Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
dekobass1982 escreveu:Olá Pessoal, no manual da caixa Hartke 4.5XL tem a especificação: 99dB @ 1W/1M.
Alguém saberia explicar o que vem a ser isso por favor?
É o rendimento da caixa. Na verdade, há um certo padrão que pode ser comparado.joabi escreveu:
ˆˆ
Não sou o Thales, mas acho que posso ajudar nessa. É uma medida de desempenho da caixa (sensitivity). Cada fabricante parece ter seu 'jeitinho' de fazer essa medição ficar maior, portanto, não leve muito ao pé da letra... em geral, acima de 95dB já tá valendo.
abs,
A medida normalmente é feita aplicando 1W na caixa, e medindo o volume sonoro a 1 metro de distância. O que tiver maior número é mais eficiente.
O que acontece é que tem fabricante que posta a TENSÃO aplicada na caixa, ao invés da POTÊNCIA. Aí, deve-se calcular qual a potência dissipada para aquela tensão (P = V²/R), e fazer a correção para poder comparar corretamente.
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Thales_Sr- Moderador
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Caro amigo Thales.
Estou com um problema no meu baixo (Gianini Stratosonic 1980), fiquei com ele muito tempo parado, mais ou menos 4 anos, e agora resolvi tocá-lo novamente. Ocorre que o nível de ruído está excessivo. Percebi que quando seguro na parte de metal do meu plug, o nível de ruído chega a ser praticamente inaldível. Como posso resolver esse problema? Desde já obrigado amigo.
Estou com um problema no meu baixo (Gianini Stratosonic 1980), fiquei com ele muito tempo parado, mais ou menos 4 anos, e agora resolvi tocá-lo novamente. Ocorre que o nível de ruído está excessivo. Percebi que quando seguro na parte de metal do meu plug, o nível de ruído chega a ser praticamente inaldível. Como posso resolver esse problema? Desde já obrigado amigo.
Oziel Mendes- Membro
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Olá, seja bem-vindo ao fórum.Oziel Mendes escreveu:Caro amigo Thales.
Estou com um problema no meu baixo (Gianini Stratosonic 1980), fiquei com ele muito tempo parado, mais ou menos 4 anos, e agora resolvi tocá-lo novamente. Ocorre que o nível de ruído está excessivo. Percebi que quando seguro na parte de metal do meu plug, o nível de ruído chega a ser praticamente inaldível. Como posso resolver esse problema? Desde já obrigado amigo.
O problema do seu baixo parece ser falta de blindagem. Considerando que ele ficou um bom tempo parado, eu sugiro você fazer uma revisão completa da parte elétrica dele, e fazer a blindagem das cavidades. Tem um tutorial de blindagem aqui no fórum muito bom, se você tiver alguma habilidade com o ferro de solda pode fazer você mesmo.
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Thales_Sr- Moderador
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Como sou novato aqui no fórum, nem me dei conta do já tão visitado tópico sobre blindagem. Acho que a partir de agora já sou um expert em blindagem. Vou fazer no meu bass, aí posto o resultado lá e aqui. Abraço Thales.
Oziel Mendes- Membro
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Localização : Altamira
Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Thales, não sei se é querer demais, mas você poderia explicar exatamente o que o capacitor faz no sinal do baixo? Eu notei que ele fica ligado entre o terminal do potenciometro e o terra. e quando o tone esta no máximo o sinal passa pelo capacitor.
Pode explicar direitinho por favor?
Thx
Pode explicar direitinho por favor?
Thx
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Tranquilo.malka_aff escreveu:Thales, não sei se é querer demais, mas você poderia explicar exatamente o que o capacitor faz no sinal do baixo? Eu notei que ele fica ligado entre o terminal do potenciometro e o terra. e quando o tone esta no máximo o sinal passa pelo capacitor.
Pode explicar direitinho por favor?
Thx
Primeiro, vou explicar brevemente como funciona cada um dos componentes (potenciômetro e capacitor) para poder explicar o que ocorre:
- O potenciômetro funciona como uma resistência variável, que você altera à medida que gira o eixo do pot.
Com isso, você pode ter entre dois pinos desde uma resistência nula, até o valor máximo de resistência do pot (um pot de 500k varia de 0 a 500k sua resistência entre o pino do meio e um dos pinos externos).
Vamos dizer que esse potenciômetro da imagem seja de 100k. Digamos que na posição atual, ele estaria em 30% do curso.
Com isso, se utilizássemos um ohmímetro (que mede resistências) entre A e C, veríamos 30k. Se medíssemos entre B e C, teríamos 70k. Entre A e B sempre teremos 100k.
- O capacitor é, em sua essência, composto de duas placas paralelas. Quando se aplica tensão nelas, há uma tendência de elas quererem se atrair, pois uma fica carregada positivamente, e a outra negativamente, assim acumulando energia. Ao se manter uma tensão constante no capacitor, há um instante de carga, e depois cessa a passagem de corrente. Portanto, a resistência do capacitor, em DC, é nula. Porém, para sinais de frequência diferentes de zero, a resistência do capacitor vai diminuindo, e à medida que a frequência aumenta, ele vai se tornando um curto-circuito.
Vamos olhar para essa imagem:
Veja que o fio que carrega o sinal dos captadores está conectado ao pino do meio do pot de tone, e dali segue para o jack.
Na perna de cima do pot de tone, há um capacitor ligado ao terra.
Quando o tone está na posição "0", todo fechado, temos um capacitor ligando o sinal diretamente ao terra. Como explicado acima, quanto mais alta a frequência do sinal, menor a resistência do capacitor. Portanto, o sinal de alta frequência "vaza" todo pelo capacitor para o terra. Os sons graves enfrentam uma resistência maior por parte do capacitor, e passam direto para o amplificador.
Quando o tone está aberto, há uma resistência (a resistência do pot) em série com o capacitor. Com isso, o sinal enfrenta muita resistência para ir diretamente para o terra por ali, e passa praticamente inalterado para o amplificador.
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Thales_Sr- Moderador
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Ah, eu "roubei" a imagem do potenciômetro desse site:
http://www.eletronica24h.com.br/Curso%20CC/aparte1/aulas1/aula002.html
Gostei dessa introdução à eletrônica, quem estiver interessado em aprender um pouco sobre o assunto dá uma lida na página que é legal.
http://www.eletronica24h.com.br/Curso%20CC/aparte1/aulas1/aula002.html
Gostei dessa introdução à eletrônica, quem estiver interessado em aprender um pouco sobre o assunto dá uma lida na página que é legal.
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Thales_Sr- Moderador
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Então o capacitor funciona tipo um filtro, quando eu fecho o meu tone, na verdade estou abrindo ele e o sinal passa pelo capacitor, mas ele só deixa passar os agudos, então, os graves sofrem uma resistencia, e acabam indo para o amplificador por ser mais "fácil" o caminho para lá. Quando eu coloco o pot no máximo eu aumento a resistência antes do capacitor e todo o sinal passa direto para o amplificador.
isso?
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Sim, isso aí.malka_aff escreveu:Então o capacitor funciona tipo um filtro, quando eu fecho o meu tone, na verdade estou abrindo ele e o sinal passa pelo capacitor, mas ele só deixa passar os agudos, então, os graves sofrem uma resistencia, e acabam indo para o amplificador por ser mais "fácil" o caminho para lá. Quando eu coloco o pot no máximo eu aumento a resistência antes do capacitor e todo o sinal passa direto para o amplificador.
isso?
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Thales_Sr- Moderador
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Só pra complicar um pouquinho meu amigo Thales!
O que ocorreria com o circuito elétrico e resultado final do som de um contrabaixo, caso não fosse ligado um capacitor no tone?
Outras perguntas:
Fui esses dias comprar um capacitor na eletrônica e solicitei o 0.047, aí o vendedor me perguntou qual a voltagem e fiquei sem saber o que dizer, uma vez que não tinha um modelo similiar.
1) Nesse caso, posso comprar de qualquer voltagem?
2) Qual a diferença entre capacitor cerâmico, poliester e electrolítico?
3) Posso utilizar qualquer um desses na ligação?
O que ocorreria com o circuito elétrico e resultado final do som de um contrabaixo, caso não fosse ligado um capacitor no tone?
Outras perguntas:
Fui esses dias comprar um capacitor na eletrônica e solicitei o 0.047, aí o vendedor me perguntou qual a voltagem e fiquei sem saber o que dizer, uma vez que não tinha um modelo similiar.
1) Nesse caso, posso comprar de qualquer voltagem?
2) Qual a diferença entre capacitor cerâmico, poliester e electrolítico?
3) Posso utilizar qualquer um desses na ligação?
Oziel Mendes- Membro
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
não sou o Thales, mas vamos ver se eu entendi o que ele explicou.
Se você ligar o pot sem o capacitor. O pot de Tone vira mais um pot de volume.
A "voltagem" (termo correto é tensão) do capacitor não influencia muito, compra um de tensão baixa que já serve.
O capacitor eletrolítico tem polos (positivo e negativo), os outros não.
Acho que só não pode usar o eletrolítico.
Se você ligar o pot sem o capacitor. O pot de Tone vira mais um pot de volume.
A "voltagem" (termo correto é tensão) do capacitor não influencia muito, compra um de tensão baixa que já serve.
O capacitor eletrolítico tem polos (positivo e negativo), os outros não.
Acho que só não pode usar o eletrolítico.
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Se não ligar NADA no lugar do capacitor, o pot de tone vira só enfeite.O que ocorreria com o circuito elétrico e resultado final do som de um contrabaixo, caso não fosse ligado um capacitor no tone?
Se ligar um fio no lugar do capacitor, acontece o que o malka falou: vira um controle de volume meio fuleiro...
