Entendendo o Brasil - Feriados
+9
Guilé
EvandroRitual
bodhan
Craftsman
Cayo Castro
Mauricio Luiz Bertola
Marcondes_
tcraposo
allexcosta
13 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Entendendo o Brasil - Feriados
allexcosta escreveu:Craftsman escreveu:sua afirmação INFELIZ (errada) é que trouxe a conversa para cá.
Yep...
Por favor Allex, o que é infeliz na minha colocação?
Aliás, tomei a liberdade de editá-la, para que não paire dúvidas sobre o que eu (de forma incompleta), quis dizer.
Última edição por Mauricio Luiz Bertola em Dom Jun 07, 2015 4:52 pm, editado 1 vez(es)
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Craftsman escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:
não entendi a sua postura agressiva, nem tampouco o porque de sua tentativa de me desqualificar[i] "
Ah so retornando nao tinha atentado para essa parte.
Peço desculpas se pareci agressivo tentei unicamente ser firme nas argumentações que apresentei. Não estava tentando desqualificar você eu apenas disse que uma coisa ou outra foi ignorada (não citada / esquecida / posta de lado) diante de sua frase mal "colocada" (errada mesmo) . O que poderia levar leigos a conclusões inveridicas dado seu titulo de Prof Doutor as pessoas tomam o que você diz como verdade (eu tomo em alguns pontos que você me apresenta e eu não tenho estudo sobre aquilo - como vc tem percebido em alguns outros topicos).
Assim , como disse acima, acho que tudo só ficou confuso porque a frase foi colocada de maneira errada.
Meus respeitos e minhas desculpas se pareci ofensivo ...
Lembro que outro dia você mandou um colega aqui "ir estudar" o que o aborreceu muito mas eu tenho certeza que isso foi só no "calor da argumentação". Assim, tenho certeza que você compreenderá meu ponto de vista.
Abraços ... eu nao deveria voltar a esse tópico mas acho que devo sempre deixar as coisas o mais claro possivel...
Meus títulos (se é que eles tem alguma importância...) nada representam aqui. Aliás, eu sempre sou bem claro sobre isso: Não sou músico profissional, nem me comparo, como luthier, a outros aqui. Sei muito bem o que posso, e o que não posso fazer...
Ademais, são vocês que estão colocando objeções, posto que eu não afirmei da bôca pra fora, mas sim porque essa "identificação" São Jorge/Ogum é corriqueira e está em qualquer têxto sobre sincretismo religioso brasileiro, e foi ela quem determinou a criação do feriado aqui no RJ (Projeto do vereador Jorge Babu), portanto, não há nada de "inverídico" nas afirmações que fiz.
Não estou discutindo cristianismo (foi vc quem colocou a questão), nem religiões brasileiras de matriz africana, mas sim o porque do feriado; e, que dentre esses "porquês", existe tal "identificação"
Se vc não entendeu, o erro é meu por ter escrito de forma inadequada ou superficial.
Quanto a ter mandado um colega aqui do fórum "estudar", de fato isso foi inadequado, posto que isto aqui é um fórum de internet, e não ambiente acadêmico, e me desculpo por isso (o mesmo podería ter, democraticamente, me mandado uma mensagem vía MP, ao invés de não falar nada), e peço que o mesmo (seja lá quem for), se quiser, me mande uma MP que me desculpo formalmente (acho estranho que seja vc que esteja citando este caso, e não o próprio).
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Meus títulos (se é que eles tem alguma importância...)
[...]
Se vc não entendeu, o erro é meu por ter escrito de forma inadequada ou superficial.
[...]
Quanto a ter mandado um colega aqui do fórum "estudar", de fato isso foi inadequado, posto que isto aqui é um fórum de internet, e não ambiente acadêmico, e me desculpo por isso (o mesmo podería ter, democraticamente, me mandado uma mensagem vía MP, ao invés de não falar nada), e peço que o mesmo (seja lá quem for), se quiser, me mande uma MP que me desculpo formalmente (acho estranho que seja vc que esteja citando este caso, e não o próprio).
Citei apenas para mostrar que debates as vezes se tornam energicos... e usei o seu "uso de energia mais rispida" como exemplo (isso acontece com todo bom debatedor)
Apenas isso.
EDIT:
Tenhamos em mente os debates de São Bernardo e de Abelardo na idade media (debate "pinga fogo") sempre existiram ...
Particularmente não achei que você desrespeitou o colega assim como nao sinto ter sido agressivo com vc (e me retratei publicamente se a impressão ficou , sem a necessidade de MP). Apenas isso ... Acho que já fui bem claro nos textos acima e não vou voltar a ponto A ou B para discuti-los para mim o assunto chegou onde chegou por causa da sua citação e agora já terminou.
Te tenho em grande estima e tem sido muito educativo para mim as conversações que temos tido. Faço votos para continuar a te-las (ainda que possam se acalorar as vezes)
Grande abraço.
Craftsman escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Meus títulos (se é que eles tem alguma importância...)
[...]
[...]
Citei apenas para mostrar que debates as vezes se tornam energicos... e usei o seu "uso de energia mais rispida" como exemplo (isso acontece com todo bom debatedor)
Apenas isso.
EDIT:
Tenhamos em mente os debates de São Bernardo e de Abelardo na idade media (debate "pinga fogo") sempre existiram ...
Particularmente não achei que você desrespeitou o colega assim como nao sinto ter sido agressivo com vc (e me retratei publicamente se a impressão ficou , sem a necessidade de MP). Apenas isso ... Acho que já fui bem claro nos textos acima e não vou voltar a ponto A ou B para discuti-los para mim o assunto chegou onde chegou por causa da sua citação e agora já terminou.
Te tenho em grande estima e tem sido muito educativo para mim as conversações que temos tido. Faço votos para continuar a te-las (ainda que possam se acalorar as vezes)
Grande abraço.
Craftsman
Não há qualquer necessidade de você se retratar.
Como disse acima, escrevi de forma desleixada.
Peço desculpas.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Peço desculpas.
O mal entendido esta desfeito não precisa se desculpar. Pé na tábua a vamos que vamos ... até a proxima.
Última edição por Craftsman em Seg Jun 08, 2015 10:34 am, editado 1 vez(es)
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Por favor Allex, o que é infeliz na minha colocação?
Infeliz no sentido de errada. Mas o colega já explicou e tudo está resolvido. Um abraço...
allexcosta- Administrador
Bem.. pra quem quiser entender o que se fez com Jorge e Ogum, estuda o cristianismo tido como primitivo e oq os epískopos fizeram no concílio de niceia... de lá pra cá só bagunçaram mais as coisas, e no brasil não ia ser diferente.. mas voltando pro tópico:
Achei interessante essa questão de que no Rio é feriado nos dias dos padroeiros do município e estado, e não o aniversário da cidade si?! Outra coisa que não faz sentido.. a Maria é uma, mas é "adorada" de diversas formas.. daí tem o dia da padroeira nacional, tem o dia da padroeira de Franca, que é a mesma Maria, mas chamada de Conceição.. e por aí vai.. e aí volto na questão, o país não é laico?! E daí que a cidinha é adorada por cada município, estado ou país de maneira diferente? Se quem comunga é cerca de 3% do país.. enfim...
Achei interessante essa questão de que no Rio é feriado nos dias dos padroeiros do município e estado, e não o aniversário da cidade si?! Outra coisa que não faz sentido.. a Maria é uma, mas é "adorada" de diversas formas.. daí tem o dia da padroeira nacional, tem o dia da padroeira de Franca, que é a mesma Maria, mas chamada de Conceição.. e por aí vai.. e aí volto na questão, o país não é laico?! E daí que a cidinha é adorada por cada município, estado ou país de maneira diferente? Se quem comunga é cerca de 3% do país.. enfim...
Marcondes_- Membro
Tem um monte de coisas escritas na constituição que não são respeitadas. No papel nosso país é laico. Na prática não.
Ricardo- Membro
Marcondes_ escreveu:Bem.. pra quem quiser entender o que se fez com Jorge e Ogum, estuda o cristianismo tido como primitivo e oq os epískopos fizeram no concílio de niceia... de lá pra cá só bagunçaram mais as coisas, e no brasil não ia ser diferente.. mas voltando pro tópico:
Sou extremamente religioso. Mas não vejo sentido algum de (em se vivendo em um estado que se diz laico) termos feriados religiosos de qualquer natureza.
Última edição por Craftsman em Seg Jun 08, 2015 1:39 pm, editado 1 vez(es)
Ricardo escreveu:Tem um monte de coisas escritas na constituição que não são respeitadas. No papel nosso país é laico. Na prática não.
Ná pratica também não temos um estado religioso (embora como democracia tenhamos representações politicas para religiosos) mas que adora os feriados religiosos ... a isso adora.
Não digo que sou religioso pois na minha concepção é pejorativo. Se perguntarem qual minha religião, sou Cristão.. e estudei e estudo muito sobre minha fé, e um misto entre antropologia e teologia.. E, concordo plenamente em que, estando em um estado laico, não deveriam existir feriados tidos como religiosos..
É como comecei meu discurso lá na primeira página: "O estado é laico, mas não é laicista"!
[]'s
É como comecei meu discurso lá na primeira página: "O estado é laico, mas não é laicista"!
[]'s
Marcondes_- Membro
Marcondes_ escreveu:Não digo que sou religioso pois na minha concepção é pejorativo. Se perguntarem qual minha religião, sou Cristão.. e estudei e estudo muito sobre minha fé, e um misto entre antropologia e teologia.. E, concordo plenamente em que, estando em um estado laico, não deveriam existir feriados tidos como religiosos..
[]'s
Dificilmente seria laicista. Uma democracia sempre traz representações de seu povo (dos segmentos) então sempre tera o representate ateu e o represente que professa uma fé... e cada um advogara pela causa de seus eleitores ... faz parte
Página 2 de 2 • 1, 2