Músico negro é diferente?
+48
pedrohenrique.astronauta
TúlioJB
fheliojr
Claudio
malka_aff
bassfuria
bodhan
zanforlin
Mauricio Luiz Bertola
Binão
GusVCD
ejrbass
jiroumaru
Ivanov_br
Rafael FindanS
Fá Mendonça
Nando Vasques
SILVIAO
Claudio Jardim
Fernando Zadá
pc
Rauser
Christian
Stefano T.
webercar
LuCaSbass
Daniel
CristianoOliveira
Amagomes
fma
Cantão
hamilton du baixo
RFFanBR
gsfteodoro
Edu Fettermann
Pedroswaldo
Tripa Bass
Maurício_Expressão
Vlad
Cid
Silouco
daniloviana7
Tarcísio Caetano
DUDUBASS
thgbass
DenisLM
wellrod
allexcosta
52 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 4
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4
Músico negro é diferente?
Em primeiro lugar, esse tópico não traz nenhum preconceito contra o branco, pardo ou qualquer pessoa de pele clara, músico ou não.
Entendo que o assunto é polêmico, mas acredito que há uma grande possibilidade de conduzirmos uma discussão saudável...
Muitos de nós observa que os negros tem um jeito diferente de se expressar musicalmente. É um molho, um churume que outras raças parecem não ter, ou quando tem deixam todos impressionados.
Seria isso genético ou produto do contato com a cultura dos antepassados, a música, os ritmos?
Observem os vídeos:
Estaria o suingue diretamente relacionado à quantidade de melanina no sangue?
Por favor mantenham a discussão em alto nível...
Entendo que o assunto é polêmico, mas acredito que há uma grande possibilidade de conduzirmos uma discussão saudável...
Muitos de nós observa que os negros tem um jeito diferente de se expressar musicalmente. É um molho, um churume que outras raças parecem não ter, ou quando tem deixam todos impressionados.
Seria isso genético ou produto do contato com a cultura dos antepassados, a música, os ritmos?
Observem os vídeos:
Estaria o suingue diretamente relacionado à quantidade de melanina no sangue?
Por favor mantenham a discussão em alto nível...
Última edição por allexcosta em Qua Mar 14, 2012 9:17 am, editado 1 vez(es)
Re: Músico negro é diferente?
Acho que existe um dom incontestável no assunto musicalidade sim... ainda não tenho as idéias formadas na cabeça a respeito... mas concordo contigo na questão do churume... hehe
Tirando como exemplo também alguns brancos que se inspiram nos "negros" para fazerem sucesso lá nos EUA... tipo Eric Clapton, que é um profundo pesquisador da música negra dos EUA... alguns outros que são brancos mas com vozes de "Negro" se destacam muito no mercado...
Algumas vozes e artistas negros que muito me impressionam:
Sade, Seal, Milton Nascimento, Moacir Santos, Luciana Mello, Simonal, Jair Rodrigues, James Brown, George Benson, Wooten, Stanely Clarke, Mingus,
Miles Davis, COLTRANE, Ben Harper, Hendrix e tantos outros q pra mim são grandes referências...
Tirando como exemplo também alguns brancos que se inspiram nos "negros" para fazerem sucesso lá nos EUA... tipo Eric Clapton, que é um profundo pesquisador da música negra dos EUA... alguns outros que são brancos mas com vozes de "Negro" se destacam muito no mercado...
Algumas vozes e artistas negros que muito me impressionam:
Sade, Seal, Milton Nascimento, Moacir Santos, Luciana Mello, Simonal, Jair Rodrigues, James Brown, George Benson, Wooten, Stanely Clarke, Mingus,
Miles Davis, COLTRANE, Ben Harper, Hendrix e tantos outros q pra mim são grandes referências...
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
^ O próprio Clapton que passou a vida estudando a música negra... No primeiro vídeo que postei ele parece meio sem graça junto do BB King e do Buddy Guy, assiste lá...
allexcosta- Administrador
com certeza.
Se bem me lembro tinha um episódio do South Park que eles falavam que não existia baixista que não fosse negro...
Vários baixistas famosos mundialmente são negros...