1) Pra usar no instrumento, qualquer especificação de tensão serve. Quanto menor, melhor, pois o capacitor de menor tensão é menor.Fui esses dias comprar um capacitor na eletrônica e solicitei o 0.047, aí o vendedor me perguntou qual a voltagem e fiquei sem saber o que dizer, uma vez que não tinha um modelo similiar.
1) Nesse caso, posso comprar de qualquer voltagem?
2) Qual a diferença entre capacitor cerâmico, poliester e electrolítico?
3) Posso utilizar qualquer um desses na ligação?
2) Pra mim, não muita coisa... Tem quem prefira usar poliéster ao invés de cerâmicos, dizem que dá menos ruído. Eletrolítico não é usado nesse caso, tanto por ter polaridade, como pelo tamanho, e também porque normalmente eles têm capacitância muito alta para esse uso.
3) Você vai encontrar os cerâmicos e de poliester nesse valor que você precisa. Eletrolítico acho difícil de você encontrar. De qualquer forma, ele não serve pra usar no tone.
Normalmente vendedor de eletrônica vai entender você pedir um capacitor de 47k ou 47n... Quando você menciona 'microfarad' ele já pensa logo em capacitor eletrolítico, e não vai encontrar o valor lá.
47k seria 47kpF (kilo pico farad = nano farad), e é o "vocabulário" mais comum entre vendedores de eletrônicas.
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Thales_Sr- Moderador
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Localização : Aracaju/SE
Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Thales, tô querendo montar um multicabo com split. Para isso comprei cabo Santo Angelo de 12 vias (dois pedaços, um de 20m e outro de 5m para o split), e uma bandeija de 12 também.
Considerando que vou utilizar esse multicabo para fazer vias de PA e MONITOR de palco e que vou ter que acionar o phanton power de uma das mesas para acionar alguns microfones condesadores, como devo fazer a ligação corretamente para não haver curto?
Se possível poste um esquema.
Obrigado amigo.
Considerando que vou utilizar esse multicabo para fazer vias de PA e MONITOR de palco e que vou ter que acionar o phanton power de uma das mesas para acionar alguns microfones condesadores, como devo fazer a ligação corretamente para não haver curto?
Se possível poste um esquema.
Obrigado amigo.
Oziel Mendes- Membro
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Localização : Altamira
Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Olá,Oziel Mendes escreveu:Thales, tô querendo montar um multicabo com split. Para isso comprei cabo Santo Angelo de 12 vias (dois pedaços, um de 20m e outro de 5m para o split), e uma bandeija de 12 também.
Considerando que vou utilizar esse multicabo para fazer vias de PA e MONITOR de palco e que vou ter que acionar o phanton power de uma das mesas para acionar alguns microfones condesadores, como devo fazer a ligação corretamente para não haver curto?
Se possível poste um esquema.
Obrigado amigo.
Não tenho muita experiência com essa montagem, mas até onde sei o multicabo é basicamente um "cabão" cheio de fios dentro.
Sendo assim, você vai montá-los como se fossem cabos normais, com a diferença de que uma das pontas fica dentro da bandeja.
Tome cuidado de marcar com cuidado quais fios vão receber o phantom pra não ter curto, mas de resto não tem muito segredo.
Veja se esse artigo te ajuda:
http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=2516
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Thales_Sr- Moderador
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Localização : Aracaju/SE
Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Oziel Mendes escreveu:Thales, tô querendo montar um multicabo com split. Para isso comprei cabo Santo Angelo de 12 vias (dois pedaços, um de 20m e outro de 5m para o split), e uma bandeija de 12 também.
Considerando que vou utilizar esse multicabo para fazer vias de PA e MONITOR de palco e que vou ter que acionar o phanton power de uma das mesas para acionar alguns microfones condesadores, como devo fazer a ligação corretamente para não haver curto?
Se possível poste um esquema.
Obrigado amigo.
Oziel,
Os multicabos SPLIT que tive oportunidade de trabalhar ao vivo, eram simples, ligados em paralelo na caixa de conectores. Com isso você deve tomar MUITO cuidado de não ligar o Phantom Power das duas mesas ao mesmo tempo. Tem empresa de som que até tira os botões de uma das mesas pra não correr riscos... em geral você aciona o Phantom da mesa de palco.
Sobre a pinagem do conectores XLR, veja o manual das suas mesas e dos microfones. O padrão é Malha no pino 1 (Terra), Positivo(+) no pino 2 e Negativo(-) no pino 3.
abs,
joabi- Eterno Colaborador
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
thales e Joabi, obrigado pela dica. Um abraço.
Oziel Mendes- Membro
- Mensagens : 6
Localização : Altamira
Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Thales creio que você pode me ajudar
Estou com um pequeno problema no meu baixo, acho que nem chega a ser um problema, mas tem hora que incomoda.
aconte um pequeno chiado, mas diferente do que acostumamos ver, é assim?
tone do agudo aberto de 90 a 100% + volume fechado, totalmente no 0 = chiado como de aterramento, encostar em qualquer parte, ponte, knobs, cordas, o chiado para totalmente.
tone do agudo aberto de 90 a 100% + volume aberto de uns 70% em diante, = não há chiado algum, totalmente silencioso, mas quando encosto nas cordas, aí chia um pouco.
