Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
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Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Dúvidas sobre construção e projetos de caixas com nosso colega Ruds. Aproveitem.
Última edição por allexcosta em Qui Fev 04, 2016 11:02 am, editado 3 vez(es)
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
carimbass- Membro
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Localização : Ananindeua
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Opa! No que eu puder ajudar eu ajudo.
Ruds- FCBR-CT
- Mensagens : 1158
Localização : Curitiba
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Parabéns pela iniciativa e pelo espaço Ruds.
____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes- Membro
- Mensagens : 7475
Localização : Manaus
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Parabéns e sucesso procê, Ruds!
____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Muito bom, tava faltando um espaço específico para todas as ideias que rolam no Fórum.
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23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos- Membro
- Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Então vai lá... tenho minha caixa com dois falantes Oversound 450w10...existe a possibilidade de eu fazer um upgrade nos falantes sem precisar mexer na construção dela?
Kennynp- Membro
- Mensagens : 87
Localização : SC
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Um bom projeto de caixa acústica é feito para um falante específico. Mas, é possível que outros falantes sirvam na mesma caixa. As vezes apenas um ajuste de duto permite um bom resultado.Kennynp escreveu:Então vai lá... tenho minha caixa com dois falantes Oversound 450w10...existe a possibilidade de eu fazer um upgrade nos falantes sem precisar mexer na construção dela?
Pra saber se rola, e por quais falantes rolaria, fazer essa troca, vc precisa saber o volume interno (líquido) da caixa e as dimensões do(s) duto(s). Daí teria que testar os falantes que vc gostaria de utilizar e ver se algum fica bom nessa caixa.
Mas antes disso tudo: pq vc quer trocar os falantes?
Ruds- FCBR-CT
- Mensagens : 1158
Localização : Curitiba
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Pra ver se consigo alguma melhora na qualidade ou potência... esses falantes que tenho pelo que vi não são nada tops de linha... a ideia é fazer um teste mesmo e ver no que dá...na verdade um amigo fez a mesma coisa, só que com caixa passiva pra guitarra, colocou um patriot e a melhora foi da água pro vinho...só não sei qual era o falante anterior dele....Ruds escreveu:
Mas antes disso tudo: pq vc quer trocar os falantes?
Eu uso amplificador GK MB200...
Kennynp- Membro
- Mensagens : 87
Localização : SC
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
^ Caixa de guitarra não tem tanto problema, pq não precisa se preocupar com graves. Ainda mais se for caixa aberta, daí qualquer falante serve. São mundos diferentes. Pra caixas que precisam reproduzir graves (abaixo de 100Hz), não é só sair trocando falante. Tem que saber o que está fazendo.
Vc pode tentar achar um falante com uma sensibilidade maior (potência é o amp que fornece, não o falante), mas esses Oversound não são ruins não. Talvez algum falante bem forte de Neodímio. Mas isso depende da caixa que vc tem, e pode ficar ruim o resultado.
Se vc quer mais potência, tem que trocar o amp, não os falantes.
Mas seria melhor vc saber bem ao certo o que vc está buscando e que sua caixa não atende.
Vc pode tentar achar um falante com uma sensibilidade maior (potência é o amp que fornece, não o falante), mas esses Oversound não são ruins não. Talvez algum falante bem forte de Neodímio. Mas isso depende da caixa que vc tem, e pode ficar ruim o resultado.
Se vc quer mais potência, tem que trocar o amp, não os falantes.
Mas seria melhor vc saber bem ao certo o que vc está buscando e que sua caixa não atende.
Ruds- FCBR-CT
- Mensagens : 1158
Localização : Curitiba
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Então...é aí que tá, eu não quero me desfazer do mb200, acho incrível a qualidade e a potência que ele me proporciona com o aquele "tamanho" todo, eu tenho feito bastante gig com ele, em alguns locais eu nem jogo em linha e ele dá conta tranquilo do recado, o meu medo é que um dia ele (o set) não dê mais conta do recado, daí o motivo pra eu tentar modificar os falantes da caixa 2x10, pra tentar sugar o máximo possível do amp....
Kennynp- Membro
- Mensagens : 87
Localização : SC
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Opa! muito bom!
Quem sabe agora minha dúvida e pergunta seja sanada..
https://www.contrabaixobr.com/t22728-acworks-professional-hi-power-amplifier-reforma#540935
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Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes- Membro
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Localização : Cachoeira de Minas - MG
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Não é bem assim que funciona esse "sugar o máximo do amp". O que pode ajudar é usar falantes de sensibilidade bem alta. Mas isso, como eu falei, não é só "sair trocando".Kennynp escreveu:Então...é aí que tá, eu não quero me desfazer do mb200, acho incrível a qualidade e a potência que ele me proporciona com o aquele "tamanho" todo, eu tenho feito bastante gig com ele, em alguns locais eu nem jogo em linha e ele dá conta tranquilo do recado, o meu medo é que um dia ele (o set) não dê mais conta do recado, daí o motivo pra eu tentar modificar os falantes da caixa 2x10, pra tentar sugar o máximo possível do amp....
Mas ok, agora deu pra entender melhor tua situação. Vc está tentando se adiantar a um problema que, quem sabe, mais pra frente, vc tenha. Se vc realmente quer se antecipar, eu sugeriria algumas coisas antes de pensar em trocar falantes.
Primeiro, trocar o amp mesmo. Se vc gosta do MB200, com certeza vai gostar do MB500. Trocar o amp te daria mais potência. Já que tuas caixas aguentam essa potência maior, isso te daria mais "volume".
Depois, se só o amp mais forte não resolver, use 4 falantes de 10". Se sua caixa atual é 8 ohms, compre uma idêntica. Se já for 4 ohms, troque por uma 4x10" de 4 ohms. Isso vai dar ainda mais "volume". Isso tb dá pra fazer mantendo o mb200, mas não sei se faria muita diferença esse 1kg a menos quando vc tem que carregar uma 4x10".
Só nessa hora, se ainda assim vc precisar de ainda mais "volume", eu trocaria os falantes por algum com sensibilidade bem alta.
Ruds- FCBR-CT
- Mensagens : 1158
Localização : Curitiba
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Cara, parabéns pelo seu trabalho! Ficou muito legal a caixa reformada. Nunca tinha visto aquele tópico.edumoraes escreveu:Opa! muito bom!
Quem sabe agora minha dúvida e pergunta seja sanada..
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Sobre o seu 38GPT12, ele é uma falante mais antigo. E esse falante não vai ficar bom em uma caixa dutada. A caixa selada é a melhor escolha pra ele. Mesmo com esse volume pequeno que tem essa caixa.
Se vc quiser mudar para dutada, a extensão de graves (que é até que frequência grave a caixa alcança) não vai melhorar quase nada. Em compensação, vai ter um ganho muito exagerado perto dos 100Hz que vai deixar ela com o famigerado "grave de uma nota só". Vai soar muito embolado e não natural. Não aconselho fazer isso.
Pra melhorar o rendimento dessa caixa e transformar ela em dutada, só trocando o falante. E teria que ser um falante mais forte. Mesmo assim, vc não iria conseguir muita extensão de graves em uma caixa assim pequena e com um cone de 15".
