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Músico negro é diferente?

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Mensagem por Daniel Seg Fev 07, 2011 11:12 am

"Ah, não me venha com churumelas. "

by Seu Madruga.

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Músico negro é diferente? - Página 4 Empty Re: Músico negro é diferente?

Mensagem por ejrbass Seg Fev 07, 2011 4:32 pm

Cantão escreveu:
Rafael FindanS escreveu:AH, não acredito em DOM também.
Fala Rafael...sou um cara aberto a todo tipo de crença , não tenho preconceito com nada...respeito e admiro a opinião de todos , mas tenho uma
dúvida , que nome você dá para isto ?

http://bass.forumeiros.com/search?search_keywords=Pipoquinha

O Michael começou a tocar violão com nove anos. Com 10, já passou pro baixo , diz o pai Elisvan , baixista com 16 anos de experiência de Solonópole e há dois anos residente em Fortaleza. Praticamente ele começou só, pegando o violão, depois o baixo. Eu fui só tirando algumas dúvidas´, comenta o pai, sobre o filho que nunca teve aulas formais de música. ´Eu vivo só de música, o que não é fácil por aqui. Ele tem o patrocínio da De Oliveira, uma marca de contrabaixos, de Natal, e estamos batalhando uma bolsa pra ele, no Conservatório ou em alguma outra escola. Ele tem vontade de estudar, quer mesmo seguir na música , garante, pontuando o desejo de ver o filho lendo partitura - como um músico completo.
A precoce desenvoltura de Michael com o contrabaixo é atribuída por Elisvan ao convívio musical caseiro. Ele cresceu escutando música instrumental, esse é o interesse dele, desde cedo. Ficava vendo as vídeo-aulas que eu tenho... Quando vi, ele já tava tocando de uma forma fantástica pra idade dele , destaca. Todo mundo fica impressionado.
Fonte : Diário do Nordeste.

O Pipoquinha esteve aqui em João Pessoa no final de 2010 junto com o Arthur Maia, no III° Paraibass, fizeram um workshop juntos! Pipoquinha tocou todos os temas do Arthur junto com ele, e segundo o Pipoquinha ele tava tocando se lembrando! o guri é incrível!! e fora o lado tecnidco de instrumentista, ele tem toda aquela manha de se comunicar com o olhar! Ele ainda fez um Show à noite junto com a orquestra de jazz! Perguntamos ao pai dele quem ensina quem, a resposta foi: "estou pegando uns toques com ele" imagina!! e o ARthur está produzindo o cd do Pipoquinha!!
Todo ano, de uns 3 anos pra cá, na última semana do ano tem música instrumental na praia, com uma ótima estrutura, a mesma que recebe artístas como Daniela Mercury, Zeca Baleiro... e tudo isso de graça! fora workshops ministrados por esses músicos!! e esse ano (2010) o tema foi contrabaixo! Vieram Pipoquinha, Arthur Maia, Fernando Nunes, Dengue, Iteberê... mt bom!
Mas voltando ao tópico O Dom, no meu ponto de vista existe sim! assim como temos pessoas com facilidade pra matemática, física, algum esporte, pra música não é diferente!! e no caso dos "negros" existe algo de especial no groove, na forma de cantar, de se expressar na música!! isso não quer dizer que se o cara é negro já vai sair tocando e groovando, no final das contas tem que estudar!!
Abçs!!
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Mensagem por malka_aff Seg Fev 07, 2011 5:16 pm

Eu acredito em DOM, mas pra mim funciona assim, o cara que tem o DOM simplesmente tem mais facilidade de fazer alguma coisa do que o cara que não tem o DOM, por exemplo, eu não tenho o dom pro baixo, eu sou teimoso mesmo, mas isso não me impede de chegar no nível do pipoquinha, só que, como ele tem o dom, vai chega lá muito mais rápido que eu, por outro lado, mesmo se ele tiver o DOM de toca baixo, se ele NUNCA exercita isso, a primeira vez que tocar um baixo ele vai tocar razoavel,.


