A maconha deveria ser legalizada? Descriminalizada? Continuar tudo como está?
+32
Fernando Zadá
Renato
Pz123
Maurício_Expressão
emachado
Gui Sartori
fheliojr
Juninho Sampaio
Sonikado
Christian
Zubrycky
Nando Vasques
WHead
leandrosf89
CG
Bananoise
NeyBass
gmv bass
Uchoa
deathenrique
vinibassplayer
allexcosta
JAZZigo
BLZENI
AndréBurger
Rico
Cantão
Edu Fettermann
Mauricio Luiz Bertola
Jãozeiro
Paulo Penna
Breno_Barnabe
36 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 2 de 6
Página 2 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6
Re: A maconha deveria ser legalizada? Descriminalizada? Continuar tudo como está?
extenderemos a discussao pra outras drogas ou vamos 'ficar so na canabis' por enquanto?
traficantes e donos de boca seriam potenciais empresarios do ramo, ou msm com a liberação eles continuariam sendo bandidos? kkk
traficantes e donos de boca seriam potenciais empresarios do ramo, ou msm com a liberação eles continuariam sendo bandidos? kkk
vinibassplayer- Membro
Re: A maconha deveria ser legalizada? Descriminalizada? Continuar tudo como está?
gmv bass escreveu:A criminalização da maconha passa em primeiro plano no viés racial e depois socioeconômico.Quando o pobre/favelado usa, é maconheiro / drogado.Quando o branco classe média usa é o "bon vivant". O estado escolheu o traficante da favela como inimigo ou bode expiatório de um sistema penal injusto, sobretudo com os mais pobres e negros, enquanto o "meritocatra" ricaço que sonegou milhoes faz um acordo maroto e fica tudo bem.
Hoje, no Brasil, o vulgo "cidadão de bem" é aquele que enche a cara de álcool(perto das crianças) no churrasco da família, dirige embriagado , bate na esposa e vai na missa no domingo enquanto demonizam o cara que fuma um baseado na quebrada, escondido.
Excelente. Disse tudo.
Jãozeiro- Membro
Legalizando ou não, continuará sendo uma droga
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:Legalizando ou não, continuará sendo uma droga
É não, bobo... Colocaram esse apelido nesse trem por engano, uái.
Convidado- Convidado
Tomara que legalize um dia. Vai até poder ser vendido em drogaria. Imagina que legal, ir comprar uma droga pra gripe, tipo um Apracur, e aproveita e leva uma maconhazinha ainda. Meu sonho.
Jãozeiro- Membro
Henri-Q escreveu:NeyBass escreveu:Legalizando ou não, continuará sendo uma droga
É não, bobo... Colocaram esse apelido nesse trem por engano, uái.
É "droga" pq é proibido....se liberar vira "doçura da vida"
NeyBass- Membro
Sou a favor da legalização
Bananoise- Membro
Jãozeiro escreveu:Tomara que legalize um dia. Vai até poder ser vendido em drogaria. Imagina que legal, ir comprar uma droga pra gripe, tipo um Apracur, e aproveita e leva uma maconhazinha ainda. Meu sonho.
Mas do jeito que está, basta ir na drogaria comprar o apracur, e dar um pulinho na esquina, nem vai gastar a sola da "chinela" e nem precisa legalizar...vida que segue.
Para quem usa, tanto faz legalizar ou não.
NeyBass- Membro
^ Eu sou do tipo que fico até distante de quem é viciado , aguento não .
Mas cada um na sua .
Mas cada um na sua .
vinibassplayer escreveu:mas uma coisa é certa, seria um produto mto menos danoso do q bebida ou cigarro por exemplo.
Não só maconha, mas qualquer droga ilícita é muito menos danosa para a sociedade que álcool e tabaco. Não há nem como iniciar uma comparação.
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:vinibassplayer escreveu:mas uma coisa é certa, seria um produto mto menos danoso do q bebida ou cigarro por exemplo.
Não só maconha, mas qualquer droga ilícita é muito menos danosa para a sociedade que álcool e tabaco. Não há nem como iniciar uma comparação.
Nunca fiquei sabendo de alguém que roubou um tênis no varal para fumar um cigarro.
