Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada"
+4
Fernando Zadá
Jãozeiro
AndréBurger
Marvis
8 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada"
Olá, pessoal. Acredito que este seja o sub adequado para esta postagem.
Não sei se pra quem vende instrumentos esse tipo de situação já é batida mas vou passar o que aconteceu comigo hoje de manhã com o intuito de alertar a todos para o que, possivelmente, é mais uma forma de malandragem no comércio virtual.
Venho anunciando um baixo via Mercado Livre, OLX, Facebook, etc. Esse baixo é vendido novo entre 2800 e 3100 na maioria das lojas. Como o meu é (logicamente) "usado", apesar de em bom estado e acompanhar hard case que não vem de fábrica, estou anunciando a 2200.
Até aí tudo bem.
Ocorre que hoje pela manhã veio um interessado no instrumento "pechinchando" a redução para algo "próximo do valor praticado no mercado" pois no ML(Mercado Livre) estavam vendendo por 1900 e pouco em 12x sem juros.
Estranhei muito o preço e mais ainda o fato de que o anúncio do ML mostrado era de um vendedor em Fortaleza (onde estou e onde pretendo vender o instrumento), utilizando fotos timbradas da música center (loja grande de Curitiba), além de não ter qualificação alguma e, mesmo assim, possuir 10 baixos do mesmo modelo em estoque só no anúncio.
O que aparentemente foi feito é que o "interessado" criou um anúncio no ML só para desvalorizar o instrumento (usar o anúncio para mostrar que estão vendendo mais barato e esperar que eu cobrisse a oferta).
Vejam as fotos e tirem suas conclusões.
Anúncio no ML (localização Fortaleza - coincidentemente mesma localização do comprador e minha):
Site da loja grande com timbre utilizado nas fotos do anúncio (sediada em Curitiba - dei ciência a eles para tomarem providências):
Não sei se pra quem vende instrumentos esse tipo de situação já é batida mas vou passar o que aconteceu comigo hoje de manhã com o intuito de alertar a todos para o que, possivelmente, é mais uma forma de malandragem no comércio virtual.
Venho anunciando um baixo via Mercado Livre, OLX, Facebook, etc. Esse baixo é vendido novo entre 2800 e 3100 na maioria das lojas. Como o meu é (logicamente) "usado", apesar de em bom estado e acompanhar hard case que não vem de fábrica, estou anunciando a 2200.
Até aí tudo bem.
Ocorre que hoje pela manhã veio um interessado no instrumento "pechinchando" a redução para algo "próximo do valor praticado no mercado" pois no ML(Mercado Livre) estavam vendendo por 1900 e pouco em 12x sem juros.
Estranhei muito o preço e mais ainda o fato de que o anúncio do ML mostrado era de um vendedor em Fortaleza (onde estou e onde pretendo vender o instrumento), utilizando fotos timbradas da música center (loja grande de Curitiba), além de não ter qualificação alguma e, mesmo assim, possuir 10 baixos do mesmo modelo em estoque só no anúncio.
O que aparentemente foi feito é que o "interessado" criou um anúncio no ML só para desvalorizar o instrumento (usar o anúncio para mostrar que estão vendendo mais barato e esperar que eu cobrisse a oferta).
Vejam as fotos e tirem suas conclusões.
Anúncio no ML (localização Fortaleza - coincidentemente mesma localização do comprador e minha):
Site da loja grande com timbre utilizado nas fotos do anúncio (sediada em Curitiba - dei ciência a eles para tomarem providências):
Marvis- Membro
Re: Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada"
Em tempo, a música center me confirmou que o anúncio não era deles e vão tomar as medidas cabíveis.
Marvis- Membro
Re: Alerta - provável tipo de golpe em compra e venda de instrumentos usando ML: "desvalorização simulada"
Internet tá cheio de malandro sem face. Sigamos pelo o que nós achamos justo.
p.s.: "musica center" essa mistura dói na alma
AndréBurger- Membro
AndréBurger escreveu:Internet tá cheio de malandro sem face. Sigamos pelo o que nós achamos justo.
Realmente, essa combinação de nomes fica meio estranha
Marvis- Membro
Foi o que eu disse esses dias. Nessa parte de instrumentos musicais (não sei nas outras) o ML tá infestado de clonagem de anúncios de lojas grandes. Só que assim, antes a turma praticava golpe de forma discreta, pra ninguém descobrir, mas a coisa descambou de uma forma pra qualquer tonto ver: nos anúncios eles estão inclusive usando fotos em que aparece a logomarca da loja original. Nem esse cuidado estão tendo, a coisa tá escancarada, explícita, e aos montes.
Não sei o que se passou no ML recentemente pra isso acontecer, mas a coisa tá feia mesmo.
Não sei o que se passou no ML recentemente pra isso acontecer, mas a coisa tá feia mesmo.
Jãozeiro- Membro
Eu já costumo ser curto e grosso indicando que a pessoa deveria comprar onde achou mais barato então.....
Fernando Zadá- Moderador
fheliojr e Zubrycky gostam desta mensagem
Não é bem um golpe... é a malandragem ativa. Azar de quem dá atenção para esse tipo de argumento. Eu nem mesmo responderia a mensagem.
Convidado- Convidado
o proprio kra pode criar um anuncio falso pra desvalorizar o instrumento ne.. o negocio é ser grosseiro e mandar comprar no mais barato, como disse o Zadá.. ou simplesmente ignorar
vinibassplayer- Membro
Pois é, eu falei que até eu ia comprar pra revender por esse preço...me alonguei com uma mensagem mais completa pro cara porque ele realmente deve pensar que o vendedor não se toca que o anúncio foi feito por ele.
A quantidade de formas que o ML pode ser usado pra malandragem, até mesmo em compras fora dele (como é o caso), assusta.
A quantidade de formas que o ML pode ser usado pra malandragem, até mesmo em compras fora dele (como é o caso), assusta.
Marvis- Membro
Jãozeiro escreveu:Foi o que eu disse esses dias. Nessa parte de instrumentos musicais (não sei nas outras) o ML tá infestado de clonagem de anúncios de lojas grandes. Só que assim, antes a turma praticava golpe de forma discreta, pra ninguém descobrir, mas a coisa descambou de uma forma pra qualquer tonto ver: nos anúncios eles estão inclusive usando fotos em que aparece a logomarca da loja original. Nem esse cuidado estão tendo, a coisa tá escancarada, explícita, e aos montes.
O lance do golpe clássico nesse estilo (simular loja grande) é o vendedor pedir o frete por fora...batidaço esse. Mas tem muitas formas de usar isso, como foi essa que aconteceu hoje comigo. Espero que o ML dê um jeito de reduzir isso.
Marvis- Membro
Mercado Livre só compro com vendedores antigos, com cadastro já de anos e se possível classificado como "melhor vendedor", o próprio site permite selecionar só esse tipo de anúncio.
Tem muita gente desatenta, e que só olha o preço mais baixo, dai cai mesmo nesses golpes.
Tem muita gente desatenta, e que só olha o preço mais baixo, dai cai mesmo nesses golpes.
CSergio- Membro
malandragem de um, desatenção de outro.. o ML da varias ferramentas de verificação, basta saber olhar
vinibassplayer- Membro
vinibassplayer escreveu:malandragem de um, desatenção de outro.. o ML da varias ferramentas de verificação, basta saber olhar
Nunca compraria no ML algo com um anúncio desses, mas muita gente compraria. Não daria em nada pelo Mercado Pago, mas o frete sendo por fora...poderia dar ruim sim. De toda forma, no meu caso, a malandragem usava o ML só como meio (anúncio falso) para conseguir um desconto em uma compra fora dele, simulando uma concorrência de preço inexistente.
Acho que o ML pode aprimorar isso ao menos para que esses anúncios não durem muito tempo. Outra alternativa seria tentar forçar a negociação de frete a se dar sempre dentro do ML via Mercado Pago (não inibiria a criação de anúncios falsos para casos como esse meu, mas ao menos pra quem quer dar o golpe do frete, resolveria).
Marvis- Membro
A malandragem anda criativa.
Marvis escreveu:...
Estranhei muito o preço e mais ainda o fato de que o anúncio do ML mostrado era de um vendedor em Fortaleza (onde estou e onde pretendo vender o instrumento), utilizando fotos timbradas da música center (loja grande de Curitiba), além de não ter qualificação alguma e, mesmo assim, possuir 10 baixos do mesmo modelo em estoque só no anúncio...
Vi esta malandragem e acho q era golpe para angariar o valor do frete. Aquele usuário tinha anúncios, tb, da Montreal Music.
fheliojr- Membro
Marvis gosta desta mensagem