Tamanho da escala de um freetless
+4
Boss2K
Coutinho
allexcosta
gsfteodoro
8 participantes
Página 1 de 1
Tamanho da escala de um freetless
Eu estava aqui com os meus botões pensando sobre os baixos com 5 cordas, onde a mais grave é a B, quando está em um braço de 35" ou mais, tem uma excelente resposta.
Daí estou pensando em um baixo freetless de 5 cordas. Como todo baixo, deve ser ajustado as oitavas e tudo mais...
Aí vem a pergunta:
Se eu tenho um baixo com estala de 34", que não tenha marcação no braço (como se fosse um impedimento), posso alterar o carrinho da ponte, alterando a escala?
Sinceramente não sei se consegui me expressar...
Daí estou pensando em um baixo freetless de 5 cordas. Como todo baixo, deve ser ajustado as oitavas e tudo mais...
Aí vem a pergunta:
Se eu tenho um baixo com estala de 34", que não tenha marcação no braço (como se fosse um impedimento), posso alterar o carrinho da ponte, alterando a escala?
Sinceramente não sei se consegui me expressar...
gsfteodoro- Membro
Re: Tamanho da escala de um freetless
Quando você move o carrinho obviamente altera a medida da escala. Isso afeta a entonação da corda.
Se você alterar a escala de um fretless e conseguir tocar afinado não há problema.
O difícil é tocar afinado.
Se você alterar a escala de um fretless e conseguir tocar afinado não há problema.
O difícil é tocar afinado.
Mas não pensando em "zerar" o carrinho, criando uma nova posição para oitava, aí sim, é possível? Trazendo esta oitava mais próximo do captador?
gsfteodoro- Membro
Sim, creio que é possível, mas como o Allex disse, triste vai ser você encontrar essa oitava sempre afinada depois, sem contar regular todas as cordas para seguirem o mesmo padrão.
Coutinho- Membro
gsfteodoro escreveu:Mas não pensando em "zerar" o carrinho, criando uma nova posição para oitava, aí sim, é possível? Trazendo esta oitava mais próximo do captador?
É possível, mas você vai ter que estudar bastante e criar uma memória muscular bem precisa, ou então aquela bizarrice de tocar a nota desafinada e afinar no slide. Na gig que o retorno estiver ruim será trave atrás de trave, atrás de trave, atrás de trave...
E não tem a questão do calibre (vixi!) da corda?
Boss2K- Membro
Boss2K escreveu:E não tem a questão do calibre (vixi!) da corda?
Sim, a entonação sofre uma leve mudança com uma corda de diferente material, massa, tensão ou bitola, mas faz parte da adaptação citada...
É aquela coisa: dá pra fazer, mas requer estudo e é meio que uma gambiarra. No dia que ele pegar outro fretless a memória muscular estará toda prejudicada.
Já que esta procurando encrenca pega um fanned fretless direto uai!!
Desgraça pouca é bobagem!! Rsss
^ Ahahahahaha
Dei uma lida no tópico que o Boss2K linkou, sei que cada baixista tem suas manhas e preferências, mas na minha opinião, ter um fretless reguladinho é o mínimo. Imagina você tocar um A na respectiva 12ª casa a apertando logo abaixo encontrar um C#.
E nem é um bicho de sete cabeças encontrar essas oitavas, nada que um afinador cromático, uma chave pra regular a ponte e muita paciência não resolva.
Dei uma lida no tópico que o Boss2K linkou, sei que cada baixista tem suas manhas e preferências, mas na minha opinião, ter um fretless reguladinho é o mínimo. Imagina você tocar um A na respectiva 12ª casa a apertando logo abaixo encontrar um C#.
E nem é um bicho de sete cabeças encontrar essas oitavas, nada que um afinador cromático, uma chave pra regular a ponte e muita paciência não resolva.
Coutinho- Membro
allexcosta escreveu:... Na gig que o retorno estiver ruim será trave atrás de trave, atrás de trave, atrás de trave...
Ri muito imaginando isso acontecer...
Beleza, sei que é uma adaptação técnica inviável que funciona (apelidado carinhosamente de gambiarra) e imaginei em relação a memória.
Na verdade veio mais como uma dúvida mesmo. Não penso em aplicar isso.
Você está de sacanagem comigo, Zadá? Estou aprendendo freetless agora. Já passei mau quando conheci os dingwall´s (principalmente quando você jogou o anti canja no meu colo), deixa eu caminhar feliz no mundo dos paralelos...Fernando Zadá escreveu:
Já que esta procurando encrenca pega um fanned fretless direto uai!!
Qualquer coisa, pego um normal e faço fanned através do carrinho (aí que a trave corre solta, hein Alex???).
Tudo bem que ele vai começar 90º próximo das tarraxas e terminar quase que 15º no cap mas tá valendo, hehehe
gsfteodoro- Membro
Coutinho escreveu:^ Ahahahahaha
Tenho um freetless 4 cordas e faço a regulagem dele, de boa...
Mas não imagino uma ponte fixa em um baixo e, de repente, pára de fabricar a marca e/ou modelo daquela corda... AFE...
gsfteodoro- Membro
gsfteodoro escreveu:Qualquer coisa, pego um normal e faço fanned através do carrinho (aí que a trave corre solta, hein Alex???).
O Steve Bailey ficou famoso e arrumou um emprego na Berklee sem jamais tocar uma nota afinada. Às vezes funciona...
Esse assunto rende aqui:
https://www.google.com.br/#hl=en&output=search&sclient=psy-ab&q=site:contrabaixobr.com+afina%C3%A7%C3%A3o+fretless&oq=site:contrabaixobr.com+afina%C3%A7%C3%A3o+fretless&gs_l=hp.3...1923.16180.1.16443.50.45.5.0.0.1.817.13615.2-29j11j3j0j1.44.0.les%3B..0.0...1c.1.-5SANo_VYvM&psj=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&fp=60724a68baa7b8ec&bpcl=38093640&biw=1083&bih=946
https://www.google.com.br/#hl=en&output=search&sclient=psy-ab&q=site:contrabaixobr.com+afina%C3%A7%C3%A3o+fretless&oq=site:contrabaixobr.com+afina%C3%A7%C3%A3o+fretless&gs_l=hp.3...1923.16180.1.16443.50.45.5.0.0.1.817.13615.2-29j11j3j0j1.44.0.les%3B..0.0...1c.1.-5SANo_VYvM&psj=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&fp=60724a68baa7b8ec&bpcl=38093640&biw=1083&bih=946
Boss2K- Membro
allexcosta escreveu:gsfteodoro escreveu:Qualquer coisa, pego um normal e faço fanned através do carrinho (aí que a trave corre solta, hein Alex???).
O Steve Bailey ficou famoso e arrumou um emprego na Berklee sem jamais tocar uma nota afinada. Às vezes funciona...
Rá! Alguém sensato neste mundo! Boa Allex!
rafammbass- Membro
^
Tenho que admitir...
Boa Allex! Mandou bem...
Tenho que admitir...
Boa Allex! Mandou bem...
gsfteodoro- Membro
E aquele So Low... Solo é uma maravilha de ser ouvido...
O problema de tocar desafinado no meio da escala do fretless é que dá até para aceitar algusn hz a mais ou a menos, mas se usar cordas soltas... aí lascou... entrega desafinação mesmo...
O problema de tocar desafinado no meio da escala do fretless é que dá até para aceitar algusn hz a mais ou a menos, mas se usar cordas soltas... aí lascou... entrega desafinação mesmo...
(Só descarrilhando um pouco)
Sou doente por esse Warwick Steve Bailey.
Sou doente por esse Warwick Steve Bailey.
Coutinho- Membro
rafammbass escreveu:allexcosta escreveu:gsfteodoro escreveu:Qualquer coisa, pego um normal e faço fanned através do carrinho (aí que a trave corre solta, hein Alex???).
Rá! Alguém sensato neste mundo! Boa Allex!
Nem fala...
Esse timbre, oh deus...
Coutinho- Membro
Ahhh, e sem querer ser chato, mas já sendo... é FRETLESS, não freetless, freteless, fletless, fretlles ou coisa parecida kkkkk
Acho que cada um tem uma sensibilidade diferente à afinação e temperamento.
Já saí várias vezes de apresentações de orquestras medianas incomodado com o naipe de cordas ou aquela trompa ali no canto que é sempre trave.
Em compensação, quando uma orquestra de nível toca, a experiência não pode ser reproduzida por instrumentos temperados.
Eu não teria coragem de tocar um fretless em público sem pelo menos um ano de estudos disciplinados.
Já saí várias vezes de apresentações de orquestras medianas incomodado com o naipe de cordas ou aquela trompa ali no canto que é sempre trave.
Em compensação, quando uma orquestra de nível toca, a experiência não pode ser reproduzida por instrumentos temperados.
Eu não teria coragem de tocar um fretless em público sem pelo menos um ano de estudos disciplinados.
^Fato... eu já fiz muitas gigs só de fretless em um período que só tinha ele e estava estudando bem... Hoje to pegando bem menos e não teria essa coragem kkkk
^Então ou sou muito desencanado ou muito louco!! rssss
No dia que peguei meu primeiiro fretless um SX peguei ele as 17h 18hs na Teodoro e levei ele pra uma gig em duo as 20hs!! Rss
Não foi exatamente agradável mas fiquei caçando nota aqui e ali!!
Detalhe: até hoje apanho no fretless!! Rssss
No dia que peguei meu primeiiro fretless um SX peguei ele as 17h 18hs na Teodoro e levei ele pra uma gig em duo as 20hs!! Rss
Não foi exatamente agradável mas fiquei caçando nota aqui e ali!!
Detalhe: até hoje apanho no fretless!! Rssss
LuCaSbass escreveu:Ahhh, e sem querer ser chato, mas já sendo... é FRETLESS, não freetless, freteless, fletless, fretlles ou coisa parecida kkkkk
Valeu Lucas...
Sempre escrevi errado e não sabia....
gsfteodoro- Membro
Fernando Zadá escreveu:^Então ou sou muito desencanado ou muito louco!!
Boss2K- Membro
Pô Boss você gamou nessa foto! Fala a verdade!! Rss