Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

+91
gfassuncao
Gustavo Giacomini
Wyk.3
hectmans
frediani
RógerKlein
PauloMamutestudio
Fábio Mitura
fernando.busko
lucvon
bass32
Dardo
charles lopes kuster
Luiz Maia
MNacarato
Coder
Claudio
Pedro-SB
Mauricio Luiz Bertola
Gabriel Alves
polakoff
emachado
joabi
s.martyn
dideivox
claudio.francioni.581
Roger William
rafael.salturato
Daniel Trespach
djmmaster
Monisom
tfk
JJ Fletcher
Pedroswaldo
Bruno.Cespe
Jean Werlang
kreaw
Paulo Penna
pluís
Edvell
rogerio.silva.90834
LBorges
jcsantos52
Sonikado
Boss2K
baixodoido
Allanlee
MostFire
Eliseumohr
fabio887
Regis Rocha
Guilherme R
Geisom Giacomazzi
edsonbrjr
Ricardo Petrone
Vinícius Andrade Pinto
Casagrande
GeTorres
tuteh
Normando Neto
Guilherme Conforto
fernando pullbass
GusVCD
malka_aff
ManiacBiffs
RafaelPontes
jackdaniels
NikolasdeQueiroz
José Carlos
Vinicius Vitti Gasparim
caiogas
LuizPMC
GJ
Thiago Almeida
Thiago Candido
Juninho_Bass
L. Gustavo
SILVIAO
fheliojr
rodrigosattva
tcraposo
FireHawk
tiago.sorensen.10
edumoraes
Kennynp
afonsodecampos
Voila Marques
gpraxedes
Ruds
carimbass
allexcosta
95 participantes

Página 4 de 20 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 12 ... 20  Seguinte

Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 4 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Jan 22, 2014 11:49 am

jackdaniels escreveu:Então eu tava querendo essa de 3 vias até li aqui no forum sobre um brother que fez de duas vias e pegou o crossover com os caras da Nenis (http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF453L) eu pedi um orçamento deles p/ um crossover do jeito que te falei.

Vc pode usar crossovers passivos genéricos, mas eu não acho essa solução interessante pra caixas de 3 vias. Pra ter um resultado melhor, vc precisa conhecer bem os falantes que vai usar e construir o crossover pensando neles, e na caixa onde eles vão estar instalados. Senão o resultado pode ser ruim.

Até questões como a posição relativa dos falantes deveria ser levada em conta na hora de montar o crossover, pra vc ter idéia de quão complexo é um bom projeto de crossover pra caixas de 3 vias.

De qualquer forma, não pode ficar sem crossover. Um crossover genérico pelo menos protege os falantes contra frequências que poderiam danifica-los.

jackdaniels escreveu:Então não tenho os parametros dele, tentei achar em todo lugar e não achei nada  Crying or Very sad , ele estava numa caixa de 100w da warm music que eu usava p estudo, ai a placa logica foi p o saco e p não ficar parado e como o som dele é legal eu queria implanta-lo nessa caixa. eu sei que a caixa da warm tinha cerca de 38 litros internos, pois a placa logica comia 2l, no total seriam 40l

Sem os parâmetros eu não posso te ajudar quanto a esse falante, pq tb não conheço. Talvez seja um falante custom, já que vc disse que tirou de outra caixa. Daí complica achar parâmetros mesmo.

Agora, como vc disse que ele estava numa caixa de 38l, provavelmente ele não vai ficar bom como falante de médios. Eu chuto que ele deve ter uma Fs baixa e Vas meio alto, e não vai ficar bom num compartimento de volume bem reduzido, que é o que se costuma usar em vias de médios.

jackdaniels escreveu:Sobre o projeto da fEARful eu tentei procurar mas não achei, vc teria um link... li tb aqui no forum que os projetos deles são mto bons. fiquei interessado.

http://greenboy.us/fEARful/#earfuls

Seria bem interessante vc estudar o projeto deles. Veja os falantes que ele sugere e leia os comentários que ele faz. Esse Greenboy entende muito de falantes e de projeto de caixas. Existem vários tópicos sobre esses projetos dele no Talkbass.

jackdaniels escreveu:Quando colocamos as especificações ele sempre ira sugerir a litragem, frequência, duto mais ideal para o falante desejado?

Existem alguns tipos de alinhamento padrão para caixas acústicas (Quasi-butterworth, Boom-box, etc.). São como se fossem modelos comuns para projetos de caixas acústicas. Mas não são obrigatórios.

O que o WinISD faz é calcular, baseado nos dados do falante, qual seria a caixa que cairia em um desses alinhamentos padrão. O WinISD pro te oferece opções. A versão não-pro usa uma fixa sempre (acho que é o quasi-butterworth).

De qualquer forma, veja isso como um ponto de partida. Ou uma sugestão que o software te dá. Mas vc pode projetar a sua caixa como quiser. As vezes, inclusive, o sugerido pelo programa é impraticável. Tipo volumes internos de 800l, por exemplo.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 4 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por RafaelPontes Qua Jan 22, 2014 2:25 pm

Ruds, Ajuda Rapida...

