Mofo na escala
+27
Endure
gsfteodoro
Laysson
WHead
fheliojr
Pz123
Cantão
Juninho Sampaio
109eh
Thiago Almeida
Coder
Zé_Silveira
allexcosta
cK
Stormbringer
Mauricio Luiz Bertola
JAZZigo
subgrave
Galdino
Paulo Penna
cvmoretti
NESCAU
joabi
Lapetina
Guilé
Renato
Lucas8bass
31 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Mofo na escala
Vou ler e reler esse tópico mais algumas vezes. Duas guitarras minhas apresentaram esse tom esverdeado de mofo na escala. Os baixos não tanto, já que vez ou outra faço uma limpeza geral e deixo no ar livre. A guitarra preta, que eu tratava o acabamento com cera tá pior, isso muito por culpa minha, já que não olho tanto as guitarras como os baixos. Se conseguir remover tudo e não aparecer, acho que pode ser uma boa recorrer ao verniz no acabamento do corpo.
Laysson- Membro
Melhor remédio pra isso é tocar e estudar nos baixos sem parar.
allexcosta- Administrador
Eu tenho feito esse rodízio quando eu pego pra estudar.
Eu digo sempre uma sequência, mesmo se eu pensar: não quero o fretless hoje, se é dia dele, é ele que eu pegarei.
Não tem mais mofo aqui não. Então... a melhor dica é a do tio Alex
Eu digo sempre uma sequência, mesmo se eu pensar: não quero o fretless hoje, se é dia dele, é ele que eu pegarei.
Não tem mais mofo aqui não. Então... a melhor dica é a do tio Alex
gsfteodoro- Membro
Alex, vc que tem muitos baixos, como eles estão armazenados? Já houve infestação de mofo em algum deles?
fheliojr- Membro
Apenas atualizando...
Coloquei 10 sacos dentro de cada baixo. Espalhados pela escala
Coloquei 10 sacos dentro de cada baixo. Espalhados pela escala
Juninho Sampaio- FCBR-CT
fheliojr escreveu:Alex, vc que tem muitos baixos, como eles estão armazenados? Já houve infestação de mofo em algum deles?
Deixo dentro dos seus cases ou soft cases com sílica.
Infestação persistente e recorrente só lembro de um Jazz 78 que o corpo ficava todo manchado. Deixava no sol, limpava e saía. Uma semana guardado tava de volta.
Início de mofo na escala sem acabamento é comum, mas resolve rápido com os métodos já citados aqui.
fheliojr gosta desta mensagem
<off topic> Até hj nao vi esse 78.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Juninho Sampaio escreveu:<off topic> Até hj nao vi esse 78.
Olá baixistas.. Estou colocando aqui um experiência feliz. Mudei de casa e o lugar que sobrou pra colocar dois cases foi do lado da cama ao lado da parede. O problema é que a parede parece fria e até um pouco húmida. Começou a aparecer mofo nas duas escalas escuras. Silica que tinha nos cases era antiga. Após limpar as escalas com oleo de peroba, coloquei fralda de bebê, uma em casa case. Já faz 3 meses e o mofo não voltou. Quem precisar e quiser tentar, indico.
Endure- Membro
Laysson gosta desta mensagem
Endure escreveu:Olá baixistas.. Estou colocando aqui um experiência feliz. Mudei de casa e o lugar que sobrou pra colocar dois cases foi do lado da cama ao lado da parede. O problema é que a parede parece fria e até um pouco húmida. Começou a aparecer mofo nas duas escalas escuras. Silica que tinha nos cases era antiga. Após limpar as escalas com oleo de peroba, coloquei fralda de bebê, uma em casa case. Já faz 3 meses e o mofo não voltou. Quem precisar e quiser tentar, indico.
Legal demais. Indiretamente tinha feito isso. Depois da limpeza da guitarra strato, fiz a hidratação normal com o óleo de peroba e a mantive ao ar livre. Repeti o procedimento na guitarra preta e vou refazer o acabamento com dicas do Bertola. Nesse caso a finalidade é pra protegê-la com um verniz, e não mais com cera, que atraiu muito mofo principalmente no fundo do corpo. Não usei a fralda, mas guardei umas comigo pra caso volte a guardar em case. Já foi pouco mais de um mês desde minha postagem e procedimentos. Sem qualquer sinal de mofo, o que é muito bom!
Laysson- Membro
Hoje fui surpreendido com leve indicio de mofo na escala de rosewood... aquele rastro branco, bem de leve, mas tem (ao vivo nem parece muito, mas na foto )
Agora no começo do ano começou a temporada de chuvas quase todo dia, clima fica mais úmido, talvez tenha sido isso (ano passado, nesta época, eu nem tinha comprado ele e a escala estava envernizada pelo dono anterior [bem mal executada a pintura]).
Tô pensando em umedecer e passar um pano com vinagre de álcool e ver no que dá (deixando no suporte mesmo, já que não guardo dentro de case ou bag).
Tem algum problema passar um pano úmido com mistura de água + vinagre ou água sanitária?
Depois é aplicar óleo de peroba?
CSergio- Membro
Esfregue bem a escala com uma esponja com Veja Multi-uso ou vinagre de álcool, deixe secar e depois aplique o óleo de peroba.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
CSergio gosta desta mensagem
Obrigado Bertola,
Segui suas dicas e por fim, o óleo de peroba.
Antes
Depois
E.... muito bem... a SOL foi pro espaço
Soltei bastante as cordas, lá pelas tantas no momento de apertar, aconteceu isso; talvez em breve nos classificados um jogo capenga de GHS flats.
Na hora me senti assim
Segui suas dicas e por fim, o óleo de peroba.
Antes
Depois
E.... muito bem... a SOL foi pro espaço
Soltei bastante as cordas, lá pelas tantas no momento de apertar, aconteceu isso; talvez em breve nos classificados um jogo capenga de GHS flats.
Na hora me senti assim
CSergio- Membro
Vc apertou demais!
O músico velho se passou!
O músico velho se passou!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Pior que não, ela partiu quando a corda ainda estava folgada.
Acredito que a falta de sorte bateu na minha porta desta vez.
Acredito que a falta de sorte bateu na minha porta desta vez.
CSergio- Membro
Pera, cê fez o procedimento com as cordas no baixo ainda? Por que?
patriciofernandes- Membro
Em tempo: Bertola, o multiuso precisa de algum cuidado antes ou depois, ou apenas secar com um pano e fim?
patriciofernandes- Membro
patriciofernandes escreveu:Pera, cê fez o procedimento com as cordas no baixo ainda? Por que?
Por que é preguiçoso. Oras!
ahahahahahhahahahahhahahah
Desculpe! Não aguentei.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
preguiçoso não
Ora, deu pra fazer com as cordas na lugar e um pouco frouxas, pra quê tirar uai?
Usei esse pano multiuso, fininho, só enfiar debaixo das cordas e já era
Fiquei com receio de tirar as cordas e "perder" a regulagem.
Mas claro que sem elas seria mais fácil, mas na minha opinião não influenciaria em nada na quebra da corda, era hora dela mesmo, apesar de não ter 6 meses (importei da Strings by Mail )
Ora, deu pra fazer com as cordas na lugar e um pouco frouxas, pra quê tirar uai?
Usei esse pano multiuso, fininho, só enfiar debaixo das cordas e já era
Fiquei com receio de tirar as cordas e "perder" a regulagem.
Mas claro que sem elas seria mais fácil, mas na minha opinião não influenciaria em nada na quebra da corda, era hora dela mesmo, apesar de não ter 6 meses (importei da Strings by Mail )
CSergio- Membro
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Não. É apenas para retirar a sujeira e, no caso, o mofo., depois que passar e limpar, seque com um pano limpo e seco e, depois que estiver bem seco, passe o óleo de peroba.patriciofernandes escreveu:Em tempo: Bertola, o multiuso precisa de algum cuidado antes ou depois, ou apenas secar com um pano e fim?
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Tô com uma guitarra SG que ganhei (pra reformar no futuro), a escala também é rosewood, não envernizada.
Está num quarto que estou deixando fechado, geralmente abro a janela pra entrar ar e sol, mas com o período de chuvas, está ficando fechada.
Mas como hoje o sol abriu, abri a janela, e advinha?
Escala começando a ter mofo; como ela está sem cordas, foi mais fácil e rápido limpar.
Nesse quarto deixo um produto antimofo, mas já estava cheio.
Está num quarto que estou deixando fechado, geralmente abro a janela pra entrar ar e sol, mas com o período de chuvas, está ficando fechada.
Mas como hoje o sol abriu, abri a janela, e advinha?
Escala começando a ter mofo; como ela está sem cordas, foi mais fácil e rápido limpar.
Nesse quarto deixo um produto antimofo, mas já estava cheio.
CSergio- Membro
O problema desse antimofo e que tem que ficar comprando sempre. Comprei um desumidificador de ar Britania exatamente como o da foto para o meu home Studio. Funciona basicamente como esse antimofo só que é elétrico. Como fechei a janela praticamente não entra luz do sol, as paredes começaram a dar bolor e cheiro de mofo. Esse aparelho caiu como uma luva. Ele é pequeno e resolve para ambientes pequenos como é o meu caso. De dois em dois dias ele enche o recipiente de água. Resolveu muito, deixo ligado 24 horas. Recomendo.
Última edição por AlbertoBass em Qua Fev 24, 2021 1:56 pm, editado 1 vez(es)
AlbertoBass- Membro
Fernando Zadá, Heitorzilla e CSergio gostam desta mensagem
CSergio escreveu:Nesse quarto deixo um produto antimofo, mas já estava cheio.
- Spoiler:
Um potinho desses pra um quarto inteiro não adianta pra nada. Isso só serve pra lugar pequeno, tipo gaveta, armário, baú... Pra ambientes tem que ser na base do desumidificador elétrico mesmo.
Guga Ramone- Membro
Estou tentando que a loja SBM envie uma corda G dessas na faixa; aproveitei que fiz o pedido de um jogo de La Bella para outro baixo, depois mandei email, contando que a corda partiu do nada... se dispuseram a tentar arranjar uma corda avulsa e já me pediram fotos.
Bora ver se me mandam, wish me luck
Quanto ao mofo, não deu mais depois da limpeza.
* Edit: menos de 15 minutos depois de mandar email com as fotos, a resposta :
Bora ver se me mandam, wish me luck
Quanto ao mofo, não deu mais depois da limpeza.
* Edit: menos de 15 minutos depois de mandar email com as fotos, a resposta :
CSergio- Membro
Para a dica não se perder em outro tópico e difícil de achar, vou postar aqui; tô testando um antimofo caseiro, vamos ver se é eficiente mesmo esse esquema.
Por enquanto, 2 semanas de uso, parece que sim.
Fiz 2, com garrafão transparente de 5 litros de água, pra acompanhar o estado do carvão (se ficar cinza ou branco, estará funcionando).
Por enquanto, 2 semanas de uso, parece que sim.
Fiz 2, com garrafão transparente de 5 litros de água, pra acompanhar o estado do carvão (se ficar cinza ou branco, estará funcionando).
CSergio- Membro
Fernando Zadá e Juninho Sampaio gostam desta mensagem
Temporadas de chuvas voltou; tem mais de 6 meses que fiz esse esquema do vídeo acima e não deu mais mofo na escala preta.
Agora é a prova de fogo com o retorno das chuvas.
Agora é a prova de fogo com o retorno das chuvas.
CSergio- Membro
fheliojr e Adame gostam desta mensagem
Página 2 de 2 • 1, 2