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O maior problema que enfrento nas gigs!!

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Mensagem por Claudio Mengarda Seg 23 Out 2017, 8:54 am

^Bohan realmente é fantástico
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Mensagem por Paulo Penna Seg 23 Out 2017, 11:37 am

p****, muito bom.... este roqueiro com duas varetinhas é f***!
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Mensagem por Renato Aversari Seg 23 Out 2017, 11:44 pm

Esse cara era sensacional.
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Mensagem por Sandro Levi Ter 24 Out 2017, 8:53 am

Normando Neto escreveu:
Sandro Levi escreveu:Sou muito grato por estar aqui.

Sandro, muito legal essa informação, obrigado.

Eu reforço o que você disse sobre caixas seladas. Desde que passei a tocar com duas 4x10 seladas passei a ter bem menos problemas com excesso de frequências graves e cancelamentos.

Tem uma impressão minha, sem nenhuma base científica, impressão que obtive na prática tocando ao vivo, que gostaria que você comentasse, se possível: existe um fenômeno de "soma" (acho que em inglês usam o termo "coupling") de frequências mais graves no mix dos instrumentos? Sempre li no Talkbass sobre esse "coupling" em relação a amps próximos ao piso sofrerem uma ampliação dos graves, mas tenho a sensação de que os graves se "somam" com o de outros instrumentos no mix. Por exemplo, um dos guitarristas de uma banda que toco equaliza o amp dele com muitos graves, então quando o baixo e a guitarra soam juntos o som fica satisfatório para mim e quando toco o baixo sozinho sinto o som meio magro. Isso se aplica para o "mal" também, por exemplo, quando sobram graves do PA no palco sinto que preciso diminuir no meu amp para não embolar tudo no mix do retorno, mesmo que passando o som apenas do palco, com o PA desligado, o mix fique muito bom.

Isso faz algum sentido à luz de alguma teoria?



Boa Normando,

Esse "acoplamento" existe sim. Frequências iguais, oriundas de fontes diferentes, ou se somam, ou se cancelam.  Depende de alguns fatores, mas isso é fato.


Então essa sua percepção de soma com outros instrumentos e com o PA, existe sim. Em muitas situações, usamos um atraso (delay) no PA, justamente para somar com o palco. Em outras, usamos arranjos de sub para não acoplar com o palco. Tudo isso depende da situação.

Sobre essa questão do amplificador suspenso, ou no piso, eu não conheço uma teoria que explique , mas tenho duas questões que podem ajudar a entender:

1- Frequências graves, tendem a ser omnidirecionais (360°). Na hora que você coloca o amplificador no piso, você está subtraindo uma das direcionalidades(-180°) e fatalmente as outras(180°) , serão reforçadas.

Se coloca o amplificador próximo ao piso e "encostado em uma parede ao fundo"(-90°), o reforço será maior ainda, Você deixou de ter uma dispersão de 360°, para ter apenas (90°). Não sei se me fiz entender, mas é como vejo na prática.


2- Frequências médias e agudas, tendem a ser, direcionais. Você precisaria ter o amplificador direcionado aos seus ouvidos, para ouvi-las fielmente. No momento que você coloca seu amplificador no piso, você está diminuindo a direcionalidade das altas frequências pra você e recebendo o bônus dos graves (questão 1^) .

É muito comum, você presenciar o músico aumentando o volume do amplificador, quando muda a posição do amp, de Spot para coluna. 

Certa vez, mostrei esse fenômeno ao Fernando Noronha. Estávamos no "Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga". Pedi a ele, que tocasse sentado na primeira fila de cadeiras... o palco tinha 1m de altura o Vox  ficava na cara de quem estava assistindo e o som era horrível. Só agudos e muito volume. Ele, com quase 2m de altura e de pé no palco, não notava.
O Fernando, quase não conseguiu tocar, porque ficou aterrorizado com o que as pessoas estavam ouvido. Era quase um estupro.

Coisas da vida e da estrada...

Mil desculpas pelo texto longo. Ainda não consigo...
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Mensagem por allexcosta Ter 24 Out 2017, 9:41 am

Sandro Levi escreveu:Sobre essa questão do amplificador suspenso, ou no piso, eu não conheço uma teoria que explique , mas tenho duas questões que podem ajudar a entender:

1- Frequências graves, tendem a ser omnidirecionais (360°). Na hora que você coloca o amplificador no piso, você está subtraindo uma das direcionalidades(-180°) e fatalmente as outras(180°) , serão reforçadas.

