 20, 2010 11:07 am

Quem faz um Handmade idêntico ao Fender e coloca a logo no headstock
depois vende pra alguém que não sabe reconhecer como se fosse FEnder
mesmo;
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Mensagem por Daniel Sex Ago 20, 2010 11:20 am

SILVIAO escreveu:Há também um detalhe importante,por exemplo quando é uma cópia cara , todo mundo elogia ,é instrumento de boutique, agora faça uma cópia honesta por um valor baixo , e voce vai ver um monte de gente criticanado, na maior hipocrisia!!

Cara, vc falou tudo e mais um pouco!!

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Mensagem por luizribeiro Sex Ago 20, 2010 11:48 am

allexcosta escreveu:
avbass escreveu:(...)
Porém outro dia me deparei com um Tópico sobre lutheria falando das construções nacionais que parecem cópias de Foderas, Fenders e etc.
Muita coisa boa foi falada e de uma maneira geral achei super positivo para os construtores e frequentadores do forúm a maioria das opiniões. Mas esse papo de "desmerecer" um super instrumento de um luthier porque parece com Fender ou Fodera é ridículo.
Em primeiro lugar instrumento é som !!! Tocabilidade !! Design é gosto pessoal. Podem achar bonito ,feio, deselegante e até cópia. Mas pergunto eu : esses baixistas que criticam a falta de "originalidade", são tão originais assim ??? Convoco a colocarem seus vídeos, solos e levadas para ver se são tão criativos e inventivos !!
(...)

Olá André,

Primeiramente bem-vindo. Sempre uma honra ter profissionais do seu gabarito por aqui.
Interessante o assunto...
Não tenho nada contra cópias, mas sim contra o uso da palavra "réplica" aleatoriamente. Uma réplica deve regular, soar, afinar e ter um feeling próximo de um original. Tenho dificuldade mesmo é de entender a idéia que muitos tem de que a cópia terá algo parecido com o original além da aparência, e parece que isso é meio que considerado uma verdade nos Mercados Livres da vida...
Se você puder apontar o tópico que motivou seus comentários talvez fique mais fácil pra gente continuar o argumento de maneira lógica.


Alex, acho que ele deve estar se referindo a este tópico.
http://bass.forumeiros.com/contrabaixo-eletrico-f1/andre-vasconcellos-imperial-buckeye-burl-by-eliezer-lara-lol-t7312.htm?highlight=eliezer
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Mensagem por Djabass Sex Ago 20, 2010 11:49 am

ClaudioBass escreveu:
Acho mais negócio ter uma cópia de Fender do que uma cópia de Tonante!


É isso aí Claudião !!!
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Mensagem por leo bassman Sex Ago 20, 2010 11:59 am

Eu tenho uma cópia de fender, e nada contra ele ,
me agradei do timbre e fiquei com ele , mais o cara de quem eu comprei tentou me passa como original , falta de vergonha na cara , mais acabei ficando com ele pelo som do baixo,
obs :
E estou fasendo mais modificações nele.
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Mensagem por Guilé Sex Ago 20, 2010 12:02 pm

Cópias ???? Troll-web



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Mensagem por Pagode Alto Astral Sex Ago 20, 2010 12:06 pm

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Mensagem por allexcosta Sex Ago 20, 2010 6:39 pm

luizribeiro escreveu:Alex, acho que ele deve estar se referindo a este tópico.
http://bass.forumeiros.com/contrabaixo-eletrico-f1/andre-vasconcellos-imperial-buckeye-burl-by-eliezer-lara-lol-t7312.htm?highlight=eliezer

Obrigado luiz, acho que você tem razão...
É amplamente aceito pelo mercado que o que não se copia mesmo é o headstock de um instrumento. O resto ninguém reclama não e hoje em dia os fabricante não conseguem nem ganhar processos na justiça por cópia do corpo... Lendo o tópico eu entendo melhor esse aqui. Não tenho nada contra shapes iguais, mas sim contra os anúncios do ML dizendo "baixo Fodera" ou "baixo Ken Smith", porque nesse caso estão usando a marca dos caras, que eles cuidam com muito suor. O próprio Ken já se queixou VÁRIAS vezes no Talkbass dos luthiers Brasileiros que chamam os baixos de Ken Smith...

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Mensagem por Renan Catito Sex Ago 20, 2010 7:07 pm

Colocar o logo no headstock por ego até aceitável, mas eu acho ridículo! E quando o cara vai, bota o logo, e vende como se fosse original, sem comentários, é crime e ponto final.

Acredito que o comentário de Ganso foi o mais sensato nesse tópico até agora, mudando um pouco de lado (espero que me entendam), há produtos de eletrodomésticos (aqueles famosos JUICERS, hehehehe) que são "copiados" também, e não há problema algum, algo parecido com os baixos Zaga que o pessoal disse que há alguns excelentes.
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Mensagem por Binão Sex Ago 20, 2010 7:20 pm

Renan Catito escreveu:algo parecido com os baixos Zaga que o pessoal disse que há alguns excelentes.

Pode ser que aja alguns ruins. Excelentes são a maioria.
Na verdade nunca toquei em um que fosse médio.

