Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

+91
gfassuncao
Gustavo Giacomini
Wyk.3
hectmans
frediani
RógerKlein
PauloMamutestudio
Fábio Mitura
fernando.busko
lucvon
bass32
Dardo
charles lopes kuster
Luiz Maia
MNacarato
Coder
Claudio
Pedro-SB
Mauricio Luiz Bertola
Gabriel Alves
polakoff
emachado
joabi
s.martyn
dideivox
claudio.francioni.581
Roger William
rafael.salturato
Daniel Trespach
djmmaster
Monisom
tfk
JJ Fletcher
Pedroswaldo
Bruno.Cespe
Jean Werlang
kreaw
Paulo Penna
pluís
Edvell
rogerio.silva.90834
LBorges
jcsantos52
Sonikado
Boss2K
baixodoido
Allanlee
MostFire
Eliseumohr
fabio887
Regis Rocha
Guilherme R
Geisom Giacomazzi
edsonbrjr
Ricardo Petrone
Vinícius Andrade Pinto
Casagrande
GeTorres
tuteh
Normando Neto
Guilherme Conforto
fernando pullbass
GusVCD
malka_aff
ManiacBiffs
RafaelPontes
jackdaniels
NikolasdeQueiroz
José Carlos
Vinicius Vitti Gasparim
caiogas
LuizPMC
GJ
Thiago Almeida
Thiago Candido
Juninho_Bass
L. Gustavo
SILVIAO
fheliojr
rodrigosattva
tcraposo
FireHawk
tiago.sorensen.10
edumoraes
Kennynp
afonsodecampos
Voila Marques
gpraxedes
Ruds
carimbass
allexcosta
95 participantes

Página 5 de 20 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 12 ... 20  Seguinte

Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 5 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Seg Fev 10, 2014 11:10 am

malka_aff, acho que dessa vez vc mesmo terá que desbravar essa trilha.

Manda bala e depois conta pra nós como que foi.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 5 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por ManiacBiffs Qui Fev 13, 2014 10:43 pm

Ruds! Tou aqui te enchendo outra vez!
Comprei um Eminence Kappalite 3015LF pra fazer uma fEARful... Até então, iria fazer a 15/6... Mas analisando bem, as frequencias médias não me fariam falta alguma. Daí pensei em pegar uma 15Sub e acrescentar um tweeter, para me dar as frequencias agudas (essas sim, importam para mim). O que você acha? Interferiria muito no desempenho?

As specs da caixa:

http://greenboy.us/fEARful/DL/15sub/
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagem por ManiacBiffs Qui Fev 13, 2014 11:54 pm

Ah, esqueci de dizer: O tweeter que eu colocaria seria esse: http://www.jblselenium.com.br/marcas/produto.php?id=27&idLinha=33

Ocupa menos de meio litro...
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagem por Ruds Sex Fev 14, 2014 12:49 pm

^ ManiacBiffs.

Primeiro queria comentar sobre sua colocação que médio não te faz falta. Uma coisa é vc gostar de um timbre "scooped", com muito grave e agudo. Outra coisa é vc usar uma caixa acústica que não reproduz frequências médias. As médias são as frequências que nosso ouvido é mais sensível, e mesmo pequenas quantidades fazem muita diferença no timbre. Ainda mais se vc quer se ouvir num palco barulhento. Sem um mínimo de médios, vc vai embolar o som da banda inteira e ainda não vai distinguir suas notas. E outra, é possível que mais pra frente vc queira experimentar timbres diferentes.

Eu sugiro construir uma caixa que reproduza todas as frequências da forma mais plana/"neutra" possível. O timbre vc altera com equalização.

De qualquer forma, a grande vantagem da via exclusiva para médios na 15/6 é a melhor dispersão dos médios. Vc pode se posicionar em ângulos maiores em relação a caixa e ainda vai ouvir o timbre "pleno". Isso ajuda a se ouvir melhor em um palco, por exemplo. Dá a impressão que a caixa fala mais do que uma que dispersa menos o som.

Mas não é necessário que a caixa tenha uma via exclusiva de médios. Vc pode usar uma caixa de 2 vias como vc está pensando. É bem mais fácil de projetar e é mais barata de construir. Apesar que se seguir exatamente a 15/6, ela já está projetada. Enfim.

Agora indo pra sua pergunta, vc pode sim usar a 15sub e acrescentar uma via de agudos. Mas eu recomendo um driver de titânio + corneta. Não um tweeter. Senão a caixa não vai ter médios-agudos (buraco entre 2kHz e 5kHz). Além de a dispersão dos agudos ser menos apropriada.

E sugiro usar um filtro de 2a ordem só no driver, com corte próximo de 2,5kHz, junto com um atenuador L-pad (a atenuação vai depender do driver que vc usar). E nenhum filtro no woofer.

Mais uma coisa, o formato da 15/6 é melhor do que o da 15sub se vc pensa em usar só uma caixa, além de ter espaço no baffle frontal pra corneta (que a 15sub não sei se tem). Então uma idéia seria usar como base a 15/6 e retirar o compartimento da via de médios. Como isso aumentaria o volume do compartimento do woofer, vc poderia diminuir a altura (e só a altura!) da caixa até que o volume interno dele ficasse igual ao do projeto original. Só uma idéia.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por GusVCD Sex Fev 14, 2014 3:09 pm

Ruds,

Confirmei q o q deu pau na minha caixa Promethean foi Crossover passivo (comprei o tweeter profissional da oversound e ligando ele está chiando igual com o original).

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 5 IMG_20130719_242118_856

Dessa forma, poderia me dar uma referencia especificações/cortes para eu comprar/encomendar outro crossover? Tem vários no ML, e alguns vendedores fazem por encomenda qdo for especificação diferente.

O falante é esse: http://www.elderaudio.com/products/Loudspeakers/LowMiddle/2009/10LB075-8N.html

E o tweeter é esse: https://www.contrabaixobr.com/t28470-dissecando-caixa-ibanez-promethean-p110c#640304

Se tiver alguma indicação de crossover tbm, de preço justo, fico agradecido.
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagem por ManiacBiffs Sex Fev 14, 2014 4:01 pm

Obrigado pelos esclarecimentos, Ruds! Eu tinha citado a configuração 15 + Tweeter porque as caixas que mais gostei tinham essa configuração. Caixas com drivers costumam ter um médio-agudo chato para mim...
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagem por Ruds Sáb Fev 15, 2014 1:16 pm

GusVCD escreveu:poderia me dar uma referencia especificações/cortes para eu comprar/encomendar outro crossover? Tem vários no ML, e alguns vendedores fazem por encomenda qdo for especificação diferente.