Ruds- FCBR-CT
- Mensagens : 1158
Localização : Curitiba
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Ruds, valeu muito pela resposta e orientação, não vou mexer nada nela então, deixa como está, fica pra uso em estudo em casa mesmo. Hora que eu precisar de um amp melhor e minha situação $$ permitir, monto outro set.
Valeu.
Abraço,
Edu.
Valeu.
Abraço,
Edu.
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edumoraes- Membro
- Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Então, como eu falei, a ideia é ficar com o mb200 por um tempo ainda, já uso ele a bem mais de um ano e ele nunca deixou na mão, no momento não to cogitando a troca dele...vamos voltar ao inicio da conversa, quando vc mencionou a substituição do falante e fazer algumas modificações na caixa, isso não tenho problema em fazer, posso modificar a caixa - até um ponto que não seja mais válido fazer uma nova -...heheRuds escreveu:Não é bem assim que funciona esse "sugar o máximo do amp". O que pode ajudar é usar falantes de sensibilidade bem alta. Mas isso, como eu falei, não é só "sair trocando".
Mas ok, agora deu pra entender melhor tua situação. Vc está tentando se adiantar a um problema que, quem sabe, mais pra frente, vc tenha. Se vc realmente quer se antecipar, eu sugeriria algumas coisas antes de pensar em trocar falantes.
Primeiro, trocar o amp mesmo. Se vc gosta do MB200, com certeza vai gostar do MB500. Trocar o amp te daria mais potência. Já que tuas caixas aguentam essa potência maior, isso te daria mais "volume".
Depois, se só o amp mais forte não resolver, use 4 falantes de 10". Se sua caixa atual é 8 ohms, compre uma idêntica. Se já for 4 ohms, troque por uma 4x10" de 4 ohms. Isso vai dar ainda mais "volume". Isso tb dá pra fazer mantendo o mb200, mas não sei se faria muita diferença esse 1kg a menos quando vc tem que carregar uma 4x10".
Só nessa hora, se ainda assim vc precisar de ainda mais "volume", eu trocaria os falantes por algum com sensibilidade bem alta.
Qual falante traria alguma diferença significativa em relação aos que eu uso...existe algo bem superior aos meus 450w10 da Oversound?
ps. a impedância da caixa é de 4ohms, os dois de 8ohms estão ligados em paralelo....
ps². já tive pensando em mandar fazer uma caixa 1x12 pra ver como fica e se rolar, futuramente quando tiver com um amp melhor (o mb500 por ex.) ligar as duas juntas (quando necessário)....o que eu quero evitar é 4x10 e 1x15...já estive com uma 4x10 + 1x15 e sei o sofrimento que é, ainda mais que tenho problema na coluna...
Kennynp- Membro
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Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Timbre é subjetivo, e eu só posso te ajudar depois que vc me disser o que tem no seu que vc não gosta ou que gostaria que fosse diferente. Então sobra a questão mais objetiva de "falar alto" (sensibilidade). Se é isso que vc quer dizer com superior, vamos lá:Kennynp escreveu:Qual falante traria alguma diferença significativa em relação aos que eu uso...existe algo bem superior aos meus 450w10 da Oversound?
Pra ter mais "volume" sem mudar nem o amp, nem a configuração de falantes, sobra só procurar falantes com sensibilidade maior. Mas, como já te falei, os teus (se as infos da Oversound forem confiáveis) não são tão ruins assim nesse quesito - cerca de 94,5dB/1W. E conseguir mais sensibilidade pode fazer vc perder em extensão de graves, além de talvez deixar a resposta em frequência menos plana (muda o timbre).
Conheço poucos falantes de 10" com uma sensibilidade alta o suficiente pra justificar a troca pelos seus:
Snake ESX310
Eros E-310 NEO
Faital 10PR300
Precisaria saber o volume interno da sua caixa pra estimar melhor a resposta deles, mas quase certeza que o ganho vai ser perceptível mesmo nos médios e médio-graves, com uma resposta em frequência não muito plana. Provavel que haja perda também de extensão de graves, pq teria que aumentar a frequência de sintonia da caixa. Mas, se o negócio é aumentar o "volume", esses aí falam sim mais alto do que seus Oversound. Nada absurdo, mas falam. Vai ser um ganho de cerca de 3dB. Esses são falantes mais fortes e caros.
Eu já recomendei algumas vezes os Snake ESV610 pra outros colegas. Apesar de eles terem uma sensibilidade maior do que esses Oversound 450W 10, não é tanto a ponto de justificar o investimento e o trabalho (+- 1,5dB de diferença). Melhor manter os seus.
Veja, se tem uma lei que não tem como burlar é a física. Se vc quer mudança significativa no "volume" COM qualidade, tem que ser aumentando a potência do amp e a quantidade de falantes mesmo. Não tem como escapar disso. Pelo menos com a tecnologia de hj.
Última edição por Ruds em Dom Set 01, 2013 10:45 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : trocar sensibilidade por "volume")
Ruds- FCBR-CT
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Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
^Já que meus falantes são bons, não vou modificá-los, visto que, os ganhos serão tão baixos assim, vou seguir sua dica e manter os meus...Muito obrigado pelas dicas, vou seguir com o meu MB200 que está dando conta tranquilo, mas já pensando em futuramente, se preciso, comprar um amp mais potente, Muito obrigado Ruds!
Kennynp- Membro
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Localização : SC
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Ruds, leio muito a respeito de caixas 2x10. Possuo uma e ja tive problema com os falantes...a maioria desses falantes de 10 , sugerem o corte em no maximo 70 , trabalhar com esses falantes sem corte não diminui a vida util dos mesmos ?
tiago.sorensen.10- Membro
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Localização : Itatiba SP
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Sim, pode diminuir. Aliás, dependendo do "thump", pode estragar o falante na hora. Mas, normalmente, os cabeçotes de baixo já têm um filtro que corta essas frequências graves. Imagino que isso seja padrão.tiago.sorensen.10 escreveu:Ruds, leio muito a respeito de caixas 2x10. Possuo uma e ja tive problema com os falantes...a maioria desses falantes de 10 , sugerem o corte em no maximo 70 , trabalhar com esses falantes sem corte não diminui a vida util dos mesmos ?
Mesmo assim, pra vc ter uma idéia, eu, que uso caixas 1x12" e um GK, pra garantir, fiz pra mim um circuitinho protetor regulável pra cortar ainda mais as "sub-graves". Como a minha 1x12" responde +- a partir dos 50Hz, eu uso o corte entre 40Hz e 50Hz, dependendo de quão alto eu estiver tocando. Não dá diferença nenhuma no som, pois abaixo dos 50Hz a caixa não reproduz mesmo, e é visível como o falante excursiona menos, principalmente com equalização de reggae com uma Bzona solta.
Pra falantes de 10", que costumam responder acima dos 60Hz - 70Hz, colocar um filtro passa-altas entre 50Hz e 60Hz (2a ordem, Q =~ 0,7) antes da entrada do amp ou no loop de efeitos já resolve o problema. Mesmo um de 1a ordem já ajuda.
Se vc não tiver esse filtro, o melhor é vc, quando for tocar bem alto, reduzir os graves no equalizador. Pra garantir.