Marcus Miller, Victor Wooten, Stanley Clarke...
haja swing desses caras!
Se bem me lembro tinha um episódio do South Park que eles falavam que não existia baixista que não fosse negro...
Vários baixistas famosos mundialmente são negros...
Marcus Miller, Victor Wooten, Stanley Clarke...
haja swing desses caras!
é q aqui não carrega vídeos... só em casa...
mas temos como exemplo de brancos o Michael Bolton... e sua belíssima voz: de negro... e tantos outros... John Mayer...
mas temos como exemplo de brancos o Michael Bolton... e sua belíssima voz: de negro... e tantos outros... John Mayer...
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
Infelizmente eu concordo.
E acho que existe sim uma diferença analisando um contexto geral.
Mais também Allex, fica complicado, tu manda um vídeo do "Wooten vs Flea", kkk! (jajá a galera do Flea aparece)
A raça negra, sofre ainda com o que aconteceu a anos atrás. Querendo ou não isso ainda acontece! Essa é uma boa discussão, justamente pra saber o motivo dessa diferença. .!
Arriscaria dizendo que o negro, 'naturalmente luta', e se esforça pra ser melhor que um 'branco'.
Um negro quando começa a tocar baixo por exemplo, já deve meio que naturalmente se esforçar pra ser melhor, pra justificar essa diferença.
Sem falar que, quando esse mesmo negro começa, ele já observa as mesmas características de outro negro tocando, já se espelha num Wooten, James Jamerson, Stanley Clark, Marcus Miller, Anthony Jackson. . .
ou seja, até arrisco em dizer que a maioria dos 'excelentes' são negros, o que torna mais difícil se espelhar num outro baixista de uma outra raça!
E acho que existe sim uma diferença analisando um contexto geral.
Mais também Allex, fica complicado, tu manda um vídeo do "Wooten vs Flea", kkk! (jajá a galera do Flea aparece)
A raça negra, sofre ainda com o que aconteceu a anos atrás. Querendo ou não isso ainda acontece! Essa é uma boa discussão, justamente pra saber o motivo dessa diferença. .!
Arriscaria dizendo que o negro, 'naturalmente luta', e se esforça pra ser melhor que um 'branco'.
Um negro quando começa a tocar baixo por exemplo, já deve meio que naturalmente se esforçar pra ser melhor, pra justificar essa diferença.
Sem falar que, quando esse mesmo negro começa, ele já observa as mesmas características de outro negro tocando, já se espelha num Wooten, James Jamerson, Stanley Clark, Marcus Miller, Anthony Jackson. . .
ou seja, até arrisco em dizer que a maioria dos 'excelentes' são negros, o que torna mais difícil se espelhar num outro baixista de uma outra raça!
Pra mim:
Musicalidade não tem cor;
A música em si, tem uma cor pela tradição de sons que ouvimos;
Cultura tem cor, e é decisiva no rumo da musicalidade do artista;
Genialidade não tem cor;
O talento do artista somado à sua cultura vai traduzir o seu som. Ninguém fala uma língua que não aprendeu.
Genialidade não tem cor;
O talento do artista somado à sua cultura vai traduzir o seu som. Ninguém fala uma língua que não aprendeu.
Abraham Laboriel... ja tinha esquecido...
Michael Jackson... Jackson Five... Ella Fritzgerald... Duke Ellington...
Concordo em parte que musicalidade não tem cor...
10% inspiração e 100% transpiração!!! hehe
Dedicação total ao seu sonho, ao seu instrumento também faz uma diferença...
Mas mesmo assim creio que existe uma musicalidade nata já implícita no povo de raça negra...
As culturas Africanas são extremamente musicais... seus rituais de louvor, de cura, de agradecimento, de dor são expressados pela dança e pela música... e isso é impresso no DNA... através das gerações...
não tenho dúvidas disso...
Michael Jackson... Jackson Five... Ella Fritzgerald... Duke Ellington...
Concordo em parte que musicalidade não tem cor...
10% inspiração e 100% transpiração!!! hehe
Dedicação total ao seu sonho, ao seu instrumento também faz uma diferença...
Mas mesmo assim creio que existe uma musicalidade nata já implícita no povo de raça negra...
As culturas Africanas são extremamente musicais... seus rituais de louvor, de cura, de agradecimento, de dor são expressados pela dança e pela música... e isso é impresso no DNA... através das gerações...
E não é só na música, não...
Vejamos os esportes - futebol, basquete, baseball... - dança, literatura, etc...
Em toda grande manifestação cultural, a presença da raça negra é de suma importância.
Vejamos os esportes - futebol, basquete, baseball... - dança, literatura, etc...
Em toda grande manifestação cultural, a presença da raça negra é de suma importância.
"Toma, que esta p**** não afina" (Sobre o baixo fretless) - Luizão Maia para o Arthur Maia.
Tarcísio Caetano- Membro
wellrod escreveu:
Digamos que se nascesse um bebê africano e logo em seguida ao nascimento ele fosse ser criado por uma família belga, será que ele iria desenvolver uma musicalidade africana pelo simples fato de ter um DNA musical "africano"?
Eu acho que não, o meio é fator decisivo na nossa cultura.
Sim, é o que falamos. Mas já que o tratado foi como cultura, então digo. A cultura negra, tem mais swing, tem uma pegada diferente, tem uma excelência maior se comparada a outras. Ninguém fala uma língua que não aprendeu 'ainda'!DUDUBASS escreveu:Pra mim:
Genialidade não tem cor;
Falo isso, num contexto geral e acho sim que existe essa diferença.
Me dê um outro baixista referência no Slap, como o Marcus Miller. .
Um outro com a pegada, excelência em estúdio do Anthony Jackson, Laboriel. .
Um outro com a virtuosidade do Victor Wooten.. .
e essa lista é enorme. .
DUDUBASS escreveu:wellrod escreveu:
Digamos que se nascesse um bebê africano e logo em seguida ao nascimento ele fosse ser criado por uma família belga, será que ele iria desenvolver uma musicalidade africana pelo simples fato de ter um DNA musical "africano"?
Num sei!!! quem pode provar que sim ou que não?!?!? não sou cientista nem Deus...
O próprio Milton Nascimento... foi criado numa família de brancos... e aí?
a Amy Casa dos Vinhos... a voz dela se destaca muitíssimo, mas pela sonoridade da voz próxima de quem? Ella Fritzgerald... é só ouvir pra conferir...
[quote="thgbass"]
Me dê um outro baixista referência no Slap, como o Marcus Miller. . Mark King
Um outro com a pegada, excelência em estúdio do Anthony Jackson, Laboriel. . Nico Assumpção, Jaco Pastorius,
Um outro com a virtuosidade do Victor Wooten.. . Steve Bailey
Sim, é o que falamos. Mas já que o tratado foi como cultura, então digo. A cultura negra, tem mais swing, tem uma pegada diferente, tem uma excelência maior se comparada a outras. Ninguém fala uma língua que não aprendeu 'ainda'!DUDUBASS escreveu:Pra mim:
Genialidade não tem cor;
Me dê um outro baixista referência no Slap, como o Marcus Miller. . Mark King
Um outro com a pegada, excelência em estúdio do Anthony Jackson, Laboriel. . Nico Assumpção, Jaco Pastorius,
Um outro com a virtuosidade do Victor Wooten.. . Steve Bailey
Começa a tocar alguma coisa de música negra ou eu botava pra tocar alguma coisa assim e eu sempre falava: "eu devia ter nascido negro, viu. Esses caras sim sabiam fazer música, olha que beleza. Mas meu vô era negão, ainda tenho alguma esperança! hahahaha"
Não sei se tem influência ou não, mas que música negra é do c******, isso é. Acho que até na hora de fazer alguma coisa meia boca, eles fazem bem!
Não sei se tem influência ou não, mas que música negra é do c******, isso é. Acho que até na hora de fazer alguma coisa meia boca, eles fazem bem!
Clube Cort #022 - Clube Hartke #031 - Clube Roland Boss #020 - Clube dos Pedais c/ MOD Kit's #013
daniloviana7- Membro
DUDUBASS escreveu:
Pois é, mas na Bélgica ela vai ser visivelmente diferente das outras pessoas, e querendo ou não ele vai buscar contato com culturas negras, e se tiver talento musical..