GusVCD,

me parece que o mais indicado aí seria um crossover de 2a ordem (ou maior) com corte entre 2kHz e 3kHz. E quase certeza que vc terá que pedir pra fabricarem especialmente pra vc, pq a impedância do tweeter é de 5 Ohms, meio incomum. Os que tem no mercado provavelmente não atenderão isso.

Não precisa de nenhum atenuador nesse caso. Só filtros.

Então: crossover de 2a ordem linkwitz-riley (que é o padrão), corte em 2,5kHz (ou próximo), para potência de 300W rms. cosiderar impedância pra Via de graves 8 ohms, e pra via de agudos 5 ohms. Sem nenhum atenuador na via de agudos.

Marcas eu só conheço a EAM e a Nenis. Ambas são boas e têm um preço razoável. Não conheço os vendedores do ML.

Mas pq vc não tenta trocar os componentes da placa. Ou fazer uma igual. Se vc tem a placa na mão, veja quais são os componentes e tente trocar ou fazer uma. O resultado seria mais garantido.

Pela foto não parece ser muitos, e nenhum é parrudão. Não deve sair muito caro. Aposto que sairia bem mais barato do que comprar um novo por encomenda.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por GusVCD Seg Fev 17, 2014 3:03 pm

Cara, em outros tempos eu faria isso tranquilamente.

Mas agora estou com um filho de 3 anos, e um recém nascido de 2 meses, e não sobra tempo nem para trocar os patchs da pedalboard (chegaram a duas semanas da Amazon e estão encima da estante tomando poeira).

Vou confirmar mesmo essa resistência do tweeter e vou ter q encomendar. O saco é q precisaria dele para fazer uma gigzinha no Sábado...
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagem por fernando pullbass Seg Fev 24, 2014 12:56 pm

Ruds escreveu:^ Sim. Mas é só um filtro passa-altas de 2a ordem. Com ampop, simplezinho.

Pois é, sem filtro nenhum, a chance de estragar os falantes tocando alto é muito grande. Deve ter sido esse mesmo o problema então.

Ruds, esse filtro que você mencionou é fácil de fazer ou é fácil de encontrar?
fernando pullbass
fernando pullbass
Membro

Mensagem por Ruds Ter Fev 25, 2014 9:59 am

^ Como falei naquele post, normalmente os cabeçotes já têm um filtro passa-altas pra tirar essas frequências subsônicas que podem danificar os falantes em volumes muito altos. Normalmente vc não precisa se preocupar com isso. Eu fiz meu filtro só pra garantir, e tb pq eu conheço bem a minha caixa.

Esse tipo de circuito duvido que se encontre pra comprar. Só fazendo mesmo. Mas não é um circuito difícil de montar. E fica pequeno. O meu eu montei numa caixinha de plastico alimentado com uma 9V, e ligo antes da entrada do amp.

Pro filtro vc pode usar a topologia Sallen-Key, que é bem simples e confiável.

Eu recomendo um o valor do Q entre 0,7 e 0,8 (0,7 < Q < 0,8 ). Já a frequência de corte depende da tua caixa. Se vc não sabe como é a resposta em frequência da tua caixa, vc pode usar como uma aproximação razoável para caixas com falantes de 15" corte em 40Hz, falantes de 12" corte em 50Hz e pra 10" corte em 60Hz.

Pode usar um TL072 e aproveitar o segundo ampop pra fazer um buffer de entrada pro circuito.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Guilherme Conforto Dom Mar 09, 2014 1:29 pm

Boa tarde, Ruds.

Eu tenho um Staner Bold 60, 60 RMS e impedância mínima de 4 ohms. O falante original foi pro pau e estou com problemas para encontrar um similar. A Selenium não fabrica mais o 10pw3 ou o 10pw7 com 4 ohms. Único "mais ou menos parecido" que eu encontrei foi um Vox Sound. O vendendor me falou que é da linha semi profissional". Pelas especificações do mesmo, seria uma boa ? Caso não, você conhece algum falante que serviria ? Agradeço desde já.

Falante igual não é uma opção, já que ele não é mais produzido. Está extremamente difícil encontrar um falante parecido. Eu achei um VoxSound com as seguintes especificações, será que é boa jogada? Eu não entendo nada, mas vi que a frequência de resposta dele começa a 10 hz acima do selenium pw3.

Especificações Diâmetro Nominal: 10" Diâmetro de Ferrite: 115 mm Diâmetro da Bobina: 38.50 mm Material da Carcaça: Chapa Resposta de Freguência: 70 Hz á 6.000 Hz Sensibilidade: 95 dB Potência Musical: 300 w Potência RMS: 150 w Impedância Nominal: 8 ohms / 4 ohms Frequência de Ressonância 75 Hz

Guilherme Conforto
Membro

Mensagem por Ruds Seg Mar 10, 2014 10:35 am

^ Pra substituir nesse amp esse falante está bom. Em 4 ohms é mais difícil encontrar falante mesmo.

Teriam outros importados melhores, mas acredito que tua idéia não seja pagar mais no falante do que vale o amp, certo?

Então manda bala nesse VoxSound que vai resolver teu problema.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Guilherme Conforto Seg Mar 10, 2014 7:47 pm

Obrigado, Ruds.,

Neste meio tempo, eu achei o falante abaixo, que é os que a TekSound usa em suas caixas, também da VoxSound. Eu conversei com o vendedor e eles também possuem com impedância de 4 ohms, embora só esteja anunciado com 8 ohms. O fato de eles serem projetados espeficicamente para baixo e possuírem cone de alumínio fazem o meu lado consumista querer comprá-lo. Você acha que terá uma diferença considerável de som sobre o anterior ? Outra coisa, o fato de ele ter 225 rms enquanto o amp tem apenas 60 pode resultar em algum tipo de problema? Segue o link:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-546114298-falante-cone-aluminio-10-polegadas-225-rms-8-ohms-p-baixo-_JM

Agradeço desde já.

