[Reforma] Giannini Rickenbacker AE010B por S. Galvão
+21
rodolphoal
edsonjunior70
Boss2K
Eliseumohr
Ivanov_br
djmmaster
Carlos Diego
siodoni
RodrigoBR
edumoraes
Groovin
Tarcísio Caetano
BigBoy
silvanoandrade
Maurício_Expressão
emachado
Paulo Penna
renatogaragerock
Cantão
galegonobaixo
afonsodecampos
25 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: [Reforma] Giannini Rickenbacker AE010B por S. Galvão
Hum...
Sim etendo seu ponto, tive a mesma dúvida quando comecei a montar meu baixo...
Se contar com os impostos esse circuito deve ficar em torno de 130,00 dilmas, um preço, na minha opnião, bem razoável.
Ah, quando falei "captação da giannini", me referia a que a giannini usava, sei que a essa marca nunca fez captadores...
Sim etendo seu ponto, tive a mesma dúvida quando comecei a montar meu baixo...
Se contar com os impostos esse circuito deve ficar em torno de 130,00 dilmas, um preço, na minha opnião, bem razoável.
Ah, quando falei "captação da giannini", me referia a que a giannini usava, sei que a essa marca nunca fez captadores...
galegonobaixo- Membro
Pois é, estou confuso quanto o lance da eletrônica. Se for taxado vai ficar bem caro.
O que usou na eletrônica de seu baixo, tá em algum tópico aqui do Fórum?
Vixi, eu não sabia!galegonobaixo escreveu:Ah, quando falei "captação da giannini", me referia a que a giannini usava, sei que a essa marca nunca fez captadores...
O que usou na eletrônica de seu baixo, tá em algum tópico aqui do Fórum?
Então, eu pesquisei que nem você e fiquei com a mesma dúvida, mas a preguiça e o $ falaram bem mais alto e ignorei a eletrica, o luthier vai botar um volume e um tone somente, que nem um precision.E vai ficar barato que é pouco coisa.
Meu baixo ainda não tem tópico nem nada, tô esperando chegar...
Agora em relação ao seu rick, tá meio complicado mesmo.
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho...vejamos:
Pots de qualidade:------------------------------- 15-20 dilmas
Chave seletora de qualidade:------------------30-40 dilmas
capacitores e coisas:------------------------------ 5-10 dilmas
Então:
Pots x4 (60-80 dilmas) +chave (30-40)+coisinhas(5-10)
Total= entre 95 - 130 dilmas
Se você fiser as soldas ou seu luthier não cobrar para fazê-las
(me desculpem os luthieres, mas as únicas soldas boas que eu ví em guitarras foram de um cara do laboratório da radiobrás aqui em Brasília que faz esse serviço à parte...)
Mesmo sendo taxado pode ser vantagem os da pick of the rick...Sabes quais são pots utilizados lá?
Meu baixo ainda não tem tópico nem nada, tô esperando chegar...
Agora em relação ao seu rick, tá meio complicado mesmo.
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho...vejamos:
Pots de qualidade:------------------------------- 15-20 dilmas
Chave seletora de qualidade:------------------30-40 dilmas
capacitores e coisas:------------------------------ 5-10 dilmas
Então:
Pots x4 (60-80 dilmas) +chave (30-40)+coisinhas(5-10)
Total= entre 95 - 130 dilmas
Se você fiser as soldas ou seu luthier não cobrar para fazê-las
(me desculpem os luthieres, mas as únicas soldas boas que eu ví em guitarras foram de um cara do laboratório da radiobrás aqui em Brasília que faz esse serviço à parte...)
Mesmo sendo taxado pode ser vantagem os da pick of the rick...Sabes quais são pots utilizados lá?
galegonobaixo- Membro
Isso mano, o preço será quase o mesmo! Só resta saber se a diferença será grande (acho que não) mas vou esperar mais alguém opinar por aqui. O circuito da Pick of the ricks vem com os pots originais de 330k.
Valeu pela força!
Valeu pela força!
Vixi 330k!
Agora, vc me pegou, dessa eu não sabia...
