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Baixo Finch Precision (ano, madeiras, catálogo...)

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Mensagem por ditocujo Sáb Nov 05, 2016 3:32 pm

Tudo certo? Espero estar de acordo com vossas regras!
Tenho esse Finch Precision e preciso de mais informações dele, tais como: ano, madeiras, catálogo da empresa (se possível), mas principalmente se o braço é original. Não tenho fotos mais detalhadas agora, pois o instrumento está com um Luthier para troca dos trastes e correção da escala.

Baixo Finch Precision (ano, madeiras, catálogo...) Img-20161012-wa0008-jpg
Baixo Finch Precision (ano, madeiras, catálogo...) Img-20161104-wa0017-jpeg
Baixo Finch Precision (ano, madeiras, catálogo...) Img-20161012-wa0012-jpg
Baixo Finch Precision (ano, madeiras, catálogo...) Img-20161012-wa0010-jpg

PS: AGRADEÇO DESDE JÁ.

Em tempo, não sei se as imagens estão abrindo aqui, então qualquer coisa é só clicar com o botão direito em cima e selecionar "abrir imagem em uma nova guia".

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Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Nov 05, 2016 4:32 pm

Ajudando...

Baixo Finch Precision (ano, madeiras, catálogo...) IMG-20161012-WA0008

Baixo Finch Precision (ano, madeiras, catálogo...) IMG-20161104-WA0017

Baixo Finch Precision (ano, madeiras, catálogo...) IMG-20161012-WA0012

Baixo Finch Precision (ano, madeiras, catálogo...) IMG-20161012-WA0010
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Mensagem por ditocujo Sáb Nov 05, 2016 4:39 pm

Muito obrigado!

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Nov 05, 2016 5:20 pm

Esse Finch aí já é do meio para o final da década de 80. O corpo é em mogno. Esse braço é original, com escala em jacarandá ou sucupira. As tarraxas (muito ruins!) são da Horvath. O captador é da própria Finch.
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Mensagem por ditocujo Sáb Nov 05, 2016 5:30 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Esse Finch aí já é do meio para o final da década de 80. O corpo é em mogno. Esse braço é original, com escala em jacarandá ou sucupira. As tarraxas (muito ruins!) são da Horvath. O captador é da própria Finch.

Ôrra! Valeu, bicho! Quebrando o galho de novo!
Peguei esse Finch e o Luthier me falou que tava desconfiado do braço não ser o original.. Fiquei cabreiro! Eheheh
A certeza que eu tenho é que a ponte foi trocada. Dá pra ver os furos cobertos. Cobrou-me 150 para trocar os trastes e dar um jeito no braço torcido. Quero esse baixo de volta à ativa!

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Nov 05, 2016 5:54 pm

^ Gastar muito nele não é lá muito produtivo...
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Mensagem por Zubrycky Sáb Nov 05, 2016 6:05 pm

Catálogo da Finch, para os interessados...

http://robertocatalogoseoutrosdocumentos.blogspot.com.br/2013/04/catalogo-geral-finch-anos-70.html

http://brazilianguitars.blogspot.com.br/2010/01/guitarras-e-baixos-finch.html

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Mensagem por ditocujo Sáb Nov 05, 2016 6:14 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^  Gastar muito nele não é lá muito produtivo...

Opa! Gratíssimo pela dica! Mas, na minha modesta opinião, o Finch é melhor que o Fender MIM que eu tinha! Adorei o estilão desse baixo!! Rústico!! affraid Sem falar no comprimento e material da escala, parecem feitos sob medida pra mim ehehehe Quando eu estiver de volta com o bass, regulado e tinindo, e com um bom Amp (com a devida licença: mais importante que o baixo) mostro aos colegas. No mais, muito contente pelo (rápido) feedback de vocês! Sabem muito!

Em tempo, ordem das importâncias: Baixista > Amp > Baixo
Rsrsrs Opiniões?

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Mensagem por ditocujo Sáb Nov 05, 2016 6:17 pm

Zubrycky escreveu:Catálogo da Finch, para os interessados...

Wink

Estava atrás!!! Gratíssimo!!

