Falante para caixa - GK MB 200
4 participantes
Página 1 de 1
Falante para caixa - GK MB 200
só quero deixar registrado que por culpa desse fórum acabei de encomendar um mb200 pelo ebay. esse amplizinho tá literalmente tirando meu sono (são 2:56 da manhã e eu tenho que levantar cedo)!!!
de início vou fazer um esquema com uma caixa genérica tipo nesse tópico
https://www.contrabaixobr.com/t13601-mb200-caixa-generica?highlight=mb200
mas com uma que eu tenho aqui de um mini PA que é de 3 vias, mas com falante de 10".
e pra usar em linha direto na mesa.
depois eu penso em comprar uma caixa decente.
já to de olho na pezo, que apesar do nome parece menor e mais leve (tuumts!), inclusive pro bolso.
https://www.contrabaixobr.com/t15501-gk-mb200-pezo-mz200incluido-teste-do-di
==========================================
aliás, se alguém puder me ajudar com essa caixa genérica: eu ganhei ela, então não sei as especificações. como posso descobrir?
- eu desparafuso o falante e vai estar escrito atras? ou tem algum teste? uso um multimetro? (tenho um e não sei usar).
- o mini PA que veio junto com essas caixas é uma mesa amplificada staner mxp220, com 200 watts e 4 ohm minimo. tem duas saidas, uma pra cada caixa. cada uma tem que ter 100w? ou cada uma tem que ter 200w?
de início vou fazer um esquema com uma caixa genérica tipo nesse tópico
https://www.contrabaixobr.com/t13601-mb200-caixa-generica?highlight=mb200
mas com uma que eu tenho aqui de um mini PA que é de 3 vias, mas com falante de 10".
e pra usar em linha direto na mesa.
depois eu penso em comprar uma caixa decente.
já to de olho na pezo, que apesar do nome parece menor e mais leve (tuumts!), inclusive pro bolso.
https://www.contrabaixobr.com/t15501-gk-mb200-pezo-mz200incluido-teste-do-di
==========================================
aliás, se alguém puder me ajudar com essa caixa genérica: eu ganhei ela, então não sei as especificações. como posso descobrir?
- eu desparafuso o falante e vai estar escrito atras? ou tem algum teste? uso um multimetro? (tenho um e não sei usar).
- o mini PA que veio junto com essas caixas é uma mesa amplificada staner mxp220, com 200 watts e 4 ohm minimo. tem duas saidas, uma pra cada caixa. cada uma tem que ter 100w? ou cada uma tem que ter 200w?
Re: Falante para caixa - GK MB 200
^acho que o ideal seria abrir um tópico com isso, mas depois a moderação analisa se vale mover ou não.
Cara, se teus falantes tiverem com etiqueta informando marca e modelo aí tá relax, bastando consultar os parâmetros TS deles. Agora, se não tiver nada... chora!
Acho que a única informação que você tira com multímetro é a impedância do bicho: você coloca na escala de resistência (ohms) na faixa dos 10 ou 20, dependendo do modelo do teu multímetro; e com o falante desconectado do amplificador a ponteira preta vai em um terminal e a vermelha no outro. Salvo engano pode fazer no cabo que liga a caixa, desde que desconectado do amp.
Sobre o PA, posta o modelo.
Cara, se teus falantes tiverem com etiqueta informando marca e modelo aí tá relax, bastando consultar os parâmetros TS deles. Agora, se não tiver nada... chora!
Acho que a única informação que você tira com multímetro é a impedância do bicho: você coloca na escala de resistência (ohms) na faixa dos 10 ou 20, dependendo do modelo do teu multímetro; e com o falante desconectado do amplificador a ponteira preta vai em um terminal e a vermelha no outro. Salvo engano pode fazer no cabo que liga a caixa, desde que desconectado do amp.
Sobre o PA, posta o modelo.
^
valeu pela ajuda!
eu não sei bem o protocolo de abertura de tópicos, li as regras mas não saquei direito isso de ter subtópicos e ir mudando os títulos... to acostumado com fóruns mais simples...
então, abri o falante agora pela manhã, e achei o seguinte:
o falante é um ETM EG 115, e diz "500w". achei um exagero de potencia...