Tenho duas caixas HandMade. com 4x10" cada uma e cone de aluminio.
uma delas tem um drive, só que o drive foi pro pau, e fica com aquele rachado chato...

eu curto eletronica, mas nao sei como fazer um crossover pro drive..

pode me ajudar?

abraços... (otimo Topico)
RafaelPontes
RafaelPontes
Membro

Mensagem por ManiacBiffs Qua Jan 22, 2014 5:55 pm

Pessoal! Inspirado pelas caixas que tenho visto aqui, decidi tentar fazer duas 1x12 para mim. Tenho 2 falantes B&C 12CL76 e pretendo usá-los, junto com tweeters a definir. Coloquei as informações, litragem aproximada que tenho visto por aqui e parâmetros no WinISD e obtive as informações abaixo. O que acham?

Driver : B&C 12CL76
Vas : 59,5
Qts : 0,21
Fs : 48,00
SPL : 98,50
--
Project by : Maniac Biff's
Project for : you
--
Number of drivers : 1
Box type : Vented
Box size : 60,0 l
Tuning frequency : 60,00 Hz
Vent : 1 vent(s)
6,64 cm length for each
12,00 cm round

Relative
Freq Gain SPL
[Hz] [dB] [dB]
20,00 -39,77 58,73
25,00 -33,03 65,47
30,00 -27,35 71,15
35,00 -22,28 76,22
40,00 -17,54 80,96
45,00 -12,96 85,54
50,00 -8,44 90,06
55,00 -4,25 94,25
60,00 -1,43 97,07
65,00 -0,84 97,66
70,00 -1,44 97,06
75,00 -2,17 96,33
80,00 -2,75 95,75
85,00 -3,16 95,34
90,00 -3,43 95,07
95,00 -3,60 94,90
100,00 -3,70 94,80
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagem por José Carlos Qua Jan 22, 2014 6:24 pm

^ como conseguiu os B&C? Pretende colocar tweeter nas duas caixas?
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagem por ManiacBiffs Qua Jan 22, 2014 7:27 pm

José Carlos escreveu:^ como conseguiu os B&C? Pretende colocar tweeter nas duas caixas?

Então, esses falantes estão na minha 2x12. Quanto aos tweeters; sim, pretendo colocar nas duas caixas, com interruptor liga/desliga. Como toco rockabilly, o slap do baixo acústico precisa ser bem pronunciado.

Última edição por ManiacBiffs em Qui Jan 30, 2014 7:17 pm, editado 1 vez(es)
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagem por José Carlos Qua Jan 22, 2014 7:50 pm

Bacana! Eu pensei em usar duas caixas de 12" também usando os B&C, outra possibilidade seria 1x15" e uma inédita 2x8" que o rogério poderia fazer, seria algo bem portátil.
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagem por ManiacBiffs Qui Jan 23, 2014 2:13 am

Eu estou querendo sair da 2x12 porque não tenho mais carro para carregar...  Crying or Very sad
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagem por Ruds Qui Jan 23, 2014 10:20 pm

RafaelPontes escreveu:Ruds, Ajuda Rapida...

Tenho duas caixas HandMade. com 4x10" cada uma e cone de aluminio.
uma delas tem um drive, só que o drive foi pro pau, e fica com aquele rachado chato...

eu curto eletronica, mas nao sei como fazer um crossover pro drive..

pode me ajudar?

abraços... (otimo Topico)

Se foi o driver que morreu, troca só o driver por um outro igual, ué.

Pq se preocupar com o crossover?
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Qui Jan 23, 2014 10:30 pm

ManiacBiffs escreveu:Pessoal! Inspirado pelas caixas que tenho visto aqui, decidi tentar fazer duas 1x12 para mim. Tenho 2 falantes B&C 12CL76 e pretendo usá-los, junto com tweeters a definir. Coloquei as informações, litragem aproximada que tenho visto por aqui e parâmetros no WinISD e obtive as informações abaixo. O que acham?

O pessoal não sei se concordam, mas eu acho que esse falante fica melhor em uma caixa de volume BEM reduzido. Eu abaixaria o volume pruns 40l ou 30l e aumentaria a frequencia de sintonia.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por José Carlos Qui Jan 23, 2014 10:40 pm

Ruds, pergunta meio por curiosidade, mas qual a diferença em uma caixa com maior profundidade ou menor profundidade no som? E no caso do nosso amigo com os falantes de 12, qual medida CxLxA próximos do ideal?
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagem por ManiacBiffs Qui Jan 23, 2014 11:01 pm

Estou com a dúvida do José Carlos também! Quanto a aumentar a frequência: Na prática, que diferença isso daria? Menos grave?
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagem por ManiacBiffs Qui Jan 23, 2014 11:29 pm

Ruds, refiz os calculos usando as medidas da markbass 121h, que usa esse mesmo falante que tenho. O resultado, com a afinação em 60 Hz:

Driver : B&C 12CL76
Project by : Maniac Biff's
Project for : you
--
Box type : Vented
Box size : 100,3 l
Tuning frequency : 60,00 Hz
Vent : 2 vent(s)
5,49 cm length for each
10,00 cm round

Relative
Freq Gain SPL
[Hz] [dB] [dB]
20,00 -39,83 58,67
25,00 -33,08 65,42
30,00 -27,36 71,14
35,00 -22,22 76,28
40,00 -17,38 81,12
45,00 -12,59 85,91
50,00 -7,67 90,83
55,00 -2,73 95,77
60,00 0,68 99,18
65,00 0,68 99,18
70,00 -0,63 97,87
75,00 -1,76 96,74
80,00 -2,54 95,96
85,00 -3,06 95,44
90,00 -3,40 95,10
95,00 -3,61 94,89
100,00 -3,73 94,77
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagem por José Carlos Sex Jan 24, 2014 9:51 am

Só para ilustrar minha pergunta, eu tive uma caixa 1x12" há um tempo atrás, ela tinha profundidade como maior medida, isso influencia em algo?

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 4 68461_10202826894022945_1580156242_n

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 4 1546374_10202826906063246_1339300291_n

ps.: a caixa foi confeccionada por um amigo chamado Clóvis, que trabalha com confecção de caixas por encomenda, eu solicitei essa medida, mas qual seria mais recomendada no geral?
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagem por Ruds Sex Jan 24, 2014 12:06 pm

ManiacBiffs escreveu:Estou com a dúvida do José Carlos também! Quanto a aumentar a frequência: Na prática, que diferença isso daria? Menos grave?

José Carlos escreveu:Só para ilustrar minha pergunta, eu tive uma caixa 1x12" há um tempo atrás, ela tinha profundidade como maior medida, isso influencia em algo?

IMG

IMG

ps.: a caixa foi confeccionada por um amigo chamado Clóvis, que trabalha com confecção de caixas por encomenda, eu solicitei essa medida, mas qual seria mais recomendada no geral?

Só a medida da profundidade da caixa, tomada isoladamente assim dessa forma como você perguntou, não diz nada sobre a resposta da caixa. O que importa é o volume interno, a relação entre as medidas e a geometria da caixa como um todo.

Também não existem medidas ideais.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Sex Jan 24, 2014 12:09 pm

ManiacBiffs escreveu:Quanto a aumentar a frequência: Na prática, que diferença isso daria? Menos grave?

Sim. Menor extensão de graves, sim.

ManiacBiffs escreveu:Ruds, refiz os calculos usando as medidas da markbass 121h, que usa esse mesmo falante que tenho. O resultado, com a afinação em 60 Hz:

Driver            : B&C 12CL76
Project by        : Maniac Biff's
Project for       : you
--
Box type          : Vented
Box size          : 100,3 l
Tuning frequency  : 60,00 Hz
Vent              : 2 vent(s)
                   5,49 cm length for each
                   10,00 cm round
[...]

A Markbass usa o 12CL76 em uma caixa com mais de 100l de volume interno?????  affraid
Essa caixa é grande mesmo, hein?

De qualquer forma, achei péssimo esse resultado. Eu não recomendaria algo assim. Continuo achando melhor um volume menor pra usar esse falante.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por ManiacBiffs Sex Jan 24, 2014 1:43 pm

Ruds escreveu:
ManiacBiffs escreveu:Quanto a aumentar a frequência: Na prática, que diferença isso daria? Menos grave?

Sim. Menor extensão de graves, sim.

ManiacBiffs escreveu:Ruds, refiz os calculos usando as medidas da markbass 121h, que usa esse mesmo falante que tenho. O resultado, com a afinação em 60 Hz:

--
Box size          : 100,3 l
                   5,49 cm length for each
                   10,00 cm round
[...]

A Markbass usa o 12CL76 em uma caixa com mais de 100l de volume interno?????  affraid
Essa caixa é grande mesmo, hein?

De qualquer forma, achei péssimo esse resultado. Eu não recomendaria algo assim. Continuo achando melhor um volume menor pra usar esse falante.

Acho que é essa medida mesmo, Ruds... A não ser que eu esteja fazendo cagada, o calculo da litragem seria LxAxP, que me daria o resultado em cm³, e isso convertido em litros. Confere?
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagem por Ruds Sex Jan 24, 2014 2:16 pm

ManiacBiffs escreveu:Acho que é essa medida mesmo, Ruds... A não ser que eu esteja fazendo cagada, o calculo da litragem seria LxAxP, que me daria o resultado em cm³, e isso convertido em litros. Confere?

Não conheço essa caixa e não tenho como verificar isso.

Mas só pra ilustrar, uma Hartke XL 4x10 tem +- uns 80l de volume interno líquido.

Aliás, como eu já expliquei neste e em outros tópicos, volume interno líquido é o volume de AR que existe DENTRO da caixa. Não fora dela. Não importa o volume que as madeiras das paredes ocupam. Nem o volume que o falante ou os dutos ocupam. Nem os reforços estruturais. Nem o acabamento. Nem mesmo a embalagem da caixa importa.

Tem que medir o volume INTERIOR da caixa e descontar tudo que não seja ar.

Eu sempre falei de volume interno líquido, que é a única coisa que importa pro cálculo. Só pra garantir que estamos falando da mesma coisa.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por ManiacBiffs Sex Jan 24, 2014 2:23 pm

Ruds escreveu:
ManiacBiffs escreveu:Acho que é essa medida mesmo, Ruds... A não ser que eu esteja fazendo cagada, o calculo da litragem seria LxAxP, que me daria o resultado em cm³, e isso convertido em litros. Confere?

Não conheço essa caixa e não tenho como verificar isso.

Mas só pra ilustrar, uma Hartke XL 4x10 tem +- uns 80l de volume interno líquido.

Aliás, como eu já expliquei neste e em outros tópicos, volume interno líquido é o volume de AR que existe DENTRO da caixa. Não fora dela. Não importa o volume que as madeiras das paredes ocupam. Nem o volume que o falante ou os dutos ocupam. Nem os reforços estruturais. Nem o acabamento. Nem mesmo a embalagem da caixa importa.

Tem que medir o volume INTERIOR da caixa e descontar tudo que não seja ar.

Eu sempre falei de volume interno líquido, que é a única coisa que importa pro cálculo. Só pra garantir que estamos falando da mesma coisa.

Entendi... Nesse caso foi erro de medida mesmo, uma vez que peguei as dimensões da caixa pronta. Erro meu!

No caso de usar os 30/40l que você havia dito, qual seria a frequência de afinação que você me sugeriria?
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagem por José Carlos Sex Jan 24, 2014 3:17 pm

Eu estava analisando uma caixa de 30/40L, e levando em conta as dimensões do falante de 12" (cerca de 30cm), a caixa ficaria um pequenino cubo, salvo algumas alterações nas medidas para evitar medidas iguais, porém alterando apenas 5cm em cada direção...
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagem por Ruds Sáb Jan 25, 2014 11:48 pm

ManiacBiffs escreveu:No caso de usar os 30/40l que você havia dito, qual seria a frequência de afinação que você me sugeriria?

Imagino que seja algo entre 70Hz e 75Hz. Mas tem que rodar o WinISD pra ver o que fica melhor.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Sáb Jan 25, 2014 11:50 pm

José Carlos escreveu:Eu estava analisando uma caixa de 30/40L, e levando em conta as dimensões do falante de 12" (cerca de 30cm), a caixa ficaria um pequenino cubo, salvo algumas alterações nas medidas para evitar medidas iguais, porém alterando apenas 5cm em cada direção...

Pois é. O tamanho pra esse volume fica parecido com o do cubo de 12" da Roland.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por José Carlos Dom Jan 26, 2014 1:43 am

^ Ah sim, agora entendi!
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagem por RafaelPontes Seg Jan 27, 2014 1:56 pm

Se foi o driver que morreu, troca só o driver por um outro igual, ué.

Pq se preocupar com o crossover?

é que quando eu troco o Drive, não dura muito... acho que ele nao esta dividindo a frequencia...

ja gastei uns 3 drivers...

hj só tenho usado a caixa sem o Drive...
RafaelPontes
RafaelPontes
Membro

Mensagem por Ruds Ter Jan 28, 2014 9:17 am

^ Qual é o modelo dos falantes e do driver?

Como que é o crossover que você tem instalado hj? Quais os componentes que vc consegue ver nele?

Vc entende de eletrônica e filtros analógicos?
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por RafaelPontes Ter Jan 28, 2014 3:52 pm

Eu tenho um Cabeçote Meteoro 800MB, os falantes são 10" de cone de aluminio, e o drive eu não faço ideia, até onde eu sei, não foi ligado nenhum crossover para o drive, os falantes estão em paralelo. o unico crossover q uso, é o Biamp do Cabeçote, que divide o para as duas caixas.

e sobre eletrônica, nunca fiz curso nenhum.. mas fiz meu proprio amplificador de fones, e faço toda a troca de reparos e manutenção que entendo..

Sobre o Crossover, minha duvida é porque vi algumas caixas com um corte da frequencia para o drive, e gostaria de saber se ha como instalar um...

obrigado pela atenção
RafaelPontes
RafaelPontes
Membro

Mensagem por Ruds Ter Jan 28, 2014 8:29 pm

^ Entendi.

Cara, no seu caso, compre um crossover passivo, 2 vias, com corte prox. de 2kHz, potência de 400W ou maior. Pode ter atenuador na via de agudos, mas não dá pra saber quanto sem conhecer os falantes da caixa. Então use qquer atenuação que vc achar legal.

Instale o crossover passivo na caixa e não use bi-amp no cabeçote mais depois disso.