Ruds- FCBR-CT
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Localização : Curitiba
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Na verdade eu sempre acompanho como os falantes estão...mesmo que eu queira graves, tento não saturar...2 meses atrás fiz uma gig com minha banda de blues (ainda tava usando uma potencia e pré de baixo) e meus falantes fritaram....fiquei encucado sobre o porque, e analisando , provavelmente foi "excesso" de graves pois não tinha corte algum. E como a potencia era antiga, ela não tem nenhuma proteção, fritou tudo sem dó. Hoje to com um cabeçote behringer, e sinto que o falante não excursiona tanto, mas ainda to encanado. Acho que farei o corte para os falantes de 10 pra ficar garantido.
Você mesmo montou seu divisor de 2 ordem ?
Você mesmo montou seu divisor de 2 ordem ?
tiago.sorensen.10- Membro
- Mensagens : 10
Localização : Itatiba SP
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
^ Sim. Mas é só um filtro passa-altas de 2a ordem. Com ampop, simplezinho.
Pois é, sem filtro nenhum, a chance de estragar os falantes tocando alto é muito grande. Deve ter sido esse mesmo o problema então.
Pois é, sem filtro nenhum, a chance de estragar os falantes tocando alto é muito grande. Deve ter sido esse mesmo o problema então.
Ruds- FCBR-CT
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Localização : Curitiba
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Fala Ruds!
Tava querendo fazer um projeto de uma caixa pequena, de uns 200 watts, para tocar em casa e na igreja, para ligar um cabeçote. O que você me indica? Tem algum projeto ai que poderia passar?
Tava querendo fazer um projeto de uma caixa pequena, de uns 200 watts, para tocar em casa e na igreja, para ligar um cabeçote. O que você me indica? Tem algum projeto ai que poderia passar?
FireHawk- Membro
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Localização : Divinópolis-MG
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
^ Sugiro uma 1x12" com um 12PW5. Caixa dutada.
Faça a caixa com volume interno entre 50 e 60 litros. O duto vc deve calcular conforme o diâmetro e o volume da caixa, mas se usar um de 4", vai ficar com um comprimento próximo de 8cm. Use o WinISD para calcular o comprimento exato.
Compensado de 18mm de espessura pra construir a caixa.
Faça a caixa com volume interno entre 50 e 60 litros. O duto vc deve calcular conforme o diâmetro e o volume da caixa, mas se usar um de 4", vai ficar com um comprimento próximo de 8cm. Use o WinISD para calcular o comprimento exato.
Compensado de 18mm de espessura pra construir a caixa.
Ruds- FCBR-CT
- Mensagens : 1158
Localização : Curitiba
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Ruds, fiz o projeto lá e deu o seguinte resultado:Ruds escreveu:^ Sugiro uma 1x12" com um 12PW5. Caixa dutada.
Faça a caixa com volume interno entre 50 e 60 litros. O duto vc deve calcular conforme o diâmetro e o volume da caixa, mas se usar um de 4", vai ficar com um comprimento próximo de 8cm. Use o WinISD para calcular o comprimento exato.
Compensado de 18mm de espessura pra construir a caixa.
Driver : JBL Selenium 12PW5
Project by : Luiz
Project for : you
--
Number of drivers : 1
Box type : Vented
Box size : 55,0 l
Tuning frequency : 50,00 Hz
Vent : 1 vent(s)
0,100 m length for each
0,102 m round
Altura: 0,653 m
Largura: 0,422 m
Comprimento: 0,267
Vent diameter: 0,140m
Vent length: 0,100m
Vent Mach: 0,14
Relative
Freq Gain SPL
[Hz] [dB] [dB]
20,00 -31,46 64,54
25,00 -24,54 71,46
30,00 -18,95 77,05
35,00 -14,31 81,69
40,00 -10,44 85,56
45,00 -7,32 88,68
50,00 -4,97 91,03
55,00 -3,37 92,63
60,00 -2,35 93,65
65,00 -1,75 94,25
70,00 -1,39 94,61
75,00 -1,17 94,83
80,00 -1,02 94,98
85,00 -0,92 95,08
90,00 -0,85 95,15
95,00 -0,79 95,21
100,00 -0,74 95,26
Estou com as seguintes dúvidas:
- Como seria a diferença se fizesse uma caixa de 40 hz e outra de 50 hz?
- Vi que o pessoal falando que é legal o vent mach ser menor que 0,10. Confere? e para enquadrar em menor que 0,10 teria algum problema em aumentar o duto?
- Agora a pergunta mais besta: entendi que o duto tem que ser redondo (por exemplo) de 4", mas não entendi como teria que ser o comprimento. Como fica a abertura pro alto falante?
FireHawk- Membro
- Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
^ Blz, ótimo ponto de partida. Mas eu sugeriria aumentar a frequência de sintonia da caixa para uns 55Hz. A resposta ficaria mais linear. Inclusive, repare que, apesar de sintonizada em 50Hz, o corte de -3dB desta caixa que vc projetou já está acima dos 55Hz.
Aumentar a sintonia também ajudaria na questão da excursão do falante. Excursinando menos, na prática, é como se o falante aguentasse mais potência (o teu SPL máximo vai aumentar um pouco).
Eu não entendi se o diâmetro do duto que vc está usando é 0,102m ou 0,14m. Qual dos dois é o correto?
De qualquer forma, se vc decidir aumentar a sintonia, o comprimento do duto vai diminuir, daí vc terá que usar o programa denovo pra ver qual será o novo comprimento.
Respondendo suas perguntas:
1) 50Hz já é um pouco baixo pra esse falante. Se quiser manter essa sintonia, seria melhor aumentar um pouco o volume interno, tipo pruns 65l ou 70l. Daí a resposta ficaria um pouco mais linear.
Já 40Hz eu considero muito baixo pra esse falante. Vc vai forçar ele demais. Mesmo assim, pra baixar a frequência da caixa, vc teria que aumentar o volume interno dela. E pra chegar nos 40Hz com uma resposta +- plana, teria que ser uma caixa bem maior. Eu não recomendo sintonia assim tão baixa. Só se vc quiser partir prum falante de 15".
Ainda mantenho minha sugestão de manter o volume interno em 55l e aumentar a sintona pruns 55Hz.
2) A velocidade do ar, quanto menor, melhor (na medida do praticável). Abaixo 0,10 é recomendado pra caixas hi-fi. Pra uma caixa de baixo, abaixo de 0,15 já está bom. Eu uso um 12PW5 com um duto de 4" e não tenho problemas com turbulência.
Se vc quiser diminuir a velocidade, o jeito é aumentar o diâmetro ou o número dos dutos. Mas aí tem que ver se isso caberá na caixa.
3) O duto não precisa necessariamente ser redondo. Ele pode ser retangular também. Mas o redondo é o mais fácil de projetar e de trabalhar. Por conveniência, mantenha o circular.
O comprimento do duto é calculado de acordo com a sintonia desejada. O programa calcula isso pra vc. No caso que vc postou, o comprimento é de 10cm (Vent length: 0,100m)
A abertura pro falante deve seguir a recomendação do datasheet do 12PW5. Veja lá qual deve ser o diâmetro do corte para que o falante encaixe corretamente na abertura. Se fizer um corte muito grande, vc não vai conseguir parafusar o falante depois, pq vai quebrar a madeira.
Aumentar a sintonia também ajudaria na questão da excursão do falante. Excursinando menos, na prática, é como se o falante aguentasse mais potência (o teu SPL máximo vai aumentar um pouco).
Eu não entendi se o diâmetro do duto que vc está usando é 0,102m ou 0,14m. Qual dos dois é o correto?
De qualquer forma, se vc decidir aumentar a sintonia, o comprimento do duto vai diminuir, daí vc terá que usar o programa denovo pra ver qual será o novo comprimento.
Respondendo suas perguntas:
1) 50Hz já é um pouco baixo pra esse falante. Se quiser manter essa sintonia, seria melhor aumentar um pouco o volume interno, tipo pruns 65l ou 70l. Daí a resposta ficaria um pouco mais linear.
Já 40Hz eu considero muito baixo pra esse falante. Vc vai forçar ele demais. Mesmo assim, pra baixar a frequência da caixa, vc teria que aumentar o volume interno dela. E pra chegar nos 40Hz com uma resposta +- plana, teria que ser uma caixa bem maior. Eu não recomendo sintonia assim tão baixa. Só se vc quiser partir prum falante de 15".
Ainda mantenho minha sugestão de manter o volume interno em 55l e aumentar a sintona pruns 55Hz.
2) A velocidade do ar, quanto menor, melhor (na medida do praticável). Abaixo 0,10 é recomendado pra caixas hi-fi. Pra uma caixa de baixo, abaixo de 0,15 já está bom. Eu uso um 12PW5 com um duto de 4" e não tenho problemas com turbulência.
Se vc quiser diminuir a velocidade, o jeito é aumentar o diâmetro ou o número dos dutos. Mas aí tem que ver se isso caberá na caixa.
3) O duto não precisa necessariamente ser redondo. Ele pode ser retangular também. Mas o redondo é o mais fácil de projetar e de trabalhar. Por conveniência, mantenha o circular.
O comprimento do duto é calculado de acordo com a sintonia desejada. O programa calcula isso pra vc. No caso que vc postou, o comprimento é de 10cm (Vent length: 0,100m)
A abertura pro falante deve seguir a recomendação do datasheet do 12PW5. Veja lá qual deve ser o diâmetro do corte para que o falante encaixe corretamente na abertura. Se fizer um corte muito grande, vc não vai conseguir parafusar o falante depois, pq vai quebrar a madeira.
Ruds- FCBR-CT
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Localização : Curitiba
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
^Ruds, refiz os cálculos da maneira que você falou, caixa com 55l e frequência de 55hz, ficou assim:
Driver : JBL Selenium 12PW5
Project by : Luiz
Project for : you
--
Number of drivers : 1
Box type : Vented
Box size : 55,0 l
Tuning frequency : 55,00 Hz
Vent : 1 vent(s)
0,070 m length for each
0,102 m round
Relative
Freq Gain SPL
[Hz] [dB] [dB]
20,00 -33,46 62,54
25,00 -26,60 69,40
30,00 -21,03 74,97
35,00 -16,31 79,69
40,00 -12,23 83,77
45,00 -8,71 87,29
50,00 -5,78 90,22
55,00 -3,51 92,49
60,00 -1,95 94,05
65,00 -1,00 95,00
70,00 -0,50 95,50
75,00 -0,25 95,75
80,00 -0,15 95,85
85,00 -0,12 95,88
90,00 -0,12 95,88
95,00 -0,13 95,87
100,00 -0,15 95,85
O diâmetro do tudo ficou em 0,102 m com comprimento em 0,070 m. Entendi que o duto deve ter 4", mas não entendo como deve ser o comprimento. Teria que colocar algo cilíndrico, na boca do duto, tendo 4" de diâmetro e 7 cm de comprimento?
Outra coisa: por dentro da caixa, qual o melhor tipo de "forração" ou não é necessário?
Valeu pela a ajuda!
Driver : JBL Selenium 12PW5
Project by : Luiz
Project for : you
--
Number of drivers : 1
Box type : Vented
Box size : 55,0 l
Tuning frequency : 55,00 Hz
Vent : 1 vent(s)
0,070 m length for each
0,102 m round
Relative
Freq Gain SPL
[Hz] [dB] [dB]
20,00 -33,46 62,54
25,00 -26,60 69,40
30,00 -21,03 74,97
35,00 -16,31 79,69
40,00 -12,23 83,77
45,00 -8,71 87,29
50,00 -5,78 90,22
55,00 -3,51 92,49
60,00 -1,95 94,05
65,00 -1,00 95,00
70,00 -0,50 95,50
75,00 -0,25 95,75
80,00 -0,15 95,85
85,00 -0,12 95,88
90,00 -0,12 95,88
95,00 -0,13 95,87
100,00 -0,15 95,85
O diâmetro do tudo ficou em 0,102 m com comprimento em 0,070 m. Entendi que o duto deve ter 4", mas não entendo como deve ser o comprimento. Teria que colocar algo cilíndrico, na boca do duto, tendo 4" de diâmetro e 7 cm de comprimento?
Outra coisa: por dentro da caixa, qual o melhor tipo de "forração" ou não é necessário?
Valeu pela a ajuda!
FireHawk- Membro
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Localização : Divinópolis-MG
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
^ Agora acho que sua caixa está no ponto.
Como duto vc pode usar um cano de PVC de 4", ou, melhor ainda, um desses aqui:
http://www.repel.com.br/caixas-de-som/aero-duto-para-caixa-4.html
que tem a vantagem de já ter uma borda de acabamento.
Daí vc corta pra que fique com os 7cm de comprimento, faz um furo onde vc achar conveniente na caixa de forma que o cano/duto passe bem justo, e pode colar com silicone, que até já serve como vedante.
E não use nenhum tipo de revestimento interno. Dentro é só parede de madeira e ar mesmo.
Só fique atento que o volume que vc usou, de 55l, é o volume de ar dentro da caixa. Ou seja, vc deve descontar tudo que ocupar volume e que não seja ar dentro da caixa. O falante ocupa uns 2l. O duto mais uns 0,5l (o interior do duto não conta como volume da caixa). Veja se as alças que vc vai utilizar ocupam espaço interno tb e desconte. Considere no seu cálculo a espessura das paredes e qualquer "rebaixo" que alguma parede, normalmente a da frente, possa ter. Depois de descontado tudo isso, o que deve sobrar são os 55l.
Como duto vc pode usar um cano de PVC de 4", ou, melhor ainda, um desses aqui:
http://www.repel.com.br/caixas-de-som/aero-duto-para-caixa-4.html
que tem a vantagem de já ter uma borda de acabamento.
Daí vc corta pra que fique com os 7cm de comprimento, faz um furo onde vc achar conveniente na caixa de forma que o cano/duto passe bem justo, e pode colar com silicone, que até já serve como vedante.
E não use nenhum tipo de revestimento interno. Dentro é só parede de madeira e ar mesmo.
Só fique atento que o volume que vc usou, de 55l, é o volume de ar dentro da caixa. Ou seja, vc deve descontar tudo que ocupar volume e que não seja ar dentro da caixa. O falante ocupa uns 2l. O duto mais uns 0,5l (o interior do duto não conta como volume da caixa). Veja se as alças que vc vai utilizar ocupam espaço interno tb e desconte. Considere no seu cálculo a espessura das paredes e qualquer "rebaixo" que alguma parede, normalmente a da frente, possa ter. Depois de descontado tudo isso, o que deve sobrar são os 55l.
