Customizar Condor XB-25A
+37
jaderbarbosa
GusVCD
deeecooo
Adriano Oliveira
cicero moura
bec2010
Laysson
Tonante
GilliamGatto
mum
Lapetina
NETOULTRA
siodoni
djmmaster
dibass
Eliezer (Zé)
Guilé
Daniel
Claudio
LuCaSbass
LFBruschi
Binão
Nando Vasques
ct.colela
wodtke
allexcosta
Pagode Alto Astral
Carlão
AJIFU
Fernando Paes
Paulo Tunis
cvmoretti
basslave
Guilherme Lizardo
Thales_Sr
Gomba
Marcondes_
41 participantes
Página 3 de 4
Página 3 de 4 • 1, 2, 3, 4
Re: Customizar Condor XB-25A
Eu particularmente nunca ia fazer isso, mas se você esta animado, boa sorte e mete a serra logo nesse bass.
GilliamGatto- Membro
"Como fazer um baixo?
R: Pega uns pedaços de madeira, uns caps XPTO, uns arame.. junta td num caldeirão e plift plaft booom! "
Bem.. se fazer um baixo não é simples assim, alterar tb não seria, correto? Por isso eu criei o tópico, embora eu estava agindo exatamente como na frase acima.. eu estava apenas pensando em colocar td no baixo e vamos embora! Maas.. daí vieram as críticas, as sugestões, o poema (ehhehe) enfim.. e td isso ajudou no amadurecimento do meu sonho.
Portanto, hj eu sei bem oq eu qro:
Eu qro fazer um up no meu bass, cujo o resultado seja maior versatilidade (por isso penso numa config HH + chave 5p e, se possível tb do "pan"/balanço entre os caps), e "características timbrísticas próximas/semelhantes/'algum grau de parentesco mesmo que distante' de um MM" (através dos HH da SeymourDuncan).. e um circuito/pré-amp pra gerenciar toda essa config.. blz? É isso que eu qro.. hj.. depois de ler tds os comentários postados aqui!
Enfim, daí como captador não é imã de geladeira, eu terei que escolher bem o local onde eles deverão ficar pq depois não vai dar pra trocar heheh.. por isso tenho rabiscado esses desenhos aí.. para tirar todas as dúvidas, entederam?
Bem, digamos que eu não tenho nenhuma dúvida.. acredito que vou de HH Seymour Duncan + Pré-Amp da orange + Chave Fender de 5 posições e as medidas serão baseadas no Bongo5, que é um MM de 24 trastes... os esquemas das posições eu já passei, e daí acho que é isso... vou passar isso pro luthier tb.
As minhas dúvidas nem sempre são dúvidas, geralmente eu procuro olhares críticos para ver onde estou falhando, oq está faltando pensar, e por aí vai... Acredito que meu tópico vai ajudar mtos q qzerem fazer essas loucuras!!! Agora só qria mesmo uma opnião sobre a imagem de SR5 X Condor X Bongo5!!!
R: Pega uns pedaços de madeira, uns caps XPTO, uns arame.. junta td num caldeirão e plift plaft booom! "
Bem.. se fazer um baixo não é simples assim, alterar tb não seria, correto? Por isso eu criei o tópico, embora eu estava agindo exatamente como na frase acima.. eu estava apenas pensando em colocar td no baixo e vamos embora! Maas.. daí vieram as críticas, as sugestões, o poema (ehhehe) enfim.. e td isso ajudou no amadurecimento do meu sonho.
Portanto, hj eu sei bem oq eu qro:
Eu qro fazer um up no meu bass, cujo o resultado seja maior versatilidade (por isso penso numa config HH + chave 5p e, se possível tb do "pan"/balanço entre os caps), e "características timbrísticas próximas/semelhantes/'algum grau de parentesco mesmo que distante' de um MM" (através dos HH da SeymourDuncan).. e um circuito/pré-amp pra gerenciar toda essa config.. blz? É isso que eu qro.. hj.. depois de ler tds os comentários postados aqui!
Enfim, daí como captador não é imã de geladeira, eu terei que escolher bem o local onde eles deverão ficar pq depois não vai dar pra trocar heheh.. por isso tenho rabiscado esses desenhos aí.. para tirar todas as dúvidas, entederam?
Bem, digamos que eu não tenho nenhuma dúvida.. acredito que vou de HH Seymour Duncan + Pré-Amp da orange + Chave Fender de 5 posições e as medidas serão baseadas no Bongo5, que é um MM de 24 trastes... os esquemas das posições eu já passei, e daí acho que é isso... vou passar isso pro luthier tb.
As minhas dúvidas nem sempre são dúvidas, geralmente eu procuro olhares críticos para ver onde estou falhando, oq está faltando pensar, e por aí vai... Acredito que meu tópico vai ajudar mtos q qzerem fazer essas loucuras!!! Agora só qria mesmo uma opnião sobre a imagem de SR5 X Condor X Bongo5!!!
Última edição por Marcondes_ em Qua Ago 17, 2011 12:43 pm, editado 1 vez(es)
Marcondes_- Membro
^ O quê?
Marcondes_ escreveu:
Acredito que meu tópico vai ajudar mtos qzerem fazer essas loucuras!!!
Pois eu acredito no contrário, seu tópico fará muita gente desistir dessas loucuras...
Olha, eu ia fazer um negócio desses num dos meus baixos... o pessoal do fórum me demoveu da idéia e eu vou te contar que foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Teria sido dinheiro jogado fora.
Porque, por mais que a elétrica do baixo seja a mais cara do mundo, se o resto do baixo não acompanhar isso, o baixo nunca vai ficar bom.
É como se você estivesse colocando um motor de ferrari num ônibus... Vai até fazer o onibus andar, mas você vai usar o máximo do motor pra ter a mesma coisa que você tinha com o motor antigo. E vai continuar sendo um ônibus... nunca vai virar uma Ferrari.
Porque, por mais que a elétrica do baixo seja a mais cara do mundo, se o resto do baixo não acompanhar isso, o baixo nunca vai ficar bom.
