Gigs de igreja e templos religiosos.
+64
arthur.farias.96
Adriano Oliveira
RodrigoBR
Leosouza84
Diegobass
bruno.be
Vlademir Felix
Fabio Linhares
Alex BHT
Andre Azulao
Leandro Jeronimo
Sonikado
J.Adalberto
rafael.buzzi.andrade
DDD_WILL
Asafe
henrialbarral
edumoraes
brucce
joabi
ML Studio
pluís
Cid
Tonante
zanforlin
filipinhow
Rick Charles
carimbass
gsfteodoro
NeyBass
Cayo Castro
mjcmello
Boss2K
williamfernandes
Carlos Diego
RafaelPontes
Aionius
Vlad
fiuzabass
Edu Fettermann
rodrigogomes
squall_mv
GusVCD
SILVIAO
marcovinicioferreira
Amagomes
leandrosf89
Binão
Christian
Gomba
NETOULTRA
Neto_Martini
Dabahia
Fabricio Carvalho
Alencar
Alex Guimaraes
Silaum
patrickqueres
Maurício_Expressão
Jackson
Claudio
Hélcio Júnior_bass
Daniel
allexcosta
68 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 3 de 4
Página 3 de 4 • 1, 2, 3, 4
Re: Gigs de igreja e templos religiosos.
Cara, a pior coisa que as igrejas têm, de longe é o técnico de som, que não sabe nada e maioria das vezes é aquele tipo que sempre se acha o "certo", fora a falta de investimento e reconhecimento por parte do alto escalão digamos assim, a parte pastoral mesmo, só querem que tenha músico, mas não chegam junto nem pra perguntar se tá precisando de uma corda, tem que ser no peito e na raça mesmo, por amor à obra ...
Asafe- Membro
ola amigos bom eu toco na igreja catolica e faço uns free pra cantores evangelicos tambem ,
bom o que eu posso dizer é que hoje as igrejas evangelicas investem muito em som e muito mesmo (isso é almgo muito bom ) já algumas igrejas catolicas no qual faço parte peca nesse aspecto, logico não são todas, pois depende muito do padre da paroquia e etc. por exemplo o padre da minha paroquia não gosta de bateria na missa e nem em casamentos, a acustica la é muito boa, mas axo que cabem a nós musicos chegar-mos ao nosso lider religioso e conversar-mos a respeito quanto a isso (aparelhagem ) e logico contratar um bom tecnico de som para regular o som conforme o ambiente.
abraços
bom o que eu posso dizer é que hoje as igrejas evangelicas investem muito em som e muito mesmo (isso é almgo muito bom ) já algumas igrejas catolicas no qual faço parte peca nesse aspecto, logico não são todas, pois depende muito do padre da paroquia e etc. por exemplo o padre da minha paroquia não gosta de bateria na missa e nem em casamentos, a acustica la é muito boa, mas axo que cabem a nós musicos chegar-mos ao nosso lider religioso e conversar-mos a respeito quanto a isso (aparelhagem ) e logico contratar um bom tecnico de som para regular o som conforme o ambiente.
abraços
DDD_WILL- Membro
Essa aqui é minha igreja, a gente toca ali no cantinho perto da bateria (não é o melhor lugar do mundo, mas é eficiente), definitivamente de som a gente não pode reclamar, o PA é ótimo, e nosso retorno é por fones, só tá faltando cercar a bateria.
Rick Charles- Membro
Essa é a igreja que congrego. Ficamos ali do lado direito do piano, temos dois retornos no chão para a banda e tem mais dois, pro vocal, um de cada lado da plataforma. O som é bom, o duro é a criatura que mexe na mesa. Tem dia que é o céu, tem dia que vira um inferno, tocar sem ouvir nada ou tudo muito alto
brucce- Síndico
Impressão minha ou vcs só tocam mais social? Digo vestimenta...
GusVCD- Moderador
Normalmente nos culto estou de social, só toco de terno quando está frio. Quando é alguma coisa mais light eu vou de jeans e polo.
brucce- Síndico
Nem lembro a última vez q toquei de calça! HAHAHA
O pastor de terno/beca e eu de bermuda. Litoral é complicado, carregando equipamento então...
O pastor de terno/beca e eu de bermuda. Litoral é complicado, carregando equipamento então...
GusVCD- Moderador
Nossa, eu sinto um calor do caramba, mas na igreja tem saída de ar condicionado em diversos lugares e tem uma faixa bem em cima da onde ficamos, então sempre fica geladinho mesmo que esteja 40º lá fora.
Na adventista, pelo menos eu nunca vi usar short's em culto, o costume é no mínimo uma calça. Umas duas semanas atrás eu toquei na Zona Leste, não tinha ar e estava um calor infernal, a cada música tinha que secar as mãos e limpar o baixo... é dose...