Não é o fato de ser negro que conta, afinal de contas também existem grandes músicos brancos e asiáticos, mas as tendências culturais de qualquer lugar do mundo podem levar um negro a se identificar com a musica ou outras artes de expressão não necessariamente por ter talento, mas pelo meio em que ele vive influenciar ele nesse sentido.
Silouco- Membro
wellrod escreveu:O próprio Milton Nascimento... foi criado numa família de brancos... e aí?
O DNA é musical, mas dizer que o DNA é musical para forró, black music ou jazz é meio complicado....
A fonte que o cara bebeu é de extrema importância em tudo;
Milton Nascimento foi criado por brancos, mas deduzir daí que ele só ouviu música de brancos durante sua formação musical é meio complicado. É perceptível que a formação do Milton foi ouvindo várias coisas, do jazz à música sacra, dos cantores de rádio à música negra norte americana.
DUDUBASS escreveu:Me dê um outro baixista referência no Slap, como o Marcus Miller. . Mark King
Mark King é bom e é referência no slap, mas "churume" ele não tem não...
DUDUBASS escreveu:Um outro com a pegada, excelência em estúdio do Anthony Jackson, Laboriel. . Nico Assumpção, Jaco Pastorius
Nico me parecia ser mestiço. Grandeeeeeeeeeeeee músico. Pastorius também era incrível. Fato é que nenhum dos dois ficou conhecido pelo suingue.
DUDUBASS escreveu:Um outro com a virtuosidade do Victor Wooten.. . Steve Bailey
Aí eu prefiro achar que você tá brincando...
Só pra deixar claro...
Não estou defendendo a idéia de que músicos negros são bons e de outras raças são ruins. Em hipótese alguma. Sou fã do Eric Clapton, do Jaco e de tantos outros músicos não negros, mas a questão que levanto é: "Existe um quê diferente no músico negro, um churume?"
Observem:
Não estou defendendo a idéia de que músicos negros são bons e de outras raças são ruins. Em hipótese alguma. Sou fã do Eric Clapton, do Jaco e de tantos outros músicos não negros, mas a questão que levanto é: "Existe um quê diferente no músico negro, um churume?"
Observem:
Rapaz sem preconceito eu acho que os negao toca mais, e cantam muito mais ainda.....
E se for gordo parece que o "churume aumenta" hehe.
Eu ja disse pra minha esposa se um dia eu fosse morar Estados Unidos eu ia frequentar uma igreja que nao tivesse nenhum branco dentro, só eu kkkkkk.
Eu ja disse pra minha esposa se um dia eu fosse morar Estados Unidos eu ia frequentar uma igreja que nao tivesse nenhum branco dentro, só eu kkkkkk.
Cid- Moderador
Cid escreveu:Eu ja disse pra minha esposa se um dia eu fosse morar Estados Unidos eu ia frequentar uma igreja que nao tivesse nenhum branco dentro, só eu kkkkkk.
Nos EUA praticamente nenhum de nós é considerado "branco", então o povo não ia ligar muito...
E digo mais, quem acha que negro nao toca e canta mais é porque tem inveja e é preconceituoso kkkkkk
Cid- Moderador
Cid escreveu:Rapaz sem preconceito eu acho que os negao toca mais, e cantam muito mais ainda.....
Uhuuuuu!!! Então eu tô com tudo!!! Podem colocar meu nome aêeee!!! 161 quilos de PURO CHURUME!!!
CHURUME RULES!!!
Acredito q o homem é mais influenciado pelo meio do q pela herança genética... ñ se trata da cor, mas em meio a quem viveu, por quais experiências passou.
Pra mim o Steve Bailey é monstro de virtuosismo tocando especialmente no fretless, mas se não for suficiente vai aí o Alain Caron.allexcosta escreveu:DUDUBASS escreveu:Me dê um outro baixista referência no Slap, como o Marcus Miller. . Mark King
Mark King é bom e é referência no slap, mas "churume" ele não tem não... referência no SlapDUDUBASS escreveu:Um outro com a pegada, excelência em estúdio do Anthony Jackson, Laboriel. . Nico Assumpção, Jaco Pastorius
Nico me parecia ser mestiço. Grandeeeeeeeeeeeee músico. Pastorius também era incrível. Fato é que nenhum dos dois ficou conhecido pelo suingue.
DUDUBASS escreveu:Um outro com a virtuosidade do Victor Wooten.. . Steve Bailey
Aí eu prefiro achar que você tá brincando...
E mestiço aqui no Brasil todo mundo é né? eu sou branco pra caramba e tenho um pouco do sangue indígena.
Pra mim o DNA musical existe e é real, mas o DNA musical já vir com estilo é que eu não creio... claro que com o meio e o desenvolvimento tem coisas que nós vamos gostar mais e outras nem tanto, isso é natural, mas nunca vamos gostar de uma coisa que não conhecemos...
Já ia esquecendo: TIM MAIA!!! hehehehe Ed Mótica!!! Chic!!! Earth Wind & Fire...
Eu acho que o problema (ou solução) é a convivência.
Existe uma tradição de rítimo percursivo que vem lá da Africa ha vários séculos. Isso fica incorporado na tradição e na convivência familiar e social.
Vai passando de geração em geração.
Acredito ser uma "bagagem cultural".
Portanto para mim, o povo negro é mais musical porque convive mais com música (principalmente rítimica).
Simples assim.
Dai essa "bagagem cultural ritimica", quando pega um instrumento mais moderno, simplesmente se adapta e acaba gerando músicos famosos.
Inconsciente coletivo de negro africano do passado é o rítimo de tambores.
Filmes americanos antigos de Hollywood em preto e branco quando mostrava cenas da Africa, tinha som de tambores ao fundo.
Isso vira carnaval no Brasil, reggae na Jamaica, Rhythm and Blues nos EUA no século passado ou hip hop deste século. E muitas coisas mais.
Existe uma tradição de rítimo percursivo que vem lá da Africa ha vários séculos. Isso fica incorporado na tradição e na convivência familiar e social.
Vai passando de geração em geração.
Acredito ser uma "bagagem cultural".
Portanto para mim, o povo negro é mais musical porque convive mais com música (principalmente rítimica).
Simples assim.
Dai essa "bagagem cultural ritimica", quando pega um instrumento mais moderno, simplesmente se adapta e acaba gerando músicos famosos.
Inconsciente coletivo de negro africano do passado é o rítimo de tambores.
Filmes americanos antigos de Hollywood em preto e branco quando mostrava cenas da Africa, tinha som de tambores ao fundo.
Isso vira carnaval no Brasil, reggae na Jamaica, Rhythm and Blues nos EUA no século passado ou hip hop deste século. E muitas coisas mais.
Nessa questão do "churume" que o Allex citou, a única excessão que eu me lembro agora é o Steve Ray Vaughan. Esse cara tem muito "churume"!
Clube Cort #022 - Clube Hartke #031 - Clube Roland Boss #020 - Clube dos Pedais c/ MOD Kit's #013
daniloviana7- Membro
DUDUBASS escreveu: Pra mim o Steve Bailey é monstro de virtuosismo tocando especialmente no fretless, mas se não for suficiente vai aí o Alain Caron.
E mestiço aqui no Brasil todo mundo é né? eu sou branco pra caramba e tenho um pouco do sangue indígena.
Pra mim o DNA musical existe e é real, mas o DNA musical já vir com estilo é que eu não creio... claro que com o meio e o desenvolvimento tem coisas que nós vamos gostar mais e outras nem tanto, isso é natural, mas nunca vamos gostar de uma coisa que não conhecemos...
DNA Musical!!! Acho que é justamente disso que todos estão falando aqui... nada mais... agora já nascer com o estilo já é ooouuuutra praia...
E mesmo assim... se tu for pegar o DVD do Jaco e ver que as referências dele vinham de negros...
Ah... e é válido, muito válido lembrar do povo indígena... sua musicalidade também é bem evidente!!! alguém discorda?
Última edição por wellrod em Sex Fev 04, 2011 10:27 am, editado 1 vez(es)
Sao videos como esse que me faze mpensar isso.... garotoes brincando dentro das suas igrejas.... num vejo branco com esse swuingue nao sinceramente...
Cid- Moderador
thgbass escreveu:Mais também Allex, fica complicado, tu manda um vídeo do "Wooten vs Flea", kkk! (jajá a galera do Flea aparece)
E aparece mesmo rs. Eu concordo no que Alex falou lá, mas esse vídeo de comparação de flea vs wooten é complicado. Primeiro que são estilos diferentes, o flea nunca vai fazer as técnicas que o wooten faz, e o wooten nem no sonho terá uma presença de palco tão genial que o flea tem de levantar o público todo.
Acho que o flea pode até possuir poucas técnicas no baixo comparando-se ao wooten, porém não é isso que deixou ele bastante famoso, e sim sua performance e sua criatividade nas músicas de ROCK que ele faz e executa.
wellrod escreveu:Pra mim o Steve Bailey é monstro de virtuosismo tocando especialmente no fretless, mas se não for suficiente vai aí o Alain Caron.DUDUBASS escreveu: Aí eu prefiro achar que você tá brincando...
Pra mim o Bailey é chato pra caramba, pode ate tocar muito pra muitos e deve tocar... mas o molho ele nao tem nao.... Alain Caron é otimo mas não é de técnica que estamos falando....
Cid- Moderador
Pois é... o pessoal parece estar confundindo virtuosismo com CHURUME... eheheh
ôooo alexxx... Defina Churume pra galera!!!
ôooo alexxx... Defina Churume pra galera!!!
Eu acredito na história do DNA Musical.
É uma coisa meio que evolutiva mesmo, na minha opinião.
Exmplo: Todo gato enterra a m****. Mesmo os que nunca viram nem conviveram com outros gatos para aprenderem vendo.
Exemplo 2, todos os animais sabem nadar. E ninguém precisa ensinar. Isso tá na carga genética da espécie. Ou na carga energética da espécie, sei lá.
Já o camelo não sabe nadar. Faz sentido?
Essa carga evolutiva nos acompanha, animais que somos (cerumano).
E são muitos séculos de cultura rítmica na áfrica. Inclusive, grande parte das religiões africanas tem uma influência ritmica enorme.
Por isso que eu acho sim que esse suingue negão é diferenciado e é uma coisa meio herdada mesmo. Além é claro da influencia cultural na vida do cidadão.
É uma coisa meio que evolutiva mesmo, na minha opinião.
Exmplo: Todo gato enterra a m****. Mesmo os que nunca viram nem conviveram com outros gatos para aprenderem vendo.
Exemplo 2, todos os animais sabem nadar. E ninguém precisa ensinar. Isso tá na carga genética da espécie. Ou na carga energética da espécie, sei lá.
Já o camelo não sabe nadar. Faz sentido?
Essa carga evolutiva nos acompanha, animais que somos (cerumano).
E são muitos séculos de cultura rítmica na áfrica. Inclusive, grande parte das religiões africanas tem uma influência ritmica enorme.
Por isso que eu acho sim que esse suingue negão é diferenciado e é uma coisa meio herdada mesmo. Além é claro da influencia cultural na vida do cidadão.
Pra mim o Tópico aqui é "Músico Negro é diferente?"
Eu estou falando disso, será que um músico negro tem algo a mais como músico pelo fato de ter nascido negro?
Tem colegas foristas que não entenderam o tópico, não se trata da cultura negra X cultura branca, Música negra X Música branca;
Pra mim a Música negra é muito mais interessante que a branca, mais rica, mais ritmada e com muitos elementos agregados que fazem a diferença ao final...
Mas o músico não nasce com um DNA de jazz, axé, forró ou de swingueira... o DNa é musical e o meio ambiente, os sons ouvidos, as influências vão direcionar o cara para algum rumo até ele achar o que gosta realmente.
Eu estou falando disso, será que um músico negro tem algo a mais como músico pelo fato de ter nascido negro?
Tem colegas foristas que não entenderam o tópico, não se trata da cultura negra X cultura branca, Música negra X Música branca;
Pra mim a Música negra é muito mais interessante que a branca, mais rica, mais ritmada e com muitos elementos agregados que fazem a diferença ao final...
