Quero mandar pintar meu baixo, o preço ta bom ?
+22
pagani
Rick Charles
Zubrycky
RobertoGrecoJr
fheliojr
Mauricio Luiz Bertola
RBORCARI
Bananoise
BHBuscarons
HenriqueBessa
Rui Lima
JAZZigo
NESCAU
Uchoa
Jãozeiro
joabi
allexcosta
patriciofernandes
tfk
CSergio
campos
diogobasss
26 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: Quero mandar pintar meu baixo, o preço ta bom ?
BHBuscarons escreveu:fheliojr escreveu:Éeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeegua! Isso é sério?
Opa, seríssimo... E ficou me olhando como se fosse uma pechincha... Hahahhahaha
2 pontos de atenção nessa questão aí:
1 - Se ele cobra isso é porque tem que pague.
2 - Ele pode valorar a arte dele como quiser. Se prefere viver sem esse tipo de serviço, aí é problema dele.
Mas que é totalmente desproporcional, isso é.
RobertoGrecoJr- Membro
RobertoGrecoJr escreveu:1 - Se ele cobra isso é porque tem que pague.
Nem sempre.
Precificação é uma arte. Às vezes vale à pena um preço que ninguém paga em algum produto num trabalho de percepção de marca.
Pintar é chato. Um luthier prefere fazer 15 regulagens a uma pintura. E ganha 3x mais com 15 regulagens sem a chatice de desmontar, pintar e remontar um instrumento.
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:RobertoGrecoJr escreveu:1 - Se ele cobra isso é porque tem que pague.
Nem sempre.
Precificação é uma arte. Às vezes vale à pena um preço que ninguém paga em algum produto num trabalho de percepção de marca.
Pintar é chato. Um luthier prefere fazer 15 regulagens a uma pintura. E ganha 3x mais com 15 regulagens sem a chatice de desmontar, pintar e remontar um instrumento.
Faz sentido.
Até porque, penso eu, seja um trabalho que não é o do dia a dia e o profissional tenha menos manha e treino de fazer e, sendo assim, meio que "repele" tal serviço.
Tipo: "Ahh...O preço que esse infeliz terá que pagar pra me tirar da zona de conforto será alto..."
RobertoGrecoJr- Membro
Só vale lembrar que existe o luthier e o construtor, não sei se é bem esse o termo, mas o que eu quero dizer é que aquele luthier que só regula, limpa e até conserta um braço quebrado as vezes, é diferente de um luthier que constrói seus instrumentos, que é o caso do Castelli, DeOliveira e tantos outros, com esses, "construtores", não tem essa de que pintura é fora da zona de conforto ou tem menos manha, ou acha chatice montar, pintar, desmontar.
O Castelli tem esse preço para pintura pq é um custom shop e tudo mais que envolve essa questão de personalização.
E pra finalizar, se tem quem pague esse valor, bom, ele me pediu 3 meses para fazer o trabalho, devido a fila, seja de encomendas de novos instrumentos ou só pinturas ou regulagens, enfim... tem quem pague.
O Castelli tem esse preço para pintura pq é um custom shop e tudo mais que envolve essa questão de personalização.
E pra finalizar, se tem quem pague esse valor, bom, ele me pediu 3 meses para fazer o trabalho, devido a fila, seja de encomendas de novos instrumentos ou só pinturas ou regulagens, enfim... tem quem pague.
BHBuscarons- Membro
BHBuscarons escreveu:Só vale lembrar que existe o luthier e o construtor, não sei se é bem esse o termo, mas o que eu quero dizer é que aquele luthier que só regula, limpa e até conserta um braço quebrado as vezes, é diferente de um luthier que constrói seus instrumentos, que é o caso do Castelli, DeOliveira e tantos outros, com esses, "construtores", não tem essa de que pintura é fora da zona de conforto ou tem menos manha, ou acha chatice montar, pintar, desmontar.
Na verdade, aquele luthier que só regula, limpa e conserta alguma coisa é mais um técnico de instrumentos. A palavra "luthier" era originalmente usada pra quem construía mesmo.
Mas sim, quem constrói é muito mais acostumado com pintura e não liga tanto de fazer.
BHBuscarons escreveu:O Castelli tem esse preço para pintura pq é um custom shop e tudo mais que envolve essa questão de personalização.
Ele tem esse preço porque ele quer. O serviço é dele, a empresa é dele e ele cobra o quanto quiser.