Isso deve resolver seu problema de drivers queimando.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por ManiacBiffs Ter Jan 28, 2014 9:04 pm

Ruds e demais amigos do fórum... Resolvi fuçar na minha caixa 2x12 e checar a afinação dela no winisd (estou usando o beta). Medi a caixa corretamente (descontando falantes, alças, reforços internos) e obtive a litragem total de 97,03 L. A caixa possui apenas um duto de 3 polegadas, com 9,5 cm de profundidade. Coloquei as infos no winisd, com os falantes corretos (coloquei os parâmetros T&S de acordo com o manual dos falantes). Fui informado pelo fabricante que a afinação da caixa seria 56 hz, porém, quando coloco 56 hz no winisd com a litragem correta, ele me diz que apenas um duto de 3 pol. é muito curto:

1 duto, 56 hz

Segundo o fabricante dos falantes, a afinação ideal para eles é 60 hz... Colocando 60 hz no programa, ele me indica a utilização de 2 dutos de 3 pol, e 2,1 cm, e a resposta dos graves aparenta estar melhor:

2 dutos, 60 hz

Se aumento a afinação para 65 hz, grande parte da curva fica acima da linha azul:

2 dutos, 65 hz

Fui procurando uma afinação até casar com o atual comprimento do duto (9,5 cm), e o que obtive foi 30,3 hz:

1 duto, 9,5 cm, 30,3 hz

Agora, minhas dúvidas:

Até que ponto esses dados do winISD são confiáveis?

O que seria ideal? Deixar a caixa como está ou colocar mais um duto e deixar ambos no comprimento indicado (2,1 cm)? Terei algum ganho prático fazendo isso?

Dados que o winISD me deu para a caixa, com o 2 dutos de 2,1 cm e em 60 hz:

--
Number of drivers : 2
Box size          : 97,0 l
                   2,11 cm length for each
                   3,00 in round

Relative                                      
Freq         Gain         SPL                              
[Hz]         [dB]         [dB]                              
20,00        -39,74       61,77                            
25,00        -33,01       68,50                            
30,00        -27,35       74,16                            
35,00        -22,32       79,19                            
40,00        -17,66       83,85                            
45,00        -13,20       88,31                            
50,00        -8,91        92,60                            
55,00        -5,07        96,44                            
60,00        -2,47        99,04                            
65,00        -1,67        99,84                            
70,00        -1,95        99,56                            
75,00        -2,46        99,05                            
80,00        -2,92        98,59                            
85,00        -3,25        98,26                            
90,00        -3,47        98,04                            
95,00        -3,61        97,90                            
100,00       -3,69        97,82
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagem por Ruds Qua Jan 29, 2014 2:52 pm

^ ManiacBiffs, esse fabricante das tuas caixas precisa se informar melhor urgentemente. Para dutos circulares, o WinISD é razoavelmente preciso nos cálculos. Sua caixa tem uma sintonia bem... fora do comum.

Sobre usar só dois dutos de 3" com comprimento de 2,1cm, o problema nesse teu caso é a velocidade do ar nos dutos. Vai ser imensa, e vai gerar uma turbulência barulhenta pra caramba, mesmo em volumes baixos.

Vc vai ter que usar uma seção transversal bem maior. Algo como dois dutos de 4" no mínimo. Provavelmente 3 dutos de 4" seriam necessários. E com comprimentos bem maiores. O importante é manter a velocidade do ar baixa o suficiente pra não gerar turbulências - abaixo de 30m/s (~0,09 mach).

Mas eu ainda acho que poderia diminuir o volume interno e aumentar a sintonia pra ter uma resposta em frequência mais uniforme. É que um falante como esse não é muito adequado mesmo pra graves muito profundos. Ele é bom pra se ter um alto SPL em caixas pequenas.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por ManiacBiffs Qua Jan 29, 2014 3:18 pm

Certo, Ruds... Mas, no caso, eu não queria fazer muitas mudanças estruturais na caixa, por isso citei os 2 dutos de 3" (nesse caso, eu teria apenas que abrir outro buraco para o outro duto). Quanto a essa turbulência que você cita, o que especificamente seria isso (desculpe minha ignorância)? Se, ao invés de usar os 2 dutos de 3 pol/2,1cm, eu utilizasse 2 de 4 pol/6,2cm (que, segundo o winisd, manteriam a afinação em 60hz, com vent match em 0,07) eu diminuiria essa turbulência? Isso traria algum risco para os falantes (forçá-los acima do xmax, por exemplo)?

Outra coisa que esqueci: Esse comprimento do duto que o programa me dá é incluindo a espessura da parede na qual o duto está instalado ou é após a parede?
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagem por Ruds Qui Jan 30, 2014 1:03 pm

ManiacBiffs escreveu:Quanto a essa turbulência que você cita, o que especificamente seria isso (desculpe minha ignorância)?

É quado o ar flui de forma desordenada, e não laminar. Essa forma desordenada de fluir faz com que o atrito seja bem maior e gere ruídos. Pense numa janela pouco aberta. Pense agora numa brisa suave entrando pela fresta da janela. Vc não ouve a brisa. Agora imagine um vento forte entrando nessa mesma fresta. Esse vc ouve chiando. Isso é turbulência do ar.

No duto isso também acontece se a velocidade do ar for muito alta. Se ocorrer essa turbulência, além de a sintonia da caixa ficar "desregulada", vc irá ouvir um sopro ou chiado junto com os graves. Obviamente, quanto maior for a intensidade do grave, maior será o chiado.

ManiacBiffs escreveu:Se, ao invés de usar os 2 dutos de 3 pol/2,1cm, eu utilizasse 2 de 4 pol/6,2cm (que, segundo o winisd, manteriam a afinação em 60hz, com vent match em 0,07) eu diminuiria essa turbulência?

Diminui. Mas o WinISD não-pro não calcula isso direito. Pra saber se a velocidade do ar está ou não de acordo, tem que usar a versão pro.

Eu simulei uma caixa como a sua aqui no pro (97l e 60Hz). Com dois dutos de 4", quando vc jogar 300W na caixa, o ar no duto vai chegar a 33m/s. Isso ainda vai ser turbulento, apesar de bem melhor do que os 60m/s que dois dutos de 3" te dariam.

Eu recomendaria 3 dutos de 4" nesse teu caso. E, se não quiser mexer no volume interno, pelo menos aumentar a sintonia para 68Hz.

ManiacBiffs escreveu:Isso traria algum risco para os falantes (forçá-los acima do xmax, por exemplo)?

Não. Pro falante importa só o volume interno e a sintonia, independente de como são os dutos.

ManiacBiffs escreveu:Outra coisa que esqueci: Esse comprimento do duto que o programa me dá é incluindo a espessura da parede na qual o duto está instalado ou é após a parede?

Incluindo. Esse é o comprimento total que o ar deve percorrer pra ir do interior da caixa até o exterior dela.

Corte o duto no comprimento indicado pelo programa e não use a parede da caixa como caminho pro ar. Só o duto.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por ManiacBiffs Qui Jan 30, 2014 3:34 pm

Valeu mesmo, Ruds! Tentei fazer no pro, mas acho que fiz algo errado, pq não obtive nada na aba de fluxo de ar. Vou colocar por enquanto os 2 de 4 pol... Se achar que está "soprando" demais, coloco um terceiro. Comprei daqueles dutos prontos... Li em algum lugar que a borda arredondada diminui a turbulência. Ainda preciso comprar a serra-copo, então acho que antes da semana que vem não consigo fazer isso. Mas assim que fizer, posto aqui o resultado. Valeu mesmo!!!
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagem por José Carlos Qui Jan 30, 2014 3:50 pm

Depois deixa atualização do teu projeto pra gente acompanhar ManiacBiffs  up 
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagem por ManiacBiffs Qui Jan 30, 2014 4:02 pm

Claro!

Decidi que vou usar os 3 dutos mesmo... Vou afinar em 65 hz. Os 3 dutos vão ficar com 10 cm cada.

Ruds, só mais uma dúvida: Sintonizar a caixa em uma frequência superior à recomendada aos falantes (65 x 60 hz) não traz risco nenhum a eles, traz? E também, meu receio de ter a caixa com muitos dutos é a mesma não oferecer resistência de ar e os falantes ficarem muito "soltos" e forçarem demais. Tem algum fundamento essa minha preocupação ou posso "meter a faca" na caixa na fé?
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagem por Ruds Sex Jan 31, 2014 8:27 am

ManiacBiffs escreveu:Decidi que vou usar os 3 dutos mesmo... Vou afinar em 65 hz. Os 3 dutos vão ficar com 10 cm cada.

Quando terminar poste os resultados.  up 

ManiacBiffs escreveu:Ruds, só mais uma dúvida: Sintonizar a caixa em uma frequência superior à recomendada aos falantes (65 x 60 hz) não traz risco nenhum a eles, traz? E também, meu receio de ter a caixa com muitos dutos é a mesma não oferecer resistência de ar e os falantes ficarem muito "soltos" e forçarem demais. Tem algum fundamento essa minha preocupação ou posso "meter a faca" na caixa na fé?

Sua preocupação tem fundamento sim. Mas essa frequência de 65Hz ainda não é tão alta assim a ponto de ser preocupante, pro caso de usar ela com contra-baixo. Pode fazer a caixa com os 3 dutos.

Na verdade, nas frequências bem próximas da frequência de sintonia, o falante excursiona menos do que se estivesse em uma caixa selada. O problema começa abaixo da frequência de sintonia.

Uma caixa dutada não reproduz som praticamente nenhum um pouco abaixo da frequência de sintonia. Então, essa sua caixa praticamente não vai "falar" nada abaixo de uns 55Hz ou 50Hz. Isso pq é como se o falante estivesse "ao ar livre" pra essas frequências. É perigoso enviar essas frequências pro falante, pq a excursão aumenta muito. Isso vc também pode verificar no WinISD pro.

A solução é usar filtros que cortem essas frequências muito graves (passa-altas). A maioria dos cabeçotes de baixo já têm isso, então normalmente vc não precisa se preocupar.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por ManiacBiffs Sex Jan 31, 2014 4:33 pm

Entendi! Valeu mesmo pelas dicas, Ruds!

E eu também suponho que, se o fabricante dos falantes aconselha sintonizar a caixa em 60 hz, os falantes devem "lidar" com essas frequências abaixo da sintonia, certo?
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagem por ManiacBiffs Sex Jan 31, 2014 7:58 pm

Resultados!!! Fiz a instalação dos dutos agora há pouco e gostaria de compartilhar a diferença. Coloquei 2 dutos na tampa traseira (centralizados, na porção horizontal inferior, com 5 cm de distância entre um e outro) e coloquei o terceiro duto na frente, onde antes se encontrava o de 3". Os 3 estão com 100mm de comprimento, para manter a afinação em 65hz. A diferença foi BEM perceptível... A caixa está com muito mais volume e mais grave. Os falantes não parecem estar sendo forçados... Mesmo sentando o dedo na mi, com o volume do amp alto, eles nem se mexem direito... Gravei dois vídeos para tentar comparar. O audio não está grande coisa, mas dá para perceber a diferença de volume porque no primeiro video (antes de modificar a caixa) o audio da camera não estoura. Já no segundo, estoura em todas as cordas. Até minha estante tremeu depois de instalar os dutos. Mantive o amp com os dois prés em 12h, compressor em 12h, eq paramétrico desligado, contour flat e master no 3 (aprox. 10h). O baixo usado foi um precision com cordas flatwound. O resultado:

Eu queria agradecer MUITO ao Ruds pelas dicas e por ter me aguentado. Valeu mesmo!!!
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagem por Ruds Sáb Fev 01, 2014 9:03 am

ManiacBiffs escreveu:E eu também suponho que, se o fabricante dos falantes aconselha sintonizar a caixa em 60 hz, os falantes devem "lidar" com essas frequências abaixo da sintonia, certo?

Nenhum falante consegue lidar bem com frequências abaixo da sintonia da caixa. Isso é inevitável pra qualquer falante. O fabricante só sugere essa sintonia pq, como vc viu nos cálculos, esse falante não fica bom pra sintonias mais graves.

Mas fique frio que é quase certeza que seu cabeçote tem filtro, e essa frequência de sintonia ainda está dentro do aceitável. Ainda mais se vc só usa baixo de 4 cordas, ai pode ficar tranquilo mesmo. E esses falantes são bons e tem uma excursão bem boa, então eles aguentam um bom volume antes do limite.

De qualquer forma, o dia que vc aumentar muito o volume, fique atento pra distorções. Se a caixa começar a distorcer muito, pode ser que o falante esteja excursionando demais. Daí é bom diminuir os graves ou o volume como um todo. E, se ainda assin vc precisar de mais volume, o certo é fazer um filtro pra garantir.

ManiacBiffs escreveu:Eu queria agradecer MUITO ao Ruds pelas dicas e por ter me aguentado. Valeu mesmo!!!

De nada.

Parabéns pela iniciativa e pelo equipamento. Agora vc tem uma caixa bem melhor do que tinha antes. Isso comprovado por vc mesmo, que é o mais importante.  playing
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por ManiacBiffs Dom Fev 02, 2014 2:42 am

Uma coisa que me ocorreu... A posição dos dutos influi alguma coisa? Coloquei um na frente e dois atrás... não estão alinhados com o da frente e há uma distância de mais de 10 cm entre a ponta dos de trás e a do da frente
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagem por José Carlos Dom Fev 02, 2014 2:44 pm

ManiacBiffs escreveu:A diferença foi BEM perceptível

O que uma instalação de dutos correto não faz hein rsrsrs parabéns pela nova caixa  up

Então adicionando os dutos, você está conseguindo melhor aproveitamento sonoro dos falantes? Tá dando maior pressão sonora (peso)?
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagem por ManiacBiffs Dom Fev 02, 2014 6:35 pm

José Carlos escreveu:
ManiacBiffs escreveu:A diferença foi BEM perceptível

O que uma instalação de dutos correto não faz hein rsrsrs parabéns pela nova caixa  up

Então adicionando os dutos, você está conseguindo melhor aproveitamento sonoro dos falantes? Tá dando maior pressão sonora (peso)?

Então, notei um aumento nos graves e mais volume... O aumento no volume foi mais perceptível que o aumento de graves... Mas os dois foram bem perceptíveis... Eu diria que a caixa está falando uns 40~50% a mais do que falava antes
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagem por Ruds Seg Fev 03, 2014 12:21 pm

ManiacBiffs escreveu:Uma coisa que me ocorreu... A posição dos dutos influi alguma coisa? Coloquei um na frente e dois atrás... não estão alinhados com o da frente e há uma distância de mais de 10 cm entre a ponta dos de trás e a do da frente

A posição dos dutos não tem influência perceptível no som, nesse teu caso.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por malka_aff Qui Fev 06, 2014 9:58 pm

alguém sabe me dizer qual é o menor falante com boa reprodução de graves? E quando falo pequeno é pequeno MESMO!!!

