Customização de Contrabaixo - Gostaria da opinião de vocês
+9
vinibassplayer
Andremoura
afonsodecampos
allexcosta
HenriqueBessa
Cantão
Zubrycky
Stormbringer
luizrobertomaia
13 participantes
Página 1 de 1
Customização de Contrabaixo - Gostaria da opinião de vocês
E ai pessoal, a uns 6 meses adquiri um Contrabaixo Jazz Bass da Michael por um preço bem interessante, R$200,00 (o rapaz era guitarrista e pegou o baixo em um rolo), antes de pegar levei ao meu Luthier de confiança e ele falou que seria interessante pegar pois o baixo aparentava ser do final dos anos 90 e o som apesar das cordas velhas estava bem legal.
Como eu sou técnico em eletrônica resolvi fazer a parte elétrica, ao desmontar os captadores tive um surpresa, os captadores não aparentavam ser originais, eram bem trabalhados, bem revestidos não era "fita isolante", estavam Parafinados e a resistência estava em 5,8K Ohms e 6,4K Ohms bem diferente dos chineses que são algo em torno de 8K e 10K, já vi até de 16K, mas os imãs eram de ferrite, eu queria experimentar algo novo, então comecei a estudar sobre os imãs de Neodímio, foram muitos testes, até que cheguei em um modelo de imã perfeito, com um campo não muito forte por ser neodímio mas não tão fraco perto dos ferrite ou Alnico, e melhor, eles entraram certinho no orifício dos polos, olhando o captador desmontado parece que ele é de Alnico, ao final voltei a parafiná-los, troquei os potenciômetros por novos e fiz um circuito passivo utilizando uma placa de circuito impresso (sou meio chato em organização de fiação), acrescentei Capacitores a Óleo no Tone e nos Treble Bleed, depois de pronto o projeto da elétrica ele foi ao Luthier para as devidas regulagens e etc, Troquei o escudo por um perolado, foi dada uma geral nos trastes e etc, descobrimos que não era de compensado (Ufaaa), é feito de Alder, foi trocado o Nut por um de latão e a Headstock foi re-estilizada, foi removido o logo da Michael e suavizada um quina (era muito feia, em 90 graus), a ponte fo