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Mensagem por Rafael FindanS Qua Fev 02, 2011 6:44 pm

Algumas dúvidas em relação ao sustain no contrabaixo:

Quanto mais abaixo as cordas, menos sustain eu tenho no instrumento?
Isso se aplica no fretless também? Já que sem os trastes, o impacto das cordas é menor.
Quando as cordas passam pelo corpo do instrumento, ou seja, furando o corpo, o sustain é maior? No meu Gibson onde as cordas perfuram o corpo o sustain é realmente maior do que o Fender em que não passa pelo instrumento.

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Mensagem por wellrod Qui Fev 03, 2011 7:40 am

Eu creio firmemente que sim... é uma questão física né... a vibração atua diretamente madeira... gerando um "corpo vibrante" maior, portanto uma maior potência sonora...

uma coisa q meu luthier sempre falou é que quanto mais próximas as cordas dos captadores, mais eles "freiam" elas... se isso é vero eu não sei... mas faz sentido...

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Mensagem por guerra_luthier Qui Fev 03, 2011 8:05 am

Para mim, quanto mais baixa a ação das cordas no braço, menor o sustain. E quanto mais próximo dos caps, maior sustain.

Só para esclarecer, sustain não é o tempo que a corda vibra no instrumento, mas é o tempo em que a corda permanece na sua amplitude máxima de volume, capiche?

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Mensagem por *JAPA* PICKER BASS Qui Fev 03, 2011 8:20 am

Que aula!
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Mensagem por wellrod Qui Fev 03, 2011 8:42 am

n music, sustain is a parameter of musical sound over time. As its name implies, it denotes the period of time during which the sound remains before it becomes inaudible, or silent.

Additionally, sustain is the third of the four segments in an ADSR envelope. The sustain portion of the ADSR envelope begins when the attack and decay portions have run their course, and continues until the key is released. The sustain control is used to determine the level at which the envelope will remain. While the attack, decay, and release controls are rate or time controls, the sustain control is a level control.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Sustain

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Mensagem por wellrod Qui Fev 03, 2011 8:43 am

Factors affecting sustain

Within a family of instruments, sustain is affected by a variety of factors. For example, sustain in guitars is determined by factors including body construction (hollow versus solid), body woods, the placing of strings (through the body or atop the body), and pickup design.

In electric guitars and pianos, dedicated effects pedals are available that prolong the sustain-phase of a tone. Its counterpart in synthesizers is the S (for sustain) in the ADSR envelope.

The sustain pedal is the electronic equivalent of a piano's damper pedal. In most synthesizers, the sustain pedal latches the envelopes of any currently playing or subsequently played notes at their sustain levels, even if the keys are lifted.

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Mensagem por heitor_pg Qui Fev 03, 2011 8:49 am

Na minha opinião:
- quanto mais baixa a ação das cordas no braço, menor o sustain.
- quanto mais perto dos captadores também menor sustain. Isso fica muito mais perceptivel nas guitarras do que nos baixos... mas a física é a mesma.
- quanto ao fato de passar pelo corpo, não vejo tanta diferença assim. O ideal para comparações é usar instrumentos igual. Entre seu gibson e seu fender, existem muitas outras diferenças que podem influenciar como: tipo da madeira, quantidade de madeira, tamanho da escala e etc.
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Mensagem por wellrod Qui Fev 03, 2011 9:07 am

heitor_pg escreveu:Na minha opinião:
- quanto mais baixa a ação das cordas no braço, menor o sustain.
- quanto mais perto dos captadores também menor sustain. Isso fica muito mais perceptivel nas guitarras do que nos baixos... mas a física é a mesma.
- quanto ao fato de passar pelo corpo, não vejo tanta diferença assim. O ideal para comparações é usar instrumentos igual. Entre seu gibson e seu fender, existem muitas outras diferenças que podem influenciar como: tipo da madeira, quantidade de madeira, tamanho da escala e etc.

Tb sempre tive essa teoria a respeito dos captadores também... é uma questão física... masss... manda quem pode, obedece quem tem juízo...
o tipo de madeira influi muito também...

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Mensagem por Fabio Motta Qui Fev 03, 2011 9:32 am

Tópico interessante, boa dúvida !!!
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Mensagem por *JAPA* PICKER BASS Qui Fev 03, 2011 9:34 am

well,

quando eu abaixei os captadores do meu baixo, eu senti um maior sustain.

seria porque o campo magnetico fica mais aberto, devido a distancia, logo consegue captar mais as vibrações das cordas?


