Pesquisa: Você fala Bés ou Bêis?
+19
gregorybarbosa
Breno_Barnabe
Marcos1881
BLZENI
AndréBurger
deixados
Juninho Sampaio
Groovin
WHead
gloliveira
Zubrycky
Davi Motta
Mauricio Luiz Bertola
Jãozeiro
CSergio
Cantão
CG
JAZZigo
allexcosta
23 participantes
Página 1 de 1
Como você se refere ao nosso instrumento?
Pesquisa: Você fala Bés ou Bêis?
Pesquisa auto-explicativa.
Caso queira, justifique sua resposta.
Caso queira, justifique sua resposta.
allexcosta- Administrador
Re: Pesquisa: Você fala Bés ou Bêis?
ˆ
Estudei inglês quando era criança e aprendi como "bêis".
JAZZigo- FCBR-CT
Tio, desiste, nem português o pessoal fala direito... Imagina inglês...
Em tempo, tem pessoal respondendo a pesquisa que fala "jazz baixo"...
CG- Moderador
Eu falo das duas maneiras , dependendo do interlocutor , se a pessoa com quem estou conversando diz Bés , vou no embalo pra não parecer chato , sei que não é o correto , mas no meu dia a dia não tenho dialogado muito com quem pronúncia bêis...
Cantão- Moderador
Falo as 2 pronúncias.
CSergio- Membro
O pior são esses Youtubers influenciadores de canais populares de baixo, guitarra, equipamentos, etc.
Bass = bés
Vintage = vintêigi
Signature = signêitchur
É de chorar.
Bass = bés
Vintage = vintêigi
Signature = signêitchur
É de chorar.
Jãozeiro- Membro
Jazz BÊISSSS... (carioca mod-on)
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
CG escreveu:Tio, desiste
Olhe a pesquisa e compare como era alguns anos atrás.
CG escreveu:Tio, desiste, nem português o pessoal fala direito... Imagina inglês...
JAZZigo escreveu:ˆ
2.
Em tempo: Me lembrei desse comercial.
Encerrou o tópico!!!
gloliveira- Membro
CG escreveu:
Eu evito o termo bass, principalmente entre leigos e amadores. Prefiro usar "baixo modelo Precision/Jazz" ou ainda "baixo Precision/Jazz". Então eu acho que eu digo "baixo" também..
De vez em quando ouço a expressão "baixo jazz bass"... Alguém mais já ouviu isso?
Já.Zubrycky escreveu:De vez em quando ouço a expressão "baixo jazz bass"... Alguém mais já ouviu isso?
É comum aqui no RJ ouvir "jazzbásss"
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Sei que o intuito da pesquisa é outro mas é sempre bom lembrar que o nível de linguagem varia de acordo com as diferentes situações em que o falante está. Quem pratica a língua em nível popular não fala de forma errada, apenas fala de acordo com o meio em que vive - principalmente em se tratando de palavra de origem estrangeira. Falar errado é não se fazer entender em seu meio, ou usar uma variedade inadequada ao ambiente em que se encontra. Abraço.
^Assim...
E acabou. O que importa é o dedo comendo no seu tímpano!
E acabou. O que importa é o dedo comendo no seu tímpano!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Jãozeiro escreveu:O pior são esses Youtubers influenciadores de canais populares de baixo, guitarra, equipamentos, etc.
Bass = bés
Vintage = vintêigi
Signature = signêitchur
É de chorar.
Signêitchur: por que não pensei nisso antes pra criar uma conta no FCBR ahahahah...
deixados- Membro
WHead escreveu:Sei que o intuito da pesquisa é outro mas é sempre bom lembrar que o nível de linguagem varia de acordo com as diferentes situações em que o falante está. Quem pratica a língua em nível popular não fala de forma errada, apenas fala de acordo com o meio em que vive - principalmente em se tratando de palavra de origem estrangeira. Falar errado é não se fazer entender em seu meio, ou usar uma variedade inadequada ao ambiente em que se encontra. Abraço.
Eu concordo totalmente com essa abordagem linguística da comunicação, WHead. Isso é realmente adequado quando o interlocutor é de um meio diferente do nosso, seja de natureza geográfica, cultural, social, etc.