Guilherme Conforto
Membro

Mensagem por Ruds Ter Mar 11, 2014 10:51 am

^ Serve também.

O cone em alumínio vai te dar mais harmônicos nos médio-agudos (tipo um som mais metálico) característico desse tipo de cone. Se é isso que vc quer, também é uma boa opção.

O falante aguentar mais potência do que o amp pode fornecer não é problema algum. É até bem conservador.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Guilherme Conforto Ter Mar 11, 2014 11:33 am

Muito obrigado pela ajuda, Ruds.

Guilherme Conforto
Membro

Mensagem por Ruds Ter Mar 11, 2014 1:05 pm

de nada.  Smile 
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por SILVIAO Ter Mar 11, 2014 9:37 pm

^Guilherme, já tentou a asistencia técnica da Staner?Provavelmente ainda existe falantes do Bold, ou mesmo do Stage Dragon,que foi o sucessor desse modelo.Abraço
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagem por Guilherme Conforto Ter Mar 11, 2014 10:47 pm

Já sim, Silvião. Mandei email e não obtive nenhuma resposta.

Guilherme Conforto
Membro

Mensagem por Normando Neto Ter Abr 08, 2014 1:05 pm

Ruds, tenho um combo Hartke 2155, com cabeçote HA2000 (120W@8Ohms, 200W@4Ohms) e caixa com falante de 15 (4Ohms), alumínio, e driver de 5(8Ohms). O falante de 15 está rachando nas frequência médias/médio-graves, justo numa faixa que gosto muito. Vou trocar o falante por um de cone de celulose. Gostaria que me indicasse falantes de 15@4Ohms fáceis de se encontrar no mercado nacional. Não pretendo investir muito, pois em breve comprarei novas caixas (tenho uma Teksound 4x8 com tweeter também) e esse combo ficaria como backup e para uso em projetos paralelos à minha banda principal, ou talvez o venda...

A caixa tem medidas internas de 49cm x 39cm x 44 cm, volume de 84,084 lts, certo? Descontando uns 500 ml do driver e alças laterais que entram na caixa, sobrariam uns 83,5 lts. Está sem duto (comprei assim), mas tem um furo traseiro de 10cm de diâmetro. Agradeceria se me ajudasse com o cálculo do duto também. Não tenho o programa para cálculo...

Grato desde já...
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagem por Ruds Ter Abr 08, 2014 3:23 pm

^ Se fossem falantes de 8 ohms eu recomendaria o Selenium 15PW5 (melhor) ou Oversound 15 Steel 400 (mais barato). Esses falantes existem em 8 e 4 ohms, mas eu nunca vi as especificações dos de 4 ohms. Provavelmente são parecidas. Se forem, são esses que te recomendo. Acho que no caso do Selenium, o modelo em 4 ohms é o 15PW5A.

Sobre o duto, pra qualquer um desses falantes, use um daqueles "prontos" de 10cm de comprimento. Fica aceitável, e é o que dá pra fazer sem abrir mais buraco na caixa.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Normando Neto Ter Abr 08, 2014 5:56 pm

Beleza, Ruds. Obrigado pela presteza na resposta. Estava pensando no 15PW5A mesmo. A dúvida sobre o duto é o tamanho (comprimento). Ele que determina a sintonia da caixa, né? Isso não tem de ser calculado com um programa de computador? Você acha que a Selenium me ajuda nisso?
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagem por Ruds Ter Abr 08, 2014 8:25 pm

^ Isso, o volume interno e as dimensões do duto determinam a sintonia da caixa.

Mas eu calculei isso pra vc e te digo que 10cm de comprimento dará uma sintonia adequada pra tua caixa (~42Hz), além da conveniência de poder usar aqueles dutos prontos sem nem precisar serrar. Isso contando que vc quer manter só esse buraco de 10cm (4") de diâmetro.

Pra fazer melhor tem que alterar a caixa. Ou projetar uma nova.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por tuteh Qua Abr 09, 2014 11:44 am

Bom dia, Ruds. Ainda não li por completo o tópico (prometo ler), mas eu tenho uma dúvida que precede a construção da caixa.

Meu primo irá comprar um cabeçote no Canadá, a princípio o GK 1001RB II, mas lendo um pouco pensei que o 700RB-II poderia melhor atender minhas necessidades.

Como eu gostaria de apenas uma caixa de 4 Ohms, penso se há possibilidade de montar uma única caixa de 4 Ohms que atenda todo o potencial do GK 1001RB II com todo os seus 700W. O principal alto falante aqui discutido, o 12PW5-SLF, possui 300W RMS, utilizando dois eu teria apenas 600W.

Ruds escreveu:
FireHawk escreveu:Se eu utilizar um alto falante de 200w e ele é de 250w, o risco de estragar o alto falante é grande?
Não. A dferença é muito pequena. Tem quem defenda que o amp pode ter até 2x a potência do falante. Eu diria até, no máximo, 1,5x.

Em relação ao que você disse, sobre o amp poder ter até 1,5x vezes a potencia do falante, eu pergunto:

Eu conseguiria aproveitar todo o potencial do GK 1001RB II utilizando uma única caixa feita, por exemplo, com dois falantes Selenium 12PW5-SLF?
Uma alternativa ao Selenium 12PW5 (300W) 'seria' o Selenium WPU1209 (450W)!? Digo 'seria' pois não foi indicado por ninguém, eu que encontrei este falante no site (LINK).

Att.
tuteh
tuteh
Membro

Mensagem por Ruds Qua Abr 09, 2014 2:53 pm

tuteh escreveu:Eu conseguiria aproveitar todo o potencial do GK 1001RB II utilizando uma única caixa feita, por exemplo, com dois falantes Selenium 12PW5-SLF?

