Customização de Contrabaixo - Gostaria da opinião de vocês
+9
vinibassplayer
Andremoura
afonsodecampos
allexcosta
HenriqueBessa
Cantão
Zubrycky
Stormbringer
luizrobertomaia
13 participantes
Página 1 de 1
Customização de Contrabaixo - Gostaria da opinião de vocês
E ai pessoal, a uns 6 meses adquiri um Contrabaixo Jazz Bass da Michael por um preço bem interessante, R$200,00 (o rapaz era guitarrista e pegou o baixo em um rolo), antes de pegar levei ao meu Luthier de confiança e ele falou que seria interessante pegar pois o baixo aparentava ser do final dos anos 90 e o som apesar das cordas velhas estava bem legal.
Como eu sou técnico em eletrônica resolvi fazer a parte elétrica, ao desmontar os captadores tive um surpresa, os captadores não aparentavam ser originais, eram bem trabalhados, bem revestidos não era "fita isolante", estavam Parafinados e a resistência estava em 5,8K Ohms e 6,4K Ohms bem diferente dos chineses que são algo em torno de 8K e 10K, já vi até de 16K, mas os imãs eram de ferrite, eu queria experimentar algo novo, então comecei a estudar sobre os imãs de Neodímio, foram muitos testes, até que cheguei em um modelo de imã perfeito, com um campo não muito forte por ser neodímio mas não tão fraco perto dos ferrite ou Alnico, e melhor, eles entraram certinho no orifício dos polos, olhando o captador desmontado parece que ele é de Alnico, ao final voltei a parafiná-los, troquei os potenciômetros por novos e fiz um circuito passivo utilizando uma placa de circuito impresso (sou meio chato em organização de fiação), acrescentei Capacitores a Óleo no Tone e nos Treble Bleed, depois de pronto o projeto da elétrica ele foi ao Luthier para as devidas regulagens e etc, Troquei o escudo por um perolado, foi dada uma geral nos trastes e etc, descobrimos que não era de compensado (Ufaaa), é feito de Alder, foi trocado o Nut por um de latão e a Headstock foi re-estilizada, foi removido o logo da Michael e suavizada um quina (era muito feia, em 90 graus), a ponte foi reforçada com mais parafusos, a furação original era de apenas 4 parafusos, os trastes foram retificados e etc e ele foi regulado para cordas 0.45.
O resultado está nas fotos abaixo, do antes e depois, coloquei um vídeo também, o som não está muito bom porque gravei com o celular mas dá para ouvir o som dele um pouquinho.
Sei que alguns vão dizer que um Michael não merece esse esforço todo, mas foi mais pelo prazer de fazer modificações.
Essas são as especificações que consegui sobre esse baixo
Descrição
- Contrabaixo modelo JB
- 4 cordas
- Corpo em Alder
- Braço em Maple Canadense
- Escala em Maple
- Tarraxas cromadas JB
Como eu sou técnico em eletrônica resolvi fazer a parte elétrica, ao desmontar os captadores tive um surpresa, os captadores não aparentavam ser originais, eram bem trabalhados, bem revestidos não era "fita isolante", estavam Parafinados e a resistência estava em 5,8K Ohms e 6,4K Ohms bem diferente dos chineses que são algo em torno de 8K e 10K, já vi até de 16K, mas os imãs eram de ferrite, eu queria experimentar algo novo, então comecei a estudar sobre os imãs de Neodímio, foram muitos testes, até que cheguei em um modelo de imã perfeito, com um campo não muito forte por ser neodímio mas não tão fraco perto dos ferrite ou Alnico, e melhor, eles entraram certinho no orifício dos polos, olhando o captador desmontado parece que ele é de Alnico, ao final voltei a parafiná-los, troquei os potenciômetros por novos e fiz um circuito passivo utilizando uma placa de circuito impresso (sou meio chato em organização de fiação), acrescentei Capacitores a Óleo no Tone e nos Treble Bleed, depois de pronto o projeto da elétrica ele foi ao Luthier para as devidas regulagens e etc, Troquei o escudo por um perolado, foi dada uma geral nos trastes e etc, descobrimos que não era de compensado (Ufaaa), é feito de Alder, foi trocado o Nut por um de latão e a Headstock foi re-estilizada, foi removido o logo da Michael e suavizada um quina (era muito feia, em 90 graus), a ponte foi reforçada com mais parafusos, a furação original era de apenas 4 parafusos, os trastes foram retificados e etc e ele foi regulado para cordas 0.45.
O resultado está nas fotos abaixo, do antes e depois, coloquei um vídeo também, o som não está muito bom porque gravei com o celular mas dá para ouvir o som dele um pouquinho.
Sei que alguns vão dizer que um Michael não merece esse esforço todo, mas foi mais pelo prazer de fazer modificações.