Na adventista, pelo menos eu nunca vi usar short's em culto, o costume é no mínimo uma calça. Umas duas semanas atrás eu toquei na Zona Leste, não tinha ar e estava um calor infernal, a cada música tinha que secar as mãos e limpar o baixo... é dose...
brucce- Síndico
Minha igreja é tradicional (Presbiteriana), mas normalmente mesmo as tradicionais são mais maleáveis no litoral... não tem jeito, a umidade absurda faz vc suar litros na sombra parado... normalmente a gente chaga as 16h00 para montar equipo e ensaiar, um baita sol e tal... ai não tem jeito.
Sei q os idosos de plantão olham feio, mas eu não presto culto a eles, então... enquanto não me for solicitado algo diferente pela liderança, com uma justificativa q me convença, vamo q vamo.
Sei q os idosos de plantão olham feio, mas eu não presto culto a eles, então... enquanto não me for solicitado algo diferente pela liderança, com uma justificativa q me convença, vamo q vamo.
GusVCD- Moderador
Já fiz gig e, igrejas Católicas e Evangélicas. Nas católicas o som era sempre ruim e os músicos também, nas evangélicas o som era melhorzinho mas rolava uma disputa de volume, a Gig evangélica as pessoas ensaiavam mas tinha uns cara que se achavam o maestro e não sabiam de nada, nas Católicas nem ensaio rolava, tu sentia que tudo era nas coxas. Achei os Evangélicos mais abertos musicalmente os Católicos bastante tradicionais.
Christian- Membro
Sou da AD, culto comum eu uso calça jeans e camisa de malha, agora, quando é alguma festa, ou quando vamos tocar com a banda de música, geralmente usamos terno.
Acontece muito do que o Christian falou, gente que acha que sabe demais, mas eu nem me importo com isso mais. Os sonoplastas são bons, mas tem um em especial que é ótimo (EU mesmo), somos uma equipe de 6 e revezamos entre os cultos e os demais trabalhos durante a semana.
Acontece muito do que o Christian falou, gente que acha que sabe demais, mas eu nem me importo com isso mais. Os sonoplastas são bons, mas tem um em especial que é ótimo (EU mesmo), somos uma equipe de 6 e revezamos entre os cultos e os demais trabalhos durante a semana.
Rick Charles- Membro
Eu sou de uma igreja tradicional também (IECLB: Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil).
Faz uns 3 anos que não posso reclamar de som na igreja... fizemos uma vaquinha (praticamente uma boiada) e intalamos tudo Bose....
o elo fraco continuam sendo os "mesa-sonistas". Eu não posso reclamar muito pois quase sempre dou um jeito de colocar o técnico de som da banda pra cuidar (nem sempre estou acompanhado de todo mundo)
Sobre causos: Sempre é pedida uma música para o final do culto, enquanto as pessoas saem do templo.
No alto dos nossos 18 ou 19 anos (ou seja... uns 13 ou 14 anos atrás) achamos que seria uma boa tocar "Cante" do Oficina G3 nesse momento. A versão "elétrica" dela.
Era um culto tradicional...
Sério: Nunca vi o templo se esvaziar tão rápido...
Faz uns 3 anos que não posso reclamar de som na igreja... fizemos uma vaquinha (praticamente uma boiada) e intalamos tudo Bose....
o elo fraco continuam sendo os "mesa-sonistas". Eu não posso reclamar muito pois quase sempre dou um jeito de colocar o técnico de som da banda pra cuidar (nem sempre estou acompanhado de todo mundo)
Sobre causos: Sempre é pedida uma música para o final do culto, enquanto as pessoas saem do templo.
No alto dos nossos 18 ou 19 anos (ou seja... uns 13 ou 14 anos atrás) achamos que seria uma boa tocar "Cante" do Oficina G3 nesse momento. A versão "elétrica" dela.
Era um culto tradicional...
Sério: Nunca vi o templo se esvaziar tão rápido...
Esse é o ponto, claro que respeitando as liberdades que a doutrina dá. Particularmente eu não me sentiria bem de shorts mesmo assando e olha que já assei tocando em um Campori a 40º na nuca rsrssrsrGusVCD escreveu:Sei q os idosos de plantão olham feio, mas eu não presto culto a eles, então... enquanto não me for solicitado algo diferente pela liderança, com uma justificativa q me convença, vamo q vamo.
Isso é o mais normal possível, mas o bom é que pelo menos com quem eu toco, a coisa é nivelada.Christian escreveu:Já fiz gig e, igrejas Católicas e Evangélicas. Nas católicas o som era sempre ruim e os músicos também, nas evangélicas o som era melhorzinho mas rolava uma disputa de volume, a Gig evangélica as pessoas ensaiavam mas tinha uns cara que se achavam o maestro e não sabiam de nada, nas Católicas nem ensaio rolava, tu sentia que tudo era nas coxas. Achei os Evangélicos mais abertos musicalmente os Católicos bastante tradicionais.