Tem que ver se esses pots vão combinar com os seus captadores, e mais, esses valores nunca ví aqui no Brasil não...
Cadê o Thales_sr?
Agora, vc me pegou, dessa eu não sabia...
Tem que ver se esses pots vão combinar com os seus captadores, e mais, esses valores nunca ví aqui no Brasil não...
Cadê o Thales_sr?
galegonobaixo- Membro
Afonso.
Eu tenho utilizado nos dois instrumentos que fiz os potenciômetros da marca Alpha.
Eles são de 500k na guitarra e de 250k no Rickemachado. Não sei como medir o valor exato com o multímetro, mas eles estão funcionando muito bem, com a ação bem presente. Me parece que estes componentes, quando de marcas xing-ling, não trabalham exatamente na faixa que indicam (250h, 500k...). Já vi comentários de que eles, dentro de um mesmo valor, não alteram a sonoridade entre marcas diferentes, que a única diferença seria a durabilidade.
De 330k eu encontrei no mercado livre apenas aqueles de vareta ou pino bem comprido, diferentes dos usados em instrumentos.
Eu comprei neste site abaixo e gostei bastante dos pots e chave que recebi. O preço e o atendimento também foram bem bacanas.
http://www.garagemusic.com.br/categoria/potenci%C3%B4metros
Eles também têm de marcas mais conceituadas (Fender/CTS e Gotoh).
A chave é um ponto mais delicado. As chaves três posições comumente vendidas são usadas para Les Paul por exemplo. Nelas você tem as duas saídas de sinal no centro encostadas. No meu eu separei os dois pinos do meio para poder conseguir o efeito stéreo. Comprei uma bem simples mesmo, pois acredito que ela não interfira no som, apenas na questão de durabilidades. Na verdade não sei precisar ao certo se interfere ou não, mas optei por comprar a elétrica mais barata até para obter experiência com estes componentes. No final, se danificarem, é só trocar por outro melhor.
Troquei um pot de uma das guitarras de fábrica que tenho o qual estava ruidoso e reduziu tremendamente o ruído com os caps single coil. Mas neste caso, era um potenciômetro danificado.
É bom ficar atento às medidas de largura e altura da rosca dos que estavam no bass. Me parece que com instrumentos com escudo se usam o com rosca de 15mm. Eu comprei de o 18mm (o 24-18) de rosca e tive que por umas arruelas para que a altura do knob ficasse ok.
Uma dúvida que tenho, caso os colegas mais experientes possam ajudar: os pots mais largos, os de 24mm são mais resistentes do que os menores de 16mm?
Eu tenho utilizado nos dois instrumentos que fiz os potenciômetros da marca Alpha.
Eles são de 500k na guitarra e de 250k no Rickemachado. Não sei como medir o valor exato com o multímetro, mas eles estão funcionando muito bem, com a ação bem presente. Me parece que estes componentes, quando de marcas xing-ling, não trabalham exatamente na faixa que indicam (250h, 500k...). Já vi comentários de que eles, dentro de um mesmo valor, não alteram a sonoridade entre marcas diferentes, que a única diferença seria a durabilidade.
De 330k eu encontrei no mercado livre apenas aqueles de vareta ou pino bem comprido, diferentes dos usados em instrumentos.
Eu comprei neste site abaixo e gostei bastante dos pots e chave que recebi. O preço e o atendimento também foram bem bacanas.
http://www.garagemusic.com.br/categoria/potenci%C3%B4metros
Eles também têm de marcas mais conceituadas (Fender/CTS e Gotoh).
A chave é um ponto mais delicado. As chaves três posições comumente vendidas são usadas para Les Paul por exemplo. Nelas você tem as duas saídas de sinal no centro encostadas. No meu eu separei os dois pinos do meio para poder conseguir o efeito stéreo. Comprei uma bem simples mesmo, pois acredito que ela não interfira no som, apenas na questão de durabilidades. Na verdade não sei precisar ao certo se interfere ou não, mas optei por comprar a elétrica mais barata até para obter experiência com estes componentes. No final, se danificarem, é só trocar por outro melhor.
Troquei um pot de uma das guitarras de fábrica que tenho o qual estava ruidoso e reduziu tremendamente o ruído com os caps single coil. Mas neste caso, era um potenciômetro danificado.
É bom ficar atento às medidas de largura e altura da rosca dos que estavam no bass. Me parece que com instrumentos com escudo se usam o com rosca de 15mm. Eu comprei de o 18mm (o 24-18) de rosca e tive que por umas arruelas para que a altura do knob ficasse ok.
Uma dúvida que tenho, caso os colegas mais experientes possam ajudar: os pots mais largos, os de 24mm são mais resistentes do que os menores de 16mm?
emachado- Membro
Emachado,
Que eu saiba:
Os pots de 24 e 16mm são teoricamente iguais, os menores são melhores pois usam menos espaço, mais se precisa de mais "mira" para fazer as soldas.
Entretando, conheço amantes vintage que preferem os pots vintage de 24mm, pois dizem que são melhores.
O ideal seria utilizar pontênciometros de rádios militares que são fechados a vácuo, mas esses eu nunca achei para comprar
Que eu saiba:
Os pots de 24 e 16mm são teoricamente iguais, os menores são melhores pois usam menos espaço, mais se precisa de mais "mira" para fazer as soldas.
Entretando, conheço amantes vintage que preferem os pots vintage de 24mm, pois dizem que são melhores.
O ideal seria utilizar pontênciometros de rádios militares que são fechados a vácuo, mas esses eu nunca achei para comprar
galegonobaixo- Membro
Valeu a dica Emachado, pertendo mesmo tornar as coisas mais simples!
Atualizando!
Cara o bass está ficando show de bola hein!
Você está usando poliuretano ou duco/nitrocelulose?
Você fez aplicação de verniz?
Estes dias vi num site a venda de captadores Seymour Duncan para Rickenbacker, mas estava uma fortuna, impraticáveis. Eles têm um modelo de humbucker para o Rick, o SRB-1.
No Mercado livre tem um cara vendendo o de braço por 300 Dilmas.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-448275310-captador-seymour-duncan-para-baixo-modelo-rickenbacker-neck-_JM
Você está usando poliuretano ou duco/nitrocelulose?
Estes dias vi num site a venda de captadores Seymour Duncan para Rickenbacker, mas estava uma fortuna, impraticáveis. Eles têm um modelo de humbucker para o Rick, o SRB-1.
No Mercado livre tem um cara vendendo o de braço por 300 Dilmas.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-448275310-captador-seymour-duncan-para-baixo-modelo-rickenbacker-neck-_JM
emachado- Membro
Afonso o baixo tá ficando muito bonito...
Só tem um defeito...Não é meu....hahahahahahah
Mas não problema para você!
galegonobaixo- Membro
Cara, essas fotos foram tiradas logo depois da aplicação de verniz, então acho que é poliuretano, pois duco/nitrocelulose é aquela que dispensa o uso de verniz né?emachado escreveu:Você está usando poliuretano ou duco/nitrocelulose?
Como já conheço e gosto da sonoridade dos meus nem cheguei a procurar outros captadores. Tinha idéia inicial (não dispensada ainda) de colocar o System 9 do Colela, pois acho a saída baixa. Mas isso é pra quando o bichano estiver falando... Para o Fireglo a idéia é colocar os mesmos que você usou.emachado escreveu:Estes dias vi num site a venda de captadores Seymour Duncan para Rickenbacker, mas estava uma fortuna, impraticáveis. Eles têm um modelo de humbucker para o Rick, o SRB-1.
galegonobaixo escreveu:Afonso o baixo tá ficando muito bonito...
Kkkkkkk
Cara, esse lance de "reforma" de instrumentos é contagiante, idas e vindas ao luthier é sempre uma experiência ímpar.
Afonso, quer mais um?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-450163373-rickenbacker-anos-70-giannini-fireglo-n-e-fender-musicman-_JM
Hahahahahah!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-450163373-rickenbacker-anos-70-giannini-fireglo-n-e-fender-musicman-_JM
Hahahahahah!
galegonobaixo- Membro
Não, não amigo!