Do ponto de vista de potência, sim. Pra uso com baixo, se teu amp tem 700W e tuas caixas suportam 600W, teu sistema está ok. Vc não vai passar o limite térmico dos falantes - os 600W. A potencia média ao longo do tempo que vc envia pros falantes é sempre menor do que a potência máxima que o amp pode fornecer.

tuteh escreveu:Uma alternativa ao Selenium 12PW5 (300W) 'seria' o Selenium WPU1209 (450W)!? Digo 'seria' pois não foi indicado por ninguém, eu que encontrei este falante no site (LINK).

Entre esses dois, eu recomendo o 12PW5 mesmo.

O WPU1209 aguenta mais potencia sim, mas tem uma sensibilidade uns 3dB abaixo do outro. Não compensa.
A vantagem do WPU1209 é que, em uma caixa bem projetada, ele pode dar um pouquinho mais de extensão de graves, mas como a excursão dele é pouca coisa maior do que a do 12PW5, ele só vai conseguir isso com um SPL ainda menor.
Além disso, ele é mais caro que o 12PW5.

Agora, se custo não for um entrave, eu recomendo fortemente o Eminence Kappalite 3012LF. Esse falante é espetacular pra nossa aplicação. Se possível, peça pra trazer junto com o amp dois desse. Daí sua 2x12 vai falar alto, bonito e vai aguentar tranquilo até um 2001RB.
Daí é só fazer um bom projeto pra extrair tudo que eles podem fornecer.
Pq se o projeto for mal feito, nem falante "de ouro" salva a caixa.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por tuteh Qua Abr 09, 2014 3:26 pm

Boa tarde, Ruds.

Ruds escreveu:Agora, se custo não for um entrave, eu recomendo fortemente o Eminence Kappalite 3012LF.

Seria necessário uma corneta, ou a qualidade desse falante dispensaria o uso?

Com o preço do dólar canadense atual, e baseado no preço do ebay, eu pagaria uns R$ 950,00 pelo par, um bom preço. Já vou transferir o dinheiro pra conta do meu primo.

Ruds escreveu:Daí é só fazer um bom projeto pra extrair tudo que eles podem fornecer.
Pq se o projeto for mal feito, nem falante "de ouro" salva a caixa.

Eu ainda não faço a mínima ideia de como montar o projeto (rsrsrs), mas eu consigo me virar  study
E além do mais o meu guitarrista é formado em física.

Att.
tuteh
tuteh
Membro

Mensagem por Ruds Qua Abr 09, 2014 4:35 pm

tuteh escreveu:Seria necessário uma corneta, ou a qualidade desse falante dispensaria o uso?

Esse Eminence é excelente nos graves. Mas ele é tão ruim nos agudos quanto qualquer woofer de 12". Se vc quer agudos (acima de 2k) tem que usar corneta mesmo.

Aliás, e isso é uma característica de muitos woofers da Eminence, esse 3012LF tem um pico meio pronunciado próximo dos 2k. Então seria até desejável usar um crossover com corte próximo de 2k pra dar uma "amaciada" nesse pico. Mas, se vc não quer corneta, não é necessário.

tuteh escreveu:Com o preço do dólar canadense atual, e baseado no preço do ebay, eu pagaria uns R$ 950,00 pelo par, um bom preço. Já vou transferir o dinheiro pra conta do meu primo.

Cara, muito bom!  Não quer trazer um pra mim tb, não? hehehe

tuteh escreveu:Eu ainda não faço a mínima ideia de como montar o projeto (rsrsrs), mas eu consigo me virar  study

Qquer dúvida, estamos ae.

Aliás, já que vc ainda está estudando, sugiro vc dar uma olhada no projeto desse cara:

http://greenboy.us/fEARful/

Ele tem modelos 2x12 e 1x12 que usam esse 3012LF. E o projeto do cara é ótimo.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por tuteh Qua Abr 09, 2014 6:57 pm

Ruds escreveu:Se vc quer agudos (acima de 2k) tem que usar corneta mesmo. Aliás, e isso é uma característica de muitos woofers da Eminence, esse 3012LF tem um pico meio pronunciado próximo dos 2k. Então seria até desejável usar um crossover com corte próximo de 2k pra dar uma "amaciada" nesse pico.

Na verdade eu não sei se quero os agudos que você falou, pois sou inexperiente. O tipo de timbre que eu gosto é algo próximo ao timbre do John Entwistle (The Who) e desse que o Arnaldo Baptista usou nesta música (na verdade em todo álbum): https://youtu.be/NAcn0QTYXGU?t=31m28s

Eu precisaria de corneta pra isso?

Ruds escreveu:Cara, muito bom!  Não quer trazer um pra mim tb, não? hehehe

No ebay o preço do par do Eminence Kappalite 3012LF, com taxa de envio inclusa, é de USD 522,08 (LINK). O dólar americano fechou hoje custando R$ 2,1975, sendo assim, o custo total é de R$ 1147,27. Minha amiga disse que compras maiores do que U$50 são taxadas, na minha cabeça eram acima de U$500. Não sei se todo produto (varejo) que chega de navio é taxado ou se é sorteado.

Na única loja canadense que encontrei a venda, o preço do par do Eminence Kappalite 3012LF é de CAD 515,98 (LINK) (clique em Add to cart). Não há taxa de envio inclusa pois você confiaria todo o seu dinheiro a minha pessoa que você não conhece. O dólar canadense fechou hoje custando R$ 2,0211, sendo assim, o custo sem envio é de R$ 1042,85. Outro problema é que vai demorar alguns meses pra esse equipamento chegar.
tuteh
tuteh
Membro

Mensagem por Ruds Qui Abr 10, 2014 11:22 am

tuteh escreveu:Eu precisaria de corneta pra isso?

Acho que não. Esses me parecem ser timbres mais "vintage", que não acho que precisam de corneta pra imitar.

Mas pelo que entendi vc não tem ainda uma boa idéia da diferença que um driver de agudos faz no timbre. Antes de vc contruir sua caixa, acho importante vc entender bem essa questão, pra poder tomar uma decisão bem informada.

Sugiro vc ir em lojas e procurar caixas que tenham cornetas com chave de liga desliga. Várias caixas comerciais apresentam essa possibilidade. Escute bem o som com e sem corneta, de preferencia de marcas diferentes e com falantes diferentes (10", 12", 15").

Só assim você vai poder decidir se gosta do "brilho" no timbre que uma corneta dá.

