Luthieria nacional e os sanduíches
+44
gpraxedes
Johnny hora_Luthier
malka_aff
GutoD
Pedro Jack
LucasSalles123
Lucas94
Diegobass
galegonobaixo
andremega
Thales_Sr
Polli
subgrave
Ricardo
Rdg Bass
LFBruschi
s.martyn
Cayo Castro
Pagode Alto Astral
bwbass
Cris Simões
Rytone
GusVCD
Ducati Monster
jgs
bodhan
Amagomes
joabi
Galdino
NeyBass
tcraposo
DenisLM
J.Adalberto
André Souza
LuCaSbass
Laysson
Ricardo Petrone
Mauricio Luiz Bertola
mum
Gomba
CG
cicero moura
Lapetina
allexcosta
48 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 2 de 5
Página 2 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Re: Luthieria nacional e os sanduíches
Óbvio que tem sustentação, afinal se não tivesse nem conseguiríamos ouvir a nota ou acorde tocado. Só não acredito que a pegada aumente sustain ou ainda diminua sustain, a não ser claro que a pessoa esteja apertando a corda levemente para ela vibrar pouco, mas não creio que seja disto que estamos falando.
Mas como bem disse o GusVCD certamente há diferenças em comparação a uma guitarra, e como o meu instrumento não é o baixo eu não posso dar certezas.
Mas como bem disse o GusVCD certamente há diferenças em comparação a uma guitarra, e como o meu instrumento não é o baixo eu não posso dar certezas.
Ducati Monster escreveu: Só não acredito que a pegada aumente sustain ou ainda diminua sustain, a não ser claro que a pessoa esteja apertando a corda levemente para ela vibrar pouco, mas não creio que seja disto que estamos falando.
Não se esqueça que no baixo utiliza muito o pizicatto, o cara pode ter uma pegada leve ou ser um pedreiro (que é o meu caso).
J.Adalberto escreveu:LuCaSbass escreveu:É o Ibanez?? heheDenisLM escreveu:tenho um baixo inteiriço que é o pior som de todos que eu tenho....
apesar de ter um, acho feião baixos assim.
so pode ser rsrsrsrs
sim!
tudo bem que o conceito de pior é subjetivo, mas sem dúvidas é o que eu menos gosto.
comprei pq precisava de um de 6 cordas razoavelmente barato e não tinha outro na Samash...
^pra que 6 cordas tendo um de 10???
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
^pq um é um baixo e outro é um stick....
o stick alcança notas tão graves quanto um baixo, mas é outro instrumento...
tocabilidade totalmente diferente...
o stick alcança notas tão graves quanto um baixo, mas é outro instrumento...
tocabilidade totalmente diferente...
eu sei
só tinha que cutucar!
rs
só tinha que cutucar!
rs
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
para que serve esse espaço entre os caps coberto com esse negócio preto?allexcosta escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Quanto aos baixos de luthier no Brasil serem "neck-thru" e "sandwichados", tem uma explicação: Moda. Principalmente depois do "impacto", influência dos Alembics no fim dos anos 70. E a propagação de um "mito": A de que os baixos com esse tipo de construção eram, de algumas formas, superiores.
Bem lembrado, Bertola. Antes da fase Fodera a fase Alembic durou vários anos e foi uma época em que baixos parafusados eram considerados inferiores. Muitos luthiers Brasileiros ainda na ativa são filhos dessa fase.
Alembic:
Rytone- Membro
É o que chamam de "ramp". Sinceramente, eu não sei pra que serve...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
DenisLM escreveu:J.Adalberto escreveu:LuCaSbass escreveu:É o Ibanez?? heheDenisLM escreveu:tenho um baixo inteiriço que é o pior som de todos que eu tenho....
so pode ser rsrsrsrs
sim!
tudo bem que o conceito de pior é subjetivo, mas sem dúvidas é o que eu menos gosto.
comprei pq precisava de um de 6 cordas razoavelmente barato e não tinha outro na Samash...
Hehe, te entendo. To com um BTB 1306 e to curtindo o som aqui, troquei as cordas e ficou excelente. Mas realmente não um som que estou acostumado, depois de um longo período usando somente baixos jazz bass ou super-jazz. Mas o timbre dos Bartolinis é excelente, acho que vou me adaptar fácil.
Ramp não tem nada a ver com isso ai... Não faz sentido ramp ser colada no corpo e com altura menor que os captadores.Mauricio Luiz Bertola escreveu:É o que chamam de "ramp". Sinceramente, eu não sei pra que serve...