BHBuscarons escreveu:E pra finalizar, se tem quem pague esse valor, bom, ele me pediu 3 meses para fazer o trabalho, devido a fila, seja de encomendas de novos instrumentos ou só pinturas ou regulagens, enfim... tem quem pague.
O fato dele te pedir prazo não quer dizer que há filas de pessoas pagando 3k numa pintura. Como você mesmo mencionou, uma custom shop tem encomendas de instrumentos novos, regulagens, reparos, etc... Muitas vezes o profissional coloca um preço mais alto num serviço justamente pra evitá-lo.
Assino embaixo...allexcosta escreveu:RobertoGrecoJr escreveu:1 - Se ele cobra isso é porque tem que pague.
Nem sempre.
Não é à toa que sub-loco pintura (bem... moro num apartamento...).
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Assino embaixo...
Não é à toa que sub-loco pintura (bem... moro num apartamento...).
Eu nunca conversei com um luthier que me dissesse que gostava de pintar.
Terceirizar essa parte é muito comum em lutherias, mesmo as custom-shop.
allexcosta escreveu:Não acho $430 barato.
Mais um achando caro.
Um baixo não é uma área muita grande pra pintar, não gasta muito tinta; mas o luthier deve estar embutindo sua mão de obra de desmontar/montar, regular, etc.
allexcosta escreveu:
Na verdade, aquele luthier que só regula, limpa e conserta alguma coisa é mais um técnico de instrumentos. A palavra "luthier" era originalmente usada pra quem construía mesmo.
Hoje deixei uma guitarra com um luthier, pra fazer blindagem, trocar cordas, regular, ele pediu R$ 150, e uma semana pra pegar de volta (estava com vários outros instrumentos pra fazer).
CSergio- Membro
CSergio escreveu:allexcosta escreveu:Não acho $430 barato.
Mais um achando caro.
Eu não disse que achava caro.
CSergio escreveu:Um baixo não é uma área muita grande pra pintar, não gasta muito tinta; mas o luthier deve estar embutindo sua mão de obra de desmontar/montar, regular, etc.
Sim, é claro... Um serviço desse tipo será o custo de materiais mais mão de obra. Se ele te cobrar só os materiais estará trabalhando de graça. Pintar um instrumento não é só sprayar tinta, tem que lixar, dar outra demão, dar o verniz, polir, etc, etc... É chato e demora.
allexcosta escreveu:Rui Lima escreveu:Mas isso fica uma bosta!
Fica não.
A pintura antiga funciona tranquilamente como um fundo.
Muito baixo e guitarra Fender considerados mágicos terão outra cor por baixo. Feito na fábrica...
O ex-guitarrista da minha banda tinha uma Gibson preta que com o tempo começou a mostrar por baixo a cor original dela, azul.
allexcosta escreveu:
Eu nunca conversei com um luthier que me dissesse que gostava de pintar.
Nem eu.
allexcosta escreveu:
Terceirizar essa parte é muito comum em lutherias, mesmo as custom-shop.
Verdade.
BHBuscarons escreveu:Só vale lembrar que existe o luthier e o construtor, não sei se é bem esse o termo, mas o que eu quero dizer é que aquele luthier que só regula, limpa e até conserta um braço quebrado as vezes, é diferente de um luthier que constrói seus instrumentos
Cara, na minha opinião não. Luthier é a pessoa que sabe (e domina) a construção de instrumentos. Eu nem chamaria de luthier uma pessoa que nunca construiu um instrumento.
A real é que deve ter muita gente trabalhando por aí dizendo que é luthier, quando na verdade só sabe regulagem básica.
Jãozeiro- Membro
Jãozeiro escreveu:Cara, na minha opinião não. Luthier é a pessoa que sabe (e domina) a construção de instrumentos. Eu nem chamaria de luthier uma pessoa que nunca construiu um instrumento.
Podemos argumentar que isso é o correto, mas a língua muda. Como eu disse antes, quem só regula e faz pequenos reparos é um técnico em instrumentos.
Jãozeiro escreveu:Cara, na minha opinião não. Luthier é a pessoa que sabe (e domina) a construção de instrumentos. Eu nem chamaria de luthier uma pessoa que nunca construiu um instrumento.
Vale lembrar que, dentro do universo da luthieria existe o archetier, denominação dada ao profissional especializado na construção e reparo de arcos para instrumentos de cordas friccionadas com arco.