Mas o músico não nasce com um DNA de jazz, axé, forró ou de swingueira... o DNa é musical e o meio ambiente, os sons ouvidos, as influências vão direcionar o cara para algum rumo até ele achar o que gosta realmente.
Eu e meus amigos costumamos dizer que músico negão já nasce com 30% a mais de skill que o branco. Se ele for gordo, então, 50%. Brincadeiras à parte, é inegável que existe alguma coisa diferente sim.
Eu vejo que o negro, por ter havido grande preconceito, escravidão, tem uma capacidade de se esforçar mais em tudo e demonstrar que ele também pode.
Um exemplo como Michael Jordan que, um dia, recebeu de seu professor de ginásio um "VOCÊ NÃO SERVE PARA JOGAR BASQUETE"...
Eu sempre notei isso... A capacidade de se superar... O querer...
Notar a São Silvestre que normalmente vem o pessoal da África fazer bonito na corrida e sem total estrutura para seus treinos...
Assim também, acho que o homem negro consegue superar na musicalidade em geral. Baixista está entre eles.
Minha opinião.
Um exemplo como Michael Jordan que, um dia, recebeu de seu professor de ginásio um "VOCÊ NÃO SERVE PARA JOGAR BASQUETE"...
Eu sempre notei isso... A capacidade de se superar... O querer...
Notar a São Silvestre que normalmente vem o pessoal da África fazer bonito na corrida e sem total estrutura para seus treinos...
Assim também, acho que o homem negro consegue superar na musicalidade em geral. Baixista está entre eles.
Minha opinião.
gsfteodoro- Membro
DUDUBASS escreveu:Pra mim o Tópico aqui é "Músico Negro é diferente?"
SIMMMM!!! Creio que ninguém discorda de vc!!!
Só estamos falando do CHURUUUUMEEE rapá... aquele toquinho de sal... aquela pimentinha a mais... aquele tchaaaannn quase que natural que alguns tem em se destacar, mesmo que com coisas simples, mas que vc ouve, assiste e fala: PUTZ... que coisa linda de se ouvir...
Um exemplo no cenário de atores: Samuel L. Jackson
Dia desses eu tava pensando o seguinte a respeito dessas coisas... um ator branco, geralmente se "caracteriza" pra fazer uma personagem... deixa a barba crescer, muda o corte de cabelo, coloca uma lente e vira outra pessoa...
no caso de atores negros o buraco já é mais embaixo... ou o cara é bom ou vai pro saco... e o samuel é um exemplo disso... nos mil filmes que ele já fez, ele geralmente está com a mesma aparência (no máximo deixa o cabelo crescer), mas o cara representa tão bem aquilo, tem tanto CHURUME pra coisa que não precisa mudar muito suas feições pra poder ser OUTRA pessoa... e você assiste o filme e esquece completamente de algum outro filme que ele possa ter feito...
Quem aqui ao assistir o keanu reeves em qualquer outro filme, num vai lembrar imediatamente do Matrix? Aí ele tem q usar recursos como raspar todo o cabelo, ou deixar crescer completamente, enfim... usar vários artifícios para que suas personagens não se confundam...
Um exemplo dessas "maquiagens" é o Johnny Depp...
não estou aqui MINIMIZANDO esses atores não... eles são sem dúvida EXCELENTES no que fazem...
só comentei a respeito do CHURUME natural pra tentar exemplificar que muitas vezes o cara não tem muitos recursos, não tem uma beleza natural que a mídia exige, mas mesmo assim se destaca no meio com o seu dom natural...
talvez não tenha conseguido explicar direito...
Sem dúvida reconhecemos algo diferente e exclusivo na expressão musical de um negro a de um branco por exemplo...
Nao penso ser algo melhor (talvez pra determinados estilos musicais até seja), mas como foi dito no titulo do tópico, simplesmente diferente.
Tem coisas que só negão consegue fazer, não tem jeito! hehehe
A pergunta é: existem também coisas que só branco consegue? Eu não tenho resposta, mas se o pessoal tiver opinião formada sobre isso...
Nao penso ser algo melhor (talvez pra determinados estilos musicais até seja), mas como foi dito no titulo do tópico, simplesmente diferente.