Mas não quero um subwoofer, quero um falante por que to bolando um bass talkbox =D
malka_aff
malka_aff
Membro

http://www.nikolasgomes.com.br

Mensagem por Ruds Sex Fev 07, 2014 10:26 am

^ Cara, as minhas caixinhas monitoras, com woofer de 6" e não mais do que 12l de volume interno (chuto), falam tão grave (senão até um pouco mais) do que minha 1x12" de 56l. Chegam em 50Hz. Mas obviamente eu não usaria a caixa monitora num palco. A diferença principal tá no SPL máximo das duas.

Se vc não precisar de SPL (que normalmente é o fator crucial pra caixas de baixo), pode usar woofers pra caixas de som ambiente, que têm ótimos graves em caixas dutadas pequenas.

Então, qual é teu objetivo? O que é um "bass talkbox"?
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por José Carlos Sex Fev 07, 2014 10:33 am

Ruds, até hoje eu ainda não sei se entendi, mas SPL seria a pressão sonora? o "soco no peito"?

Parabéns pelo seu conhecimento, vendo sua colaboração, dá pra perceber que com um projeto adequado, se consegue um bom resultado!
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagem por Ruds Sex Fev 07, 2014 12:54 pm

José Carlos escreveu:Ruds, até hoje eu ainda não sei se entendi, mas SPL seria a pressão sonora?

SPL - Sound Pressure Level, ou Nível de Pressão Sonora - é uma medida da intensidade da onda sonora, em dB (relativo ao menor som audível). Vulgo "volume do som".
Um SPL alto significa um som em "volume alto". Quando vc não se escuta no palco, vc aumenta o "volume" do amp. Ou seja, vc aumenta o nível de pressão sonora, SPL, que as caixas estão gerando.

Como volume é uma medida de espaço em 3o grau, e eu uso o termo volume pra descrever o espaço interno da caixa em litros, por questão de clareza eu prefiro usar o termo correto para intensidade sonora, que é SPL.

José Carlos escreveu:o "soco no peito"?

O "soco no peito" normalmente é dito quando se tem um som grave de alto SPL. Mas SPL se aplica tanto pra graves, quanto pra médios e agudos. Ele não depende da frequência.

José Carlos escreveu:Parabéns pelo seu conhecimento, vendo sua colaboração, dá pra perceber que com um projeto adequado, se consegue um bom resultado!

Um projeto adequado é importante prum bom resultado, com certeza. Valeu!
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por malka_aff Sex Fev 07, 2014 4:09 pm

talkbox eh aquele pedal que leva o som da guitarra por uma mangueira la pra boca do guitarrista, dae o guitarrista modula o timbre com o formato da boca e volta por um microfone pro PA. Mas no talkbox de guitarra se usa um driver daqueles de corneta pra carro, e esse driver pega soh de 500hz pra cima.

Pro baixo quero usar um falante que pegue as frequencias mais baixas pra eu poder groovar com o bass talkbox e não apenas solar.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagem por Ruds Dom Fev 09, 2014 10:09 am

^ Entendi. Cara, esse caso é bem específico mesmo e eu nunca mexi nem vi nada parecido. Não sei qual seria a melhor solução. Falantes menores do que 4" que ainda reproduzam algum grave (tipo abaixo de 150Hz) eu não conheço. Deve existir, mas teria que pesquisar. Talvez algo como falantes de caixinhas de som de computador ou até de fones de ouvido. Sei lá.

Uma coisa que me ocorreu é que quanto maior o comprimento de onda, maiores devem ser as dimensões das guias de onda. O tubo que leva o som do pedal até a boca do músico é uma guia de onda pro som. Não sei até que ponto isso seria um limitante pra frequências mais baixas. Me parece que esse seria o principal limitante.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Dom Fev 09, 2014 10:16 am

malka_aff escreveu:alguém sabe me dizer qual é o menor falante com boa reprodução de graves? E quando falo pequeno é pequeno MESMO!!!

Mas não quero um subwoofer, quero um falante por que to bolando um bass talkbox =D

Dá uma olhada nesse:

http://www.usspeaker.com/faital%20pro%205fe120-1.htm
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por malka_aff Dom Fev 09, 2014 4:51 pm

a minha idéia, Ruds, era a de fazer uma talkbox com a menor quantidade de mangueira possível, pro som ter de percorrer menos distância. pensei em fazer uma caixa com o falante acoplado na mangueira e a mangueira com no máximo uns 2 palmos de comprimento.

Dae o circuito ficaria todo numa segunda caixinha no chão. e essa caixinha com o falante ficaria presa no pedestal do microfone.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagem por fheliojr Dom Fev 09, 2014 7:05 pm

off-topic: o ruds deveria ser um construtor autorizado dos cabs da greenboy...  notme 
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 20 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 12 ... 20  Seguinte

Ir para o topo