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Mensagem por dudamir Sex Ago 20, 2010 10:17 pm

allexcosta escreveu:
luizribeiro escreveu:Alex, acho que ele deve estar se referindo a este tópico.
http://bass.forumeiros.com/contrabaixo-eletrico-f1/andre-vasconcellos-imperial-buckeye-burl-by-eliezer-lara-lol-t7312.htm?highlight=eliezer

Obrigado luiz, acho que você tem razão...
É amplamente aceito pelo mercado que o que não se copia mesmo é o headstock de um instrumento. O resto ninguém reclama não e hoje em dia os fabricante não conseguem nem ganhar processos na justiça por cópia do corpo... Lendo o tópico eu entendo melhor esse aqui. Não tenho nada contra shapes iguais, mas sim contra os anúncios do ML dizendo "baixo Fodera" ou "baixo Ken Smith", porque nesse caso estão usando a marca dos caras, que eles cuidam com muito suor. O próprio Ken já se queixou VÁRIAS vezes no Talkbass dos luthiers Brasileiros que chamam os baixos de Ken Smith...

E tem q reclamar mesmo, olha só este tópico: Vários corpos de baixo feito por um luthier brasileiro, pelo que diz o vendedor, tudo cópia ...

http://www.talkbass.com/forum/showthread.php?t=673242&highlight=bodies
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Mensagem por allexcosta Sex Ago 20, 2010 11:55 pm

dudamir escreveu:E tem q reclamar mesmo, olha só este tópico: Vários corpos de baixo feito por um luthier brasileiro, pelo que diz o vendedor, tudo cópia ...
http://www.talkbass.com/forum/showthread.php?t=673242&highlight=bodies

Bastante interessante esse tópico do Talkbass. É aí que dá pra ver bem o lado negativo da cópia. Note o uso da palavra "knockoff" e das frases "He kept using real names and getting shut down by feebay" ou "Then he kind of gave up as the boutique guys were tormenting him".
Será que os "boutique guys" estariam atormentando ele se achassem tudo normal? Ou será que o ebay apagaria os anúncios sem encontrar nenhuma ilegalidade? Provavelmente não...

Isso envergonha o Brasil na minha opinião. O Brasileiro já tem a fama de trambiqueiro nos EUA, pois tantos foram presos fazendo documento falso, dando um jeitinho pra tirar carteira de motorista, etc e ainda começa essa onde de cópia descarada de instrumentos. Queima o filme total... Se o cara fizesse um instrumento inspirado em outros, e tivesse um acabamento bom menos mal, mas faz esses baixos aí que em outros tópicos sofreram várias críticas quanto à má colocação dos trastes, tensor, etc.

Até onde eu sei, design é propriedade intelectual privada, ou será que todo mundo acha normal ver um carro Chinês clone de uma Mercedes?

Cópias ???? Byd_f8_mercedes_clk

Quanto ao argumento de que baixos Fender são copiados a torto e à direita, é bem diferente de um Fodera, pois houve uma batalha judicial entre alguns luthiers liderados pelo John Suhr e a Fender, onde ficou decidido que, pelo seu caráter genérico, o desenho dos corpos dos instrumentos Fender era de domínio público, podendo portanto, ser legalmente copiados. O mesmo não acontece com marcas como Fodera ou Smith, que são sim, donas dos seus desenhos, tornando a cópia/réplica uma prática ilegal...

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Mensagem por allexcosta Sáb Ago 21, 2010 12:23 am

Portanto, resumindo:

ILEGAL

Fodera Imperial
Cópias ???? IMG_1346

Eliezer Lara Imperial
Cópias ???? 02-2

Legal

Fender Precision Bass
Cópias ???? Fender%20P%20bass

Lakland Bob Glaub
Cópias ???? Lakland%20BG_Snbrst



Última edição por allexcosta em Sáb Ago 21, 2010 9:55 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Troca de fotos e correção das informações)

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Mensagem por Cantão Sáb Ago 21, 2010 12:33 am

Eu Fake-ei um head.... facepalm
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Mensagem por DUDUBASS Sáb Ago 21, 2010 2:05 am

Cantão escreveu:Eu Fake-ei um head.... facepalm
Cópias ???? Headx

E tem até serial.... kkkkkkkk
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Mensagem por Gomba Sáb Ago 21, 2010 2:08 am

A pirataria chegou a um nível hoje que nem chamando o síndico resolve mais... facepalm

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Voltando à discussão, essa informação do Alex foi interessante. Mas ficou a dúvida: o desenho do JazzBass pode ser copiado integralmente mesmo? Ou tem que respeitar aquilo de no mínimo 7 diferenças?

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Mensagem por Ivanov_br Sáb Ago 21, 2010 7:30 am

SOmando a dúvida do Gomba, chamo atenção pelo fato de que o corpo de JB é bem copiado, mas existem diferenças entre os shapes que se encontram por ai. Uns mais gordos, outros mais magrelos...

Achei legal a comparação que fizeram do Juicer. Eu tava olhando máquinas de pão para comprar e é a mesma coisa: A mesma máquina e no mínimo 3 marcas diferentes. E sempre a mesma origem: China. Tudo é fabricado no mesmo lugar, só muda o rótulo.
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Mensagem por Ivanov_br Sáb Ago 21, 2010 7:38 am

Sobre modelos de linhas iguais e marcas diferentes, aqui já se discutiu o assunto:

http://bass.forumeiros.com/contrabaixo-eletrico-f1/clones-copias-falta-de-criatividade-ou-e-impossivel-criar-algo-novo-t4258.htm
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