[edit: acabei de ver num site um modelo similar ETM EG123 de 12", que está escrito atrás 600w, mas diz ser 140 rms. ou seja, marca mentirosa!]
o site do fabricante tá tudo fora do ar, não consegui mais informações.
http://www.etmaltofalantes.com.br
numa página do audiolist um cara diz que esse falante é de 8"
http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?p=39834#39834
se for mesmo, vai dar quase igual meu cratezinho...
engraçado que eu testei ele como caixa do meu crate bx15 (12w 8"), e deu mais som (vai ver por ser 500w, mesmo sendo de 8", ele aguenta mais graves?)
medi com o multimetro na escala RX10, deu entre 1 e 0.5
1 nesse caso é 10 ohms?
ou seja, ele deve ser 8 ohms?
o PA é esse staner que eu falei acima, sei pouca coisa sobre ele também, é dificil de achar informação tecnica.
é 220w e 4 ohms
valeu pela ajuda!
eu não sei bem o protocolo de abertura de tópicos, li as regras mas não saquei direito isso de ter subtópicos e ir mudando os títulos... to acostumado com fóruns mais simples...
então, abri o falante agora pela manhã, e achei o seguinte:
o falante é um ETM EG 115, e diz "500w". achei um exagero de potencia...
[edit: acabei de ver num site um modelo similar ETM EG123 de 12", que está escrito atrás 600w, mas diz ser 140 rms. ou seja, marca mentirosa!]
o site do fabricante tá tudo fora do ar, não consegui mais informações.
http://www.etmaltofalantes.com.br
numa página do audiolist um cara diz que esse falante é de 8"
http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?p=39834#39834
se for mesmo, vai dar quase igual meu cratezinho...
engraçado que eu testei ele como caixa do meu crate bx15 (12w 8"), e deu mais som (vai ver por ser 500w, mesmo sendo de 8", ele aguenta mais graves?)
medi com o multimetro na escala RX10, deu entre 1 e 0.5
1 nesse caso é 10 ohms?
ou seja, ele deve ser 8 ohms?
o PA é esse staner que eu falei acima, sei pouca coisa sobre ele também, é dificil de achar informação tecnica.
é 220w e 4 ohms
Última edição por kiki em Sáb Jan 28, 2012 10:09 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : adicionar informação da potencia.)
kiki- Membro
Cara, ja me perdi: ele é de 15" ou de 8"?
Quanto à potência, levo fé que esse falante seja de audio de carro. Eles que gostam de usar esses números malucos PMPO pra "enganar os bobos". Mas é especificação válida apesar de inútil.
A sua medição mostra pelo visto que ele é 8 ohms. Agora, sem os parâmetros TS dele não dá pra fazer muita coisa.
Quanto à potência, levo fé que esse falante seja de audio de carro. Eles que gostam de usar esses números malucos PMPO pra "enganar os bobos". Mas é especificação válida apesar de inútil.
A sua medição mostra pelo visto que ele é 8 ohms. Agora, sem os parâmetros TS dele não dá pra fazer muita coisa.
Fixed.A sua medição mostra pelo visto que ele é 8 ohms. Agora, sem os parâmetros TS dele não dá pra fazer nada.
Parâmetros T/S é mais ou menos como o tipo de combustível que o motor de carro usa. Sem saber isso tu pode jogar qualquer combustivel ali que provavelmente funcionará, mas vai ficar a dúvida incessante se é mesmo o combustível ideal e se estás a tirar o máximo proveito do motor.
A potência do falante é fator 100% dispensável.
Provavelmente sensibilidade maior, não muito a ver com potência ou impedância.engraçado que eu testei ele como caixa do meu crate bx15 (12w 8"), e deu mais som (vai ver por ser 500w, mesmo sendo de 8", ele aguenta mais graves?)
Pelo site da audiolist é um woofer de 8 polegadas. Seguindo a ordem do site, esse falante faz parte da série "Pro-Musical", o meio termo entre "Não-automotivo" e "profissional" (de acordo com eles mesmos), mas os dados realmente estão offline.
A potência da caixa é fator irrelevante. Vale mais observar a impedância.- o mini PA que veio junto com essas caixas é uma mesa amplificada staner mxp220, com 200 watts e 4 ohm minimo. tem duas saidas, uma pra cada caixa. cada uma tem que ter 100w? ou cada uma tem que ter 200w?
Tem que dar uma conferida no manual. Se for 2x200W são 2 canais de 200W, se for só 200W provavelmente é 1 canal de 200W com 2 saídas.
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura
Sonikado- Membro
^perai: como assim irrelevante? Você diz então que posso ligar um amp de 5000w rms com um sinal de +4 dBu em um falante de 1w rms desses de computador e que o falante ainda vai aguentar?