Muitos destes profissionais apenas constroem os arcos. Na época em que estudava contrabaixo acústico, comprei o meu arco (Modelo alemão) diretamente de um excelente archetier que, como tantos outros, apenas fazia arcos.
Certo, mas vocês falaram em técnico de instrumentos e em archetier, que, logo, nenhum dos dois são luthiers ao rigor do termo (segundo o que vocês mesmo disseram).
Jãozeiro- Membro
^ Sim, a gente está entrando no mérito do uso da palavra luthier, que foi usada originalmente para fabricantes de instrumentos eruditos, que também davam manutenção desses instrumentos.
O uso de hoje é uma adaptação.
Gosto de usar o termo "luthier" pra quem constrói e repara e "técnico em instrumentos de corda" pra quem só regula e repara. Isso não é necessariamente o certo...
Quem faz o arco tem uma relação, mas é outra coisa...
O uso de hoje é uma adaptação.
Gosto de usar o termo "luthier" pra quem constrói e repara e "técnico em instrumentos de corda" pra quem só regula e repara. Isso não é necessariamente o certo...
Quem faz o arco tem uma relação, mas é outra coisa...
Jãozeiro escreveu:Certo, mas vocês falaram em técnico de instrumentos e em archetier, que, logo, nenhum dos dois são luthiers ao rigor do termo (segundo o que vocês mesmo disseram).
Você disse que um luthier é apenas alguém capaz de construir um instrumento. De minha parte, não discordei disso. Apenas quis acrescentar ao tópico a informação de que, dentro do universo da luthieria, existem os archetiers, uma categoria de luthiers que são especializados especificamente na construção de arcos para instrumentos de cordas.
Nem todo luthier (aqui me refiro aos construtores de instrumentos de corda tocados com arco) é também um archetier.
Tendo tocado instrumentos de cordas no passado (além do contrabaixo acústico, tive aulas de violoncelo), sei bem a importância do arco no som deles (A diferença de sonoridade, num mesmo instrumento, chega a ser brutal quando ele é tocado com um arco ruim e um arco bom). Além disso, na época em que tocava baixo acústico, meu professor escreveu uma tese sobre o arco nos instrumentos de cordas e costumávamos conversar bastante sobre esse assunto.
Dito isso, devo confessar que, se não fossem a minha experiência com o contrabaixo acústico, o contato com o meu professor e a oportunidade que tive de conhecer in loco a oficina e o trabalho de um archetier, eu teria morrido sem saber da existência dessa categoria de luthier.
P.S.: "(...)Since bowed instruments require a bow, the second category includes a subtype known as a bow maker or archetier. (...)"
https://en.wikipedia.org/wiki/Luthier
Esse tópico veio em boa hora, to querendo fazer umas alterações estéticas no TBM 5 da minha igreja, e como eu quero tirar aquele bico de papagaio do headstock eu precisaria pintar, então vou aproveitar pra fazer aqueles cortes no corpo pra encaixar o bucho melhor, to querendo fazer uma pintura daquelas com flake, pelas minhas contas vou gastar menos de 100 reais pra fazer a pintura, já que vou comprar a tinta em quantidade bem reduzida.
Rick Charles- Membro
^Se ele é da sua igreja, deixe-o como está.
fheliojr- Membro
kkkkkkkkkkkkkkk
Última edição por diogobasss em Ter Mar 17, 2020 4:19 pm, editado 1 vez(es)
diogobasss- Membro
é difícil achar luthier que faz pintura
Última edição por diogobasss em Ter Mar 17, 2020 4:20 pm, editado 1 vez(es)
diogobasss- Membro
ele me deu até garantia......na pintura
diogobasss- Membro
diogobasss escreveu:vcs estão pirando no assunto !!!
Tamo não. Fóruns são assim por definição.
diogobasss escreveu:o cara que vai pintar o meu baixo, ele fabrica instrumentos também.....
imagino que no caso dele...........ele faz algo mais artesanal......coisas mais especiais.....
não apenas regular ou trocar a parte elétrica.......
