Clube da Voila Marques
+50
fheliojr
Ivanov_br
Raissa
Rodrigodw
Filipe Castro
Ruy Rascassi
*JAPA* PICKER BASS
Gomba
Anderson
Mago Mr. Bass
NETOULTRA
Edson Sousa
gobatto
Pedroswaldo
Walmir Teixeira
Tripa Bass
Jackson
edumalta
korg
bruno the manager
AdrianoBSB
Claudio
jiroumaru
PedroVictor
Mayo Pamplona
URSOBHZ
Cantão
Mauricio Luiz Bertola
thgbass
SILVIAO
Maniaky
Wotan
djmmaster
JP
Glauco
DenisLM
allexcosta
Maurício_Expressão
LuCaSbass
cristianosantos
Andrezinho
Renato
Boss2K
Edu Fettermann
Voila Marques
RFFanBR
Guilé
Eduardo Chaves
Eömer
GusVCD
54 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 5 de 11
Página 5 de 11 • 1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 9, 10, 11
Re: Clube da Voila Marques
GusVCD escreveu:ClaudioBass escreveu:É... pelo visto essa gravação vai congestionar a Internet e derrubar o Youtube, um efeito similar ao que aconteceu com Mr. Jackson... já é, sem dúvidas, o post mais aguardado do ano!
E vc Claudião? Não vai querer participar do clube???
Gus querido, o Claudio e o Jiroumaru são maus, muito maus, hahaha!
Voila Marques escreveu:GusVCD escreveu:ClaudioBass escreveu:É... pelo visto essa gravação vai congestionar a Internet e derrubar o Youtube, um efeito similar ao que aconteceu com Mr. Jackson... já é, sem dúvidas, o post mais aguardado do ano!
Gus querido, o Claudio e o Jiroumaru são maus, muito maus, hahaha!
YAMAHA CLUB #002 | Clube Hartke #006 | Clube do Heavy Metal #007
1,97m - "Maior" baixista do fórum
jiroumaru- Membro
thgbass escreveu:
Pois é Voila,
Hoje hooooje, infelizmente não estou estudando com ninguém!
Tenho um trabalho profissional com uma banda (ministério) de músicas congregacionais. Músicas de igreja.. hoje eu tô voltado pra isso, que é um rock, algo até mais pop. . não que não seja tão a minha praia, porém hoje é o que eu to executando. .
Até existe sim, em determinados momentos a possibilidade da inclusão do acústico! Além do rock, tocamos um pouco de tudo, a variação dos ritmos é grande! Inclusive, se eu ainda estiver com esse trabalho no futuro, pretendo sim, colocar o acústico como boa opção junto a banda. .
ahh, a série "Orientações Contrabaixísticas" está mais que lida viu! Tô falando sério, sou um amante dos teus textos. .sempre excelentes! Já tirei muitas dúvidas . .e já recebi muito incentivo com eles! Mérito teu!
Agora o que eu planejo tocar ? Diria que eu pretendo me tornar o mais completo possível! Me amarro bastante no popular, e por consequente vejo o trabalho do "Jorge Helder, por exemplo" uma fonte, uma vertente excelente que resume bem minhas intenções contrabaxísticas!
Mas muita coisa ainda pode acontecer, muita água vai passar por essa ponte, muitos pensamentos podem mudar. .
E é bem o que eu falei, se tu já tá me animando, me dando essa força, eu vou contar mesmo com ela quando eu estiver de fato estudando o acústico ..
Um xeeeeeeero enooorme contrabaxístico procê!!
p.s: esse clube é d+!
Thiaguinho querido, se vc já tem um vínculo com igreja, por que vc não conversa com o pastor (ou padre, sei lá...) sobre a possibilidade da igreja comprar um contrabaixo chinês e, em troca, vc continuar fazendo o trabalho de tocar nela, mas tb com o acústico? Ou quem sabe de vc dar aulas de contrabaixo (elétrico) por um tempo determinado, em troca de poder estudar o acústico na igreja?
Com isso, a igreja -que normalmente tem 3 mil reais para comprar in cash o instrumento- facilitaria o seu trabalho de poupar para só então começar o estudo, pois vc continuaria economizando para comprar o seu contrabaixo, só que já tendo como estudá-lo desde já.
Para esse esquema ficar "quase perfeito" e não sujeito à decepções por motivos não previstos, é só lembrar que uma parte do dinheiro que vc está economizando irá tb para pagar um professor. Como vc já iria pagar por um mesmo depois de comprar o contrabaixo, vc só estará colocando a carroça diante dos bois e invertendo um pouco a caminhada, ao economizar pro seu instrumento e pagar aulas antes de comprá-lo.
Pode até ser um esquema inviável mas, se vc conseguisse realizá-lo, ele poderia atenuar a sua "secura" de querer estudar um instrumento e não ter como...
Soube pelo Lucas, alguns posts prá trás, que o contrabaixista Antoine Espagno agora está dando aulas na UNB... Se vc estiver fazendo algum curso lá, é só puxar a matéria, mesmo que seu curso não tenha nada a ver com Música. Não sei os valores das aulas na EMB, nem das aulas particulares aí em Brasília. Veja o que é melhor para vc. Isso foi só uma sugestão prá vc conseguir juntar mais rápido o dinheiro para o seu contrabaixo, gastando menos desse dinheiro com as imprescindíveis aulas, ok?
Depois, o importante será vc ver a possibilidade de colocar o acústico nos seus trabalhos, e/ou se adaptar a novos trabalhos com ele (as tais mudanças, o "muita coisa ainda pode acontecer" do seu post), porque gastar dinheiro com o instrumento e com aulas prá ficar só se olhando tocar em frente a um espelho é, no mínimo, algo muuuito excêntrico, hahhaha!
Conte comigo pros seus "precisares" contrabaixísticos, ok?
Bexins e xerins cbxtkos procê, querido!!!
A EMB é publica mas precisa de prova ou sorteio pra entrar... Quem da aula la é o Ricardo Vasconcellos e o Ricardo Telles... o valor de aula particular por aqui esta mais ou menos 70 reais/aula... e temos diversos professores bons aqui, é só saber o que quer heheVoila Marques escreveu:
Soube pelo Lucas, alguns posts prá trás, que o contrabaixista Antoine Espagno agora está dando aulas na UNB... Se vc estiver fazendo algum curso lá, é só puxar a matéria, mesmo que seu curso não tenha nada a ver com Música. Não sei os valores das aulas na EMB, nem das aulas particulares aí em Brasília. Veja o que é melhor para vc. Isso foi só uma sugestão prá vc conseguir juntar mais rápido o dinheiro para o seu contrabaixo, gastando menos desse dinheiro com as imprescindíveis aulas, ok?
LuCaSbass escreveu:A EMB é publica mas precisa de prova ou sorteio pra entrar... Quem da aula la é o Ricardo Vasconcellos e o Ricardo Telles... o valor de aula particular por aqui esta mais ou menos 70 reais/aula... e temos diversos professores bons aqui, é só saber o que quer heheVoila Marques escreveu:
Dou aulas na Escola de Música Villa-Lobos, aqui no Rio. Ela tb é uma escola pública e tem prova prá entrar, mas só o Curso Técnico e o Curso de Musicalização Infantil é que são "patrocinados" pelo Governo Estadual.
O Curso Básico é gerido pela Associação de Amigos da escola e pago pelo aluno.
Eu ia escrever prá vc antes, Lucas, a respeito de outro beijo, mas vc chegou aqui mais rápido, hahaha!
Mesmo assim, não vai se livrar desse pedido: manda uma beijoca pro Telles tb, ok?
Bjks cbxtks procê!!!
cristianosantos escreveu:
Quanto aos meus "filhotes" são gêmeos sim ...
Eles são uma dádiva de Deus para nós .... aiaia ... pai babão não pode ficar falando muito dos filhos senão pega mal ... kkkk
...
Lindura em dose dupla e tripla, Cristiano!!! E, certamente, com a mamãe ainda vira "poli-lindura", hahaha!cristianosantos escreveu:^ ahhh ... ja peguei as minhas beijocas contrabaixísticas kkkkkk
Parabéeens mesmo, querido!!!
BeiXiiis contrabaixísticos procês!!!