É como se você estivesse colocando um motor de ferrari num ônibus... Vai até fazer o onibus andar, mas você vai usar o máximo do motor pra ter a mesma coisa que você tinha com o motor antigo. E vai continuar sendo um ônibus... nunca vai virar uma Ferrari.
^Ultimamente tenho refletido muito sobre ups... e pra mim 90% do som do baixista tá no dedo e Zefini!
Ups são legais, mas, logo vc sentirá a necessidade de mudar e depois mais.
E isso não para.
Pra mim hoje um baixo tem que ter 1 captador, 1 volume e 1 tone mais que isso já é exagero.
Se vc tá a fim de fazer os ups vai fundo. Te desejo boa sorte!
Ups são legais, mas, logo vc sentirá a necessidade de mudar e depois mais.
E isso não para.
Pra mim hoje um baixo tem que ter 1 captador, 1 volume e 1 tone mais que isso já é exagero.
Se vc tá a fim de fazer os ups vai fundo. Te desejo boa sorte!
Acho que upgrades devem ser feitos apenas se forem reversíveis, e quando se tem pelo menos uma mínima idéia da margem de erro e do resultado esperado, ai a chance de ser dinheiro jogado fora se reduz muito...
mum- Membro
Marcondes, siga o exemplar Guilé ( acredite, muitos por aqui já o estão seguindo e reverenciando ) e faça como aconselha sua tia Luíza : vai ser feliz!
Pagode Alto Astral- Membro
ultima chance de ser feliz 33,3
Pagode Alto Astral escreveu:Marcondes, siga o exemplar Guilé ( acredite, muitos por aqui já o estão seguindo e reverenciando ) e faça como aconselha sua tia Luíza : vai ser feliz!
Nando Vasques- Membro
Vamos lá.. não vou citar ninguém mas não é nada pessoal.. e embora eu queira responder cada comentário, eu já to cansado de ser falar as mesmas coisas em tds os posts.. mas enfim..
O negócio é o seguinte: Galera, mto obrigado pela ajuda.. sério mesmo.. antes eu mal tinha um norte, e agora eu tenho o mapa da mina, e agora só me falta traçar/escolher a melhor rota!
Eu vou fazer o Up, pois é oq eu qro, os motivos eu acho que já deixei bem claro. Qnto ao resultado não me agradar, não tem como ocorrer.. a não ser que fique com som de pato! Ou de balde.. enfim.. acredito que é impossível.. no mínimo esse baixo vai ter som de Condor(me refiro às madeiras e construção do baixo) com Caps SeymourDuncan... eu não espero que fique igual um MM etc etc etc.. eu entendo que nem se eu fizesse uma réplica, ficaria igual! Justamente por isso eu vou comprar um.. não agora, mas vou, no momento certo! Agora, eu vou pegar este condor, colocar estes itens, e "ser feliz"! "Tanquilo" ?
Eu tendo mais tempo, vou editar o primeiro post e add as alterações e informações que faltam (as que eu vim colocando ao longo do tópico).
A única coisa que eu não vi/li, e queria saber a opnião, ou a justificava, sei lá.. de vocês.. é sobre a questão do posicionamento dos cap's. Tipo, eu vou seguir à do Bongo5.. Mas como o colela informou, os StingRay tem lá a distancia de 33,3cm etc etc.. isso serve apenas para 22trastes? Em um baixo 24trastes essa medida não seria "relativa"? Etc etc.. Por isso fiz o desenho com os alinhamentos de StingRay5 X Condor X Bongo5..
Por fim.. qndo eu disse que meu tópico ajudaria, eu não quis dizer encorajar ou desencorajar.. a partir do momento que um cara qzer fazer qlqr modificação (simples ou drastica), neste tópico já foram dadas dicas sobre questão de posicionamentoXtimbre, alinhamento CordasXpolos, marcas, etc etc..
Novamente, obrigado por tds as postagens, se eu tiver mais alguma informação técnica eu vou postar aqui, e, qndo eu fzer o Up, vou gravar o antes e depois para vocês!
[]'s
O negócio é o seguinte: Galera, mto obrigado pela ajuda.. sério mesmo.. antes eu mal tinha um norte, e agora eu tenho o mapa da mina, e agora só me falta traçar/escolher a melhor rota!
Eu vou fazer o Up, pois é oq eu qro, os motivos eu acho que já deixei bem claro. Qnto ao resultado não me agradar, não tem como ocorrer.. a não ser que fique com som de pato! Ou de balde.. enfim.. acredito que é impossível.. no mínimo esse baixo vai ter som de Condor(me refiro às madeiras e construção do baixo) com Caps SeymourDuncan... eu não espero que fique igual um MM etc etc etc.. eu entendo que nem se eu fizesse uma réplica, ficaria igual! Justamente por isso eu vou comprar um.. não agora, mas vou, no momento certo! Agora, eu vou pegar este condor, colocar estes itens, e "ser feliz"! "Tanquilo" ?
Eu tendo mais tempo, vou editar o primeiro post e add as alterações e informações que faltam (as que eu vim colocando ao longo do tópico).
A única coisa que eu não vi/li, e queria saber a opnião, ou a justificava, sei lá.. de vocês.. é sobre a questão do posicionamento dos cap's. Tipo, eu vou seguir à do Bongo5.. Mas como o colela informou, os StingRay tem lá a distancia de 33,3cm etc etc.. isso serve apenas para 22trastes? Em um baixo 24trastes essa medida não seria "relativa"? Etc etc.. Por isso fiz o desenho com os alinhamentos de StingRay5 X Condor X Bongo5..
Por fim.. qndo eu disse que meu tópico ajudaria, eu não quis dizer encorajar ou desencorajar.. a partir do momento que um cara qzer fazer qlqr modificação (simples ou drastica), neste tópico já foram dadas dicas sobre questão de posicionamentoXtimbre, alinhamento CordasXpolos, marcas, etc etc..
Novamente, obrigado por tds as postagens, se eu tiver mais alguma informação técnica eu vou postar aqui, e, qndo eu fzer o Up, vou gravar o antes e depois para vocês!
[]'s
Você deve pensar na posição dos pickups em relação à escala do baixo, portanto não deve haver diferença se o baixo tem 22 ou 24 trastes.