Ruds- FCBR-CT
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DiegoBueno gosta desta mensagem
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
^Legal Ruds. Então terei que aumentar a caixa em uns 2,5l, para ficar 55l livres.
Agora aquelas alças que ficam para dentro (que não são alças.rs..) costumam ocupar qual volume?
O duto fica na parte da frente ou atrás? Já vi dos dois modos, mas é mais comum atrás.
Para eu ligar um cabeçote, se ele tiver menos de 300w, isso pode interferir em algo na caixa?
Outra coisa, qual o melhor conector na sua opnião para colocar na caixa? entre o conector e o alto falante, colocaria alguma coisa ou pode se fazer a ligação direto?
Valeu!
Agora aquelas alças que ficam para dentro (que não são alças.rs..) costumam ocupar qual volume?
O duto fica na parte da frente ou atrás? Já vi dos dois modos, mas é mais comum atrás.
Para eu ligar um cabeçote, se ele tiver menos de 300w, isso pode interferir em algo na caixa?
Outra coisa, qual o melhor conector na sua opnião para colocar na caixa? entre o conector e o alto falante, colocaria alguma coisa ou pode se fazer a ligação direto?
Valeu!
FireHawk- Membro
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Localização : Divinópolis-MG
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Depende. Existem diferentes modelos. Mas mesmo as maiores que eu já vi, não ocupam um volume muito grande (nada maior do que 2l). Sugiro vc comprar o modelo que vc vai utilizar, medir e fazer uma estimativa aproximada do volume que fica pra dentro da parede de madeira. Não se preocupe em ter uma alta precisão nessa estimativa. Uma diferença de 1l pra mais ou pra menos no volume final dessa caixa de 55l não vai fazer uma diferença perceptível.FireHawk escreveu:Agora aquelas alças que ficam para dentro (que não são alças.rs..) costumam ocupar qual volume?
Do ponto de vista de acústica essa diferença é desprezível. Tanto atrás como na frente soa igual, basicamente. Então o que influencia nessa escolha é mais design, estética ou algum outro fator de conveniencia. Por exemplo, nas minhas caixas atuais eu escolhi colocar o duto na frente, pq assim ele ficaria protegido atrás da grade metálica, evitando que houvesse um acesso fácil ao interior da caixa.FireHawk escreveu:O duto fica na parte da frente ou atrás? Já vi dos dois modos, mas é mais comum atrás.
Não. Ter menos potência do que o falante/caixa acústica suporta não tem problema nenhum. Não existe limite inferior de potência nesse caso. Só limite superior.FireHawk escreveu:Para eu ligar um cabeçote, se ele tiver menos de 300w, isso pode interferir em algo na caixa?
O conector mais apropriado pra caixas acústicas é o padrão SPEAKON. Eu recomendo esse, que é o que eu sempre usei. Uma marca famosa de conectores é a neutrik. Mas eu comprei uns "genéricos chineses" no começo do ano pra testar e até hj estão aguentando bem.FireHawk escreveu:Outra coisa, qual o melhor conector na sua opnião para colocar na caixa?
Os conectores P10 não são adequados pra essa aplicação.
Se vc estiver fazendo uma caixa sem driver+corneta, a ligação deve ser direta (conector > falante). Não coloque nada no caminho. Só fio 2,5mm2 mesmo. E use aqueles terminais de conexão fast-on ou capriche na solda.FireHawk escreveu:entre o conector e o alto falante, colocaria alguma coisa ou pode se fazer a ligação direto?
FireHawk escreveu:Valeu!
Ruds- FCBR-CT
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Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Ruds, valeu mesmo cara! Muito boa a sua ajuda e deu pra ficar com uma certa inveja do conhecimento que você tem sobre o assunto, que diga-se, é uma coisa que gostaria de me aprofundar mais.
Vou fazer a ligação direta mesmo, pois como disse irei ligar só o baixo e não tinha pensado em colocar um drive/corneta. A não ser que você indique a fazer desta maneira..rs
Valeu mesmo pela a ajuda e pode ter certeza que ainda irei te amolar um pouco.rs
Vou fazer a ligação direta mesmo, pois como disse irei ligar só o baixo e não tinha pensado em colocar um drive/corneta. A não ser que você indique a fazer desta maneira..rs
Valeu mesmo pela a ajuda e pode ter certeza que ainda irei te amolar um pouco.rs
FireHawk- Membro
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Localização : Divinópolis-MG
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
^ Valeu, FireHawk!
Tendo dúvidas pode perguntar. Não é amolação. Se eu souber responder, eu ajudo.
Sobre o driver, vc pode ou não usar um. Ele serve pra reproduzir os agudos que o woofer não consegue. Com o driver, o som fica mais "moderno", e sem ele fica mais "vintage". Tem gosto pros dois estilos. Pra vc descobrir o que vc prefere, experimente uma caixa que tenha aquela chavinha pra ligar/desligar o driver. Toque das duas formas e veja qual vc prefere.
Sem corneta a ligação elétrica da caixa é aquela que te falei, bem simples.
Com corneta a ligação fica mais elaborada, pq precisa usar crossover e atenuador.
Tendo dúvidas pode perguntar. Não é amolação. Se eu souber responder, eu ajudo.
Sobre o driver, vc pode ou não usar um. Ele serve pra reproduzir os agudos que o woofer não consegue. Com o driver, o som fica mais "moderno", e sem ele fica mais "vintage". Tem gosto pros dois estilos. Pra vc descobrir o que vc prefere, experimente uma caixa que tenha aquela chavinha pra ligar/desligar o driver. Toque das duas formas e veja qual vc prefere.
Sem corneta a ligação elétrica da caixa é aquela que te falei, bem simples.
Com corneta a ligação fica mais elaborada, pq precisa usar crossover e atenuador.
Ruds- FCBR-CT
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Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Maravilhoso o tópico.
Parabéns Ruds, pelo conhecimento, altruísmo e generosidade!
É bom fazer parte dessa família ContraBaixoBR
Parabéns Ruds, pelo conhecimento, altruísmo e generosidade!
É bom fazer parte dessa família ContraBaixoBR
tcraposo- Membro
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Localização : Rio de Janeiro
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
^ Valeu pelo incentivo, tcraposo!
Ruds- FCBR-CT
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Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Isso ai Ruds. Vamos aproveitar.rs..
Se colocássemos na caixa um drive, como ficaria o projeto. Tipo para um PA de uma igreja..
Qual seriam as diferenças e benefícios para falantes de 4 e 8 ohms?
Como saber qual o volume correto para um projeto ?
Se colocássemos na caixa um drive, como ficaria o projeto. Tipo para um PA de uma igreja..
Qual seriam as diferenças e benefícios para falantes de 4 e 8 ohms?
Como saber qual o volume correto para um projeto ?
FireHawk- Membro
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Localização : Divinópolis-MG
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Daí vc ficaria com uma caixa de duas vias. Precisa de um divisor de frequências (crossover), para enviar graves pro woofer e agudos pro driver. Também precisaria de um atenuador na via de agudos. O cálculo de graves, como aquele feito no WinISD, não mudaria nada.FireHawk escreveu:Se colocássemos na caixa um drive, como ficaria o projeto. Tipo para um PA de uma igreja..