Essas são as especificações que consegui sobre esse baixo
Descrição
- Contrabaixo modelo JB
- 4 cordas
- Corpo em Alder
- Braço em Maple Canadense
- Escala em Maple
- Tarraxas cromadas JB
Última edição por luizrobertomaia em Qui Fev 21, 2019 2:58 pm, editado 1 vez(es)
luizrobertomaia- Membro
Re: Customização de Contrabaixo - Gostaria da opinião de vocês
Gostei do visual.
O audio estoura um pouco as notas mais graves, mas parece ter ficado legal.
Cara, com essa onda de roubo de instrumentos, todo esforço em instrumento barato é válido kakaakka.
Cara, com essa onda de roubo de instrumentos, todo esforço em instrumento barato é válido kakaakka.
Stormbringer- Membro
Goste do resultado, tanto no visual quanto no timbre. Sobre as modificações, sou da opinião de que toda modificação é.válida se um músico gosta de um instrumento (Seja lá qual for a marca), está descontente com o som dele e não pretende vendê-lo mais tarde.
Stormbringer escreveu:Gostei do visual.
Sim, vou tentar fazer uma gravação em linha para mostrar para vocês, eu cheguei a gravar o áudio microfonando a caixa mas estava tendo problemas com o editor para sincronizar, sem muita paciência resolvi postar a com áudio do celular mesmo rsrsrs
luizrobertomaia- Membro
Muito bom brother , visual bacana e timbre gordo...curto o som desses Michael mais antigos , tem uns Eagle , Shelter e etc , bons também.
Cantão- Moderador
Parabéns pelo trabalho. Ficou bem legal o baixo. Esquema legal o da placa de circuito nos pots.
Legal.
4 parafusos é mais do que ok pra ponte. Na verdade, quando você adiciona outros e a distância entre os parafusos diminui muito, você termina diminuindo a resistência mecânica do sistema.
Fora isso, parabéns pelo capricho.
4 parafusos é mais do que ok pra ponte. Na verdade, quando você adiciona outros e a distância entre os parafusos diminui muito, você termina diminuindo a resistência mecânica do sistema.
Fora isso, parabéns pelo capricho.
allexcosta- Administrador
Legal Luiz, ficou show!!! Você poderia postar este esquema da eletrônica?
afonsodecampos- Membro
afonsodecampos escreveu:Legal Luiz, ficou show!!! Você poderia postar este esquema da eletrônica?
O circuito é bem simples Afonso, basicamente eu segui o mesmo esquema da ligação com fios, só que com a placa você vai ligando os pontos para criar as trilhas, bem fácil, a vantagem é que fica mais pratico ajeitar os componentes e fica mais fácil organizar dentro do compartimento, eu serrei a placa para o tamanho certo, utilizei potenciômetros para disposição em placa de circuito com a distancia de 3,5cm do pino central de um para outro, para ligar uma trilha a outra quando a distancia é grande eu utilizei um pedaço de fio para fazer o Jumper entre os pontos e a ligação dos captadores é feita por solda na parte de trás da placa.
luizrobertomaia- Membro
De queixo caído com o resultado, parece um baixo bem mais caro. Meus parabéns!
Andremoura- Membro
curioso pra saber como tá a variação dos captadores, grava pra gnt, usando só ponte, só braço, abrindo e fechando o tone, e tbm os timbres de slap q ele tem!
curti demais o gravão e esse escudo ficou lindão!!
curti demais o gravão e esse escudo ficou lindão!!
vinibassplayer- Membro
afonsodecampos- Membro
Tudo vale à pena se a alma não é pequena...
Bom trabalho!
Bom trabalho!
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
luizrobertomaia escreveu:afonsodecampos escreveu:Legal Luiz, ficou show!!! Você poderia postar este esquema da eletrônica?
O circuito é bem simples Afonso, basicamente eu segui o mesmo esquema da ligação com fios, só que com a placa você vai ligando os pontos para criar as trilhas, bem fácil, a vantagem é que fica mais pratico ajeitar os componentes e fica mais fácil organizar dentro do compartimento, eu serrei a placa para o tamanho certo, utilizei potenciômetros para disposição em placa de circuito com a distancia de 3,5cm do pino central de um para outro, para ligar uma trilha a outra quando a distancia é grande eu utilizei um pedaço de fio para fazer o Jumper entre os pontos e a ligação dos captadores é feita por solda na parte de trás da placa.
Gostei da ideia! Ficou bem melhor do que aquela montoeira de fios...
Coder- Membro
faltou um desses...
no momento meus caps do contrabaixo estão conectados com isso:
https://www.contrabaixobr.com/t21430-instalando-conectores-jst-utilidade-relativa
mas essa tua ideia da placa de circuito está me provocando agora rs
Última edição por Raul S. em Qui Fev 21, 2019 5:17 pm, editado 2 vez(es)
Raul S.- Membro
Cara, ficou lindão! Parabéns pelo trabalho e pelo baixo!
Aionius- Membro