Cabo para ligar cabeçote à caixa
+36
deathenrique
Ricardo Guariento
gutterres
Filipético
Luiz Maia
turkomtg
fschmidt
nando.filho
Stormbringer
tcraposo
Lapetina
Ricardo
allexcosta
joabi
Tucone
celsofaf
Luizão
dekobass1982
Pedro Jack
vagner bruno
Chepa
eltonpereira22
davideleira
Dja
GusVCD
gsfteodoro
Carlão
Claudio
malka_aff
fheliojr
ricardo_hiendl
Micoco
steba
Keep Rocking
Thales_Sr
Dpaulo
40 participantes
Página 3 de 3
Página 3 de 3 • 1, 2, 3
Re: Cabo para ligar cabeçote à caixa
Certo, muito obrigado amigos.
tcraposo- Membro
nando.filho escreveu:
Thiago, o cabo correto ser utilizado é um PP também, igual o que você usa para ligar a caixa. O que vai mudar é o conector...
acho q é o contrário: os plugs p10 são os mesmos, o cabo é q é diferente dos de instrumentos.
fheliojr- Membro
Esses dias me deparei com uma tabela de impedancia vs. potencia vs. bitola de cabo...
Vou dar uma xeretada aqui no historico...
Vou dar uma xeretada aqui no historico...
fschmidt- Membro
Acabou de chegar Minha Hartke VX410 + Lh500, comprei um cabo Planet Waves Classic Series Speaker, vou ter problemas? É um cabo adequado?
turkomtg- Membro
Aparentemente é o cabo indicado.
Como eu não conheço, vamos esperar alguém falar.
Como eu não conheço, vamos esperar alguém falar.
gsfteodoro- Membro
Bem... o que vou dizer abaixo não expressa verdade absoluta, é apenas a minha opinião sobre o assunto, e também baseada em ter visto (ao vivo) um cabo comum derretendo após horas de uso contínuo em gig.
Esse Planet Waves, pelas especificações diz que tem 16AWG (corrente de 3.7A). O recomendado seria algo em torno de 11 ou 12. Com 16AWG você terá 2 vias de 1.2mm de espessura, quando o recomendado seria 2 vias PP de 2.5mm (10AWG - corrente de 15A).
25ft equivale a 7.6m, quando o mais recomendado para condução de energia seria cabo curto, de no máximo 2 metros.
Pode ser que não aconteça nada de errado com esse cabo que você comprou, mas pra mim, cabo de segurança seria algo com 2 vias PP de 2.5mm e 2m de extensão. Apesar de esteticamente ser bacaninha, eu não utilizaria esse PW no meu set.
EDIT:
Pra quem tiver curiosidade:
http://www.digel.com.br/novosite/index.php?option=com_content&view=article&catid=42&id=63&Itemid=69
Esse Planet Waves, pelas especificações diz que tem 16AWG (corrente de 3.7A). O recomendado seria algo em torno de 11 ou 12. Com 16AWG você terá 2 vias de 1.2mm de espessura, quando o recomendado seria 2 vias PP de 2.5mm (10AWG - corrente de 15A).
25ft equivale a 7.6m, quando o mais recomendado para condução de energia seria cabo curto, de no máximo 2 metros.
Pode ser que não aconteça nada de errado com esse cabo que você comprou, mas pra mim, cabo de segurança seria algo com 2 vias PP de 2.5mm e 2m de extensão. Apesar de esteticamente ser bacaninha, eu não utilizaria esse PW no meu set.
EDIT:
Pra quem tiver curiosidade:
http://www.digel.com.br/novosite/index.php?option=com_content&view=article&catid=42&id=63&Itemid=69
Claudio- Membro
É isso aí...
Fiz uns cabos bem bons, grossos mesmo e bem curtos pra ligar os meus cabeçotes as caixas.
E speakon neles.
Fiz uns cabos bem bons, grossos mesmo e bem curtos pra ligar os meus cabeçotes as caixas.
E speakon neles.
tcraposo- Membro
Também prefiro speakon, pela segurança. Usando P10 tem que tomar mais cuidado, e sempre conectar o cabo com o amp desligado.