Imaginar não funciona muito pra essas coisas. Luthier ou técnico, sem entrar na semântica, o importante é fazer bem o que ele se propõe a fazer.
diogobasss escreveu:é difícil achar luthier que faz pintura aqui em Blumenau......
porque me falaram que é um serviço demorado.......então alguns não preferem pegar isso.....
e também o cara que vai pintar.........precisa ter experiência......se pintar e ficar um serviço feio.....ai complica
Sim, claro...
diogobasss escreveu:ele me deu até garantia......na pintura
É meio obrigatório pra qualquer serviço dessa natureza.
Puxa amigos, entendo que um pintor faria o processo, aparentemente, bem feito não sendo um profisional de instrumentos, mas entendam que, só fato do pintor não isolar a cavidade do tróculo e dos caps, ja pode cagar no instrumento. O cara n ter uma ferramenta pra colocar o instrumento pra pintar e fazer um furo novo ou aumentar um furo existente no instrumento pra poder deixa-lo na posição pra pintar, ou mesmo deixar pequenas imperfeições na hora de polir pq ha locais bem ruins mesmo de fazer isso nos "chifres" por exemplo. O pintor errar uma lixada e deformar uma curva do instrumento. Aplicar fundo PU em demasia ou sem necessidade. São vários os riscos. Castelli é da minha cidade. Um otimo profissional mas realmente "viaja". Musik color é referencia nisso. Sou pintor de capacetes (hardbone helmets), as vezes brinco com alguns instrumentos mas n tenho paciencia pra isso. Caro é pagar qualquer quantia pelo que n te resolve.
pagani- Membro
pagani escreveu:Puxa amigos, entendo que um pintor faria o processo, aparentemente, bem feito não sendo um profisional de instrumentos, mas entendam que, só fato do pintor não isolar a cavidade do tróculo e dos caps, ja pode cagar no instrumento. O cara n ter uma ferramenta pra colocar o instrumento pra pintar e fazer um furo novo ou aumentar um furo existente no instrumento pra poder deixa-lo na posição pra pintar, ou mesmo deixar pequenas imperfeições na hora de polir pq ha locais bem ruins mesmo de fazer isso nos "chifres" por exemplo. O pintor errar uma lixada e deformar uma curva do instrumento. Aplicar fundo PU em demasia ou sem necessidade. São vários os riscos. Castelli é da minha cidade. Um otimo profissional mas realmente "viaja". Musik color é referencia nisso. Sou pintor de capacetes (hardbone helmets), as vezes brinco com alguns instrumentos mas n tenho paciencia pra isso. Caro é pagar qualquer quantia pelo que n te resolve.
bem isso !!!! o meu baixo tem blindagem no caps........nos potenciômetros......na bateria pq é ativo.....
não quero que caguem essa blingadem !!
diogobasss- Membro
A regulagem de um instrumento, aqui em Curitiba, custa 250. Se considerar um pintor que n fará esse serviço, a pintura ja sairia 430+250. Eu n cobro menos de 1 capacete, q aq cobro 620,00. Muitos falarão:pqp! mas é pq, cobro isso num capacete. Se o instrumento vale pouco ou menos q a pintura, paciencia! Dae vou com o Alex, junta a grana e investe em outro. A realidade é que, "enfeitar" um instrumento não é tão importante quanto um bom som.
pagani- Membro
achar locais q pintam por 100 vai ter um monte. Que dizem dar garantia, todos. Quero ver se der m$%& o que é q será feito. O cara vai "ralar" o corpo inteiro?? vai desfazer como? se n sabe nem pintar, como vai desfazer? nem devolver a grana resolve. Vai levar em outro lugar e vão te cobrar um absurdo só pra desfazer a m$%&. Se cai pra mim aq, vai embora triste!
pagani- Membro
pagani escreveu:A regulagem de um instrumento, aqui em Curitiba, custa 250. Se considerar um pintor que n fará esse serviço, a pintura ja sairia 430+250. Eu n cobro menos de 1 capacete, q aq cobro 620,00. Muitos falarão:pqp! mas é pq, cobro isso num capacete. Se o instrumento vale pouco ou menos q a pintura, paciencia! Dae vou com o Alex, junta a grana e investe em outro. A realidade é que, "enfeitar" um instrumento não é tão importante quanto um bom som.
depende o ponto de vista !!!
diogobasss- Membro
Última edição por diogobasss em Ter Mar 17, 2020 4:18 pm, editado 1 vez(es)
diogobasss- Membro
Última edição por diogobasss em Ter Mar 17, 2020 4:21 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Palavreado chulo)
diogobasss- Membro
Última edição por diogobasss em Ter Mar 17, 2020 4:17 pm, editado 1 vez(es)
diogobasss- Membro
diogobasss escreveu:e f**** também........eu fiz a pergunta se o preço da pintura está bom......
não quero saber se vale a pena investir em outro baixo........
a parte financeira é minha !
