Material confecção de caixas
+2
Mauricio Luiz Bertola
siodoni
6 participantes
Página 1 de 1
Material confecção de caixas
Pessoal, tenho uma duvida que me atormenta.
O material mais usado para a construção de caixas são o MDF e o compensado certo?
Porém ja vi caixas que eram feitas de madeira.
Até que ponto o material empregado na construção das caixas pode influenciar no timbre?
O material mais usado para a construção de caixas são o MDF e o compensado certo?
Porém ja vi caixas que eram feitas de madeira.
Até que ponto o material empregado na construção das caixas pode influenciar no timbre?
Re: Material confecção de caixas
^Cara, de madeira é bem difícil... Até porque pouco existem pranchas largas o suficiente para caixas, e, se houver, custaría uma fortuna.
Se a caixa fosse de madeira maciça o timbre seria muito bom dadas as características desse material (assim como, dependendo da madeira, bem leve). As de MDF são ruins, pois é um material pesado, pouco resistente (não resiste à humidade e a pancadas nas bordas) e absorsivo. Já o compensado (de boa qualidade) é, no meu entender, o ideal, pois é relativamente barato, leve e resistente.
Se a caixa fosse de madeira maciça o timbre seria muito bom dadas as características desse material (assim como, dependendo da madeira, bem leve). As de MDF são ruins, pois é um material pesado, pouco resistente (não resiste à humidade e a pancadas nas bordas) e absorsivo. Já o compensado (de boa qualidade) é, no meu entender, o ideal, pois é relativamente barato, leve e resistente.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
O material influencia sim, inclusive se for madeira maciça cada madeira vai ter uma característica.
Dito isso, o projeto e a robustez na construção tem influência maior no resultado final.
Concordo que compensado ainda é o melhor material.
MDF é uma porcaria, mesmo o MDF usado em caixas de som, que é um pouco melhor...
Dito isso, o projeto e a robustez na construção tem influência maior no resultado final.
Concordo que compensado ainda é o melhor material.
MDF é uma porcaria, mesmo o MDF usado em caixas de som, que é um pouco melhor...
Tinha essa duvida porque se não me engano a linha Cristalino da Meteoro tem sua caixa de madeira.
Também vi uns amps da Serrano Amps e aparentemente as caixas são de madeira.
Porém não sei que tipo de madeira é utilizada.
Realmente acredito que influenciaria no timbre mais o peso, o preço e a escassez de material acaba inviabilizando a construção.
Também vi uns amps da Serrano Amps e aparentemente as caixas são de madeira.
Porém não sei que tipo de madeira é utilizada.
Realmente acredito que influenciaria no timbre mais o peso, o preço e a escassez de material acaba inviabilizando a construção.
Bom tópico...dúvida interessante !
Fabio Motta- Membro
Então, já que tocaram no assunto, alguém pode me citar empresas e modelos que usam compensado naval ?
Ever_Tinho- Membro
Eu invoco esta carta
Enfim, este compensado naval que o Ever_Tinho comentou seria o mais recomendado?
Eu lembro de ter visto em algum lugar, dizendo que aquelas Aguilar GS112 são de compensado naval, confere?
Enfim, este compensado naval que o Ever_Tinho comentou seria o mais recomendado?
Eu lembro de ter visto em algum lugar, dizendo que aquelas Aguilar GS112 são de compensado naval, confere?
José Carlos- Membro
A maioria das caixas boas é de compensado naval.
allexcosta- Administrador