Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

+91
gfassuncao
Gustavo Giacomini
Wyk.3
hectmans
frediani
RógerKlein
PauloMamutestudio
Fábio Mitura
fernando.busko
lucvon
bass32
Dardo
charles lopes kuster
Luiz Maia
MNacarato
Coder
Claudio
Pedro-SB
Mauricio Luiz Bertola
Gabriel Alves
polakoff
emachado
joabi
s.martyn
dideivox
claudio.francioni.581
Roger William
rafael.salturato
Daniel Trespach
djmmaster
Monisom
tfk
JJ Fletcher
Pedroswaldo
Bruno.Cespe
Jean Werlang
kreaw
Paulo Penna
pluís
Edvell
rogerio.silva.90834
LBorges
jcsantos52
Sonikado
Boss2K
baixodoido
Allanlee
MostFire
Eliseumohr
fabio887
Regis Rocha
Guilherme R
Geisom Giacomazzi
edsonbrjr
Ricardo Petrone
Vinícius Andrade Pinto
Casagrande
GeTorres
tuteh
Normando Neto
Guilherme Conforto
fernando pullbass
GusVCD
malka_aff
ManiacBiffs
RafaelPontes
jackdaniels
NikolasdeQueiroz
José Carlos
Vinicius Vitti Gasparim
caiogas
LuizPMC
GJ
Thiago Almeida
Thiago Candido
Juninho_Bass
L. Gustavo
SILVIAO
fheliojr
rodrigosattva
tcraposo
FireHawk
tiago.sorensen.10
edumoraes
Kennynp
afonsodecampos
Voila Marques
gpraxedes
Ruds
carimbass
allexcosta
95 participantes

Página 12 de 20 Anterior  1 ... 7 ... 11, 12, 13 ... 16 ... 20  Seguinte

Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 12 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por edsonbrjr Ter Nov 25, 2014 1:50 pm

Valeuuuuuuuuuuuu demais Ruds. cheers
Só mais uma coisa. É melhor comprar os falantes em 4ohms ligar dando 8, ou o inverso?
edsonbrjr
edsonbrjr
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 12 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Nov 25, 2014 3:22 pm

^ Acho que esse falante você só acha em 8 ohms. Ligue eles em paralelo. A caixa vai ficar com 4 ohms.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por edsonbrjr Ter Nov 25, 2014 3:24 pm

Ruds, achei no ML em 4 e 8 ohms. Considerando a possibilidade de acrescentar mais uma de 1x15, qual a melhor ligação, deixar a caixa com 4 ou 8?
edsonbrjr
edsonbrjr
Membro

Mensagem por Ruds Ter Nov 25, 2014 3:31 pm

Se achou com 4 ohms, você pode ligá-los em série para que a caixa fique com 8 ohms.
Veja o tópico sobre entendendo impedâncias para saber o que é melhor pra você.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por edsonbrjr Ter Nov 25, 2014 3:36 pm

Sim, já li, sei como funciona a impedância, mas como base no vc me recomendou pra minha caixa e meu cabeçote, é que fica a dúvida. Se eu ligar a caixa em 4ohms, vou usar o total da potência do meu cabeçote. Em 8ohms não. Contudo, em 8ohms eu poderia ligar mais uma caixa em 8omhs em paralelo e usar duas caixas aproveitando o máximo do meu cabeçote. Ou é possível eu ligar uma caixa de 4 e uma de 8?
edsonbrjr
edsonbrjr
Membro

Mensagem por Ruds Ter Nov 25, 2014 3:52 pm

Se você não sabe a resposta pra sua pergunta, é porque ainda não entendeu.

Mas tudo bem, faça o seguinte: Compre os falantes em 4 ohms e ligue eles em série pra que sua 2x10 fique com 8 ohms. Daí vai dar certo.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por edsonbrjr Ter Nov 25, 2014 3:56 pm

Desculpe o incômodo, e muito obrigado pela ajuda!
edsonbrjr
edsonbrjr
Membro

Mensagem por rogerio.silva.90834 Qua Nov 26, 2014 8:30 am

Olá Pessoal, tudo blz?