Seu baixo não vai soar como um pato. Com certeza vai soar até bem. Como experiência vale à pena, mas você meio que casa com o upgrade, pois em termos de mercado continuará sendo o baixo que é.
Boa sorte na empreitada.
Seu baixo não vai soar como um pato. Com certeza vai soar até bem. Como experiência vale à pena, mas você meio que casa com o upgrade, pois em termos de mercado continuará sendo o baixo que é.
Boa sorte na empreitada.
Escrevi e caiu a conex.. mas enfim.. resumindo, sobre as escalas, nos 3 baixos é 34" (até onde eu sei)... mas na comparação da imagem o posicionamento SR não bate com os 2 de 24 trastes (alguém teria uma imagem de um sr5 24 trastes HH, se é q existe ehhehe)...
Sobre o casamento, não vou vender ele não... já to casado com o baixo.. por isso os Up's..
Ahhh.. E sobre "90% do som é dedo do baixista", digamos que entendo bem oq isso qr dizer.. pra continuar 6 anos com o mesmo baixo, é pq eu e ele tamo rendendo ehhehe...
Sobre o casamento, não vou vender ele não... já to casado com o baixo.. por isso os Up's..
Ahhh.. E sobre "90% do som é dedo do baixista", digamos que entendo bem oq isso qr dizer.. pra continuar 6 anos com o mesmo baixo, é pq eu e ele tamo rendendo ehhehe...
Eu acho que se é o que vc quer... vc tem mesmo é que mandar bala... certa vez eu quis colocar um cap de MM no meu Southern cross, quase me crucificaram aí eu desisti...
mas um coisa que te pergunto. quais outros baixos que vc tocou para achar o XB-25 tão bom assim? Sem querer desmerecer o baixo, mas já toquei em XB-25 e achei ele longe de ser confortável, som sem definição (porém exelente custo beneficio), acabamento no padrão de baixos chineses e tudo mais para ser um baixo de entrada.
Creio que pode ser o apego e talz, afinal é seu primeiro baixo. o pessoal do clube do apego pode sentir o que vc está sentindo em fazer se "companheiro" crescer junto com vc...
mas novamente não quero mais entrar no mérito se seu baixo irá ficar bom ou não, na minha opinião vai ficar diferente de qualquer coisa, provavelmente ele terá um som relativamente bom (afinal você estará investindo em caps e circuito de qualidade) mas não foi um baixo que foi desenvolvido baseado em experiências das marcas que têm recursos para fazer protótipos e evoluirem seus modelos...
Outra dúvida, vc pretende só alterar captação+circuito ou pretende trocar hardware?
mas um coisa que te pergunto. quais outros baixos que vc tocou para achar o XB-25 tão bom assim? Sem querer desmerecer o baixo, mas já toquei em XB-25 e achei ele longe de ser confortável, som sem definição (porém exelente custo beneficio), acabamento no padrão de baixos chineses e tudo mais para ser um baixo de entrada.
Creio que pode ser o apego e talz, afinal é seu primeiro baixo. o pessoal do clube do apego pode sentir o que vc está sentindo em fazer se "companheiro" crescer junto com vc...
mas novamente não quero mais entrar no mérito se seu baixo irá ficar bom ou não, na minha opinião vai ficar diferente de qualquer coisa, provavelmente ele terá um som relativamente bom (afinal você estará investindo em caps e circuito de qualidade) mas não foi um baixo que foi desenvolvido baseado em experiências das marcas que têm recursos para fazer protótipos e evoluirem seus modelos...
Outra dúvida, vc pretende só alterar captação+circuito ou pretende trocar hardware?
cvmoretti- Membro
os alinhamentos que voce fez entre os baixos nao estao corretosMarcondes_ escreveu:
[]'s
e quanto a quantidade de casas o Allex ja respondeu , nao importa nesse projeto
Pra finalizar as coisa Marcondes
Voce ja tocou com algum music man citado?
ja tocou com um stingray?
ja tocou com um bomgo?
ou melhor conhece o som dos dois,sabe diferenciar um do outro?
para voce entender melhor
o stingray é um baixo com olhos azuis cabelos loiros longos de pele macia sorriso cativante seios empinados de corpo perfeito,emfim nao tem como nao se apaioxonar
nasceu na decada de 70 ja é uma coroa bem usada mas muito amada e desejada( nao é a toa)
o bomgo é uma baranga bem vestida siliconada cheia de plastica muito bem maqueada ,ate se parece com um stingray mas esta muito longe de ser uma bela verdadeira
nasceu nos anos 2000 é novinha mas nao deixa der ser uma feinha arrumadinha
A mae Ernie ball pode ate ser a mesma
ma o pai leo ,só teve uma filha bonita
a outra é de pai desconhecido
brincadeiras a parte
ja que voce vai fazer os ups na cara e coragem pelo menos garanta um unico timbre na sua empreitada te dou 33,3 chances de adivinhar qual seria o unico timbre garantido nesse projeto
pense bem e boa sorte na sua experiencia
Última edição por ct.colela em Sex Ago 19, 2011 1:09 am, editado 1 vez(es)
Tonante- Membro
Já abri tópico perguntando sobre a questão do captador do Precision onde me deram umas respostas importantes sobre o motivo da posição nunca ter mudado de 1957 pra cá. A posição do captador define a região de harmônicos que ele vai captar na vibração das cordas. E esses harmônicos são determinantes no timbre final.
Meu exemplo prático é que tenho um Yamaha RBX375 em que os captadores são dois Humbuckers com os polos grandes como os Music Man, mas não possuem som de StiingRay. O captador da ponte é mais próximo da ponte, e o captador do braço não é tão próximo do meio da escala como no StingRay. Fui entender o porquê disso lendo esse fórum, e quando li a questão dos captadores de ponte dos Jazz Basses terem os padrões 60' e 70', resolvi perguntar sobre os Precisions, e foi onde obtive essa resposta a respeito da posição e atuação sob os harmônicos.
Meu exemplo prático é que tenho um Yamaha RBX375 em que os captadores são dois Humbuckers com os polos grandes como os Music Man, mas não possuem som de StiingRay. O captador da ponte é mais próximo da ponte, e o captador do braço não é tão próximo do meio da escala como no StingRay. Fui entender o porquê disso lendo esse fórum, e quando li a questão dos captadores de ponte dos Jazz Basses terem os padrões 60' e 70', resolvi perguntar sobre os Precisions, e foi onde obtive essa resposta a respeito da posição e atuação sob os harmônicos.
Laysson- Membro
Colela, eh.. onde eu "errei" na posição dos baixos? Imagino que foi coisa de mm de desalinhamento, mas não se compara a diferença discrepante entre os baixos.. mas blz... só fico me perguntando, um SR5 de 24 trastes (se é que existe), "respeitaria" essa mesma medida de 33,3cm da 12ª casa?
Sobre tocar em Bongos e StingRays.. bem.. já toquei sim... pouco.. mas deu pra sentir o drama... e sei que os dois são diferentes sim! Até aproveitando, toquei certa vez num StingRay série de aniversário tals.. e não me agradei mto, mas tb ele tava meio que "abandonado" mas percebi que se um dia eu tivesse um stingray teria que me acostumar ao peso e ao braço (que não acho mto confortável, principalmente aquele, pois tinha escala clara e eu prefiro rosewood, pra mim é mais macia).. mas já tive experiências melhores com outros SR5...
Sobre seu "review" dos baixos.. digamos que concordo em partes (e saiba que vc não foi o primeiro a "depreciar" o bongo pra mim ehheh).. pra mim, o bongo não chega a ser essa baranga recauchutada aí.. afinal, Dave LaRue e tantos outros preferem ele pq? Seria só pcausa das 24 casas? Pode ser que sim, pode ser que não.. enfim..
Sobre o lance de "acertar o timbre"... ainda acho que é relativo.. a distancia entre o capotraste e a ponte entre os baixos é diferente.. se fosse igual, aí sim teria ctz dq 33,3cm no meu caso dariam o timbre do SR.. tipo, arriscar ter um timbre de SR e ter versatilidade.. eu fico pela versatilidade! A não ser que eu tivesse ctz que essa versatilidade me trariam timbres "ruins", e q mesmo "visualmente estranho" o posicionamento me oferece "o timbre certo".. mas enfim.. falta pouco mas vou conseguir as respostas das minhas dúvidas..
[]'s
Sobre tocar em Bongos e StingRays.. bem.. já toquei sim... pouco.. mas deu pra sentir o drama... e sei que os dois são diferentes sim! Até aproveitando, toquei certa vez num StingRay série de aniversário tals.. e não me agradei mto, mas tb ele tava meio que "abandonado" mas percebi que se um dia eu tivesse um stingray teria que me acostumar ao peso e ao braço (que não acho mto confortável, principalmente aquele, pois tinha escala clara e eu prefiro rosewood, pra mim é mais macia).. mas já tive experiências melhores com outros SR5...
Sobre seu "review" dos baixos.. digamos que concordo em partes (e saiba que vc não foi o primeiro a "depreciar" o bongo pra mim ehheh).. pra mim, o bongo não chega a ser essa baranga recauchutada aí.. afinal, Dave LaRue e tantos outros preferem ele pq? Seria só pcausa das 24 casas? Pode ser que sim, pode ser que não.. enfim..
Sobre o lance de "acertar o timbre"... ainda acho que é relativo.. a distancia entre o capotraste e a ponte entre os baixos é diferente.. se fosse igual, aí sim teria ctz dq 33,3cm no meu caso dariam o timbre do SR.. tipo, arriscar ter um timbre de SR e ter versatilidade.. eu fico pela versatilidade! A não ser que eu tivesse ctz que essa versatilidade me trariam timbres "ruins", e q mesmo "visualmente estranho" o posicionamento me oferece "o timbre certo".. mas enfim.. falta pouco mas vou conseguir as respostas das minhas dúvidas..
[]'s
Marcondes_ escreveu:tipo, arriscar ter um timbre de SR e ter versatilidade.. eu fico pela versatilidade! A não ser que eu tivesse ctz que essa versatilidade me trariam timbres "ruins", e q mesmo "visualmente estranho" o posicionamento me oferece "o timbre certo".. mas enfim.. falta pouco mas vou conseguir as respostas das minhas dúvidas..
[]'s
Entre um timbre que fica legal pra tudo e 100 timbres que eu não tenho certeza que vou usar, fico com o certo!
mum- Membro
Marcondes_ escreveu: Dave LaRue e tantos outros preferem ele pq? Seria só pcausa das 24 casas? Pode ser que sim, pode ser que não.. enfim..
[]'s
O lance das 24 casas acho que é a menor das difereças, os dois baixos são completamente diferentes na construção, talvez compartilhando somente os mesmos captadores...
O Bongo tem um som mais saturado legal pra tocar com overdrive, um som que eu particularmente não gosto limpo... que por sua vez o Bongo HH é completamente diferente do Bongo H pela posição dos caps (O Bongo H tem o seu captador no "sweet spot").
e ainda tem outra coisa, os Sting rays de 5 e 4 cordas têm som diferente... mais provável por causa da massa do braço...
Ainda sonho em ter o som de um Sting Ray 4 cordas da decada de 70...
Marcondes_ escreveu:
Se os baixos têm diferença entre a distância do capotraste e a ponte, eles têm tamanho de escala diferentes...
Última edição por cvmoretti em Qui Ago 18, 2011 3:13 pm, editado 1 vez(es)
cvmoretti- Membro
cvmoretti escreveu:Marcondes_ escreveu: Dave LaRue e tantos outros preferem ele pq? Seria só pcausa das 24 casas? Pode ser que sim, pode ser que não.. enfim..
[]'s
e ainda tem outra coisa, os Sting rays de 5 e 4 cordas têm som diferente... mais provável por causa da massa do braço...
Ainda sonho em ter o som de um Sting Ray 4 cordas da decada de 70...
A ligação dos caps é diferente mesmo!
mum- Membro
/\ essa eu não sabia... pensava que os caps eram iguais... tirando o fato de um ser de 4 e outro de 5...
cvmoretti- Membro
mum escreveu:A ligação dos caps é diferente mesmo!
Desde quando?
Os caps são diferentes e os baixos tem massas diferentes, o que afeta bastante o som. Mas a ligação e o circuito são os mesmos...
Gomba escreveu:mum escreveu:A ligação dos caps é diferente mesmo!
Desde quando?
Os caps são diferentes e os baixos tem massas diferentes, o que afeta bastante o som. Mas a ligação e o circuito são os mesmos...
http://www.seymourduncan.com/pdfs/support/schematics/musicman_3way.pdf
Da uma lidinha no ultimo quadro
e nesse thread do TB:
http://www.talkbass.com/forum/f8/eb-musicman-stingray-5-compared-stingray-4-a-442653/
Por isso sempre fui meio cabrero de pegar um SR5 que não seja o Classic 5 hehehe
Abs!
mum- Membro
Eu sabia dessa diferença. Como eu disse, os caps são diferentes, mas a ligação é basicamente a mesma.
É, sobre a ligação me equivoquei.. Só nos modelos q tem mais de um captador que é diferente e não proporciona o timbre clássico do SR4
mum- Membro
Marcondes_ escreveu:a distancia entre o capotraste e a ponte entre os baixos é diferente.. se fosse igual, aí sim teria ctz dq 33,3cm no meu caso dariam o timbre do SR..
Meu caro, entrega o baixo pra o luthier e um abraço...
Bem, sobre Bongo e StingRay serem diferentes isso eu sei e concordo.. e até onde li por aí, os caps tb não são os mesmos.. SR usa imãs de Alnico ou Ceramica e o do bongo é um outro material (Neodymium)..
Agora, sobre Timbre etc etc... Eu nunca parei para "classificar" os StingRay.. pra mim são ótimos instrumentos seja qual for a versão.. eu, antes pensava que um HH seria mto melhor (pra mim) que um H (pela versatilidade), mas hj percebo que o SR4 H seria "O Baixo".. ou melhor, o baixo com "O Timbre".. mas isso tb é questão de gosto.. mas td bem... como eu disse, estou estudando, analisando e bem a questão do posicionamento.. daí vão algumas notas:
- O posicionamento de 33,3cm funciona em qlqr baixo (para se ter 'O Timbre')? Ou em baixos de 24 trastes não daria mto certo?
- Até onde está escrito, os 3 baixos tem a mesma escala, mas me parece que a ponte do StingRay (ou do condor, n lembro) é um pouco mais afastada (ou seja, a distancia entre ponte e capotraste é maior).. daí digamos que a escala do condor seja maior, aí o posicionamento seria relativo, correto?!
- Embora o "bongo" seja uma Geyse(aushusa apelei) pro Colela, eu curto o som dele, e, as madeiras dele são as mesmas que as do Condor (Basswood, Maple e Rosewood), embora, eu sei que tem um monte de outros itens que o fazem superior ao condor.. não estou igualando, só estou "lembrando" que as madeiras são as mesmas (e pra mim o condor mesmo sendo esse uninho está mto mais confortável que o bongo na questão braço e corpo!)..
- O timbre que o meu condor tem, difere (pra melhor) um pouco de outros baixos do mesmo modelo que já toquei.. e eu não sei dizer se são os 6 anos de vida dele comparado a instrumentos mais novos ou o cuidado que tive.. enfim.. acredito que seja o tempo da madeira, por isso, não penso em me desfazer dele...
- Hj a configuração do condor é PJ, só que, o P, digamos que é "invertido".. e é justamente o cap que eu mais uso.. e digamos que eu fico até impressionado com o grave que ele tem sendo o P desse jeito.. alguém tem algo a comentar sobre isso?!
Por fim... eu só não posto alguma "googlezete 'tratada' " pq se não esse tópico vai virar.. farra!
[]'s
obs: eu não estou deixando de fazer o up pq não me decidi, o projeto não é pra semana que vem.. eu só vou começar a investir nas peças e td mais não só depois de ter ctz, mas tb qndo o orçamento permitir! E isso não vai ser amanhã ehehhe...
Agora, sobre Timbre etc etc... Eu nunca parei para "classificar" os StingRay.. pra mim são ótimos instrumentos seja qual for a versão.. eu, antes pensava que um HH seria mto melhor (pra mim) que um H (pela versatilidade), mas hj percebo que o SR4 H seria "O Baixo".. ou melhor, o baixo com "O Timbre".. mas isso tb é questão de gosto.. mas td bem... como eu disse, estou estudando, analisando e bem a questão do posicionamento.. daí vão algumas notas:
- O posicionamento de 33,3cm funciona em qlqr baixo (para se ter 'O Timbre')? Ou em baixos de 24 trastes não daria mto certo?
- Até onde está escrito, os 3 baixos tem a mesma escala, mas me parece que a ponte do StingRay (ou do condor, n lembro) é um pouco mais afastada (ou seja, a distancia entre ponte e capotraste é maior).. daí digamos que a escala do condor seja maior, aí o posicionamento seria relativo, correto?!
- Embora o "bongo" seja uma Geyse(aushusa apelei) pro Colela, eu curto o som dele, e, as madeiras dele são as mesmas que as do Condor (Basswood, Maple e Rosewood), embora, eu sei que tem um monte de outros itens que o fazem superior ao condor.. não estou igualando, só estou "lembrando" que as madeiras são as mesmas (e pra mim o condor mesmo sendo esse uninho está mto mais confortável que o bongo na questão braço e corpo!)..
- O timbre que o meu condor tem, difere (pra melhor) um pouco de outros baixos do mesmo modelo que já toquei.. e eu não sei dizer se são os 6 anos de vida dele comparado a instrumentos mais novos ou o cuidado que tive.. enfim.. acredito que seja o tempo da madeira, por isso, não penso em me desfazer dele...
- Hj a configuração do condor é PJ, só que, o P, digamos que é "invertido".. e é justamente o cap que eu mais uso.. e digamos que eu fico até impressionado com o grave que ele tem sendo o P desse jeito.. alguém tem algo a comentar sobre isso?!
Por fim... eu só não posto alguma "googlezete 'tratada' " pq se não esse tópico vai virar.. farra!
[]'s
obs: eu não estou deixando de fazer o up pq não me decidi, o projeto não é pra semana que vem.. eu só vou começar a investir nas peças e td mais não só depois de ter ctz, mas tb qndo o orçamento permitir! E isso não vai ser amanhã ehehhe...
Marcondes_ escreveu:Customizar Condor XB-25A para MusicMan Sting Ray 5 HH
Investir peças tops num condor?!?
Sinômino de dinheiro jogado fora.
Vale mais a pena você trocar de baixo.
bec2010- Banido
Marcondes_ escreveu:- Até onde está escrito, os 3 baixos tem a mesma escala, mas me parece que a ponte do StingRay (ou do condor, n lembro) é um pouco mais afastada (ou seja, a distancia entre ponte e capotraste é maior).. daí digamos que a escala do condor seja maior, aí o posicionamento seria relativo, correto?!
Meu velho, sério mesmo. Você precisa fazer uma visita a um bom luthier e dizer o que quer. Deixe ele se virar com a parte técnica.
Uma ajuda:
Eu colocaria dois humbuckers com alnico, um na posição Stingray, outro com a bobina mais grave na posição Jazz-neck. E 4 chavinhas on-off
Interessante esse MM SR3...
allexcosta escreveu:
(...) Eu colocaria dois humbuckers com alnico, um na posição Stingray, outro com a bobina mais grave na posição Jazz-neck. E 4 chavinhas on-off
Allex, essa posição seria equivalente à utilizada no Warwick Corvette $$ (Double buck)?
Última edição por Laysson em Sex Ago 19, 2011 2:28 pm, editado 1 vez(es)
Laysson- Membro
^ Sei não...
Entendi, o captador da ponte dele me parece seguir o alinhamento do StingRay. Já o do braço, não faço ideia.
Laysson- Membro
Cara, se um baixo tiver escala 34" (comprimento da corda da ponte até o nut), se ele tiver 20, 22, 24, 26, 45, 15 casas, essa medida continua sendo os 33,3 cm porque o comprimento da escala não muda. Se for um baixo excala 35" ou 36" ou 32" ou 10", essa medida muda... mas o numero de trastes importa pouco pra posição daquele captador mais proximo da ponte, Mas, seguramente, nao cabe um outro humbucker mais perto do braço num baixo com 24 casas...- O posicionamento de 33,3cm funciona em qlqr baixo (para se ter 'O Timbre')? Ou em baixos de 24 trastes não daria mto certo?
A medida é a mesma. Não se guie por foto porque a escala (1:x cm) pode nao ser igualAté onde está escrito, os 3 baixos tem a mesma escala, mas me parece que a ponte do StingRay (ou do condor, n lembro) é um pouco mais afastada (ou seja, a distancia entre ponte e capotraste é maior).. daí digamos que a escala do condor seja maior, aí o posicionamento seria relativo, correto?!
Então por que mexer nele e perder esse timbre?- O timbre que o meu condor tem, difere (pra melhor) um pouco de outros baixos do mesmo modelo que já toquei.. e eu não sei dizer se são os 6 anos de vida dele comparado a instrumentos mais novos ou o cuidado que tive.. enfim.. acredito que seja o tempo da madeira, por isso, não penso em me desfazer dele...
mais?Por fim... eu só não posto alguma "googlezete 'tratada' " pq se não esse tópico vai virar.. farra!
[EDITADO]
Pois bem.. o lance da minha preocupação com o posicionamento dos caps (se vou seguir StingRay, ou o Bongo ou outro, enfim) é pra se ter um "timbre correto" definido.. tipo, pra não colocar numa posição que dê na telha e daí, por mais "versatil" q possa ser/parecer o baixo, tenha falhas como o Laysson disse, sobre harmonicos por exemplo.. não é pela imagem que vou sair fazendo furo.. vou sim levar num luthier pra fazer o serviço, mas antes to vendo qual rumo eu vou tomar, pra chegar e passar com certeza oq eu qro... isso serve mais para ter um norte dq eu devo procurar (em termos de medidas precisas)..
Tipo>
Seguindo as medidas do Bongo, destaquei em amarelo as linhas que o bongo capta e correspondem aos caps do 60's Jazz, e add as outras 2 que o Bongo capta, e, elas correspondem a 1ª bobina de cada cap do StingRay.
Tipo, se antes eu pensava trabalhar seguindo o posicionamento do Bongo apenas por se tratar de um MM de 24 trastes.. agora eu fico mais, como posso dizer.. "confortável" por saber que o alinhamento corresponde à posicionamentos já utilizandos.. tipo.. timbres definidos:
Posições da Chave seletora:
- 1e2 (*Timbre "novo");
- 1e3 (60's Jazz);
- 1e2 + 3e4 (**"Trabalhará" como um Bongo);
- 2e4 (Corresponde ao posicionamento 1e3 em um StingRay5); e,
- 3e4 (*Timbre "novo").
*Entre aspas este "Novo!" pq trabalharia como um Bongo, caso o controle pan/balanço dele altere de 0% à 100% o vol. entre os caps.
**Entre aspas este "Trabalhará!": O posicionamento segue o do bongo; Os controles os mesmos(pois pretendo colcoar tb o Pan/Balanço, mas para controle de vol. entre 25% e 75%); e, um 'plus' é que as madeiras são as mesmas.
Fora isso, terei controle de grave, médios e agudos e, dando certo o lance do balanço, terei mais esse controle, ou seja.. versatilidade! =D
Agora sim, acho que é correr pro abraço ehhehe... vou passar as medidas dos caps pro luthier aqui de franca fazer o "boneco" do cap... enqnto procuro as medidas exatas do bongo (e do "60's Jazz").
[]'s
Pois bem.. o lance da minha preocupação com o posicionamento dos caps (se vou seguir StingRay, ou o Bongo ou outro, enfim) é pra se ter um "timbre correto" definido.. tipo, pra não colocar numa posição que dê na telha e daí, por mais "versatil" q possa ser/parecer o baixo, tenha falhas como o Laysson disse, sobre harmonicos por exemplo.. não é pela imagem que vou sair fazendo furo.. vou sim levar num luthier pra fazer o serviço, mas antes to vendo qual rumo eu vou tomar, pra chegar e passar com certeza oq eu qro... isso serve mais para ter um norte dq eu devo procurar (em termos de medidas precisas)..
Tipo>
Seguindo as medidas do Bongo, destaquei em amarelo as linhas que o bongo capta e correspondem aos caps do 60's Jazz, e add as outras 2 que o Bongo capta, e, elas correspondem a 1ª bobina de cada cap do StingRay.
Tipo, se antes eu pensava trabalhar seguindo o posicionamento do Bongo apenas por se tratar de um MM de 24 trastes.. agora eu fico mais, como posso dizer.. "confortável" por saber que o alinhamento corresponde à posicionamentos já utilizandos.. tipo.. timbres definidos:
Posições da Chave seletora:
- 1e2 (*Timbre "novo");
- 1e3 (60's Jazz);
- 1e2 + 3e4 (**"Trabalhará" como um Bongo);
- 2e4 (Corresponde ao posicionamento 1e3 em um StingRay5); e,
- 3e4 (*Timbre "novo").
*Entre aspas este "Novo!" pq trabalharia como um Bongo, caso o controle pan/balanço dele altere de 0% à 100% o vol. entre os caps.
**Entre aspas este "Trabalhará!": O posicionamento segue o do bongo; Os controles os mesmos(pois pretendo colcoar tb o Pan/Balanço, mas para controle de vol. entre 25% e 75%); e, um 'plus' é que as madeiras são as mesmas.
Fora isso, terei controle de grave, médios e agudos e, dando certo o lance do balanço, terei mais esse controle, ou seja.. versatilidade! =D
Agora sim, acho que é correr pro abraço ehhehe... vou passar as medidas dos caps pro luthier aqui de franca fazer o "boneco" do cap... enqnto procuro as medidas exatas do bongo (e do "60's Jazz").
[]'s
Última edição por Marcondes_ em Ter Ago 23, 2011 1:03 pm, editado 1 vez(es)
Marcondes_- Membro
- Sobre a visita à um luthier.. bem.. aqui em franca já fui em um, que como eu disse, gostou da ideia mas falu que tem que se estudar td direitinho.. e, a idéia tda surgiu de uma conversa com meu luthier de sampa há uns 2 anos! Eu tinha pensado só em substituir os caps, daí fui perguntando pergutando daí formamos a idéia do HH com chave seletora de 5 posições (e ele já tinha avisado, não seria um MMSR5, mãs, ctz seria um melhor baixo).
Desculpem se não consigo responder a tds os coment's... mas ta td mto corrido.. mas obrigado mesmo pelos coment's.. td tem ajudo mesmo!
Desculpem se não consigo responder a tds os coment's... mas ta td mto corrido.. mas obrigado mesmo pelos coment's.. td tem ajudo mesmo!
Aew... retornando com as medidas:
Busquei na net sobre o bongo e o 60's Jazz, perguntei pra um amigo que tem um bongo, e acabei me deparando com o resultado aqui no forum tb...
A partir do 12º traste ao centro da:
- 2ª bobina do cap do braço (Bongo) = 27,7cm;
- Bobina do cap do braço (60's Jazz) = 27,7cm;
- 2ª bobina do cap da ponte (Bongo) = 36,7cm;
- Bobina do cap da ponte (60's Jazz) = 36,7cm.
Bem, a imagem que enviei no penúltimo post já "sugeria" isso. Pra confirmar, eu tb medi as distancias no condor e bate perfeitamente com as linhas da imagem (tambem medi os 33,3cm e correspondeu com a imagem, ou seja, a 2ª bobina* do StingRay5 bate com a 1ª bobina* do Bongo. *Cap da ponte).
Agora meu ensaio mesmo ficou por conta das chaves... tipo, ctz ctz mesmo que eu vou qrer pelo menos estas 2 posições (com controle de pan/balanço ou não):
- 1e3 (60's Jazz);
- 1e2 + 3e4 (Bongo "full").
Quanto aos 2 seguintes:
- 1e2 (Bongo 1e2);
- 3e4 (Bongo 3e4).
Não tenho tanta ctz caso dê certo o lance do pan, pois, nesses casos ele seria meio "inútil".
E o último:
- 2e4 (Posicionamento 1e3 em um StingRay5).
Não encontrei um esquema de StingRay que utilize esse posicionamento exatamente (e me pergunto pq). Daí vou estudar um pouco mais sobre os HS tb, as vezes encontro uma solução aí...
Pelo menos na questão "posicionamento", se eu não me agradar de algum som, eu posso trocrar as combinações depois ehheh..
[]'s
Busquei na net sobre o bongo e o 60's Jazz, perguntei pra um amigo que tem um bongo, e acabei me deparando com o resultado aqui no forum tb...
A partir do 12º traste ao centro da:
- 2ª bobina do cap do braço (Bongo) = 27,7cm;
- Bobina do cap do braço (60's Jazz) = 27,7cm;
- 2ª bobina do cap da ponte (Bongo) = 36,7cm;
- Bobina do cap da ponte (60's Jazz) = 36,7cm.
Bem, a imagem que enviei no penúltimo post já "sugeria" isso. Pra confirmar, eu tb medi as distancias no condor e bate perfeitamente com as linhas da imagem (tambem medi os 33,3cm e correspondeu com a imagem, ou seja, a 2ª bobina* do StingRay5 bate com a 1ª bobina* do Bongo. *Cap da ponte).
Agora meu ensaio mesmo ficou por conta das chaves... tipo, ctz ctz mesmo que eu vou qrer pelo menos estas 2 posições (com controle de pan/balanço ou não):
- 1e3 (60's Jazz);
- 1e2 + 3e4 (Bongo "full").
Quanto aos 2 seguintes:
- 1e2 (Bongo 1e2);
- 3e4 (Bongo 3e4).
Não tenho tanta ctz caso dê certo o lance do pan, pois, nesses casos ele seria meio "inútil".
E o último:
- 2e4 (Posicionamento 1e3 em um StingRay5).
Não encontrei um esquema de StingRay que utilize esse posicionamento exatamente (e me pergunto pq). Daí vou estudar um pouco mais sobre os HS tb, as vezes encontro uma solução aí...
Pelo menos na questão "posicionamento", se eu não me agradar de algum som, eu posso trocrar as combinações depois ehheh..