é assim que eu traduzo o "dom" das pessoas

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Mensagem por Claudio Seg Fev 07, 2011 9:28 pm

allexcosta escreveu:
Seria isso genético ou produto do contato com a cultura dos antepassados, a música, os ritmos?
Observem os vídeos:

Pô Tio, mas aí também é covardia os parâmetros que foram utilizados... cheguei a ficar com pena do Clapton espremido entre Buddy Guy e B.B. King... é comparação entre Ferraris e um Fusca.

No segundo vídeo a covardia é maior ainda, aquele um que não gosto nem de pronunciar o nome, não tem a menor condição de ser comparado ao Wooten. Neste segundo vídeo, ficaria melhor uma comparação com o Prestia, Jaco, Nico e outros baixistas dentro da mesma "liguagem"...


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Mensagem por GusVCD Seg Fev 07, 2011 10:34 pm

Acompanhando a discussão do tópico, fiquei com vontade de assistir um filme das antigas:

"Homens brancos não sabem enterrar." up

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Mensagem por jiroumaru Seg Fev 07, 2011 11:21 pm

Silouco escreveu:
Pelo menos pra mim, está claro que a música feita pelos negros não é melhor, mas é diferente, e pessoas como o Álex gostam mais dos músicos negros por que se identificam com o estilo diferenciado que eles tem devido a sua bagagem cultural.

Concordo plenamente. Acho que não passou pela cabeça de ninguém aqui no tópico algo diferente disso, a única discussão mesmo era a origem cultural/hereditária.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Fev 07, 2011 11:22 pm

^Músico Japa é diferente?
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Mensagem por fheliojr Ter Fev 08, 2011 12:42 am

^se levarmos em consideracao o myung, com certeza... apesar de q ele, embora genial, nao seja um exemplo de swing.

to tentando me lembrar, aqui, de um jazzista japones q o ed mota elogiou bastante numa entrevista para uma revista de companhia aerea. este disse q muito negro nao tinha a ginga daquele

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Mensagem por allexcosta Ter Fev 08, 2011 12:49 am

bassfuria escreveu:
Cantão escreveu:^E eu vou lhe deixar uma dica brother...leia ai... up e seja bem-vindo.
http://bass.forumeiros.com/t13112-nada-de-nudez-ou-semi-nudez-nos-avatares

Legal, já tinha lido...

Já entrou nas regras do forum...?!?

Eu tenho "bom senso", mas não concordo com essa "dica"... Acho meio "ditadura"... Até porque meu avatar não é "escadaloso"...

Agora se entrar nas regras do site, é outra história...

Obs: O que isso tem a ver com o tópico...?!? Não poderia ser resolvido por MP...?!?

Não seja por isso... Regra 06 modificada e abrangente a mensagens escritas e imagens... A saber:

06 - Temas polêmicos como política, sexo, nudez e semi-nudez serão monitorados de perto, podendo ser editados ou removidos a critério dos moderadores. Esta regra é válida tanto para mensagens escritas como para imagens.

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Mensagem por Binão Ter Fev 08, 2011 10:55 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^Músico Japa é diferente?

Claro, nasceu no japão. Very Happy
Pra mim só existem dois tipos de muicas e musicos. Os Ótimos e os insuportáveis. Não tenho nem meio termo.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Fev 08, 2011 11:01 am

Claro, nasceu no japão.
Mas também tem "japa" no Brasil e nos EUA....
Very Happy
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Mensagem por Nando Vasques Ter Fev 08, 2011 11:30 am

Kid Bengala tem o q vcs chamam de Churume grande? scratch
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Mensagem por Daniel Ter Fev 08, 2011 11:35 am

Músico negro é diferente? - Página 4 Ohh-My

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Mensagem por TúlioJB Ter Fev 08, 2011 11:37 am

Nando Vasques escreveu:Kid Bengala tem o q vcs chamam de Churume grande? scratch

Má...má.....ooooêêêê!

Ri Muito
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Mensagem por allexcosta Ter Fev 08, 2011 11:39 am

Obrigado a todos pela discussão...