Convidado- Convidado
Henri-Q escreveu:Nunca fiquei sabendo de alguém que roubou um tênis no varal para fumar um cigarro.
E esse simples fato te faz ser capaz de julgar um problema de tamanha complexidade, suponho...
Sugiro que verifique os números.
allexcosta escreveu:vinibassplayer escreveu:mas uma coisa é certa, seria um produto mto menos danoso do q bebida ou cigarro por exemplo.
Mais um motivo para não legalizar.
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:Mais um motivo para não legalizar.
Talvez minha capacidade cognitiva seja deveras limitada para acompanhar.
allexcosta escreveu:Henri-Q escreveu:Nunca fiquei sabendo de alguém que roubou um tênis no varal para fumar um cigarro.
E esse simples fato te faz ser capaz de julgar um problema de tamanha complexidade, suponho...
Sugiro que verifique os números.
Não é isso. Quis apenas frisar que entorpecentes trazem consigo um comportamento marginal relativo a abstinência que causa transtorno a sociedade.
Convidado- Convidado
Henri-Q escreveu:Não é isso. Quis apenas frisar que entorpecentes trazem consigo um comportamento marginal relativo a abstinência que causa transtorno a sociedade.
Duvido que alguém negue esse fato.
Henri-Q escreveu:
Nunca fiquei sabendo de alguém que roubou um tênis no varal para fumar um cigarro.
Mas para comprar uma garrafa de pinga eu já vi... E a pinga é legalizada...já vi gente furtando coisas de casa pra jogar na maquininha caça níquel
CG- Moderador
Enquanto a conversa, qualquer que seja, for no nível do "não gosto, logo ninguém deveria poder fazer isso", a gente nunca vai avançar. Eu também não fumo, não gosto do cheiro e tenho um pouco de birra com o comportamento de alguns conhecidos que usam, mas o mundo não gira ao redor do meu gosto pessoal. Não deve caber ao Estado a última palavra sobre o que alguém pode ou não pode consumir ou fazer com o próprio corpo.
Edu Fettermann escreveu:Enquanto a conversa, qualquer que seja, for no nível do "não gosto, logo ninguém deveria poder fazer isso", a gente nunca vai avançar. Eu também não fumo, não gosto do cheiro e tenho um pouco de birra com o comportamento de alguns conhecidos que usam, mas o mundo não gira ao redor do meu gosto pessoal. Não deve caber ao Estado a última palavra sobre o que alguém pode ou não pode consumir ou fazer com o próprio corpo.
Edu, teu comentário é tão cirúrgico que é até difícil dizer algo sobre. Mas ao mesmo passo que concordo com o que você diz, acho que é impossível de ser de outra maneira... cada brasileiro é um universo... somos muito diferentes e se a gente promove uma mudança dessa e não dá certo, o ônus é de todos e não somente dos entusiastas.
Convidado- Convidado
Se as drogas são ligadas a 85% dos crimes violentos, elas são muito danosas sim.
Querer colocar o problema criado pelas drogas na conta de racismo ou discriminação social é muito pra mim, é o velho vitimismo, é colocar a culpa nos outros.
Querer colocar o problema criado pelas drogas na conta de racismo ou discriminação social é muito pra mim, é o velho vitimismo, é colocar a culpa nos outros.
Paulo Penna- Membro
Edu Fettermann escreveu:Enquanto a conversa, qualquer que seja, for no nível do "não gosto, logo ninguém deveria poder fazer isso", a gente nunca vai avançar. Eu também não fumo, não gosto do cheiro e tenho um pouco de birra com o comportamento de alguns conhecidos que usam, mas o mundo não gira ao redor do meu gosto pessoal. Não deve caber ao Estado a última palavra sobre o que alguém pode ou não pode consumir ou fazer com o próprio corpo.
Onde eu assino?
CG- Moderador
Paulo Penna escreveu:Se as drogas são ligadas a 85% dos crimes violentos, elas são muito danosas sim.
Paulo Penna escreveu:Se as drogas são ligadas a 85% dos crimes violentos, elas são muito danosas sim.
A partir do momento que vc discriminaliza, a maconha passará a ser um negócio lícito, portanto não alimentará o tráfico e por consequência os índices de violência ligado a ela com certeza diminuirão bastante... Portanto, ao se liberar, esses números que vc divulga cairão. Entendeu a lógica?