Quando estou tocando com outros instrumentos junto, não se percebe isso, mas quando estou sozinho no meu cubinho, percebo isso, o que será?
só informando o baixo tem caps EMG-HZ, e circuito cabrera.
Estou com um pequeno problema no meu baixo, acho que nem chega a ser um problema, mas tem hora que incomoda.
aconte um pequeno chiado, mas diferente do que acostumamos ver, é assim?
tone do agudo aberto de 90 a 100% + volume fechado, totalmente no 0 = chiado como de aterramento, encostar em qualquer parte, ponte, knobs, cordas, o chiado para totalmente.
tone do agudo aberto de 90 a 100% + volume aberto de uns 70% em diante, = não há chiado algum, totalmente silencioso, mas quando encosto nas cordas, aí chia um pouco.
Quando estou tocando com outros instrumentos junto, não se percebe isso, mas quando estou sozinho no meu cubinho, percebo isso, o que será?
só informando o baixo tem caps EMG-HZ, e circuito cabrera.
NeyBass- Membro
- Mensagens : 5145
Localização : MT
Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Thales,
Estou pensando em acrescentar um controle de Tone em uma baixo que possui circuito ativo, porque o controle treble não atua da mesma forma no corte de frequencias. Seguem algumas dúvidas:
1) O tone deve estar antes do circuito, correto?
2) Como o tone vai estar antes do blend, vou ter que usar um potenciometro duplo para que os sinais dos captadores não se misturem, correto? Seria esse modelo da foto?
3) Você sabe qual a frequencia mínima de corte do tone fechado? Seria algo a partir de 1kHz (estou chutando esse valor)?
Estou pensando em acrescentar um controle de Tone em uma baixo que possui circuito ativo, porque o controle treble não atua da mesma forma no corte de frequencias. Seguem algumas dúvidas:
1) O tone deve estar antes do circuito, correto?
2) Como o tone vai estar antes do blend, vou ter que usar um potenciometro duplo para que os sinais dos captadores não se misturem, correto? Seria esse modelo da foto?
3) Você sabe qual a frequencia mínima de corte do tone fechado? Seria algo a partir de 1kHz (estou chutando esse valor)?
Jackson- Membro
- Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro
Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Amigo, eu colocaria o tone por ultimo, depois do circuito, depois de tudo.
Assim seria um tone passivo tradicional.
Assim seria um tone passivo tradicional.
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Quando o pot está no meio do caminho, às vezes isso acontece mesmo. Não sei dizer exatamente o porque... Acho que ele vira antena.NeyBass escreveu:Thales creio que você pode me ajudar
Estou com um pequeno problema no meu baixo, acho que nem chega a ser um problema, mas tem hora que incomoda.
aconte um pequeno chiado, mas diferente do que acostumamos ver, é assim?
tone do agudo aberto de 90 a 100% + volume fechado, totalmente no 0 = chiado como de aterramento, encostar em qualquer parte, ponte, knobs, cordas, o chiado para totalmente.
tone do agudo aberto de 90 a 100% + volume aberto de uns 70% em diante, = não há chiado algum, totalmente silencioso, mas quando encosto nas cordas, aí chia um pouco.
Quando estou tocando com outros instrumentos junto, não se percebe isso, mas quando estou sozinho no meu cubinho, percebo isso, o que será?
só informando o baixo tem caps EMG-HZ, e circuito cabrera.
1) Estou com o malka, colocaria o tone depois do circuito.Jackson escreveu:Thales,
Estou pensando em acrescentar um controle de Tone em uma baixo que possui circuito ativo, porque o controle treble não atua da mesma forma no corte de frequencias. Seguem algumas dúvidas:
1) O tone deve estar antes do circuito, correto?
2) Como o tone vai estar antes do blend, vou ter que usar um potenciometro duplo para que os sinais dos captadores não se misturem, correto? Seria esse modelo da foto?
3) Você sabe qual a frequencia mínima de corte do tone fechado? Seria algo a partir de 1kHz (estou chutando esse valor)?
2) Usando o pot depois de tudo isso não será problema.
3) Há de se notar que um filtro não é algo "binário", ou seja, até tal frequência passa tudo, e depois não passa nada: A atuação dele é gradativa, e quando falamos em "frequência de corte", estamos nos referindo à frequência que tem sua potência reduzida à metade após passar pelo filtro. Mas mesmo frequências acima dessa passam pelo filtro, só que mais atenuadas.
Dito isso, a frequência de corte do filtro é relativamente baixa, pelo que calculei aqui, dá aproximadamente uns 100-200 Hz.
Última edição por Thales_Sr em Seg Ago 15, 2011 6:18 pm, editado 1 vez(es)
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Thales_Sr- Moderador
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Localização : Aracaju/SE
Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
blz, valeu thales e malka !
Jackson- Membro
- Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro
Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Tudo bom Thales_Sr
queria uma ajuda com uma fonte, para usar na ligação de pedais, 9v
a fonte tem a saída de 30v-500mA
nesse caso, daria para eu usar o regulador 7809? para deixar 9v?
ou seja, mesmo eu tendo essa fonte com saída de 30v, daria para eu seguir esse esquema, com esses componentes?
esquema
afinal, nesse esquema mostra usando uma saída de 12v
e tambem, poderia fazer o esquema de estabilizar, a ligação dos diodos e capacitor.
desde já, valeu....
queria uma ajuda com uma fonte, para usar na ligação de pedais, 9v
a fonte tem a saída de 30v-500mA
nesse caso, daria para eu usar o regulador 7809? para deixar 9v?
ou seja, mesmo eu tendo essa fonte com saída de 30v, daria para eu seguir esse esquema, com esses componentes?
esquema
afinal, nesse esquema mostra usando uma saída de 12v
e tambem, poderia fazer o esquema de estabilizar, a ligação dos diodos e capacitor.
desde já, valeu....
renanx- Membro
- Mensagens : 26
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Que fonte é essa?
Se ela já é DC, você só precisa colocar o 7809 na saída dela, não precisa usar mais nada.
Mas meça se ela tem 30v em aberto (sem nada plugado) ou se tem mais que isso, pois o 7809 só aguenta 35v na entrada. Passou disso ele abre o bico.
Se ela já é DC, você só precisa colocar o 7809 na saída dela, não precisa usar mais nada.
Mas meça se ela tem 30v em aberto (sem nada plugado) ou se tem mais que isso, pois o 7809 só aguenta 35v na entrada. Passou disso ele abre o bico.
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Thales_Sr- Moderador
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
sim, é DC e ja medi, da 30v na saída...
mais uma duvida, usando o 7809, e sendo 500mA, poderia ligar ate quantos pedais? pedais de 9v, da Boss
mais uma duvida, usando o 7809, e sendo 500mA, poderia ligar ate quantos pedais? pedais de 9v, da Boss
renanx- Membro
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Com 500 mA dá pra ligar uma porrada de pedais, mas depende muito do modelo. Delay consome um bocado, drive/fuzz/distortion consome muito pouco. No geral, ambiências puxam bastante, e modulação consome moderadamente.renanx escreveu:sim, é DC e ja medi, da 30v na saída...
mais uma duvida, usando o 7809, e sendo 500mA, poderia ligar ate quantos pedais? pedais de 9v, da Boss
Não dá pra dizer exatamente quantos... Você pode ir testando, vai pendurando pedais até começar a dar hum, aí você tira uns 2 (de preferência, os mais gastões), e deixa a fonte ligada umas 12 horas seguidas pra ver se não queima... rsrsrs
Falando sério, tem na net algumas listas com o consumo de pedais, dá pra se guiar por eles, tenta não passar muito dos 80% da capacidade da fonte que tá tudo bem.
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Thales_Sr- Moderador
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Valeu Thales_Sr
obrigado....
obrigado....
renanx- Membro
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
^Bem o que o Thales Falou
por isso digo,
Compre uma 1spot que fornece 1700mA e não esquente com isso por um bom tempo!
por isso digo,
Compre uma 1spot que fornece 1700mA e não esquente com isso por um bom tempo!
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Lapetina- Membro
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Não sei se aqui é o lugar de perguntar isso, se não for, por favor me indiquem o tópico específico.
Gostaria de saber o que significam e como trabalham certos parâmetros de equalização, no caso o Blend, o Contour e o efeito de Limiter/Enhancer.
Um abraço e obrigado!
Gostaria de saber o que significam e como trabalham certos parâmetros de equalização, no caso o Blend, o Contour e o efeito de Limiter/Enhancer.
Um abraço e obrigado!
Sonfilho- Membro
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Localização : Inhumas-GO
Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Vamos lá,
O Contour é como um médio paramétrico, diz em qual frequência o controle de médio vai trabalhar. No caso dos amplis GK, o contour funciona de uma forma um pouco diferente, mas nesse mesmo princípio. Escolhe qual frequência do médio o ampli vai dar um ganho/corte.
Blend: As vezes chamado de "Mix", em alguns equipamentos, é o controle da "mistura", ou seja, o quanto do som processado vai ser misturado com o som sem processamento.
Limiter/Enhancer: Esse é o pedal da Boss né. Funciona mais ou menos como um controle de volume automático. Você define um valor para o limiter começar a agir. Esse é o "threshold". Toda vez que o seu som passar desse volume, o limiter vai diminuir o ganho do seu sinal para que o seu volume não passe do valor que você definiu. Quando você coloca o "ratio" no máximo, o sinal não vai passar do valor que você definiu de jeito nenhum. Usando o "ratio" em valores menores, o sinal vai exceder o "threshold", mas sempre tendo redução. Tendo o ratio em 3:1, se o sinal passar 6 dB do threshold, na saída ele só vai ter passado 2 dB, e assim você ameniza os picos de volume do seu som.
