Madeira do corpo em freijó
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NESCAU
Artur Vini
6 participantes
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Madeira do corpo em freijó
Boa noite pessoal !
Gostaria de saber se o freijó é a madeira que mais se aproxima do ash para construir um jazz bass e soar parecido ? E se o fizer em maçiço ao inves do sistema tone chambers é a melhor opçao ainda que fique pesado ?
Obrigado !
Gostaria de saber se o freijó é a madeira que mais se aproxima do ash para construir um jazz bass e soar parecido ? E se o fizer em maçiço ao inves do sistema tone chambers é a melhor opçao ainda que fique pesado ?
Obrigado !
Artur Vini- Membro
- Mensagens : 92
Localização : Sao Caetano do Sul
Re: Madeira do corpo em freijó
Respostas:
1- Pelo que sei, sim. Já tive um MM de luthier com corpo de Freijó e o resultado ficou bem bom, no entanto, como o baixo ficou com dimensões maiores que um MM normal ele ficou bem, bem pesado. Se quer um JB de ash 5 cordas, me chama no privado.
2- Acho que sim.
1- Pelo que sei, sim. Já tive um MM de luthier com corpo de Freijó e o resultado ficou bem bom, no entanto, como o baixo ficou com dimensões maiores que um MM normal ele ficou bem, bem pesado. Se quer um JB de ash 5 cordas, me chama no privado.
2- Acho que sim.
NESCAU- Membro
- Mensagens : 2426
Localização : Criciúma, SC, Brasil
Re: Madeira do corpo em freijó
Ouvido de tuberculoso!Artur Vini escreveu:Gostaria de saber se o freijó é a madeira que mais se aproxima do ash para construir um jazz bass e soar parecido ?
JAZZigo- FCBR-CT
- Mensagens : 16653
Localização : Asa Norte, Brasília-DF
Re: Madeira do corpo em freijó
Ash é muito pesado. Pelo menos se for referência o peso, cedro também pode ser uma opção.
Falo isso pois já toquei em Fender Jazz Bass de ash e de cedro e em matéria de peso, existe uma aproximação. Tanto de peso físico como de som encorpado.
Falo isso pois já toquei em Fender Jazz Bass de ash e de cedro e em matéria de peso, existe uma aproximação. Tanto de peso físico como de som encorpado.
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Re: Madeira do corpo em freijó
Se for usa swamp ash.
Custa bem mais mas é leve que nem uma pluma.
Agora como já foi dito se conseguir detectar a madeira num teste cego ai sim vale se preocupar com isso agora se o lance for mais estético....
Custa bem mais mas é leve que nem uma pluma.
Agora como já foi dito se conseguir detectar a madeira num teste cego ai sim vale se preocupar com isso agora se o lance for mais estético....
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Fernando Zadá- Moderador
- Mensagens : 14306
Re: Madeira do corpo em freijó
O baixo abaixo possui corpo em freijó-verdadeiro e top em nogueira. Eu diria que o freijó realmente tem densidade semelhante à do ash e, portanto, o chambered body é aconselhável. Visualmente, em comparação com o ash, o freijó é um pouco mais escuro e de aspecto mais homogêneo, com veios mais retilíneos e discretos. Quanto ao som, acredito que não haveria diferença perceptível se o corpo/top fosse em ash ou outra madeira, chambered ou não.
Achiles Custom NH-1 Headless Bass
Made in Brazil, 2012
https://www.achiles.com.br/
Specs:
- Freijó-Verdadeiro Body w/ Walnut Top Clear Satin Finish
- Maple Set-In Neck Clear Satin Finish w/ Macassar Ebony Fingerboard
- Nordstrand Dual Blade Neo Pickup Set
- John East U-Retro 01 Preamp
- ABM Headless Bass System (bridge, tuner/tailpiece & headpiece)
- Schaller Strap-Lock Buttons
- Rotosound RDB66LD Swing Bass 66 Stainless Steel Roundwound Double Ball End Strings (45-65-85-105)
- Weight: 3,541 kg
Achiles Custom NH-1 Headless Bass
Made in Brazil, 2012
https://www.achiles.com.br/
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JAZZigo- FCBR-CT
- Mensagens : 16653
Localização : Asa Norte, Brasília-DF
Fernando Zadá gosta desta mensagem
Re: Madeira do corpo em freijó
Não existe diferença relevante em termos sonoros pela diferença de madeiras usadas na construção de instrumento sólido. Ainda que houvesse algo perceptível ao ouvido humano (que ainda poderia ser discutível se seria por diferença na construção, cordas, trastes, etc...), essa diferença seria facilmente contornável com um ajuste mínimo no tone. Se o baixo é ativo, nem se fala.
A importância da madeira é estética (pintura translúcida ou só no verniz) e na construção do instrumento (resistência, peso, etc).
Essa cultura de que alder, ash e maple só é mantida pela conveniência de marketing para Fender, Gibson e demais marcas "da moda", que adoram vender seus custom shops relicados por dezenas de milhares de dólares divulgando essas madeiras de suas "reservas especiais".
Aqui no Brasil temos opções de madeiras que, em termos de qualidade, se equiparam ou superam essas usadas por marcas estrangeiras, o freijó é uma delas e tenho inclusive um baixo encomendado com corpo nessa madeira.
No seu lugar, eu focaria os esforços e investimentos em uma elétrica boa, captadores de ponta (o que não falta de opção para o "som de jazz bass")...e procuraria uma madeira que proporcionasse uma boa resistência e conforto (leve).
A importância da madeira é estética (pintura translúcida ou só no verniz) e na construção do instrumento (resistência, peso, etc).
Essa cultura de que alder, ash e maple só é mantida pela conveniência de marketing para Fender, Gibson e demais marcas "da moda", que adoram vender seus custom shops relicados por dezenas de milhares de dólares divulgando essas madeiras de suas "reservas especiais".
Aqui no Brasil temos opções de madeiras que, em termos de qualidade, se equiparam ou superam essas usadas por marcas estrangeiras, o freijó é uma delas e tenho inclusive um baixo encomendado com corpo nessa madeira.
No seu lugar, eu focaria os esforços e investimentos em uma elétrica boa, captadores de ponta (o que não falta de opção para o "som de jazz bass")...e procuraria uma madeira que proporcionasse uma boa resistência e conforto (leve).
Marvis- Membro
- Mensagens : 463
Localização : Fortaleza
Artur Vini e El varón gostam desta mensagem
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