Ruds,

Veja abaixo uma foto da medição que um amigo meu com mais experiência, fez.
Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 12 Medi_o_RL_farfield

Resultado da medição dele:
Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 12 Medi_a_RL_Tw
Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 12 Medi_o_RL_Woofer

Ele vai me ajudar a desenvolver o cross, vou fazer um simles cortando em 2k, só pra ver o resultado.

Abraço.

Rogerio Silva
rogerio.silva.90834
rogerio.silva.90834
Membro

Mensagem por Ruds Qua Nov 26, 2014 11:45 am

rogerio.silva.90834 escreveu:Veja abaixo uma foto da medição que um amigo meu com mais experiência, fez.
Legal, Rogerio.

Me parece que a medição foi bem feita. Teu amigo deve entender mesmo do assunto.

rogerio.silva.90834 escreveu:Ele vai me ajudar a desenvolver o cross, vou fazer um simles cortando em 2k, só pra ver o resultado.

2kHz deve ficar bom.

Mas estou estranhando a resposta do driver+corneta, mesmo pra ser no eixo. Qual é a corneta que você está usando?

Seria legal fazer uma medida a 30° e 45° da corneta tb. Essa é mais tranquila de fazer com uma janela de "gate" pequena pra medir só acima de 1kHz. Pode fazer até numa sala ou quarto.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por fheliojr Sex Nov 28, 2014 6:20 pm

s.martyn escreveu:Bem acho que por enquanto vou na idéia do Ruds de fazer uma boa caixa de baixo tentando chegar num resultado mais flat.
troquei umas MPs com o Ruds e vou tentar fazer um projeto que ele já tem lá com o 12PW5e driver.

mas digamos que ainda não perdi a vontade de fazer uma fearful.

putz, uma fearful do samuel (fearmartyn) seria legal!!
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por FireHawk Dom Nov 30, 2014 12:18 am

Ruds, qual é o motivo de você dizer que é melhor ter 2 dutos de 4" do que somente 1?

FireHawk
Membro

Mensagem por Ruds Dom Nov 30, 2014 11:30 am

^ Por causa da velocidade do ar no duto. Com só um duto a velocidade é muito alta, daí a caixa perde muito rendimento nos graves e causa "sopro" pela turbulência.
Isso faz mais diferença quando se quer tirar mais SPL da caixa. Pra baixos SPL, tipo ensaio individual no quarto, não faria diferença.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por emachado Dom Nov 30, 2014 12:41 pm

Eu acompanho este tópico diariamente. Parabéns pelas dicas sempre muito precisas e embasadas.
Dá até vontade de montar uma bela caixa, mesmo eu não tendo GIGs e possibilidade mediante vizinhos chatos pra caramba.
Acabo ficando com meu ampli de guitarra mesmo... infelizmente.
emachado
emachado
Membro

Mensagem por Ruds Seg Dez 01, 2014 8:31 am

Valeu, emachado! up
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 12 Empty Dúvida

Mensagem por polakoff Seg Dez 01, 2014 9:58 am

Olá Ruds,
Estava decidido a fazer uma caixa 1x15 com o Selenium 15PW15, mas  me surgiu um Snake ESX155 por praticamente o preço do 15pw5.
Minha dúvida é se vale a pena pagar um pouco mais pelo Snake!
Abs

polakoff
Membro

Mensagem por Ruds Seg Dez 01, 2014 11:59 am

^ Depende. Os dois são bons.

O ESX155 perminte usar uma caixa um pouco menor que o 15PW5. Em caixas de mesmo volume, o Snake terá uma extensão de graves um pouco maior.

Mas o Snake tem uma sensibilidade menor, então se seu amp tem menos de 500W em 8ohms não compensa usar ele em termos de SPL. Se a excursão anunciada pela Snake for correta, e se teu amp tiver mais de 500W de potência (8 ohms), aí o Snake pode falar mais alto que o Selenium.