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Mensagem por JAZZigo Sáb Nov 05, 2016 6:33 pm

ditocujo escreveu:Mas, na minha modesta opinião, o Finch é melhor que o Fender MIM que eu tinha!
Shocked  E qual era o gravíssimo problema do seu Fender MIM? Fez o quê com ele? Virou lenha?
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Mensagem por ditocujo Sáb Nov 05, 2016 6:39 pm

JAZZigo escreveu:
ditocujo escreveu:Mas, na minha modesta opinião, o Finch é melhor que o Fender MIM que eu tinha!
Shocked  E qual era o gravíssimo problema do seu Fender MIM? Fez o quê com ele? Virou lenha?

Laughing cheers O Fender MIM foi trocado por este Finch e mais um Giannini SG.

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Mensagem por JAZZigo Sáb Nov 05, 2016 6:52 pm

^Ri Muito kkkk
Só pode ser parente do Zubrycky!!!!
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Mensagem por ditocujo Sáb Nov 05, 2016 7:03 pm

JAZZigo escreveu:^Ri Muito kkkk
Só pode ser parente do Zubrycky!!!!

Shocked scratch Perdi a piada kkkk Zubrycky é fã dos nacionais antigos?! cheers Boto fé!!! Aliás, sou fã desses bichos todos que, em pleno regime militar, construíam instrumentos, faziam seus próprios pedais... Têm meu respeito!! Com essa recessão de hoje, admirar-me-ei se não voltarmos a praticar velhos (e saudáveis, rentáveis) hábitos!

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Mensagem por Zubrycky Sáb Nov 05, 2016 7:19 pm

Sou fã desses instrumentos e tenho a sorte de ter alguns. Smile
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Mensagem por Zubrycky Sáb Nov 05, 2016 7:19 pm

JAZZigo escreveu:^Ri Muito kkkk
Só pode ser parente do Zubrycky!!!!

Será? notme
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Mensagem por ditocujo Sáb Nov 05, 2016 7:23 pm

Zubrycky escreveu:Sou fã desses instrumentos e tenho a sorte de ter alguns. Smile

G.A.S do Zubrycky: Tonante Finder HEUEHUEAHEAEAHU; e, no set atual: Memphis by Tagima Ri Muito Ri Muito Boto é muita fé!!!

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Mensagem por Zubrycky Sáb Nov 05, 2016 7:27 pm

Ter um Tonante Finder é um sonho que ainda realizarei. Smile

E mais: Se algum dia for capa de alguma revista posarei com um Tonante na foto. Wink
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Mensagem por ditocujo Sáb Nov 05, 2016 7:30 pm

Uma coisa não pode ser negada: os instrumentos antigos (assim como os carros, televisores, móveis etc.) tinham personalidade!!!! Depois que entrou a produção em massa cagou tudo!!! As coisas eram feitas para durarem!! Como diz o Arnaldo: "O modelo do meu carro que eu comprei só a seis meses e que já está fora de moda" !!

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Mensagem por ditocujo Sáb Nov 05, 2016 7:30 pm

Zubrycky escreveu:Ter um Tonante Finder é um sonho que ainda realizarei. Smile

E mais: Se algum dia for capa de alguma revista posarei com um Tonante na foto. Wink

claps

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Mensagem por JAZZigo Sáb Nov 05, 2016 7:33 pm

ditocujo escreveu:Perdi a piada kkkk Zubrycky é fã dos nacionais antigos?!
Com certeza. É que você é novo no fórum. O Zubrycky é uma celebridade por aqui!
ditocujo escreveu:Aliás, sou fã desses bichos todos que, em pleno regime militar, construíam instrumentos, faziam seus próprios pedais... Têm meu respeito!! Com essa recessão de hoje, admirar-me-ei se não voltarmos a praticar velhos (e saudáveis, rentáveis) hábitos!
Desculpe, mas história não é bem assim não. O governo militar instituiu a tal famigerada Lei de Reserva de Mercado, em tese, para proteção e evolução da indústria nacional e o que aconteceu? A estagnação. Na indústria de guitarras e baixos, dentre elas Finch, Giannini etc., apenas se beneficiavam da ausência de concorrência, produzindo instrumentos de baixa qualidade, com raríssimas excessões, especialmente alguns violões da Giannini. Em 1990, a farra acabou.
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Mensagem por ditocujo Sáb Nov 05, 2016 7:46 pm