E eu estava só brincando quando perguntei se vc traria uns 3012LF pra mim. Eu não tenho planos de usar eles agora.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por GeTorres Qui Abr 10, 2014 11:57 am

Ruds, eu estou com um amplizinho Gianoca que perdeu o gabinete dele. Segundo consta ele tem 35w rms, é um "Bag - U75G" esquemão multi uso. Anos 70's

Antes de continuar, gostaria de esclarecer que não estou visualizando retorno financeiro e de certa forma não estou interessado em saber se compensa ou não financeiramente.

Eu quero é dar vida nova ao velho ampli Gianoca e manter a minha insanidade mental em dia.

Eu penso em fazer esquema cabeçote + caixa. Eu tenho um falante de 100w rms x 8 ohms 12' cone de papelão que aceita contra baixo e penso em usar ele, Já testei no amplizinho e 'rodou' muito bem!!!

Estava pensando em fazer uma cubinho que coubesse com um pouco de folga o falante, para poder colocar o head em cima dele, mas como ate hoje as caixas que fiz sempre foram para outras finalidades, gostaria da sua opinião no sentido de como tocar o projeto, sugestões práticas para colocar o velho 'baguinho' prá falar novamente.

Grato!
GeTorres
GeTorres
Membro

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Mensagem por tuteh Qui Abr 10, 2014 12:17 pm

Ruds escreveu:(...) Só assim você vai poder decidir se gosta do "brilho" no timbre que uma corneta dá.

Por questões logísticas eu te pergunto: caso eu decida usar uma corneta, vc sugere comprar fora do Brasil ou uma nacional serviria? Um problema é que eu já vou gastar uma nota com os falantes.

Ruds escreveu:E eu estava só brincando quando perguntei se vc traria uns 3012LF pra mim. Eu não tenho planos de usar eles agora.

Mas se futuramente você ou outra pessoa decida comprar pelo ebay, eu li que embalagens pequenas, sem logomarcas, enviadas de pessoa física para pessoa física, e com o tipo de frete mais barato (USPS First-Class Mail Internacional NO TRACKING), possuem menor chance de serem taxadas. Contam também que mentir sobre conteúdo e o valor é furada total. O cálculo do imposto pode ser feito neste SITE.
tuteh
tuteh
Membro

Mensagem por GusVCD Qui Abr 10, 2014 2:18 pm

Ruds escreveu:
GusVCD escreveu:poderia me dar uma referencia especificações/cortes para eu comprar/encomendar outro crossover? Tem vários no ML, e alguns vendedores fazem por encomenda qdo for especificação diferente.

GusVCD,

me parece que o mais indicado aí seria um crossover de 2a ordem (ou maior) com corte entre 2kHz e 3kHz. E quase certeza que vc terá que pedir pra fabricarem especialmente pra vc, pq a impedância do tweeter é de 5 Ohms, meio incomum. Os que tem no mercado provavelmente não atenderão isso.

Não precisa de nenhum atenuador nesse caso. Só filtros.

Então: crossover de 2a ordem linkwitz-riley (que é o padrão), corte em 2,5kHz (ou próximo), para potência de 300W rms. cosiderar impedância pra Via de graves 8 ohms, e pra via de agudos 5 ohms. Sem nenhum atenuador na via de agudos.

Marcas eu só conheço a EAM e a Nenis. Ambas são boas e têm um preço razoável. Não conheço os vendedores do ML.

Mas pq vc não tenta trocar os componentes da placa. Ou fazer uma igual. Se vc tem a placa na mão, veja quais são os componentes e tente trocar ou fazer uma. O resultado seria mais garantido.

Pela foto não parece ser muitos, e nenhum é parrudão. Não deve sair muito caro. Aposto que sairia bem mais barato do que comprar um novo por encomenda.
Cara, acabei medindo o tweeter apenas esses dias qdo tive um pouquinho de tempo (facepalm) e a resistência é de 8ohms mesmo.

Muda alguma coisa do q vc falou lá encima (q vc calculou)?

GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagem por Ruds Sex Abr 11, 2014 8:34 am

GeTorres escreveu:Estava pensando em fazer uma cubinho que coubesse com um pouco de folga o falante, para poder colocar o head em cima dele, mas como ate hoje as caixas que fiz sempre foram para outras finalidades, gostaria da sua opinião no sentido de como tocar o projeto, sugestões práticas para colocar o velho 'baguinho' prá falar novamente.

Qual vai ser o uso dessa caixa? Vai usar pro baixo?

Pra poder projetar a caixa com esse falante que vc tem, também precisamos dos parâmetros dele. Vc tem?
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Sex Abr 11, 2014 8:35 am

tuteh escreveu:Por questões logísticas eu te pergunto: caso eu decida usar uma corneta, vc sugere comprar fora do Brasil ou uma nacional serviria? Um problema é que eu já vou gastar uma nota com os falantes.

Driver pra corneta não precisa trazer de fora. Pode usar um nacional que tem uns bem bons. E, perto dos woofers, é baratinho.

Ainda assim, é possível colocar uma chave de liga/desliga na corneta. Daí vc terá as duas possibilidades na mesma caixa.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Sex Abr 11, 2014 8:36 am

GusVCD escreveu:Muda alguma coisa do q vc falou lá encima (q vc calculou)?

Se vc tem certeza que ainda estamos falando do mesmo tweeter, só com a impedância diferente, continua quase tudo igual. Muda só que o crossover tem que ser feito pra impedância de 8 ohms na via de agudos, claro.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por GeTorres Sex Abr 11, 2014 10:23 am

Ruds escreveu:
GeTorres escreveu:Estava pensando em fazer uma cubinho que coubesse com um pouco de folga o falante, para poder colocar o head em cima dele, mas como ate hoje as caixas que fiz sempre foram para outras finalidades, gostaria da sua opinião no sentido de como tocar o projeto, sugestões práticas para colocar o velho 'baguinho' prá falar novamente.

Qual vai ser o uso dessa caixa? Vai usar pro baixo?

Pra poder projetar a caixa com esse falante que vc tem, também precisamos dos parâmetros dele. Vc tem?