O Contour é como um médio paramétrico, diz em qual frequência o controle de médio vai trabalhar. No caso dos amplis GK, o contour funciona de uma forma um pouco diferente, mas nesse mesmo princípio. Escolhe qual frequência do médio o ampli vai dar um ganho/corte.
Blend: As vezes chamado de "Mix", em alguns equipamentos, é o controle da "mistura", ou seja, o quanto do som processado vai ser misturado com o som sem processamento.
Limiter/Enhancer: Esse é o pedal da Boss né. Funciona mais ou menos como um controle de volume automático. Você define um valor para o limiter começar a agir. Esse é o "threshold". Toda vez que o seu som passar desse volume, o limiter vai diminuir o ganho do seu sinal para que o seu volume não passe do valor que você definiu. Quando você coloca o "ratio" no máximo, o sinal não vai passar do valor que você definiu de jeito nenhum. Usando o "ratio" em valores menores, o sinal vai exceder o "threshold", mas sempre tendo redução. Tendo o ratio em 3:1, se o sinal passar 6 dB do threshold, na saída ele só vai ter passado 2 dB, e assim você ameniza os picos de volume do seu som.
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Thales_Sr- Moderador
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Valeu demais, Thales!
Vc é crânio, hem?
Brigadão!
Vc é crânio, hem?
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Sonfilho- Membro
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
E ai Thales,
Pintou uma curiosidade aqui.
Estava trocando um fio aqui do pré e notei que, na placa, tem alguns polos a mais, veja as fotos:
Visualmente são duas placas idênticas, o que muda é o pot, será que se ligar um potenciometro naqueles "bornes" terei um médio paramétrico, ou a placa vai fritar.
Pintou uma curiosidade aqui.
Estava trocando um fio aqui do pré e notei que, na placa, tem alguns polos a mais, veja as fotos:
Visualmente são duas placas idênticas, o que muda é o pot, será que se ligar um potenciometro naqueles "bornes" terei um médio paramétrico, ou a placa vai fritar.
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basslave- Membro
- Mensagens : 2760
Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Hum, que interessante...
Cara, fritar não vai, então acho que vale a pena testar... Mas é importante saber o valor do pot que vai ali. Se você tiver essa informação, bota um igual e testa.
Cara, fritar não vai, então acho que vale a pena testar... Mas é importante saber o valor do pot que vai ali. Se você tiver essa informação, bota um igual e testa.
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Thales_Sr- Moderador
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
verifique se seu pre ja nao tem um pot extra usando esse recursobasslave escreveu:E ai Thales,
Pintou uma curiosidade aqui.
Estava trocando um fio aqui do pré e notei que, na placa, tem alguns polos a mais, veja as fotos:
Visualmente são duas placas idênticas, o que muda é o pot, será que se ligar um potenciometro naqueles "bornes" terei um médio paramétrico, ou a placa vai fritar.
normalmente isso ocorre quando os pots sao ligados separados,repare que na foto um dos potenciometros é duplo
aqui na foto que postei tem um exemplo da emg,o pre é o mesmo a diferença é que um pot é duplo e o outro os pots sao separados
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Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela- FCBR-CT
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Localização : Orlândia
Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
^pior que não tem nenhum pot concentrico (é igual o de cima SE3um)
Thales, tem como medir, pra saber o valor do pot?
Thales, tem como medir, pra saber o valor do pot?
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basslave- Membro
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Acho que so perguntando pro fabricante mesmo... Ou entao testa botando um pot de mesmo valor do que ja existe no seu circuito e ve o que rola. Eh mais facil (menos dificil, na verdade) encontrar pots concentricos em que os dois eixos tem o mesmo valor.
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Thales_Sr- Moderador
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Localização : Aracaju/SE
Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Achei, é um B100k, B500K, quero ver encontrar um desses.
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basslave- Membro
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Thales, hoje tive uma conversa com a santo angelo pelo twitter
vi que eles estavam anunciando cabos especificos para guitarra e cabos especificos pra baixo e cabos que realçam certas frequencias e coisas do genero.
dae eu questionei eles que isso não existe, que o cabo deve ser o mais transparente possivel.
Eles então me falaram que dependendo do material que é feito o plug altera o timbre do instrumento e que eles fazem cabos pensando nisso. Inclusive me ofereceram um cabo fusion que o plug é 100% prata e esse seria o mais transparente de todos.
isso é plaúsivel?
vi que eles estavam anunciando cabos especificos para guitarra e cabos especificos pra baixo e cabos que realçam certas frequencias e coisas do genero.
dae eu questionei eles que isso não existe, que o cabo deve ser o mais transparente possivel.