joabi- Eterno Colaborador
Para quem ainda tem dúvida sobre o que é um cabo PP, os meus eu montei com conectores P10 porque a saída do meu cabeçote não tem speakon
Luiz Maia- Membro
Pra colaborar com o post do Luiz, segue o vídeo:
Claudio- Membro
Cara, a bitola do cabo é importante. Você dimensiona ele pela capacidade de corrente elétrica que ele irá conduzir. Saindo um pouco do mundo dos contrabaixos e entrando no mundo da eletrotécnica, você tem uns cálculos para descobrir a corrente que o amp mandará para os falantes, como por exemplo a lei de ohm já mastigada >> P= RxI² ( potencia igual a resistencia vezes corrente ao quadrado) . Logo como você quer saber da corrente você isola o I>> I=raiz(P/R). Com base nessa corrente, você olha a tabela de bitolas para correntes. como por exemplo essa http://www.grupoperlex.com.br/assets/site/img/tbl/capacidade_conducao_corrente.png
é importante também a isolação dos cabos, Existem 3 PVC, XLPE e EPR. As três tem aplicaçoes diferentes
PVC = suporta uma temperatura menor, porem nao pega fogo facil (se nao me engano 70ºC )
XLPE e EPR = suporta temperatura maior, porem pega fogo mais facil que o PVC ( 90º se nao me engano também)
é importante também a isolação dos cabos, Existem 3 PVC, XLPE e EPR. As três tem aplicaçoes diferentes
PVC = suporta uma temperatura menor, porem nao pega fogo facil (se nao me engano 70ºC )
XLPE e EPR = suporta temperatura maior, porem pega fogo mais facil que o PVC ( 90º se nao me engano também)
Filipético- Membro
Para ligar um destes amplificadores de potencia nas caixas o cabo não pode ser igual aos de instrumento?
Tenho um Cygnus SA-4 e 4 caixas staner. As saidas para as caixas do Cygnus são P10 aparentemente. tem 4 saidas, 2 por canal.
Tenho um Cygnus SA-4 e 4 caixas staner. As saidas para as caixas do Cygnus são P10 aparentemente. tem 4 saidas, 2 por canal.
gutterres- Membro
Não, não pode.gutterres escreveu:Para ligar um destes amplificadores de potencia nas caixas o cabo não pode ser igual aos de instrumento?
Vai funcionar mas terá perdas de frequências.
Dá uma pesquisada aqui, para amp>caixas, cabos paralelos, que são diferentes dos de instrumentos.
Última edição por Ricardo em Sex Jun 24, 2016 5:22 pm, editado 1 vez(es)
Ricardo- Membro
gutterres escreveu:Para ligar um destes amplificadores de potencia nas caixas o cabo não pode ser igual aos de instrumento?
Pra brincar em casa por um tempo curto até pode. Mas que não vire hábito.
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:Pra brincar em casa por um tempo curto até pode. Mas que não vire hábito.
A ideia é usar para tocar em casa com o pessoal as vezes. Mas melhor fazer do modo correto.
Vou ler melhor o tópico, mas pelo que entendi, lendo resumidamente, é que posso usar plugues P10 normais e o cabo tem que ser específico para este uso. correto?
gutterres- Membro
gutterres escreveu:A ideia é usar para tocar em casa com o pessoal as vezes. Mas melhor fazer do modo correto.
Vou ler melhor o tópico, mas pelo que entendi, lendo resumidamente, é que posso usar plugues P10 normais e o cabo tem que ser específico para este uso. correto?
Pode usar até fio de luz paralelo de bitola 12 awg que vai ficar 100% melhor, com os P10 mesmo.
Ricardo- Membro
Pessoal, olha só como são as coisas. Vivendo e aprendendo!
Eu estava vendo cabos da Tecniforte no Mercado Livre quando me deparei com um cabo específico para ligar cabeçote na caixa. De imediato eu corri aqui no fórum para ler sobre e, como sempre, encontrei uma discussão sobre isso.
Eu queria apenas "validar" com vocês o cabo que usei a minha vida inteira (desde 2009) para ligar meu cabeçote na caixa.
Lembro que simplesmente estava de passagem em uma loja de instrumento e pedi para fazerem um cabo P10/Speakon pra eu fazer a ligação. Nem lembro quanto paguei.
Aqui no cabo tem especificado assim: MEGATRON MEGAMAX PP 2X1.50mm² 750V NBR 13249
Posso continuar com ele, né?
Eu estava vendo cabos da Tecniforte no Mercado Livre quando me deparei com um cabo específico para ligar cabeçote na caixa. De imediato eu corri aqui no fórum para ler sobre e, como sempre, encontrei uma discussão sobre isso.
Eu queria apenas "validar" com vocês o cabo que usei a minha vida inteira (desde 2009) para ligar meu cabeçote na caixa.
Lembro que simplesmente estava de passagem em uma loja de instrumento e pedi para fazerem um cabo P10/Speakon pra eu fazer a ligação. Nem lembro quanto paguei.
Aqui no cabo tem especificado assim: MEGATRON MEGAMAX PP 2X1.50mm² 750V NBR 13249
Posso continuar com ele, né?
Ricardo Guariento- Membro
Tá ótimo esse aí.
joabi- Eterno Colaborador
Esse cabo que fiz, da pra usar na ligação de caixa e head?
deathenrique- Membro
Dá sim.
