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Mensagem por Voila Marques Qui Fev 11, 2010 8:07 pm

GusVCD escreveu:
ClaudioBass escreveu:É... pelo visto essa gravação vai congestionar a Internet e derrubar o Youtube, um efeito similar ao que aconteceu com Mr. Jackson... já é, sem dúvidas, o post mais aguardado do ano!

E vc Claudião? Não vai querer participar do clube???

Gus querido, o Claudio e o Jiroumaru são maus, muito maus, hahaha! grin

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Mensagem por jiroumaru Qui Fev 11, 2010 8:14 pm

Voila Marques escreveu:
GusVCD escreveu:
ClaudioBass escreveu:É... pelo visto essa gravação vai congestionar a Internet e derrubar o Youtube, um efeito similar ao que aconteceu com Mr. Jackson... já é, sem dúvidas, o post mais aguardado do ano!

E vc Claudião? Não vai querer participar do clube???

Gus querido, o Claudio e o Jiroumaru são maus, muito maus, hahaha! grin


tears tears tears tears tears tears

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Mensagem por Voila Marques Qui Fev 11, 2010 10:04 pm

thgbass escreveu:
Pois é Voila,
Hoje hooooje, infelizmente não estou estudando com ninguém!
Tenho um trabalho profissional com uma banda (ministério) de músicas congregacionais. Músicas de igreja.. hoje eu tô voltado pra isso, que é um rock, algo até mais pop. . não que não seja tão a minha praia, porém hoje é o que eu to executando. .
Até existe sim, em determinados momentos a possibilidade da inclusão do acústico! Além do rock, tocamos um pouco de tudo, a variação dos ritmos é grande! Inclusive, se eu ainda estiver com esse trabalho no futuro, pretendo sim, colocar o acústico como boa opção junto a banda. .
ahh, a série "Orientações Contrabaixísticas" está mais que lida viu! Tô falando sério, sou um amante dos teus textos. .sempre excelentes! Já tirei muitas dúvidas . .e já recebi muito incentivo com eles! Mérito teu!
Agora o que eu planejo tocar ? Diria que eu pretendo me tornar o mais completo possível! Me amarro bastante no popular, e por consequente vejo o trabalho do "Jorge Helder, por exemplo" uma fonte, uma vertente excelente que resume bem minhas intenções contrabaxísticas!
Mas muita coisa ainda pode acontecer, muita água vai passar por essa ponte, muitos pensamentos podem mudar. .
E é bem o que eu falei, se tu já tá me animando, me dando essa força, eu vou contar mesmo com ela quando eu estiver de fato estudando o acústico ..

Um xeeeeeeero enooorme contrabaxístico procê!!
p.s: esse clube é d+! cheers

Thiaguinho querido, se vc já tem um vínculo com igreja, por que vc não conversa com o pastor (ou padre, sei lá...) sobre a possibilidade da igreja comprar um contrabaixo chinês e, em troca, vc continuar fazendo o trabalho de tocar nela, mas tb com o acústico? Ou quem sabe de vc dar aulas de contrabaixo (elétrico) por um tempo determinado, em troca de poder estudar o acústico na igreja?
Com isso, a igreja -que normalmente tem 3 mil reais para comprar in cash o instrumento- facilitaria o seu trabalho de poupar para só então começar o estudo, pois vc continuaria economizando para comprar o seu contrabaixo, só que já tendo como estudá-lo desde já.
Para esse esquema ficar "quase perfeito" e não sujeito à decepções por motivos não previstos, é só lembrar que uma parte do dinheiro que vc está economizando irá tb para pagar um professor. Como vc já iria pagar por um mesmo depois de comprar o contrabaixo, vc só estará colocando a carroça diante dos bois e invertendo um pouco a caminhada, ao economizar pro seu instrumento e pagar aulas antes de comprá-lo.
Pode até ser um esquema inviável mas, se vc conseguisse realizá-lo, ele poderia atenuar a sua "secura" de querer estudar um instrumento e não ter como...

Soube pelo Lucas, alguns posts prá trás, que o contrabaixista Antoine Espagno agora está dando aulas na UNB... Se vc estiver fazendo algum curso lá, é só puxar a matéria, mesmo que seu curso não tenha nada a ver com Música. Não sei os valores das aulas na EMB, nem das aulas particulares aí em Brasília. Veja o que é melhor para vc. Isso foi só uma sugestão prá vc conseguir juntar mais rápido o dinheiro para o seu contrabaixo, gastando menos desse dinheiro com as imprescindíveis aulas, ok?

Depois, o importante será vc ver a possibilidade de colocar o acústico nos seus trabalhos, e/ou se adaptar a novos trabalhos com ele (as tais mudanças, o "muita coisa ainda pode acontecer" do seu post), porque gastar dinheiro com o instrumento e com aulas prá ficar só se olhando tocar em frente a um espelho é, no mínimo, algo muuuito excêntrico, hahhaha! Suspect

Conte comigo pros seus "precisares" contrabaixísticos, ok?

Bexins e xerins cbxtkos procê, querido!!!
kiss kiss kiss

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Mensagem por LuCaSbass Qui Fev 11, 2010 10:08 pm

Voila Marques escreveu:
Soube pelo Lucas, alguns posts prá trás, que o contrabaixista Antoine Espagno agora está dando aulas na UNB... Se vc estiver fazendo algum curso lá, é só puxar a matéria, mesmo que seu curso não tenha nada a ver com Música. Não sei os valores das aulas na EMB, nem das aulas particulares aí em Brasília. Veja o que é melhor para vc. Isso foi só uma sugestão prá vc conseguir juntar mais rápido o dinheiro para o seu contrabaixo, gastando menos desse dinheiro com as imprescindíveis aulas, ok?
A EMB é publica mas precisa de prova ou sorteio pra entrar... Quem da aula la é o Ricardo Vasconcellos e o Ricardo Telles... o valor de aula particular por aqui esta mais ou menos 70 reais/aula... e temos diversos professores bons aqui, é só saber o que quer hehe

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Mensagem por Voila Marques Qui Fev 11, 2010 10:21 pm

LuCaSbass escreveu:
Voila Marques escreveu:
Soube pelo Lucas, alguns posts prá trás, que o contrabaixista Antoine Espagno agora está dando aulas na UNB... Se vc estiver fazendo algum curso lá, é só puxar a matéria, mesmo que seu curso não tenha nada a ver com Música. Não sei os valores das aulas na EMB, nem das aulas particulares aí em Brasília. Veja o que é melhor para vc. Isso foi só uma sugestão prá vc conseguir juntar mais rápido o dinheiro para o seu contrabaixo, gastando menos desse dinheiro com as imprescindíveis aulas, ok?
A EMB é publica mas precisa de prova ou sorteio pra entrar... Quem da aula la é o Ricardo Vasconcellos e o Ricardo Telles... o valor de aula particular por aqui esta mais ou menos 70 reais/aula... e temos diversos professores bons aqui, é só saber o que quer hehe

Dou aulas na Escola de Música Villa-Lobos, aqui no Rio. Ela tb é uma escola pública e tem prova prá entrar, mas só o Curso Técnico e o Curso de Musicalização Infantil é que são "patrocinados" pelo Governo Estadual.
O Curso Básico é gerido pela Associação de Amigos da escola e pago pelo aluno.

Eu ia escrever prá vc antes, Lucas, a respeito de outro beijo, mas vc chegou aqui mais rápido, hahaha!
Mesmo assim, não vai se livrar desse pedido: manda uma beijoca pro Telles tb, ok? poke

Bjks cbxtks procê!!! kiss kiss

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Mensagem por Voila Marques Qui Fev 11, 2010 10:31 pm

cristianosantos escreveu:
Quanto aos meus "filhotes" são gêmeos sim ... Smile
Eles são uma dádiva de Deus para nós .... aiaia ... pai babão não pode ficar falando muito dos filhos senão pega mal ... kkkk silent notme
...
cristianosantos escreveu:^ ahhh ... ja peguei as minhas beijocas contrabaixísticas kkkkkk Razz kiss
Lindura em dose dupla e tripla, Cristiano!!! E, certamente, com a mamãe ainda vira "poli-lindura", hahaha!
Parabéeens mesmo, querido!!!
BeiXiiis contrabaixísticos procês!!! kiss kiss kiss kiss

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Mensagem por thgbass Sex Fev 12, 2010 12:32 am

Voila Marques escreveu:
Thiaguinho querido, se vc já tem um vínculo com igreja, por que vc não conversa com o pastor (ou padre, sei lá...) sobre a possibilidade da igreja comprar um contrabaixo chinês e, em troca, vc continuar fazendo o trabalho de tocar nela, mas tb com o acústico? Ou quem sabe de vc dar aulas de contrabaixo (elétrico) por um tempo determinado, em troca de poder estudar o acústico na igreja?
Com isso, a igreja -que normalmente tem 3 mil reais para comprar in cash o instrumento- facilitaria o seu trabalho de poupar para só então começar o estudo, pois vc continuaria economizando para comprar o seu contrabaixo, só que já tendo como estudá-lo desde já.
Para esse esquema ficar "quase perfeito" e não sujeito à decepções por motivos não previstos, é só lembrar que uma parte do dinheiro que vc está economizando irá tb para pagar um professor. Como vc já iria pagar por um mesmo depois de comprar o contrabaixo, vc só estará colocando a carroça diante dos bois e invertendo um pouco a caminhada, ao economizar pro seu instrumento e pagar aulas antes de comprá-lo.
Pode até ser um esquema inviável mas, se vc conseguisse realizá-lo, ele poderia atenuar a sua "secura" de querer estudar um instrumento e não ter como...

Soube pelo Lucas, alguns posts prá trás, que o contrabaixista Antoine Espagno agora está dando aulas na UNB... Se vc estiver fazendo algum curso lá, é só puxar a matéria, mesmo que seu curso não tenha nada a ver com Música. Não sei os valores das aulas na EMB, nem das aulas particulares aí em Brasília. Veja o que é melhor para vc. Isso foi só uma sugestão prá vc conseguir juntar mais rápido o dinheiro para o seu contrabaixo, gastando menos desse dinheiro com as imprescindíveis aulas, ok?

Depois, o importante será vc ver a possibilidade de colocar o acústico nos seus trabalhos, e/ou se adaptar a novos trabalhos com ele (as tais mudanças, o "muita coisa ainda pode acontecer" do seu post), porque gastar dinheiro com o instrumento e com aulas prá ficar só se olhando tocar em frente a um espelho é, no mínimo, algo muuuito excêntrico, hahhaha! Suspect

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Bexins e xerins cbxtkos procê, querido!!!
kiss kiss kiss
Olha eu rapaz, tendo orientações particulares! Que riqueza!
Ô Voila, quisera eu fazer isso aí, ter esse apoio com os membros eclesiásticos. .
Então, eu diria que meu vínculo não chega nem a ser com a religião! Somente com a banda mesmo, com os músicos. .
Tenho até minha visão espiritual independente de tudo, sou Cristão . .mas enfim, tenho que caminhar com minhas própriiias pernas óia só! hehehe!,
Teu excelente pensamento em relação a esse apoio, infelizmente não tem como existir! O problema é conviver com essa secuura por algum tempo mesmo!
Eu me envolvi num acidente de carro, até já contei um pouco da minha história em um outro tópico do fórum, tive um outro acidente, tentando arrumar um violão. .quase fico como o nosso presidente. . aí agora que to retomando minha vida bem devagar. .
Fato que nesse acidente, eu derrubei um poste, que custa em torno dos 15.800 R$ +/- . . fora peças e mão de obra pra arrumar o carro. .mais uma grana alta, e altaaa mesmo!
E isso pra um universitário, estudante de Direito é complicado!
Aí, a passos largos, e demorados to reeguendo minha vida. .
Justifico um pouco essa secuuura que já existe, e ela vai ter que aguentar um pouco! Devido a esse acidente no dedo, (que é o indicador. .), eu tive uma reconstrução do dedo, algo assim terrível mesmo, parei meus estudos, to voltando por agora bem enferrujado, assumindo meu trabalho com a banda, caminhando para o 2° CD. .
Aí, justifico esse tempo que virá por esses acontecimentos. .essas indas e vindas que a vida nos fornece!
Meu pensamento Voila, é justamente esse. UNB! Hoje eu to estudando numa instituição particular, que tá levando meus poucos R$ que restam . . aí num tem como nem, anexar as matérias à minha vida. . Tenho até um amigo pianista formado na UNB, que inclusive aliou, os estudos músicais com o Direito! Hoje tá formado nos 2. .eu pretendo sim ingressar na UNB, ter essa formação! Não medirei esforços pra conseguir isso!
E aí, vou ter que aguentar essa secura! Vou amenizá-la estudando bastante o elétrico, voltando agora com o elétrico na verdade!
Assim que boa parte disso tudo ficar no lugar, nos eixos, eu até sei onde vou conseguir um acústico, acho que um Mavis, num sei se 3/4 4/4 . . notme arrumei um grande amigo já, que me passará ele num futuro próximo bem barato! Acho até que você deve conhecer ele viu, o cara gosta de trocar instrumentos. . (pra não dizer um outro nome indiscreto, e de ilícita pronuncia!)
point point
Enfim, são apenas pensamentos. .muita água vai passar por essa ponte, uma coisa que eu já fico feliz, é de poder contar com você, sempre presente, atenciosa. .
Tu é demais! Obrigado por tudo mesmo!
Mais ó, o tempo passa ligeiro viu! E eu já avisei, MP's vão "chuuuuuuver" por aí! hehehe!

Apesar dos "xêros" não estarem presentes como opção na tua assinatura, deixo pra ti muuuuuitos xêros baixísticos! Por enquanto e muito pouco, baixísticos "elétricos" rock

AHH Voila, aqui procê ó : hail

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Mensagem por jiroumaru Sex Fev 12, 2010 12:57 am

Voila, por favor, peço uma luz, me diz, como eu faço pra deixar de ser um cara mau?
Eu não tou conseguindo dormir sabendo que a musa do fórum me considera um cara mau.... tears

Se continuar assim, acho que vou ficar com "enjou" puke

Se bobear posso até virar um cara "agreÇivo" mad

Será que é porque você acha que eu tenho 40 anos e não tenho um baixo de 4k? notme

Por favor, me ajude! hail

lol!

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Mensagem por Claudio Sex Fev 12, 2010 11:28 am

GusVCD escreveu:
ClaudioBass escreveu:É... pelo visto essa gravação vai congestionar a Internet e derrubar o Youtube, um efeito similar ao que aconteceu com Mr. Jackson... já é, sem dúvidas, o post mais aguardado do ano!

E vc Claudião? Não vai querer participar do clube???

Escolha uma das opções abaixo:

[ ] Sim, claro!
[ ] Sim, com certeza!

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Mensagem por Boss2K Dom Fev 14, 2010 10:45 pm




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Mensagem por LuCaSbass Dom Fev 14, 2010 10:47 pm

^uheuehuehuehuehe
Rolou até um "É pra acaba" Razz

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Mensagem por thgbass Dom Fev 14, 2010 10:55 pm

facepalm facepalm

Repara que nos 0:50, o Lucas diz "PRÁ ACABÁ" !

Isso que eu chamo de sincronia musical! Quando tu tiver na tua gig. . querendo "acabá" com tudo, ou com a música, ou terminar a música, decidir em cima da hora, se faz ou não a frase. . é só tu olhar pro mano, e arrochar um : "prá acabá"!

by: Cantão!
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Mensagem por Boss2K Dom Fev 14, 2010 11:03 pm

http://bass.forumeiros.com/miscelanea-f25/cha-das-5-num-domingo-de-carnaval-em-brasilia-t5271.htm#113074

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Mensagem por Voila Marques Dom Fev 14, 2010 11:04 pm

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^Adorei a música e a vídeo-mensagem, meninos!!!! Foi prá acabá, hahaha!
Que lindo!!!! I love you I love you I love you I love you
Ok, ok... Continuo devendo as fotos, o vídeo, a apostila...
Sou uma devedora!!! tears tears

Beijoquitissíssimas contrabaixísticas procês e obrigadão!!!!

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Mensagem por Cantão Dom Fev 14, 2010 11:17 pm

^KKKKkkk...O Lucas se rendeu à minha frase favorita...esse "é pra acabá" que ele pronunciou , vai ficar para os anais do fórum...rssss...up
Valeu Boss , Thiago e Lucas , o Voila´s theme , ficou muito bom ... hail

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Mensagem por LuCaSbass Dom Fev 14, 2010 11:21 pm

Cantão escreveu: vai ficar para os anais do fórum...rssss...up
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Mensagem por Boss2K Dom Fev 14, 2010 11:24 pm

Cantão escreveu:O Lucas se rendeu à minha frase favorita...
Cantão, tem frase nova no pedaço! .... É Cidrack!

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Mensagem por Glauco Dom Fev 14, 2010 11:30 pm

kkkk essa tb é ótima!! éééé Cidraaack!! ri sozinho aqui agora vendo os videos!
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Mensagem por Cantão Seg Fev 15, 2010 12:34 am

Boss2K escreveu:
Cantão escreveu:O Lucas se rendeu à minha frase favorita...
Cantão, tem frase nova no pedaço! .... É Cidrack!

Rachei de rir aqui ...confesso que se tivesse tocado aquele Lakland , diria a mesma coisa também ...É Cidrack...rsrsrs Laughing

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Mensagem por AdrianoBSB Seg Fev 15, 2010 3:40 pm

É Cidrack!!! kkkk

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Mensagem por GusVCD Ter Fev 16, 2010 11:49 pm

^ Cheguei agora de viagem e ainda estou boiando nesse esquema de "é Cidrack"!!

HAHAHAHAAHAHAH

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Mensagem por Boss2K Ter Fev 16, 2010 11:53 pm

GusVCD escreveu:^ Cheguei agora de viagem e ainda estou boiando nesse esquema de "é Cidrack"!!

HAHAHAHAAHAHAH
Na realidade, em vez de É Cidrack ... é .. Realmente Cidrack! .... tá até na assinatura do Allex....
Veja o video:

http://bass.forumeiros.com/baixistas-f24/visita-ilustre-de-junior-primata-t5151.htm#109798

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Mensagem por Voila Marques Qua Fev 17, 2010 12:03 am

point point point point
Vou te contar o que me contaram, Guszinho, sobre isso... grin
É só vc passar lá em "Baixistas" e ir no tópico do Júnior Primata e assistir o vídeo um dos vídeos dele, hahaha!
Beijins com saudades!!! Que bom que vc voltou!!!

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Mensagem por Voila Marques Qua Fev 17, 2010 12:03 am

O Boss acabou de entrar na linha, postando até o link prá vc Crying or Very sad

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Mensagem por GusVCD Qui Fev 18, 2010 11:04 pm

Infelizmente o primeiro video, q deve ser o X da questão não está entrando...

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Mensagem por Voila Marques Qui Fev 18, 2010 11:17 pm

GusVCD escreveu:Infelizmente o primeiro video, q deve ser o X da questão não está entrando...
^Se for o meu vídeo, Guszinho, vai demorar uns 2 ou 3 meses, porque ainda estou de férias contrabaixísticas, hahaha!
Os vídeos de aula devem chegar antes por aqui. Talvez em 1 mês e meio ou até menos... Suspect

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Mensagem por Claudio Qui Fev 18, 2010 11:22 pm

Voila Marques escreveu:
GusVCD escreveu:Infelizmente o primeiro video, q deve ser o X da questão não está entrando...
^Se for o meu vídeo, Guszinho, vai demorar uns 2 ou 3 meses, porque ainda estou de férias contrabaixísticas, hahaha!
Os vídeos de aula devem chegar antes por aqui. Talvez em 1 mês e meio ou até menos... Suspect

Esquenta não Gus... o Fórum terá vida longa... não chegamos nem no segundo ano de vida ainda... tem tempo... até lá serão tantos videos da Voila que teremos material pra compilar uma série de DVDs.

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Mensagem por Voila Marques Qui Fev 18, 2010 11:37 pm

point point point point point
^Vida longa ao fórum e vida curta aos meus vídeos, Claudio!! Hahahaha!

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Mensagem por Boss2K Qui Fev 18, 2010 11:39 pm

Professora Voila,

Uma dúvida ténica.

Numa orquestra, quando e porque o músico deve olhar para o maestro?

Se todos tem sua partitura já ali na frente ??? ahn

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Mensagem por jiroumaru Qui Fev 18, 2010 11:56 pm

Na minha ignorância, sei que tem algo relativo ao andamento da música, no que diz respeito ao andamento. Os gestos indicam o compasso, se ele acelera a orquestra acelera junto, se ele gesticula mais devagar a orquestra desacelera. Provavelmente deve ter mais coisa aí, com certeza a Voila pode responder melhor que eu e se necessário me corrigir. Laughing

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Mensagem por Voila Marques Sex Fev 19, 2010 12:12 am

Boss2K escreveu:Professora Voila,
Uma dúvida ténica.
Numa orquestra, quando e porque o músico deve olhar para o maestro?
Se todos tem sua partitura já ali na frente ??? ahn
Tia, Boss... Tia, hahaha!
Bem, essa é uma pergunta complexa e controversa, hahaha!

O maestro serve ou serviria para manter o andamento constante, corrigir a afinação (quando necessário), fazer as alterações de andamento (mais lento, mais rápido, rallentandos, afrettando, etc), marcar as mudanças de compasso, definir a expressão da música (interpretação) e organizar a sincronia dos instrumentos (dando tb a "entrada" de cada um, quando necessário).

Logicamente, isso é perfeitamente viável de ser feito sem maestro, mas num grupo menor. Com 80, 100 ou mais músicos tocando juntos, esses detalhes ficam impossíveis de serem feitos sem o trabalho de um maestro.
Depois de tudo bem ensaiado e pronto, é tb possível a execução de algumas dessas peças sem o maestro.
Músicas com muitas mudanças de compasso e de andamento ficam quase impossíveis de serem executadas sem maestro.

Quando o maestro é bom mesmo, ele se comunica mais com os músicos através dos gestos do que falando o que quer verbalmente.
Quando o maestro é estrangeiro, há preferência pelo Inglês, pelo Espanhol ou pelo Italiano. Maestros que não falam esses idiomas podem ser auxiliados por músicos da orquestra (sempre tem quem fale Alemão ou Francês, por exemplo), embora maestros estrangeiros quase sempre dominem bem o Inglês. Alguns falam mais de 5 idiomas.

Um maestro ruim atrapalha a orquestra... O andamento pode oscilar, a afinação pode ser negligenciada em passagens perigosas (é necessário passar determinados trechos para que os próprios músicos se "ambientem" com eles e afinem), pode haver indefinição de movimentos (os músicos podem ficar indecisos quanto a entrar ou não), sem contar coisas mais primárias como errar o compasso, não dar a entrada importante de um músico, etc.