Eles então me falaram que dependendo do material que é feito o plug altera o timbre do instrumento e que eles fazem cabos pensando nisso. Inclusive me ofereceram um cabo fusion que o plug é 100% prata e esse seria o mais transparente de todos.
isso é plaúsivel?
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http://www.nikolasgomes.com.br
Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Thales, me desculpe se este assunto já foi postado aqui. Dei uma pequena procurada, e não encontrei...
É o seguinte: Pode-se colocar um captador de saída baixa junto com um de saída alta, ou seja, eles serão, a priori, compatíveis, ou eles "brigarão" entre si? Se há esta possibilidade de modo satisfatório, qual seria sua sugestão, quanto às ligações, ou pode ser tipo padrão?
Exemplificando: Baixo tipo Precision, captador P (saída alta), captador J (ponte, saída baixa).
É o seguinte: Pode-se colocar um captador de saída baixa junto com um de saída alta, ou seja, eles serão, a priori, compatíveis, ou eles "brigarão" entre si? Se há esta possibilidade de modo satisfatório, qual seria sua sugestão, quanto às ligações, ou pode ser tipo padrão?
Exemplificando: Baixo tipo Precision, captador P (saída alta), captador J (ponte, saída baixa).
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Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
"Toma, que esta p**** não afina" (Sobre o baixo fretless) - Luizão Maia para o Arthur Maia.
Tarcísio Caetano- Membro
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Curto e grosso: Não.malka_aff escreveu:Thales, hoje tive uma conversa com a santo angelo pelo twitter
vi que eles estavam anunciando cabos especificos para guitarra e cabos especificos pra baixo e cabos que realçam certas frequencias e coisas do genero.
dae eu questionei eles que isso não existe, que o cabo deve ser o mais transparente possivel.
Eles então me falaram que dependendo do material que é feito o plug altera o timbre do instrumento e que eles fazem cabos pensando nisso. Inclusive me ofereceram um cabo fusion que o plug é 100% prata e esse seria o mais transparente de todos.
isso é plaúsivel?
Explicando um pouco mais: Não. hahaha
Cabo é pra transmitir sinal. Ponto. A prata é o material mais condutor sim, mas o cabo já tem uma resitência DC muito baixa, acho preciosismo usar prata nos plugs. Além do que, e o cabo em si, é feito de que??
Sobre o cabo timbrar... Já temos equalizador pra isso, mesmo que fosse verdade seria gastar dinheiro E procurar sarna pra se coçar ao mesmo tempo.
Pode-se colocar um cap de saída baixa com um de saída alta. Mas se o resultado vai ser satisfatório, só testando, afinal cada um tem um gosto. Você citou um exemplo de sucesso. Vamos analisar um pouco a parte técnica:Tarcísio Caetano escreveu:Thales, me desculpe se este assunto já foi postado aqui. Dei uma pequena procurada, e não encontrei...
É o seguinte: Pode-se colocar um captador de saída baixa junto com um de saída alta, ou seja, eles serão, a priori, compatíveis, ou eles "brigarão" entre si? Se há esta possibilidade de modo satisfatório, qual seria sua sugestão, quanto às ligações, ou pode ser tipo padrão?
Exemplificando: Baixo tipo Precision, captador P (saída alta), captador J (ponte, saída baixa).
Veja que a saída do captador é compensada no ajuste de altura do captador em relação às cordas. Normalmente, o cap do braço tem uma resistência DC menor, para que ele seja mais "fraco" e mais "claro" que o cap da ponte, pois por causa do seu posicionamento ele naturalmente já vai soar mais grave e com mais volume, então as características dele são pra compensar isso.
Ao usar um captador de saída mais alta no braço e um de saída mais baixa na ponte, você acentua essa diferença. Dá pra compensar na altura dos caps, deixando o da ponte bem rente às cordas e afastando bastante o do braço. Isso vai alterar um pouco o timbre de cada captador, e claro, o timbre da mistura.
No final das contas, o importante é o equilíbrio. Acho que botar um captador P bem modernoso, com resistência DC 20k, com um JB bem vintage de 6k, provavelmente vai dar trabalho pra balancear o som. Mas não abusando, acho que dá certo sim.
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Thales_Sr- Moderador
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Obrigado Thales, era só pra saber se eu realmente estava certo, kkkk
então qualquer coisa nesse assunto é jogada de marketing, correto?
então qualquer coisa nesse assunto é jogada de marketing, correto?
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
99% de chances que sim.malka_aff escreveu:Obrigado Thales, era só pra saber se eu realmente estava certo, kkkk
então qualquer coisa nesse assunto é jogada de marketing, correto?
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Thales_Sr- Moderador
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Localização : Aracaju/SE
Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Thales, sobre a pergunta que te fiz antes, se usa um pot A500k, e se for um A250k pode?
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basslave- Membro
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Pode, mas eu procuraria o de 500k pra trocar depois.