É tipo isso mesmo.

Grave se propaga como água, preenchendo o ambiente. Imagine um cano de água no qual você limita a vasão por um dos lados. A vasão pelos outros aumenta.
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Mensagem por NESCAU Ter 24 Out 2017, 10:19 am

Teve uma época em que eu me importava, e muito, com a acústica, com o som do baixo no P.A. (era daqueles que tinha um cabo gigante e ia para frente do P.A. para passar o som do baixo) com o repertório, com o local do show, etc...

Cheguei à conclusão que, a não ser que você seja famoso, e quando digo famoso, não incluo ser sideman, não terás um tratamento digno, salvo raras exceções quando todo o universo conspira a teu favor, como, por ex. quando o som é bom, quando o técnico de som é teu amigo e gosta de tirar o teu som, etc...

Então, simplesmente parei de me preocupar com tudo isso. Montei meu equipamento que me dá conforto suficiente para tocar desde um galinheiro até no Rock in Rio e, na boa, desculpe a expressão, f***-se o resto. Depois que fiz isso, meu nível de stress diminuiu, a dose do remédio da ansiedade caiu pela metade, o cachê ficou melhor aproveitado, o consumo de energético diminuiu ao extremo, as incomodações cessaram de repente e tudo ficou maravilhosamente lindo. Por isso, deixo um conselho amigo rodolphoal: não se estresse com coisa pequena. Não vale à pena. E também não se preocupe demais com o local e coisas do tipo. Tem gente que acha que microfonia faz parte do show. Abraços.
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Mensagem por Willian Casagrande Ter 24 Out 2017, 11:24 am

Sou da opinião de que não dá pra se estressar com isso também. Às vezes fica um lixo e a gente perde o sono, mas temos que contornar isso. Quando dá pra dialogar com o "cara do som", ok, mas quando a estrutura do lugar é ruim, não tem o que fazer. É tocar, dar o seu melhor e boa. Segue o baile.
Eu só toco em pub, então quase nunca tenho que me preocupar com som além do amp. Agora que arrumei algo suficientemente grande pra fazer a casa, me viro com isso. O som fica redondo e fim de papo. Se a acústica vai ser boa, se o lugar é bom, não posso mudar isso.
Nunca fiz, mas acho que seria uma experiência no mínimo catastrófica confrontar um dono de estabelecimento sobre essas coisas. Alguém daqui já fez, aliás?
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Mensagem por Maurício_Expressão Ter 24 Out 2017, 12:05 pm

O pessoal ai de cima já falou e disse tudo, ou seria teclou e explicou tudo?
Mas a frustração sempre fica. Tocar com instrumento caro ou raro é mais ou menos a mesma coisa. Vc vai numa festa onde ninguém vai escutar o baixo, e se escutar nem vai saber que é baixo, mas se vc estiver com um instrumento de som horrível, vc fica muito incomodado. Pelo menos no seu ampli de palco tem que ter um som bom para a frustração ser mais tolerável...
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Mensagem por Juninho Sampaio Ter 24 Out 2017, 12:23 pm

Eu só me preocupo com o som, quando o som é na minha casa.
Tirando isso...

Cachê na mão... calcinha no chão!
Cachê sumiu, calcinha subiu!

Quero nem saber se tem grave, se não tem! ETC..

Dois fatos foram bem engraçados:

Uma vez um técnico de som me mafiou no trio elétrico.
O baixo ficou que nem uma lata! kkkkkk. Nem tava aí, nem vinha chegando!

Outra vez, foi no finado shopping de Salvador chamado Aeroclub Plaza.
Um dos lojistas reclamou que o som estava alto. Abaixamos tanto o volume, de tal forma que as pessoas(clientes) e outros lojistas reclamaram que abaixamos demais.Parecia um rádio de pilhas.

O batera pegou uma vassourinha, coisa de louco...
Você não tem noção. teve uma revolta das outras lojas, falando que não estava alto...no final rolou uma briga entre lojistas. Foi o maior rebú!!!