CG- Moderador
Edu Fettermann escreveu:Bom, pude ver bem de perto o contexto de dois lugares onde o uso recreativo da maconha é legal - Vancouver, no Canadá, e Denver, nos Estados Unidos. Nas duas cidades, fui a lojas de maconha para conhecer, ver como funciona esse esquema da venda legalizada. Não fumo, fui na curiosidade jornalística e acompanhado de minha esposa.
O que vi foi o que todos nós já sabemos, mas nossos preconceitos às vezes nos impedem de admitir: gente de todo tipo fuma maconha. Aquele senhor engravatado que passa apressado no calçadão com ar de empresário, o universitário, a dona de casa, a médica, o jovem, o velho.
Conversei com uma atendente brasileira na loja de Vancouver e ela me disse coisas interessantes. Primeiro e óbvio, a legalização faz com que o produto seja fiscalizado e tenha um padrão mínimo de qualidade para que seja comercializado. Depois, e também óbvio, é que o Estado não deveria ter a palavra final sobre o que você pode ou não pode consumir. E é legal ver a incoerência da galera do "Estado mínimo" que diz que o Estado não pode interferir em nada, mas defende que o governo interfira na instância máxima da individualidade que é o corpo.
Nas duas cidades, existem leis de consumo comparáveis às do álcool: não se pode usar maconha e dirigir ou executar qualquer tarefa profissionalmente por no mínimo 4 horas, além de outras regras.
Diante disso, e vendo o quanto se arrecada com essa regulamentação, eu penso que seria um bom passo algo do tipo no Brasil. Ninguém deixa de fumar maconha porque é ilegal, e além disso acaba se expondo a uma série de riscos: entrar em lugares perigosos, comprar produtos de péssima qualidade que podem fazer muito mal à saúde (alô prensadão com fezes de vaca), etc. Fora o estigma social do "maconheiro". A gente dá risada daquele tiozão que vive bêbado, mas alguém fuma um baseado e "nossa, se drogando aí". Enfim.
Resumiu a bagaça toda!
leandrosf89- Membro
As pessoas esquecem que proibição de "drogas" é coisa do século XX. Coisa recente e causada por questões de caráter político.CG escreveu:Paulo Penna escreveu:Se as drogas são ligadas a 85% dos crimes violentos, elas são muito danosas sim.
A partir do momento que vc discriminaliza, a maconha passará a ser um negócio lícito, portanto não alimentará o tráfico e por consequência os índices de violência ligado a ela com certeza diminuirão bastante... Portanto, ao se liberar, esses números que vc divulga cairão. Entendeu a lógica?
Esquecem também do período da "Lei Sêca", nos EUA (só podia ser lá...), quando o país foi dominado pela máfia dos grandes gângsters como Al Capone...
Ou seja: A História demonstra que a ilegalidade conduz ao crime...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
CG escreveu:Paulo Penna escreveu:Se as drogas são ligadas a 85% dos crimes violentos, elas são muito danosas sim.
Vamos destrinchar.
O trafico (comercio ilegal) continua existindo em locais onde é legalizado, oferecendo à um preço inferior (e sem "atestado de qualidade"). Ele não deixará de existir, eu vi isso no Uruguai e nos EUA. Você vai num dispensário e o próprio funcionário te fala que dá pra pegar mais barato em "outro esquema", te dá cartão, etc.
Agora, o quanto que isso corrobora com índices de violência, é muito difícil de mensurar, especialmente quando a variável localidade se aplica.
Ou vocês acham mesmo que uma pessoa com baixa renda vai pagar 10 dinheiros numa paranga legalizada que ela consegue a 5 pertinho de casa?
Breno_Barnabe- Membro
CG escreveu:Paulo Penna escreveu:Se as drogas são ligadas a 85% dos crimes violentos, elas são muito danosas sim.
Não sei se esse é o resultado, temos experiencias em outros países mas não sei o resultado.
Fiz e assisti muitos juris, no mínimo 90% dos homicídios ligados à drogas.
Paulo Penna- Membro
Breno_Barnabe escreveu:
Vamos destrinchar.