Opa!! Tornar-me-ei membro assíduo desse fórum!! JAZZigo, você não acha tais instrumentos de qualidade? Pergunto para não tornar a discussão apenas questão de gosto, pq eu os acho de qualidade, salvo exceções. Como mencionei, o Fender era mal acabado, com emendas da madeira à mostra e uma construção que não me agradou, apesar de gostar do som (o mais importante), ao contrário de alguns nacionais antigos, feitos com madeira nobre e exaustivamente a mão, sem massificar. Pessoas como o Sr. Sebastião (Finch), Sr. Sossego (Gia), Assale (Dolphin) etc etc etc mereciam bustos em cada loja de música hoje, assim como nossos luthier's que com o que tinham em mãos faziam milagres. Exageros à parte, penso que seja por aí. Desculpa qualquer erro agora, tô no celular. Quanto ao regime militar, a aludida lei.. Vc está coberto de razão.

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Mensagem por Zubrycky Sáb Nov 05, 2016 7:56 pm

ditocujo escreveu:Uma coisa não pode ser negada: os instrumentos antigos (assim como os carros, televisores, móveis etc.) tinham personalidade!!!! Depois que entrou a produção em massa cagou tudo!!! As coisas eram feitas para durarem!! Como diz o Arnaldo: "O modelo do meu carro que eu comprei só a seis meses e que já está fora de moda" !!

Uma coisa é certa: Não há nenhum outro baixo no mundo que tenha o mesmo design dos Snakes semi-acústicos. Wink
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Mensagem por JAZZigo Sáb Nov 05, 2016 9:39 pm

ditocujo escreveu:JAZZigo, você não acha tais instrumentos de qualidade? Pergunto para não tornar a discussão apenas questão de gosto, pq eu os acho de qualidade, salvo exceções.
Giannini, por exemplo, você jamais encontrará, nem de longe, um violão à altura de um Giannini AWNC4, construído pelo notório luthier Shigemitsu Suguiyama (vídeo abaixo)... foram poucas unidades, mas que ficaram na história.



No mais, ao contrário do amigo Zubrycky, não tenho qualquer entusiasmo pelos baixos ou guitarras daquela época, ressaltando que meu primeiro baixo foi um Giannini RK, adquirido usado, no final de 1982, permaneceu comigo por mais de 3 anos, mas não deixou qualquer saudade.  nah

ditocujo escreveu:Como mencionei, o Fender era mal acabado, com emendas da madeira à mostra e uma construção que não me agradou, apesar de gostar do som (o mais importante), ao contrário de alguns nacionais antigos, feitos com madeira nobre e exaustivamente a mão, sem massificar.
IMHO, exceto por razões estéticas, emendas na madeira não têm nada a ver com a qualidade de um bom instrumento.
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Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Nov 05, 2016 9:42 pm

Zubrycky escreveu:Ter um Tonante Finder é um sonho que ainda realizarei. Smile

E mais: Se algum dia for capa de alguma revista posarei com um Tonante na foto. Wink

Te juro que se eu achar um aqui mando pra vc de presente...esse lixo!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Vai gostar de velharia nos infernos...

Já o colega trocou o Fender por duas carniças....
Eu acho que estou ficando louco em ler essas coisas...

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Mensagem por Zubrycky Sáb Nov 05, 2016 9:44 pm

Juninho Sampaio escreveu:
Zubrycky escreveu:Ter um Tonante Finder é um sonho que ainda realizarei. Smile

E mais: Se algum dia for capa de alguma revista posarei com um Tonante na foto. Wink

Te juro que se eu achar um aqui mando pra vc de presente...esse lixo!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


cheers cheers
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Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Nov 05, 2016 9:50 pm

JAZZigo escreveu:
...meu primeiro baixo foi um Giannini RK, adquirido usado, no final de 1982, permaneceu comigo por mais de 3 anos, mas não deixou qualquer saudade.  nah

Zorra. Tinha 3 anos de vida!
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Mensagem por ditocujo Sáb Nov 05, 2016 10:09 pm

JAZZigo escreveu:
ditocujo escreveu:JAZZigo, você não acha tais instrumentos de qualidade? Pergunto para não tornar a discussão apenas questão de gosto, pq eu os acho de qualidade, salvo exceções.
Giannini, por exemplo, você jamais encontrará, nem de longe, um violão à altura de um Giannini AWNC4, construído pelo notório luthier Shigemitsu Suguiyama (vídeo abaixo)... foram poucas unidades, mas que ficaram na história.