A diferença é na impedância final da caixa. Isso influencia em quanta potência o amp vai fornecer pra caixa, e quantas caixas vc poderá ligar no amp. Por exemplo, se o seu amp suporta um mínimo de 4 ohms de carga, e vc quer usar apenas uma caixa, ela pode ser de 4 ohms. Se vc quer usar duas, elas devem ser ambas de 8 ohms, para que a carga final sejam os 4 ohms mínimos que o amp suporta. Se nesse amp vc usar duas caixas de 4 ohms, sua carga vai ser de 2 ohms e seu amp vai queimar.FireHawk escreveu:Qual seriam as diferenças e benefícios para falantes de 4 e 8 ohms?
Sobre ligações de caixas e impedância, tem esse tópico aqui no fórum: https://www.contrabaixobr.com/t32-entendendo-impedancia-e-ohms
Não existe um volume correto. O volume a ser usado depende muito do falante, tipo de caixa e da resposta que vc busca dela. Também de fatores como praticidade e até viabilidade de construção. Mas, depois que vc sabe o que vc quer, vc deve escolher/calcular o volume (e todos os demais fatores) de forma a alcançar seu objetivo.FireHawk escreveu:Como saber qual o volume correto para um projeto ?
Ruds- FCBR-CT
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Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Mas no caso de eu estar adicionando um driver, não iria alterar o projeto? somente iria aumentar o volume por causa do volume que ele ocupa dentro da caixa?
Pelo que entendi calculamos só os graves da caixa, os agudos como no caso não vão interferir no tamanha dela, certo?[/quote]
FireHawk- Membro
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Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
É isso mesmo. O projeto de graves continuaria a mesma coisa. A única coisa é que, como o driver e a corneta ocupam volume dentro da caixa, vc deve considerar isso no cálculo de volume interno final. Mas, a menos que vc escolha uma corneta muito grande, o volume deles é pequeno, então quase nem muda as dimensões da caixa. Por exemplo, aquelas cornetas pequenas e "quadradas" comumente usadas em caixas de baixo + o driver ocupam uns 0,6l pra dentro da caixa.FireHawk escreveu:Mas no caso de eu estar adicionando um driver, não iria alterar o projeto? somente iria aumentar o volume por causa do volume que ele ocupa dentro da caixa?
Isso. Pros médios e agudos não importa o volume ou a sintonia da caixa.FireHawk escreveu:Pelo que entendi calculamos só os graves da caixa, os agudos como no caso não vão interferir no tamanha dela, certo?
Aquilo que simulamos no WinISD é referente apenas aos graves da caixa, e serve pra entender a resposta dela até uns 150Hz ou, no máximo estourando, 200Hz. Que é o que dá pra se considerar graves. E pros graves, coisas como o volume interno, presença de duto (e dimensões), etc. influenciam. Acima de uns 200Hz isso já não tem importância.
Como drivers e tweeters começam a responder muito acima dos graves, pra eles não tem influencia nenhuma coisas como o volume ou sintonia da caixa. Nos médios e agudos as variáveis e preocupações são outras.
Ruds- FCBR-CT
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Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Legal. Ruds...
Agora, para eu analisar o gráfico lá no Winsd, qual é a visão correta?
Você disse que pra aumentar a frequência da caixa para 55hz, pq já tava mais ou menos assim em -3db e tava com uma frequência de 50 hz. Como é que vejo a menor e a maior frequência para que minha caixa funcione bem? Qual a melhor frequência para se trabalhar, dependendo da aplicação da caixa?
Tomei a liberdade de colocar o gráfico ai pra você dar uma olhada.
link: https://2img.net/r/ihimg/scaled/800x600/545/9yto.jpg
Relative
Freq Gain SPL
[Hz] [dB] [dB]
20,00 -33,48 62,52
25,00 -26,60 69,40
30,00 -20,99 75,01
35,00 -16,22 79,78
40,00 -12,07 83,93
45,00 -8,47 87,53
50,00 -5,46 90,54
55,00 -3,16 92,84
60,00 -1,62 94,38
65,00 -0,74 95,26
70,00 -0,31 95,69
75,00 -0,13 95,87
80,00 -0,08 95,92
85,00 -0,08 95,92
90,00 -0,11 95,89
95,00 -0,14 95,86
100,00 -0,17 95,83
Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda!
Agora, para eu analisar o gráfico lá no Winsd, qual é a visão correta?
Você disse que pra aumentar a frequência da caixa para 55hz, pq já tava mais ou menos assim em -3db e tava com uma frequência de 50 hz. Como é que vejo a menor e a maior frequência para que minha caixa funcione bem? Qual a melhor frequência para se trabalhar, dependendo da aplicação da caixa?
Tomei a liberdade de colocar o gráfico ai pra você dar uma olhada.
link: https://2img.net/r/ihimg/scaled/800x600/545/9yto.jpg
Relative
Freq Gain SPL
[Hz] [dB] [dB]
20,00 -33,48 62,52
25,00 -26,60 69,40
30,00 -20,99 75,01
35,00 -16,22 79,78
40,00 -12,07 83,93
45,00 -8,47 87,53
50,00 -5,46 90,54
55,00 -3,16 92,84
60,00 -1,62 94,38
65,00 -0,74 95,26
70,00 -0,31 95,69
75,00 -0,13 95,87
80,00 -0,08 95,92
85,00 -0,08 95,92
90,00 -0,11 95,89
95,00 -0,14 95,86
100,00 -0,17 95,83
Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda!
FireHawk- Membro
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Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
^ Cada um desses gráficos aí trazem informações diferentes mas complementares sobre a caixa.
O que nós estávamos falando antes era da resposta em frequência da caixa, que é mostrada no gráfico "gain". Esse talvez possa ser considerado o principal, pelo menos em projetos de caixa pra baixo.
O gráfico "gain" mostra o ganho ou "intensidade sonora normalizada" da caixa [dB] em função da frequência [Hz] (vc deve saber ler gráficos pra entender o que ele está te mostrando). Mas, como falei antes, essa curva calculada aí é válida até uns 150Hz. Então, com esse software, vc só terá como estimar o funcionamento da caixa nos graves. Vc pode saber até que frequência mínima sua caixa responde, mas não vai saber a máxima.
Basicamente, costumamos considerar que a caixa respode em graves (frequência mínima) até o ponto em que a curva começa a apresentar queda (olhando da direita pra esquerda) e cruza a linha de -3dB. Dizemos que essa é a "frequência mínima de -3dB", que é até onde a caixa responde em graves. No caso dos gráficos que vc postou, isso está acontecendo próximo dos 55Hz.
Na verdade isso não é um limite abrupto. Como vc pode ver pelo gráfico, quanto mais baixa a frequência a partir de um determinado ponto, menor é a capacidade de reprodução da caixa (-24dB por oitava). Então, se vc quiser ser mais "tolerante", vc pode considerar o ponto de -6dB, que nesse teu caso seria próximo de 50Hz.
Menos que -6dB já é muito baixo e dá pra desconsiderar. Então, sendo otimista, essa tua caixa responde a partir de 50Hz. Abaixo disso ela fica "muda".
É assim que avaliamos a extensão de graves da caixa. Já sobre a frequência máxima, o WinISD não nos diz nada.
"Funcionar bem" depende de vários fatores. Mas, falando só de resposta em frequência, o mais comum é buscar uma resposta plana, que seria a resposta mais "natural". Pra cima +- dos 60Hz a resposta dessa tua caixa está bem plana. Se é isso que vc está buscando (como falei, é o mais comum) essa tua caixa está funcionando bem nesse aspecto.
Mas pode ficar tranquilo. Esse teu projeto está muito parecido com um que eu fiz, e essa caixa montada assim funciona muito bem na prática (também considerando outros aspectos). O 12PW5 é um woofer excelente.
O que nós estávamos falando antes era da resposta em frequência da caixa, que é mostrada no gráfico "gain". Esse talvez possa ser considerado o principal, pelo menos em projetos de caixa pra baixo.
O gráfico "gain" mostra o ganho ou "intensidade sonora normalizada" da caixa [dB] em função da frequência [Hz] (vc deve saber ler gráficos pra entender o que ele está te mostrando). Mas, como falei antes, essa curva calculada aí é válida até uns 150Hz. Então, com esse software, vc só terá como estimar o funcionamento da caixa nos graves. Vc pode saber até que frequência mínima sua caixa responde, mas não vai saber a máxima.
Basicamente, costumamos considerar que a caixa respode em graves (frequência mínima) até o ponto em que a curva começa a apresentar queda (olhando da direita pra esquerda) e cruza a linha de -3dB. Dizemos que essa é a "frequência mínima de -3dB", que é até onde a caixa responde em graves. No caso dos gráficos que vc postou, isso está acontecendo próximo dos 55Hz.
Na verdade isso não é um limite abrupto. Como vc pode ver pelo gráfico, quanto mais baixa a frequência a partir de um determinado ponto, menor é a capacidade de reprodução da caixa (-24dB por oitava). Então, se vc quiser ser mais "tolerante", vc pode considerar o ponto de -6dB, que nesse teu caso seria próximo de 50Hz.
Menos que -6dB já é muito baixo e dá pra desconsiderar. Então, sendo otimista, essa tua caixa responde a partir de 50Hz. Abaixo disso ela fica "muda".
É assim que avaliamos a extensão de graves da caixa. Já sobre a frequência máxima, o WinISD não nos diz nada.
"Funcionar bem" depende de vários fatores. Mas, falando só de resposta em frequência, o mais comum é buscar uma resposta plana, que seria a resposta mais "natural". Pra cima +- dos 60Hz a resposta dessa tua caixa está bem plana. Se é isso que vc está buscando (como falei, é o mais comum) essa tua caixa está funcionando bem nesse aspecto.
Mas pode ficar tranquilo. Esse teu projeto está muito parecido com um que eu fiz, e essa caixa montada assim funciona muito bem na prática (também considerando outros aspectos). O 12PW5 é um woofer excelente.
Ruds- FCBR-CT
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Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Valeu Ruds.. Sempre ai nos ajudando.. Valeu mesmo!
FireHawk- Membro
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Ruds- FCBR-CT
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Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Ruds, to com outra dúvida..
Provavelmente irei comprar TC Electronic BH250 Bass Head, que fala 250w mas o mínimo de 4 ohms. Então a potencia dele com um alto falante de 8 ohms vai ser por volta de uns 125w, certo?
Então, para utilizar toda a potencia do cabeçote, não seria mais interessante utilizar um alto falante de 4 ohms?
Se eu utilizar um alto falante de 200w e ele é de 250w, o risco de estragar o alto falante é grande?
Qual alto falante você recomendaria nesse caso?
Valeu!
Provavelmente irei comprar TC Electronic BH250 Bass Head, que fala 250w mas o mínimo de 4 ohms. Então a potencia dele com um alto falante de 8 ohms vai ser por volta de uns 125w, certo?
Então, para utilizar toda a potencia do cabeçote, não seria mais interessante utilizar um alto falante de 4 ohms?
Se eu utilizar um alto falante de 200w e ele é de 250w, o risco de estragar o alto falante é grande?
Qual alto falante você recomendaria nesse caso?
Valeu!
FireHawk- Membro
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Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Certo. Ou pouca coisa mais que isso. Talvez uns 150W.FireHawk escreveu:Provavelmente irei comprar TC Electronic BH250 Bass Head, que fala 250w mas o mínimo de 4 ohms. Então a potencia dele com um alto falante de 8 ohms vai ser por volta de uns 125w, certo?
Se vc realmente só vai usar uma caixa, sim.FireHawk escreveu:Então, para utilizar toda a potencia do cabeçote, não seria mais interessante utilizar um alto falante de 4 ohms?
Não. A dferença é muito pequena. Tem quem defenda que o amp pode ter até 2x a potência do falante. Eu diria até, no máximo, 1,5x.FireHawk escreveu:Se eu utilizar um alto falante de 200w e ele é de 250w, o risco de estragar o alto falante é grande?
Na verdade isso depende muito do teu uso, do tipo de som e como vc regula o som. Mas na prática, um falante de 200W dificilmente vai estragar se vc usar corretamente com um amp de 250W.
Pra te falar a verdade nunca trabalhei com falantes de 4 ohms. Não conheço muitos.FireHawk escreveu:Qual alto falante você recomendaria nesse caso?
Mas, teoricamente, um 12PW5A (4 ohms) é bem parecido com a versão 8 ohms. Veja esse post onde eu comento sobre o 12PW5A:
https://www.contrabaixobr.com/t28051-duvidas-duvidas-e-mais-duvidas-construcao-de-caixa-handmade-qual-falante-escolher#591820
Parece que a Eros tem uns falantes de 4 ohms (E-312 L/LC ou E-512 NEO).
Apesar que, se sua idéia é que a caixa fale mais alto, isso não depende só dela ser 4 ou 8 ohms. A sensibilidade é o mais importante nessa hora. As vezes, vc pode ter um falante de 8ohms trabalhando em 150W e falando tão alto quanto (ou até mais alto que) um de 4ohms em 250W. Tem que avaliar isso também. E a sensibilidade do 12PW5 é bem boa.
Ruds- FCBR-CT
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Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Mais uma vez um show de bola! Valeu Ruds!
FireHawk- Membro
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Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Ruds, mais uma vez, vamo lá...rs..
Fiz outro projeto, com o alto falante 15pw5, e o gráfico de ganho saiu diferente do outro. Ao invés de acompanhar a linha de 0 db ele ta um pico de 100hz em 2,34 db e depois volta pra zero, em aproximadamente 74,74 dB.
Qual é o motivo? Esse alto falante também seria bom para caixa proposta?
https://2img.net/r/ihimg/scaled/800x600/5/62w2.jpg
Driver : JBL Selenium 15PW5
Project by : Luiz
Project for : you
--
Number of drivers : 1
Box type : Vented
Box size : 60,0 l
Tuning frequency : 55,00 Hz
Vent : 1 vent(s)
0,058 m length for each
0,102 m round
Relative
Freq Gain SPL
[Hz] [dB] [dB]
20,00 -30,72 67,28
25,00 -24,19 73,81
30,00 -19,39 78,61
35,00 -15,67 82,33
40,00 -12,63 85,37
45,00 -10,04 87,96
50,00 -7,76 90,24
55,00 -5,74 92,26
60,00 -3,94 94,06
65,00 -2,36 95,64
70,00 -1,02 96,98
75,00 0,08 98,08
80,00 0,93 98,93
85,00 1,55 99,55
90,00 1,97 99,97
95,00 2,22 100,22
100,00 2,34 100,34
Fiz outro projeto, com o alto falante 15pw5, e o gráfico de ganho saiu diferente do outro. Ao invés de acompanhar a linha de 0 db ele ta um pico de 100hz em 2,34 db e depois volta pra zero, em aproximadamente 74,74 dB.