Só passa uma fita isolante para que você não tenha uma surpresa, caso essa solda solte com a trepidação do seu sistema de amplificação.
Só passa uma fita isolante para que você não tenha uma surpresa, caso essa solda solte com a trepidação do seu sistema de amplificação.
gsfteodoro- Membro
Dá pra usar cabo de força desses usados em computador para fazer um cabo desses? É suficiente?
edumoraes- Membro
esses cabos de alimentação são de 0,75 mm²/via; até aguentariam dependendo da potência, mas têm o terra pra encher o saco e fazer volume, além de estragar um cabo útil. além disso, quanto maior a bitola, menor a perda de potência.
1 metro de cabo duas vias de 1,50 mm² não custa quase nada, e você encontra em qualquer loja de elétrica. para ter uma ideia, um Santo Angelo está saindo R$ 1,50/metro no ML (caro é o frete).
1 metro de cabo duas vias de 1,50 mm² não custa quase nada, e você encontra em qualquer loja de elétrica. para ter uma ideia, um Santo Angelo está saindo R$ 1,50/metro no ML (caro é o frete).
Raul S.- Membro
heenrique_bass escreveu:Esse cabo que fiz, da pra usar na ligação de caixa e head?
Amigo, melhore este cabo, principalmente o espaço e alinhamento dos fios.
Ou no mínimo, isole bem os 2 polos, no local da solda.
Recomendo aos camaradas, o PLUG NEUTRIK NP2C, ele tem o núcleo( pino "positivo") em peça única torneada, diferente dos demais que utilizam rebite.
O preço no site das americanas ou do wallmart esta o mesmo de lojas especializadas em média R$ 25,00.
Neutrik é a melhor do mundo em conectores, é a inventora do speakon, e os produtos são feitos em Liechtenstein e não na China.
Quanto ao cabo, pode ser utilizado qualquer cabo PP 2,5mm², mas existem nas lojas especializadas em sonorização, os cabos ultraflexiveis, que são muito bons.
marfu- Membro
^realmente, a ligação está porquinha. rs
sobre os neutriks, ainda prefiro conexão speakon para caixas, e acho esses p10 meio que caros, mesmo porque, via de regra, o cabo de caixa não está sujeito a muita movimentação; então núcleo rebitado ou não faz muita diferença, apesar de ser uma boa sugestão, e a diferença no investimento é mais perceptível para cabos de instrumento.
quanto maior a bitola, menor a indutância e a impedância, mas para aplicação cabeçote-caixa (comprimento inferior a 5 metros) a diferença é mínima. 1,5 mm² é bastante comum para sonorização de ambientes, então um cabinho de duas vias desses você encontra em qualquer lugar por um preço bastante módico.
um pp 2,5 mm² tem menos de 1 mm² por via (duas vias mais a borracha de proteção/isolamento), mas, como eu disse, a perda nesse tipo de comprimento e aplicação é praticamente insignificante, além de ser uma bitola bastante comum também por conta do custo de fabricação.
de qualquer forma, a parte mais importante é o conector, porque é o que normalmente pode dar problema/quebrar, principalmente se mal montado ou com contrução de baixa qualidade.
sobre os neutriks, ainda prefiro conexão speakon para caixas, e acho esses p10 meio que caros, mesmo porque, via de regra, o cabo de caixa não está sujeito a muita movimentação; então núcleo rebitado ou não faz muita diferença, apesar de ser uma boa sugestão, e a diferença no investimento é mais perceptível para cabos de instrumento.
quanto maior a bitola, menor a indutância e a impedância, mas para aplicação cabeçote-caixa (comprimento inferior a 5 metros) a diferença é mínima. 1,5 mm² é bastante comum para sonorização de ambientes, então um cabinho de duas vias desses você encontra em qualquer lugar por um preço bastante módico.
um pp 2,5 mm² tem menos de 1 mm² por via (duas vias mais a borracha de proteção/isolamento), mas, como eu disse, a perda nesse tipo de comprimento e aplicação é praticamente insignificante, além de ser uma bitola bastante comum também por conta do custo de fabricação.
de qualquer forma, a parte mais importante é o conector, porque é o que normalmente pode dar problema/quebrar, principalmente se mal montado ou com contrução de baixa qualidade.
Raul S.- Membro
Pretendo comprar o material (provavelmente lá na Contato tbm), mas soldar e montar aqui em casa mesmo.
Dpaulo escreveu:Quero agradecer a galera pelas aulas.
Mandei fazer dois cabos PP, um com P10 e outro com SpeakOn.
Comprei na loja Contato aqui de Brasília.
jeremiasb- Membro
Página 3 de 3 • 1, 2, 3