Agora, músico, baixista, a turma que tá em contato com música, equipamento, informações, ou seja, essa cultura nossa em comum, e me fala "bés", é pra acabar...
Pô, só escutar aquela música da Meghan Trainor que viralizou há alguns anos ("All About That Bass"). Criançada e adolescentada que nem sabem o que é um contrabaixo sabem que Bass = "bêis". Aí me vem baixista macaco véio falando "bés", dá até um negócio, kkkkkk.
Jãozeiro- Membro
Falo como se estivesse lendo a palavra em português: jas bas.
AndréBurger- Membro
Falo BAIXO
no máximo um Djés Bés, Precigion Bés
no máximo um Djés Bés, Precigion Bés
BLZENI- Membro
Lembrando a todos os envolvidos que hoje (20 de julho) é o Dia Nacional do Biscoito, mas eu falo o correto, que é bolacha.
Jãozeiro- Membro
Cara, nos EUA eu fui procurar por "bés pidals" e me dei muito mal, hehe
Marcos1881- Membro
Eu to ligado que o correto é bêis, mas as vezes solto um bés.
Breno_Barnabe- Membro
Marcos1881 escreveu:Cara, nos EUA eu fui procurar por "bés pidals" e me dei muito mal, hehe
uma vez queria ver um "precision" o vendedor me corrigiu na lata: "preciiiijaan".
Groovin- Membro
Marcos1881 escreveu:Cara, nos EUA eu fui procurar por "bés pidals" e me dei muito mal, hehe
Groovin escreveu:Marcos1881 escreveu:Cara, nos EUA eu fui procurar por "bés pidals" e me dei muito mal, hehe
uma vez queria ver um "precision" o vendedor me corrigiu na lata: "preciiiijaan".
Assim como nós, lá eles também têm diferença de sotaques entre as regiões.
CSergio- Membro
Detesto usar expressões em inglês quando existe uma expressão equivalente em português, mas, quando o uso do anglicismo é necessário, sempre tomo o cuidado de falá-lo com a pronúncia correta. Evito ao máximo falar abrasileirado nestes casos, procurando me manter inteligível para um falante nativo de inglês.
Sei que pareço pedante, mas julgo que isso é necessário. Trabalhei por anos falando em inglês com fornecedores do mundo todo e esse meu antigo hábito me ajudou muito porque ele manteve a minha pronúncia em dia, algo que muito me ajudou.
Houve até algumas vezes precisei auxiliar colegas de serviço justamente porque os fornecedores não entendiam a pronúncia deles.
Sei que pareço pedante, mas julgo que isso é necessário. Trabalhei por anos falando em inglês com fornecedores do mundo todo e esse meu antigo hábito me ajudou muito porque ele manteve a minha pronúncia em dia, algo que muito me ajudou.
Houve até algumas vezes precisei auxiliar colegas de serviço justamente porque os fornecedores não entendiam a pronúncia deles.
Falo "baixo" ou "contrabaixo". Não sou fã de anglicismos
gregorybarbosa- Membro
Olha, funciona assim (meu inglês é fluente e até imito sotaques de diferentes estados americanos e o bretão): como é expressão exótica, pode-se falar como quiser, no entanto, por coerência se a pessoa fala (Jazz) Jás, deveria falar, bás. Se fala (Jazz) Djéz, deveria falar: Bêiz.
É isso.
É isso.
Falcoeiro- Membro
vi um kra fazendo um review, que ele fala precision 'bés' com corpo em 'bêiswud' e braço em 'mépou'..
afinal, é 'mépou' ou 'meipou'?
(maple)
(maple)
vinibassplayer- Membro
Segundo o Geddy Lee, é "meipou"
Marcos1881- Membro
Falcoeiro escreveu:Olha, funciona assim (meu inglês é fluente e até imito sotaques de diferentes estados americanos e o bretão)
O desafio está lançado.
Falcoeiro escreveu:: como é expressão exótica, pode-se falar como quiser, no entanto, por coerência se a pessoa fala (Jazz) Jás, deveria falar, bás. Se fala (Jazz) Djéz, deveria falar: Bêiz.
É isso.
"Bass" é uma expressão exótica?
Falcoeiro gosta desta mensagem
vinibassplayer escreveu:vi um kra fazendo um review, que ele fala precision 'bés' com corpo em 'bêiswud' e braço em 'mépou'..