Bem, como escrevi antes, Boss, essa é uma pergunta complexa e controversa, porque a resposta tb pode ser subjetiva...
Eu não costumo ficar olhando para o maestro, salvo em lugares "pré-determinados".
Por exemplo, quando há mudança de compasso, dependendo da mudança, pode haver tb mudança de marcação de unidade. Aí, costumo dar uma olhadinha básica.
Nas mudanças de andamento tb e quando o 6º sentido "avisa" que é hora de olhar pro maestro, porque tem uns que criam o maior caso se os músicos não estão olhando prá eles.

Os maestros são piores que os guitarristas. Guitarrista quer ser visto pelo público. Maestro quer ser visto pelo público e pelos músicos, só que fica de bumbum prá platéia, prá poder olhar pro músico de cara feia e ainda exigir que ele toque bonito depois disso...

Obrigadim e beijoquitas contrabaixísticas estaladas, Boss!!! kiss kiss


Última edição por Voila Marques em Sex Fev 19, 2010 2:42 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : O Boss estava sem beijocas, hahaha!)

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Mensagem por bruno the manager Sex Fev 19, 2010 12:14 am

outra perguntinha (talvez ignorante, hehehe): dear Voila, li num livro sobre iniciação musical há algum tempo atrás (talvez esse o motivo da minha dúvida) que a "verdadeira" voz Baixo da família das cordas é o violoncelo... Isso procede? Em tempo, que voz teria o Contrabaixo então??? Beijos procê!

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Mensagem por RFFanBR Sex Fev 19, 2010 12:20 am

O que seria da gente se não fosse a Voila.

Adorei essa explicação sobre o maestro.

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Mensagem por Voila Marques Sex Fev 19, 2010 12:39 am

jiroumaru escreveu:Na minha ignorância, sei que tem algo relativo ao andamento da música, no que diz respeito ao andamento. Os gestos indicam o compasso, se ele acelera a orquestra acelera junto, se ele gesticula mais devagar a orquestra desacelera. Provavelmente deve ter mais coisa aí, com certeza a Voila pode responder melhor que eu e se necessário me corrigir. Laughing
É isso mesmo, Jiroumaru!!
Os problemas acontecem quando o maestro não sabe o que quer e varia de andamento o tempo todo sem isso estar escrito na partitura (falta de pulsação rítmica); ou quando ele acelera mais que o ensaiado, tornando passagens quase impossíveis de serem tocadas (isso acontece muito na hora do concerto); ou quando ele rallenta (desacelera, obrigada Jiroumaru!) mais que o ensaiado e uma parte da orquestra vai com ele, mas a maioria vai sem ele; ou quando ele se vira para dar entrada pro violino e o som que surge é do violoncelo; ou quando ele rege um 3/4 e é um 4/4 (as acentuações ficam todas tronchas. Uma orquestra boa vai em frente e nem olha mais pro maestro, porque quem olhar se perde. É como se vc estivesse concentrado prá tocar uma música e viesse alguém e ficasse na sua frente dando um monte de tchauzinhos patéticos...), etc...

Enfim... existem situações que estressam, porque um maestro ruim pode derrubar uma orquestra. Já vi casos de chefes de naipe combinarem de se olhar, ou mesmo da orquestra seguir o solista e não olhar pro maestro, pro concerto conseguir sair direito..

Ah, tem isso tb: o maestro tb é responsável pelo "encaixe" da orquestra com o instrumento solista.
Só que tem maestro que tem um talento natural prá não saber nem acompanhar o solista. Daí que o solista vai prum lado e a orquestra prá outro...

Em compensação, quando a orquestra toca bem e às vezes não tão bem, o público acha sempre que os méritos e glórias são todos do maestro e do solista...
Enfim...

Obrigadim e beixins contrabaixísticos procê, Jiroumaru!!! kiss


Última edição por Voila Marques em Sex Fev 19, 2010 2:45 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : O Jiroumaru tb estava sem beijocas... Acho que o Dudu continua roubando as beijocas!)

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Mensagem por jiroumaru Sex Fev 19, 2010 12:41 am

Simplificando bem a história, o "tal sujeito" que fica balançando os braços é o metrônomo da orquestra, ou seja, se o metrônomo estiver meio "doidão", não tem salvação!

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Mensagem por Voila Marques Sex Fev 19, 2010 1:13 am

bruno the manager escreveu:outra perguntinha (talvez ignorante, hehehe): dear Voila, li num livro sobre iniciação musical há algum tempo atrás (talvez esse o motivo da minha dúvida) que a "verdadeira" voz Baixo da família das cordas é o violoncelo... Isso procede? Em tempo, que voz teria o Contrabaixo então??? Beijos procê!

P.S.: como admirador da diva-mor do fórum, vou querer meu número também! Clube da Voila Marques - Página 5 Icon_cheers

Bem-vindo ao clubito, Bruno!!! E estreando já com uma pergunta!!! Uau!!!
A resposta para essa sua pergunta é um mistério prá mim, pelo menos por enquanto, ok?

Os instrumentos musicais começaram a aparecer tendo como "padrão" a voz humana.
Lá pelo século XVI, junto com as grandes descobertas e invenções, foram crescendo as experiências com instrumentos e eles passaram a ser classificados por "famílias": famílias dos alaúdes, família das violas da gamba, etc...

As família eram assim classificadas: soprano, para as vozes femininas agudas; contralto, para as vozes femininas graves; tenor, para as vozes masculinas agudas; baixo, para as vozes masculinas graves.
(Isso numa "família" equivaleria ao pai, à mãe, uma filha e um filho).

Só que as experiências e a crescente demanda por coisas novas, acabou também trazendo instrumentos fora desses "padrões": o sopranino (voz de criança, mais aguda que o soprano) e o contrabaixo (voz masculina mais grave que o baixo).
Numa "família" poderíamos fazer a analogia com a voz de uma criança e a de um vovô, hahaha!

Sendo assim, o contrabaixo, instrumento que faz parte da família dos violinos (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) seria a voz do "vovô".
O violino seria o soprano; a viola seria o contralto; o violoncelo seria o tenor; o contrabaixo seria o baixo.
Só que eu não sei porque o violoncelo é considerado o "baixo" da família, já que o contrabaixo é "contra" baixo, ou seja, uma oitava abaixo (9 notas mais grave) do baixo.
Atualmente, acho que isso talvez seja mais uma questão de nomenclatura.
Deve ter alguma razão histórica prá isso. Não tenho como saber isso agora, mas qd alguém me explicar isso, escrevo aqui, ok?
Obrigada e abraços contrabaixísticos procê!!! cheers

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Mensagem por Voila Marques Sex Fev 19, 2010 1:14 am

RFFanBR escreveu:O que seria da gente se não fosse a Voila.
Adorei essa explicação sobre o maestro.

Obrigada, Fan!!! Bom saber que vc gostou, hahaha!
Beijoquins cbxtkos procê!!! kiss

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Mensagem por bruno the manager Sex Fev 19, 2010 1:54 am

musa Voila, a pergunta foi mais do que merecidamente bem respondida!!! praticamente um aula!!! eu postei a dúvida, sem ter certeza quanto à classificação, até porq como falei, faz tempo q li esse livro e posso ter me enganado... heheeheheh a memoria não anda la essas coisas! Clube da Voila Marques - Página 5 Icon_razz mas acredito q seja como vc disse mesmo... Very thanks and very kisses!!!
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Mensagem por Voila Marques Sex Fev 19, 2010 2:38 am

jiroumaru escreveu:Simplificando bem a história, o "tal sujeito" que fica balançando os braços é o metrônomo da orquestra, ou seja, se o metrônomo estiver meio "doidão", não tem salvação!

Também, Jiroumaru...
Essa função "metrônomo" funciona bem em músicas muito rápidas.
Se o maestro fizer movimentos grandes em músicas rápidas, o andamento da música cairá (ficará mais lento).

Se o maestro ficar só balançando os braços em movimentos curtos e lineares em uma música lenta e expressiva, a orquestra tocará inexpressivamente a música, mesmo sem olhar o tempo todo para o maestro.

Penso que isso deva acontecer porque para haver sentimento musical tem que haver envolvimento com ela.
Se uma pessoa fica à frente da orquestra como "contador de compasso" (como denominamos maestros ruins ou inexpressivos), não há expressão, não há troca, não há música...

Normalmente, a mão direita do maestro (com ou sem batuta) marca o compasso, e a mão direita faz a expressão.
Só que para a expressão acontecer é necessário o corpo inteiro se mover. Corpo duro= música dura


Obrigada e beijinzitos contrabaixísticos procê, Jiroumaru!!! kiss


Última edição por Voila Marques em Sex Fev 19, 2010 2:59 am, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Voila Marques Sex Fev 19, 2010 2:48 am

bruno the manager escreveu:musa Voila, a pergunta foi mais do que merecidamente bem respondida!!! praticamente um aula!!! eu postei a dúvida, sem ter certeza quanto à classificação, até porq como falei, faz tempo q li esse livro e posso ter me enganado... heheeheheh a memoria não anda la essas coisas! Clube da Voila Marques - Página 5 Icon_razz mas acredito q seja como vc disse mesmo... Very thanks and very kisses!!!

Obrigada, Bruno!!! Pena que não pude responder exatamente como gostaria...
Beijoquitíssimas beijoquitas contrabaixísticas!!! kiss

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Mensagem por bruno the manager Sex Fev 19, 2010 3:01 am

Q é isso, Musa! cada vez que leio seus posts fico mais inteligente! Clube da Voila Marques - Página 5 Icon_razz Axo q eu tinha viajado mesmo, pensei ser essa a classificação:

Violino = tenor
Viola = barítono
Violoncello = baixo
eo Contrabaixo = ???

mas lendo a sua explicação, vi que tinha me esquecido dos sopranos... por isso posso estar enganado!!! ehhehehe então, mais uma vez obrigado pela explicação, e principalmente pelas beijocas contrabaixisticas!!!! Clube da Voila Marques - Página 5 Icon_biggrin
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Mensagem por korg Sex Fev 19, 2010 3:44 am

caraca.... so eu me afastar por míseros Twisted Evil 2 meses e o caldo entorna! Como assim clube pra Voila e eu não estou na lista !?!?!?!?!??!?!!
sugiro me colocarem como -1 pra ficar lá no topo!!!!!! e tenho dito!! rs

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Mensagem por Voila Marques Sex Fev 19, 2010 3:50 am

korg escreveu:caraca.... so eu me afastar por míseros Twisted Evil 2 meses e o caldo entorna! Como assim clube pra Voila e eu não estou na lista !?!?!?!?!??!?!!
sugiro me colocarem como -1 pra ficar lá no topo!!!!!! e tenho dito!! rs

point point point point
^Enquanto vc escrevia aqui, Korg querido, eu tava escrevendo no tópico que vc criou, hahaha! Note que os posts são no mesmo horário! Shocked
Seja bem-vindissíssimo!!!
O Gus amanhã é que te dará a carteirinha do clubito, ok?
Espero que vc possa nos compensar pela sua ausência e retardo aparecendo aqui com mais frequência, hahaha!
Cuidado, porque senão vai ter esporro-light e mezzo-esporro de novo, hahaha! poke
Muitos beijitos contrabaixísticos procê!!! kiss kiss

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Mensagem por Voila Marques Sex Fev 19, 2010 3:54 am

bruno the manager escreveu:Q é isso, Musa! cada vez que leio seus posts fico mais inteligente! Clube da Voila Marques - Página 5 Icon_razz Axo q eu tinha viajado mesmo, pensei ser essa a classificação:

Violino = tenor
Viola = barítono
Violoncello = baixo
eo Contrabaixo = ???

mas lendo a sua explicação, vi que tinha me esquecido dos sopranos... por isso posso estar enganado!!! ehhehehe então, mais uma vez obrigado pela explicação, e principalmente pelas beijocas contrabaixisticas!!!! Clube da Voila Marques - Página 5 Icon_biggrin

^^Viu no que dá fazer parte de um fórum com pouquíssimas baixistas? Esqueceu de vez as vozes femininas, hahaha! Suspect
De nadinha e mais beijocas contrabaixísticas!!! kiss

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Mensagem por Claudio Sex Fev 19, 2010 3:20 pm

RFFanBR escreveu:O que seria da gente se não fosse a Voila.

(2)

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Mensagem por thgbass Sex Fev 19, 2010 3:24 pm

ClaudioBass escreveu:
RFFanBR escreveu:O que seria da gente se não fosse a Voila.

(2)

+1 = (3)

O que seria da gente se não fosse a Voila?

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Mensagem por GusVCD Sex Fev 19, 2010 4:02 pm

korg escreveu:(...) sugiro me colocarem como -1 pra ficar lá no topo!!!!!! e tenho dito!! rs

Rolling Eyes Coloquei somente porque vc é o cara a ser batido! What a Face

Virou membro Vitalício... e vai pagar uma mensalidade mais salgada... Twisted Evil

Pra ajudar a Musa a gravar um Super DVD pra gente, profissional com todos os extras possíveis e imagináveis...

Vai valer a pena! up

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Mensagem por Voila Marques Sáb Fev 20, 2010 11:45 pm

ClaudioBass escreveu:
RFFanBR escreveu:O que seria da gente se não fosse a Voila.
(2)
thgbass escreveu:
+1 = (3)
O que seria da gente se não fosse a Voila?
^O que seria de mim sem "ocês"???? kiss kiss

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Mensagem por thgbass Sáb Fev 20, 2010 11:50 pm

Fala sério, que AVATAR é esse? affraid

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Mensagem por Voila Marques Dom Fev 21, 2010 12:07 am

point point point
^Eitha, menino danado esse!! Hahahaha!
Obrigadim e cheirim cbxtko, Thiaguito!!! kiss kiss I love you

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