E o programa mais médicos hein?
+21
GANSO
malka_aff
Breno_Barnabe
andremega
NeyBass
dudamir
allexcosta
Edu Fettermann
eltonpereira22
CaQuinhO
Kobeh
Cayo Castro
afonsodecampos
Christian
Rico
Zubrycky
Andrezinho
carlosprofort
subgrave
Boss2K
carimbass
25 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 4
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4
E o programa mais médicos hein?
O objetivo nao e criticar o governo e sim debater sobre o programa em si... Vms manter o nível blz?
carimbass- Membro
Re: E o programa mais médicos hein?
Desculpe, mas é impossível dissociar uma coisa da outra ... e, todos sabemos disso, o programa é política do governo para o setor de saúde. Assim, como vem por aí o Mais Professores, e todas as medidas eleitoreiras de sempre ...
Boss2K- Membro
Eu queria é um "Mais Pedreiros", estou em obras aqui em casa e tá difícil encontrar mão de obra, sem falar o preço absurdo...
O governo liberou muito empréstimo habitacional o que inflacionou demais o setor...
Se continuar nesse ritimo logo logo pedreiro vai estar ganhando mais que médico...
Coisa boa tudo isso não vai dar...
O governo liberou muito empréstimo habitacional o que inflacionou demais o setor...
Se continuar nesse ritimo logo logo pedreiro vai estar ganhando mais que médico...
Coisa boa tudo isso não vai dar...
subgrave- Membro
Quanto à vinda dos cubanos ao Brasil eu considero uma vergonha. O governo brasileiro irá realizar a terceirização mais escandalosa da história, repassando à ditadura cubana a maior parte do salário dos "médicos" importados. O PT está cuspindo na CLT. Quem diria?
Sem falar da estranhíssima recusa do governo em submeter os tais profissionais ao exame de revalidação do diploma, enquanto que os brasileiros que se formam em medicina em países como a Bolívia, por exemplo, são obrigados a fazer o exame. É justo? Alguém pode explicar a lógica?
O governo brasileiro ambém já tomou o cuidado de antecipar aos cubanos que não será concedido asilo político àqueles que solicitarem. Serão extraditados imediatamente, como no caso dos boxeadores em 2007 (lembram?). Bem diferente da postura do governo com relação ao Césare Batisti, terrorista, assassino, condenado em todas as instâncias pela justiça italiana, que entrou no Brasil com passaporte falso. Esse está protegido sob as asas do governo petralha.
Vergonhoso.
Só espero que ao menos os médicos cubanos tragam equipamentos, porque aqui no Brasil falta até esparadrapo.
Sem falar da estranhíssima recusa do governo em submeter os tais profissionais ao exame de revalidação do diploma, enquanto que os brasileiros que se formam em medicina em países como a Bolívia, por exemplo, são obrigados a fazer o exame. É justo? Alguém pode explicar a lógica?
O governo brasileiro ambém já tomou o cuidado de antecipar aos cubanos que não será concedido asilo político àqueles que solicitarem. Serão extraditados imediatamente, como no caso dos boxeadores em 2007 (lembram?). Bem diferente da postura do governo com relação ao Césare Batisti, terrorista, assassino, condenado em todas as instâncias pela justiça italiana, que entrou no Brasil com passaporte falso. Esse está protegido sob as asas do governo petralha.
Vergonhoso.
Só espero que ao menos os médicos cubanos tragam equipamentos, porque aqui no Brasil falta até esparadrapo.
Eu acho que a tendência será essa mesmo, os serviços mais braçais ( pedreiro, marceneiro, domésticos, mecânicos e etc ) ficarão cada vez mais caros e só os ricos poderão pagar por eles. Só nos resta fazer como os americanos fazem: aprender a fazer pequenas reformas e reparos nos mesmos....
carimbass- Membro
Ainda nao tenho opinou formada, mas uma coisa êh fato, toda essa celeuma esta tirando os médicos brasileiros da zona de conforto. Tem muita cidade do interior que nenhum medico que ir, sei que as s condições são pecarias mas êh melhor ter um medico estrangeiro em condições precárias do que nenhum medico brasileiro em situação precária...
carimbass- Membro
Não! Não é! Basta você imaginar de onde podem sair tantos médicos numa ilhota pouco maior que o estado do Rio de Janeiro, pra terem na prateleira, em estoque, 4000 profissionais para enviar de imediato para o Brasil!carimbass escreveu:Ainda nao tenho opinou formada, mas uma coisa êh fato, toda essa celeuma esta tirando os médicos brasileiros da zona de conforto. Tem muita cidade do interior que nenhum medico que ir, sei que as s condições são pecarias mas êh melhor ter um medico estrangeiro em condições precárias do que nenhum medico brasileiro em situação precária...
O curso de medicina é difícil, longo e exige uma infra-estrutura muito complexa para formar bons profissionais! Infelizmente nem todas as escolas médicas são como que eu cursei! No curso de Anatomia, tínhamos 1 cadáver para cada 4 alunos. Padrão de excelência internacional! Conheço pessoas que vieram de universidades públicas que nunca dissecaram um cadáver! No máximo, viam umas poucas peças já dissecadas! O mesmo acontece nas outras disciplinas! Felizmente eu me formei numa ótima escola médica, a melhor do Rio de Janeiro na época! Hoje ela está quase indo à falência, infelizmente! Isso diminui ainda mais a possibilidade de termos bons médicos!
Na ELAM, em Cuba, os profissionais fazem um curso de 2 anos e meio, mais 6 meses de estágio e já tem um diploma do que lá eles chamam de médicos populares, que são mais ou menos como nossos agentes de saúde. São profissionais treinados para diagnosticar diarréias, verminoses, doenças comuns da infância e males simples que acometem a maior parte da população pobre! Mas não tem capacidade de entender, diagnosticar e tratar doenças mais complexas, como hipertensão, diabetes ou outras de tratamento mais difícil e que requerem ajustes de doses de medicamentos, etc.
A população vai achar que está sendo tratada por médicos, mas infelizmente não são médicos de verdade.
O salário ridículo oferecido (R$ 10.000,00) para os médicos brasileiros é insuficiente, quando você faz as contas a respeito de mudar toda sua vida, abandonar amigos, família, casa, comodidades e empregos (sim, médicos tem vários empregos). No momento, eu tenho 3 empregos, sendo 2 públicos, e ganho mais do que o oferecido pelo governo nessa "bolsa", e ainda não é o suficiente para dar a comodidade que minha família necessita. Preciso de mais um...
No caso dos cubanos, há um grande interesse financeiro ligado à Cuba. Cada médico custará mais de 20 mil reais ao governo. Os profissionais receberão cerca de R$ 700,00 mensais, o que é 7 vezes mais do que a média que eles ganham em Cuba. Suas famílias receberão R$ 1.300,00 mensais, dos quais somente R$ 100,00 irão para as mãos deles e o restante será depositado numa poupança compulsória para ser sacado quando o "pseudo-médico" voltar a Ilha de Fidel. Se não voltar, o dinheiro fica para o governo. Cerca de 8 mil reais por cada um deles fica para o governo cubano como pagamento por terem enviado o profissional através da OPAS e cerca de 10 mil mensais virarão caixa-2 da próxima campanha eleitoral (ou eleitoreira). Multiplique isso por 4000 e são 40 milhões por mês, que totalizam cerca de 560 milhões até as próximas eleições, que serão uma espécie de "doação" do governo cubano para a campanha dos "cupanheru" do PT.
Sei como funciona, porque na época das cooperativas de saúde no Rio, eu montei uma para colocar minha equipe numa UTI de um hospital público, os 10% da taxa administrativa que tínhamos direito só chegava pela metade! Quando fui reclamar, fui informado que a "contribuição de campanha" já vinha descontada... Mas os impostos à pagar estavam todos lá, na íntegra... Desisti da brincadeira antes de falir, já que o pouco que restava de lucro ficava para o "sócio" que conseguiu nosso credenciamento para prestar serviço para o estado, que era um deputado!
Infelizmente só a boa vontade não serve! Toda essa grana prevista para pagar Cuba seria suficiente para construir uns 30 hospitais de ponta no interior. Se houvesse o investimento que o Padilha "economizou" (17 bilhões), ainda se poderia colocar ambulâncias e UPA's em TODAS as cidades do país, com equipe médica. Além do mais, tem que se criar a carreira de estado para a saúde, com bons salários (como o dos juízes), que possibilitaria instalar médicos e demais profissionais da saúde em todos os lugares do país. De nada adianta trabalhar numa palhoça, receber um paciente grave e não ter sequer um carro para levá-lo para uma unidade preparada pra atendimento mais avançado!
O que fazer? Não votar no PT nunca mais!
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
Ok André, só nao entendo como 10 mil nao são suficientes para se viver em uma cidade do interior. E para essas cidades que ninguém quer ir o que fazer?
Outra coisa, pelo que vc falou existem problemas na formação de médicos brasileiros tb, qual a diferença de um brasileiro mal formado e um cubano mal formado?
Outra coisa, pelo que vc falou existem problemas na formação de médicos brasileiros tb, qual a diferença de um brasileiro mal formado e um cubano mal formado?
carimbass- Membro
A diferença é simples:
- Um médico brasileiro mal formado fez 6 anos de faculdade, sendo de 18 a 24 meses de estágio prático, rodando em TODAS as especialidades médicas. Depois de formado, faz uma prova e, se passar, entra na Residência Médica, que é onde você vai fazer o aprendizado prático dentro da especialidade que você vai exercer. Essa parte do aprendizado pode levar de 2 a 5 anos, ou mais. Então, o médico brasileiro mal formado pode ser um bom médico, se se esforçar e fizer umaboa residência.
- Um médico cubano termina o curso e já está pronto. Já é o produto final!
Se você não entende como 10 mil não são suficientes para viver numa cidade do interior, provavelmente você não tem filhos que você gostaria de dar uma boa educação, um bom plano de saúde (já que o governo não providencia a boa assistência médica exigida pela Constituição), uma boa moradia com algum conforto, criar uma reserva financeira para o futuro, já que não é qualquer um que aguenta continuar dando plantão para sobreviver aos 70 anos de idade, ter tempo disponível para se atualizar, já que novas doenças e novos tratamentos são descobertos a cada ano, ter tempo para descanso, já que a medicina é bastante cansativa e estressante. Acho engraçado ninguém comentar que o índice de infartos e trombose venosa profunda é 4 vezes maior em médicos que no restante da população, assim como as doenças do estresse que são 6 vezes mais incidentes nos médicos.
Para as cidades que ninguém quer ir? Pergunte-se o por que ninguém quer ir pra lá primeiro!
Já fui para o interior e fui expulso da cidade sob mira de armas após ir cobrar o prefeito na praça pública os 3 meses de salários não depositados! O aluguel, as compras, tudo me era cobrado! E a casa e as lojas eram do prefeito! Legal, né?
Nessas cidades, eles te ligam oferecendo mundos e fundos, com salários bem legais! O último convite que recebi foi para o interior do Paraná, por 35 mil. Bem legal, né?
Só que a prefeitura da cidade mesmo me exigiria 48 horas por semana, em 2 plantões no hospital (um dia de semana e um sábado 24 horas cada), por 6 mil. O restante seria pago pelas prefeituras de outras 5 cidades, onde eu deveria prestar atendimento ambulatorial de manhã e à tarde, formando meu horário, desde que passasse pelo menos 12 horas semanais em cada cidade, e mais sobreaviso para partos e emergências 3 noites por semana. Sem direitos trabalhistas (férias, 13o., licenças, tudo besteira). E quando eu perguntei quando eu iria em casa no Rio e quando eu teria tempo para um descanso, me chamaram de preguiçoso e vagabundo! Voltei para o Rio imediatamente, e arquei com as despesas de viagem!
Querem medico no interior? Paguem bem, dêem condições adequadas de trabalho, cargas horárias HUMANAS, carreira de estado com previsão de retorno para sua cidade após alguns anos, direitos trabalhistas, hospitais aparelhados, exames facilitados para médicos e pacientes, condições de fazer uma medicina decente. DUVIDO que faltem médicos onde quer que seja!
- Um médico brasileiro mal formado fez 6 anos de faculdade, sendo de 18 a 24 meses de estágio prático, rodando em TODAS as especialidades médicas. Depois de formado, faz uma prova e, se passar, entra na Residência Médica, que é onde você vai fazer o aprendizado prático dentro da especialidade que você vai exercer. Essa parte do aprendizado pode levar de 2 a 5 anos, ou mais. Então, o médico brasileiro mal formado pode ser um bom médico, se se esforçar e fizer umaboa residência.
- Um médico cubano termina o curso e já está pronto. Já é o produto final!
Se você não entende como 10 mil não são suficientes para viver numa cidade do interior, provavelmente você não tem filhos que você gostaria de dar uma boa educação, um bom plano de saúde (já que o governo não providencia a boa assistência médica exigida pela Constituição), uma boa moradia com algum conforto, criar uma reserva financeira para o futuro, já que não é qualquer um que aguenta continuar dando plantão para sobreviver aos 70 anos de idade, ter tempo disponível para se atualizar, já que novas doenças e novos tratamentos são descobertos a cada ano, ter tempo para descanso, já que a medicina é bastante cansativa e estressante. Acho engraçado ninguém comentar que o índice de infartos e trombose venosa profunda é 4 vezes maior em médicos que no restante da população, assim como as doenças do estresse que são 6 vezes mais incidentes nos médicos.
Para as cidades que ninguém quer ir? Pergunte-se o por que ninguém quer ir pra lá primeiro!
Já fui para o interior e fui expulso da cidade sob mira de armas após ir cobrar o prefeito na praça pública os 3 meses de salários não depositados! O aluguel, as compras, tudo me era cobrado! E a casa e as lojas eram do prefeito! Legal, né?
Nessas cidades, eles te ligam oferecendo mundos e fundos, com salários bem legais! O último convite que recebi foi para o interior do Paraná, por 35 mil. Bem legal, né?
Só que a prefeitura da cidade mesmo me exigiria 48 horas por semana, em 2 plantões no hospital (um dia de semana e um sábado 24 horas cada), por 6 mil. O restante seria pago pelas prefeituras de outras 5 cidades, onde eu deveria prestar atendimento ambulatorial de manhã e à tarde, formando meu horário, desde que passasse pelo menos 12 horas semanais em cada cidade, e mais sobreaviso para partos e emergências 3 noites por semana. Sem direitos trabalhistas (férias, 13o., licenças, tudo besteira). E quando eu perguntei quando eu iria em casa no Rio e quando eu teria tempo para um descanso, me chamaram de preguiçoso e vagabundo! Voltei para o Rio imediatamente, e arquei com as despesas de viagem!
Querem medico no interior? Paguem bem, dêem condições adequadas de trabalho, cargas horárias HUMANAS, carreira de estado com previsão de retorno para sua cidade após alguns anos, direitos trabalhistas, hospitais aparelhados, exames facilitados para médicos e pacientes, condições de fazer uma medicina decente. DUVIDO que faltem médicos onde quer que seja!
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
Para que médicos possam ir para locais mais carentes e/ou afastados, vale lembrar que não basta oferecer um bom salário. É preciso dar a eles condições de trabalho.
Mesmo porque, até onde eu saiba, falando com amigos meus profissionais na área de saúde, se um médico assume a responsabilidade por um posto de saúde e alguém vier a morrer neste posto por falta de condições do local, a responsabilidade criminal pelo óbito é imputada ao médico responsável e não ao governo.
Mesmo porque, até onde eu saiba, falando com amigos meus profissionais na área de saúde, se um médico assume a responsabilidade por um posto de saúde e alguém vier a morrer neste posto por falta de condições do local, a responsabilidade criminal pelo óbito é imputada ao médico responsável e não ao governo.
Eu sou a favor da análise de renda para ingresso nas universidades públicas do Brasil. Após formados, os profissionais pagam (de alguma forma) o curso, ao invés de montarem seus escritórios, consultórios e negócios afins, cobrando valores que a maioria da população não pode pagar.
Entenderam????
Entenderam????
agora me pego pensando, se fosse isso com a educação, professores no interior, 10 mil para cada... interessante. Concordo com o Boss e O Andrezinho, pura manobra politica, como diz minha mulher vamos mudar deste país ainda da tempo....
Christian- Membro
Não sou médico mas já vivi uma experiência dessas na família. Pelo menos aqui no Pará ocorre o seguinte:
A Prefeitura contrata o médico, paga os primeiros 5, 6 meses de salários e depois não paga mais. O médico e o enfermeiro (quando tem) carregam um peso enorme nas costas. As pessoas desses municípios são simples, e acham que o médico "tem" que resolver tudo. Fui passar uns dias neste município com um parente médico e em dez dias não houve se quer uma noite/madrugada que não lhe bateram à porta suplicando por cuidados médicos, coisas como tiro, aborto, espancamento, etc. Até nas horas de folga essa pessoa não podia andar na cidade, ter uns minutos de lazer, porque lhes cercavam pedindo ajuda. E isso sem falar nas condições de trabalho dentro das Unidades.
Resultado, menos de 1 ano depois houve a desistência e a certeza que "jamais" entraria novamente numa roubada dessas. Ah, ia esquecendo, o calote foi certeiro, até hoje (isso tem pelo menos 10 anos) nunca recebeu os salários atrasados.
A Prefeitura contrata o médico, paga os primeiros 5, 6 meses de salários e depois não paga mais. O médico e o enfermeiro (quando tem) carregam um peso enorme nas costas. As pessoas desses municípios são simples, e acham que o médico "tem" que resolver tudo. Fui passar uns dias neste município com um parente médico e em dez dias não houve se quer uma noite/madrugada que não lhe bateram à porta suplicando por cuidados médicos, coisas como tiro, aborto, espancamento, etc. Até nas horas de folga essa pessoa não podia andar na cidade, ter uns minutos de lazer, porque lhes cercavam pedindo ajuda. E isso sem falar nas condições de trabalho dentro das Unidades.
Resultado, menos de 1 ano depois houve a desistência e a certeza que "jamais" entraria novamente numa roubada dessas. Ah, ia esquecendo, o calote foi certeiro, até hoje (isso tem pelo menos 10 anos) nunca recebeu os salários atrasados.
Na boa, eu acho que é este tipo de comentário que desqualifica qualquer argumento da classe médica. Sejamos sinceros, a classe tá pouco se lixando pro povo brasileiro. É lei da oferta e procura básica. O que não sou contra. Cada vez mais, soa como corporativismo simples e visível.Andrezinho escreveu:
O salário ridículo oferecido (R$ 10.000,00) para os médicos brasileiros é insuficiente, quando você faz as contas a respeito de mudar toda sua vida, abandonar amigos, família, casa, comodidades e empregos (sim, médicos tem vários empregos). No momento, eu tenho 3 empregos, sendo 2 públicos, e ganho mais do que o oferecido pelo governo nessa "bolsa", e ainda não é o suficiente para dar a comodidade que minha família necessita. Preciso de mais um...
E olha que não tenho opinião formada sobre isso ainda. Já vi e li muita coisa. Mas sinceramente, não sei...
Cayo Castro, eu não sou médico, mas concordo com 150% do que o Andrezinho falou (os outros 50% é por conta do que eu imagino que ele pensa mas não caberia no fórum).Cayo Castro escreveu:Na boa, eu acho que é este tipo de comentário que desqualifica qualquer argumento da classe médica. Sejamos sinceros, a classe tá pouco se lixando pro povo brasileiro. É lei da oferta e procura básica. O que não sou contra. Cada vez mais, soa como corporativismo simples e visível.Andrezinho escreveu:
E olha que não tenho opinião formada sobre isso ainda. Já vi e li muita coisa. Mas sinceramente, não sei...
Pense! O cara deixa de lado a família, os amigos e toda uma vida para se dedicar aos estudos (quem não sabe o que é isso é porque deve ter parado no ensino médio), depois vai construindo sua carreira (leia-se trabalhar e continuar estudando muito) para depois conformar-se a viver com um salário medíocre em em condições de trabalho precárias? Onde isso? Só na cabeça dos brasileiros que acham que o futuro está no INSS.
Sempre pensei nisso, tenho duas formações e uma pós-graduação em Instituições públicas e me sinto no dever de compensar de alguma forma mas não acho que "pagando" a gente resolveria isso. Se houvesse um bom planejamento do MEC os alunos poderiam durante o curso prestar serviços à Comunidade, servindo como estágio supervisionado e coisas afins. Assim se criaria um banco de horas que o aluno teria que cumprir ao término da graduação. Este serviço poderia ocorrer em hospitais públicos, Secretarias, Escolas, etc. Seria muito interessante por exemplo, ver estudantes de engenharia civil e arquitetura orientando construções/reformas em comunidades carentes.Rico escreveu:Eu sou a favor da análise de renda para ingresso nas universidades públicas do Brasil. Após formados, os profissionais pagam (de alguma forma) o curso, ao invés de montarem seus escritórios, consultórios e negócios afins, cobrando valores que a maioria da população não pode pagar.
Entenderam????
Material humano e vontade de ajudar e aprender não iria faltar.
Tudo bem por mim. É como eu disse. Não sou contra união de classe por mais dinheiro. Fazer pressão, mobilização e tudo mais. Muito pelo contrário. Só não sou a favor de como a classe médica está levando isso.
Não sou médico e nem estudante de medicina também. Mas namoro uma estudante do último ano e pode-se dizer que convivo com o círculo de amigos dela. E é perceptível como a classe pensa, nisso podemos dar palmas, é a classe mais unida que existe. Até pensar, pensa igual. Tem tudo na ponta da língua. O que volto aqui dizer que, não sou contra. Como havia exposto no outro post sobre o assunto.
O problema é: De um lado temos o corporativismo médico, união de uma classe em prol de melhorias acima do povo e do sistema e do outro, uma ato extremamente eleitoreiro, possivelmente criminoso vindo de um governo corrupto mas que pode levar alguma saúde pra gente que não tem.
De qual lado ficar?
Não sou médico e nem estudante de medicina também. Mas namoro uma estudante do último ano e pode-se dizer que convivo com o círculo de amigos dela. E é perceptível como a classe pensa, nisso podemos dar palmas, é a classe mais unida que existe. Até pensar, pensa igual. Tem tudo na ponta da língua. O que volto aqui dizer que, não sou contra. Como havia exposto no outro post sobre o assunto.
O problema é: De um lado temos o corporativismo médico, união de uma classe em prol de melhorias acima do povo e do sistema e do outro, uma ato extremamente eleitoreiro, possivelmente criminoso vindo de um governo corrupto mas que pode levar alguma saúde pra gente que não tem.
De qual lado ficar?
Sou estudante de engenharia e já li algumas matérias q em breve eles querem fazer isso com engenheiros. Conheço gente formada q tá desempregada ou trabalhando como auxiliar técnico pq a empresa não quer pagar o salário da categoria. Lamentável... Quem serão os próximos? Os dentistas? Advogados?
Acho q vou largar faculdade e estudar mais contra-baixo...sqn...rs
Acho q vou largar faculdade e estudar mais contra-baixo...sqn...rs
Kobeh- Membro
Absoluta vergonha alheia. Nojo! NOJO!!!
É o típico "profissional" que se forma pra ser chamado de "DOTÔ", e não pra ser médico.
É o típico "profissional" que se forma pra ser chamado de "DOTÔ", e não pra ser médico.
CaQuinhO- Membro
cara, os medicos cubanos nada tem a ver com isso... essa atitude desses indivíduos foi lamentável
Olha, como o Cayo, eu ainda não tenho opinião formada sobre o assunto. Mas chamar um salário de 10 mil de medíocre é um absurdo. A título de curiosidade, sabe qual parcela da população mundial vive com 10 mil por mês (sem contar 13º, férias, etc)? 0,13%. Dez mil reais é dinheiro em qualquer lugar, basta saber administrar. Pode parecer pouco para quem quer morar em casa com 4 quartos, garagem, em apartamento em bairro nobre; pra morar no interior, dá pra viver com MUITO conforto.carlosprofort escreveu:Cayo Castro, eu não sou médico, mas concordo com 150% do que o Andrezinho falou (os outros 50% é por conta do que eu imagino que ele pensa mas não caberia no fórum).Cayo Castro escreveu:Na boa, eu acho que é este tipo de comentário que desqualifica qualquer argumento da classe médica. Sejamos sinceros, a classe tá pouco se lixando pro povo brasileiro. É lei da oferta e procura básica. O que não sou contra. Cada vez mais, soa como corporativismo simples e visível.Andrezinho escreveu:
Pense! O cara deixa de lado a família, os amigos e toda uma vida para se dedicar aos estudos (quem não sabe o que é isso é porque deve ter parado no ensino médio), depois vai construindo sua carreira (leia-se trabalhar e continuar estudando muito) para depois conformar-se a viver com um salário medíocre em em condições de trabalho precárias? Onde isso? Só na cabeça dos brasileiros que acham que o futuro está no INSS.
Aposto UM RIM como esses médicos do vídeo são do típico de médico que tem 1203978193567 empregos, não se dedica a nenhum deles, tem 180 horas de carga horária semanal (as vezes mais), isso quando não bate o ponto e vai embora.
Eu trabalho em uma Autarquia Federal, mais precisamente na sessão de Auditoria, e 70% das sindicâncias e processos administrativos sobre inassiduidade habitual e abandono de cargo são contra esse tipo de médico.
PS: Não tenho nada contra médicos tem vínculos diversos, e conseguem se dedicar bem a cada um deles.
Eu trabalho em uma Autarquia Federal, mais precisamente na sessão de Auditoria, e 70% das sindicâncias e processos administrativos sobre inassiduidade habitual e abandono de cargo são contra esse tipo de médico.
PS: Não tenho nada contra médicos tem vínculos diversos, e conseguem se dedicar bem a cada um deles.
CaQuinhO- Membro
Pois é, Edu...
Você captou a mensagem. Existem profissionais com o mesmo grau de importância que estudam tanto quanto e ganham metade disso...
Qual a diferença da Medicina pras outras áreas?
Você captou a mensagem. Existem profissionais com o mesmo grau de importância que estudam tanto quanto e ganham metade disso...
Qual a diferença da Medicina pras outras áreas?
por Cayo Castro em Dom Jul 21, 2013 7:31 pm escreveu:
A grande questão é que: Mesmo sendo uma profissão vital ao funcionamento da sociedade, Médico é só mais um profissional, como qualquer outro.. Na boa, muitas poucas pessoas vão estudar medicina porque querem fazer algo "benevolente" a sociedade. E sim, pelo salário e status. E até se entende isso. Mas a sociedade como um todo, não. Ainda vê no médico aquele semi-deus que nunca erra, ao qual tem respeito e obedece tudo certinho com medo de levar bronca. Temos que parar de colocar o médico como se fosse o meio termo entre deuses e homens. Anteriormente, existia essa superestima com médicos e com advogados. Toda aquele lance coronelista, onde o "coronel" mandava seu filho pra estudar as "leis" ou a "medicina". E o filho virava "Doutor". Com o advogado, por causa da quantidade de profissionais formados e faculdades de direito, essa estima elevada acabou/diminuiu. O que não aconteceu com o médico. Pelo fato, de ser muito caro/difícil pra faculdade assegurar um curso desses. Esta superestima ao médico continua. Ficar chamando a classe de "playboyzinha", "arrogante" e o escambau agora. Não adianta. Vocês criaram os "monstros". Agora aturem.
O salário é parte da equação, mas não é a única e também não é a mais importante.Edu Fettermann escreveu:Olha, como o Cayo, eu ainda não tenho opinião formada sobre o assunto. Mas chamar um salário de 10 mil de medíocre é um absurdo. A título de curiosidade, sabe qual parcela da população mundial vive com 10 mil por mês (sem contar 13º, férias, etc)? 0,13%. Dez mil reais é dinheiro em qualquer lugar, basta saber administrar. Pode parecer pouco para quem quer morar em casa com 4 quartos, garagem, em apartamento em bairro nobre; pra morar no interior, dá pra viver com MUITO conforto.carlosprofort escreveu:Cayo Castro, eu não sou médico, mas concordo com 150% do que o Andrezinho falou (os outros 50% é por conta do que eu imagino que ele pensa mas não caberia no fórum).Cayo Castro escreveu:Na boa, eu acho que é este tipo de comentário que desqualifica qualquer argumento da classe médica. Sejamos sinceros, a classe tá pouco se lixando pro povo brasileiro. É lei da oferta e procura básica. O que não sou contra. Cada vez mais, soa como corporativismo simples e visível.Andrezinho escreveu:
Tomando a liberdade de repetir o que eu disse antes, para que médicos possam ir para locais mais carentes e/ou afastados, vale lembrar que não basta oferecer um bom salário. Por melhor que o salário seja, é preciso dar TAMBÉM condições de trabalho aos médicos.
Mesmo porque, até onde eu saiba, falando com amigos meus profissionais na área de saúde, se um médico assume a responsabilidade por um posto de saúde e alguém vier a morrer neste posto por falta de condições do local, a responsabilidade criminal pelo óbito é imputada ao médico responsável e não ao governo... Em outras palavras, legalmente falando, mesmo que o governo não dê equipamentos/remédios, a culpa pelo óbito é do médico responsável pelo local de atendimento.
Sendo assim, um salário - mesmo que nababesco - não vale a pena se você vier a ser processado criminalmente (Com risco de perder o direito de exercer a profissão e/ou parar atrás das grades) por causa de um governo que não lhe dá condições de trabalhar adequadamente...
Última edição por Zubrycky em Ter Ago 27, 2013 10:14 am, editado 1 vez(es)
Tem mais é que importar mesmo... O povo que tá morrendo das doenças mais banais nos rincões do Brasil não tem o MENOR INTERESSE em saber se quem tá salvando a vida dela tem a bandeira de cuba ou brasileira estampada no passaporte.
Tem mais é que importar mesmo... O povo que tá morrendo das doenças mais banais nos rincões do Brasil não tem o MENOR INTERESSE em saber se quem tá salvando a vida dela tem a bandeira de cuba ou brasileira estampada no passaporte.
CaQuinhO- Membro
Eu não terminei o curso superior, mas só pra eu entender da galera que é formada.
Pelos sacrifícios que a pessoa fez pra fazer uma faculdade tem que ganhar quanto? 500.000 por mês?
Pelos sacrifícios que a pessoa fez pra fazer uma faculdade tem que ganhar quanto? 500.000 por mês?
De boa... Um salário de 10 mil no Leblon ou na Barra pra sustentar uma família e todas as contas não dá nem pro cheiro. Porém, 10 mil em qualquer região q não seja considerada área nobre, é dinheiro pra caramba, principalmente no interior. O problema é q ninguém quer ganhar 10 mil no interior, quando pode ganhar 20 na capital.
Kobeh- Membro
Zubrycky, sua ingenuidade é impactante. Triplica esse salário aí que eu quero ver se não vai ter uma penca de médicos que vai "dar a volta" na falta de equipamentos e vai se mudar pro interior...
O problema da falta de equipamento é visível e óbvia. Mas reitero, o problema não é só isso e esse também não é o mais importante. Conheço uma amiga que tava ganhando 10.000,00 como enfermeira no interior. Se mudou pra Rio Branco e ganha 3 e algumas coisa. Sabe o que ela falou pra mim?
Não estudei tanto pra viver no interior...
Essa frase reflete o pensamento coletivo da classe. Quer queira ou não...
Não sejamos ingênuos, o problema maior não são a falta de equipamentos. Se for, que deixem os cubanos agirem. Pra tratar 'diarréias, verminoses, doenças comuns da infância e males simples que acometem a maior parte da população pobre.' e do interior não é preciso tecnologia de ponta e nem formação tradicional brasileira.
O problema da falta de equipamento é visível e óbvia. Mas reitero, o problema não é só isso e esse também não é o mais importante. Conheço uma amiga que tava ganhando 10.000,00 como enfermeira no interior. Se mudou pra Rio Branco e ganha 3 e algumas coisa. Sabe o que ela falou pra mim?
Não estudei tanto pra viver no interior...
Essa frase reflete o pensamento coletivo da classe. Quer queira ou não...
Não sejamos ingênuos, o problema maior não são a falta de equipamentos. Se for, que deixem os cubanos agirem. Pra tratar 'diarréias, verminoses, doenças comuns da infância e males simples que acometem a maior parte da população pobre.' e do interior não é preciso tecnologia de ponta e nem formação tradicional brasileira.
Verdade. Pra quem mora em um região metropolitana, pode achar surreal uma criança morrer por causa de uma simples diarreia... Se vc andar Brasil a fora, vai ver q é mais normal do q parece.Cayo Castro escreveu:
Kobeh- Membro
Como que um brasileiro não consegue viver com "míseros" 10 mil e um cubano topa viver e trabalhar por 40% disso?
carimbass- Membro
^ Eles ganham bem menos em Cuba. Além disso, suas famílias vão ganhar uma poupança compulsória (uma espécie de Fundo de Garantia), desde que retornem à Cuba ao fim do Contrato.
CaQuinhO- Membro
Tô com o Cayo, se meu filho estivesse doente em uma cidade do interior que não tivesse médico e o deslocamento fosse inviável, tenho certeza que na hora do desespero qualquer pessoa que tivesse algum conhecimento médico mais avançado que o meu iria ser uma opção válida... Não consigo entender a lógica de que é melhor não ter ninguém do que um médico cubano...Kobeh escreveu:Verdade. Pra quem mora em um região metropolitana, pode achar surreal uma criança morrer por causa de uma simples diarreia... Se vc andar Brasil a fora, vai ver q é mais normal do q parece.Cayo Castro escreveu:
carimbass- Membro
[2]CaQuinhO escreveu:Tem mais é que importar mesmo... O povo que tá morrendo das doenças mais banais nos rincões do Brasil não tem o MENOR INTERESSE em saber se quem tá salvando a vida dela tem a bandeira de cuba ou brasileira estampada no passaporte.
Bonito foi as patricinhas criadas na zona sul andando de carro importado vaiando a chegada dos médicos... é assim que a gente exige respeito, desrespeitando os outros.
carimbass escreveu:Como que um brasileiro não consegue viver com "míseros" 10 mil e um cubano topa viver e trabalhar por 40% disso?
Disso eu sei, a questão é que os médicos brasileiros como dizem no ditado popular: Nem cagam, nem desocupam a moita... Nem querem ir e nem querem liberar o espaço pra quem quer ir...CaQuinhO escreveu:^ Eles ganham bem menos em Cuba. Além disso, suas famílias vão ganhar uma poupança compulsória (uma espécie de Fundo de Garantia), desde que retornem à Cuba ao fim do Contrato.
carimbass- Membro
http://www.brasil247.com/pt/247/saudeebemestar/112945/M%C3%A9dicos-brasileiros-envergonham-o-Pa%C3%ADs.htm
CaQuinhO- Membro
Não sei se eu não entendi bem a notícia, mas o que tem a ver a cor da pele do cara? Eu hein...CaQuinhO escreveu:http://www.brasil247.com/pt/247/saudeebemestar/112945/M%C3%A9dicos-brasileiros-envergonham-o-Pa%C3%ADs.htm
Reparei o mesmo! Achei tosco tbm... Postei só pela informação mesmo. O artigo está péssimo.allexcosta escreveu:Não sei se eu não entendi bem a notícia, mas o que tem a ver a cor da pele do cara? Eu hein...CaQuinhO escreveu:http://www.brasil247.com/pt/247/saudeebemestar/112945/M%C3%A9dicos-brasileiros-envergonham-o-Pa%C3%ADs.htm
Abstraia isso. Repare que a declaração do Ministro citou "Xenofobia" e não "Racismo".
CaQuinhO- Membro
Essa mania de quererem enfiar racismo em tudo... Não nego q existe preconceito racial no Brasil, mas parece q tem gente q gosta de botar lenha na fogueira...CaQuinhO escreveu:Reparei o mesmo! Achei tosco tbm... Postei só pela informação mesmo. O artigo está péssimo.allexcosta escreveu:Não sei se eu não entendi bem a notícia, mas o que tem a ver a cor da pele do cara? Eu hein...CaQuinhO escreveu:http://www.brasil247.com/pt/247/saudeebemestar/112945/M%C3%A9dicos-brasileiros-envergonham-o-Pa%C3%ADs.htm
Abstraia isso. Repare que a declaração do Ministro citou "Xenofobia" e não "Racismo".
Kobeh- Membro
Como se alguém naquela foto fosse branco.
Isso me dá nojo, sinceramente.
Me perdoem, não é falta de patriotismo nem nada, mas quem já conviveu com Cubanos sabe que são um povo de alma nobre, de gosto artístico refinado e interessados pelo bem comum. Esses médicos devem estar com a impressão de estarem chegando em uma verdadeira selva.
Mais uma vez, que vergonha...
Isso me dá nojo, sinceramente.
Me perdoem, não é falta de patriotismo nem nada, mas quem já conviveu com Cubanos sabe que são um povo de alma nobre, de gosto artístico refinado e interessados pelo bem comum. Esses médicos devem estar com a impressão de estarem chegando em uma verdadeira selva.
Mais uma vez, que vergonha...
O assunto é polêmico, tenho certeza que o testemunho do Andrezinnho em relação as sacanagens que os prefeitos fazem é verídico.
Porém, tem o outro lado. Médicos fazendo 120 horas de plantão por semana, recebendo dinheiro do meu imposto, e clinicando nos seus consultórios.
Infelizmente, é o ciclo vicioso que a saúde pública brasileira vive. Todo mundo visando benefício próprio e usurpando.
Porém, tem o outro lado. Médicos fazendo 120 horas de plantão por semana, recebendo dinheiro do meu imposto, e clinicando nos seus consultórios.
Infelizmente, é o ciclo vicioso que a saúde pública brasileira vive. Todo mundo visando benefício próprio e usurpando.
dudamir- Membro
^ Quem dera queniano fosse um caso isolado... Infelizmente isso se repete em vários outros setores públicos, como já falei antes tenho vergonha de ter nascido nessa m$%& de pais...
carimbass- Membro
Teve uma conterrânea minha que fez um comentário na internet que me matou de vergonha. Viralizou no twitter e facebook a publicação porca dela.
CaQuinhO- Membro
R$ 10 mil não da pra viver, e quando um professor entra em greve por receber 25% disso é taxado como vagabundo, sem falar nas más condições das instalações escolares. Se quiser ganhar melhor um pouquinho tem que trabalhar nos 3 períodos diários.
Não quero dizer que um médico não mereça receber 100 mil por mês, merece sim, estudou pra caramba, pagou caríssimo em um curso, tem uma responsa enorme nas costas, mas existem outras profissões também que exigem muito estudo e dedicação, e recebem muito pouco por isso.
Li no yahoo que médicos e alunos no Ceará estavam vaiando os médicos cubanos, após sairem das aulas de português. Aí eu te pergunto...rs (Percival)..rsrs, o que eles tem a ver com isso, não merecem respeito?... se tiver que protestar, deveria ser contra o governo e não contra eles que estão buscando uma vida melhor e suprindo a necessidade de um país que um médico não quer ir pro interior se não ganhar 50 mil/mês.
Fico pensando: O cara é um baixista profissional, vive disso é sua profissão, aí acha que tocar em certo lugar não da pra ele, o que fazer?
- ninguém vai substituí-lo e o show não vai rolar?
- contratar outro profissional que esteja precisando e queira assumir o evento?
Sou a favor que haja médico, seja brasileiro, cubano, japonês, só não pode iraquiano e afegão...rsrs (zueira galera), e como ja foi dito, nas regiões menos favorecidas do nosso lindo Brasil, um médico cubano é quase um deus.
"Em terra de cego quem tem um olho é rei"
Não quero dizer que um médico não mereça receber 100 mil por mês, merece sim, estudou pra caramba, pagou caríssimo em um curso, tem uma responsa enorme nas costas, mas existem outras profissões também que exigem muito estudo e dedicação, e recebem muito pouco por isso.
Li no yahoo que médicos e alunos no Ceará estavam vaiando os médicos cubanos, após sairem das aulas de português. Aí eu te pergunto...rs (Percival)..rsrs, o que eles tem a ver com isso, não merecem respeito?... se tiver que protestar, deveria ser contra o governo e não contra eles que estão buscando uma vida melhor e suprindo a necessidade de um país que um médico não quer ir pro interior se não ganhar 50 mil/mês.
Fico pensando: O cara é um baixista profissional, vive disso é sua profissão, aí acha que tocar em certo lugar não da pra ele, o que fazer?
- ninguém vai substituí-lo e o show não vai rolar?
- contratar outro profissional que esteja precisando e queira assumir o evento?
Sou a favor que haja médico, seja brasileiro, cubano, japonês, só não pode iraquiano e afegão...rsrs (zueira galera), e como ja foi dito, nas regiões menos favorecidas do nosso lindo Brasil, um médico cubano é quase um deus.
"Em terra de cego quem tem um olho é rei"
NeyBass- Membro
Para você ver como é lindo o comunismo...CaQuinhO escreveu:^ Eles ganham bem menos em Cuba. Além disso, suas famílias vão ganhar uma poupança compulsória (uma espécie de Fundo de Garantia), desde que retornem à Cuba ao fim do Contrato.
Eu não entro no mérito político... (até porque é contra as regras do fórum). O que se debate aqui não é isso...carlosprofort escreveu:Para você ver como é lindo o comunismo...CaQuinhO escreveu:^ Eles ganham bem menos em Cuba. Além disso, suas famílias vão ganhar uma poupança compulsória (uma espécie de Fundo de Garantia), desde que retornem à Cuba ao fim do Contrato.
CaQuinhO- Membro
Gostaria de esclarecer que não tenho nada contra os cubanos (exceção a Fidel e os seus companheiros, onde incluo nossa presidenta e o nosso (ex?)presidente.
Quanto a questões de salário, o que torna um salário justo não é exatamente os anos de estudo e sacrificio, mas sim o resultado disso, ou seja, um profissional bem qualificado e competente faz jus a uma remuneração compatível com a sua responsabilidade. Isso se aplica a médicos, engenheiros, pilotos de avião, juízes de direito, professores. Conheço pessoalmente pessoas que ganham muito dinheiro e são semianalfabetas, já que a falta de educação formal não impede ninguém de ganhar dinheiro trabalhando honestamente como empresário, vendedor, artesão, músico, ou qualquer outra atividade em que ele tenha realmente talento, dedicação e boas oportunidades (ah, claro, e que não more em Cuba).
Ninguém espera, no entanto, que alguém que não gosta de estudar e que não é chegado ao batente faça jus a um salário de médico. Da mesma forma, infelizmente, se você que trabalhar como vendedor ambulante, a menos que você seja um novo Sílvio Santos, terá que se conformar com ganhos módicos.
Não sei nem porque estou falando disso, acho que é por conta do questionamento do Aléx.
O que eu penso é que esse acordo entre Lula e Fidel é um escândalo sob vários aspectos. Precisa de médicos estrangeiros? Tudo bem para isso nós temos o sistema de revalidação de certificados de graduação emitidos por universidades estrangeiras. Os cubanos topam tudo? Beleza, mas porque o Brasil não garante a eles os mesmos direitos de qualquer trabalhador brasileiro?
Quanto a questões de salário, o que torna um salário justo não é exatamente os anos de estudo e sacrificio, mas sim o resultado disso, ou seja, um profissional bem qualificado e competente faz jus a uma remuneração compatível com a sua responsabilidade. Isso se aplica a médicos, engenheiros, pilotos de avião, juízes de direito, professores. Conheço pessoalmente pessoas que ganham muito dinheiro e são semianalfabetas, já que a falta de educação formal não impede ninguém de ganhar dinheiro trabalhando honestamente como empresário, vendedor, artesão, músico, ou qualquer outra atividade em que ele tenha realmente talento, dedicação e boas oportunidades (ah, claro, e que não more em Cuba).
Ninguém espera, no entanto, que alguém que não gosta de estudar e que não é chegado ao batente faça jus a um salário de médico. Da mesma forma, infelizmente, se você que trabalhar como vendedor ambulante, a menos que você seja um novo Sílvio Santos, terá que se conformar com ganhos módicos.
Não sei nem porque estou falando disso, acho que é por conta do questionamento do Aléx.
O que eu penso é que esse acordo entre Lula e Fidel é um escândalo sob vários aspectos. Precisa de médicos estrangeiros? Tudo bem para isso nós temos o sistema de revalidação de certificados de graduação emitidos por universidades estrangeiras. Os cubanos topam tudo? Beleza, mas porque o Brasil não garante a eles os mesmos direitos de qualquer trabalhador brasileiro?
Galera, me sinto temporariamente impossibilitado psicologicamente de postar nesse tópico pois cheguei agora de um hospital público com minha prima doente, escorrendo uma secreção do ouvido e fortes dores de cabeça e depois de ir na UPA e ser encaminhada pro PS que fica do outro lado da cidade pra esperar um Otorrino. E ele dizer pelo telefone pra funcionária que está de sobreaviso apenas para traumas. Mas tá atendendo no consultório particular dele.
Vou esperar umas três horas até eu me acalmar e voltar a ser psicologicamente estável.
Vou esperar umas três horas até eu me acalmar e voltar a ser psicologicamente estável.
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4