(maple)
Maple
Mei - pou
CSergio- Membro
vinibassplayer gosta desta mensagem
Jãozeiro escreveu:O pior são esses Youtubers influenciadores de canais populares de baixo, guitarra, equipamentos, etc.
Bass = bés
Vintage = vintêigi
Signature = signêitchur
É de chorar.
Terrível mesmo. Pior que hoje em dia não demora 2 segundos pra descobrir a pronúncia correta de uma palavra. Pai Google ta aí pra isso. Tem desculpa não.
Vinicius F- Membro
Marcos1881 escreveu:Segundo o Geddy Lee, é "meipou"
O Geddy tem que saber a pronúncia certa, já que a bandeira do país natal dele, o Canadá, tem nela desenhada uma folha de maple.
Em tempo: Maple syrup (Conhecido por aqui como xarope de bordo) é uma delícia.
Vinicius F escreveu:Jãozeiro escreveu:O pior são esses Youtubers influenciadores de canais populares de baixo, guitarra, equipamentos, etc.
Bass = bés
Vintage = vintêigi
Signature = signêitchur
É de chorar.
Terrível mesmo. Pior que hoje em dia não demora 2 segundos pra descobrir a pronúncia correta de uma palavra. Pai Google ta aí pra isso. Tem desculpa não.
https://www.oxfordlearnersdictionaries.com/us/definition/english/bass1_1?q=bass
https://www.oxfordlearnersdictionaries.com/us/definition/english/vintage_1?q=vintage
https://www.oxfordlearnersdictionaries.com/us/definition/english/signature?q=signature
CSergio gosta desta mensagem
Oi Allex. Sim. Bass é uma expressão exótica. Exotico é o que vem de fora. Por exemplo: uma ave sem graça que você traz numa gaiola de Moçambique é exótica. Uma ave multicolorida cheia de penachos bufantes que é originária de Vitória, no ES, é uma ave endógena. O mesmo para as palavras. A não ser palavras ou expressões abrasileiradas, como, baixo ;-)
Falcoeiro- Membro
CSergio escreveu:Falo as 2 pronúncias.
Zubrycky escreveu:Vinicius F escreveu:Jãozeiro escreveu:O pior são esses Youtubers influenciadores de canais populares de baixo, guitarra, equipamentos, etc.
Bass = bés
Vintage = vintêigi
Signature = signêitchur
É de chorar.
https://www.oxfordlearnersdictionaries.com/us/definition/english/bass1_1?q=bass
https://www.oxfordlearnersdictionaries.com/us/definition/english/vintage_1?q=vintage
https://www.oxfordlearnersdictionaries.com/us/definition/english/signature?q=signature
Opa adicionaram mais opções na enquete.
Na maioria das vezes falo baixo, algumas vezes falo bês, outras bêis, mais por não ter certeza de qual a pronúncia certa, apesar de ter uma leve certeza que era bêis (fui professor de inglês, uns 25 anos atrás, num desses cursos de férias, coisa rápida, pra ganhar um dinheirinho extra rsrsrs); em grupos de Whats eu escrevo mais bass.
Já o vinteige e o signatchuri, esses nunca tive dúvida, mas confesso que costumo "abrasileirar" a pronúncia, porque senão tem gente que não me entende, ou até me corrige (pra pronúncia errada vintagi e siguinaturi).
Groovin escreveu:DiésBés
Diabéisso?
Não resisti ao trocadalho.
CSergio- Membro
Esse tópico me fez lembrar da Escola de inglês Arthur Farias.
fheliojr gosta desta mensagem
Prince of persia para PC. Perdi horas nisso
CG- Moderador
Zubrycky escreveu:Esse tópico me fez lembrar da Escola de inglês Arthur Farias.
Só faltava um "jez bêis" de pauwood.
fheliojr- Membro
fheliojr escreveu:Zubrycky escreveu:Esse tópico me fez lembrar da Escola de inglês Arthur Farias.
Só faltava um "jez bêis" de pauwood.
Ou de "wood iron"...
CG escreveu:Prince of persia para PC. Perdi horas nisso
Been there, done that. Quem nunca?
Em tempo: A homenagem não poderia ficar completa sem a adição de uma foto nonsense...