Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cabo para ligar cabeçote à caixa

+36
deathenrique
Ricardo Guariento
gutterres
Filipético
Luiz Maia
turkomtg
fschmidt
nando.filho
Stormbringer
tcraposo
Lapetina
Ricardo
allexcosta
joabi
Tucone
celsofaf
Luizão
dekobass1982
Pedro Jack
vagner bruno
Chepa
eltonpereira22
davideleira
Dja
GusVCD
gsfteodoro
Carlão
Claudio
malka_aff
fheliojr
ricardo_hiendl
Micoco
steba
Keep Rocking
Thales_Sr
Dpaulo
40 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Cabo para ligar cabeçote à caixa - Página 3 Empty Re: Cabo para ligar cabeçote à caixa

Mensagem por tcraposo Seg Fev 17, 2014 11:12 am

Certo, muito obrigado amigos.
tcraposo
tcraposo
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Cabo para ligar cabeçote à caixa - Página 3 Empty Re: Cabo para ligar cabeçote à caixa

Mensagem por fheliojr Seg Fev 17, 2014 5:28 pm

nando.filho escreveu:
Thiago, o cabo correto ser utilizado é um PP também, igual o que você usa para ligar a caixa. O que vai mudar é o conector...

acho q é o contrário: os plugs p10 são os mesmos, o cabo é q é diferente dos de instrumentos.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por fschmidt Qua Fev 19, 2014 8:37 pm

Esses dias me deparei com uma tabela de impedancia vs. potencia vs. bitola de cabo...

Vou dar uma xeretada aqui no historico...
fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagem por turkomtg Sex Fev 20, 2015 9:46 am

Acabou de chegar Minha Hartke VX410 + Lh500, comprei um cabo Planet Waves Classic Series Speaker, vou ter problemas? É um cabo adequado?
turkomtg
turkomtg
Membro

Mensagem por gsfteodoro Sex Fev 20, 2015 10:37 am

Aparentemente é o cabo indicado.
Como eu não conheço, vamos esperar alguém falar.

gsfteodoro
Membro

Mensagem por Claudio Sex Fev 20, 2015 10:39 am

Bem... o que vou dizer abaixo não expressa verdade absoluta, é apenas a minha opinião sobre o assunto, e também baseada em ter visto (ao vivo) um cabo comum derretendo após horas de uso contínuo em gig.

Esse Planet Waves, pelas especificações diz que tem 16AWG (corrente de 3.7A). O recomendado seria algo em torno de 11 ou 12. Com 16AWG você terá 2 vias de 1.2mm de espessura, quando o recomendado seria 2 vias PP de 2.5mm (10AWG - corrente de 15A).

25ft equivale a 7.6m, quando o mais recomendado para condução de energia seria cabo curto, de no máximo 2 metros.

Pode ser que não aconteça nada de errado com esse cabo que você comprou, mas pra mim, cabo de segurança seria algo com 2 vias PP de 2.5mm e 2m de extensão. Apesar de esteticamente ser bacaninha, eu não utilizaria esse PW no meu set.

EDIT:

Pra quem tiver curiosidade:
http://www.digel.com.br/novosite/index.php?option=com_content&view=article&catid=42&id=63&Itemid=69
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por tcraposo Sex Fev 20, 2015 10:50 am

É isso aí...
Fiz uns cabos bem bons, grossos mesmo e bem curtos pra ligar os meus cabeçotes as caixas.
E speakon neles.
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagem por joabi Sex Fev 20, 2015 11:15 am

Também prefiro speakon, pela segurança. Usando P10 tem que tomar mais cuidado, e sempre conectar o cabo com o amp desligado.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por Luiz Maia Sáb Fev 21, 2015 4:18 pm

Cabo para ligar cabeçote à caixa - Página 3 IMG_1051

Para quem ainda tem dúvida sobre o que é um cabo PP, os meus eu montei com conectores P10 porque a saída do meu cabeçote não tem speakon
Luiz Maia
Luiz Maia
Membro

Mensagem por Claudio Sáb Fev 21, 2015 11:11 pm

Pra colaborar com o post do Luiz, segue o vídeo:

Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Filipético Qui Mar 26, 2015 12:36 pm