[]'s
Bem, sobre a seleção dos cap's eu abri um outro tópico, para não ter mais confusão.
https://www.contrabaixobr.com/t17993-esquema-mais-adequado-para-selecao-de-captadores-hh
Então se alguém tiver algo para comentar sobre o posicionamento, lá é o lugar adequado.
Aqui já expressei todas as minhas dúvidas. Acredito que só vou postar aqui de novo com uma notícia do luthier (que está fazendo o boneco do cap, e o estudo sobre as ligação chavinhaXbalanço), e depois com o Antes/Depois do Bass tunado.
Gostaria de agradecer à tds, principalmente ao Colela com a questão de posicionamento.
O primeiro postseráFoi editado com o resultado final das minhas pesquisas, dos comentários, etc etc..
[]'s
https://www.contrabaixobr.com/t17993-esquema-mais-adequado-para-selecao-de-captadores-hh
Então se alguém tiver algo para comentar sobre o posicionamento, lá é o lugar adequado.
Aqui já expressei todas as minhas dúvidas. Acredito que só vou postar aqui de novo com uma notícia do luthier (que está fazendo o boneco do cap, e o estudo sobre as ligação chavinhaXbalanço), e depois com o Antes/Depois do Bass tunado.
Gostaria de agradecer à tds, principalmente ao Colela com a questão de posicionamento.
O primeiro post
[]'s
Última edição por Marcondes_ em Qui Ago 25, 2011 12:58 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Já editei o 1º Post)
Marcondes_- Membro
Acho extremamente válido as perguntas. É importante saber se vai ficar bom mesmo.
Sorte ai no baixão. Não se esqueça do review.
Vlw brother.. não esquecerei mesmo heheh!Binão escreveu:Acho extremamente válido as perguntas. É importante saber se vai ficar bom mesmo.
Bem.. eu queria (se é que posso.. eu posso?! Ou alguém vai me xingar mto no twitter?) aproveitar a visita do sr Nando Vasques e perguntar, vc saberia/poderia me dizer como trabalham os controles do Bongo HH? Tipo, até onde eu li aqui no fórum, vc tem um, ou criou um tópico sobre ele.. se outra pessoa souber tb, agradeço a atenção!
Obs: Até onde eu vi/li/ouvi, parece que ele tem entrada para 2 baterias, é verdade? Fora isso, até onde eu entendi, ele trabalha com 4controles: Bass/Treble, Mid-Low/Mid-High, e Vol_CAP_1 e Vol_CAP_2. Seria isso?
[]'s
ps: Aproveitando o ensejo, a mesma coisa que escrevi no outro tópico declaro aqui:
"Se o tópico não lhe interessa, se você não gosta de mim ou das minhas dúvidas, pra que perder tempo em comentar? Me diz?! []'s!"
Marcondes_- Membro
Caro Sr. Marcondes Não se preocupe pois aqui ninguem xinga o outro pelo Twitter,xingamos aqui mesmo na frente quando é preciso.Quanto as suas duvidas acho q de uma maneira geral todos os Manolos aqui já responderam exaustivamente o q sabiam,quanto aos controles do Bongo é só vc ir ao site da Ernie Ball q lá estão todas as respostas sobre todos os baixos da familia das Arráias.O q a galera tá esperando é q vc deite esse baixo logo na mesa da cozinha e faça o que vc tanto quer,só nos faça o favor de vir aqui depois e mostrar o resultado ok!To doido pra ver a transformaçao de Pássaro em Arráia!
Nando Vasques- Membro
Prezado Marcondes,
Antes de continuar postando, gostaria de pedir ao amigo pra ler o tópico abaixo com bastante atenção. Mas faça isso em caráter urgente, por favor!
https://www.contrabaixobr.com/t17029-o-uso-do-botao-edit
Antes de continuar postando, gostaria de pedir ao amigo pra ler o tópico abaixo com bastante atenção. Mas faça isso em caráter urgente, por favor!
https://www.contrabaixobr.com/t17029-o-uso-do-botao-edit
Claudio- Membro
Sobre o bongo eu não encontrei nada no site.. por isso perguntei.. mas td bem.. eu fuço de novo! Sobre as dúvidas.. bom enfim! Obrigado por td! E pode ter ctz que postarei oq "tds aguardam", mas só uma coisa.. eu não vou deitar o bass na mesa da cozinha e cortar com uma faca de rocambole... eu vou levar ao luthier..Nando Vasques escreveu:Caro Sr. Marcondes Não se preocupe pois aqui ninguem xinga o outro pelo Twitter,xingamos aqui mesmo na frente quando é preciso.Quanto as suas duvidas acho q de uma maneira geral todos os Manolos aqui já responderam exaustivamente o q sabiam,quanto aos controles do Bongo é só vc ir ao site da Ernie Ball q lá estão todas as respostas sobre todos os baixos da familia das Arráias.O q a galera tá esperando é q vc deite esse baixo logo na mesa da cozinha e faça o que vc tanto quer,só nos faça o favor de vir aqui depois e mostrar o resultado ok!To doido pra ver a transformaçao de Pássaro em Arráia!
obs: Obrigado ClaudioBass.
Marcondes_- Membro
Marcondes pra facilitar sua vida eu fiz um gabarito do MM assim voce nao corre o risco de errar
Eheheh.. belo gabarito.. e se eu falar "Não entendi"? Tipo..ct.colela escreveu:Marcondes pra facilitar sua vida eu fiz um gabarito do MM assim voce nao corre o risco de errar
Vc está me dizendo que o bongo trabalha nessas medidas* (e não, ele não trabalha assim.. até que me provem o contrario heheh), ou vc está me aconcelhando utilizar estas medidas* no meu bass?
*(1ª bobina do cap da Ponte alinhada em 33,3cm; 2ª bobina do cap do braço, alinhada em 27,7cm): Realmente.. seria uma boa config, eu acho... algo (mto bom) a se estudar
[]'s
Marcondes_- Membro
A primeira bobina do braço na 27,7
e a primeira bobina da ponte no 33,3
é tiro certo
e a primeira bobina da ponte no 33,3
é tiro certo
Página 3 de 4 • 1, 2, 3, 4