Poder ligar um amp desses pode, tocar vai tocar, aí depende do teu dedo e do bom senso pra regular o sinal (desconsiderando possíveis acidentes) e não fazer o bicho virar carvão. Geralmente potências muito pequenas só são de real aplicação/atenção(não sei palavra pra se encaixar aqui) em falantes hi-end fullranges(que tem por volta de 10W), nos outros (entre 300W e uns 700W) a informação não é assim tããããão importante. Acima disso é um caso meio extremo, e abaixo disso é também outro extremo.andremega escreveu:^perai: como assim irrelevante? Você diz então que posso ligar um amp de 5000w rms com um sinal de +4 dBu em um falante de 1w rms desses de computador e que o falante ainda vai aguentar?
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura
Sonikado- Membro
Sonikado escreveu:Poder ligar um amp desses pode, tocar vai tocar, aí depende do teu dedo e do bom senso pra regular o sinal (desconsiderando possíveis acidentes) e não fazer o bicho virar carvão. Geralmente potências muito pequenas só são de real aplicação/atenção(não sei palavra pra se encaixar aqui) em falantes hi-end fullranges(que tem por volta de 10W), nos outros (entre 300W e uns 700W) a informação não é assim tããããão importante. Acima disso é um caso meio extremo, e abaixo disso é também outro extremo.andremega escreveu:^perai: como assim irrelevante? Você diz então que posso ligar um amp de 5000w rms com um sinal de +4 dBu em um falante de 1w rms desses de computador e que o falante ainda vai aguentar?
Então não é irrelevante. Uma coisa é margem de trabalho e outra é ordem de grandeza. Se você diz que potência é 100% irrelevante, você afirma que posso ligar um sistema de 10.000w em um falante de 1w que não tem problema. A outra é dizer que você pode usar um falante de 40, 50, 90 ou 100w em um amp de 60w, pois, APESAR DA DIFERENÇA, estão na mesma grandeza.
gente, vamos nos focar em resolver problemas, não em criar mais...
Thales, obrigado pela organização do tópico, e desculpe a bagunça!
Andremega e Sonikado:
O fabricante (ETM) me mandou uns pdfs sobre o falante. Pelo visto tem de 8, 10 e 12, só não vem escrito atrás.
Eu medi o meu, é de 10" mesmo (EG10 115).
Vou postar aqui as informações, se bem que pra mim metade é grego!
É bom pra ficar de material de referência pra outras pessoas também!
EG10 115
Especificações:
Diâmetro nominal 10 inch
Impedância nominal 8 ohms
Diametro da Bobina Movel 1 1/2 inch
Potencia nominal (ABNT NBR 10.303) 80 w (RMS?)
Potência de Programa 160 w
Potencia PMPO 500 w
Resposta de frequencia 81 a 6,5 kHz
Sensibilidade 95 db/w/m
T/S:
Fs (frequencia de ressonancia) 144,6 Hz
Vas (volume equivalente dp falante) 8,727 L
Qts (fatos de qualidade total) 1,743
Qes (fator de qualidade elétrico) 2,974
Qms (fator de qualidade mecânico) 4,208
no (eficiencia de referência) 0,858 %
Sd (área efetiva do cone) 0,035 m²
Xmáx (deslocamento máximo) 2,5 mm
BL (fator de força) 7,0 TM
(tem mais coisa, botei só os mais importantes, acho)
Outra coisa:
Esse lance da potencia me preocupa um pouco sim, pois eu usaria o GK mb200 numa caixa só. Como a caixa é de 8 ohms, ele diz que joga 140w, se nao me engano.
Se a caixa for de 100w, eu nao posso usar no máximo, é isso?
Pelas especificações acima, eu entendi que é 80w RMS (aquele da ABNT), é isso mesmo ou entendi errado?
A caixa é de 3 vias, tem mais um tweeter (da mesma marca, que diz 100w mas deve ser Potencia Media Para Otarios - PMPO) e uma corneta (sem adesivo). A potencia total da caixa é a somatória de tudo?
Desculpem minha "perdição", sou novato nisso...
E obrigado pelas ajudas até agora!
Andremega e Sonikado:
O fabricante (ETM) me mandou uns pdfs sobre o falante. Pelo visto tem de 8, 10 e 12, só não vem escrito atrás.
Eu medi o meu, é de 10" mesmo (EG10 115).
Vou postar aqui as informações, se bem que pra mim metade é grego!
É bom pra ficar de material de referência pra outras pessoas também!
EG10 115
Especificações:
Diâmetro nominal 10 inch
Impedância nominal 8 ohms
Diametro da Bobina Movel 1 1/2 inch
Potencia nominal (ABNT NBR 10.303) 80 w (RMS?)
Potência de Programa 160 w
Potencia PMPO 500 w
Resposta de frequencia 81 a 6,5 kHz
Sensibilidade 95 db/w/m
T/S:
Fs (frequencia de ressonancia) 144,6 Hz
Vas (volume equivalente dp falante) 8,727 L
Qts (fatos de qualidade total) 1,743
Qes (fator de qualidade elétrico) 2,974
Qms (fator de qualidade mecânico) 4,208
no (eficiencia de referência) 0,858 %
Sd (área efetiva do cone) 0,035 m²
Xmáx (deslocamento máximo) 2,5 mm
BL (fator de força) 7,0 TM
(tem mais coisa, botei só os mais importantes, acho)
Outra coisa:
Esse lance da potencia me preocupa um pouco sim, pois eu usaria o GK mb200 numa caixa só. Como a caixa é de 8 ohms, ele diz que joga 140w, se nao me engano.
Se a caixa for de 100w, eu nao posso usar no máximo, é isso?
Pelas especificações acima, eu entendi que é 80w RMS (aquele da ABNT), é isso mesmo ou entendi errado?
A caixa é de 3 vias, tem mais um tweeter (da mesma marca, que diz 100w mas deve ser Potencia Media Para Otarios - PMPO) e uma corneta (sem adesivo). A potencia total da caixa é a somatória de tudo?
Desculpem minha "perdição", sou novato nisso...
E obrigado pelas ajudas até agora!
Sim, potência normatizada. Essa é a que vale.Potencia nominal (ABNT NBR 10.303) 80 w (RMS?)
Ele PODE jogar ATÉ 140w. Atenção nas partes em maiúsculas.Esse lance da potencia me preocupa um pouco sim, pois eu usaria o GK mb200 numa caixa só. Como a caixa é de 8 ohms, ele diz que joga 140w, se nao me engano.
O que isso quer dizer é que se o falante for de 100w, não tem tanto risco o amplificador poder fornecer até 140w. Essa potência só vai ser atingida por curtíssimos períodos de tempo, a menos que você ouça o ampli saturando direto e não faça nada.
^
Valeu de novo Thales!
então essa caixa vai segurar até eu poder comprar uma mais decente!
tem a outra potencia, "de programa", que eu acabei de ler num manualzinho de PA da yorkville (recomendação de alguém por aqui) que é mais usada que a RMS (pelo menos em PA, eu nunca tinha ouvido falar antes). Ela sim representa a potencia máxima que voce pode jogar, segundo o texto.
sendo essa "potencia de programa" 160w, acho que tá tranquilo...
Valeu de novo Thales!
então essa caixa vai segurar até eu poder comprar uma mais decente!
tem a outra potencia, "de programa", que eu acabei de ler num manualzinho de PA da yorkville (recomendação de alguém por aqui) que é mais usada que a RMS (pelo menos em PA, eu nunca tinha ouvido falar antes). Ela sim representa a potencia máxima que voce pode jogar, segundo o texto.
sendo essa "potencia de programa" 160w, acho que tá tranquilo...
não sei se interessa a alguém daqui, mas como achei pouca coisa sobre essa caixa, achei que pode ser útil ficar em algum lugar da net (já que a única informação era no audiolist, e sobre um similar apenas).
vamos ver se as imagens funcionam:
a caixa inteira - 3 vias, woofer de 10", 8ohms, acho que 100w rms.
tweeter e corneta, e um adesivo metalline (que não achei quase nada, acho que é a marca só da caixa de madeira).
woofer 10"
woofer aberto, onde se le no adesivo "ETM EG 115 500w". 500w pmpo, é 80 rms, e o código deveria ser EG10 115(acho que eles econommizam adesivo).
vista de dentro, do tweeter, corneta e aquele furo que esqueci como chama.
enfim, é isso... fica pra alguma eventual consulta.
vamos ver se as imagens funcionam:
a caixa inteira - 3 vias, woofer de 10", 8ohms, acho que 100w rms.
tweeter e corneta, e um adesivo metalline (que não achei quase nada, acho que é a marca só da caixa de madeira).
woofer 10"
woofer aberto, onde se le no adesivo "ETM EG 115 500w". 500w pmpo, é 80 rms, e o código deveria ser EG10 115(acho que eles econommizam adesivo).
vista de dentro, do tweeter, corneta e aquele furo que esqueci como chama.
enfim, é isso... fica pra alguma eventual consulta.