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Thales_Sr- Moderador
- Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE
Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Olá Thales. Percebi que o meu baixo, que com certeza teve o seu circuito (mal) mexido, lança cabos de 3 fios (ou seriam 2 fios e a malha?) dos seus captadores mas somente 2 fios (ou 1 fio e a malha?) estão ligados ao circuito. Será que isso tá certo? Penso que deve faltar ligar esse fio solto, porque acho que ninguém faria um cap pra deixar fio sobrando... Que tipos de testes posso fazer nesse captador?
testando a continuidade dos fios ligados ao circuito, entre si, não sai de 1. Agora, se testo o fio ligado com o fio solto, dá 18 e fração. Em ambos os captadores. Veja aqui na imagem o que estou dizendo:
o cabo marron é do cap do braço, o cinza do cap. da ponte e aquele laranja sozinho é o fio que sai da ponte (terra, imagino eu). Veja que no cabo marron (e também no cinza) sobra um fio branco cortado. É ele que, testado com o fio vermelho que está ligado no circuito, dá sinal de continuidade. Com a malha não dá nada.
*ps: o circuito tá em funcionamento e os caps têm som. O baixo soa bem, apesar de quê eu tenho uma nóia de que o ganho é pouco e que os pots só chegam a influenciar mesmo nos últimos 20% do seu curso... de qualquer forma, comprei um U-retro 5 knobs deluxe para substituir esse circuito. Deve chegar na próxima semana. Mas estou já tentando identificar o funcionamento do captador para que eu possa ligar o circuito quando chegar.
valeu, abraço.
testando a continuidade dos fios ligados ao circuito, entre si, não sai de 1. Agora, se testo o fio ligado com o fio solto, dá 18 e fração. Em ambos os captadores. Veja aqui na imagem o que estou dizendo:
o cabo marron é do cap do braço, o cinza do cap. da ponte e aquele laranja sozinho é o fio que sai da ponte (terra, imagino eu). Veja que no cabo marron (e também no cinza) sobra um fio branco cortado. É ele que, testado com o fio vermelho que está ligado no circuito, dá sinal de continuidade. Com a malha não dá nada.
*ps: o circuito tá em funcionamento e os caps têm som. O baixo soa bem, apesar de quê eu tenho uma nóia de que o ganho é pouco e que os pots só chegam a influenciar mesmo nos últimos 20% do seu curso... de qualquer forma, comprei um U-retro 5 knobs deluxe para substituir esse circuito. Deve chegar na próxima semana. Mas estou já tentando identificar o funcionamento do captador para que eu possa ligar o circuito quando chegar.
valeu, abraço.
lsardeiro- Membro
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
é, eu acho que estava certo. O U-Retro chegou e o liguei utilizando os dois fios. Liguei o branco como "fio hot" e o vermelho como "cold", e ficou perfeito. Identifiquei só uma falha pequena no aterramento, mas só chega a apresentar ruído perceptível se eu abrir o ganho e o master do amplificador ambos no máximo. E ainda assim, fica um ruído bem discreto. Agora fiquei curioso. Se eu fosse mais seguro do que estou fazendo e não tivesse muito o que fazer, colocaria o circuito original de novo ligando o fio branco só para ver o que aconteceria...
lsardeiro- Membro
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Olá, desculpe a demora, estou resolvendo umas burocracias e não tenho tido muito tempo de internet.
Ao que parece, os fios das bobinas são o branco e o vermelho. O cinza é malha mesmo, e serve para blindagem. Não tenho muito contato com esses captadores de 3 fios, não sei direito como funcionam...
Não há risco de queimar algo por ligação incorreta, então se você quiser testar, ligar o circuito antigo e inverter a malha pelo fio branco e ver no que dá, sinta-se à vontade. Aproveita e conta o resultado aqui depois.
Ao que parece, os fios das bobinas são o branco e o vermelho. O cinza é malha mesmo, e serve para blindagem. Não tenho muito contato com esses captadores de 3 fios, não sei direito como funcionam...
Não há risco de queimar algo por ligação incorreta, então se você quiser testar, ligar o circuito antigo e inverter a malha pelo fio branco e ver no que dá, sinta-se à vontade. Aproveita e conta o resultado aqui depois.
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Thales_Sr- Moderador
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
cara, valeu. Mas fica para a próxima essa "religação" do circuito antigo... rs rs rs. Depois que eu, que nunca tinha feito uma solda na vida, meti o alicate e cortei os fios do baixo mais caro que já comprei na minha vida, coloquei um circuito que custou outra fortuna e consegui deixar tudo funcionando... cara, eu não tiro isso do lugar mais não. Deixa quieto. E se a sorte de principiante não me ajudar novamente? rsrs rs rs.
abraço.
abraço.
lsardeiro- Membro
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Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Thales, o que você aconselha pra mudar a polaridade de uma fonte? Na última vez que tive que fazer isso, cortei os fios, inverti e coloquei fita isolante, mas pareceu um pouco frágil. Tem como fazer isso como se eu retirasse e colocasse de novo o plug, só que ao contrário?
Gustavo_AB- Membro
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