Olha eu rapaz, tendo orientações particulares! Que riqueza!Voila Marques escreveu:
Thiaguinho querido, se vc já tem um vínculo com igreja, por que vc não conversa com o pastor (ou padre, sei lá...) sobre a possibilidade da igreja comprar um contrabaixo chinês e, em troca, vc continuar fazendo o trabalho de tocar nela, mas tb com o acústico? Ou quem sabe de vc dar aulas de contrabaixo (elétrico) por um tempo determinado, em troca de poder estudar o acústico na igreja?
Com isso, a igreja -que normalmente tem 3 mil reais para comprar in cash o instrumento- facilitaria o seu trabalho de poupar para só então começar o estudo, pois vc continuaria economizando para comprar o seu contrabaixo, só que já tendo como estudá-lo desde já.
Para esse esquema ficar "quase perfeito" e não sujeito à decepções por motivos não previstos, é só lembrar que uma parte do dinheiro que vc está economizando irá tb para pagar um professor. Como vc já iria pagar por um mesmo depois de comprar o contrabaixo, vc só estará colocando a carroça diante dos bois e invertendo um pouco a caminhada, ao economizar pro seu instrumento e pagar aulas antes de comprá-lo.
Pode até ser um esquema inviável mas, se vc conseguisse realizá-lo, ele poderia atenuar a sua "secura" de querer estudar um instrumento e não ter como...
Depois, o importante será vc ver a possibilidade de colocar o acústico nos seus trabalhos, e/ou se adaptar a novos trabalhos com ele (as tais mudanças, o "muita coisa ainda pode acontecer" do seu post), porque gastar dinheiro com o instrumento e com aulas prá ficar só se olhando tocar em frente a um espelho é, no mínimo, algo muuuito excêntrico, hahhaha!
Conte comigo pros seus "precisares" contrabaixísticos, ok?
Bexins e xerins cbxtkos procê, querido!!!
Ô Voila, quisera eu fazer isso aí, ter esse apoio com os membros eclesiásticos. .
Então, eu diria que meu vínculo não chega nem a ser com a religião! Somente com a banda mesmo, com os músicos. .
Tenho até minha visão espiritual independente de tudo, sou Cristão . .mas enfim, tenho que caminhar com minhas própriiias pernas óia só! hehehe!,
Teu excelente pensamento em relação a esse apoio, infelizmente não tem como existir! O problema é conviver com essa secuura por algum tempo mesmo!
Eu me envolvi num acidente de carro, até já contei um pouco da minha história em um outro tópico do fórum, tive um outro acidente, tentando arrumar um violão. .quase fico como o nosso presidente. . aí agora que to retomando minha vida bem devagar. .
Fato que nesse acidente, eu derrubei um poste, que custa em torno dos 15.800 R$ +/- . . fora peças e mão de obra pra arrumar o carro. .mais uma grana alta, e altaaa mesmo!
E isso pra um universitário, estudante de Direito é complicado!
Aí, a passos largos, e demorados to reeguendo minha vida. .
Justifico um pouco essa secuuura que já existe, e ela vai ter que aguentar um pouco! Devido a esse acidente no dedo, (que é o indicador. .), eu tive uma reconstrução do dedo, algo assim terrível mesmo, parei meus estudos, to voltando por agora bem enferrujado, assumindo meu trabalho com a banda, caminhando para o 2° CD. .
Aí, justifico esse tempo que virá por esses acontecimentos. .essas indas e vindas que a vida nos fornece!
Meu pensamento Voila, é justamente esse. UNB! Hoje eu to estudando numa instituição particular, que tá levando meus poucos R$ que restam . . aí num tem como nem, anexar as matérias à minha vida. . Tenho até um amigo pianista formado na UNB, que inclusive aliou, os estudos músicais com o Direito! Hoje tá formado nos 2. .eu pretendo sim ingressar na UNB, ter essa formação! Não medirei esforços pra conseguir isso!
E aí, vou ter que aguentar essa secura! Vou amenizá-la estudando bastante o elétrico, voltando agora com o elétrico na verdade!
Assim que boa parte disso tudo ficar no lugar, nos eixos, eu até sei onde vou conseguir um acústico, acho que um Mavis, num sei se 3/4 4/4 . . arrumei um grande amigo já, que me passará ele num futuro próximo bem barato! Acho até que você deve conhecer ele viu, o cara gosta de trocar instrumentos. . (pra não dizer um outro nome indiscreto, e de ilícita pronuncia!)
Enfim, são apenas pensamentos. .muita água vai passar por essa ponte, uma coisa que eu já fico feliz, é de poder contar com você, sempre presente, atenciosa. .
Tu é demais! Obrigado por tudo mesmo!
Mais ó, o tempo passa ligeiro viu! E eu já avisei, MP's vão "chuuuuuuver" por aí! hehehe!
Apesar dos "xêros" não estarem presentes como opção na tua assinatura, deixo pra ti muuuuuitos xêros baixísticos! Por enquanto e muito pouco, baixísticos "elétricos"
AHH Voila, aqui procê ó :
Voila, por favor, peço uma luz, me diz, como eu faço pra deixar de ser um cara mau?
Eu não tou conseguindo dormir sabendo que a musa do fórum me considera um cara mau....
Se continuar assim, acho que vou ficar com "enjou"
Se bobear posso até virar um cara "agreÇivo"
Será que é porque você acha que eu tenho 40 anos e não tenho um baixo de 4k?
Por favor, me ajude!
Eu não tou conseguindo dormir sabendo que a musa do fórum me considera um cara mau....
Se continuar assim, acho que vou ficar com "enjou"
Se bobear posso até virar um cara "agreÇivo"
Será que é porque você acha que eu tenho 40 anos e não tenho um baixo de 4k?
Por favor, me ajude!
jiroumaru- Membro
GusVCD escreveu:ClaudioBass escreveu:É... pelo visto essa gravação vai congestionar a Internet e derrubar o Youtube, um efeito similar ao que aconteceu com Mr. Jackson... já é, sem dúvidas, o post mais aguardado do ano!
Escolha uma das opções abaixo:
[ ] Sim, claro!
[ ] Sim, com certeza!
Claudio- Membro
^uheuehuehuehuehe
Rolou até um "É pra acaba"
Rolou até um "É pra acaba"
Repara que nos 0:50, o Lucas diz "PRÁ ACABÁ" !
Isso que eu chamo de sincronia musical! Quando tu tiver na tua gig. . querendo "acabá" com tudo, ou com a música, ou terminar a música, decidir em cima da hora, se faz ou não a frase. . é só tu olhar pro mano, e arrochar um : "prá acabá"!
by: Cantão!
http://bass.forumeiros.com/miscelanea-f25/cha-das-5-num-domingo-de-carnaval-em-brasilia-t5271.htm#113074
Boss2K- Membro
^Adorei a música e a vídeo-mensagem, meninos!!!! Foi prá acabá, hahaha!
Que lindo!!!!
Ok, ok... Continuo devendo as fotos, o vídeo, a apostila...
Sou uma devedora!!!
Beijoquitissíssimas contrabaixísticas procês e obrigadão!!!!
^KKKKkkk...O Lucas se rendeu à minha frase favorita...esse "é pra acabá" que ele pronunciou , vai ficar para os anais do fórum...rssss...
Valeu Boss , Thiago e Lucas , o Voila´s theme , ficou muito bom ...
Valeu Boss , Thiago e Lucas , o Voila´s theme , ficou muito bom ...
Cantão- Moderador
Cantão escreveu: vai ficar para os anais do fórum...rssss...
Cantão, tem frase nova no pedaço! .... É Cidrack!Cantão escreveu:O Lucas se rendeu à minha frase favorita...
Boss2K- Membro
kkkk essa tb é ótima!! éééé Cidraaack!! ri sozinho aqui agora vendo os videos!
Glauco- Membro
Boss2K escreveu:Cantão, tem frase nova no pedaço! .... É Cidrack!Cantão escreveu:O Lucas se rendeu à minha frase favorita...
Rachei de rir aqui ...confesso que se tivesse tocado aquele Lakland , diria a mesma coisa também ...É Cidrack...rsrsrs
Cantão- Moderador
É Cidrack!!! kkkk
^ Cheguei agora de viagem e ainda estou boiando nesse esquema de "é Cidrack"!!
HAHAHAHAAHAHAH
HAHAHAHAAHAHAH
Na realidade, em vez de É Cidrack ... é .. Realmente Cidrack! .... tá até na assinatura do Allex....GusVCD escreveu:^ Cheguei agora de viagem e ainda estou boiando nesse esquema de "é Cidrack"!!
HAHAHAHAAHAHAH
Veja o video:
http://bass.forumeiros.com/baixistas-f24/visita-ilustre-de-junior-primata-t5151.htm#109798
Boss2K- Membro
Vou te contar o que me contaram, Guszinho, sobre isso...
É só vc passar lá em "Baixistas" e ir no tópico do Júnior Primata e assistir o vídeo um dos vídeos dele, hahaha!
Beijins com saudades!!! Que bom que vc voltou!!!
O Boss acabou de entrar na linha, postando até o link prá vc
Infelizmente o primeiro video, q deve ser o X da questão não está entrando...
^Se for o meu vídeo, Guszinho, vai demorar uns 2 ou 3 meses, porque ainda estou de férias contrabaixísticas, hahaha!GusVCD escreveu:Infelizmente o primeiro video, q deve ser o X da questão não está entrando...
Os vídeos de aula devem chegar antes por aqui. Talvez em 1 mês e meio ou até menos...
Voila Marques escreveu:^Se for o meu vídeo, Guszinho, vai demorar uns 2 ou 3 meses, porque ainda estou de férias contrabaixísticas, hahaha!GusVCD escreveu:Infelizmente o primeiro video, q deve ser o X da questão não está entrando...
Os vídeos de aula devem chegar antes por aqui. Talvez em 1 mês e meio ou até menos...
Esquenta não Gus... o Fórum terá vida longa... não chegamos nem no segundo ano de vida ainda... tem tempo... até lá serão tantos videos da Voila que teremos material pra compilar uma série de DVDs.
Claudio- Membro
^Vida longa ao fórum e vida curta aos meus vídeos, Claudio!! Hahahaha!
Professora Voila,
Uma dúvida ténica.
Numa orquestra, quando e porque o músico deve olhar para o maestro?
Se todos tem sua partitura já ali na frente ???
Uma dúvida ténica.
Boss2K- Membro
Na minha ignorância, sei que tem algo relativo ao andamento da música, no que diz respeito ao andamento. Os gestos indicam o compasso, se ele acelera a orquestra acelera junto, se ele gesticula mais devagar a orquestra desacelera. Provavelmente deve ter mais coisa aí, com certeza a Voila pode responder melhor que eu e se necessário me corrigir.
jiroumaru- Membro
Tia, Boss... Tia, hahaha!Boss2K escreveu:Professora Voila,
Uma dúvida ténica.
Bem, essa é uma pergunta complexa e controversa, hahaha!
O maestro serve ou serviria para manter o andamento constante, corrigir a afinação (quando necessário), fazer as alterações de andamento (mais lento, mais rápido, rallentandos, afrettando, etc), marcar as mudanças de compasso, definir a expressão da música (interpretação) e organizar a sincronia dos instrumentos (dando tb a "entrada" de cada um, quando necessário).
Logicamente, isso é perfeitamente viável de ser feito sem maestro, mas num grupo menor. Com 80, 100 ou mais músicos tocando juntos, esses detalhes ficam impossíveis de serem feitos sem o trabalho de um maestro.
Depois de tudo bem ensaiado e pronto, é tb possível a execução de algumas dessas peças sem o maestro.
Músicas com muitas mudanças de compasso e de andamento ficam quase impossíveis de serem executadas sem maestro.
Quando o maestro é bom mesmo, ele se comunica mais com os músicos através dos gestos do que falando o que quer verbalmente.
Quando o maestro é estrangeiro, há preferência pelo Inglês, pelo Espanhol ou pelo Italiano. Maestros que não falam esses idiomas podem ser auxiliados por músicos da orquestra (sempre tem quem fale Alemão ou Francês, por exemplo), embora maestros estrangeiros quase sempre dominem bem o Inglês. Alguns falam mais de 5 idiomas.
