Escala trincada e estufada.
5 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Escala trincada e estufada.
Bom dia amigos! Procurei na busca do fórum e não consegui encontrar um tópico com conteúdo similar ao meu problema.
Ontem fui praticar em casa com o meu Squier Precision e quando coloquei o instrumento no colo e fiz a primeira nota reparei que as cordas estavam desafinadas e moles! Achei estranho e comecei a "tentar" afinar. Quando comecei a girar as tarraxas escutei um estalo, fui verificar o que era e me deparei com a escala trincada e estufada na primeira casa! Bateu uma tristeza...
Pelo meu pouco conhecimento acredito que o tensor deve ter estourado a madeira e que essa escala não possa ser reaproveitada. Gosto muito desse baixo, ele tem um som incrível e não quero perde-lo.
Pergunto aos senhores:
- Conhecem algum luthier no Rio (área da zona norte e centro) habilitado para esse trabalho?
- Em média, quanto fica uma "operação" dessas (troca de tensor, troca de escala, recolocação dos trastes)?
Obrigado pela atenção!
Ontem fui praticar em casa com o meu Squier Precision e quando coloquei o instrumento no colo e fiz a primeira nota reparei que as cordas estavam desafinadas e moles! Achei estranho e comecei a "tentar" afinar. Quando comecei a girar as tarraxas escutei um estalo, fui verificar o que era e me deparei com a escala trincada e estufada na primeira casa! Bateu uma tristeza...
Pelo meu pouco conhecimento acredito que o tensor deve ter estourado a madeira e que essa escala não possa ser reaproveitada. Gosto muito desse baixo, ele tem um som incrível e não quero perde-lo.
Pergunto aos senhores:
- Conhecem algum luthier no Rio (área da zona norte e centro) habilitado para esse trabalho?
- Em média, quanto fica uma "operação" dessas (troca de tensor, troca de escala, recolocação dos trastes)?
Obrigado pela atenção!
Geddybass- Membro
Re: Escala trincada e estufada.
Já vi baixo estabilizar assim por décadas...
Espera um pouco antes de tomar uma atitude. Os preços desse tipo de reparo variam, mas não é barato.
Espera um pouco antes de tomar uma atitude. Os preços desse tipo de reparo variam, mas não é barato.
allexcosta- Administrador
Entendi Allex, mas o problema é que a tensão esta muito alta, impossibilitando de se tocar. Será que somente a troca do tensor, que pelo visto esta com defeito, resolveria o meu problema?
Geddybass- Membro
Tire as cordas, jogue uma ou duas gotas de óleo 5w30 sintético (ou similar) e folgue o tensor todo, depois aperte aos poucos. Faça isso algumas vezes e veja se algo melhora.
O ideal seria um luthier olhar isso.
O ideal seria um luthier olhar isso.
Cara, só pra você não ficar muito triste: No Gravina tem um braço de um Jazz anos 70 , escala em rosewood e marcação em block, com o mesmo problema do teu. A primeira casa foi pro saco. Essa escala pode se reparada ou trocada. Isso vai do seu bolso, e por mais que alguém diga que talvez pelo valor elevado não valha a pena o reparo, você tem que pensar que seu baixo do jeito que está vale menos ainda.
Faça uma consulta, não custa. Procure o João Gravina ou o Cassio. São (do RJ) os melhores com quem já trabalhei. Aquí mesmo no fórum tem o Bertola. Nunca fiz reparos com ele, mas ouço falar bem do seu trabalho, e além de tudo é gente boa e não é moroso.
Além do mais, tenho quase certeza que não leva menos de um mês para executar a tarefa, e assim, você pode pagar em duas vezes.
Eu acho que a troca dessa escala deve ficar nuns quinhentinhos...
Faça uma consulta, não custa. Procure o João Gravina ou o Cassio. São (do RJ) os melhores com quem já trabalhei. Aquí mesmo no fórum tem o Bertola. Nunca fiz reparos com ele, mas ouço falar bem do seu trabalho, e além de tudo é gente boa e não é moroso.
Além do mais, tenho quase certeza que não leva menos de um mês para executar a tarefa, e assim, você pode pagar em duas vezes.
Eu acho que a troca dessa escala deve ficar nuns quinhentinhos...
Rico- Eterno Colaborador
Valeu Rico! Ontem liguei para o Gravina e ele pediu para levar o baixo na oficina dele para uma avaliação. Gsotaria que vocês vissem o estrago e avaliassem, segue fotos:
Geddybass- Membro
Já aconteceu comigo, mas tava em garantia e foi trocado: https://www.contrabaixobr.com/t12431-garantia-da-fender
Já aconteceu com outro baixo igual a esse aqui no forum e foi consertado, se não me engano, na N. Zaganin.
Já aconteceu com outro baixo igual a esse aqui no forum e foi consertado, se não me engano, na N. Zaganin.
heitor_pg- Membro
Ja vi 2 fenders assim... Gozado que parece que acontece só nos de escala escura
Stormbringer- Membro
Stormbringer escreveu:Ja vi 2 fenders assim... Gozado que parece que acontece só nos de escala escura
Sim, as fibras do maple são distribuídas de outra maneira e é uma madeira mais dura, em geral.
Na verdade não é ser escura, pois isso é raro no ébano ou no pau-ferro. É algo mais próprio dos vários tipos de rosewood.
Stormbringer escreveu:Ja vi 2 fenders assim... Gozado que parece que acontece só nos de escala escura
Sim, as fibras do maple são distribuídas de outra maneira e é uma madeira mais dura, em geral.
Na verdade não é ser escura, pois isso é raro no ébano ou no pau-ferro. É algo mais próprio dos vários tipos de rosewood.
Allex, pelo seu conhecimento, será necessário fazer a troca da escala nesse caso?
Geddybass- Membro
Não dá pra saber.
Às vezes estabiliza com um fio de super-bonder. Às vezes não.
Às vezes estabiliza com um fio de super-bonder. Às vezes não.