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Mensagem por allexcosta Seg Fev 14, 2011 10:53 pm

allexcosta escreveu:Só pra constar, o Marcus Miller foi criado na Jamaica...

Informação errada... Marcus Miller foi criado em uma região de NY conhecida como "Jamaica", como havia corretamente dito o Silvião aqui:

SILVIAO escreveu:
allexcosta escreveu:Só pra constar, o Marcus Miller foi criado na Jamaica...
Allex desculpe mas Jamaica não é como os Americanos chamam uma parte barra pesada do Brokllyn, tem até uma música que tem esta expressão que o Miller gravou com um trompetista famoso o Tom Browne, saiu até uma matéria sobre isso na Cover Baixo.

Só não é no Brooklin e sim no Queens como mostra o mapa abaixo:

<iframe width="425" height="350" frameborder="0" scrolling="no" marginheight="0" marginwidth="0" src="http://maps.google.com/maps?hl=en&q=jamaica+new+york&ie=UTF8&hq=&hnear=Jamaica,+Queens,+New+York&ll=40.703546,-73.802032&spn=0.05908,0.154324&z=13&output=embed"></iframe><br /><small><a href="http://maps.google.com/maps?hl=en&q=jamaica+new+york&ie=UTF8&hq=&hnear=Jamaica,+Queens,+New+York&ll=40.703546,-73.802032&spn=0.05908,0.154324&z=13&source=embed" style="color:#0000FF;text-align:left">View Larger Map</a></small>

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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Jun 06, 2018 4:40 pm

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Mensagem por Nelson Bass Qui Jun 07, 2018 12:24 am

E os tópicos continuam a sair de suas tumbas...
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Mensagem por Pz123 Qui Jun 07, 2018 8:45 am

Aproveitando.. Se ainda não ouviram o novo album do Marcus Miller, façam isso.
Foi lançado há uns 5 dias e se chama Laid Black.
Recomendo demais.
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui Jun 07, 2018 12:04 pm

Eu ressuscitei o tópico pois o achei muito interessante. Acho que a grande diferença entre um músico e outro é o incorporar daquilo que ele toca. Isso tem muita ligação com a cultura e acredito que talvez até mais do que com a cor da pele. Existem os casos daqueles que desde cedo foram acostumados com determinado estilo musical, como por exemplo o samba e possuem vivência com o estilo a ponto de não terem dificuldade alguma de traduzir o estilo musicalmente. Tanto no baixo, como na bateria, violão ou o que for. Creio que o "chorume" vem dessa capacidade de traduzir o ritmo, incorporar, interpretar o ritmo e isso varia de local para local. Um músico americano pode ter a facilidade de interpretar um funk, um disco, um blues ou que for, mas pode encontrar dificuldades para interpretar um mambo, um pagode ou um samba por não ter a mesma vivência de quem cresceu com isso, cresceu em meio às síncopes e outros elementos dos estilos.
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Mensagem por Claudio Jardim Seg Jun 11, 2018 12:08 pm

Pra mim não é diferente.
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Mensagem por RodrigoBR Seg Jun 11, 2018 8:45 pm

Pra mim, a cor não diferencia, a influência sim, botar um branquinho crescendo e ouvindo musica no meio da galera, vai carregar todas as características com certeza.
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Mensagem por Fabio Linhares Seg Jun 11, 2018 11:40 pm

Creio que o negro seja melhor em várias atividades por questão de evolução, questão de sobrevivência.
Negros eram escravos, eram vendidos como mercadorias. Em função disso os que se destacavam em algo eram mais "escolhidos" pelos que os compravam, gerando essa seleção dos melhores. Imagino que os mais fortes, mais talentosos, as mais gostosas, acabavam ficando mais perto dos seus "donos" brancos.
Já para os branquelos, era só nascer branco. Magrelo, sem talento, sem nada especial, não corria risco de morrer por inutilidade.
A ainda nos dias de hoje: Pelé, Ronaldinho, Jordan, Wooten, Michael Jackson, Bolt, Marcus Miller, Paulo Moura... onde estariam ou chegariam se não tivessem um talento especial.
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