Se você for usar só o woofer (sem corneta ou mid-range), o Selenium se extende um pouco mais nos médio-agudos que o Snake.

Também o ESX155 é um pouco mais pesado que o 15PW5.

Analise sua situação e seus objetivos de projeto pra decidir o que compensa mais no seu caso.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por polakoff Seg Dez 01, 2014 1:28 pm

Obrigado Ruds,

O head será comprado em jan/15,estou entre 3 opções :"Ampeg PF-350" ou "Ampeg PF-500" ou "Fender Rumble 500".Mais provável um dos de 500w.Depende do $$$$$.

Tenho 1 divisor "Nenis DF652Ti" e um Driver titanio "Keybass KD 1000 Ti".

O 15PW15 deve atender bem,
Minha dúvida esta mais relacionada à qualidade.Se o ESX155 chegaria próximo ao WPU1509,que devido ao preço esta descartado.

Li no tópico que o ESX155

polakoff
Membro

Mensagem por polakoff Seg Dez 01, 2014 1:30 pm

Completando....Li no tópico que o ESX155 esta bem próximo do WPU1509.....

polakoff
Membro

Mensagem por FireHawk Qua Dez 03, 2014 12:11 am

Ruds escreveu:^ Por causa da velocidade do ar no duto. Com só um duto a velocidade é muito alta, daí a caixa perde muito rendimento nos graves e causa "sopro" pela turbulência.
Isso faz mais diferença quando se quer tirar mais SPL da caixa. Pra baixos SPL, tipo ensaio individual no quarto, não faria diferença.

No caso para usar na igreja, mas não para tocar o som nela toda, somente um duto seria aconselhável?

FireHawk
Membro

Mensagem por Ruds Qua Dez 03, 2014 9:58 am

Não é aconselhável, mas pode ser tolerável se você tem certeza que nunca vai usar tudo o que a caixa poderia oferecer. É um desperdício de potencial.

É como se você tivesse um carro com rodas bem desbalanceadas. Pra andar até 50km/h passa. Mas se for possível corrigir isso - e normalmente é - porque não?
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Qua Dez 03, 2014 10:04 am

É meio economia de palito. Faça os dois dutos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por FireHawk Qua Dez 03, 2014 10:47 pm

Vou seguir o conselho de vocês.. Os dutos só não podem ficar atras do woofer, é isto?

FireHawk
Membro

Mensagem por Ruds Qui Dez 04, 2014 8:02 am

Isso. Sò coloque diretamente atrás do woofer se não tiver alternativa.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Gabriel Alves Seg Dez 08, 2014 9:58 am

Ola pessoal.
Tenho uma duvida, vou iniciar um projeto com um falante Selenium 12pw5, queria uma caixa bem compacta pra transporte. Será que daria certo uma caixa com as medidas da Teksound 38x38x38 com duto na parte traseira?
Gabriel Alves
Gabriel Alves
Membro

Mensagem por Ruds Seg Dez 08, 2014 11:50 am

^ Se você não se importar em perder graves, daria.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Gabriel Alves Seg Dez 08, 2014 12:26 pm

Ruds, montando a caixa reduzida assim corre algum risco de danificar o falante? O ideal pra tirar proveito do som da caixa seria as medidas pegando o exemplo do Evenme 47x46x36 60l duto 4"?
Gabriel Alves
Gabriel Alves
Membro

Mensagem por Ruds Seg Dez 08, 2014 1:55 pm

Gabriel Alves escreveu:Ruds, montando a caixa reduzida assim corre algum risco de danificar o falante?
Não. Sò tem problema se a sintonia for muito alta.
Gabriel Alves escreveu:O ideal pra tirar proveito do som da caixa seria as medidas pegando o exemplo do Evenme 47x46x36 60l duto 4"?
Não necessariamente as medidas, mas o volume sim.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por L. Gustavo Seg Dez 08, 2014 9:47 pm

Olá, caros.