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Mensagem por Tonante Ter 24 Out 2017, 12:40 pm

Já "toquei" algumas vezes com o volume do baixo zerado por conta de reclamação do volume.

Agora acontece muito do teclado e até mesmo do violão estar com grave no talo rolando aquela microfonia/onda de grave e todo mundo olhando para o baixista.

Infelizmente tem muito Violeiro e tecladeiro tocando sozinho em casa, e não entende que ao vivo na mix, cada instrumento caminha por uma frequência... cada um no seu quadrado.
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Mensagem por arturbmallmann Ter 24 Out 2017, 12:45 pm

/\ Aconteceu isto comigo dias atrás.. comentei em um tópico sobre.. Quando tocávamos o lá com sustentação por algum tempo todo o ambiente entrava em ressonância. No início achavam que era o baixo alto demais, quase zerei o volume e continuou. Acontece que quem mais causava o problema era o violão acústico.
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Mensagem por Tonante Ter 24 Out 2017, 12:56 pm

Violão + Lá Maior é considerado area de risco...
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Mensagem por Claudio Mengarda Ter 24 Out 2017, 1:55 pm

Muito boa as informações Sandro Levi ! Bem interessante
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Mensagem por Normando Neto Ter 24 Out 2017, 2:42 pm

Muito obrigado, mais uma vez, Sandro!

Para mim o seu texto não foi grande não, pelo contrário. Se quiser agregar mais informação/conhecimento é muito bem vindo. Acho que é para isso que estamos aqui...

:curti2:
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Mensagem por rodolphoal Ter 24 Out 2017, 3:29 pm

arturbmallmann escreveu:/\ Aconteceu isto comigo dias atrás.. comentei em um tópico sobre.. Quando tocávamos o lá com sustentação por algum tempo todo o ambiente entrava em ressonância. No início achavam que era o baixo alto demais, quase zerei o volume e continuou. Acontece que quem mais causava o problema era o violão acústico.


Maaano isso acontece DIRETO comigo KKKK
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Mensagem por Stormbringer Ter 24 Out 2017, 3:47 pm

Lendo as postagens desse tópico, lembrei desse filme:
O maior problema que enfrento nas gigs!! - Página 2 Spinal_Tap_-_Up_to_Eleven
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Mensagem por Juninho Sampaio Ter 24 Out 2017, 5:13 pm

Geralmente o volume é o vilão. Tem um batera que toca comigo que é o problemático.
Só anda com o dedo no volume.
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Mensagem por allexcosta Ter 24 Out 2017, 5:23 pm

Vocês tendo problemas com violões e teclados, tem que chamar o peão no canto e mandar respeitar o baixo... Conversa chata mas que precisa acontecer.
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Mensagem por Willian Casagrande Ter 24 Out 2017, 5:28 pm

Teclado invadindo frequência mais grave é um negócio bem recorrente. Os sons que toco requerem muitos timbres no teclado e, mesmo usando só órgão, o cara tem que mexer bastante pra chegar perto do original. Nessas que, às vezes, fica aquele "ohmm" de fundo que eu sempre penso que é do baixo, mas nunca é.
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Mensagem por Rico Ter 24 Out 2017, 5:55 pm

-^Aí que tá... O tecladista não deve invadir a região do baixo. Pede a ele pra deixar o baixo pra você.

Quando toco teclados em alguma gravina minha, (pequenas passagens), sempre procuro uma região que evite (se não for intencional) a região de outros instrumentos.
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Mensagem por Willian Casagrande Ter 24 Out 2017, 6:04 pm

^ É, então, mas é mais uma questão de regulagem mesmo, ao meu ver. O TX-5 da Tokai que ele usa, um baita teclado, é todo manual, então se deixar sobrar dá zica mesmo.
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Mensagem por Stormbringer Ter 24 Out 2017, 6:17 pm

^partindo desse pressuposto de invasão de frequencias, do mais grave pro agudo o segundo Mi ja ta na frequencia das guitarras Razz

Eu evito sair da zona do dinheiro (©️Allex), mas os instrumentos podem coexistir na mesma frequencia.
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Mensagem por Rico Ter 24 Out 2017, 8:14 pm

Stormbringer escreveu:^partindo desse pressuposto de invasão de frequencias, do mais grave pro agudo o segundo Mi ja ta na frequencia das guitarras Razz

Eu evito sair da zona do dinheiro (©️Allex), mas os instrumentos podem coexistir na mesma frequencia.

Yeah. Aí se nao for intencional, vocês podem ir procurando regiões diferentes. Bem feito fica legal, como as vezes todo mundo na mesma frequência também fica.

Mas como baixista, não gosto quando o teclado entra muito na minha área.
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Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex 05 Jan 2018, 5:39 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Não corrijo... Vou lá e toco...
Não é uma gravação, é uma apresentação, e 90% do público simplesmente não se importa com isso.
Voto como melhor resposta.

Eu tocava na igreja e o salão era de azulejo e paredes totalmente vazias. Pé direito alto também. Se aumentasse pra compensar o pessoal reclamava.
O negócio é grudar teu monitor na tua orelha e ser feliz. Escute pra você, toque pra você, use o volume pra você já que vai estar bem na tua orelha e acompanhe pra você. As pessoas geralmente mal notam o baixista e o baixo (salvas exceções). Se você não produzir som algum e só fingir estar tocando, os únicos que notam a diferença é você e o pessoal da tua banda (e mesmo assim olhe lá, é bem capaz dos "sem noção" virem elogiar dizendo que tocou bem naquele dia, que gostou da equalização  facepalm  ).
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Mensagem por jcsk8 Ter 20 Fev 2018, 7:44 pm

Quando não dá pra soar com pressão de graves os médios são nossos melhores amigos. Pulo pro bom captador da ponte, fecho um pouco o tone e voilá...
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Mensagem por Juninho Sampaio Qua 21 Fev 2018, 10:21 am

jcsk8 escreveu:Quando não dá pra soar com pressão de graves os médios são nossos melhores amigos. Pulo pro bom captador da ponte, fecho um pouco o tone e voilá...

Comentário sábio!
Cortar os graves é a melhor coisa que se faz.

Cap da ponte e seja feliz
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua 21 Fev 2018, 11:05 am

Moshe Bar Elohim escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Não corrijo... Vou lá e toco...
Não é uma gravação, é uma apresentação, e 90% do público simplesmente não se importa com isso.
Voto como melhor resposta.

Eu tocava na igreja e o salão era de azulejo e paredes totalmente vazias. Pé direito alto também. Se aumentasse pra compensar o pessoal reclamava.
O negócio é grudar teu monitor na tua orelha e ser feliz. Escute pra você, toque pra você, use o volume pra você já que vai estar bem na tua orelha e acompanhe pra você. As pessoas geralmente mal notam o baixista e o baixo (salvas exceções). Se você não produzir som algum e só fingir estar tocando, os únicos que notam a diferença é você e o pessoal da tua banda (e mesmo assim olhe lá, é bem capaz dos "sem noção" virem elogiar dizendo que tocou bem naquele dia, que gostou da equalização  facepalm  ).
Moshe, as pessoas tem percepções diferentes de som, elas não escutam igual.
Ademais, há a própria preferência da pessoa que toca. O jcsk8 opinou acima e o Juninho concordou. Eu não faço isso que ele disse; em 1º lugar porque, no mais das vezes toco com um P-Bass,e, em 2º lugar porque gosto da sonoridade mais grave mesmo (não sou virtuose, não sou "slapeiro", toco com o máximo de simplicidade possível); O que faço é, caso eu sinta que o ambiente é muito reflexivo para os graves, reduzí-los na equalização do amp... Não mais que isso...
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Mensagem por andremanel Qua 21 Fev 2018, 4:46 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:porque gosto da sonoridade mais grave mesmo (não sou virtuose, não sou "slapeiro", toco com o máximo de simplicidade possível)
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Mensagem por Guto_Castilho Qua 21 Fev 2018, 7:16 pm

andremanel escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:porque gosto da sonoridade mais grave mesmo (não sou virtuose, não sou "slapeiro", toco com o máximo de simplicidade possível)
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Mensagem por rodlburigo Qui 22 Fev 2018, 9:49 am

Guto_Castilho escreveu:
andremanel escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:porque gosto da sonoridade mais grave mesmo (não sou virtuose, não sou "slapeiro", toco com o máximo de simplicidade possível)
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