Rsrsrsrsr
Rsrsrsrsr
Fotos do baixo já pronto para montagem.
A montagem já foi feita, estou organizando as fotos do serviço, editando para que fique num tamanho padrão e que não ultrapasse 200 kB. Precisamos fazer um corte na piscina do captador do braço pra ajustar a posição de acordo com o novo escudo All Parts.
A eletrônica está funcionando quase que perfeitamente, mas percebi alguns estalos mexendo nos knobs, é certo dque devo trocá-la mais adiante. Nela, de original só o jack estéreo, os pots são todos de 500k. Uma coisa é certa, não devo mais trazer da Gringa. E olha que achei a eletrônica do Rick por 65 Obamas mas a Receita não tem me dado descanso, taxando tudo o que comprei mesmo a baixo de U$50 nos últimos dois meses.
A montagem já foi feita, estou organizando as fotos do serviço, editando para que fique num tamanho padrão e que não ultrapasse 200 kB. Precisamos fazer um corte na piscina do captador do braço pra ajustar a posição de acordo com o novo escudo All Parts.
A eletrônica está funcionando quase que perfeitamente, mas percebi alguns estalos mexendo nos knobs, é certo dque devo trocá-la mais adiante. Nela, de original só o jack estéreo, os pots são todos de 500k. Uma coisa é certa, não devo mais trazer da Gringa. E olha que achei a eletrônica do Rick por 65 Obamas mas a Receita não tem me dado descanso, taxando tudo o que comprei mesmo a baixo de U$50 nos últimos dois meses.
Em volta do corpo é binding ou tinta???
Groovin- Membro
É binding mesmo, usamos um plástico de aproximadamente 2mm de espessura.
afonsodecampos escreveu:É binding mesmo, usamos um plástico de aproximadamente 2mm de espessura.
Show de bola, parabéns por enquanto!!!
Groovin- Membro
Fotos da montagem do Rick. Quase pronto depois de dois dias de trabalho!
O escudo mudou em alguns milímetros a posição original do captador do braço, foi preciso aumentar a piscina para reposicionar o captador um pouco mais para trás. Este serviço era pra ter sido feito antes da pintura mas o escudo foi a última encomenda a chegar. O curioso foi que a furação dos parafusos do escudo novo coincidiu com a furação antiga.
Novo nut, de osso. Queria por o de plástico preto pra ficar como o original mas de última hora resolvemos fazer o de osso mesmo.
Eletrônica no lugar!
E finalmente o baixo pronto... ou quase! Nesse dia esqueci a placa (jack plate) em casa e este detalhe ficou para depois. O name plate também ainda não estava pronto, pois foi preciso refazê-lo devido o novo posicionamento das tarraxas. O name plate vai ficar com a inscrição "padrão" Rickenbacker mas com a identificação Giannini AE010B.
Há muito tempo esperava ver rick pronto e falando! Essa foto foi tirada pelo Tião às 17h35. Eu estava gripado, com febre e sem almoçar... vai entender!
Ainda vou fazer umas fotos mais apresentáveis e gravar algo pra vocês sentirem um pouco do roncado do bicho.
Obrigado a todos!
O escudo mudou em alguns milímetros a posição original do captador do braço, foi preciso aumentar a piscina para reposicionar o captador um pouco mais para trás. Este serviço era pra ter sido feito antes da pintura mas o escudo foi a última encomenda a chegar. O curioso foi que a furação dos parafusos do escudo novo coincidiu com a furação antiga.
Novo nut, de osso. Queria por o de plástico preto pra ficar como o original mas de última hora resolvemos fazer o de osso mesmo.
Eletrônica no lugar!
E finalmente o baixo pronto... ou quase! Nesse dia esqueci a placa (jack plate) em casa e este detalhe ficou para depois. O name plate também ainda não estava pronto, pois foi preciso refazê-lo devido o novo posicionamento das tarraxas. O name plate vai ficar com a inscrição "padrão" Rickenbacker mas com a identificação Giannini AE010B.
Há muito tempo esperava ver rick pronto e falando! Essa foto foi tirada pelo Tião às 17h35. Eu estava gripado, com febre e sem almoçar... vai entender!
Ainda vou fazer umas fotos mais apresentáveis e gravar algo pra vocês sentirem um pouco do roncado do bicho.
Obrigado a todos!
^ Parabens Afonso!!!
Ficou nota 10 este RK!!
To babando aqui!!
Ficou nota 10 este RK!!
To babando aqui!!
BigBoy- Membro
Ficou mesmo bem belão!
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock- Membro
Que capricho, Parabéns Brother!!!
Groovin- Membro
ficou muito bonito!! parabens
djmmaster- Membro
Queremos audio!!!!!!!!!!!
Já estou providenciando o áudio. É que estou tentando configurar a interface Tascam US-144 no Windows 7 mas até agora nada. Devo abrir outro tópico pra pedir ajuda nesse sentido.
Já estou providenciando o áudio. É que estou tentando configurar a interface Tascam US-144 no Windows 7 mas até agora nada. Devo abrir outro tópico pra pedir ajuda nesse sentido.
Depois de uns perrengues para configurar a interface finalmente consegui domá-la, em parte por enquanto, a Tascam. Segue um trecho de áudio teste que fiz com os novos brinquedos. O baixo está com os dois captadores em 100% e os dois tones em 50%, exatamente como gosto de tocar.
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F71385867"></iframe>
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F71385867"></iframe>
Fotos do baixo pronto, agora com todos os detalhes ok.
E o dono...
E o dono...
fantástico!gostei do som do bixinho.
parabéns
parabéns
Eliseumohr- Membro
Afonso, seu Giannini ficou espetacular!
Parabens a você e ao luthier que executou essa tarefa.
Parabens a você e ao luthier que executou essa tarefa.
Que legal. Que sensacional. E que bom ver um instrumento nacional antigo, que poderia ir para o lixo, ser renascido das cinzas como uma Fênix!!!
O baixo ficou lindo. Como sempre foi!
O baixo ficou lindo. Como sempre foi!
Valeu de novo galera, o trabalho do Tião foi primoroso, tô de cara com o resultado.
Maurício, você acertou em cheio! Ontem fui mostrar o baixo pronto para o cara que me vendeu e ele me confirmou que pegou este corpo do lixo da casa de um amigo há muitos anos atrás. Final feliz para mais um ex-órfão brasileiro.
Maurício, você acertou em cheio! Ontem fui mostrar o baixo pronto para o cara que me vendeu e ele me confirmou que pegou este corpo do lixo da casa de um amigo há muitos anos atrás. Final feliz para mais um ex-órfão brasileiro.
Muito legal ver o trabalho pronto! Tanto em termos visuais quanto sonoros.
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock- Membro
Boss2K- Membro
^ Rumo a primeira divisão!!!!!
Parabéns Afonso, ficou muito bacana mesmo.
emachado- Membro
Cara, esse baixo ficou tudo de bom!
galegonobaixo- Membro
feio demais.... quer vender ? rsrsrsrsrs
edsonjunior70- Membro
Primeira vez que me deu G.A.S. por um baixo da Gianinni, Ficou demais msm
Groovin- Membro
Demais mesmo! Esse bichinho é lindo
rodolphoal- Membro
Não dá pra vender, sou péssimo negociante!
Afonso, os rick 4001 do inicio dos 70 tem o captador mais proximo do braço, depois esle é colocado mais pra longe.
Os gianinni pelo visto são cópias dos primeiros 4001. Vc deve ter comprado pickguard do 4003.
Eu acho mais bonito o captador na posição do 4001.
Os gianinni pelo visto são cópias dos primeiros 4001. Vc deve ter comprado pickguard do 4003.
Eu acho mais bonito o captador na posição do 4001.
Paulo Penna- Membro
Pelo visto em 1974 o captador do braço foi recuado 1/2 polegada.
http://www.rickresource.com/rrp/axtbassarticle2.html
http://www.rickresource.com/rrp/axtbassarticle2.html
Paulo Penna- Membro
Saquei... este aí do link o cap é muito próximo do braço, bem estranho! Mas não acho que a diferença foi tamanha, recuou só 2 centavos, talvez seja este mesmo o pickguard.
Mas falando nisso, eu tenho fotos de um modelo 79 e outro 89 que tirei lá no Tião (o cara tem três). Vou procurar aqui e postar pra você ver a diferença.
Mas falando nisso, eu tenho fotos de um modelo 79 e outro 89 que tirei lá no Tião (o cara tem três). Vou procurar aqui e postar pra você ver a diferença.
Fotos dos baixos:
O primeiro da esquerda é 1989, o terceiro é 1979 e o do meio (com tarraxas improvisadas) é novo. Dá pra perceber que a piscina do terceiro baixo (79) está bem rente ao braço mas só terei certeza quando as peças chegarem e ele estiver montado.
Os desenhos do headstock sofreram mudanças significativas. O 79 é bem longilíneo, o 89 é grosseiro e o novo mais equilibrado.
As crianças e seus cases. Eles chegaram em partes, case e corpo e depois ferragens e eletrônica.
O primeiro da esquerda é 1989, o terceiro é 1979 e o do meio (com tarraxas improvisadas) é novo. Dá pra perceber que a piscina do terceiro baixo (79) está bem rente ao braço mas só terei certeza quando as peças chegarem e ele estiver montado.
Os desenhos do headstock sofreram mudanças significativas. O 79 é bem longilíneo, o 89 é grosseiro e o novo mais equilibrado.
As crianças e seus cases. Eles chegaram em partes, case e corpo e depois ferragens e eletrônica.
Tirei do link me mandei:
Rick 4001
1974 - Neck pickup was moved 1/2 inch closer toward the bridge pickup
1974 - Pickguard shortened 1/2 inch
Foto de 4001 1973, note o captado colado no braço.
Meu RK era assim.
https://2img.net/r/ihimizer/img99/3076/march1973rick4001front.jpg
Rick 4001
1974 - Neck pickup was moved 1/2 inch closer toward the bridge pickup
1974 - Pickguard shortened 1/2 inch
Foto de 4001 1973, note o captado colado no braço.
Meu RK era assim.
https://2img.net/r/ihimizer/img99/3076/march1973rick4001front.jpg
Paulo Penna- Membro
Realmente, você está certo. Fui cavucar o escudo velho, a distancia era diferente do atual e bem próxima a de seu baixo.
Olá Baixistas forumeiros !
Encontrei dois erros grosseiros no processo . O 1º : ampliar a cavidade do captador após a pintura , isto pode riscar o instrumento . 2º : colar o capotraste após a pintura , isto faz com que a cola nele aplicada não tenha contato direto com a madeira e prejudica a fixação .
Eu ainda não sou luthier formado , más nas aulas reparo muito em erros de processos .
Obrigado !
Encontrei dois erros grosseiros no processo . O 1º : ampliar a cavidade do captador após a pintura , isto pode riscar o instrumento . 2º : colar o capotraste após a pintura , isto faz com que a cola nele aplicada não tenha contato direto com a madeira e prejudica a fixação .
Eu ainda não sou luthier formado , más nas aulas reparo muito em erros de processos .
Obrigado !
GAT621988- Membro
erro na cavidade só ocorreu porque o escudo só chegou após o baixo estar pintado e a furação do captador não bateu, então foi preciso refazer a cavidade do captador!
é só acompanhar desde o inicio que vc vai ver!
é só acompanhar desde o inicio que vc vai ver!
Eliseumohr- Membro
O motivo da ampliação da cavidade o amigo Eliseumohr já explicou. Eu também não gostei mas foi preciso, o escudo novo quase não chega a tempo.
O 2o erro grosseiro eu não entendi mas tudo bem!
O 2o erro grosseiro eu não entendi mas tudo bem!
Página 2 de 3 • 1, 2, 3