No mais, ao contrário do amigo Zubrycky, não tenho qualquer entusiasmo pelos baixos ou guitarras daquela época, ressaltando que meu primeiro baixo foi um Giannini RK, adquirido usado, no final de 1982, permaneceu comigo por mais de 3 anos, mas não deixou qualquer saudade.  nah

ditocujo escreveu:Como mencionei, o Fender era mal acabado, com emendas da madeira à mostra e uma construção que não me agradou, apesar de gostar do som (o mais importante), ao contrário de alguns nacionais antigos, feitos com madeira nobre e exaustivamente a mão, sem massificar.
IMHO, exceto por razões estéticas, emendas na madeira não têm nada a ver com a qualidade de um bom instrumento.

Concordo plenamente com sua opinião sobre as emendas; mas, concorda comigo que aquele troço é feio pra caramba? Pra mim, aquilo é a materialização da palavra "desdém", ex: alguém vê dois instrumentos em uma loja: um é fender, o outro está sem marca; arrisco dizer que 90% vão no fender. Aí começa a analisar: acha uma emenda, duas, três!!! Mas pensa: "Ôrra, é um Fender!". Mas digamos que a pessoa em questão tem uma mente aberta e pede pra testar o outro instrumento e fica impressionada (no bom sentido). Ao invés da pessoa enaltecer este instrumento, ela vai tentar encontrar o defeito do fender, como se não pudesse haver defeito (????) Precisa ser perfeito por ser fender. Entende? É como os Ampegs atuais: meu, aquelas coisas não são nem sombra do que fez a marca!!! E, só para arrematar, aí você pega um Giannini/Finch/Sonelli/Phelpa e encontra uma madeira nobre, linda, pesada, única (sem emendas), mas destroi o instrumento por não ter som de fender. Aí é sacanagem! E tanto eu não ligo para estética, que uso os instrumentos antigos Laughing mas, com perdão da ironia, a FENDER utilizar 3 madeiras?!!! Não admito! Rs

PS: Sem falar que norte-americano e europeu "nem sabem" o que são instrumentos chineses, mexicanos, indonésios etc. (apesar de que não tenho nada contra tais instrumentos... os chineses estão cada vez melhores...), mas essa demanda é de sul-americanos... O Mike Kerr do Royal Blood usa um Gretsch China de Basswood e olha o som que o cara tira! CLARO, olha os Amps que o cara usa também! Enfim, o problema não são os baixos e sim a economia de cada país... Quem não tem cão, caça com gato (e se é pra ser assim prefiro caçar com um gato nacional e antigo love )

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Mensagem por ditocujo Sáb Nov 05, 2016 10:11 pm

Juninho Sampaio escreveu:
Zubrycky escreveu:Ter um Tonante Finder é um sonho que ainda realizarei. Smile

E mais: Se algum dia for capa de alguma revista posarei com um Tonante na foto. Wink

Te juro que se eu achar um aqui mando pra vc de presente...esse lixo!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Vai gostar de velharia nos infernos...

Já o colega trocou o Fender por duas carniças....
Eu acho que estou ficando louco em ler essas coisas...


^ Exatamente o que disse acima...

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Mensagem por ditocujo Sáb Nov 05, 2016 10:17 pm

Em tempo, o vídeo do Sugiyama é ótimo!!!! Não tinha visto ainda! Surpreende-me a reportagem sobre.. Obrigado por compartilhar!!!

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Mensagem por JAZZigo Sáb Nov 05, 2016 10:31 pm

^
Estamos aí, amigo! Seja bem-vindo ao fórum! up
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Mensagem por fheliojr Dom Nov 06, 2016 12:06 am

Juninho Sampaio escreveu:
JAZZigo escreveu:
...meu primeiro baixo foi um Giannini RK, adquirido usado, no final de 1982, permaneceu comigo por mais de 3 anos, mas não deixou qualquer saudade.  nah

Zorra. Tinha 3 anos de vida!
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Mensagem por campos Seg Nov 07, 2016 9:57 am

Os Gianninis anos 70 são obras de arte. A empresa caiu a partir de 1980.

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Mensagem por Marlim Seg Nov 07, 2016 10:48 am

ditocujo escreveu: com perdão da ironia, a FENDER utilizar 3 madeiras?!!! Não admito! Rs



Não sei se vc está sendo só ironico mesmo, mas a Fender usar 3 madeiras é de praxe..na verdade é comum que tenham baixos fender com até mais que isso
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Nov 07, 2016 10:50 am

Um tópico para ficar eternizado...
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Mensagem por joseluiz.avilajr Seg Nov 07, 2016 11:55 am

eu to com um modelo rickembacker da finch aqui em casa, e um rick original, 1975 creio eu, ambos pra conserto (diferentes consertos)

em materia de construção eles tem grandes diferenças, o finck dos nacionais que peguei é o menos pior de construção, o original, tem uma construção ok (ok= boa).

ai vem a treta:

tirando meia duzia de instrumentos, DE INSTRUMENTOS NÃO DE MARCAS, nacionais. a maioria é uma porcaria DE construção péssima, qualidade das ferragens tão ruim quanto.  

essa questão de que não tinhamos recursos é balela o nosso problema era e é até hj mão de obra amadora.

tem violinos e moveis de madeira extremamente bem feitos na europa a mais de 300 anos.

deixando bem claro que som e gosto pessoal estão fora dessa questão.

a guitarra ginainni diamond e o formigão moram no meu coração e com certeza quero eles na minha casa.
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Mensagem por ditocujo Seg Nov 07, 2016 1:09 pm

joseluiz.avilajr escreveu:eu to com um modelo rickembacker da finch aqui em casa, e um rick original, 1975 creio eu, ambos pra conserto (diferentes consertos)

em materia de construção eles tem grandes diferenças, o finck dos nacionais que peguei é o menos pior de construção, o original, tem uma construção ok (ok= boa).

ai vem a treta:

tirando meia duzia de instrumentos, DE INSTRUMENTOS NÃO DE MARCAS, nacionais. a maioria é uma porcaria DE construção péssima, qualidade das ferragens tão ruim quanto.  

essa questão de que não tinhamos recursos é balela o nosso problema era e é até hj mão de obra amadora.

tem violinos e moveis de madeira extremamente bem feitos na europa a mais de 300 anos.

deixando bem claro que som e gosto pessoal estão fora dessa questão.

a guitarra ginainni diamond e o formigão moram no meu coração e com certeza quero eles na minha casa.

Perfeito, só faria um adendo: mão de obra qualificada é resultado de investimento (recurso), logo uma coisa está atrelada à outra.

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Mensagem por ditocujo Seg Nov 07, 2016 1:10 pm

campos escreveu:Os Gianninis anos 70 são obras de arte. A empresa caiu a partir de 1980.

Bom saber que não estou sozinho.

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Mensagem por ditocujo Seg Nov 07, 2016 1:15 pm

Marlim escreveu:
ditocujo escreveu: com perdão da ironia, a FENDER utilizar 3 madeiras?!!! Não admito! Rs



Não sei se vc está sendo só ironico mesmo, mas a Fender usar 3 madeiras é de praxe..na verdade é comum que tenham baixos fender com até mais que isso

Sim, só ironia mesmo. Acho feio pra dedéu essas emendas da Fender!!! Arnaldo que tá certo em fechar o leque em Gibson SG Ri Muito e não vos esqueceis dos valvulados... que, na minha modesta opinião, faz diferença - absurda - para guitarra. hide

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Mensagem por ditocujo Seg Nov 07, 2016 1:20 pm

Em tempo, deveria ser proibido por lei instrumento sunburst/natural ter emendas!!! Rolling Eyes