A pergunta é: existem também coisas que só branco consegue? Eu não tenho resposta, mas se o pessoal tiver opinião formada sobre isso...
Última edição por Sá Reston em Sex Fev 04, 2011 10:56 am, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
Pra mim é cultural e genético, faz parte da essência das culturas africanas a música.
Alguém já assistiu Hatari! ? Um filme antigo com John Wayne. Pois bem, tem uma cena, que eu acho uma das mais belas do filme, em que o povo de uma aldeia está tirando água de um tipo de açude. O destaque é a trilha sonora, do povo cantando. E tão afinado de deixar muito coral por aí com vergonha.
Alguém já assistiu Hatari! ? Um filme antigo com John Wayne. Pois bem, tem uma cena, que eu acho uma das mais belas do filme, em que o povo de uma aldeia está tirando água de um tipo de açude. O destaque é a trilha sonora, do povo cantando. E tão afinado de deixar muito coral por aí com vergonha.
http://www.harlemgospelchoir.com/
http://www.harlemgospelchoir.com/
Sá Reston escreveu:Sem dúvida reconhecemos algo diferente e exclusivo na expressão musical de um negro a de um branco por exemplo...
Acho que a palavra CONSEGUIR não é nem o termo em questão... conseguir eu creio firmemente que TODOS conseguem... independente de raça... a palavra, o tema do tópico é mais "uma diferença" no que cada raça faz...
Temos na Formula 1... geralmente só brancos correndo... e agora 1 negro correndo na F-1... aí nos perguntamos... não tem mais deles correndo por falta de oportunidade ou dom?!?!?!
Pensando na comédia... vejo um grande elenco tanto de brancos quanto negros... todos eles me agradam... de Ed Murphy até Steve Martin...
Swing não tem nada com cor da pele... Um negro holandes não tem o swing de um branco brasilerio tocando samba...
Não gosto quando as pessoas falam que "com certeza o negro tem sua parcela no meio muiscal e no esporte e nao sei o que mais..." Claro que ele tem porque não teria?Ele não é um ser humano...?
Acho que isso pode ser cultural, ai sim!
Se o negro tem mais swing foi fruto do meio... E o Milton Nascimento ser criado por quem quer que seja ele seria o Milton Nascimento... Um exelente musico, e ai?!Eu até nem acho o som dele com caracteristicas "negras"!!!
Não gosto quando as pessoas falam que "com certeza o negro tem sua parcela no meio muiscal e no esporte e nao sei o que mais..." Claro que ele tem porque não teria?Ele não é um ser humano...?
Acho que isso pode ser cultural, ai sim!
Se o negro tem mais swing foi fruto do meio... E o Milton Nascimento ser criado por quem quer que seja ele seria o Milton Nascimento... Um exelente musico, e ai?!Eu até nem acho o som dele com caracteristicas "negras"!!!
Cabeça de dedo não pensa!!!Clube Fender #064Clube Giannini #033Clube do Blues #019Clube do Funk #003Clube dos amantes só das 4 cordas #001
hamilton du baixo- Membro
O Milton é considerado MUNDIALMENTE pela crítica justamente por ser um músico UNIVERSAL... a música dele não tem fronteiras nem estilos definidos...
Mais um ponto de churume pro negão!!! rsrsrsr
Mais um ponto de churume pro negão!!! rsrsrsr
E o ponto é justamente esse... não estamos falando de Estilos musicais... logo, não necessariamente pra um negro se destacar, ele não precisa necessariamente fazer um "estilo musical negro"... conforme vc falou...
O Seal por exemplo... faz música Dance... isso é estilo musical negro?
O Seal por exemplo... faz música Dance... isso é estilo musical negro?
allexcosta escreveu:(...)contra o branco, parto ou qualquer pessoa de pele clara, músico ou não.
(...)
Muitos de nós observa que os negros(...)
Tem dia que eu me supero...
E nao esqueçamos que suingue nao é sinonimo de musica boa.
Ta cheio de musica boa sem suingue por aí heheheh
Ta cheio de musica boa sem suingue por aí heheheh
Convidado- Convidado
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4