Dúvida: Captadores Dual In-Line (hum-cancelling)
+3
Eduardo Moraes
cK
Rodrig Palma
7 participantes
Página 1 de 1
Dúvida: Captadores Dual In-Line (hum-cancelling)
Olá,
Estou com uma dúvida, comprei e instalei os captadores The 57CBJD L1/S1 (bartolini) no meu baixo. E gostaria de saber o seguinte (config 2 volumes, 1 tone, passivo), quando abro os 2 volumes e tone + de 20% tem chiado caso não esteja tocando nas cordas. Isto é normal?
Estou perguntando pq quando eu fecho volume de qualquer 1 dos captadores o chiado fica em 0, mesmo sem eu tocar nas cordas, não importando a posição do tone (100% por exemplo)
informações do captador: http://www.bartolini.net/product/57cbjd-l1s1/
Caso eu instale este preamp http://www.bartolini.net/product/hr-3-4918-2/ ficaria sem ruido (sem segurar as cordas) em qualquer posição de volume? (não tem tone este preamp)
Agradeço desde já pelas respostas
Estou com uma dúvida, comprei e instalei os captadores The 57CBJD L1/S1 (bartolini) no meu baixo. E gostaria de saber o seguinte (config 2 volumes, 1 tone, passivo), quando abro os 2 volumes e tone + de 20% tem chiado caso não esteja tocando nas cordas. Isto é normal?
Estou perguntando pq quando eu fecho volume de qualquer 1 dos captadores o chiado fica em 0, mesmo sem eu tocar nas cordas, não importando a posição do tone (100% por exemplo)
informações do captador: http://www.bartolini.net/product/57cbjd-l1s1/
Caso eu instale este preamp http://www.bartolini.net/product/hr-3-4918-2/ ficaria sem ruido (sem segurar as cordas) em qualquer posição de volume? (não tem tone este preamp)
Agradeço desde já pelas respostas
Re: Dúvida: Captadores Dual In-Line (hum-cancelling)
Oi Rodrig,
enquanto os mais experientes não respondem, tente rever a ligação dos fios, talvez algum esteja invertido.
Quanto ao preamp, melhor corrigir o ruido antes porque pode até piorar...
enquanto os mais experientes não respondem, tente rever a ligação dos fios, talvez algum esteja invertido.
cK- Membro
cK escreveu:Oi Rodrig,
=), valeu cK...mas assim estou satisfeito do jeito q está; o ruído é minimo em qualquer posição com os 2 volumes abertos, e cessa totalmente se eu estiver em contato com as cordas... perguntei por curiosidade mesmo, já que quando só tem 1 volume aberto não preciso 'fazer terra com dedos nas cordas'; com os 2 volumes abertos e com tone + de 20% tem um ruído bem baixinho no fundo... q tbm não me incomoda (até pq mesmo no 100% do tone mesmo sem eu segurar as cordas é quase inaudível). E se eu tocar nas cordas ruido vai pra 0.
Acredito q deve estar correta a instalação e aterramento, a cavidade do baixo está com tinta condutiva (acho q as folhas de cobre são melhores, talvez eu faça uma blindagem com elas). Perto dos captadores q veio com o baixo, estou muito feliz, apesar do timbre ser bem diferente, estes bartolinis tem uma super definição e limpeza, timbre bem moderno (hauah até demais pro meu gosto), harmônicos são bem altos, audíveis. E eu posso mexer à vontade nos volumes e tone que não fica fazendo aqueles 'clacks, chiiiiizzzzxxx, tzixithx...tzhzhszz'. Captadores originais da esp tinham um som mais vintage e agressivo; estes bartolinis são incrivelmente cristalinos; eles tem muito mais punch e ganho, destaque especial pra o Si q está muito limpo e audível agora
O chiado deve ser falta de aterramento apropriado, use as folhas de alumínio ou cobre nas cavidades dos caps e circuito e ligue elas no terra do circuito. Isso deve resolver seu problema.
Eduardo Moraes- Membro
Eduardo Moraes escreveu:O chiado deve ser falta de aterramento apropriado, use as folhas de alumínio ou cobre nas cavidades dos caps e circuito e ligue elas no terra do circuito. Isso deve resolver seu problema.
Legal Eduardo, não sabia q tinha q ligar o terra na cavidade tbm...vou comprar as folhas e fazer um isolamento legal =)
Sim, toda blindagem deve ser ligada no Terra ou negativo do circuito. boa sorte.
Eduardo Moraes- Membro
Tenta inverter os fios dos 2 caps, cada um em seu potenciometro....
As vezes por usar o inicio da bobina como Hot, o chiado para.
O som continuara o mesmo.
As vezes por usar o inicio da bobina como Hot, o chiado para.
O som continuara o mesmo.
BigBoy- Membro
Melhor de tudo: Poste umas fotos com boa iluminação e foco. Assim podemos te ajudar melhor.
Abs!
Abs!
rafammbass- Membro
Um sistema hum-cancelling não deveria precisar de blindagem, melhor rever primeiro o aterramento de todos os componentes.
Muitas vezes o pessoal faz a blindagem e diz que o ruido parou, mas o que aconteceu é que, no processo de blindar, o aterramento acabou sendo bem feito.
Muitas vezes o pessoal faz a blindagem e diz que o ruido parou, mas o que aconteceu é que, no processo de blindar, o aterramento acabou sendo bem feito.
cK- Membro
olha!!! melhor é tentar inverter os fios de 1 captador (não dos 2, senão fica a mesma coisa) pois pode estar fora de fase. quanto a blindagem, melhor fazer a inversão dos fios primeiro e testar.
até porque esses caps de melhor qualidade ja vem com blindagem interna, e se tu colocar outra blindagem por fora será só desperdicio de tempo.
até porque esses caps de melhor qualidade ja vem com blindagem interna, e se tu colocar outra blindagem por fora será só desperdicio de tempo.
joseluiz.avilajr- Membro
joseluiz.avilajr escreveu:olha!!! melhor é tentar inverter os fios de 1 captador (não dos 2, senão fica a mesma coisa) pois pode estar fora de fase. .
Não sugeri inverter apenas 1 captador porque segundo o autor do tópico o problema é ruído, e não a perda de som quando os 2 caps estão abertos (defasagem)..
BigBoy- Membro
sim concordo, se fosse um single seria isso. mas como tem mais bobinas, as vezes acontece isso.
joseluiz.avilajr- Membro
joseluiz.avilajr escreveu:sim concordo, se fosse um single seria isso. mas como tem mais bobinas, as vezes acontece isso.
Tem razão.... não reparei que são Dual inLine... pensei que fossem singles
BigBoy- Membro
desculpa demora gente, simplesmente parou, está 0 ruido em qualquer posição (não fiz nada)
Eu cogitaria interferência elétrica (motores, lâmpadas fluorescentes, demais coisas) juntamente com falta de aterramento. (na casa/amplificador)
Mas como parou do nada... deixa como tá
Mas como parou do nada... deixa como tá
Sonikado- Membro
De repente tu inverteu o plug do ampli na tomada. O meu tem até uma chave que faz isso. Ela liga pros dois lados pra escolher qual não tem ruido.
cK- Membro