O ampli aceita guitarra / microfone / baixo, multi uso, como lhe disse, e a ideia é priorizar o uso em baixos, tem exatos 32 W rms a máquina. com saída de 8 ohms segundo a Gianoca.

Quanto aos parâmetros do falante que você pergunta eu não sei lhe responder. Enviei um e-mail para o fabricante do falante e assim que ele me responder eu posto aqui. O que sei é que é um "Hinor 12' x 8 ohms x 200 W pmpo.

DONA EDIT:

RUDS, Que tal começarmos pelo mais simples, por exemplo, que tipo de madeira se adéqua melhor para a construção do conjunto caixa + head?

Última edição por GeTorres em Dom Abr 20, 2014 9:58 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : complemento)
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagem por Normando Neto Dom Abr 20, 2014 1:09 am

Ruds,

Comprei o falante pra minha caixa Hartke, no final optei pelo 15pw5 mesmo. Vim dar o retorno do resultado e tirar algumas dúvidas:

Inicialmente coloquei o falante na caixa com o driver no lugar, mas desligado, apenas para tapar o furo. Depois pretendo por uma chave On/Off e ter a opção de ter a caixa em 4 Ohms, com os dois falantes ligados em paralelo. A chave vai ficar escondida debaixo da grade e travado por um parafuso, para evitar problemas.

No primeiro ensaio não consegui colocar o duto porque era necessário alargar o furo um pouco (um milimetro ou menos) e eu não tinha a ferramenta pra isso, então ensaiei sem o duto mesmo. Já deu pra sentir uma bela diferença de volume (para mais) e timbre (mais grave e macio, afinal o falante anterior era com cone de alumínio). Gostei muito do resultado, embora ainda faltasse aquele punch que o duto dá...

No segundo ensaio levei uma grosa e alarguei o furo, colocando o duto bem justo (tive de bater com um martelo). O detalhe é que o duto que comprei tem uma marcação do comprimento e totaliza 10,5cm. Fiquei na dúvida se devia serrar o meio centímetro a mais, mas acabei fazendo isso. Como não fui muito preciso, acabou ficando com uns 9,75cm. Como achei outro duto em casa, novo, não me preocupei, qualquer coisa colocaria o segundo.

Depois do duto ganhei ainda mais volume sonoro (SPL) e um punch extra que impressionou os colegas de banda, mas estranhei, especialmente nas notas mais graves, uma perda de harmônicos. É como se o som tivesse ficado mais percussivo, com menos sustain e menos melódico. Não está de todo ruim, mas sinto falta dos harmônicos, especialmente nas músicas em que os outros instrumentos de harmonia não fazem um preenchimento legal. Ficou legal para colar com o bumbo, dando aquela porrada. Isso se sente mas na corda E, especialmente do B na sétima casa até a corda solta, ou seja, nas notas mais graves do instrumento.

Minha pergunta/dúvida está relacionada a essa sintonia da caixa. Há alteração significativa na redução de meio centímetro ou menos? Quando diminuo o duto estou deslolocando a sintonia para uma frequência acima ou abaixo? É possível descrever como funciona a sintonia do duto? Qual a mudança que causa no som? Qual a diferença de uma sintonia mais alta ou mais baixa?
Quais os limites para a sintonia/duto que podem prejudicar o falante?
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagem por SILVIAO Dom Abr 20, 2014 8:36 pm

Normando o falante que voce instalou é em 4ohms?Existe um filtro antes do falante de 5"?Cuidado com a assossiação de falantes, se houver o filtro ele deve ser ligado antes dos 2 falantes,se a impedencia for menor de 4 ohms vai queimar seu amplificador!Abraço.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagem por Ruds Dom Abr 20, 2014 9:14 pm

Normando Neto escreveu:Depois pretendo por uma chave On/Off e ter a opção de ter a caixa em 4 Ohms, com os dois falantes ligados em paralelo.

Não é assim que funciona. Vc não pode ligar um woofer e um driver simplesmente em paralelo. Precisa usar um crossover, ou pelo menos um filtro no driver. Senão vc vai fritar o driver. E se seu woofer e seu driver são de 8 ohms, a sua caixa também vai ficar com 8 ohms.

Aquela continha de associação de falantes em paralelo só funciona pra falantes iguais, ou pelo menos parecidos, como 2 woofers de tamanho próximo, por exemplo. Pra fazer uma caixa em 4 ohms, vc vai precisar de um woofer de 4 ohms, ou um segundo woofer igual de 8 ohms e ligar os dois em paralelo.

Normando Neto escreveu:Minha pergunta/dúvida está relacionada a essa sintonia da caixa. Há alteração significativa na redução de meio centímetro ou menos? Quando diminuo o duto estou deslolocando a sintonia para uma frequência acima ou abaixo? É possível descrever como funciona a sintonia do duto? Qual a mudança que causa no som? Qual a diferença de uma sintonia mais alta ou mais baixa?
Quais os limites para a sintonia/duto que podem prejudicar o falante?

A diferença de 10cm pra 9,75cm não é tão significativa. A diferença sonora é imperceptível. Pode deixar assim que tá bom.

Diminuir o comprimento do duto aumenta a frequência de sintonia, e vice-versa.

A sintonia da caixa tem vários efeitos no funcionamento da caixa e do falante, mas o mais óbvio é que esta é a frequência abaixo da qual a caixa começa a não mais reproduzir som. Ou seja, via de regra, se a caixa está sintonizada em 60Hz, por exemplo, abaixo de uns 55Hz ela já não reproduz som. É como se, abaixo dessa frequência, o falante não estivesse mais em uma caixa, mas sim ao "ar livre". E daí ele não reproduz mais graves nesse ponto.

E é por isso que o que você fez, de usar a caixa sem o duto, é muito perigoso e vc poderia ter arrebentado seu falante. A frequência de sintonia foi lá pra cima, e seu falante ficou desprotegido nos graves. Como se ele estivesse "ao ar livre". Poderia ter estragado por excursão excessiva. Além, claro, de sua caixa não reproduzir graves (a falta de "punch" que vc se referiu).

Então, respondendo sua última pergunta, sintonias muito altas podem prejudicar o falante.

Ainda, dependendo da caixa e do falante, sintonias muito baixas também podem colocar um falante em risco de estragar. Uma sintonia excessivamente baixa (que seria como se aproximar de uma caixa selada) para um falante apropriado pra uso em caixas refletores de graves (as "dutadas") pode também estragar o falante.

O ideal é projetar a caixa como um todo, inclusive sabendo qual falante será usado, e seguir o projeto. O que eu sempre digo é que fazer uma caixa acústica não é só parafusar um falante numa caixa de madeira qualquer. Pra poder chamar isso de caixa acústica, o camarada tem que saber o que está fazendo. Senão ele vai fazer uma "coisa" que faz barulho. E que talvez nem faça esse barulho por muito tempo.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Normando Neto Seg Abr 21, 2014 1:33 am

SILVIAO escreveu:Normando o falante que voce instalou é em 4ohms?Existe um filtro antes do falante de 5"?Cuidado com a assossiação de falantes, se houver o filtro ele deve ser ligado antes dos 2 falantes,se a impedencia for menor de 4 ohms vai queimar seu amplificador!Abraço.

Oi, Silvão.

Valeu pelo aviso, mas tem um filtro, sim. O falante que instalei é de 8 Ohms, mas o original era de 4 Ohms. O cabo de ligação entre eles tem um componente eletrônico (parece um capacitor. Será?).
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagem por Normando Neto Seg Abr 21, 2014 1:47 am

Ruds escreveu:
Normando Neto escreveu:Depois pretendo por uma chave On/Off e ter a opção de ter a caixa em 4 Ohms, com os dois falantes ligados em paralelo.

Não é assim que funciona. Vc não pode ligar um woofer e um driver simplesmente em paralelo. Precisa usar um crossover, ou pelo menos um filtro no driver. Senão vc vai fritar o driver. E se seu woofer e seu driver são de 8 ohms, a sua caixa também vai ficar com 8 ohms.

Aquela continha de associação de falantes em paralelo só funciona pra falantes iguais, ou pelo menos parecidos, como 2 woofers de tamanho próximo, por exemplo. Pra fazer uma caixa em 4 ohms, vc vai precisar de um woofer de 4 ohms, ou um segundo woofer igual de 8 ohms e ligar os dois em paralelo.

Pois é, Ruds. Como falei acima com o Silvião, tem um filtro, sim. Pelo menos acredito que seja um filtro o componente ligado no fio positivo do cabo original que ligava o driver ao falante de 15. A diferença é que o falante de 15 original é de 4Ohms e botei um de 8Ohms (o 15PW5).

Fiquei justamente encafifado com essa ligação da Hartke, sem entender afinal qual era a resistência final da caixa no projeto original. Concluí que seria em 12 Ohms, com o falante de 15'/4ohms ligado em paralelo com o de 5'/8ohms, assim, quando ligasse uma segunda caixa de 8Ohms teria [( 12*8 ) / ( 12+8 )] = 4,8Ohms. Estava errado?

E agora que botei o falante de 8 Ohms, ao invés de um de 4, o que acontece se eu ligar os dois em paralelo ou em série? No momento o falante/driver de 5', de 8 ohms,  está no lugar, com o cabo original desligado...
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagem por Ruds Seg Abr 21, 2014 4:13 pm

Normando Neto escreveu:Fiquei justamente encafifado com essa ligação da Hartke, sem entender afinal qual era a resistência final da caixa no projeto original. Concluí que seria em 12 Ohms, com o falante de 15'/4ohms ligado em paralelo com o de 5'/8ohms, assim, quando ligasse uma segunda caixa de 8Ohms teria [( 12*8 ) / ( 12+8 )] = 4,8Ohms. Estava errado?

A impedância de um falante está longe de ser constante ou "bem comportada". Especialmente no caso dos woofers e sub-woofers. É uma aproximação muito grosseira pra esses aí dizer que eles têm "8 ohms" ou "4 ohms" ou o que seja. Além disso, a caixa também influencia na impedância do falante, o que deixa a situação ainda mais complicada. Essas contas de impedância simplificadas servem pra dar uma noção muito superficial de qual é a impedância mínima da caixa.

Dito isso, e agora usando essa simplificação, nesse teu caso a impedância da caixa com o woofer original era de 4 ohms mesmo. Com o 15PW5, ela agora é 8 ohms. Nesse teu caso específico, é o woofer que está determinando a impedância final da caixa. Isso assumindo que você esteja usando um crossover ou um filtro pro falante de 5".

Se você ligar outra caixa de 8 ohms junto com essa, terá os 4 ohms.

Normando Neto escreveu:E agora que botei o falante de 8 Ohms, ao invés de um de 4, o que acontece se eu ligar os dois em paralelo ou em série? No momento o falante/driver de 5', de 8 ohms,  está no lugar, com o cabo original desligado...

Mantenha a forma de ligar os falantes exatamente igual a o que era o original. Isso é muito importante. Não mude isso, a menos que vc saiba muito bem o que está fazendo. Ligue todos os fios exatamente do mesmo jeito que estavam ligados originalmente. Inclusive mantendo o componente que você chamou de filtro ligado da mesma forma.

Mesmo assim, teria como vc mandar uma foto desse componente e das ligações internas da caixa?
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Normando Neto Seg Abr 21, 2014 10:42 pm

Seguem fotos:

Spoiler:

Spoiler:

Spoiler:

Spoiler:
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagem por Normando Neto Seg Abr 21, 2014 10:56 pm

Ruds escreveu:
Normando Neto escreveu:Fiquei justamente encafifado com essa ligação da Hartke, sem entender afinal qual era a resistência final da caixa no projeto original. Concluí que seria em 12 Ohms, com o falante de 15'/4ohms ligado em paralelo com o de 5'/8ohms, assim, quando ligasse uma segunda caixa de 8Ohms teria [( 12*8 ) / ( 12+8 )] = 4,8Ohms. Estava errado?

Dito isso, e agora usando essa simplificação, nesse teu caso a impedância da caixa com o woofer original era de 4 ohms mesmo. Com o 15PW5, ela agora é 8 ohms. Nesse teu caso específico, é o woofer que está determinando a impedância final da caixa. Isso assumindo que você esteja usando um crossover ou um filtro pro falante de 5".

Se você ligar outra caixa de 8 ohms junto com essa, terá os 4 ohms.