Cara, a bitola do cabo é importante. Você dimensiona ele pela capacidade de corrente elétrica que ele irá conduzir. Saindo um pouco do mundo dos contrabaixos e entrando no mundo da eletrotécnica, você tem uns cálculos para descobrir a corrente que o amp mandará para os falantes, como por exemplo a lei de ohm já mastigada >> P= RxI² ( potencia igual a resistencia vezes corrente ao quadrado) . Logo como você quer saber da corrente você isola o I>> I=raiz(P/R). Com base nessa corrente, você olha a tabela de bitolas para correntes. como por exemplo essa http://www.grupoperlex.com.br/assets/site/img/tbl/capacidade_conducao_corrente.png

é importante também a isolação dos cabos, Existem 3 PVC, XLPE e EPR. As três tem aplicaçoes diferentes
PVC = suporta uma temperatura menor, porem nao pega fogo facil (se nao me engano 70ºC )
XLPE e EPR = suporta temperatura maior, porem pega fogo mais facil que o PVC ( 90º se nao me engano também)
Filipético
Filipético
Membro

Mensagem por gutterres Sex Jun 24, 2016 4:54 pm

Para ligar um destes amplificadores de potencia nas caixas o cabo não pode ser igual aos de instrumento?
Tenho um Cygnus SA-4 e 4 caixas staner. As saidas para as caixas do Cygnus são P10 aparentemente. tem 4 saidas, 2 por canal.

gutterres
Membro

Mensagem por Ricardo Sex Jun 24, 2016 5:18 pm

gutterres escreveu:Para ligar um destes amplificadores de potencia nas caixas o cabo não pode ser igual aos de instrumento?
Tenho um Cygnus SA-4 e 4 caixas staner. As saidas para as caixas do Cygnus são P10 aparentemente. tem 4 saidas, 2 por canal.
Não, não pode.
Vai funcionar mas terá perdas de frequências.
Dá uma pesquisada aqui, para amp>caixas, cabos paralelos, que são diferentes dos de instrumentos.

Última edição por Ricardo em Sex Jun 24, 2016 5:22 pm, editado 1 vez(es)
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagem por allexcosta Sex Jun 24, 2016 5:20 pm

gutterres escreveu:Para ligar um destes amplificadores de potencia nas caixas o cabo não pode ser igual aos de instrumento?

Pra brincar em casa por um tempo curto até pode. Mas que não vire hábito.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por gutterres Sex Jun 24, 2016 5:44 pm

allexcosta escreveu:Pra brincar em casa por um tempo curto até pode. Mas que não vire hábito.

A ideia é usar para tocar em casa com o pessoal as vezes. Mas melhor fazer do modo correto.
Vou ler melhor o tópico, mas pelo que entendi, lendo resumidamente, é que posso usar plugues P10 normais e o cabo tem que ser específico para este uso. correto?

gutterres
Membro

Mensagem por Ricardo Sex Jun 24, 2016 5:51 pm

gutterres escreveu:A ideia é usar para tocar em casa com o pessoal as vezes. Mas melhor fazer do modo correto.
Vou ler melhor o tópico, mas pelo que entendi, lendo resumidamente, é que posso usar plugues P10 normais e o cabo tem que ser específico para este uso. correto?

Pode usar até fio de luz paralelo de bitola 12 awg que vai ficar 100% melhor, com os P10 mesmo.
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagem por Ricardo Guariento Qua Fev 15, 2017 1:18 pm

Pessoal, olha só como são as coisas. Vivendo e aprendendo!

Eu estava vendo cabos da Tecniforte no Mercado Livre quando me deparei com um cabo específico para ligar cabeçote na caixa. De imediato eu corri aqui no fórum para ler sobre e, como sempre, encontrei uma discussão sobre isso.

Eu queria apenas "validar" com vocês o cabo que usei a minha vida inteira (desde 2009) para ligar meu cabeçote na caixa.

Lembro que simplesmente estava de passagem em uma loja de instrumento e pedi para fazerem um cabo P10/Speakon pra eu fazer a ligação. Nem lembro quanto paguei.

Cabo para ligar cabeçote à caixa - Página 3 FcKlAqn

Aqui no cabo tem especificado assim: MEGATRON MEGAMAX PP 2X1.50mm² 750V NBR 13249

Posso continuar com ele, né?
Ricardo Guariento
Ricardo Guariento
Membro

Mensagem por joabi Qua Fev 15, 2017 1:22 pm

Tá ótimo esse aí.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por deathenrique Ter Mar 14, 2017 2:07 pm

Esse cabo que fiz, da pra usar na ligação de caixa e head?

Cabo para ligar cabeçote à caixa - Página 3 TVYhMyp
deathenrique
deathenrique
Membro

Mensagem por gsfteodoro Ter Mar 14, 2017 4:49 pm

Dá sim.
Só passa uma fita isolante para que você não tenha uma surpresa, caso essa solda solte com a trepidação do seu sistema de amplificação.

gsfteodoro
Membro

Mensagem por edumoraes Sex Mar 17, 2017 12:35 am

Dá pra usar cabo de força desses usados em computador para fazer um cabo desses? É suficiente?

Cabo para ligar cabeçote à caixa - Página 3 67689_index_gg
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagem por Raul S. Sex Mar 17, 2017 1:33 am

esses cabos de alimentação são de 0,75 mm²/via; até aguentariam dependendo da potência, mas têm o terra pra encher o saco e fazer volume, além de estragar um cabo útil. além disso, quanto maior a bitola, menor a perda de potência.

1 metro de cabo duas vias de 1,50 mm² não custa quase nada, e você encontra em qualquer loja de elétrica. para ter uma ideia, um Santo Angelo está saindo R$ 1,50/metro no ML (caro é o frete).
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagem por marfu Ter Mar 28, 2017 9:58 am

heenrique_bass escreveu:Esse cabo que fiz, da pra usar na ligação de caixa e head?

Amigo, melhore este cabo, principalmente o espaço e alinhamento dos fios.
Ou no mínimo, isole bem os 2 polos, no local da solda.

Recomendo aos camaradas, o PLUG NEUTRIK NP2C, ele tem o núcleo( pino "positivo")  em peça única torneada, diferente dos demais que utilizam rebite.

O preço no site das americanas ou do wallmart esta o mesmo de lojas especializadas em média R$ 25,00.

Neutrik é a melhor do mundo em conectores, é a inventora do speakon, e os produtos são feitos em Liechtenstein e não na China.

Quanto ao cabo, pode ser utilizado qualquer cabo PP 2,5mm², mas existem nas lojas especializadas em sonorização, os cabos ultraflexiveis, que são muito bons.
marfu
marfu
Membro

Mensagem por Raul S. Ter Mar 28, 2017 6:52 pm

^realmente, a ligação está porquinha. rs

sobre os neutriks, ainda prefiro conexão speakon para caixas, e acho esses p10 meio que caros, mesmo porque, via de regra, o cabo de caixa não está sujeito a muita movimentação; então núcleo rebitado ou não faz muita diferença, apesar de ser uma boa sugestão, e a diferença no investimento é mais perceptível para cabos de instrumento.

quanto maior a bitola, menor a indutância e a impedância, mas para aplicação cabeçote-caixa (comprimento inferior a 5 metros) a diferença é mínima. 1,5 mm² é bastante comum para sonorização de ambientes, então um cabinho de duas vias desses você encontra em qualquer lugar por um preço bastante módico.

um pp 2,5 mm² tem menos de 1 mm² por via (duas vias mais a borracha de proteção/isolamento), mas, como eu disse, a perda nesse tipo de comprimento e aplicação é praticamente insignificante, além de ser uma bitola bastante comum também por conta do custo de fabricação.

de qualquer forma, a parte mais importante é o conector, porque é o que normalmente pode dar problema/quebrar, principalmente se mal montado ou com contrução de baixa qualidade.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagem por jeremiasb Dom Abr 02, 2017 5:18 pm

Pretendo comprar o material (provavelmente lá na Contato tbm), mas soldar e montar aqui em casa mesmo.

Dpaulo escreveu:Quero agradecer a galera pelas aulas.
Mandei fazer dois cabos PP, um com P10 e outro com SpeakOn.
Comprei na loja Contato aqui de Brasília.
jeremiasb
jeremiasb
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo