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Mensagem por Ducati Monster Qua Set 14, 2011 3:27 pm

Óbvio que tem sustentação, afinal se não tivesse nem conseguiríamos ouvir a nota ou acorde tocado. Só não acredito que a pegada aumente sustain ou ainda diminua sustain, a não ser claro que a pessoa esteja apertando a corda levemente para ela vibrar pouco, mas não creio que seja disto que estamos falando.

Mas como bem disse o GusVCD certamente há diferenças em comparação a uma guitarra, e como o meu instrumento não é o baixo eu não posso dar certezas.

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Mensagem por CG Qua Set 14, 2011 3:31 pm

Ducati Monster escreveu: Só não acredito que a pegada aumente sustain ou ainda diminua sustain, a não ser claro que a pessoa esteja apertando a corda levemente para ela vibrar pouco, mas não creio que seja disto que estamos falando.

Não se esqueça que no baixo utiliza muito o pizicatto, o cara pode ter uma pegada leve ou ser um pedreiro (que é o meu caso).

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Mensagem por DenisLM Qua Set 14, 2011 4:29 pm

J.Adalberto escreveu:
LuCaSbass escreveu:
DenisLM escreveu:tenho um baixo inteiriço que é o pior som de todos que eu tenho....
Laughing

apesar de ter um, acho feião baixos assim.

É o Ibanez?? hehe

so pode ser rsrsrsrs


sim!
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tudo bem que o conceito de pior é subjetivo, mas sem dúvidas é o que eu menos gosto.
comprei pq precisava de um de 6 cordas razoavelmente barato e não tinha outro na Samash... Laughing
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Mensagem por Lapetina Qua Set 14, 2011 4:34 pm

^pra que 6 cordas tendo um de 10???

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Mensagem por DenisLM Qua Set 14, 2011 4:36 pm

^pq um é um baixo e outro é um stick....
o stick alcança notas tão graves quanto um baixo, mas é outro instrumento...
tocabilidade totalmente diferente...
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Mensagem por Lapetina Qua Set 14, 2011 5:12 pm

eu sei
só tinha que cutucar!
rs
up

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Mensagem por Rytone Qua Set 14, 2011 5:19 pm

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Quanto aos baixos de luthier no Brasil serem "neck-thru" e "sandwichados", tem uma explicação: Moda. Principalmente depois do "impacto", influência dos Alembics no fim dos anos 70. E a propagação de um "mito": A de que os baixos com esse tipo de construção eram, de algumas formas, superiores.

Bem lembrado, Bertola. Antes da fase Fodera a fase Alembic durou vários anos e foi uma época em que baixos parafusados eram considerados inferiores. Muitos luthiers Brasileiros ainda na ativa são filhos dessa fase.

Alembic:

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para que serve esse espaço entre os caps coberto com esse negócio preto?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 14, 2011 5:23 pm

É o que chamam de "ramp". Sinceramente, eu não sei pra que serve...
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Mensagem por LuCaSbass Qua Set 14, 2011 5:31 pm

DenisLM escreveu:
J.Adalberto escreveu:
LuCaSbass escreveu:
DenisLM escreveu:tenho um baixo inteiriço que é o pior som de todos que eu tenho....
Laughing

apesar de ter um, acho feião baixos assim.

É o Ibanez?? hehe

so pode ser rsrsrsrs


sim!
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tudo bem que o conceito de pior é subjetivo, mas sem dúvidas é o que eu menos gosto.
comprei pq precisava de um de 6 cordas razoavelmente barato e não tinha outro na Samash... Laughing

Hehe, te entendo. To com um BTB 1306 e to curtindo o som aqui, troquei as cordas e ficou excelente. Mas realmente não um som que estou acostumado, depois de um longo período usando somente baixos jazz bass ou super-jazz. Mas o timbre dos Bartolinis é excelente, acho que vou me adaptar fácil.

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Mensagem por LuCaSbass Qua Set 14, 2011 5:33 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:É o que chamam de "ramp". Sinceramente, eu não sei pra que serve...
Ramp não tem nada a ver com isso ai... Não faz sentido ramp ser colada no corpo e com altura menor que os captadores.

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Mensagem por allexcosta Qua Set 14, 2011 5:37 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:É o que chamam de "ramp". Sinceramente, eu não sei pra que serve...

Isso é a rampa:

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E serve pra pegada da mão direita ficar mais uniforme e menos agressiva.

O acessório do Alembic eu não sei o que é...

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Mensagem por DenisLM Qua Set 14, 2011 5:39 pm

LuCaSbass escreveu:
DenisLM escreveu:
J.Adalberto escreveu:
LuCaSbass escreveu:
DenisLM escreveu:tenho um baixo inteiriço que é o pior som de todos que eu tenho....
Laughing

apesar de ter um, acho feião baixos assim.

É o Ibanez?? hehe

so pode ser rsrsrsrs


sim!
Laughing

tudo bem que o conceito de pior é subjetivo, mas sem dúvidas é o que eu menos gosto.
comprei pq precisava de um de 6 cordas razoavelmente barato e não tinha outro na Samash... Laughing

Hehe, te entendo. To com um BTB 1306 e to curtindo o som aqui, troquei as cordas e ficou excelente. Mas realmente não um som que estou acostumado, depois de um longo período usando somente baixos jazz bass ou super-jazz. Mas o timbre dos Bartolinis é excelente, acho que vou me adaptar fácil.

uma coisa legal desse baixo (como comentado aqui) é realmente o sustain maior, mas sem muito punch, o que é um problema pra quem toca rock (talvez seja por causa dos bartolinis também..)
o stick é um sanduiche também e sem parafusos, e tem um sustain incrível e muito punch... a captação é villex...
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Mensagem por Amagomes Qua Set 14, 2011 7:25 pm

Ducati Monster escreveu:Mas se sustain dependesse da pegada a Fender do Eric Clapton não era pra ter o maior sustain de todas as guitarras?

Acho que não me fiz entender...vamos tentar de novo:
Amagomes escreveu:
CG escreveu:Esse negócio de sustain também é relativo, depende de tanta coisa além do metodo de construção...

Inclusive da pegada.

Eu disse INCLUSIVE. Entre os VÁRIOS possíveis fatores citados pelo CG.

Tem hora que é difícil falar alguma coisa por aqui... No
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Mensagem por Cris Simões Qui Set 15, 2011 12:46 am

Já tive um baixo "mortadela" e voltei para os parafusados...

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Mensagem por joabi Qui Set 15, 2011 1:39 am



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Mensagem por bwbass Qui Set 15, 2011 6:40 pm

Peço licença pra opinar, e digo, sandwiche inteiriço, não garante mais sustain, timbre e qualidade, já toquei e reparei diversos deles, importados e brazucas, construídos sem preocupação estrutural na colagem das ripas utilizadas, apenas eram de cores e espessuras diferentes, puramente estetica, e ainda na maioria deles não havia um angulo de "compressão" negativo em relação ao corpo, quando o braço está 2 ou 3 graus inclinado para trás , em relação ao tampo....gerando pouquíssimo afastamento das cordas e possibilidade de instalação e regulagem de ponte e captadores, além de sobrecarregar o tensor
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Mensagem por cicero moura Qui Set 15, 2011 8:39 pm

bwbass escreveu:Peço licença pra opinar, e digo, sandwiche inteiriço, não garante mais sustain, timbre e qualidade, já toquei e reparei diversos deles, importados e brazucas, construídos sem preocupação estrutural na colagem das ripas utilizadas, apenas eram de cores e espessuras diferentes, puramente estetica, e ainda na maioria deles não havia um angulo de "compressão" negativo em relação ao corpo, quando o braço está 2 ou 3 graus inclinado para trás , em relação ao tampo....gerando pouquíssimo afastamento das cordas e possibilidade de instalação e regulagem de ponte e captadores, além de sobrecarregar o tensor
então acho que o amigo já testou os dois na mesma guig?
pq eu uso o parafusado e o interiço nas mesmas guigs desde janeiro..
vai saber né.

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Mensagem por bwbass Qui Set 15, 2011 9:50 pm

sim, em comparação entre um Jazz Bass 1996, comum, mexicano, baswood, maple, rosewood, etc...e um Ladessa , tabicado, de ipê e marfim, com captadores basslines, outro Tagima 5 cordas koreano, tabicado de maple e walnut, com captadores humbucker soapbar, ambos ativos, o jazz bass possuia mais sustain, além de som mais rico , cordas novas nos três... todos no mesmo amplificador e regulagens de pré....
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Mensagem por cicero moura Sex Set 16, 2011 9:45 am

bwbass escreveu:Sim,em comparação entre um Jazz Bass 1996, comum, mexicano, baswood, maple, rosewood, etc...e um Ladessa , tabicado, de ipê e marfim, com captadores basslines, outro Tagima 5 cordas koreano, tabicado de maple e walnut, com captadores humbucker soapbar, ambos ativos, o jazz bass possuia mais sustain, além de som mais rico , cordas novas nos três... todos no mesmo amplificador e regulagens de pré....
tah ai um teste que eu to louco pra ver(ouvir)

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Mensagem por allexcosta Sex Set 16, 2011 9:46 am

O que é tabicado?

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Mensagem por cicero moura Sex Set 16, 2011 10:14 am

allexcosta escreveu:O que é tabicado?
tbm queria saber

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Mensagem por Pagode Alto Astral Sex Set 16, 2011 10:17 am

tabique (ta-bi-que)

s. m.

Parede divisória de madeira ou qualquer outro material que não tijolos.



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Mensagem por bwbass Sex Set 16, 2011 2:41 pm

TABICADO ? são as ripas de madeira coladas em sentido longitudinal, que fazem o braço e adentram o corpo, "neck trough body" - braço e corpo inteiriço, quer um bom contra baixo assim ? procure observar no final do corpo ou headstock se as madeiras/ripas da tal peça possuem uma espécie de orientação dos veios , semelhante á um "w" ou "v", com a peça do meio da colagem, com veios "deitados" ou em "pé", prefira aqueles tabiques que não possuirem finas folhas ou secções de decoração - filetes, entre os sarrafos mais grossos...
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Mensagem por cicero moura Sex Set 16, 2011 3:31 pm

^
tabique
s. m.
1. Grade de madeira delgada e estreita, cujos vãos se enchem de argamassa.
2. [Por extensão] Divisória, separação.

longarina
Cada uma das vigas longitudinais em que assenta o tabuleiro de uma ponte

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Mensagem por bwbass Sex Set 16, 2011 7:34 pm

Na verdade, verbetes á parte, tabique, no" linguajar" dos marceneiros aqui na cidade é entendido por peça de madeira construída por colagens de frações menores, sendo assim que conheci o seu significado coloquial, retro mencionado, grato por seu zêlo com o vernáculo pátrio, assinado:
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Mensagem por cicero moura Sex Set 16, 2011 7:49 pm

por aqui
o nome é longarina e sanduíche mesmo

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Mensagem por Cayo Castro Sex Set 16, 2011 8:31 pm

bwbass escreveu:Na verdade, verbetes á parte, tabique, no" linguajar" dos marceneiros aqui na cidade é entendido por peça de madeira construída por colagens de frações menores, sendo assim que conheci o seu significado coloquial, retro mencionado, grato por seu zêlo com o vernáculo pátrio, assinado:
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Curti esse cara... :curti: ( sério...)

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Mensagem por Gomba Sex Set 16, 2011 9:52 pm

^

eu tbm
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Mensagem por bwbass Sáb Set 17, 2011 1:21 am

"para que serve esse espaço entre os caps coberto com esse negócio preto?" -

- Alguns tempo atrás, ví uma foto da internet, não sei se no extinto site "BunnyBass" , ou outro fórum americano, havia uma ou duas barras de imã, achatadas embaixo dessa "ramp", segundo a descrição dos moderadores/participantes do fórum servia para reduzir o ruído dos captadores , caso fossem single coil ou humbucker com bobina desligada, pelo que sei isso faz sentido....cancelamento de "humm" por defasagem magnética.....



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Mensagem por s.martyn Sáb Set 17, 2011 6:02 pm

allexcosta escreveu:Muito tem se falado dos sanduíches aparentes presentes em 99% dos baixos fabricados no Brasil.

A verdade é a seguinte: É mais rápido, mais fácil e mais seguro, simples assim...

desculpe allex mas não concordo com vc, não é mais rapido, nem é mais facil, sim é mais seguro, esse serviço de colagem de longarinas da um trabalho danado pra fazer, e não é só estética não, isso tem todo um estudo do corte da madeira, não só da longarina, tbm das madeiras do braço, pra que se extraia do braço a maior sustentação possivel.
e no quesito estética, é tudo uma questão de bom senso né, tudo em excesso não é muito salutar né, convenhamos um baixo com 30 tipos de madeira não creio que va ficar muito interessante não. Uma coisa que sempre viso nos meus instrumentos é a combinação entre as cores das madeiras, entre o modelo do baixo, que tipo de hardwares vai ter, enfim uma serie de coisas pra que se tenha uma harmonia no instrumento.

pessoal esse é o meu ver do assunto.

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Mensagem por Convidado Sáb Set 17, 2011 6:48 pm

Depoimento importantíssimo do Samuel.

Merece ser citado como exemplo de design sanduíche (e sua influencia mundo afora).

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Luthieria nacional e os sanduíches - Página 2 John%252520patitucci

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Mensagem por LuCaSbass Sáb Set 17, 2011 7:03 pm

^Pra falar verdade sempre tive GAS por Ken Smith, junto com outros, mas como não tava na onda de 6 cordas pouco ia atras... agora a GAS ta nas alturas, mesmo com um excelente baixo aqui... Os sons desse primeiro disco do Patitucci e do Duo do Zeli tão me tirando o sono hehehe

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Mensagem por Convidado Sáb Set 17, 2011 7:06 pm

O do Patitucci sem dúvida é um dos timbres mais bonitos que já ouvi.

Sei que vc conhece, mas pra aumentar a GAS (e pra quem nao conhece):




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Mensagem por LuCaSbass Sáb Set 17, 2011 7:09 pm

^eu tinha isso ai em video faz muito tempo, mas essa semana baixei em dvd só pra ter melhor qualidade heheheh
Fantástico!

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Mensagem por Convidado Sáb Set 17, 2011 7:12 pm

Esse lance de que os primeiros discos dele são ruins é só fofóquis!! Tá cheio de temas incríveis neles. Mesmo pro pessoal que não curte os timbres Elektric Band, a sonoridade deles é bem diferente.

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Mensagem por LFBruschi Sáb Set 17, 2011 7:13 pm

Gosto muito desse:

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LuCaSbass escreveu:^eu tinha isso ai em video faz muito tempo, mas essa semana baixei em dvd só pra ter melhor qualidade heheheh
Fantástico!
O Allex já havia recomendado esse dvd, fantástico principalmente o DVD 2 onde ele trata mais sobre os acordes.
Abraços
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Mensagem por joabi Sáb Set 17, 2011 7:45 pm


Que maravilha esse Pedulla, LFBruschi!

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Mensagem por Rdg Bass Dom Set 18, 2011 3:38 pm

Não ligaria muito se tivesse um Ken Smith com sanduíche.

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Mensagem por jgs Dom Set 18, 2011 3:45 pm

opiniões sobre o "rainbow bass" do les claypool? acho que se encaixa no tópico aqui

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Set 18, 2011 3:53 pm

^O proprietário toca demais, mas o baixo é bizarro!!
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Mensagem por jgs Dom Set 18, 2011 3:58 pm

tambem acho beeeeeeeeeem bizarro e esse deve ter dado 10000000000x mais trabalho que os "sanduiches" que costumamos ver com mais frequencia

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Mensagem por Ricardo Dom Set 18, 2011 7:12 pm

Meu Peavey tem colagem de madeiras:
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Mensagem por Gomba Dom Set 18, 2011 8:44 pm

Rdg Bass escreveu:Não ligaria muito se tivesse um Ken Smith com sanduíche.

Eu te digo que também não... mas não é mesmo minha praia, esteticamente falando...
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Mensagem por Ducati Monster Ter Set 20, 2011 1:18 am

O corpo dos Jazz Bass é feito em bloco único de madeira? Se não for pode ser considerado uma espécie de sanduiche?
Pelo que sei nem Fender American mais é feito em bloco único a muito tempo no caso das guitarras.

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Mensagem por joabi Ter Set 20, 2011 1:45 am


^^Não acho que seja o caso. Em geral, quando se fala em sanduíche, a combinação de diferentes madeiras tem o objetivo de alterar o timbre pelas características de cada madeira ou então de gerar maior estabilidade, no caso dos braços. O caso da Fender (e de outras também) me parece uma simples medida para aproveitar melhor as madeiras e, talvez, baratear o custo da produção. Eu não chamaria de sanduíche.

abs,

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Mensagem por allexcosta Ter Set 20, 2011 8:28 am

Ducati Monster escreveu:O corpo dos Jazz Bass é feito em bloco único de madeira? Se não for pode ser considerado uma espécie de sanduiche?
Pelo que sei nem Fender American mais é feito em bloco único a muito tempo no caso das guitarras.

A gente tá falando de outra coisa...

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 20, 2011 10:25 am

Ducati Monster escreveu:O corpo dos Jazz Bass é feito em bloco único de madeira? Se não for pode ser considerado uma espécie de sanduiche?
Pelo que sei nem Fender American mais é feito em bloco único a muito tempo no caso das guitarras.

A maior parte dos que eu construo, é.
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Mensagem por Ducati Monster Ter Set 20, 2011 10:34 am

Sem querer desvirtuar o tópico já que allexcosta disse que não era sobre isso, mas só pra concluir.

É interessante como numa construção "caseira" provavelmente da forma como o Mauricio faz é cuidado para construir o corpo com apenas uma peça, mas será que a colagem de 2 peças ou mais em um corpo de baixo/guitarra parafusado traz alterações no timbre? Nunca vi um estudo com embasamento científico sobre o assunto e se fosse verdadeiro os fabricantes poderiam investir mais em reflorestamentos e usar madeiras de árvores mais novas colando as peças.

Edit: Como se regula oitava neste baixo?

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Mensagem por Rdg Bass Ter Set 20, 2011 11:28 am

Olha esse que horrível.

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Mensagem por allexcosta Qui Set 22, 2011 1:05 pm

s.martyn escreveu:desculpe allex mas não concordo com vc, não é mais rapido, nem é mais facil, sim é mais seguro, esse serviço de colagem de longarinas da um trabalho danado pra fazer, e não é só estética não, isso tem todo um estudo do corte da madeira, não só da longarina, tbm das madeiras do braço, pra que se extraia do braço a maior sustentação possivel.

Não digo mais fácil que um braço parafusado em uma peça só, digo mais fácil que um set-neck com top inteiro. No sistema neck-through verdadeiro com longarinas (que é o que estamos discutindo nesse tópico), uma vez que a estrutura está pronta é só vir com as laterais e colar, certo?

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