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Nov 07, 2016 4:25 pm

joseluiz.avilajr escreveu:eu to com um modelo rickembacker da finch aqui em casa, e um rick original, 1975 creio eu, ambos pra conserto (diferentes consertos)

em materia de construção eles tem grandes diferenças, o finck dos nacionais que peguei é o menos pior de construção, o original, tem uma construção ok (ok= boa).

ai vem a treta:

tirando meia duzia de instrumentos, DE INSTRUMENTOS NÃO DE MARCAS, nacionais. a maioria é uma porcaria DE construção péssima, qualidade das ferragens tão ruim quanto.  

essa questão de que não tinhamos recursos é balela o nosso problema era e é até hj mão de obra amadora.

tem violinos e moveis de madeira extremamente bem feitos na europa a mais de 300 anos.

deixando bem claro que som e gosto pessoal estão fora dessa questão.

a guitarra ginainni diamond e o formigão moram no meu coração e com certeza quero eles na minha casa.

Venho comentando isso neste e em outros fóruns à anos...
Parece que esse mito de que instrumentos como Snake, Giannini e Finch são "vintage" é mais resistente do que parece...
Claramente esse mito é alimentado por questões de conveniência mercadológica artificial... Aliás, quem tá nesse "meio" à tempos, como eu, sabe que nos anos 90 e início dos 2000, se comprava um Gianóca por algo em torno dos R$ 150/200 (de hoje!)
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Mensagem por ditocujo Seg Nov 07, 2016 5:54 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
joseluiz.avilajr escreveu:eu to com um modelo rickembacker da finch aqui em casa, e um rick original, 1975 creio eu, ambos pra conserto (diferentes consertos)

em materia de construção eles tem grandes diferenças, o finck dos nacionais que peguei é o menos pior de construção, o original, tem uma construção ok (ok= boa).

ai vem a treta:

tirando meia duzia de instrumentos, DE INSTRUMENTOS NÃO DE MARCAS, nacionais. a maioria é uma porcaria DE construção péssima, qualidade das ferragens tão ruim quanto.  

essa questão de que não tinhamos recursos é balela o nosso problema era e é até hj mão de obra amadora.

tem violinos e moveis de madeira extremamente bem feitos na europa a mais de 300 anos.

deixando bem claro que som e gosto pessoal estão fora dessa questão.

a guitarra ginainni diamond e o formigão moram no meu coração e com certeza quero eles na minha casa.

Venho comentando isso neste e em outros fóruns à anos...
Parece que esse mito de que instrumentos como Snake, Giannini e Finch são "vintage" é mais resistente do que parece...
Claramente esse mito é alimentado por questões de conveniência mercadológica artificial... Aliás, quem tá nesse "meio" à tempos, como eu, sabe que nos anos 90 e início dos 2000, se comprava um Gianóca por algo em torno dos R$ 150/200 (de hoje!)

Bertola, o que você diz soa tão estranho pra mim... Com todo o respeito, é claro. O que eu penso: pra analisar isso profundamente, antes de qualquer coisa, é preciso definir qual o instrumento em questão e testá-lo minuciosamente; Depois de feito, seria interessante saber quanto o mesmo custava em sua época e fazer a conversão para o real atual; Feito isso, o próximo passo seria determinar o grau de raridade da coisa (ora, claro que isso precisa ser mensurado); Então, chegaríamos a algumas questões técnicas (sua área): 1- Madeira não fica melhor com o passar do tempo?; 2- Um instrumento handmade não é, em tese, mais bem acabado que um produzido em massa?
Veja, claro que alguns componentes eram ruins, mas a alma do instrumento é sua construção (leia-se: "o artesão selecionando a combinação de madeira e talhando o instrumento" a parte manual, sem eletrônica)

Por favor, corrija-me se falei besteira. Meu romantismo é maior que $.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Nov 07, 2016 6:05 pm

^ Sim, você está equivocado.
Fazer conversão é apenas um dado, uma metodologia, nada mais, e isso às vezes não representa o preço que os mesmo eram vendidos no mercado de usados da época. Como viví essa época e comprei vários desses instrumentos para "melhorar", fazer "up-grades" ou reparos e revender depois, tenho a exata noção do quanto um Gianóca custava nos anos 90, e era bem pouco... Essa valorização artificial desses instrumentos é recente, em função da popularização da internet e dos sites de venda "on line". Outra coisa: A grande maioria desses instrumentos nada tinham de raros, e se alguns o são, isso não se traduz em qualidade de manufatura ou de "hardware", muito pelo contrário... Já perdi a conta de quantos Gianninis e Finch chegaram ás minhas mãos descolando, com partes empenadas, com erros na escala, com rachaduras, etc... A lista é longa...
Não; madeira PODE ficar melhor, mas pode também ficar pior com o tempo... o colega joseluiz.avilajr pode confirmar tal informação para você (para não me estender muito). E, como ele afirmou acima (e concordo plenamente), a mão de obra no nosso país até os anos  90 era muito ruim e mal formada (e muito mal remunerada), resultando em má qualidade de manufatura e absoluto empirismo.
Isso de instrumento brasileiro dos anos 60, 70 e 80 serem bons, é MITO.
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Mensagem por campos Seg Nov 07, 2016 6:09 pm

Os Giannini Apolo e a guitarra Supersonic são históricos, construíram o rock nacional e a MPB.
A Craviola, lançada a partir de projeto do Paulinho Nogueira, é um clássico absoluto.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Nov 07, 2016 6:15 pm

campos escreveu:Os Giannini Apolo e a guitarra Supersonic são históricos, construíram o rock nacional e a MPB.
A Craviola, lançada a partir de projeto do Paulinho Nogueira, é um clássico absoluto.

"Históricos" no sentido de antigos...
Guitarras e baixos Gianninis não passam de instrumentos velhos e de qualidade duvidosa em sua grande maioria (claro que há exceções à esta regra).
Já os amplificadores e violões da marca são bons sim, notadamente as linhas valvuladas e os violões das séries mais sofisticadas dos anos 60 e 70. Nos anos 80 a qualidade decaiu pois os antigos artesãos da fábrica foram morrendo ou se aposentando e sendo substituídos por empregados menos qualificados. Nos anos 90, com a "abertura" econômica, a marca quase faliu, e passou a importar sistematicamente instrumentos OEM da China.
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Mensagem por ditocujo Seg Nov 07, 2016 6:46 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Sim, você está equivocado.
Fazer conversão é apenas um dado, uma metodologia, nada mais, e isso às vezes não representa o preço que os mesmo eram vendidos no mercado de usados da época. Como viví essa época e comprei vários desses instrumentos para "melhorar", fazer "up-grades" ou reparos e revender depois, tenho a exata noção do quanto um Gianóca custava nos anos 90, e era bem pouco... Essa valorização artificial desses instrumentos é recente, em função da popularização da internet e dos sites de venda "on line". Outra coisa: A grande maioria desses instrumentos nada tinham de raros, e se alguns o são, isso não se traduz em qualidade de manufatura ou de "hardware", muito pelo contrário... Já perdi a conta de quantos Gianninis e Finch chegaram ás minhas mãos descolando, com partes empenadas, com erros na escala, com rachaduras, etc... A lista é longa...
Não; madeira PODE ficar melhor, mas pode também ficar pior com o tempo... o colega joseluiz.avilajr pode confirmar tal informação para você (para não me estender muito). E, como ele afirmou acima (e concordo plenamente), a mão de obra no nosso país até os anos  90 era muito ruim e mal formada (e muito mal remunerada), resultando em má qualidade de manufatura e absoluto empirismo.
Isso de instrumento brasileiro dos anos 60, 70 e 80 serem bons, é MITO.

Você pode me passar alguns links em que eu posso ver/ouvir o que é bom pra você?

Em tempo, não há nada de sarcástico/irônico/escárnio nessa pergunta, apenas quero entender seu ponto de vista. Agradeço imensamente.