Um maestro ruim atrapalha a orquestra... O andamento pode oscilar, a afinação pode ser negligenciada em passagens perigosas (é necessário passar determinados trechos para que os próprios músicos se "ambientem" com eles e afinem), pode haver indefinição de movimentos (os músicos podem ficar indecisos quanto a entrar ou não), sem contar coisas mais primárias como errar o compasso, não dar a entrada importante de um músico, etc.
Bem, como escrevi antes, Boss, essa é uma pergunta complexa e controversa, porque a resposta tb pode ser subjetiva...
Eu não costumo ficar olhando para o maestro, salvo em lugares "pré-determinados".
Por exemplo, quando há mudança de compasso, dependendo da mudança, pode haver tb mudança de marcação de unidade. Aí, costumo dar uma olhadinha básica.
Nas mudanças de andamento tb e quando o 6º sentido "avisa" que é hora de olhar pro maestro, porque tem uns que criam o maior caso se os músicos não estão olhando prá eles.
Os maestros são piores que os guitarristas. Guitarrista quer ser visto pelo público. Maestro quer ser visto pelo público e pelos músicos, só que fica de bumbum prá platéia, prá poder olhar pro músico de cara feia e ainda exigir que ele toque bonito depois disso...
Obrigadim e beijoquitas contrabaixísticas estaladas, Boss!!!
Última edição por Voila Marques em Sex Fev 19, 2010 2:42 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : O Boss estava sem beijocas, hahaha!)
outra perguntinha (talvez ignorante, hehehe): dear Voila, li num livro sobre iniciação musical há algum tempo atrás (talvez esse o motivo da minha dúvida) que a "verdadeira" voz Baixo da família das cordas é o violoncelo... Isso procede? Em tempo, que voz teria o Contrabaixo então??? Beijos procê!
P.S.: como admirador da diva-mor do fórum, vou querer meu número também!
bruno the manager- Membro
O que seria da gente se não fosse a Voila.
Adorei essa explicação sobre o maestro.
É isso mesmo, Jiroumaru!!jiroumaru escreveu:Na minha ignorância, sei que tem algo relativo ao andamento da música, no que diz respeito ao andamento. Os gestos indicam o compasso, se ele acelera a orquestra acelera junto, se ele gesticula mais devagar a orquestra desacelera. Provavelmente deve ter mais coisa aí, com certeza a Voila pode responder melhor que eu e se necessário me corrigir.
Os problemas acontecem quando o maestro não sabe o que quer e varia de andamento o tempo todo sem isso estar escrito na partitura (falta de pulsação rítmica); ou quando ele acelera mais que o ensaiado, tornando passagens quase impossíveis de serem tocadas (isso acontece muito na hora do concerto); ou quando ele rallenta (desacelera, obrigada Jiroumaru!) mais que o ensaiado e uma parte da orquestra vai com ele, mas a maioria vai sem ele; ou quando ele se vira para dar entrada pro violino e o som que surge é do violoncelo; ou quando ele rege um 3/4 e é um 4/4 (as acentuações ficam todas tronchas. Uma orquestra boa vai em frente e nem olha mais pro maestro, porque quem olhar se perde. É como se vc estivesse concentrado prá tocar uma música e viesse alguém e ficasse na sua frente dando um monte de tchauzinhos patéticos...), etc...
Enfim... existem situações que estressam, porque um maestro ruim pode derrubar uma orquestra. Já vi casos de chefes de naipe combinarem de se olhar, ou mesmo da orquestra seguir o solista e não olhar pro maestro, pro concerto conseguir sair direito..
Ah, tem isso tb: o maestro tb é responsável pelo "encaixe" da orquestra com o instrumento solista.
Só que tem maestro que tem um talento natural prá não saber nem acompanhar o solista. Daí que o solista vai prum lado e a orquestra prá outro...
Em compensação, quando a orquestra toca bem e às vezes não tão bem, o público acha sempre que os méritos e glórias são todos do maestro e do solista...
Enfim...
Obrigadim e beixins contrabaixísticos procê, Jiroumaru!!!
Última edição por Voila Marques em Sex Fev 19, 2010 2:45 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : O Jiroumaru tb estava sem beijocas... Acho que o Dudu continua roubando as beijocas!)
Simplificando bem a história, o "tal sujeito" que fica balançando os braços é o metrônomo da orquestra, ou seja, se o metrônomo estiver meio "doidão", não tem salvação!
jiroumaru- Membro
bruno the manager escreveu:outra perguntinha (talvez ignorante, hehehe): dear Voila, li num livro sobre iniciação musical há algum tempo atrás (talvez esse o motivo da minha dúvida) que a "verdadeira" voz Baixo da família das cordas é o violoncelo... Isso procede? Em tempo, que voz teria o Contrabaixo então??? Beijos procê!
Bem-vindo ao clubito, Bruno!!! E estreando já com uma pergunta!!! Uau!!!
A resposta para essa sua pergunta é um mistério prá mim, pelo menos por enquanto, ok?
Os instrumentos musicais começaram a aparecer tendo como "padrão" a voz humana.
Lá pelo século XVI, junto com as grandes descobertas e invenções, foram crescendo as experiências com instrumentos e eles passaram a ser classificados por "famílias": famílias dos alaúdes, família das violas da gamba, etc...
As família eram assim classificadas: soprano, para as vozes femininas agudas; contralto, para as vozes femininas graves; tenor, para as vozes masculinas agudas; baixo, para as vozes masculinas graves.
(Isso numa "família" equivaleria ao pai, à mãe, uma filha e um filho).
Só que as experiências e a crescente demanda por coisas novas, acabou também trazendo instrumentos fora desses "padrões": o sopranino (voz de criança, mais aguda que o soprano) e o contrabaixo (voz masculina mais grave que o baixo).
Numa "família" poderíamos fazer a analogia com a voz de uma criança e a de um vovô, hahaha!
Sendo assim, o contrabaixo, instrumento que faz parte da família dos violinos (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) seria a voz do "vovô".
O violino seria o soprano; a viola seria o contralto; o violoncelo seria o tenor; o contrabaixo seria o baixo.
Só que eu não sei porque o violoncelo é considerado o "baixo" da família, já que o contrabaixo é "contra" baixo, ou seja, uma oitava abaixo (9 notas mais grave) do baixo.
Atualmente, acho que isso talvez seja mais uma questão de nomenclatura.
Deve ter alguma razão histórica prá isso. Não tenho como saber isso agora, mas qd alguém me explicar isso, escrevo aqui, ok?
Obrigada e abraços contrabaixísticos procê!!!
RFFanBR escreveu:O que seria da gente se não fosse a Voila.
Obrigada, Fan!!! Bom saber que vc gostou, hahaha!
Beijoquins cbxtkos procê!!!
musa Voila, a pergunta foi mais do que merecidamente bem respondida!!! praticamente um aula!!! eu postei a dúvida, sem ter certeza quanto à classificação, até porq como falei, faz tempo q li esse livro e posso ter me enganado... heheeheheh a memoria não anda la essas coisas! mas acredito q seja como vc disse mesmo... Very thanks and very kisses!!!
jiroumaru escreveu:Simplificando bem a história, o "tal sujeito" que fica balançando os braços é o metrônomo da orquestra, ou seja, se o metrônomo estiver meio "doidão", não tem salvação!
Também, Jiroumaru...
Essa função "metrônomo" funciona bem em músicas muito rápidas.
Se o maestro fizer movimentos grandes em músicas rápidas, o andamento da música cairá (ficará mais lento).
Se o maestro ficar só balançando os braços em movimentos curtos e lineares em uma música lenta e expressiva, a orquestra tocará inexpressivamente a música, mesmo sem olhar o tempo todo para o maestro.
Penso que isso deva acontecer porque para haver sentimento musical tem que haver envolvimento com ela.
Se uma pessoa fica à frente da orquestra como "contador de compasso" (como denominamos maestros ruins ou inexpressivos), não há expressão, não há troca, não há música...
Normalmente, a mão direita do maestro (com ou sem batuta) marca o compasso, e a mão direita faz a expressão.
Só que para a expressão acontecer é necessário o corpo inteiro se mover. Corpo duro= música dura
Obrigada e beijinzitos contrabaixísticos procê, Jiroumaru!!!
Última edição por Voila Marques em Sex Fev 19, 2010 2:59 am, editado 1 vez(es)
bruno the manager escreveu:musa Voila, a pergunta foi mais do que merecidamente bem respondida!!! praticamente um aula!!! eu postei a dúvida, sem ter certeza quanto à classificação, até porq como falei, faz tempo q li esse livro e posso ter me enganado... heheeheheh a memoria não anda la essas coisas! mas acredito q seja como vc disse mesmo... Very thanks and very kisses!!!
Obrigada, Bruno!!! Pena que não pude responder exatamente como gostaria...
Beijoquitíssimas beijoquitas contrabaixísticas!!!
Q é isso, Musa! cada vez que leio seus posts fico mais inteligente! Axo q eu tinha viajado mesmo, pensei ser essa a classificação:
Violino = tenor
Viola = barítono
Violoncello = baixo
eo Contrabaixo = ???
mas lendo a sua explicação, vi que tinha me esquecido dos sopranos... por isso posso estar enganado!!! ehhehehe então, mais uma vez obrigado pela explicação, e principalmente pelas beijocas contrabaixisticas!!!!
Violino = tenor
Viola = barítono
Violoncello = baixo
eo Contrabaixo = ???
mas lendo a sua explicação, vi que tinha me esquecido dos sopranos... por isso posso estar enganado!!! ehhehehe então, mais uma vez obrigado pela explicação, e principalmente pelas beijocas contrabaixisticas!!!!
caraca.... so eu me afastar por míseros 2 meses e o caldo entorna! Como assim clube pra Voila e eu não estou na lista !?!?!?!?!??!?!!
sugiro me colocarem como -1 pra ficar lá no topo!!!!!! e tenho dito!! rs
korg escreveu:caraca.... so eu me afastar por míseros 2 meses e o caldo entorna! Como assim clube pra Voila e eu não estou na lista !?!?!?!?!??!?!!
^Enquanto vc escrevia aqui, Korg querido, eu tava escrevendo no tópico que vc criou, hahaha! Note que os posts são no mesmo horário!
Seja bem-vindissíssimo!!!
O Gus amanhã é que te dará a carteirinha do clubito, ok?
Espero que vc possa nos compensar pela sua ausência e retardo aparecendo aqui com mais frequência, hahaha!
Cuidado, porque senão vai ter esporro-light e mezzo-esporro de novo, hahaha!
Muitos beijitos contrabaixísticos procê!!!
bruno the manager escreveu:Q é isso, Musa! cada vez que leio seus posts fico mais inteligente! Axo q eu tinha viajado mesmo, pensei ser essa a classificação:
Violino = tenor
Viola = barítono
Violoncello = baixo
eo Contrabaixo = ???
^^Viu no que dá fazer parte de um fórum com pouquíssimas baixistas? Esqueceu de vez as vozes femininas, hahaha!
De nadinha e mais beijocas contrabaixísticas!!!
RFFanBR escreveu:O que seria da gente se não fosse a Voila.
(2)
Claudio- Membro
ClaudioBass escreveu:RFFanBR escreveu:O que seria da gente se não fosse a Voila.
(2)
+1 = (3)
O que seria da gente se não fosse a Voila?
korg escreveu:(...) sugiro me colocarem como -1 pra ficar lá no topo!!!!!! e tenho dito!! rs
Coloquei somente porque vc é o cara a ser batido!
Virou membro Vitalício... e vai pagar uma mensalidade mais salgada...
Pra ajudar a Musa a gravar um Super DVD pra gente, profissional com todos os extras possíveis e imagináveis...
Vai valer a pena!
ClaudioBass escreveu:(2)RFFanBR escreveu:O que seria da gente se não fosse a Voila.
^O que seria de mim sem "ocês"????thgbass escreveu:
+1 = (3)
O que seria da gente se não fosse a Voila?
Fala sério, que AVATAR é esse?
Linda demais. . aff maria!
Linda demais. . aff maria!
^Eitha, menino danado esse!! Hahahaha!
Obrigadim e cheirim cbxtko, Thiaguito!!!