Rapaz, manda um bons pra igreja adventista que está precisando rssrs Pra você ter uma ideia, um sonopresta levou uma caixa de uma igreja pra arrumar e voltou com peças automotivas!Rick Charles escreveu:Os sonoplastas são bons, mas tem um em especial que é ótimo (EU mesmo), somos uma equipe de 6 e revezamos entre os cultos e os demais trabalhos durante a semana.
Obs: AD seria o que?
O negócio é pesado hein?rafael.buzzi.andrade escreveu:Sério: Nunca vi o templo se esvaziar tão rápido...
brucce- Síndico
Lendo atentamente os post acima é notório que as igrejas seja lá que denominação tenham não tem o som como foco mesmo
Sou membro de uma igreja, e ela eh bem grande e anda na contra mão das histórias acima. Lá temos um técnico profissional dedicado a cuidas de tudo que refervesse ao sonoridade da igreja, o cara é fera e muito experiente com uma equipe tbem bem preparada, já acredito que essa equipe não seja profissional, mas voluntários.
Os cara tiram um baita som e os equipos são de prima.
Não toco lá, mas sabe como eh tem vários times, e normalmente com a time "A" tudo rola legal, já com os outros o som já não eh lá essas coisas, ou devidos os músicos ou aos técnicos
Sou membro de uma igreja, e ela eh bem grande e anda na contra mão das histórias acima. Lá temos um técnico profissional dedicado a cuidas de tudo que refervesse ao sonoridade da igreja, o cara é fera e muito experiente com uma equipe tbem bem preparada, já acredito que essa equipe não seja profissional, mas voluntários.
Os cara tiram um baita som e os equipos são de prima.
Não toco lá, mas sabe como eh tem vários times, e normalmente com a time "A" tudo rola legal, já com os outros o som já não eh lá essas coisas, ou devidos os músicos ou aos técnicos
Adalberto, acredito que o problema seja o foco do negócio. Não adianta o cara mexer no som e o cara só mexer no som.
Aquilo é adoração, tem que rolar perfeito, com um som gostoso e que não de problemas. É um trabalho tão santo quando o do pastor, dos músicos, dos cantores, da tiazinha da recepção ou do pessoal que trabalha com ações comunitárias que ninguém vê. Seja distribuir um papel da programação isso também deve ser feito com adoração e santidade. Isso está em falta na igreja hoje, seja na católica, adventista, presbiteriana, etc.
Aquilo é adoração, tem que rolar perfeito, com um som gostoso e que não de problemas. É um trabalho tão santo quando o do pastor, dos músicos, dos cantores, da tiazinha da recepção ou do pessoal que trabalha com ações comunitárias que ninguém vê. Seja distribuir um papel da programação isso também deve ser feito com adoração e santidade. Isso está em falta na igreja hoje, seja na católica, adventista, presbiteriana, etc.
brucce- Síndico
Concordo contigo,
Porém a discussão não é essa, acredito que a questão tratada seja de ordem técnica, não creio que Deus estava se importando se o músico desafinou ou o técnico não equalizou a galera direito
Mas tecnicamente falando o som das igrejas no geral é muito ruim
Porém a discussão não é essa, acredito que a questão tratada seja de ordem técnica, não creio que Deus estava se importando se o músico desafinou ou o técnico não equalizou a galera direito
Mas tecnicamente falando o som das igrejas no geral é muito ruim
Você não entendeu minha colocação, a adoração é de ordem técnica.
Digo isso por experiencia própria. Muitas vezes o técnico nem presta atenção no culto, quantas vezes eu e outros músicos tocamos com som desligado e que só foi ligado no meio da música de tanto que estávamos gesticulando lá da frente, ou o cara tira o som de um instrumento só porque não gosta ou que que muda a regulagem do instrumento na hora que estamos tocando a bel prazer.
Outra coisa que acontece muito na igreja que eu congrego é o técnico por falta de conhecimento/interesse não acionar o bendito botão pre/post da mesa, ai o retorno fica na mesma regulagem do PA e no final das contas terminamos o culto surdos.
Falta de orientação não é pois os 5 técnicos sabem como tudo precisa funcionar. Somente um dessa lista realmente faz o som funcionar bem. Isso atrapalha a adoração da igreja. Já cheguei ao ponto de comprar uma mesa e ligar a banda inteira só pra não deixar na mão do técnico.
Nos outros dois trabalhos que faço (um quarteto e um solista) normalmente o som fica ótimo porque tem que ficar do nosso jeito.
Você já tentou cantar com o técnico mudando a equalização do mic ou do rack da igreja? Já vi muito profissional sambar e perder totalmente o clima. Pra você ter uma ideia em um culto o pastor pediu para parar de mexer no mic dele pois estava atrapalhando.
Mas não acho que em geral o som seja ruim, acho que a pessoa que mexe deveria ter uma certa sensibilidade a programação.