Por favor, entenda que num fórum você pergunta o que quer, mas o colega também responde o que quiser.
E sem palavras de baixo calão, por favor.
Última edição por diogobasss em Ter Mar 17, 2020 4:16 pm, editado 1 vez(es)
diogobasss- Membro
pinta la! depois manda as fotos pra gente. Faz umas fotos do antes e depois e todos ficaremos felizes. Se a parte financeira é sua, n devia nem ter perguntado se o preço está bom. A gente coloca todas as possibilidades pq, provavelmente, todo mundo aq ja passou por isso. Manda bala!
pagani- Membro
pagani escreveu:Se a parte financeira é sua, n devia nem ter perguntado se o preço está bom. A gente coloca todas as possibilidades pq, provavelmente, todo mundo aq ja passou por isso.
Exatamente.
Foi rápido o processo até! Ficou bem original
Bruno da Rosa- Membro
Ficou ótimo.
Parabéns.
Parabéns.
Aparentemente ficou bom! O que vc achou? Gostou do resultado e do atendimento?
tfk- Membro
tfk escreveu:Aparentemente ficou bom! O que vc achou? Gostou do resultado e do atendimento?
sim.....muito bom....a pintura ficou ótima....
diogobasss- Membro
Não seria minha cor preferida, mas parece que ficou bem feita e bonita.
CSergio- Membro
2CSergio escreveu:Não seria minha cor preferida, mas parece que ficou bem feita e bonita.
Eu teria aproveitado também para fazer os "chanfros" no corpo desse baixo.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Eu teria aproveitado também para fazer os "chanfros" no corpo desse baixo.
quais chanfros ?
diogobasss- Membro
Na frente e atrás, como nos Fenders, que os deixam mais confortáveis e ergonômicos.diogobasss escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Eu teria aproveitado também para fazer os "chanfros" no corpo desse baixo.
quais chanfros ?
aparentemente, muito bom!
pagani- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Na frente e atrás, como nos Fenders, que os deixam mais confortáveis e ergonômicos.
Aí mudava o modelo?
Não. Construí um MM pra min com os chanfros... Não mudou o modelo e ficou mais confortável.allexcosta escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Na frente e atrás, como nos Fenders, que os deixam mais confortáveis e ergonômicos.
Aí mudava o modelo?
Aquela pintura preta fosca interna onde vão os captadores e a parte elétrica é uma tinta diferente que tem alguma relação com estática ou blindagem?
Outra pergunta: tô de olho em um baixo que tem uma parte da pintura descascando, será que chega a igualar pintando só essa parte? É a cor fosca Brown mahagony no Ibanez SR 500.
Outra pergunta: tô de olho em um baixo que tem uma parte da pintura descascando, será que chega a igualar pintando só essa parte? É a cor fosca Brown mahagony no Ibanez SR 500.
Cádio- Membro
Andremoura- Membro
Andremoura escreveu:A profissão de luthier é regulamentada?
Há curso superior. Por sinal é 5 minutos de caminhada de onde eu moro...
http://www.luteria.ufpr.br/portal/
ˆ
"A luteria no Brasil ainda não é uma profissão reconhecida, e sim uma ocupação de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações de 2002 (CBO 2002). O Ministério do Trabalho reconhece que "para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído (reparador de instrumentos) ou ensino médio concluído (restaurador e luthier)."
- Veja mais em https://musica.uol.com.br/noticias/bbc/2017/10/14/o-lucrativo-mercado-de-instrumentos-falsificados-no-brasil.htm?cmpid=copiaecola
"A luteria no Brasil ainda não é uma profissão reconhecida, e sim uma ocupação de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações de 2002 (CBO 2002). O Ministério do Trabalho reconhece que "para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído (reparador de instrumentos) ou ensino médio concluído (restaurador e luthier)."
- Veja mais em https://musica.uol.com.br/noticias/bbc/2017/10/14/o-lucrativo-mercado-de-instrumentos-falsificados-no-brasil.htm?cmpid=copiaecola
JAZZigo- FCBR-CT
Página 2 de 3 • 1, 2, 3