Esses falantes servem para fazer uma caixa para baixo? Já que não tenho como ouvi-los antes de comprar, a quais parâmetros do Thiele-Small devo me ater para saber se eles servem?

http://www.4vias.com.br/shop/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=370&dep=1&codigo_categoria=2&codigo_marca=103&tipo_busca=marca&orderby=preco_unitario

São do mesmo nível dos Vox Sound, utilizados nas caixas Teksound? Esses eu não encontro para comprar.

Obrigado.
L. Gustavo
L. Gustavo
Membro

Mensagem por FireHawk Seg Dez 08, 2014 9:58 pm

Ruds, há alguma relação entre tamanho do tudo e potencia ou tamanho do alto falante?
Ou o tamanho do duto te relação com o volume da caixa?

FireHawk
Membro

Mensagem por Ruds Ter Dez 09, 2014 9:16 am

L. Gustavo escreveu:Esses falantes servem para fazer uma caixa para baixo?
Servem, mas existem melhores.
L. Gustavo escreveu:Já que não tenho como ouvi-los antes de comprar, a quais parâmetros do Thiele-Small devo me ater para saber se eles servem?
Todos. E é justamente pra não precisar ir na tentativa e erro que existem esses parâmetros, além de todas as demais infos que os fabricantes disponibilizam (ou deveriam).
L. Gustavo escreveu:São do mesmo nível dos Vox Sound, utilizados nas caixas Teksound?
Eu não me preocuparia em usar falantes do mesmo nível dos Vox Sound.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Ter Dez 09, 2014 9:17 am

FireHawk escreveu:Ruds, há alguma relação entre tamanho do tudo e potencia ou tamanho do alto falante?
Ou o tamanho do duto te relação com o volume da caixa?
Tanto o falante como o volume e a sintonia da caixa influenciam no comportamento do duto. São diversas variáveis que estão relacionadas. Por exemplo, um falante com Vd alto geralmente vai precisar de um duto com uma área transversal maior que outro com Vd baixo.

Mas não precisamos nos preocupar com essas relações. Já fizeram o trabalho braçal por nós. Agora basta olhar no gráfico de velocidade do ar no duto.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por L. Gustavo Qua Dez 10, 2014 11:06 pm

Então, Ruds.

Considerei mais o preço (duzentos e poucos reais), a potência (> 300 w) e a impedância (4 Ohms). Meus olhos de leigo não conseguiram achar grande diferença entre os parâmetros desse falante e os de alguns outros, considerados bons. Qts menor que 0,4; Qms relativamente alto; sensibilidade (96db) parecida com a de falantes renomados (Celestion, Beyma, Eminence, B&C etc.); a resposta de frequência (50~3.000 Hz) poderia ser mais ampla, pois não vou usar tweeter, mas não difere muito dos falantes para baixo que vi.

Só que tem aquela coisa: sou leigo! No fundo, só quero um falante acessível, que me dê uma resposta firme, com punch, e que aproveite toda a potência do meu amplificador (até para não precisar abrir muito o volume). Estou tateando feito cego num terreno desconhecido e gostaria de sugestões!

Agradeço de antemão!!
L. Gustavo
L. Gustavo
Membro

Mensagem por Ruds Qui Dez 11, 2014 9:01 am

L. Gustavo escreveu:Considerei mais o preço (duzentos e poucos reais), a potência (> 300 w) e a impedância (4 Ohms).
Por um trocado a mais, você compra um 12PW5, que é melhor do que o Oversound em quase todos os aspectos. Nada gritante, mas mesmo assim melhor.

Imagino que você esteja pensando que deve usar um 4 ohms pra puxar mais potência do amp. Considerando a sensibilidade do 12PW5 em relação a sensibilidade (real, não anunciada) do Oversound ou do 12PW5A, eu acho mais jogo ir de 12PW5 8 ohms. Praticamente não haverá diferença.

E se seu amp fornece mais do que 200W em 8 ohms, definitivamente não tem porque ir de 4 ohms, porque daí o limite vai ser a excursão do falante, não o amp.