Digo isso por experiencia própria. Muitas vezes o técnico nem presta atenção no culto, quantas vezes eu e outros músicos tocamos com som desligado e que só foi ligado no meio da música de tanto que estávamos gesticulando lá da frente, ou o cara tira o som de um instrumento só porque não gosta ou que que muda a regulagem do instrumento na hora que estamos tocando a bel prazer.
Outra coisa que acontece muito na igreja que eu congrego é o técnico por falta de conhecimento/interesse não acionar o bendito botão pre/post da mesa, ai o retorno fica na mesma regulagem do PA e no final das contas terminamos o culto surdos.
Falta de orientação não é pois os 5 técnicos sabem como tudo precisa funcionar. Somente um dessa lista realmente faz o som funcionar bem. Isso atrapalha a adoração da igreja. Já cheguei ao ponto de comprar uma mesa e ligar a banda inteira só pra não deixar na mão do técnico.
Nos outros dois trabalhos que faço (um quarteto e um solista) normalmente o som fica ótimo porque tem que ficar do nosso jeito.
Você já tentou cantar com o técnico mudando a equalização do mic ou do rack da igreja? Já vi muito profissional sambar e perder totalmente o clima. Pra você ter uma ideia em um culto o pastor pediu para parar de mexer no mic dele pois estava atrapalhando.
Mas não acho que em geral o som seja ruim, acho que a pessoa que mexe deveria ter uma certa sensibilidade a programação.
brucce- Síndico
Vou confessar meu pegado já que o assunto está dentro da igreja
Se o cara for mala derrubo mesmo o som dele kkkk
Nossa vou pro inferno agora !
Cara brincadeiras a parte, seja a igreja ou num show de rock, a política é a mesma, músicos e técnico tem que se dar bem. Qdo vou tocar em algum lugar a primeira pessoa de quem me aproximo eh o técnico
Qto sou o técnico só quero ser tratado com respeito e educação, prq afinal na hora H eu quem sou o todo poderoso kkkk
Como músico tenho a total consciência de minha mediocridade, afinal não sou profissional e tenho a música como hobby
Agora aguentar músico medíocre com pose de rock star tbem não e mole
Sempre existem dois lados a ser ponderados
Se o cara for mala derrubo mesmo o som dele kkkk
Nossa vou pro inferno agora !
Cara brincadeiras a parte, seja a igreja ou num show de rock, a política é a mesma, músicos e técnico tem que se dar bem. Qdo vou tocar em algum lugar a primeira pessoa de quem me aproximo eh o técnico
Qto sou o técnico só quero ser tratado com respeito e educação, prq afinal na hora H eu quem sou o todo poderoso kkkk
Como músico tenho a total consciência de minha mediocridade, afinal não sou profissional e tenho a música como hobby
Agora aguentar músico medíocre com pose de rock star tbem não e mole
Sempre existem dois lados a ser ponderados
J.Adalberto escreveu:Vou confessar meu pegado já que o assunto está dentro da igreja
Se o cara for mala derrubo mesmo o som dele kkk
Fico imaginando a frase aplicada a outras profissões...
Engenheiro:
Se o cara for mala, calculo a pilastra errado mesmo, que é pra cair na cabeça dele.
Doméstica:
Se a patroa for mala, coloco veneno na comida mesmo.
Cirurgião:
Se o cara for mala, não conserto a hemorragia mesmo.
A atitude de muitos técnicos é essa mesmo, se sentem os todos-poderosos do pedaço. Depois a gente reclama que nossa classe de músicos e agregados não é respeitada pela sociedade.
Sinceramente, não vejo nada de engraçado nisso. Queria ver se alguém agiria com tamanho desdém nos seus empregos de escritório, advocacia, medicina ou o que quer que seja...
allexcosta- Administrador
O grande problema que eu vejo não é nem questão de comunicação, é o cara se sentir o todo poderoso porque opera a mesa. Já conversamos, já fizemos reunião, já expomos nossa opinião, já levamos equipos próprios, etc. A equipe não muda e não está nem ai. Qualquer apertadinha a mais o cara responde que ele é voluntário...
É por isso que estou falando que na igreja, o povo não tem consciência que isso também é adoração e não estou falando que Deus se desaponta porque alguém errou a nota ou desafinar, mas é complicado fazer um trabalho pra Deus de qualquer jeito.
É por isso que estou falando que na igreja, o povo não tem consciência que isso também é adoração e não estou falando que Deus se desaponta porque alguém errou a nota ou desafinar, mas é complicado fazer um trabalho pra Deus de qualquer jeito.
brucce- Síndico
O voluntário em tese, apesar de voluntário deve ter aptidão para executar a atividade que se propôs
E além disso fazê-la com amor, contudo a realidade não eh essa
brucce escreveu:Você não entendeu minha colocação, a adoração é de ordem técnica.
brucce escreveu:É por isso que estou falando que na igreja, o povo não tem consciência que isso também é adoração e não estou falando que Deus se desaponta porque alguém errou a nota ou desafinar, mas é complicado fazer um trabalho pra Deus de qualquer jeito.
Levar a discussão pra esse lado não tem nada a ver.
Trabalho é trabalho. Seriedade é seriedade. Pra o que estamos discutindo aqui, não há diferença se você está tocando pra um político corrupto ou pra um ser mítico que permeia a matéria negra do Universo.
É triste, mas é isso mesmo. Dependendo da igreja e não da denominação, a preocupação com o sistema de som segue uma linha muito tênue. O que tenho percebido também é uma alta comoção para adquirir equipamentos de ponta, enquanto no nível técnico fica por último se der.J.Adalberto escreveu:O voluntário em tese, apesar de voluntário deve ter aptidão para executar a atividade que se propôs
Há um tempo atrás que pediram cotações de empresas especializadas em sonorização para ministrar cursos e workshops para os técnicos, mas acabou caindo no esquecimento.
Tio não estou discutindo religião se essa é sua preocupação e esse tópico é sobre gigs religiosas e não de outra coisa. Trabalho é uma coisa, voluntáriado é algo totalmente diferente e a forma como se trabalha também. Em um trabalho você é obrigado a responder por certas coisas, por ter um nível alto de qualidade e efetividade. Pra fazer uma gig séria você contrataria um baixista que não consegue seguir um ritmo? Claro que não! Você manda embora e contrata alguém qualificado.allexcosta escreveu:Levar a discussão pra esse lado não tem nada a ver.
Trabalho é trabalho. Seriedade é seriedade. Pra o que estamos discutindo aqui, não há diferença se você está tocando pra um político corrupto ou pra um ser mítico que permeia a matéria negra do Universo.
Na igreja, que é o foco do tópico independente do credo, existe um departamento (normalmente formado por pessoas que não conhecem o assunto a fundo) que escolhe quem vai trabalhar na equipe de som (normalmente interessados que também não manjam) e você gostando ou não serão eles. Pode reclamar, espernear, desabafar com o Pastor que nada vai mudar a não ser que os líderes desse departamento queiram.
Como disse não são todos que são assim, na nossa igreja temos o técnico de som do Som & Louvor que usa majestosamente todos os recursos possíveis do som, mas é um de 15...
Vocês por acaso tocam usando uma mesa própria da banda ou direto no som da igreja?
brucce- Síndico
brucce escreveu:Trabalho é uma coisa, voluntáriado é algo totalmente diferente e a forma como se trabalha também.
Nunca ouvi falar dessa diferença.
Voluntariado é quando a pessoa aceita fazer sem remuneração.
Em ambas situações há trabalho de qualidade boa ou ruim. Ou podemos até diferenciar entre nível profissional e amador. Entendo também que a exigência de tempo possa diferir, mas c&^# e andar porque é voluntário? Isso não existe...
Na teoria o nível de trabalho tem que ser o mais eficaz possível e é o que deveria fazer, mas a realidade está bem longe disso. Se você estivesse em SP lhe daria uma prova fresca do que estou falando pra você conhecer o "inexistente" rs
brucce- Síndico
Conheço bem essa realidade.
Muita gente mostra quem é quando acha que é insubstituível.
Um de vocês deveria operar o som enquanto toca.
Muita gente mostra quem é quando acha que é insubstituível.
Um de vocês deveria operar o som enquanto toca.
Por um tempo eu até arranjei uma "confusão" por utilizar uma mesa própria para a banda e eu regulava todo mundo e os nossos retornos. Como tenho tocado muito em outras igrejas eu nem uso mais a mesa.
Em casa igreja deveria, na minha opinião, ter um músico que "treinasse" a equipe de som no quesito de regulagens ou que fosse o diretor do som (mundo ideal)
Em casa igreja deveria, na minha opinião, ter um músico que "treinasse" a equipe de som no quesito de regulagens ou que fosse o diretor do som (mundo ideal)
brucce- Síndico
AD - Assembléia de Deus
Última edição por Rick Charles em Qua Fev 26, 2014 1:09 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erro de digitação)
Rick Charles- Membro
nessas ocasiões poderia contratar um cara, ou pagar um curso pra alguém e remunerar aposto que remunerando o cara faria um bom trabalho.
Christian- Membro
Nem todo músico (aliás, uma minoria) manja de som dessa forma... tem muito cara que só pluga o instrumento "naquele buraco" e já sai tocando.Em casa igreja deveria, na minha opinião, ter um músico que "treinasse" a equipe de som no quesito de regulagens ou que fosse o diretor do som (mundo ideal)
Sonikado- Membro
Sou evangelhico e acho que a grande dificuldade existe, pois as igrejas investem pouco com equipamentos de qualidade, músicos e pessoas que cuidam do som, aí já viu....
percebo que poucas igrejas os músicos são levados a sério, na igreja a palavra testemunho é levado muito a sério, principalmente o de cristão e músico dedicado, músicos nas igrejas com esses atributos são poucos... é comum nas igrejas vc se deparar com pessoas dedicadas e comprometidas, mas que ñ tem nenhuma aptidão musical e estão lá no ministério de música, tem o inverso também, excelentes músicos, mas com pouco comprometimento... Aí meus amigos, os pastores não investem mesmo e quando investem, vão na visão de pessoas que ñ entendem, a visão dos pastores e lideres é totalmente diferente dos músicos. Uma vez ouvi uma frase perfeita de um grande músico chamado João Alexandre, que diz: os pastores deveriam entender mais de música e os músicos mais de Bíblia.
Essa é minha realidade com base nas igrejas onde já toquei, mas sei que tem ministérios/igrejas por aí, que a história é bem diferente, investem pesado em todos os aspectos !!!
percebo que poucas igrejas os músicos são levados a sério, na igreja a palavra testemunho é levado muito a sério, principalmente o de cristão e músico dedicado, músicos nas igrejas com esses atributos são poucos... é comum nas igrejas vc se deparar com pessoas dedicadas e comprometidas, mas que ñ tem nenhuma aptidão musical e estão lá no ministério de música, tem o inverso também, excelentes músicos, mas com pouco comprometimento... Aí meus amigos, os pastores não investem mesmo e quando investem, vão na visão de pessoas que ñ entendem, a visão dos pastores e lideres é totalmente diferente dos músicos. Uma vez ouvi uma frase perfeita de um grande músico chamado João Alexandre, que diz: os pastores deveriam entender mais de música e os músicos mais de Bíblia.
Essa é minha realidade com base nas igrejas onde já toquei, mas sei que tem ministérios/igrejas por aí, que a história é bem diferente, investem pesado em todos os aspectos !!!
Leandro Jeronimo- Membro
^
E tem outro ponto, tem músicos, pessoas com vontade e a liderança não quer investir porque culto não é "show"
E tem outro ponto, tem músicos, pessoas com vontade e a liderança não quer investir porque culto não é "show"
brucce- Síndico
Penso da mesma forma que você pensa, tio. Mas gente m*r*da existe em todo lugar... e a igreja nada mais é do que um "grupo de amostragem" do que se encontra na sociedade como um todo.allexcosta escreveu:(...)Entendo também que a exigência de tempo possa diferir, mas c&^# e andar porque é voluntário? Isso não existe...
Eu já fiz isso, uma vez, durante o ensaio. Deixei tudo regulado. Pedi pra namorad do guitarrista ir operando lá atrás enquanto eu dava as instruções lá na frente. Pouco antes do culto chegou o "técnico" e cagou tudo. Não... a namorada do guitarrista não se interessou em operar "oficialmente" a mesa de som.allexcosta escreveu:(...)Um de vocês deveria operar o som enquanto toca.
Não... não vai... se é um id**ta como voluntário, vai continuar sendo quando for remunerado. Se for a mesma pessoa, claro. Se for alguém de fora... quem paga a conta? a banda que exige "tratamenteo diferenciado"... claroChristian escreveu:nessas ocasiões poderia contratar um cara, ou pagar um curso pra alguém e remunerar aposto que remunerando o cara faria um bom trabalho.
Esse tipo de coisa já me irritou mais.brucce escreveu:E tem outro ponto, tem músicos, pessoas com vontade e a liderança não quer investir porque culto não é "show"
Por essas e outras que, esse semestre, eu já tenho uns buracos no cronograma pq pessoas se cansaram da situação. Tomei pra mim que, se não houver outra pessoa que cumpra essa agenda, simplemente não haverá músico escalado nesse dia. E já avisei a diretoria.
Impressão minha ou somos mais infelizes do que felizes fazendo gig em igrejas?
rafael.buzzi.andrade escreveu:Impressão minha ou somos mais infelizes do que felizes fazendo gig em igrejas?
Somos mais infelizes, deixei minha função de baixista à 6 meses na igreja depois de 6 anos tocando....me sinto muito melhor somente como membro...
Andre Azulao- Membro
Eu continuo sendo feliz! Como? Parei de tocar no louvor da igreja de são caetano, comecei a ajudar outra mais mente aberta (Vila Prudente) e me joguei de cabeça em dois projetos. Agora toco com qualidaderafael.buzzi.andrade escreveu:Impressão minha ou somos mais infelizes do que felizes fazendo gig em igrejas?
brucce- Síndico
"brucce"]E tem outro ponto, tem músicos, pessoas com vontade e a liderança não quer investir porque culto não é "show" [/quote]
Esse tipo de coisa já me irritou mais.
Por essas e outras que, esse semestre, eu já tenho uns buracos no cronograma pq pessoas se cansaram da situação. Tomei pra mim que, se não houver outra pessoa que cumpra essa agenda, simplemente não haverá músico escalado nesse dia. E já avisei a diretoria.
Impressão minha ou somos mais infelizes do que felizes fazendo gig em igrejas?[/quote]
mas aí o assunto se estende um pouco, tem igrejas tradicionais que até hoje não aceitam bateria, outras que se vc tocar um louvor mais ritmado fazem cara feia e muitas das vezes associam como show... é uma lance muito complexo de se debater aqui... Eu gostaria de conhecer mais a fundo o trabalho de algumas igrejas americanas, sei que lá tem problemas também, mas a impressão que passa é que eles conseguem unir o lance espiritual e a parte musical/técnica,(tem o lance cultural envolvido também, mas dúvido que o som do vídeo abaixo seria visto como show nas igrejas tradicionais aqui do Brasil) da uma olhada:
Apesar das dificuldades, sou muito feliz tocando na igreja !!!
Esse tipo de coisa já me irritou mais.
Impressão minha ou somos mais infelizes do que felizes fazendo gig em igrejas?[/quote]
mas aí o assunto se estende um pouco, tem igrejas tradicionais que até hoje não aceitam bateria, outras que se vc tocar um louvor mais ritmado fazem cara feia e muitas das vezes associam como show... é uma lance muito complexo de se debater aqui... Eu gostaria de conhecer mais a fundo o trabalho de algumas igrejas americanas, sei que lá tem problemas também, mas a impressão que passa é que eles conseguem unir o lance espiritual e a parte musical/técnica,(tem o lance cultural envolvido também, mas dúvido que o som do vídeo abaixo seria visto como show nas igrejas tradicionais aqui do Brasil) da uma olhada:
Apesar das dificuldades, sou muito feliz tocando na igreja !!!
Última edição por Leandro Jeronimo em Qua Fev 26, 2014 4:40 pm, editado 2 vez(es)
Leandro Jeronimo- Membro
Nossa realidade é cruel... mas sou feliz tocando na igreja, mesmo com tantas limitações e muitas exigências...
Alex BHT- Membro
Sou feliz tocando na igreja, nossa equipe de músicos é bastante jovem, o mais velho tem 22 e o mais novo 18, na igreja em cultos normais, a gente toca geralmente os hinos da Harpa no boa e velha guarânia e sertanejo em geral (os mais velhos não aprovam a "barulheira" de hoje), e tem os hinos para os conjuntos, mas quando fazemos cultos para jovens, geralmente mudamos os ritmos, aí rola rock, reggae, funk e etc.
Como também faço parte da equipe de sonoplastas, geralmente a parte da música quem equaliza sou eu, os outros rapazes só regulam volume de PA. Quando alguém quer trabalhar no som conosco, a gente geralmente dá um treinamento na pessoa de mais ou menos uns 3 meses.
No geral o som das igrejas no quesito música é bem precário, as que se saem melhor geralmente são as Batistas e Bethânias.
Como também faço parte da equipe de sonoplastas, geralmente a parte da música quem equaliza sou eu, os outros rapazes só regulam volume de PA. Quando alguém quer trabalhar no som conosco, a gente geralmente dá um treinamento na pessoa de mais ou menos uns 3 meses.
No geral o som das igrejas no quesito música é bem precário, as que se saem melhor geralmente são as Batistas e Bethânias.
Rick Charles- Membro
[2]Alex BHT escreveu:Nossa realidade é cruel... mas sou feliz tocando na igreja, mesmo com tantas limitações e muitas exigências...
GusVCD- Moderador
Na igreja de voces ocorre o fenomeno do guitarrista que resolve treinar seus arpejos e escalas no momento em que o pastor, padre ou ministro está falando com a igreja? Sem se importar com a poluição sonora causada pelo artista...
Fabio Linhares- Membro
Toquei oito anos seguidos em um igreja, na maior parte deste tempo, o som foi meia boca, até que resolveram investir pesado, primeiro foi a implantação de retorno de ouvido e por final, compraram mesa digital, PA e potências, tudo novo e top de linha.
Só que: Os técnicos de som não exploravam toda a qualidade do equipamento, por falta de conhecimento.
Até que: Resolveram contratar um técnico de som profissional, o cara ficou assustado com os padrões de equalizações inexistentes que estavam os instrumentos, vozes e PA. Por fim acertou se o som e gravamos algumas músicas, a diferença foi absurda, salvamos as cenas gravadas na mesa de som em pendrive, mas, foram poucos dias e os mesários de som, (assim que eu os chamavam, pois não eram técnicos) conseguiram estragar o som.
Do resto no geral o grupo sempre foi legal, dois músicos eram profissionais, ensaios semanais somente instrumental e depois a junção com as vozes, os mesmos músicos sempre tocando juntos todo este tempo, gerou muito entrosamento, era bacana, bons tempos.
Hoje, estou em uma igreja pequena, (400 membros) o som é daquele jeito... e não vejo interesse por parte da liderança em melhorias no som.
Só que: Os técnicos de som não exploravam toda a qualidade do equipamento, por falta de conhecimento.
Até que: Resolveram contratar um técnico de som profissional, o cara ficou assustado com os padrões de equalizações inexistentes que estavam os instrumentos, vozes e PA. Por fim acertou se o som e gravamos algumas músicas, a diferença foi absurda, salvamos as cenas gravadas na mesa de som em pendrive, mas, foram poucos dias e os mesários de som, (assim que eu os chamavam, pois não eram técnicos) conseguiram estragar o som.
Do resto no geral o grupo sempre foi legal, dois músicos eram profissionais, ensaios semanais somente instrumental e depois a junção com as vozes, os mesmos músicos sempre tocando juntos todo este tempo, gerou muito entrosamento, era bacana, bons tempos.
Hoje, estou em uma igreja pequena, (400 membros) o som é daquele jeito... e não vejo interesse por parte da liderança em melhorias no som.
Vlademir Felix- Membro
Quando eu toco com Minha banda temos técnico e normalmente o som sai descente.
Mais quando eu toco em igrejas normalmente eu relaxo e faço meu melhor pra Deus. Depois de velho me cansei de me preocupar com tudo. eu simplesmente Não adorava e passava nervoso.
Mais quando eu toco em igrejas normalmente eu relaxo e faço meu melhor pra Deus. Depois de velho me cansei de me preocupar com tudo. eu simplesmente Não adorava e passava nervoso.
Binão- Membro
Alex BHT escreveu:Nossa realidade é cruel... mas sou feliz tocando na igreja, mesmo com tantas limitações e muitas exigências...
3
bruno.be- Membro
2xBinão escreveu:Quando eu toco com Minha banda temos técnico e normalmente o som sai descente.
brucce- Síndico
brucce escreveu:2xBinão escreveu:Quando eu toco com Minha banda temos técnico e normalmente o som sai descente.
3x
Diegobass- Membro
Eu toquei 99% das minhas Gigs em igreja e infelizmente a tática usada é a de carregar todo o equipo quase sempre. Aprendi essas depois de muito tocar (na época guitarra ou viola) junto com meu brother GusVCD que só me colocou em furadas..kkk
Mas depois de ter experiência vc meio que acaba acertando o som na mão...
A coisa de acústica, qualidade de som e tudo mais acaba se tornando relativo, lógico que como facilitadores da adoração (é um termo que eu gosto..) gostamos de um mínimo de qualidade. Mas estive nas férias na famosa Brooklin Tabernacle e nem lá o som era top...
Mas depois de ter experiência vc meio que acaba acertando o som na mão...
A coisa de acústica, qualidade de som e tudo mais acaba se tornando relativo, lógico que como facilitadores da adoração (é um termo que eu gosto..) gostamos de um mínimo de qualidade. Mas estive nas férias na famosa Brooklin Tabernacle e nem lá o som era top...
Leosouza84- Membro
Vou falar das igrejas de BH, onde ou da AD, toco à 16 anos e ja toquei e passei em muitas igrejas, sendo AD ou não.
90% delas o técnico de som não é treinado.
50% não tem um cubo sequer para contrabaixo.
50% existem aquelas ciclotron/wattsom/LL biscoitão multiuso, que ainda quebram um galho.
100% o teclado é mais alto, mesmo quando não tem teclado na musica!
- EDITADO PELA MODERAÇÃO -
60% das igrejas o cabo do microfone está com pau, dando estalos.
40% das igrejas existe um chiado/zumbido no PA que ninguém sabe de onde vem!
De uns anos pra cá (uns 3-5 anos) as coisas vem melhorando sensivelmente em equipamentos nas igrejas, mas não vejo melhoras em técnicos de som. Deveriam investir nessa turma com cursos.
90% delas o técnico de som não é treinado.
50% não tem um cubo sequer para contrabaixo.
50% existem aquelas ciclotron/wattsom/LL biscoitão multiuso, que ainda quebram um galho.
100% o teclado é mais alto, mesmo quando não tem teclado na musica!
- EDITADO PELA MODERAÇÃO -
60% das igrejas o cabo do microfone está com pau, dando estalos.
40% das igrejas existe um chiado/zumbido no PA que ninguém sabe de onde vem!
De uns anos pra cá (uns 3-5 anos) as coisas vem melhorando sensivelmente em equipamentos nas igrejas, mas não vejo melhoras em técnicos de som. Deveriam investir nessa turma com cursos.
O que é "AD"?
https://www.contrabaixobr.com/t1402p100-gigs-de-igreja-e-templos-religiosos#648878allexcosta escreveu:O que é "AD"?
Boss2K- Membro
Página 3 de 4 • 1, 2, 3, 4