EDIT: aceita encomenda de um bass?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Nov 07, 2016 7:01 pm

^Cara, eu comecei a estudar luthiería nos anos 90, com o falecido Simões, depois, em SP com o grande Sérgio Buccini.
Se vc quer saber o que considero bom, é a grande quantidade de mestres luthiers nacionais atuais, caras como o Jacimário, Samuel Martins, Germano, Eliézer Lara (só para citar os que conheço pessoalmente), e tantos outros que inclusive nos brindam com sua presença aqui (José Avelar Jr. Ronyldo, etc...).
Se queres um instrumento de alta qualidade, procure esses mestres.
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Mensagem por ditocujo Seg Nov 07, 2016 7:13 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^Cara, eu comecei a estudar luthiería nos anos 90, com o falecido Simões, depois, em SP com o grande Sérgio Buccini.
Se vc quer saber o que considero bom, é a grande quantidade de mestres luthiers nacionais atuais, caras como o Jacimário, Samuel Martins, Germano, Eliézer Lara (só para citar os que conheço pessoalmente), e tantos outros que inclusive nos brindam com sua presença aqui (José Avelar Jr. Ronyldo, etc...).
Se queres um instrumento de alta qualidade, procure esses mestres.

Na verdade, seus comentários me deixaram confuso. Não o suficiente para mudar de opinião, mas confuso. Por isso perguntei se aceitaria a encomenda. Gostaria de conhecer melhor seu trabalho. Vi o outro tópico com seus handmade's. Talvez eu só entenda a essência do que está dizendo aprendendo a construir um baixo. Mas, mesmo assim, fica a dúvida em quanto vale o seu trabalho (genérico, no sentido de ser luthier), porque eu o coloco acima da maioria dos Fender's MIM, por exemplo. Cara, não queria ter que dizer isso, mas lá vai: achei o Finch tão bom quanto o Fender USA que toquei. Crucifiquem-me.

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Mensagem por ditocujo Seg Nov 07, 2016 7:29 pm

^ Talvez seja o meu gosto musical, "timbral", "tessitural", sonoro, atmosférico, seja lá como chamem. Fato é que sou apaixonado pelos baixos de certas músicas, quais sejam: todas do Singin Alone e Lóki do Arnaldo (até o Disco Voador me agrada...); The ballad of John and Yoko e With a little Help from my Friends dos Beatles (pra resumir); Adoooooro The Kinks; We gotta get out of this Place do Animals; todas de uma banda chamada Afterglow (ouçam, para o bem de vossas senhorias); Adoro o que ouço em algumas músicas do Raulzito; sem mencionar os clássicos nacionais como Mutantes, Ronnie Von etc. etc. etc., o que é interessante pois a única coisa atual que chama minha atenção é Royal Blood e sua fake guitar....

Em tempo, Jack Bruce!!!

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Mensagem por joseluiz.avilajr Seg Nov 07, 2016 7:43 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Sim, você está equivocado.
Fazer conversão é apenas um dado, uma metodologia, nada mais, e isso às vezes não representa o preço que os mesmo eram vendidos no mercado de usados da época. Como viví essa época e comprei vários desses instrumentos para "melhorar", fazer "up-grades" ou reparos e revender depois, tenho a exata noção do quanto um Gianóca custava nos anos 90, e era bem pouco... Essa valorização artificial desses instrumentos é recente, em função da popularização da internet e dos sites de venda "on line". Outra coisa: A grande maioria desses instrumentos nada tinham de raros, e se alguns o são, isso não se traduz em qualidade de manufatura ou de "hardware", muito pelo contrário... Já perdi a conta de quantos Gianninis e Finch chegaram ás minhas mãos descolando, com partes empenadas, com erros na escala, com rachaduras, etc... A lista é longa...
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Isso de instrumento brasileiro dos anos 60, 70 e 80 serem bons, é MITO.

exato!!

só porque foi construido nos anos 70 não pode ser considerado uma reliquia, e tenha algum valor. como disse o bertola "uma valorização artificial", esse é o problema.

isso se da muito pela falta de instrumentos de qualidade a um preço justo. tu só entende o que é bom testando muitos instrumentos diferentes, aqui é bem dificil até mesmo testar um instrumento com calma em uma loja.



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Mensagem por ditocujo Seg Nov 07, 2016 7:47 pm

Volto a comentar aqui quando puder comprovar com um vídeo o que estou a dizer.

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