Mauricio Luiz Bertola escreveu:É o que chamam de "ramp". Sinceramente, eu não sei pra que serve...
Isso é a rampa:
E serve pra pegada da mão direita ficar mais uniforme e menos agressiva.
O acessório do Alembic eu não sei o que é...
LuCaSbass escreveu:DenisLM escreveu:J.Adalberto escreveu:LuCaSbass escreveu:É o Ibanez?? heheDenisLM escreveu:tenho um baixo inteiriço que é o pior som de todos que eu tenho....
so pode ser rsrsrsrs
sim!
Hehe, te entendo. To com um BTB 1306 e to curtindo o som aqui, troquei as cordas e ficou excelente. Mas realmente não um som que estou acostumado, depois de um longo período usando somente baixos jazz bass ou super-jazz. Mas o timbre dos Bartolinis é excelente, acho que vou me adaptar fácil.
uma coisa legal desse baixo (como comentado aqui) é realmente o sustain maior, mas sem muito punch, o que é um problema pra quem toca rock (talvez seja por causa dos bartolinis também..)
o stick é um sanduiche também e sem parafusos, e tem um sustain incrível e muito punch... a captação é villex...
Ducati Monster escreveu:Mas se sustain dependesse da pegada a Fender do Eric Clapton não era pra ter o maior sustain de todas as guitarras?
Acho que não me fiz entender...vamos tentar de novo:
Amagomes escreveu:CG escreveu:Esse negócio de sustain também é relativo, depende de tanta coisa além do metodo de construção...
Inclusive da pegada.
Eu disse INCLUSIVE. Entre os VÁRIOS possíveis fatores citados pelo CG.
Tem hora que é difícil falar alguma coisa por aqui...
Amagomes- Membro
Já tive um baixo "mortadela" e voltei para os parafusados...
joabi- Eterno Colaborador
Peço licença pra opinar, e digo, sandwiche inteiriço, não garante mais sustain, timbre e qualidade, já toquei e reparei diversos deles, importados e brazucas, construídos sem preocupação estrutural na colagem das ripas utilizadas, apenas eram de cores e espessuras diferentes, puramente estetica, e ainda na maioria deles não havia um angulo de "compressão" negativo em relação ao corpo, quando o braço está 2 ou 3 graus inclinado para trás , em relação ao tampo....gerando pouquíssimo afastamento das cordas e possibilidade de instalação e regulagem de ponte e captadores, além de sobrecarregar o tensor
bwbass- Membro
então acho que o amigo já testou os dois na mesma guig?bwbass escreveu:Peço licença pra opinar, e digo, sandwiche inteiriço, não garante mais sustain, timbre e qualidade, já toquei e reparei diversos deles, importados e brazucas, construídos sem preocupação estrutural na colagem das ripas utilizadas, apenas eram de cores e espessuras diferentes, puramente estetica, e ainda na maioria deles não havia um angulo de "compressão" negativo em relação ao corpo, quando o braço está 2 ou 3 graus inclinado para trás , em relação ao tampo....gerando pouquíssimo afastamento das cordas e possibilidade de instalação e regulagem de ponte e captadores, além de sobrecarregar o tensor
pq eu uso o parafusado e o interiço nas mesmas guigs desde janeiro..
vai saber né.
sim, em comparação entre um Jazz Bass 1996, comum, mexicano, baswood, maple, rosewood, etc...e um Ladessa , tabicado, de ipê e marfim, com captadores basslines, outro Tagima 5 cordas koreano, tabicado de maple e walnut, com captadores humbucker soapbar, ambos ativos, o jazz bass possuia mais sustain, além de som mais rico , cordas novas nos três... todos no mesmo amplificador e regulagens de pré....
bwbass- Membro
tah ai um teste que eu to louco pra ver(ouvir)bwbass escreveu:Sim,em comparação entre um Jazz Bass 1996, comum, mexicano, baswood, maple, rosewood, etc...e um Ladessa , tabicado, de ipê e marfim, com captadores basslines, outro Tagima 5 cordas koreano, tabicado de maple e walnut, com captadores humbucker soapbar, ambos ativos, o jazz bass possuia mais sustain, além de som mais rico , cordas novas nos três... todos no mesmo amplificador e regulagens de pré....
O que é tabicado?
tbm queria saberallexcosta escreveu:O que é tabicado?
tabique (ta-bi-que)
s. m.
Parede divisória de madeira ou qualquer outro material que não tijolos.
s. m.
Parede divisória de madeira ou qualquer outro material que não tijolos.
Pagode Alto Astral- Membro
TABICADO ? são as ripas de madeira coladas em sentido longitudinal, que fazem o braço e adentram o corpo, "neck trough body" - braço e corpo inteiriço, quer um bom contra baixo assim ? procure observar no final do corpo ou headstock se as madeiras/ripas da tal peça possuem uma espécie de orientação dos veios , semelhante á um "w" ou "v", com a peça do meio da colagem, com veios "deitados" ou em "pé", prefira aqueles tabiques que não possuirem finas folhas ou secções de decoração - filetes, entre os sarrafos mais grossos...
bwbass- Membro
^
tabique
s. m.
1. Grade de madeira delgada e estreita, cujos vãos se enchem de argamassa.
2. [Por extensão] Divisória, separação.
longarina
Cada uma das vigas longitudinais em que assenta o tabuleiro de uma ponte
tabique
s. m.
1. Grade de madeira delgada e estreita, cujos vãos se enchem de argamassa.
2. [Por extensão] Divisória, separação.
longarina
Cada uma das vigas longitudinais em que assenta o tabuleiro de uma ponte
Na verdade, verbetes á parte, tabique, no" linguajar" dos marceneiros aqui na cidade é entendido por peça de madeira construída por colagens de frações menores, sendo assim que conheci o seu significado coloquial, retro mencionado, grato por seu zêlo com o vernáculo pátrio, assinado:
Pasquale Cipro Neto
Pasquale Cipro Neto
bwbass- Membro
por aqui
o nome é longarina e sanduíche mesmo
o nome é longarina e sanduíche mesmo
bwbass escreveu:Na verdade, verbetes á parte, tabique, no" linguajar" dos marceneiros aqui na cidade é entendido por peça de madeira construída por colagens de frações menores, sendo assim que conheci o seu significado coloquial, retro mencionado, grato por seu zêlo com o vernáculo pátrio, assinado:
Pasquale Cipro Neto
Curti esse cara... ( sério...)
"para que serve esse espaço entre os caps coberto com esse negócio preto?" -
- Alguns tempo atrás, ví uma foto da internet, não sei se no extinto site "BunnyBass" , ou outro fórum americano, havia uma ou duas barras de imã, achatadas embaixo dessa "ramp", segundo a descrição dos moderadores/participantes do fórum servia para reduzir o ruído dos captadores , caso fossem single coil ou humbucker com bobina desligada, pelo que sei isso faz sentido....cancelamento de "humm" por defasagem magnética.....
- Alguns tempo atrás, ví uma foto da internet, não sei se no extinto site "BunnyBass" , ou outro fórum americano, havia uma ou duas barras de imã, achatadas embaixo dessa "ramp", segundo a descrição dos moderadores/participantes do fórum servia para reduzir o ruído dos captadores , caso fossem single coil ou humbucker com bobina desligada, pelo que sei isso faz sentido....cancelamento de "humm" por defasagem magnética.....
bwbass- Membro
allexcosta escreveu:Muito tem se falado dos sanduíches aparentes presentes em 99% dos baixos fabricados no Brasil.
A verdade é a seguinte: É mais rápido, mais fácil e mais seguro, simples assim...
desculpe allex mas não concordo com vc, não é mais rapido, nem é mais facil, sim é mais seguro, esse serviço de colagem de longarinas da um trabalho danado pra fazer, e não é só estética não, isso tem todo um estudo do corte da madeira, não só da longarina, tbm das madeiras do braço, pra que se extraia do braço a maior sustentação possivel.
e no quesito estética, é tudo uma questão de bom senso né, tudo em excesso não é muito salutar né, convenhamos um baixo com 30 tipos de madeira não creio que va ficar muito interessante não. Uma coisa que sempre viso nos meus instrumentos é a combinação entre as cores das madeiras, entre o modelo do baixo, que tipo de hardwares vai ter, enfim uma serie de coisas pra que se tenha uma harmonia no instrumento.
pessoal esse é o meu ver do assunto.
Depoimento importantíssimo do Samuel.
Merece ser citado como exemplo de design sanduíche (e sua influencia mundo afora).
Merece ser citado como exemplo de design sanduíche (e sua influencia mundo afora).
Convidado- Convidado
^Pra falar verdade sempre tive GAS por Ken Smith, junto com outros, mas como não tava na onda de 6 cordas pouco ia atras... agora a GAS ta nas alturas, mesmo com um excelente baixo aqui... Os sons desse primeiro disco do Patitucci e do Duo do Zeli tão me tirando o sono hehehe
O do Patitucci sem dúvida é um dos timbres mais bonitos que já ouvi.
Sei que vc conhece, mas pra aumentar a GAS (e pra quem nao conhece):
Sei que vc conhece, mas pra aumentar a GAS (e pra quem nao conhece):
Convidado- Convidado
^eu tinha isso ai em video faz muito tempo, mas essa semana baixei em dvd só pra ter melhor qualidade heheheh
Fantástico!
Fantástico!
Esse lance de que os primeiros discos dele são ruins é só fofóquis!! Tá cheio de temas incríveis neles. Mesmo pro pessoal que não curte os timbres Elektric Band, a sonoridade deles é bem diferente.
Convidado- Convidado
Gosto muito desse:
Abraços
O Allex já havia recomendado esse dvd, fantástico principalmente o DVD 2 onde ele trata mais sobre os acordes.LuCaSbass escreveu:^eu tinha isso ai em video faz muito tempo, mas essa semana baixei em dvd só pra ter melhor qualidade heheheh
Fantástico!
Abraços
LFBruschi- Membro
Que maravilha esse Pedulla, LFBruschi!
Não ligaria muito se tivesse um Ken Smith com sanduíche.
opiniões sobre o "rainbow bass" do les claypool? acho que se encaixa no tópico aqui
^O proprietário toca demais, mas o baixo é bizarro!!
tambem acho beeeeeeeeeem bizarro e esse deve ter dado 10000000000x mais trabalho que os "sanduiches" que costumamos ver com mais frequencia
Meu Peavey tem colagem de madeiras:
Rdg Bass escreveu:Não ligaria muito se tivesse um Ken Smith com sanduíche.
Eu te digo que também não... mas não é mesmo minha praia, esteticamente falando...
O corpo dos Jazz Bass é feito em bloco único de madeira? Se não for pode ser considerado uma espécie de sanduiche?
Pelo que sei nem Fender American mais é feito em bloco único a muito tempo no caso das guitarras.
Pelo que sei nem Fender American mais é feito em bloco único a muito tempo no caso das guitarras.
^^Não acho que seja o caso. Em geral, quando se fala em sanduíche, a combinação de diferentes madeiras tem o objetivo de alterar o timbre pelas características de cada madeira ou então de gerar maior estabilidade, no caso dos braços. O caso da Fender (e de outras também) me parece uma simples medida para aproveitar melhor as madeiras e, talvez, baratear o custo da produção. Eu não chamaria de sanduíche.
abs,
Ducati Monster escreveu:O corpo dos Jazz Bass é feito em bloco único de madeira? Se não for pode ser considerado uma espécie de sanduiche?
A gente tá falando de outra coisa...
Ducati Monster escreveu:O corpo dos Jazz Bass é feito em bloco único de madeira? Se não for pode ser considerado uma espécie de sanduiche?
A maior parte dos que eu construo, é.
Sem querer desvirtuar o tópico já que allexcosta disse que não era sobre isso, mas só pra concluir.
É interessante como numa construção "caseira" provavelmente da forma como o Mauricio faz é cuidado para construir o corpo com apenas uma peça, mas será que a colagem de 2 peças ou mais em um corpo de baixo/guitarra parafusado traz alterações no timbre? Nunca vi um estudo com embasamento científico sobre o assunto e se fosse verdadeiro os fabricantes poderiam investir mais em reflorestamentos e usar madeiras de árvores mais novas colando as peças.
Edit: Como se regula oitava neste baixo?
É interessante como numa construção "caseira" provavelmente da forma como o Mauricio faz é cuidado para construir o corpo com apenas uma peça, mas será que a colagem de 2 peças ou mais em um corpo de baixo/guitarra parafusado traz alterações no timbre? Nunca vi um estudo com embasamento científico sobre o assunto e se fosse verdadeiro os fabricantes poderiam investir mais em reflorestamentos e usar madeiras de árvores mais novas colando as peças.
Edit: Como se regula oitava neste baixo?
Rdg Bass- Membro
s.martyn escreveu:desculpe allex mas não concordo com vc, não é mais rapido, nem é mais facil, sim é mais seguro, esse serviço de colagem de longarinas da um trabalho danado pra fazer, e não é só estética não, isso tem todo um estudo do corte da madeira, não só da longarina, tbm das madeiras do braço, pra que se extraia do braço a maior sustentação possivel.
Não digo mais fácil que um braço parafusado em uma peça só, digo mais fácil que um set-neck com top inteiro. No sistema neck-through verdadeiro com longarinas (que é o que estamos discutindo nesse tópico), uma vez que a estrutura está pronta é só vir com as laterais e colar, certo?
Página 2 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 2 de 5
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos