Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
Por falar em tarraxas clássicas, o que tem muito a ver com neck dive, diga-se de passagem, como pode a Gotoh continuar a produzir uma âncora como a GB2, quando ela mesma dispõe de modelo similar com menos de 1/3 do peso?!CSergio escreveu:JAZZigo escreveu:
Por mim, este é um item que poderia ser banido do mundo. Viveria feliz e tranquilo apenas com baixos headless!
Primeira vez vou discordar de vc.
Como ousa acabar com as tarraxas clássicas?
Gotoh GB2 Bass Machine Head - peso: 110,3 g
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Gotoh CBT-01 Cabon-O-Lite Bass Machine Head - peso: 35,3 g
Made in Japan
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
Aqueles Steinberg tem o tamanho ideal pra jogar taco...
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
HenriqueBessa escreveu:Baixo sem mão = a raquete de frescobol gigante...
Aqueles Steinberg tem o tamanho ideal pra jogar taco...
Boa...
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
JAZZigo escreveu:Por falar em tarraxas clássicas, o que tem muito a ver com neck dive, diga-se de passagem, como pode a Gotoh continuar a produzir uma âncora como a GB2, quando ela mesma dispõe de modelo similar com menos de 1/3 do peso?!
... e quanto ao preço, Jazz, é similar?
bodhan- Membro
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
JAZZigo escreveu:como pode a Gotoh continuar a produzir uma âncora como a GB2, quando ela mesma dispõe de modelo similar com menos de 1/3 do peso?!
Muitas fábricas, luthiers e músicos preferem tarraxas pesadas.
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
Fiz vários experimentos colocando no headstock peso de chumbo para balanceamento de pneus para mudar o lugar do dead spot.
bodhan- Membro
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
As GB2 pesam o triplo e custam o terço das Carbon-O-Lite!bodhan escreveu:JAZZigo escreveu:Por falar em tarraxas clássicas, o que tem muito a ver com neck dive, diga-se de passagem, como pode a Gotoh continuar a produzir uma âncora como a GB2, quando ela mesma dispõe de modelo similar com menos de 1/3 do peso?!
... e quanto ao preço, Jazz, é similar?
https://www.ebay.com/itm/333593502058?hash=item4dabb8e16a:g:WEMAAOSwNqBetMe6
https://www.ebay.com/itm/233207343505?hash=item364c3da991
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
Deviam buscar maneiras mais racionais de resolver problemas com dead spots. Enfim, prefiro tarraxas as mais leves possível, de preferência, com 0,0g de peso, ou seja baixo headless, sem neck dive, sem dead spots.allexcosta escreveu:JAZZigo escreveu:como pode a Gotoh continuar a produzir uma âncora como a GB2, quando ela mesma dispõe de modelo similar com menos de 1/3 do peso?!
Muitas fábricas, luthiers e músicos preferem tarraxas pesadas.
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JAZZigo- FCBR-CT
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
JAZZigo escreveu:Deviam buscar maneiras mais racionais de resolver problemas com dead spots.
Um braço mais firme terá menos problema com isso, mas terá também outras características nem sempre desejadas.
Um braço não tão firme com uma mão pesada é uma combinação desejada por alguns e até mesmo considerada ideal.
JAZZigo escreveu:Enfim, prefiro tarraxas as mais leves possível, de preferência, com 0,0g de peso, ou seja baixo headless, sem neck dive, sem dead spots.
Um baixo com mão não precisa ter neck dive, mesmo sendo uma mão bem robusta com tarraxas pesadas. Neck dive normalmente é mais relacionado à localização do strap button superior.
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
allexcosta escreveu:...Um braço mais firme terá menos problema com isso, mas terá também outras características nem sempre desejadas...
Só por curiosidade, Alex, quais seriam estes problemas?
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
fheliojr escreveu:Só por curiosidade, Alex, quais seriam estes problemas?
Teaser: O Ivan fez um vídeo com um renomado luthier internacional e me chamou pra participar da conversa. Nesse vídeo a gente fala sobre esse assunto de maneira extensiva.
É bem legal e daqui uns dias sai...
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
Pedro Cavalcanti escreveu:Fim da linha TRB - Yamaha.
Como assim?
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
Entrem no site da Yamaha de algum país europeu, como o Reino Unido, que vcs verão que os TRBs 100x estão disponíveis.
allexcosta escreveu:fheliojr escreveu:Só por curiosidade, Alex, quais seriam estes problemas?
Teaser: O Ivan fez um vídeo com um renomado luthier internacional e me chamou pra participar da conversa. Nesse vídeo a gente fala sobre esse assunto de maneira extensiva.
É bem legal e daqui uns dias sai...
Opa, ficarei no aguardo deste vídeo!!
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fheliojr- Membro
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
Juninho Sampaio escreveu:WHead escreveu:^Bateria?
Sim. No meio do show se parar, vc está fu!
Mesmo problema do Stingrays até 1995-1996 mais ou menos e os Classics. Esses compartimentos de bateria com acesso parafusando e desparafusando são feitos por quem nunca teve de trocar bateria no meio de uma gig .
pedrohenrique.astronauta- Membro
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
pedrohenrique.astronauta escreveu:Juninho Sampaio escreveu:WHead escreveu:^Bateria?
Sim. No meio do show se parar, vc está fu!
Mesmo problema do Stingrays até 1995-1996 mais ou menos e os Classics. Esses compartimentos de bateria com acesso parafusando e desparafusando são feitos por quem nunca teve de trocar bateria no meio de uma gig .
Vocês não entenderam....
Eu estava tocando com o JP2 e saquei a bateria imediatamente no meio da música. Se eu estivesse com o Elite, que são 2 parafusos, eu estaria f*&^%$!
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
patriciofernandes- Membro
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
patriciofernandes escreveu:Toco há 10 anos e nunca tive problema com bateria…
Fico feliz por você e digo isso sem a menor ironia, porque poucas coisas são mais desagradáveis do que um show ou gravação prejudicados por causa de uma bateria. Quanto a mim, toco há quase 30 anos, já tive problemas o suficiente com elas e não faço a menor questão de voltar a tê-los. Aprendi a lição e cortei o mal pela raiz.
Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
Zubrycky escreveu:Eu não confio em nenhum baixo que dependa de bateria. Elas sempre vão te ferrar no momento em que você mais precisar do instrumento...
Jesus! Perdoa ele....não sabes o que fala!
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
patriciofernandes escreveu:Não vejo mais os 100x no catálogo, mas os JP2 sim
^
fheliojr escreveu:^ Ela ainda os fabrica, só não os está comercializando aqui, nos EUA...
Entrem no site da Yamaha de algum país europeu, como o Reino Unido, que vcs verão que os TRBs 100x estão disponíveis...
Acabei de tirar este print da Yamaha ro Reino Unido:
fheliojr- Membro
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
Juninho Sampaio escreveu:Zubrycky escreveu:Eu não confio em nenhum baixo que dependa de bateria. Elas sempre vão te ferrar no momento em que você mais precisar do instrumento...
Jesus! Perdoa ele....não sabes o que fala!
Infelizmente eu sei. Mas foi bom. É parte do aprendizado.
Alem disso, como diz um velho ditado búlgaro que ouvi certa vez, "a melhor forma de se evitar problemas é não tê-los".
Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
Quem não lembra de trocar as cordas vai lembrar de trocar a bateria?!Juninho Sampaio escreveu:Zubrycky escreveu:Eu não confio em nenhum baixo que dependa de bateria. Elas sempre vão te ferrar no momento em que você mais precisar do instrumento...
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
patriciofernandes escreveu:Toco há 10 anos e nunca tive problema com bateria…
Toquei profissionalmente com baixo ativo entre 1992 e 2010, média de 2 ensaios e 3 shows por semana, com épocas de 9 shows por semana e nunca tive problema com isso.
Único incidente foi em estúdio de gravação com um baixo que estava guardado há 2 anos. Era um sistema J-Retro e tirei 3 parafusos pra trocar a bateria. Não foi o fim do mundo.
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
Fernando Zadá escreveu:Quem usa S Martyn ta relax com isso tampinha magnética abre num piscar de olhos...
Isso é genial.
Acho que primeira vez que vi foi num Dingwall... Tá aí algo que deveria ser standard. O sistema da Warwick também não é ruim não. São duas linguetas mínimas e a bateria tá exposta. Dá pra trocar em 10 segundos.
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
Não conhecia a vulnerabilidade do jack Ibanez...Todas as linhas deles utilizam esse tipo de jack, Allex? Tive um GSR390 que não deu problema...
Sobre os noiseless, percebo que muitas pessoas não gostam dele mas por questões pessoais. A decisão do fabricante, nesse caso, ainda me parece clara: oferecer um produto diferente dentro do seu portfólio. Vi também que muita gente não gosta das pontes que o JAZZigo postou mas quais seriam os problemas delas?
O acesso ao tensor pela junção do braço, a roldana na traseira dos SGs e o compartilmento de bateria fechado com parafuso me parecem equívocos mais óbvios... Já a voltagem dos amplificadores não me parce tão difícil de entender comercialmente..
Agora, extinguir o headstock não né, JAZZigo! Hahaha..
Instrumento headless é feio demais.. e olha que de instrumento feio eu gosto!
Abraço.
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
allexcosta escreveu:patriciofernandes escreveu:Toco há 10 anos e nunca tive problema com bateria…
Toquei profissionalmente com baixo ativo entre 1992 e 2010, média de 2 ensaios e 3 shows por semana, com épocas de 9 shows por semana e nunca tive problema com isso.
Único incidente foi em estúdio de gravação com um baixo que estava guardado há 2 anos. Era um sistema J-Retro e tirei 3 parafusos pra trocar a bateria. Não foi o fim do mundo.
Perfeito! Eu classifico o incidente como desleixo por minha parte. Eu toquei em agosto 14x, setembro 14x e estava no 30º show lembrando que são 2h30 cada um deles. Tenho testador de bateria e não chequei. Infelizmente!
Essa é a segunda vez que ocorre isso em 25 anos.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
Fernando Zadá escreveu:Quem usa S Martyn ta relax com isso tampinha magnética abre num piscar de olhos...
TRB também abre com um simples puxar. Se fosse o Fender Elite, demoraria uns 5 minutos!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
Os noiseless não são noiseless, simples assim e e desanimador passar o show girando knobs pra lá e pra cá tentando timbrar o instrumento.WHead escreveu:Sobre os noiseless, percebo que muitas pessoas não gostam dele mas por questões pessoais
Concordo 100%. Parece um "baixo amputado"WHead escreveu:
Agora, extinguir o headstock não né, JAZZigo! Hahaha..
Instrumento headless é feio demais.. e olha que de instrumento feio eu gosto!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
Christian escreveu:coloca um foto deste sistema nunca vi
WHead escreveu:Não conhecia a vulnerabilidade do jack Ibanez...Todas as linhas deles utilizam esse tipo de jack, Allex?
Não, nem todas. Há Ibanez com jack Neutrik de trava (muito bons por sinal) e outros tantos com jack simples, aberto (também bons).
Esse famigerado jack blindado "tipo Ibanez" era comum entre o fim dos anos 80 e meados dos anos 90, quando a marca talvez tenha vivido seu melhor momento no mercado de baixos, com os incrivelmente populares SDGR, que eram instrumentos bem feitos, com preço bem razoável e que ficavam ainda melhores com upgrades simples. Luthier ganhava uma grana com esses baixos porque 2 ou 3 vezes por ano tinha que apertar ou trocar o jack.
Exemplo de Ibanez com jack Neutrik:
Mas até hoje se você buscar "Ibanez output jack" no Google imagens, verá vários exemplos do jack blindado.
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allexcosta- Administrador
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
Juninho Sampaio escreveu:pedrohenrique.astronauta escreveu:Juninho Sampaio escreveu:WHead escreveu:^Bateria?
Sim. No meio do show se parar, vc está fu!
Mesmo problema do Stingrays até 1995-1996 mais ou menos e os Classics. Esses compartimentos de bateria com acesso parafusando e desparafusando são feitos por quem nunca teve de trocar bateria no meio de uma gig .
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Eu estava tocando com o JP2 e saquei a bateria imediatamente no meio da música. Se eu estivesse com o Elite, que são 2 parafusos, eu estaria f*&^%$!
Eu te entendi perfeitamente. Baixos com compartimento de bateria daquelas de acesso fácil que é só abrir e fechar, são uma mão na roda. Um dos meus Stingrays 5, que já possuía compartimento de bateria que abre e fecha com encaixe, também já me fez a proeza de acabar a bateria no meio de uma gig. Foi só o tempo de pegar a bateria no bag, abrir o compartimento com a mão, trocar a bateria, fechar o compartimento e ser feliz. Agora imagina se eu tivesse com aqueles Stingrays que tem aquela placa metálica parafusada. Era terminar a gig fazendo mímica.
pedrohenrique.astronauta- Membro
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
patriciofernandes escreveu:Eu não gosto dos battery box porque sempre quebram. Por isso prefiro quando é parafusado, mesmo que dê mais trabalho pra trocar
Também não entendi muito bem o terror com essas tampas com parafusos, hehe...com uma chave fácil na bag ali perto não levaria 2 minutos trocando. E ainda mais que vários baixos podem alternar entre ativo e passivo, nem se torna um problema.
Uma corda que arrebentasse no meio do show daria mais trabalho do que esse terror que vocês tocaram nessa tampinha aparafusada, hahaha.
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
Juninho Sampaio escreveu:...Essa é a segunda vez que ocorre isso em 25 anos.
Ué!?
Pra um cara que tem 19 anos de vida... a conta não fecha.
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
Jãozeiro escreveu:
Também não entendi muito bem o terror com essas tampas com parafusos, hehe...com uma chave fácil na bag ali perto não levaria 2 minutos trocando. E ainda mais que vários baixos podem alternar entre ativo e passivo, nem se torna um problema.
Uma corda que arrebentasse no meio do show daria mais trabalho do que esse terror que vocês tocaram nessa tampinha aparafusada, hahaha.
Eu acho mala a chance de perder um parafuso se o som estiver rolando ou prestes a rola é grande a solução do imã é surreal de inteligente e sem contra indicações.
siodoni escreveu:Juninho Sampaio escreveu:...Essa é a segunda vez que ocorre isso em 25 anos.
Ué!?
Pra um cara que tem 19 anos de vida... a conta não fecha.
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Fernando Zadá- Moderador
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
siodoni escreveu:Allex, tá errado isso ein
Ele esquece da mentira e se entrega...
Quando eu comecei a tocar Juninho já era baixista das antiga. Imagina a idade dele...
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
Juninho Sampaio escreveu:Comecei a tocar com 3 anos, seu manés!
Tu era roadie do Expressão no casamento de Cleópatra. Nessa época que tu tomou gosto pelo baixo.
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Re: Decisões de fabricantes que não conseguimos entender
JAZZigo escreveu:Quem não lembra de trocar as cordas vai lembrar de trocar a bateria?!Juninho Sampaio escreveu:Zubrycky escreveu:Eu não confio em nenhum baixo que dependa de bateria. Elas sempre vão te ferrar no momento em que você mais precisar do instrumento...
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Touché!
Se bem que o longo tempo que fico com as mesmas cordas não é fruto de esquecimento mas sim de uma opção minha ("The gunk keeps the funk", como diria Jamerson. Além disso, não sou tão esquecido assim com baterias mesmo porque elas têm o hábito de vazarem quando esquecidas por muito tempo...
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