Última edição por *JAPA* PICKER BASS em Qui Fev 03, 2011 10:08 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por allexcosta Qui Fev 03, 2011 9:46 am

Na minha experiência captadores mais baixos provocam perda de volume, melhoria de timbre e ganho de sustain.

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Mensagem por wellrod Qui Fev 03, 2011 10:05 am

allexcosta escreveu:Na minha experiência captadores mais baixos provocam perda de volume, melhoria de timbre e ganho de sustain.

Você diz captadores mais baixos e distantes das cordas?

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Mensagem por wellrod Qui Fev 03, 2011 10:08 am

*JAPA* PICKER BASS escreveu:well,

quando eu abaixei os captadores do meu baixo, eu senti um maior sustain.

seria porque o campo magnetico fica mais aberto, devido a distancia, logo concegue captar mais as vibrações das cordas?

Entãaao... é o q to falando... quanto mais DISTANTE o captador estiver das cordas, mais sustain elas terão... pelo menos é o que penso... e foi o q meu luthier falou na época... captadores são ímãs... se vc aproxima um metal dele, a tendência é ele puxar esse metal pra ele... a corda mais próxima do captador a tendência é ser puxada... se ela é puxada para o captador, atraída, consequentemente a vibração q ela produz é, de alguma forma, afetada... não digo nem interrompida... mas prejudicada por causa dessa força de atração...

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Mensagem por allexcosta Qui Fev 03, 2011 10:30 am

wellrod escreveu:
allexcosta escreveu:Na minha experiência captadores mais baixos provocam perda de volume, melhoria de timbre e ganho de sustain.

Você diz captadores mais baixos e distantes das cordas?

É

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Mensagem por wellrod Qui Fev 03, 2011 10:31 am

allexcosta escreveu:
wellrod escreveu:
allexcosta escreveu:Na minha experiência captadores mais baixos provocam perda de volume, melhoria de timbre e ganho de sustain.

Você diz captadores mais baixos e distantes das cordas?

É

Então tá... tô de acordo com o q vc fala... mas o mestre Guerra, pelo menos ao meu entender, disse justamente o contrário... dá uma lida lá em cima... ou eu entendi errado?

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Mensagem por allexcosta Qui Fev 03, 2011 10:32 am

^ Ele disse o contrário...

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Mensagem por wellrod Qui Fev 03, 2011 10:34 am

guerra_luthier escreveu:Para mim, quanto mais baixa a ação das cordas no braço, menor o sustain. E quanto mais próximo dos caps, maior sustain.

Só para esclarecer, sustain não é o tempo que a corda vibra no instrumento, mas é o tempo em que a corda permanece na sua amplitude máxima de volume, capiche?

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Mensagem por guerra_luthier Qui Fev 03, 2011 10:36 am

Amiche, ao passo que a aproximação do cap atrai a corda, ele também interpreta melhor a onda por ela gerada.

Em luthieria, qualquer extremismo é um engano. Eu creio em uma coisa e o Allex em outra, no entanto nenhuma das duas são regras.

Teste e forme sua própria opinião, até porque cada instrumento reage de uma maneira.

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Mensagem por Daniel Qui Fev 03, 2011 10:41 am

Tudo é um equilibrio. Nao adianta colar demais, senao corre risco ate de raspar no cap ao tocar mais forte. Normalmente quem usa colado assim toca muito leve, já tem essa educação.

Já o cap muito afastado, tb vai deixar o som magro, exigindo mais volume e equalizacao. Pelo menos é essa minha opiniao.

O ideal é o meio termo, pra quem gosta de um slap ou toca mais forte, pq colada é meio arriscado de vibrar em cima do pickup.

Fato é que o pickup da ponte é mais junto à corda do que o pickup do braço, exatamente pelo segundo situar-se em área de maior vibração das cordas.

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Mensagem por allexcosta Qui Fev 03, 2011 10:43 am

Pra mim existe um ponto ótimo de altura dos pickups.

Eu particularmente não uso regras pra isso. Ligo o baixo no amp, pego uma chave phillips e vou tocando e ajustando. Aprendi com o tempo que nada substitui o instrumento que trazemos com a gente desde o nascimento.

É do meu entender que quando a distância é grande demais, a corda meio que sai do campo magnético do pickup, que não a capta bem. Por outro lado, quando a distância é muito pequena, a atração física entre magneto e metal impede a corda de vibrar em sua plenitude, gerando anomalias de timbre.

Conheço gente que regula assim: 2 moedas na ponte, 4 no braço. Parece funcionar e é bem prático...

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Mensagem por Daniel Qui Fev 03, 2011 10:48 am

allexcosta escreveu:...regula assim: 2 moedas na ponte, 4 no braço. Parece funcionar e é bem prático...

Faz isso não... Vão criar tópico agora discutindo se é melhor moeda de R$0,05 ou R$0,25 confused pale
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Mensagem por guerra_luthier Qui Fev 03, 2011 10:50 am

Aquelas de meio dólar de prata sãs as ideais. huahuahua
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Mensagem por allexcosta Qui Fev 03, 2011 10:50 am

^ Vixe, é mesmo...

O cara que fazia assim usava U$0.25

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Mensagem por wellrod Qui Fev 03, 2011 10:50 am

allexcosta escreveu:Pra mim existe um ponto ótimo de altura dos pickups.

Eu particularmente não uso regras pra isso. Ligo o baixo no amp, pego uma chave phillips e vou tocando e ajustando. Aprendi com o tempo que nada substitui o instrumento que trazemos com a gente desde o nascimento.

É do meu entender que quando a distância é grande demais, a corda meio que sai do campo magnético do pickup, que não a capta bem. Por outro lado, quando a distância é muito pequena, a atração física entre magneto e metal impede a corda de vibrar em sua plenitude, gerando anomalias de timbre.

Conheço gente que regula assim: 2 moedas na ponte, 4 no braço. Parece funcionar e é bem prático...

Totalmente de acordo com essa regulagem "ao tocar"... up cada um tem uma pegada diferente e um gosto diferente pelos timbres, etc...

essa da moeda eu não sabia...

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Mensagem por wellrod Qui Fev 03, 2011 10:58 am

guerra_luthier escreveu:Amiche, ao passo que a aproximação do cap atrai a corda, ele também interpreta melhor a onda por ela gerada.

Em luthieria, qualquer extremismo é um engano. Eu creio em uma coisa e o Allex em outra, no entanto nenhuma das duas são regras.

Teste e forme sua própria opinião, até porque cada instrumento reage de uma maneira.

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Sim!!! mas existem 2 fatores diferentes ocorrendo aí... vc num concorda? um é o efeito físico da ação do ímã nas cordas... e o outro é o efeito da captação das ondas sobre as cordas sendo vibradas...

é uma questão mesmo de encontrar o perfeito equilíbrio... tanto na distância das cordas quanto na forma como se toca...

diante dessas conclusões, creio que ao aproximar demais as cordas dos captadores, vão existir pontos positivos e pontos negativos... assim como se fizermos o contrário a mesma coisa acontecerá...

mas também acho que essa ação dos ímãs sobre as cordas não seja assim de uma forma muito significativa... creio que eles atuem sim freiando as cordas mas não de uma forma intensa e imediata... então compensa mais prezar por sons mais "gordos" com uma leve perda de sustains e bem captados do que sons mais "magros" com maior sustain porem com uma captação mais pobre...

de acordo?

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Mensagem por guerra_luthier Qui Fev 03, 2011 11:03 am

Exato.
Equilíbrio pequeno gafanhoto: Zen
huahuahua

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Mensagem por malka_aff Qui Fev 03, 2011 11:05 am

só um porem, os dois fatores são físicos
notme
kkkkkk

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Mensagem por wellrod Qui Fev 03, 2011 11:09 am

malka_aff escreveu:só um porem, os dois fatores são físicos
notme
kkkkkk

Sim!!! De acordo!!! mas existe uma ação física diferente aí... não descartei o fator de ambos serem fatores físicos... e sim mais no lance que um fator físico é "mecânico" e o outro fator físico seria "acústico"? num sei se essa seria a melhor definição... estaria errado definir assim?