Qual é o motivo? Esse alto falante também seria bom para caixa proposta?
https://2img.net/r/ihimg/scaled/800x600/5/62w2.jpg
Driver : JBL Selenium 15PW5
Project by : Luiz
Project for : you
--
Number of drivers : 1
Box type : Vented
Box size : 60,0 l
Tuning frequency : 55,00 Hz
Vent : 1 vent(s)
0,058 m length for each
0,102 m round
Relative
Freq Gain SPL
[Hz] [dB] [dB]
20,00 -30,72 67,28
25,00 -24,19 73,81
30,00 -19,39 78,61
35,00 -15,67 82,33
40,00 -12,63 85,37
45,00 -10,04 87,96
50,00 -7,76 90,24
55,00 -5,74 92,26
60,00 -3,94 94,06
65,00 -2,36 95,64
70,00 -1,02 96,98
75,00 0,08 98,08
80,00 0,93 98,93
85,00 1,55 99,55
90,00 1,97 99,97
95,00 2,22 100,22
100,00 2,34 100,34
FireHawk- Membro
- Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
^ Isso aconteceu pq vc mudou o falante mas manteve praticamente a mesma caixa (60l, 55Hz). Nesse caso, vc inclusive mudou o tamanho do woofer, de 12" pra 15". Quando vc muda o falante, é normal que a resposta da caixa mude.
Por isso que se diz que trocar de modelo de falante pode não dar bons resultados. Normalmente, a caixa é projetada para funcionar bem com um falante específico.
Desse jeito como vc projetou essa caixa, com esse 15PW5, ela não está com a resposta muito linear. O ideal é que os picos/vales não ultrapassem +-1dB. Até +-3dB é aceitável nesse tipo de aplicação. Então sua caixa está passável. Mas poderia ser melhor.
Aliás, repare como, apesar de vc estar usando agora um falante de 15", a extensão de graves dela é menor do que era a outra com o 12PW5.
Esse falante, o 15PW5, até que rola pra caixas de baixo, mas ele fica melhor em caixas maiores. Se vc aumentar o volume dessa caixa (e ajustar a sintonia), vc vai ter uma resposta mais linear. Mas eu já te adianto que, com esse falante em caixas de tamanho praticável, vc não vai ter uma resposta tão linear quanto teve com o 12PW5.
Aliás, vc tinha me dito inicialmente que vc queria uma caixa pequena. Aquela de 55l com o 12PW5 nem é tão pequena assim, mas eu não diria que é grande. Agora, se vc quiser uma com falante de 15", é bem provável que a caixa vá ficar bem maior (pra ter uma resposta boa). É isso que vc quer mesmo?
Por isso que se diz que trocar de modelo de falante pode não dar bons resultados. Normalmente, a caixa é projetada para funcionar bem com um falante específico.
Desse jeito como vc projetou essa caixa, com esse 15PW5, ela não está com a resposta muito linear. O ideal é que os picos/vales não ultrapassem +-1dB. Até +-3dB é aceitável nesse tipo de aplicação. Então sua caixa está passável. Mas poderia ser melhor.
Aliás, repare como, apesar de vc estar usando agora um falante de 15", a extensão de graves dela é menor do que era a outra com o 12PW5.
Esse falante, o 15PW5, até que rola pra caixas de baixo, mas ele fica melhor em caixas maiores. Se vc aumentar o volume dessa caixa (e ajustar a sintonia), vc vai ter uma resposta mais linear. Mas eu já te adianto que, com esse falante em caixas de tamanho praticável, vc não vai ter uma resposta tão linear quanto teve com o 12PW5.
Aliás, vc tinha me dito inicialmente que vc queria uma caixa pequena. Aquela de 55l com o 12PW5 nem é tão pequena assim, mas eu não diria que é grande. Agora, se vc quiser uma com falante de 15", é bem provável que a caixa vá ficar bem maior (pra ter uma resposta boa). É isso que vc quer mesmo?
Ruds- FCBR-CT
- Mensagens : 1158
Localização : Curitiba
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Quero algo mais compacto e funcional como o de 12 mesmo. Se pudesse ser até menor, porém com bastante eficiência e potencia satisfatória......
Te perguntei sobre o falante de 15 por ser uma possibilidade a ser avaliada também.
Pelo que entendi eu teria que aumentar o volume da caixa e a frequência, para ter uma resposta mais linear certo?
Como faço para saber qual a frequência correta, para otimizar o funcionamento da caixa?
Te perguntei sobre o falante de 15 por ser uma possibilidade a ser avaliada também.
Pelo que entendi eu teria que aumentar o volume da caixa e a frequência, para ter uma resposta mais linear certo?
Como faço para saber qual a frequência correta, para otimizar o funcionamento da caixa?
FireHawk- Membro
- Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Se vc não se importa em ter menor extensão de graves, pode usar um falante de 10" de alta sensibilidade. Tipo os ESX da Snake. Ou um de 12" bem forte em caixa pequena. A caixa "falaria" alto, ficaria com um volume bem reduzido, mas perderia graves.FireHawk escreveu:Quero algo mais compacto e funcional como o de 12 mesmo. Se pudesse ser até menor, porém com bastante eficiência e potencia satisfatória......
Aumentar primeiro só o volume. Depois disso, a frequência de sintonia provavelmente teria que abaixar, dependendo de qual o volume escolhido. Precisaria usar o WinISD pra ter uma noção melhor.FireHawk escreveu:Te perguntei sobre o falante de 15 por ser uma possibilidade a ser avaliada também.
Pelo que entendi eu teria que aumentar o volume da caixa e a frequência, para ter uma resposta mais linear certo?
Cada projeto é um caso. E pra cada caso pode existir uma frequência de sintonia mais apropriada diferente. Isso depende do que se espera da caixa - da resposta desejada.FireHawk escreveu:Como faço para saber qual a frequência correta, para otimizar o funcionamento da caixa?
Como ponto de partida, vc pode fazer o seguinte: Usando o WinISD, fixe um valor de volume e varie a sintonia até alcançar a melhor resposta em frequência. Anote os valores de volume e sintonia. Repita esse processo para alguns valores de volume diferentes. Escolha a combinação de volume e sintonia que te deram a melhor resposta dentre os anotados.
Entenda isso como um macete básico. Existem outros fatores que podem influenciar essa escolha.
Um fator importante é verificar se as dimensões da caixa (volume interno, comprimento de dutos...) são praticáveis.
Ruds- FCBR-CT
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Localização : Curitiba
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Valeu Ruds.. Vou fazer o que vc aconselhou: fazer algumas simulações pra entender direito as respostas das frequências..
Mais uma vez muito obrigado!
Mais uma vez muito obrigado!
FireHawk- Membro
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Localização : Divinópolis-MG
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