O trafico (comercio ilegal) continua existindo em locais onde é legalizado, oferecendo à um preço inferior (e sem "atestado de qualidade"). Ele não deixará de existir, eu vi isso no Uruguai e nos EUA. Você vai num dispensário e o próprio funcionário te fala que dá pra pegar mais barato em "outro esquema", te dá cartão, etc.
Bem... A galerinha compra o cigarro do Paraguai...
E há muito tempo atrás existia o whisky escocês feito em Andradas...
Há uma certa lógica nisso...
Outra... O tráfico não vive só de maconha...
Última edição por CG em Sex Ago 28, 2020 9:24 pm, editado 1 vez(es)
CG- Moderador
^Paulo, talvez você tenha sido convocado e aceito exatamente por isso.. e pelo seu perfil.
WHead escreveu:^Paulo, talvez você tenha sido convocado e aceito exatamente por isso.. e pelo seu perfil.
Convocado pra que?
Paulo Penna- Membro
Para participar de juris com dos homicídios ligados à drogas.
3 Coisas q as pessoas só deveriam ter acesso depois dos 18 anos de idade...
Álcool,Drogas e Religião....
Não necessariamente nessa ordem!!!
Álcool,Drogas e Religião....
Não necessariamente nessa ordem!!!
Nando Vasques- Membro
^E álcool não é droga?
WHead escreveu:^E álcool não é droga?
Mas é legalizado mano!!!
Nando Vasques- Membro
WHead escreveu:Para participar de juris com dos homicídios ligados à drogas.
Trabalhei nos júris, como advogado e como assistente do MP.
Meu perfil é de não passar pano.
Última edição por Paulo Penna em Sex Ago 28, 2020 10:48 pm, editado 1 vez(es)
Paulo Penna- Membro
Mas não é o fato de ser legal ou ilegal que define o que é droga. Aliás, em alguns países, o consumo de bebidas alcoólicas é proibido..
Última edição por WHead em Sex Ago 28, 2020 10:54 pm, editado 2 vez(es)
Paulo Penna escreveu:WHead escreveu:Para participar de juris com dos homicídios ligados à drogas.
Trabalhei nos júris, como advogado e como assistente do MP.
Eu interpretei que você havia integrado algum juri, me desculpe. Ainda assim, enquanto advogado, você sabe como os juris são escolhidos - era sobre isso que eu me referia.
Sobre o seu edit: seu perfil é conservador - e não há demérito nisso.
WHead escreveu:Mas não é o fato de ser legal ou ilegal que define o que é droga. Aliás, em alguns países, o consumo de bebidas alcoólicas é proibido..
Cara então coloque em outra categoria de Droga,o fato é q não deveria ser apresentado ou permitido antes dos 18,sacou?
Nando Vasques- Membro
^Saquei.
Já existe essa categoria: drogas lícitas.
Já existe essa categoria: drogas lícitas.
CG escreveu:Breno_Barnabe escreveu:
Vamos destrinchar.
Bem... A galerinha compra o cigarro do Paraguai...
E há muito tempo atrás existia o whisky escocês feito em Andradas...
Há uma certa lógica nisso...
Outra... O tráfico não vive só de maconha...
pela relação preço/custo/volume, é o dá menos lucro!! canabis é mais barato do q cocaina, é mais leve e ocupa mais espaço. se por exemplo 50g de maconha custa 40,00, 50g de pó dá mto menos volume pq é mais compacto e é mto mais caro... um golpe no pó seria um golpe mto maior no trafico do q canabis...
e essa demonizacao da maconha tbm é coisa recente. é uma planta que tem uma flor que tem um efeito no corpo. esse bloco preto q vcs vem na TV é pelo processo sujo de produção por causa da ilegalidade, nao tem nada a ver com a flor q o sujeito pode plantar em ksa.. tabaco é uma folha tbm, mas na industria enfiam um mil de substancias toxicas pra mexer no produto, o efeito no corpo é diferente mas é só uma folha tbm.. um charuto por exemplo é folha de tabaco puro enrolada que tbm tem um efeito relaxante qdo fumado, msm sem tragar..
afinal, o que define uma droga é:
o processo de fabricacao?
o efeito no corpo?
a legalidade?
e chorem na verdadeira, que flor mais linda, isso que é canabis, isso que se fuma, nao aquele bloco preto enrolado q todo mundo vê na TV:
vinibassplayer- Membro
vinibassplayer escreveu:
pela relação preço/custo/volume, é o dá menos lucro!! canabis é mais barato do q cocaina, é mais leve e ocupa mais espaço. se por exemplo 50g de maconha custa 40,00, 50g de pó dá mto menos volume pq é mais compacto e é mto mais caro... um golpe no pó seria um golpe mto maior no trafico do q canabis...
O lucro proporcionado pela maconha no tráfico é o menor, mas só no começo, de acordo com o que amigos meus que trabalham com recuperação de viciados me contaram. Ela geralmente funciona como um chamariz para a clientela e serve porta de entrada para produtos mais lucrativos e que "fidelizam" mais os clientes.
Zubrycky escreveu:vinibassplayer escreveu:
O lucro proporcionado pela maconha no tráfico é o menor, mas só no começo, de acordo com o que amigos meus que trabalham com recuperação de viciados me contaram. Ela geralmente funciona como um chamariz para a clientela e serve porta de entrada para produtos mais lucrativos e que "fidelizam" mais os clientes.
essa questao de "droga de entrada" me parece ser mto subjetivo, variando de pessoa pra pessoa...
enquanto eu usei, eu parei com bebida e cigarro... e nunca tive vontade de ir nada mais 'pesado'. depende da condicao da pessoa, da vulnerabilidade dela, tanto emocional qto social..
e é mais um ponto a favor, se legaliza e normaliza, já tira essa carta do trafico tbm.
vinibassplayer- Membro
^Tecnicamente a porta de entrada pra outras drogas é o álcool..
https://sechat.com.br/cannabis-e-a-porta-de-entrada-para-outras-drogas/
https://caiorivas.jusbrasil.com.br/noticias/378415269/cientistas-afirmam-que-maconha-nao-e-porta-de-entrada-para-outras-drogas
https://sechat.com.br/cannabis-e-a-porta-de-entrada-para-outras-drogas/
https://caiorivas.jusbrasil.com.br/noticias/378415269/cientistas-afirmam-que-maconha-nao-e-porta-de-entrada-para-outras-drogas
Última edição por WHead em Sex Ago 28, 2020 11:25 pm, editado 1 vez(es)
Isso é verdade, mas, cá com meus botões, penso que isso tem muito mais a ver com a disponibilidade colossal do álcool e tabaco em relação às outras drogas do que com hipotéticos efeitos colaterais mais brandos que as drogas (ainda) ilícitas teriam.
WHead escreveu:^Tecnicamente a porta de entrada pra outras drogas é o álcool..
Não na boca de fumo.
https://www.camara.leg.br/radio/radioagencia/327891-especialistas-afirmam-que-alcool-e-porta-de-entrada-dos-jovens-para-as-drogas-0238/
https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/nicotina-a-porta-de-entrada-artigo/
https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/nicotina-a-porta-de-entrada-artigo/
Última edição por WHead em Sex Ago 28, 2020 11:28 pm, editado 1 vez(es)
WHead escreveu:https://www.camara.leg.br/radio/radioagencia/327891-especialistas-afirmam-que-alcool-e-porta-de-entrada-dos-jovens-para-as-drogas-0238/
Isso é verdade, mas repito. Não numa boca de fumo. Lá não se vendem bebidas alcoolicas.
Desculpe-me, não entendi o seu ponto.. Pode explicar?
WHead escreveu:Desculpe-me, não entendi o seu ponto.. Pode explicar?
Claro. De acordo com o que amigos meus que trabalham com recuperação de viciados me contaram, dentro de uma boca de fumo, a maconha geralmente funciona como um chamariz para a clientela e, com o tempo, se a boca de fumo em questão trabalha com outros artigos, a maconha acaba servindo como porta de entrada para outros produtos mais lucrativos e que, de quebram, "fidelizam" mais os clientes.
Entendi. Seu recorte se dá a partir da ilegalidade. Mas não se deve desconsiderar a relação do álcool (e da nicotina) que os usuários que buscam a maconha apresentam previamente. A sugestionabilidade desses indivíduos começa a ser influenciada, nesse sentido, de fato antes.
Conteúdo patrocinado
Página 2 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6