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Mensagem por Gomba Qui Fev 03, 2011 11:16 am

Precisa de tanto sustain? A nota mais longa que eu toco normalmente é uma mínima... E num compasso de 60bpm, que é bem lento, ela nao demora mais que 2 segundos...
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Mensagem por wellrod Qui Fev 03, 2011 11:18 am

Gomba escreveu:Precisa de tanto sustain? A nota mais longa que eu toco normalmente é uma mínima... E num compasso de 60bpm, que é bem lento, ela nao demora mais que 2 segundos...

Depende das músicas... qual é a graça de um sizãaooo sem aquele encorpado e sem aquele sustain forte q arrepia até os cabelos da careca?

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Mensagem por wellrod Qui Fev 03, 2011 11:19 am

Mas é o q falamos lá em cima... tem q achar o equilíbrio... qualquer uma das ações a serem feitas na corda vai trazer ganhos e perdas... o lance é tentar achar um ponto (coisa q o vasco não achou até agora) que agrade os ouvidos...

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Mensagem por malka_aff Qui Fev 03, 2011 11:21 am

wellrod escreveu:
malka_aff escreveu:só um porem, os dois fatores são físicos
notme
kkkkkk

Sim!!! De acordo!!! mas existe uma ação física diferente aí... não descartei o fator de ambos serem fatores físicos... e sim mais no lance que um fator físico é "mecânico" e o outro fator físico seria "acústico"? num sei se essa seria a melhor definição... estaria errado definir assim?

o primeiro fato é magnético, e o segundo é eletromagnético os dois fatores são da mesma "área" da física

hehehehe


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Mensagem por guerra_luthier Qui Fev 03, 2011 11:23 am

Comprem um pedal de compressão!

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Mensagem por wellrod Qui Fev 03, 2011 11:24 am

malka_aff escreveu:
wellrod escreveu:
malka_aff escreveu:só um porem, os dois fatores são físicos
notme
kkkkkk

Sim!!! De acordo!!! mas existe uma ação física diferente aí... não descartei o fator de ambos serem fatores físicos... e sim mais no lance que um fator físico é "mecânico" e o outro fator físico seria "acústico"? num sei se essa seria a melhor definição... estaria errado definir assim?

o primeiro fato é magnético, e o segundo é eletromagnético os dois fatores são da mesma "área" da física

hehehehe


mas não são diferentes nas ações?

um é o campo eletromagnético captando as frequencias...

e o outro é o campo magnético atuando mecanicamente por atração em outro objeto...

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Mensagem por wellrod Qui Fev 03, 2011 11:24 am

guerra_luthier escreveu:Comprem um pedal de compressão!

Aí acaba com o papo desse tópico!!! Seu sem graça!!! Mad

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Mensagem por Gomba Qui Fev 03, 2011 11:25 am

wellrod escreveu:
Gomba escreveu:Precisa de tanto sustain? A nota mais longa que eu toco normalmente é uma mínima... E num compasso de 60bpm, que é bem lento, ela nao demora mais que 2 segundos...

Depende das músicas... qual é a graça de um sizãaooo sem aquele encorpado e sem aquele sustain forte q arrepia até os cabelos da careca?


Cara, eu sei lá... depende muito da situação, mas acho que 2 ou 3 segundos de vibração já é suficiente...
E se você não tiver um bom amp e bem regulado, nem vai arrepiar cabelo nenhum...
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Mensagem por guerra_luthier Qui Fev 03, 2011 11:25 am

Tá bom... comprem um Noise Gate!

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Mensagem por malka_aff Qui Fev 03, 2011 11:25 am

^ Falo tudo, kkkkk

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Mensagem por wellrod Qui Fev 03, 2011 11:26 am

Gomba escreveu:
wellrod escreveu:
Gomba escreveu:Precisa de tanto sustain? A nota mais longa que eu toco normalmente é uma mínima... E num compasso de 60bpm, que é bem lento, ela nao demora mais que 2 segundos...

Depende das músicas... qual é a graça de um sizãaooo sem aquele encorpado e sem aquele sustain forte q arrepia até os cabelos da careca?


Cara, eu sei lá... depende muito da situação, mas acho que 2 ou 3 segundos de vibração já é suficiente...
E se você não tiver um bom amp e bem regulado, nem vai arrepiar cabelo nenhum...

Tem razão...

eu tÔ notando q vcs não estão muito afim de papear hoje... ahuahuahauha querem logo finalizar esse tópico...