Normando Neto escreveu:E agora que botei o falante de 8 Ohms, ao invés de um de 4, o que acontece se eu ligar os dois em paralelo ou em série? No momento o falante/driver de 5', de 8 ohms,  está no lugar, com o cabo original desligado...

Mesmo assim, teria como vc mandar uma foto desse componente e das ligações internas da caixa?

O que não entendo, Ruds, é que do jeito que a caixa estava ligada, originalmente, com o falante de 4 ohms e o driver de 8 ohms o manual dizia que podia ligar outra caixa de 8 ohms no combo, o que fiz por muito tempo sem problemas. Liguei também a caixa do combo junto com a outra de 8 ohms no meu MB-500 tranquilamente. Não tinha a menor idéia das ligações internas da caixa nem das impedâncias dos falantes, apenas assumi que a impedância da caixa seria 8 ohms, já que o manual autoriza ligar a segunda caixa de oito. Se a impedância da caixa fosse 4 ohms, ao usá-la com outra de 8 ohms a impedância final não teria baixado para 2,66 ohms [(8*4)/(8+4)] e danificado os dois cabeçotes?

Sei que pelo que você disse o assunto é bem mais complexo, mas minhas contas fazem sentido? Ou tem mais segredos no negócio (tipo, esse componente intermediando a ligação dos falantes poderia mudar essas contas?)?

Desde já, obrigado pela paciência...
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagem por Ruds Ter Abr 22, 2014 8:33 am

Normando Neto escreveu:Seguem fotos:

O componente que aparece na foto, ligado em série com o mid-range de 5" provavelmente é só um capacitor. De qualquer forma, não mexa nisso. Mantenha esse capacitor aí, e ligue o 5" do mesmo jeito que estava ligado antes. Ligue tudo da mesma forma que estava antes.

Normando Neto escreveu:O que não entendo, Ruds, é que do jeito que a caixa estava ligada, originalmente, com o falante de 4 ohms e o driver de 8 ohms o manual dizia que podia ligar outra caixa de 8 ohms no combo, o que fiz por muito tempo sem problemas. Liguei também a caixa do combo junto com a outra de 8 ohms no meu MB-500 tranquilamente. Não tinha a menor idéia das ligações internas da caixa nem das impedâncias dos falantes, apenas assumi que a impedância da caixa seria 8 ohms, já que o manual autoriza ligar a segunda caixa de oito. Se a impedância da caixa fosse 4 ohms, ao usá-la com outra de 8 ohms a impedância final não teria baixado para 2,66 ohms [(8*4)/(8+4)] e danificado os dois cabeçotes?

Se o woofer original estava ligado direto na entrada da caixa (sem nada entre ele e o conector, só fios), e ele fosse mesmo de 4 ohms, então a impedância "nominal" dessa caixa era 4 ohms sim. Se vc ligasse outra de 8 ohms, vc teria os 2,7 ohms que vc calculou. Como te disse antes, isso é uma aproximação bem tosca, mas já serve pra saber quais caixas vc pode ou não ligar juntas. Então, nesse sentido, tuas contas estão certas.

O que acontece é que não é garantido que você irá queimar um amp (transistorizado) rotulado para 4 ohms mínimos se ligar uma impedância menor nele. Ele só vai queimar se vc ligar ele mais "alto". Aí sim ele queima. O que pode ter acontecido nesse teu caso é que você nunca exigiu muito dos amps, e por isso eles aguentaram essa impedância menor do que 4 ohms.

Ou então a etiqueta do woofer original está errada, e ele é, na verdade, um woofer de 8 ohms. Se vc tiver um multímetro vc pode medir a resistência do woofer. Se der algo entre 5 e 7 ohms, então ele é 8 ohms. Se for menor que 4, é 4 ohms.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por GeTorres Ter Abr 22, 2014 3:56 pm

RUDS, Que tal começarmos pelo mais simples, por exemplo, que tipo de madeira se adéqua melhor para a construção do conjunto caixa + head?
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagem por Ruds Qua Abr 23, 2014 2:06 pm

^ O mais indicado na prática é o compensado naval. Só tem que tentar achar um de qualidade, que não tenha falhas de colagem ou buracos. Quanto mais uniforme for a chapa, melhor.

Se a caixa não for ser muito movimentada e nem ficar sujeita à umidade, MDF seria uma boa opção também. E é mais fácil de trabalhar. Mas normalmente essa não é a situação de caixas para instrumentos musicais, que "pegam a estrada". Isso seria mais pra caixas de home theater, por exemplo.

A espessura depende de várias coisas, como as dimensões da caixa, potência do falante/amplificador ou reforços internos. Pro seu caso, provavelmente 12mm seja suficiente. Se achar que alguma parede possa vibrar, use reforços.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por GeTorres Qui Abr 24, 2014 9:05 am

Beleza!

Isso já me ajudou muito! O ampli tem uma merréca de potência, creio que não vou ter problemas com as paredes.

Vou atrás da madeira! Obrigado Ruds"
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagem por Casagrande Ter Abr 29, 2014 6:38 am

Ruds bom dia! Estou querendo trocar os falantes da caixa teksound de 1x12 para esses, deltalite 2512 II da Eminence, eu teria que fazer alguma alteração na caixa?
Casagrande
Casagrande
Membro

Mensagem por Ruds Ter Abr 29, 2014 8:22 am

^ Bom dia.

Mas qual é o volume interno da sua caixa? Quais as dimensões do duto existente?

E qual é o motivo da sua intenção de trocar os falantes?
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Casagrande Ter Abr 29, 2014 10:54 am

Me perdoe eu não soube explicar direito, vou comprar apenas os gabinetes e gostaria de colocar os falantes que mencionei, os dados que tenho da caixa são Caixa em madeira MDF, acabamento em carpete, cantoneiras plásticas pretas, pés de borracha, dimensões 380x380x380 mm, 1 duto de 3 polegadas, espelho traseiro com uma fêmea P10 e uma fêmea Speakon, peso estimado 8Kg, tela frontal em aço perfurado, alça de aço na parte superior.
Casagrande
Casagrande
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 20 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 12 ... 20  Seguinte

Ir para o topo