A vantagem é que em 8 ohms o amp trabalha mais folgado e sempre deixa a possibilidade de adicionar uma caixa a mais. E adicionar uma caixa a mais sim é que faz diferença na sensibilidade e no SPL final.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Emerson C Gomes gosta desta mensagem

Mensagem por L. Gustavo Qui Dez 11, 2014 6:36 pm

Valeu, Ruds! Acho que vou de 12PW5, então!
L. Gustavo
L. Gustavo
Membro

Mensagem por FireHawk Qui Dez 18, 2014 12:03 am

Ruds, só te incomodando mais uma vez.... Antes de finalizar o meu projeto queria que desse sua opnião:

Driver            : JBL Selenium 12PW5
Project by        : Luiz
Project for       : you
--
Number of drivers : 1
Box type          : Vented
Box size          : 57,0 l
Tuning frequency  : 55,00 Hz
Vent              : 2 vent(s)
                   0,205 m length for each
                   0,102 m round

Relative                                      
Freq         Gain         SPL                              
[Hz]         [dB]         [dB]                              
20,00        -33,48       62,52                            
25,00        -26,60       69,40                            
30,00        -21,01       74,99                            
35,00        -16,25       79,75                            
40,00        -12,13       83,87                            
45,00        -8,55        87,45                            
50,00        -5,57        90,43                            
55,00        -3,28        92,72                            
60,00        -1,73        94,27                            
65,00        -0,82        95,18                            
70,00        -0,37        95,63                            
75,00        -0,17        95,83                            
80,00        -0,10        95,90                            
85,00        -0,09        95,91                            
90,00        -0,11        95,89                            
95,00        -0,14        95,86                            
100,00       -0,16        95,84                            

Terei que dar uma alongada nos dutos..
Valeu!

FireHawk
Membro

Mensagem por Ruds Qui Dez 18, 2014 8:35 am

Está ótimo, FireHawk.

Mas lembre que o WinISD erra um pouco no comprimento do duto circular. Para o seu caso, os dutos devem ter uns 17cm de comprimento.

Uma idéia pra fazer dutos circulares mais longos com bom acabamento é usar esses aerodutos de plástico prontos, tipo esse:

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 12 1383236273_1

Eles costumam ter 10cm de comrpimento e um encaixe que fica perfeito pra tubos de esgoto de PVC, daqueles brancos comuns. Daí vc corta o tubo de PVC e cola pra completar o comprimento.

Quando fiz uma caixa assim, usei restos de tubos de PVC de uma construção. Cortei os pedaços no tamanho certo, encaxei e colei com cola de tubo no aeroduto. Como consegui os aerodutos por uma bagatela, saiu barato e ficou bem profissional. Se me lembro bem não paguei nem R$4,00 em cada aeroduto, mas isso já faz um tempinho.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Gabriel Alves Qui Dez 18, 2014 1:39 pm

Ruds de uma olhada tambem nos calculos que saiu aqui.

Driver : 12pw5
Project by : Gabriel
Project for : you
--
Number of drivers : 1
Box type : Vented
Box size : 45,3 l
Tuning frequency : 54,99 Hz
Vent : 1 vent(s)
0,101 m length for each
0,102 m round

Relative
Freq Gain SPL
[Hz] [dB] [dB]
20,00 -33,38 -33,38
25,00 -26,62 -26,62
30,00 -21,20 -21,20
35,00 -16,70 -16,70
40,00 -12,89 -12,89
45,00 -9,66 -9,66
50,00 -6,97 -6,97
55,00 -4,83 -4,83
60,00 -3,21 -3,21
65,00 -2,07 -2,07
70,00 -1,30 -1,30
75,00 -0,82 -0,82
80,00 -0,51 -0,51
85,00 -0,32 -0,32
90,00 -0,21 -0,21
95,00 -0,14 -0,14
100,00 -0,09 -0,09

Como seria esse duto e a caixa saiu com 45,3l?
Gabriel Alves
Gabriel Alves
Membro

Mensagem por FireHawk Qui Dez 18, 2014 2:13 pm

Ruds escreveu:Está ótimo, FireHawk.

Mas lembre que o WinISD erra um pouco no comprimento do duto circular. Para o seu caso, os dutos devem ter uns 17cm de comprimento.

Uma idéia pra fazer dutos circulares mais longos com bom acabamento é usar esses aerodutos de plástico prontos, tipo esse:

Eles costumam ter 10cm de comrpimento e um encaixe que fica perfeito pra tubos de esgoto de PVC, daqueles brancos comuns. Daí vc corta o tubo de PVC e cola pra completar o comprimento.

Quando fiz uma caixa assim, usei restos de tubos de PVC de uma construção. Cortei os pedaços no tamanho certo, encaxei e colei com cola de tubo no aeroduto. Como consegui os aerodutos por uma bagatela, saiu barato e ficou bem profissional. Se me lembro bem não paguei nem R$4,00 em cada aeroduto, mas isso já faz um tempinho.

Primeiramente, muito obrigado pela atenção de sempre!
Estou usando este duto ai mesmo e como você disse o cano de PVC de 100mm encaixa direitinho.

Lembro mesmo que você disse que o WinSD tem um pequeno erro de cálculo e gostaria de saber como você chegou ai nesse comprimento de 17 cm, só para tirar a ultima dúvida..rs..

Obrigado novamente.

FireHawk
Membro

Mensagem por Ruds Qui Dez 18, 2014 3:42 pm

Gabriel Alves escreveu:Como seria esse duto e a caixa saiu com 45,3l?

É isso aí.

Mas eu não recomendo usar um único duto. Se você quiser assim mesmo, o comprimento dele deve ser de +- 8cm nesse teu caso.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Qui Dez 18, 2014 3:43 pm

FireHawk escreveu:Lembro mesmo que você disse que o WinSD tem um pequeno erro de cálculo e gostaria de saber como você chegou ai nesse comprimento de 17 cm, só para tirar a ultima dúvida..rs..

Eu uso o Boxsim pra calcular dutos. É mais preciso, mas também não acerta 100%. É que a geometria da caixa, do duto e a posição do duto influenciam na sintonia final e nem sempre de forma muito previsível. Pra ter certeza absoluta da sintonia só medindo na prática.

Mas já montei uma caixa muito parecida com essa que você está querendo montar, e nela eu medi a sintonia. Por isso tenho bastante confiança nessa medida que te passei.

Eu não falei antes, mas caso você monte os dois dutos um do lado do outro, pode diminuir mais um pouco o comprimento deles e fazer com 16cm.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por FireHawk Qui Dez 18, 2014 6:53 pm

^Bom saber Ruds, porque eles vão ficar uns 3 dedos de distancia um ao lado do outro.

Agora que conclui o projeto, irei estudar o Boxsim também.

FireHawk
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Dez 18, 2014 11:32 pm

Ruds,
Uma perguntinha básica:
O 12PW5 ficaría legal na caixa da Teksound:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-598570735-gabinete-teksound-para-caixa-1x12-para-baixo-_JM
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Sex Dez 19, 2014 8:16 am

Precisaria saber o volume e a sintonia da caixa pra te responder, Bertola.

Pela imagem, parece que o volume é menor do que o ideal. Daí não terá os graves que uma caixa maior poderia ter. É a tal da velha e teimosa lei de ferro de Hoffman (Hoffman's Iron Law).
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Dez 19, 2014 9:48 am

Ruds escreveu:Precisaria saber o volume e a sintonia da caixa pra te responder, Bertola.

Pela imagem, parece que o volume é menor do que o ideal. Daí não terá os graves que uma caixa maior poderia ter. É a tal da velha e teimosa lei de ferro de Hoffman (Hoffman's Iron Law).
Pois é, vou escrever pra lá perguntando medidas e litragem interna.
Talvez até um outro falante funcione melhor (se for o caso).
Te agradeço muito Ruds, pois sou realmente ignaro nessas questões que vc domina tão bem...
Meu negócio é só construir.... silent
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Dez 19, 2014 3:05 pm

380x380x380 mm, duto de 3 polegadas na tampa traseira, espelho traseiro
Peguei as medidas no site deles...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Sex Dez 19, 2014 4:37 pm

^ Tem que preguntar pro fabricante o volume interno líquido e a sintonia da caixa. Só com o diâmetro do duto não dá pra saber a sintonia. Mas só pelas medidas externas já fica bem claro que ela é pequena pro 12PW5. Ele renderia bem mais numa caixa maior.

Mas qual é sua ideia? Digo, por que vc está querendo saber isso?

Última edição por Ruds em Sáb Dez 20, 2014 9:30 am, editado 1 vez(es)
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Dez 19, 2014 7:19 pm

Ruds escreveu:^ Tem que preguntar pro fabricante o volume interno líquido e a sintonia da caixa. Só com o diâmetro do duto não dá pra saber a sintonia. Mas só pelas medidas externas já fica bem claro que ela é pequena pro 12PW5. Ele renderia bem mais numa caixa maior.

Mas qual é sua idéia? Digo, porque vc está querendo saber isso?
Cara, eu tenho uma caixinha 1X12 aqui que eu construí "de orelhada", tem um antigo Novik "Instrumentos musicais" nela. Dá pro gasto em casa, mas, numa situação mais "profissa" ela não serve. Como ando com pouquíssima grana atualmente, estava pensando em comprar essa caixa da Teksound vazia e botar um falante nela. Pode até ser esse Novik antigo que tenho aqui, ou, se eu arrumar a grana, um falante novo como o Selenium....
Tenho outra caixa, com um Eminence nela de 4 ohms, não me lembro a designação (também a construí "de orelhada"), mas nem está aqui em casa, pois não tenho mais espaço, e pretendo vendê-la (ou só o falante), pois é grande e minha banda não está atuando "ao vivo" no momento. Ela está ligada a um cabeçote Yorkville Block 150B, que é muito legal, mas também estou vendendo (dívidas!!!). Então, queria uma caixa 1X12 com uma potência e um grave legal, menor, mais portável, pra ligar meu cabeçote Meteoro 400MB modificado....
That's its....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Sáb Dez 20, 2014 9:28 am

^ Como você tem habilidade e ferramentas pra lidar com madeira, eu acho que o melhor seria você construir a caixa, e não comprar pronta. Daí já fazia ela do jeito certo desde o início. Se você construir a parte estrutural não sai caro, e a chance é maior de chegar num bom resultado do que se tentar "salvar" a Teksound. O lado "ruim" é que vai te exigir mais tempo pra projetar a caixa. Se você estiver com pressa ou não tiver tempo, pode não ser o ideal.

Se quiser embarcar nessa, eu sugeriria você determinar quais são as dimensões máximas que sua caixa poderia ter. Meça o espaço que você tem pra guardá-la e pense em qual seria o limite de portabilidade que você tolera. Daí com isso você poderá estimar o volume dela e qual falante ficaria melhor.

Se quiser te dou suporte por aqui pra chegar nas medidas e escolher o falante.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Dez 20, 2014 11:28 am

Ruds, o pessoal da Teksound me passou que ela tem 45 litros "úteis" (não sei a que se refere tal expressão).
Mas vc tem toda razão. Acho que vou construir mesmo, pois sairá mais barato e, como não estou tocando "ao vivo" no momento, posso fazê-lo com mais vagar.
Disponho de um espaço de 45 cm de altura por 50 de largura, a profundidade que é pouca (é embaixo de uma mesa), mas acho que daria pra fazer com 40 cm...
Não usarei tweeter, apenas o falante mesmo.... Será que dá pra fazer com um duto só? (atrás da caixa?)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 20, 2014 11:32 am

Litro útil é subtraído o volume do falante, das barras internas, do duto, etc...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 12 de 20 Anterior  1 ... 7 ... 11, 12, 13 ... 16 ... 20  Seguinte

Ir para o topo