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Mensagem por Gomba Qui Fev 03, 2011 11:28 am

Pô, cara... quer sustain? Compra um moog e deixa apertado na nota que você quer =P
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Mensagem por malka_aff Qui Fev 03, 2011 11:31 am

wellrod escreveu:
malka_aff escreveu:
wellrod escreveu:
malka_aff escreveu:só um porem, os dois fatores são físicos
notme
kkkkkk

Sim!!! De acordo!!! mas existe uma ação física diferente aí... não descartei o fator de ambos serem fatores físicos... e sim mais no lance que um fator físico é "mecânico" e o outro fator físico seria "acústico"? num sei se essa seria a melhor definição... estaria errado definir assim?

o primeiro fato é magnético, e o segundo é eletromagnético os dois fatores são da mesma "área" da física

hehehehe

mas não são diferentes nas ações?

um é o campo eletromagnético captando as frequencias...

e o outro é o campo magnético atuando mecanicamente por atração em outro objeto...

Já que pediu detalhes vamos lá:
No caso do "frenamento" da corda acontece o seguinte, a corda é atraída pelo imã do captador se ela for de material ferro-magnético, e normalmente ela é, se não, não funciona a captação comum. Isso acontece pela a ação do campo magnético do imã. é um fator magnético, sem eletricidade envolvida.

o outro fator, é que a vibração da corda gera uma alternância no campo magnético do imã, e como esse imã esta envolto por uma bobina, isso INDUZ um sinal elétrico alternado, a frequência de alternância(não sei se essa palavra tá certa) do sinal vai depender da frequência com que a corda vibra, esse sinal vai ser amplificado pelo "amplificador" e depois vai ser transformado em sinal mecânico pelo auto falante. e TCHARANS!! temos música =D

pronto, desculpem a chatice =)


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Mensagem por wellrod Qui Fev 03, 2011 1:26 pm

Mas que chatice o q!!! Tu disse tudo q a minha mente não conseguia se expressar por maneira nenhuma nesse mundo rasgado sôoooo!!! rsrrsr

Acho q fechou tudo agora!!! up

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Mensagem por Rafael FindanS Qui Fev 03, 2011 7:10 pm

Tentando entender:

Captador do braço mais perto das cordas e o da ponte mais distante?
E em relação às cordas passarem pelo instrumento, realmente muda o sustain?

Vlw a todas pelas opiniões!

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Mensagem por Ricardo Saldanha Qui Fev 03, 2011 7:14 pm

Gomba escreveu:Pô, cara... quer sustain? Compra um moog e deixa apertado na nota que você quer =P

Gomba não sabe brincar...

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Mensagem por SILVIAO Qui Fev 03, 2011 7:18 pm

Isso não se aplica quando os captadores são cerâmicos né??

^^passei mal com essee avatar cara! Shocked
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Mensagem por Ricardo Saldanha Qui Fev 03, 2011 7:19 pm

^pena que ela tá indo embora... Very Happy

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Mensagem por Gomba Qui Fev 03, 2011 7:20 pm

Rafael FindanS escreveu:Tentando entender:

Captador do braço mais perto das cordas e o da ponte mais distante?
E em relação às cordas passarem pelo instrumento, realmente muda o sustain?

Vlw a todas pelas opiniões!

O contrário. Captador do braço mais longe e da ponte mais perto...
Quanto as cordas passarem pelo instrumento, não tenho experiência suficiente pra falar sobre...

SILVIAO escreveu:Isso não se aplica quando os captadores são cerâmicos né??

Pelo que eu sei, isso se aplica a qualquer captador magnético...
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Mensagem por SILVIAO Qui Fev 03, 2011 7:29 pm

Captadores ceramicos não são magnéticos, estou falando de captadores tipo EMG, não pickups de ferrite ok.


Última edição por SILVIAO em Qui Fev 03, 2011 7:30 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por SILVIAO Qui Fev 03, 2011 7:30 pm

Ricardo AuditivA escreveu:^pena que ela tá indo embora... Very Happy
Triste aqui também , o Tio ta bravo no outro tópico kkkkkkkkkkk
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Mensagem por allexcosta Qui Fev 03, 2011 7:31 pm

SILVIAO escreveu:Captadores ceramicos não são magnéticos, estou falando de captadores tipo EMG, não pickups de ferrite ok.

Sério? Sempre achei que a cerâmica é um magneto... Não?

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